Page 1

Guia do Professor 2011/2012

Junte-se a n贸s e fa莽a do Zoo a sua sala de aula!


Com mais de 1000 animais e cerca de 400 espécies dos 5 continentes, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita escolar divertida e acima de tudo pedagógica. Aqui poderá aprender e transmitir mensagens tão importantes como a da Preservação e Conservação da Biodiversidade.


Atrações

Porque queremos que tenham um dia muito especial, o Zoo Santo Inácio proporciona diariamente experiências únicas! Demonstrações com animais: AVES DE RAPINA| RÉPTEIS | VIDA SELVAGEM | ALIMENTAÇÃO DOS PINGUINS|


Atrações

INSETÁRIO| REPTILÁRIO | QUINTA PEDAGÓGICA | REINO DOS MACACOS | ESTUFA TROPICAL | BOSQUE | CASA MUSEU E JARDINS


Visitas com acompanhamento – Programas Educativos

Quinta Pedagógica

Explorar o Bosque

Horta Pedagógica

Preservação da Natureza

Visita ao Insectário

Regresso ao século XIX


Pré - Escolar


Programas Educativos - Pré escolar Quinta Pedagógica Alimentar alguns dos animais da Quinta Pedagógica do Zoo é uma das tarefas dos nossos pequenos tratadores por um dia. Ao mesmo tempo, aprendem de que se alimentam, como se reproduzem e vivem os animais domésticos como a cabra, a vaca, o pónei ou o porco.

Horta Pedagógica Esta visita foi criada para que as crianças tenham um maior contacto com a terra. Ao fazer uma Plantação as crianças aprendem de onde vêm alguns dos alimentos. Uma divertida introdução ao mundo rural!!!


Programas Educativos - Pré escolar

Quinta Pedagógica e Horta Pedagógica Horários: 10h00 -11h30 -15h00 Duração por Atividade: 30 minutos Máximo de alunos por atividade : 25 alunos


1ยบ e 2ยบ Ciclo


Programas Educativos – 1º e 2º Ciclo Explorar o Bosque Durante esta visita os alunos tentam descobrir, através de pistas fornecidas pelos Monitores, algumas das espécies existentes no Bosque e ficam a conhecer vários factos interessantes sobre as mesmas.

Visita ao Insectário Com mais de 40 espécies, é um dos únicos Insectários do país e tem como principal missão, dar a conhecer as espécies e a sua importância no ecossistema. Durante esta viagem, os alunos aprendem algumas das características, hábitos, alimentação e reprodução de insetos, aracnídeos e moluscos.


Programas Educativos – 1º e 2º Ciclo Preservação da Natureza Durante esta visita os alunos ficam a conhecer algumas espécies animais que estão em perigo, o que as levou a ficar em perigo, o que está a ser feito para salvar estas espécies e o que cada um pode fazer para ajudar estes animais no dia a dia.

Regresso ao Séc. XIX Uma viagem às memórias do quotidiano de uma família burguesa ligada ao comércio do Vinho do Porto. Na visita a este universo de episódios e relíquias, os alunos ficam a conhecer os hábitos e costumes de uma família burguesa no séc. XIX.


Programas Educativos – 1º e 2º Ciclo Explorar o Bosque e Visita ao Insectário Horários: a indicar pelos Monitores Duração por Atividade: 30 minutos Máximo de alunos por atividade : 25 alunos

Preservação da Natureza e Viagem ao Séc. XIX Horários: a indicar pelos Monitores Duração por Atividade: 45 minutos Máximo de alunos por atividade : 25 alunos


3ยบ Ciclo


Programas Educativos – 3ºCiclo Regresso ao Séc. XIX Uma viagem às memórias do quotidiano de uma família burguesa ligada ao comércio do Vinho do Porto. Na visita a este universo de episódios e relíquias, os alunos ficam a conhecer os hábitos e costumes de uma família burguesa no séc. XIX.

Preservação da Natureza Durante esta visita os alunos ficam a conhecer algumas espécies animais que estão em perigo, o que as levou a ficar em perigo, o que está a ser feito para salvar estas espécies e o que cada um pode fazer para ajudar estes animais no dia a dia.


Programas Educativos – 3ºCiclo

Preservação da Natureza e Viagem ao Séc. XIX Horários: a indicar pelos Monitores Duração por Atividade: 45 minutos Máximo de alunos por atividade : 25 alunos


Informações


Visitas com acompanhamento

As atividades com acompanhamento devem ser marcadas com um mínimo de 8 dias de antecedência. A realização destas atividades está condicionada à capacidade de resposta face a marcações já existentes. A marcação só será considerada válida depois de confirmada por escrito pelo Zoo (e-mail, correio ou fax).


Visita livre

O Zoo fornece gratuitamente questionários, adequados aos vários anos letivos, para auxiliar na visita. Para ter acesso aos mesmos terá que os pedir aquando da marcação da visita.


Preçário Escolas

Infantário (1 aos 5 anos) Escolar (6 aos 12 anos) Estudantes (13 aos 18 anos) Adultos (dos 19 aos 64 anos)

3,50 euros* 5,00 euros* 7,00 euros * 8,00 euros*

ENTRADA GRATUITA DE UM PROFESSOR /AUXILIAR EDUCAÇÃO POR CADA SETE ALUNOS

Cada Visita com acompanhamento + 0.50 euros* Visita à Casa-Museu ≤ 12 anos + 1.25 euros* Visita à Casa-Museu ≥ 13 anos + 2.50 euros* *preço por pessoa

Marcação prévia obrigatória para qualquer visita com acompanhamento


Almoço Restaurante Self-service “A EIRA” Menus escolares 5.50 euros* Sopa por marcação + 1.00 euro* *preço por pessoa

ZOO - Panado de frango c/ batatas fritas, água, gelatina LAGO - Douradinhos c/ arroz, água, mousse de chocolate BOSQUE - Esparguete à Bolonhesa, água, gelado de leite PARQUE - Sanduíche, 2 croquetes, bolo, água, fruta (para levar) Parque de Merendas No amplo Parque de Merendas pode almoçar ou lanchar o seu pic-nic. O Zoo dispõe de cacifos para guardar as lancheiras. As chaves para os mesmos deverão ser pedidas no dia da visita e serão entregues, por um Segurança do Zoo, por ordem de chegada. (limitados ao número de cacifos existentes no zoo)


Horários VERÃO (01/04 - 30/09) - 10H00 - 19H30 (18h00 última entrada) SEMANA

FIM DE SEMANA E FERIADOS

Dem. aves de rapina 11h00 - 16h00 Dem. répteis 14h00 Dem. vida selvagem 14h30 Alimentação dos pinguins 11h30 - 16h30

Dem. aves de rapina 11h30 - 17h00 Dem. répteis 16h00 Dem. vida selvagem 15h00 Alimentação dos pinguins 11h00 - 16h30

INVERNO (01/10 - 31/03 )10H00 - 17H00 (16h00 última entrada) SEMANA

FIM DE SEMANA E FERIADOS

Dem. aves de rapina 11h30 Dem. répteis 14h00 Dem. vida selvagem 15h30 Alimentação dos pinguins 11h00 - 16h00

Dem. aves de rapina 11h30 - 16h00 Dem. répteis 15h30 Dem. vida selvagem 14h30 Alimentação dos pinguins 11h00 - 16h00


Como Marcar? As marcações podem ser efetuadas por telefone, e-mail, fax ou correio (pode usar a ficha de marcação que segue em anexo). Ao efetuar a marcação deve indicar sempre: • Nome da instituição (que deve constar na fatura) • NIF (sempre que necessário) • Morada e contacto telefónico • Nome do responsável e contacto móvel • Data da visita e horário de permanência no Zoo • Número e idade das crianças • Número de adultos acompanhantes • Caso pretenda atividades com acompanhamento indicar quais. • Caso pretenda almoço no Self-service “A Eira” indicar qual o menu pretendido. • Caso pretenda questionários indicar qual o número e ano de escolaridade.


Importante • Antes de retirar as crianças do autocarro peça ao motorista que estacione e aguarde enquanto a responsável efetua o pagamento do grupo na Bilheteira. • Caso pretenda o transporte de lancheiras ou um cacifo dirija-se ao Segurança. Caso não se encontre nenhum Segurança no Parque de Estacionamento deverá pedir o transporte e a chave do cacifo na Bilheteira.

• O Zoo dispõe de um posto de primeiros socorros e de pessoal devidamente qualificado. • A entrada na Quinta Pedagógica e no Insectário poderá estar condicionada, durante um período restrito, devido à realização de atividades com acompanhamento. • Para que possa preparar melhor a sua visita o Zoo oferecemos uma visita gratuita aos professores cujas escolas tenham já visita marcada.


Contactos

Morada: Rua 5 de Outubro, nº 4503 • 4430-809 • V. N. de Gaia • Portugal Telf.: 227878500 /513 Telm.: 967720015 Fax: 227878517 Email: escolas@zoosantoinacio.com Web: www.zoosantoinacio.com


Zoo Santo Inácio – A Vida Selvagem tão perto si!!!

ZOO SANTO INÁCIO - Programas Escolares 2011/2012  

Faça do ZOO a sua sala de aula!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you