2 minute read

Devoção jubilar

“Maio é considerado o Mês Mariano. Por isso, no último sábado, domingo, ou no dia 31 desse mês, na Matriz e nas Comunidades, dedicamos um momento de coroação a Nossa Senhora. É algo esperado, sobretudo, pelas crianças e seus catequistas, que usam da criatividade para esse gesto, que reconhece a importância de Nossa Senhora na vida de cada fiel”, lembra padre Diomar.

Advertisement

Mesmo em 2020, ano da pandemia, a tradição foi mantida. “Fomos nós, padres, que preparamos a coroa de flores. Por isso, esse ano, vamos consagrar e consagrarnos a Nossa Senhora, a coroando como rainha do jubileu”, enfatiza.

No registro histórico está o padre Flávio Morelli, além de outros nomes que Maria Luci têm lembrança: Elisabeth Pruner, Elisabeth Correia, Maristela Bozzano, Ciro Baron, Mariane Valle, Gisela Gracher, Miriam Plotegger, Airton Amorim, Mariane Schlindwein, Edson Zamboneti, Jorge Angioletti, Clicie Bertolli, Tereza Moritz, Betina Schlindwein, Vera Sclindwein, João Oscar Merico Zucco, Marcos Silva

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Há 49 anos construindo um sonho

De 1974 para 2023 muitas coisas mudaram, mas o orgulho da Comunidade em ver a igreja construída continua o mesmo. Durante esses 49 anos de história, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Maluche, vive o sonho do envolvimento e da animação pastoral, que dá vida à igreja, oportuniza a evangelização e o encontro permanente com Deus. Mas, transformar esse sonho em realidade dependeu do empenho e da insistência de muitas famílias, com apoio dos párocos e padres assistentes. As primeiras reuniões marcadas com o propósito de discutir a formação de uma nova Comunidade aconteceram no Centro Social do Sesi, onde ocorreu a eleição da primeira diretoria, em 1974.

Comunidade participativa

Durante o primeiro ano, a celebração das missas acontecia na escola Dom João Becker. Da igreja linda de hoje, havia apenas o fundamento de apenas quatro paredes. Osnildo Maçaneiro, ex-coordenador da Comunidade, conta que, mesmo assim, em 1975, a primeira festa foi improvisada no galpão onde os pedreiros guardavam os materiais. Ele lembra que naquela ocasião foram vendidos 32 pratos de polenta com galinha. O fiel ainda compara o tamanho daquele primeiro evento com o último, em 2019, quando ainda

Gratidão em servir

“Posso me orgulhar de ter participado de toda a caminhada da construção da Comunidade. É a dedicação de uma vida inteira. São mais de 40 anos de trabalho aqui na capela e fiz isso para Deus, então não me arrependo de nada. Entrei e saí de mãos limpas, e com o dever cumprido”, afirma Maçaneiro.

Festa em 2023

Entre os dias 10 e 13 de maio, acontece a tradicional festa da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. O evento inicia com o Tríduo, na quarta-feira, com missa celebrada às 19h. Mas, desde às 17h, haverá a venda de cachorro-quente, pastéis, brigadeiros e bebidas no local. O mesmo ocorre na quinta- estava à frente do trabalho no local. feira. Já na sexta, após a missa, será servida a saborosa polenta com galinha. No sábado, a missa está marcada para às 18h, com a presença dos festeiros. Em seguida, continuam os festejos, com churrasco, cachorro-quente, brigadeiros, pescaria e roda-da-fortuna.

Em 1997, a igreja Nossa Senhora de Fátima foi reformada e passou a acomodar mais de 400 pessoas em seu interior. Maçaneiro lembra que cada etapa foi finalizada graças ao empenho e ajuda de todos os moradores, que sempre participaram ativamente das celebrações, ações e festas promovidas.

Hoje a igreja está diferente daquela da década de 1970. Agora, a estrutura conta com uma capela de adoração ao Santíssimo Sacramento, um salão de festa onde também acontece a catequese. E, apesar de acomodar mais de 500 pessoas em seu interior, as raízes da Comunidade continuam as mesmas.