2 minute read

Tuicial investe em energia limpa

No ano do seu 44º aniversário, co‑ memorado no dia 1º de abril, a Tui‑ cial Gráfica e Editora, de Cascavel (PR), está investindo R$ 5 milhões na instalação do maior parque de energia solar (fotovoltaico) do Paraná e um dos maiores do Brasil. A constru‑ ção começou há quatro meses e deverá estar concluída em outubro. A estrutura terá 2.430 painéis solares de 1,00 × 1,65 m cada, com uma área total de 14 mil metros quadrados, que irão gerar 1,4 Mw de energia.

Advertisement

todos os meses. “O parque é um investimento sustentável, com energia limpa, trazendo bene‑ fícios ao meio ambiente, além de ser economica‑ mente viável”, explica o empresário. “Em cinco anos iremos zerar nosso custo em energia, com isso teremos melhor rentabilidade no negócio. A sociedade ganha com o investimento e colhe resultados para o futuro.”

Ideia Amadurecida

Gráfica paranaense está instalando o maior parque fotovoltaico do Estado e um dos maiores do Brasil.

A instalação do parque ocorre no ano em que entrou em vigor, em 6 de janeiro, a Lei 14.300, que estabelece o marco legal da gera‑ ção própria de energia. A lei regula a chamada microgeração de energia, que acontece quando uma empresa ou uma pessoa física instala, por exemplo, um sistema de geração fotovoltaica.

Segundo o diretor da Tuicial, Itagiba Fortu‑ nato Jr., o parque vai tornar a empresa autos‑ suficiente na geração de eletricidade. “A ener‑ gia dos painéis fotovoltaicos vai atender todo o nosso parque gráfico, bem como a nossa planta, que tem 27.500 m², onde cerca de 300 pessoas trabalham atendendo os segmentos editorial e de embalagens.”

Também haverá ganhos econômicos. Hoje, a empresa paga de R$ 120 a 125 mil de conta de luz

Fortunato Jr. diz que sua família, fundadora e proprietária da gráfica, sempre foi entusias‑ ta de fontes renováveis de energia. A ideia da construção de um parque fotovoltaico surgiu há cinco anos e há dois anos a decisão foi tomada. Logo em seguida tiveram início a sua concep‑ ção e as negociações com a empresa Ilumisol Energia Solar, também de Cascavel. As placas já foram instaladas nas vagas cobertas do esta‑ cionamento e no telhado de um dos galpões da fábrica. Agora, estão sendo colocadas no outro.

O valor investido foi financiado em 36 me‑ ses, sendo 30% pagos por meio de permuta em material gráfico. “A nossa empresa sempre foi pioneira em várias atividades do setor e está atenta ao mercado, procurando tomar inciati‑ vas inovadoras”, orgulha‑se o executivo. “Nós ajudamos a concretizar sonhos por meio de impressos de alta qualidade, gerando diferen‑ ciação e proporcionando experiências únicas e resultados surpreendentes.”

Em termos de pioneirismo, não poderia ser diferente quanto à energia renovável. Quanto ao desempenho, ele revela que a empresa registrou crescimento pós‑pandemia de 80%. “Historica‑ mente, nossa média anual de crescimento antes de pandemia era de 20%. Este ano, estamos com 30% e já investimos em 17 novos equipamentos para aumentar e acelerar os negócios.

This article is from: