4 minute read

Atividades na Biblioteca Escolar

Ao longo deste período, para além dos projetos desenvolvidos ao longo do ano, destacamos a participação da aluna Maria Inês Caro do 4º A na fase final do Concurso Nacional de Leitura, a conclusão do projeto “ Chamo-me Plotomeu e Galileu ” , no âmbito da candidatura ao Ler+ Espaço, que resulta de uma parceria com o PNL, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos alunos do 7º A.

“À Conversa com Ptolomeu e Galileu”

Advertisement

Foram ainda desenvolvidas outras atividades tais como:

- A criação de um Dicionário Ilustrado de Importação & Exportação, trabalho desenvolvido no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa – turmas B e C do 6ª ano, com a colaboração dos docentes Carmen Rosado, Francisca Barradas e Fernando Estevens. O resultado deste trabalho foi publicado no blogue da biblioteca escolar e pode ser consultado através do link: https://drive.google.com/file/d/1BgNvFxBzj5Ktddok6wVDLdplaZKLhYwl/view? usp=sharing.

- Concurso de cartazes digitais “ 25 de abril”

- Exposição intitulada “ Viagem ao mundo de Saramago; “ S erá possível? ” , atividade realizada na turma do 3º A e da qual resultaram vários textos, de entre os quais os alunos escolheram dois para o jornal escolar.

Atividade “ Será possível? ”- Alunos do 3ºA

Atividade “ Será possível? ”- Alunos do 3ºA

Balanço das Atividades Desportivas

O ano letivo 22/23 terminou e por isso chegou o momento de fazer um pequeno balanço daquilo que foram as atividades desportivas deste Agrupamento de Escolas.

Iniciou-se o ano letivo sem se saber muito bem o que nos esperava, já que a situação pandémica ainda não tinha sido e nem foi ultrapassada. Após interregno de dois anos letivos, os treinos e as competições de desporto escolar arrancaram a “ carvão ” , para terminar a todo

o vapor.

Tivemos alunos com excelentes prestações nas diferentes fases Escolares, Distritais, Regionais e Nacionais. Todos os grupos equipas e respetivos professores responsáveis estão de parabéns pela forma como desempenharam as suas funções. Os nossos alunos estão igualmente de parabéns, não só pelas excelentes participações bem como pelo sentido de responsabilidade, compromisso, empenho e fair play com que se apresentaram em todas as competições.

O Agrupamento de Escolas de Amareleja possui alunos com qualidades desportivas, para além de outras, caso contrário não teríamos a presença destes nas diferentes fases. Não cabe apenas aos Professores de Educação Física/ Grupo Equipa, mas a toda a Comunidade Educativa motivar e incentivar à sua participação.

Fica o apelo aos Pais e Encarregados de Educação que têm uma intervenção mais direta com os seus Educandos para que apoiem e incentivem à participação, pois a prática desportiva é de extrema importância no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes já que melhora a aprendizagem, a memória, a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração, melhora a disposição diária, o humor, a qualidade de sono, promove o bem-estar, previne o aparecimento de doenças. A prática regular de atividade física promove o sucesso escolar.

Com o receio de que algum nome fique esquecido, agradecemos a todos que colaboraram direta/indiretamente em toda a logística que envolveu os diferentes encontros.

Um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Amareleja – parceira deste Agrupamento de Escolas que transportou, de forma gratuita, todos os nossos alunos para os vários encontros de Desporto Escolar.

Comemoração dos 15 anos da EPIS

A EPIS, Empresários pela Inclusão Social, comemorou o seu 15º. aniversário, no dia 5 de julho de 2022. Na celebração desta data, foi realizado pela EPIS um encontro, no Jardim da Cascata, do Palácio de Belém em Lisboa. Neste encontro, estiveram presentes alunos de todo o país, professores, mediadores e diretores de escola. Todos envolvidos no Projeto EPIS. Salientamos a presença da senhora presidente da EPIS, Drª. Leonor Beleza, do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Senhor ex-Presidente da República, Cavaco Silva, mentor deste Projeto. O nosso Agrupamento de Escolas de Amareleja esteve representado por alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos de Amareleja, Safara, Póvoa de São Miguel e Santo Aleixo da Restauração. O Senhor Presidente da República condecorou com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique o ex-presidente Cavaco Silva pelo reconhecimento do seu trabalho no âmbito da inclusão social. Os dois Senhores Presidentes tiveram contacto direto com as várias comitivas, possibilitando interação e por isso, deixando os alunos muito felizes. Este encontro proporcionou vivências novas, geradoras de aprendizagens e inclusão. Certamente permanecerá na memória destes alunos! Por fim, um grande agradecimento à Câmara Municipal de Moura, Junta de Freguesia de Póvoa de São Miguel, Junta de Freguesia de Amareleja e União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, pela disponibilidade do transporte e outras ajudas solicitadas.