2 minute read

Doenças infecciosas em felinos

DRA. DAYARA VILAR EXPLICA SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ACOMETE OS FELINOS

Renata Ildefonso

Advertisement

Você já ouviu sobre a FIV e

a FELV? Conhecidas popularmente como “AIDS” e “leucemia” felina, essas doenças virais podem assustar os tutores, mas, com alguns cuidados, é possível ajudar os gatos a terem uma boa qualidade de vida.

A FIV é a doença causada pelo vírus da imunodeficiência felina, que compromete o sistema imune do gato de forma parecida com o que o vírus HIV faz com seres humanos, por isso se dá o nome popular de AIDS felina.

Já a FELV é conhecida como a leucemia Felina, são doenças que não tem cura, mas tem tratamento.

Como descobrir se meu gato é positivo para FIV ou FELV?

São sintomas inespecíficos, e podem ser assintomáticos, mas vale ficar atento, pois o caso da FIV ele vai baixar a imunidade do gato fazendo com que ele adoeça mais facilmente e com mais frequência, como exemplo, de gripe, e ferimentos na boca, já no caso da FELV além da imunidade, também vai provocar tumores em vários órgãos do animal, então é comum que o gato que positive pra a FELV desenvolva tumores no tórax, intestino, e nos olhos.

É transmissível para humanos e como funciona o tratamento?

Não, não é uma doença transmissível para o ser humano, é uma doença específica do gato, e eles vão transmitir de gato para mesma espécie, através de secreções como sangue, lambida, e na mordida.

Esses vírus vão se acoplar as células do gato, e quando as células começam a se replicar, elas não conseguem mais se livrar desse vírus, então o gatinho vai carregar esse vírus para toda a vida. O tratamento vai consistir em solucionar, e amenizar os sintomas, causados por essas duas viroses.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, tanto testes rápidos quanto exames específicos de PCR pra ser identificado o DNA do vírus no gato.

Qual a melhor forma de prevenção?

A melhor forma da prevenção é evitando que o gato tenha contato com gatos que tenha testado positivo, uma vez que a transmissão é muito por mordida ou lambedura, é importante que o gato não tenha acesso a rua pra evitar brigas, principalmente pensando na FIV e no caso da FELV além manter o gato dentro de casa, mais isolado, tem as vacinas que são muito importantes também. A FIV infelizmente não tem vacina no Brasil, mas a FELV é possível utilizar a vacinação como um meio para prevenção da doença.

DIVULGAÇÃO

DAYARA VILAR| Manter o cuidado com os pets são essenciais