Page 1

powered by

DO

EU AO NĂ“S

O elemento secreto das equipas de alto rendimento VASCOGASPAR.COM


“Todos são responsáveis e ninguém deve ser 
 culpado” Will Schutz 
 Photo Credits: http://thehumanelement.com/images/will-schutz-banner.jpg

Autor do Modelo “The Human Element”


Contexto


Photo Credits: http://all-free-download.com/free-icon/vista-icon/chairs_meeting_619.html

Porque serĂĄ que algumas pessoas querem ter reuniĂľes a toda a hora...


Photo Credits: http://thegospelcoalition.org/blogs/tgc/files/2013/04/hiding-behind-computer.jpg

...enquanto outras preferem trabalhar sozinhas e tratar de tudo por email?


Photo Credits: http://2.bp.blogspot.com/-Rm-JXSFSPcQ/TtjMmLEbbhI/AAAAAAAABNI/EqA_umBPKKc/s1600/checklist.jpg

E o que levará uns a não quererem começar uma reunião sem antes haver uma agenda definida...


Photo Credits: www.123rf.com/

...enquanto outros acreditam que só com uma agenda aberta é que a verdadeira criatividade e “flow” podem emergir?


Photo Credits: http://www.canvaspeople.com/canvas-prints/wp-content/uploads/2011/08/secret.jpg

E porque será que algumas pessoas têm necessidade de contar os seus sentimentos mais íntimos...


Photo Credits: http://farm4.staticflickr.com/3610/3503250620_6889525be9_z.jpg?zz=1

...enquanto outras preferem 
 manter as distâncias e ter relações apenas mais formais?


Photo Credits: http://www.unitedshield.com/images/police_tactical_ballistic_shield.jpg

Numa equipa de trabalho estas diferenรงas simplesmente activam as defesas de cada um


Photo Credits: http://www.istockphoto.com

O que leva a perdas de tempo


Photo Credits: http://www.laspeedweed.com/wp-content/uploads/2012/11/Empty-Fuel-Tank.jpg

de energia


Photo Credits: http://headrush.typepad.com/photos/uncategorized/screaming_womansmall1.jpg

e de eficรกcia.


Photo Credits: http://isucceedbook.com/wp-content/uploads/2011/08/right-wrong.jpg

Haverรก quem tenha razรฃo?


Photo Credits: http://www.montney.com/marine/iwo.jpg

Baseado num projecto que comeรงou por ser desenvolvido para os U.S. Marines


Photo Credits: http://cdn.theatlantic.com/static/infocus/arctic053111/a29_RTR2K808.jpg

para aumentar a eficรกcia das equipas de submarinos e fragatas nucleares


Photo Credits: http://thehumanelement.com/images/will-schutz-banner.jpg

surge o modelo FIRO-B 
 (Fundamental Interpersonal Relations Orientation*)

*mais informações sobre o modelo em: http://thehumanelement.com.pt


Photo Credits: http://blog.antvibes.com/wp-content/uploads/2012/11/people_line_hr.jpg

que nos permite perceber porque somos todos diferentes


Photo Credits: http://enerdynamics.files.wordpress.com/2011/07/two-hands-each-with-blue-puzzle-piece.jpg

e de como podemos trabalhar de forma realmente compatĂ­vel


Photo Credits: http://images.inmagine.com/400nwm/tetraimages/tt078/tt0140889.jpg

aumentando a performance das equipas


Photo Credits: http://assistontherun.com/wp-content/uploads/2009/05/happy_business_people1.jpg

assim como a satisfação dos seus diferentes elementos


OBJECTIVO PRINCIPAL !

Aumentar a performance de cada equipa através da promoção de uma maior consciência e auto-conhecimento, assim como de uma maior compatibilidade e coesão entre os membros da equipa.


Exemplos de organizaçþes em que o modelo foi aplicado


Mapa do workshop


Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Quem somos segundo o modelo?

Compatibilidade de atmosfera

Compatibilidade de papéis

Compromissos e plano de acção

Conteúdos: Na primeira parte do workshop os participantes têm acesso à teoria FIRO-B e a um conjunto de exercícios estruturados para se conhecerem melhor a si próprios, assim como aos restantes elementos da equipa.

Conteúdos: Nesta fase começa-se a compreender o que caracteriza a equipa, o que a maioria valoriza e onde se encontra cada elemento face ao “centro de gravidade” da mesma. Isso ajudará cada membro a perceber melhor o seu lugar na equipa.

Conteúdos: Segue-se um trabalho directo sobre a compatibilidade entre os elementos presentes, principalmente entre o(s) líder(es) e sua(s) equipa(s). Dessa forma compreendemse as necessidades de cada parte e constroem-se “pontes” de entendimento.

Conteúdos: No final do workshop e com base nos insights recolhidos ao longo do mesmo é traçado um plano de acção entre todos os elementos, de forma a se poderem alavancar os conhecimentos adquiridos, potenciando assim a eficácia da equipa.


Sobre o facilitador


Com uma abordagem humanista e integral, Vasco Gaspar tem vindo nos últimos 12 anos a colaborar como facilitador em diversas organizações em Portugal, Espanha, Alemanha e EUA, procurando recorrer sempre a tecnologias “cutting edge” que entrega em diferentes formatos à medida (ex. palestras, workshops, coaching), no sentido de inspirar e facilitar o florescimento humano em líderes, equipas e organizações.
 


Licenciado em Psicologia pela Universidade de Coimbra tirou certificações em diversas áreas, como o Search Inside Yourself (programa de Liderança e Inteligência Emocional desenvolvido e testado na Google), a Liderança Ressonante (Case Western Reserve University), a Psicossomática (Universidade Católica), o Wellness Coaching (Spencer Institute), a Teoria Integral (Core Integral) ou o Element-B (The Human Element).
 


Paralelamente, enquanto empreendedor social com o projecto ZorBuddha partilha gratuitamente com milhares de pessoas em todo o mundo ferramentas, metodologias e conhecimentos que permitem às pessoas desenvolver o bem-estar a um nível integral.
 


Ao longo de um ano (2014) teve a oportunidade de ser treinado por alguns dos maiores especialistas mundiais nas áreas do Mindfulness, da Inteligência Emocional e da Neurociência, como Daniel J. Siegel, Chade-Meng Tan, Rick Hanson, entre outros, no processo de certificação na metodologia Search Inside Yourself, que tem como objectivos aumentar a produtividade e o bem-estar organizacional, assim como criar condições para a paz no mundo, sendo actualmente um dos poucos professores certificados a nível mundial (7 na Europa e aprox. 30 no mundo) e o único Europeu que foi selecionado para ser mentor da nova turma de 2015. Em 2015 passou a integrar a ACEL - Academy for Contemplative and Ethical Leadership - um projecto do Mind & Life Institute que reúne alguns dos maiores especialistas mundiais em áreas como a liderança, o mindfulness e a neurociência (ex. Daniel Goleman, Otto Scharmer, Peter Senge, Mirabai Bush, entre muitos outros) que procura acelerar o desenvolvimento de uma nova geração de líderes a nível mundial capacitados para desenvolver projectos colectivos de inovação e criatividade que tenham em vista o bem-comum da humanidade. É o autor do livro “Aqui e Agora: Mindfulness”, publicado em 2015 pela Matéria Prima Edições.


Organizações com que já colaborou


Testemunhos Testemunho sobre o programa de florescimento: No programa “Mindfulness - cultivar a atenção plena” a tomada de consciência é muito poderosa. Ao identificar os vários estados emocionais e fisiológicos e a sua interligação, ao dar-nos tempo a nós próprios para olharmos para dentro, tudo isso resulta num maior auto-conhecimento que nos permite conscientemente fazer as nossas escolhas. Torna-se claro como muitas vezes andamos ao sabor dos ventos (dos outros, de objectivos ocos…) para passarmos conscientemente a escolher a direcção para onde queremos ir. Tudo isto nos traz maior bem estar, melhor viver.

Eugénia Carvalho, Directora de Formação, Conhecimento e Desenvolvimento, Santander-Totta

Testemunhos sobre workshops e palestras: Na Jason Associates defendemos a crença de que o auto-conhecimento é um ponto de partida muito importante para fazermos melhores escolhas na vida. Não seria de estranhar que quiséssemos conhecer melhor o que o Mindfulness pode oferecer ao nível da tomada de consciência das emoções e no aumento da capacidade de foco. Com a sua abordagem serena mas firme, o Vasco presenteou-nos com uma sessão que nos permitiu parar e focar a nossa atenção de uma forma que alguns de nós nunca tinham experienciado. Se o bem-estar é uma das condições que as empresas mais procuram oferecer aos seus colaboradores, o Mindfulness é sem dúvida uma das formas de contribuir para esse destino. O meu muito obrigado ao Vasco, pela sua infinita disponibilidade e generosidade. Pedro Brito, Managing Partner, Jason Associates O Vasco teve a amabilidade de aceitar fazer um workshop sobre mindfulness durante um dia inteiro para um grupo de 20 membros da Lisbon PWN. O feedback não poderia ter sido mais positivo e penso que todos os participantes concordam comigo quando digo que foi um dia muito inspirador e produtivo. Pessoalmente acho que a serenidade que o Vasco consegue transmitir aliada aos seus conhecimentos técnicos, à sua vontade de contribuir para a felicidade e bem estar dos outros, o seu humor discreto e o seu sorriso constante fazem com que seja um líder em tudo o que faz. Difícil encontrar alguém como o Vasco – embora nos transmita muita calma e serenidade, ao mesmo tempo transmite uma energia e força enorme. Sinto-me agradecida por o ter conhecido e acredito que o meu bem estar será afectado positivamente por isso. Obrigada! Nélia Câmara, Direcção, Lisbon PWN É com enorme prazer que queremos fazer saber que este workshop foi um estrondoso sucesso na nossa instituição. Os presentes adoraram o tipo de comunicação e ficaram de tal forma impressionados com os dados científicos que mostraram logo uma alta motivação para começar a praticar, o que aconteceu em muitos casos já nessa noite. Parabéns pelo extraordinário e carismático poder de comunicação, pela clareza e estrutura científica da apresentação e pela "alma" que põe neste tema e que contagia todos. Sentimos que todas as empresas deviam ter formação nesta temática e projetos de continuidade porque, se estamos a sentir efeitos tão positivos com uma intervenção, imaginamos o impacto de uma ação continuada. Manuel de Oliveira, Direcção, Colégio Sá de Miranda

Ler testemunhos sobre o trabalho de Vasco Gaspar em http://vascogaspar.com/testemunhos


ReferĂŞncias nos media (clicar em cima para ver conteĂşdos)


Photo Credits: www.123rf.com/

Vamos plantar esta semente? http://vascogaspar.com | vg@vascogaspar.com | +351 965 543 450

Do EU ao NÓS (Elemento-B)  

Baseado na Teoria FIRO-B desenvolvida por Will Schutz para os Marines Americanos e no instrumento psicométrico Element-B, este programa perm...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you