Page 1

Ano XXI - nº 225 - Abril de 2012 - Fundado em março de 1991

Estado quer destinar menos do que determina a Constituição na saúde e na educação Governo do Estado assina Termo de Ajustamento de Conduta – TAG com o Tribunal de Contas do Estado permitindo que seja investido até 2014 menos do que regulamenta a emenda 29 da Constituição Federal para a área de Saúde e Educação. Deputados da oposição Rogério Correia e Sávio Souza Cruz foram ao Ministério Público contestar o TAG.

(Pág 3)

Campo do São José Operário em risco

Comunidade Esportiva São José Operário pede socorro ao campo de futebol situado no Bairro Dona Clara.

n O time do Águia Dourada foi o campeão da 9ª edição da Copa ZN de Futsal. Levou pra casa dois mil reais em dinheiro mais troféu (Pág 8)

Programa Sarau Tropical É sucesso nas manhãs de sábado da Rádio Tropical FM O programa é feito pelos integrantes do grupo Sarau Tropeiro, que representam uma efervescência das riquezas culturais mineiras.

(Pág. 5)

(Pág. 9)

n Paciente vítima de paralisia infantil lança livro contando como foi sua historia vivendo por 36 anos internada em uma UTI (Pág 10)

n Festa do Trabalhador leva mais de 10 mil pessoas, para se divertir com shows e sorteio de prêmios (Pág 4)


2 Millôr Fernandes

Casamento na roça Meu avô Joaquim Antônio tinha uma junta de bois que era seu xodó. Quando Zegeroma, o capataz da fazenda, ou qualquer outra pessoa fosse carrear, fazer uma aração para plantio ou outra tarefa envolvendo sua tralha, ele, meu avô, é quem determinava quais bois seriam usados. Ninguém ousava cangar e pôr em serviço aqueles bois bonitos, sem sua ordem. Somente em dias especiais e com a presença de meu avô é que aqueles animais eram vistos no serviço. Quando havia um mutirão nas redondezas para recolher o milho das roças e levá-lo para o paiol, lá estavam Semblante e Figurão como bois de guia, puxando firme um carro, todo chapeado e bonito, chorando triste, deixando suas marcas no chão com seus piões todos certinhos. Neste momento, o velho, todo garboso, enchia-se de orgulho. Meu pai era o filho mais velho e beirava seus vinte e cinco anos. As tarefas mais penosas ou mais difíceis, meu avô mandava que ele as fizesse. Uma dessas tarefas, nessa época, era buscar o milho colhido em outra fazenda da família, distante uns quatro quilômetros da sede. Nesse dia meu avô deixou a fazenda, para uma pequena viagem e incumbiu meu pai de realizar a tarefa. Para chegar à Cana Miúda, nome da segunda fazenda de meu avô, havia um morro muito forte, temido por todos os carreiros da região, pois lá já haviam ocorrido muitos acidentes. Esse morro era conhecido por Morro da Garganta. Se não houvesse um bom carreiro, uma boa junta de guia, uma boa junta de coice e ainda uma boa junta para “corda”, era acidente na certa.

Informativo da Região Norte de Belo Horizonte Registrado no Cartório Jero Oliva, livro B, sob o n° 899 em 16 de abril de 1991. Endereço: R. Antônio Bandeira, 934 B. Tupi – 31844-130 Correspondências para: Rua Liliun, 280 B. Juliana – 31746-040 Email: znnoticias@oi.com.br Site: www.znnoticias.com.br Telefone: (31) 3454-3222 (31) 8612-0833 CNPJ: 65.163.552/0001-66 Jornalista responsável: Edson Flavio Campos Francisquini Reg: 3.882/MG

Projeto Gráfico e Diagramação: Edições Geraes Tel: 3464-1102 Impressão: Imprima Tiragem: 8.000 exemplares Peridiocidade:Mensal Distribuição: Órgãos Públicos e principais corredores da região norte. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Entre os bois de guia e os de coice havia umas duas ou três juntas. Os bois de guia têm a função de marcar a direção para os outros que vêm atrás e ainda têm que atender prontamente ao chamado do candeeiro. A junta de coice tem uma tarefa muito importante também: é ela quem sustenta o carro, pois sua canga está amarrada ao cabeçalho do mesmo, deixando assim o veículo livre para rodar sobre seu eixo. Essa junta tem que ser de bois pesados, pois deve frear o carro na descida ou mesmo desviá-lo de um buraco ou de uma pedra maior. Um bom carreiro tem que saber ‘falar’ com os bois, exigindo que cada junta execute a sua função para que haja uma harmonia e não ocorra um desacerto entre elas, evitando assim acidentes. Um bom carreiro só fica bom depois de muitos anos de experiência. Fui candeeiro da fazenda por muito tempo, mas nunca cheguei a ser carreiro: esta é minha grande frustração. Dizem, inclusive, que fui um péssimo guia de bois. Meu apelido era Miliquinhento, isso porque um bom guia recebia três contos de reis por dia e eu, de tão ruim, valia só a metade: miliquinhento. Daí meu apelido na região. A junta de bois de guia tem uma função muito especial nas áreas de relevo acidentado. Quando o carro está muito pesado e a descida é muito forte, eles são tirados da guia, levados e amarrados atrás do carro para freá-lo, pois esse primitivo meio de transporte de cargas não tem freios. Essa junta de bois é amarrada à traseira do carro com uma corda muito forte, que sai de sua canga e vai até a um argolão que fica debaixo de assoalho do mesmo. Esses bois de corda têm que estribar e frear o carro, não o deixando desgovernar morro abaixo. A esta operação dá-se o nome de ‘pôr corda’ no carro. Meu pai, com medo da descida do Morro

O ZN não deixa você perder o horário do seu ônibus

705

Arquivo

Abandonai essa vida de crimes e legislações, ó infiéis!

ZN notícias - Abril de 2012

ESTAÇÃO SÃO GABRIEL - SÃO TOMAZ Prof. Valdir Lamounier*

da Garganta, como garantia e segurança, incorporou à manada aquela junta de bois pesados e firmes, na operação da busca do milho, sem que eu soubesse. Quando chegaram ao dito Morro da Garganta, meu pai pôs a junta na corda e começou a descida. O carro, muito pesado, disparou morro abaixo. As juntas de bois de coice e as que estava na corda não estavam conseguindo frear o carro. Meu pai, vendo a coisa feia, deitou o pé da vara de ferrão na cabeça dos bois de corda, foi batendo, batendo até eles se deitarem no chão e assim foram arrastados pelo carro pesado até o fim do morro. Evitaram um acidente ao serem arrastados deitados no chão morro abaixo, freando o carro. Quando tudo parou e os bois se levantaram, estavam machucados, ensanguentados, ralados e desfigurados. Chegando à fazenda, meu avô já estava e, vendo o estado de seus bois de estimação, ameaçou deitar o cacete em meu pai. Foi uma briga daquelas. No dia seguinte, meu pai arriou seu cavalo e foi morar na casa de seu tio, afastada cerca de dezoito quilômetros, em uma região chamada Sapé. Lá havia uma festa e nela se encontrava uma cunhada desse seu tio, uma moça muito bonita, com seus quinze anos. Meu pai, mesmo já sendo noivo de uma moça na cidade, pediu a seu tio para perguntar se ela desejava se casar com ele. A resposta veio na hora. Ela disse que ele deveria procurar o pai dela e falar com ele. Se ele deixasse, ela aceitaria. Tudo foi acertado e no dia seguinte foram à cidade e se casaram. Passada uma semana desde que meu pai havia abandonado sua casa, eis que ele chega montado em seu cavalo com uma menina de quinze anos na garupa, empoeirada dos pés à cabeça. A surpresa maior foi quando alguém perguntou quem era aquela moça que havia chegado com ele na garupa do cavalo. - Ora, é minha esposa! - Borra! Foi o que meu avô lhe disse como resposta. Foi um sururu daqueles: cada um foi chorar em um canto da casa. O ambiente ficou tão pesado que meu pai e minha mãe foram morar na casa de uma irmã dele recém-casada, até que eles fizessem uma cafua para assim começarem a vida de casados. Assim começou a saga dos Tonicões (Tonicão era o apelido do meu pai). Minha mãe veio a falecer com trinta e um anos ao dar a luz a seu décimo primeiro filho. Nesse dia fatídico, um seis de janeiro, eu tinha nas costas apenas cinco anos de vida. A partir desse dia, tudo mudou em nossa família. Os relatos e causos que passarei a contar vão deixar o leitor a par do que é uma família criada sem essa figura que é a maior dádiva de Deus na terra: a MÃE. valdir@butterflyminas.com

E VOCÊ JÁ FEZ CONTATO COM O JORNAL DO SEU BAIRRO

VAI ACONTECER ALGUM EVENTO? QUER DENUNCIAR ALGO? QUER VENDER SEU PRODUTO OU SERVIÇO PARA TODA A REGIÃO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO (31) 3454-3222 / 8612-0833 / znnoticias@oi.com.br www.znnoticias.com.br

Onde o Jornal ZN Notícias é distribuido • Avenida Waldomiro Lobo; • Rua Siri, Rua Aniri, Rua Samambaia, Rua

• • • • • • • • • •

• • • • • •

Macaúbas, Rua Guaratinguetá, Rua Pacaembu, Rua Juatuba, Rua Mandalay, Rua Cipó, Rua Sambaíba, Rua Imbaré, Rua Jaguariba, Rua Cambiu, Rua Curiata, Rua Carimbé, Rua Caxangá, Rua Itapoâ, Rua Itami, Rua Itaverava; Rua Antônio Bandeira, Rua Manoel Nunes Viana, Rua Julia Ribeiro, Rua Pintor Renato Lima, Rua Emílio Cardoso Aires, Rua Olegário Mariano, Rua Oswaldo Goeldi,Rua Joaquim Cardoso, Rua José Lins do Rego; Rua José Dornas Filho, Rua Otávio Tarquinio de Souza, Praça Cândido Portinari; Av. Furquim Werneck e Ruas Nelson Hungria / Manoel Bandeira / Paulo Brás / Fernando Fernandes / Hugo Ramos / Afonso Taunay / Lasar Segal; Av. Saramenha / José Lopes Murada e Joaquim Clemente; Av. Grabriela Varela; Rua Ladainha (Primeiro de Maio); Rua Anapurus (São Gabriel) Av. Maria Amélia Maia, Rua São Tiago; Avenida Doutor Cristiano Guimarães Av. General Olímpio Mourão Filho Rua Geraldo Martins da Silva / Agenor de Paula Estrela / Ipê do Campo / águas de Março / Lírios do Campo / Praça dos Touros / Maria Martins e Rua dos Toureiros (Juliana e Jaqueline); Av. Vilarinho Av. Padre Pedro Pinto Bairro Xodó – Mercearia Prates – Rua Joaquim Clemente, 130 Conjunto Felicidade – Padaria San Diego – Av. A, 688 São Bernardo – Padaria Irmãos Machado – Rua Edna Quintel, 280. São Tomaz – Padaria Mesquita – Rua Barão de Coromandel, 179.

• Lajedo – Supermercado SKS – Rua Eutália Almeida, 131.

• Heliópolis – Padaria Pão Doce – Rua NayrPentagna Guimarães, 188.

• Planalto – Padaria Pão e Vinho – Av. General Carlos Guedes, 783.

• Floramar – Padaria Pão d’Luz – Rua José Lima de Almeida, 123.

• Conjunto Felicidade – MM Padaria – • • • • • •

Av. Furquim Werneck, 1302. São Bernardo – Padaria Mattos – Rua Henrique Tamin, 462. Floramar – Padaria Tamires – Av. Deputado Ultimo de Carvalho, 833. Vila Cloris – Padaria Irmãos e Amigos 4 – Av. Gaivotas, 585. Novo Aarão Reis – Frigo Quaresma e Supermercado Boa Ideia – Av. Um. Ribeiro de Abreu – Panificadora Ribeiro e Sacolão Caratinga – Av. Antônio Ribeiro de Abreu. Ribeiro de Abreu – Bar do Ivan e Padaria Serra do Navio – Rua Serra do Navio.

Bancas onde encontrar o ZN

• Av. Saramenha (Conj. Maria Stela) • Av. Saramenha (Sacolão ABC) • Av. Waldomiro Lobo (Supermercado EPA)

• Av. Waldomiro Lobo (Em frente a Drogalina)

• Rua José Lopes Murada (Em frente • • •

ao Nº 300) Av. Gabriela Varela (Próximo a Pizzaria do índio) Av. Dr. Cristiano Guimarães (Próximo ao 13º Batalhão) Av. General Olímpio Mourão Filho (Cruzamento com a Av. Pedro I)

8 mil exemplares distribuidos gratuitamente de porta a porta


ZN notícias - Abril de 2012

Sucessão Municipal

Leonardo Quintão (PMDB)

PT

PT decide ficar com Lacerda, mas permanece o impasse da participação do PSDB na chapa. Se Lacerda confirmar a participação do PSDB, cerca de 50% dos petistas podem seguir outro caminho, ainda que informalmente, ou cruzar os braços.

PMDB

O partido já definiu que terá candidato, mas continuam as conversas internas para escolher quem será. Dois pré-candidatos colocaram seus nomes à disposição do partido: Leonardo Quintão, que disputou a última eleição, foi para o segundo turno e hoje, segundo pesquisa do jornal O Tempo, tem a maior rejeição; o outro, Sávio Souza Cruz, tem a menor rejeição e ainda não foi testado. Históricos do partido divulgaram manifesto a favor de Sávio, por acharem que ele é o que tem mais condições de crescer e dar uma cara mais firme de oposição ao partido. Segundo o comentarista político, Carlos Lindemberg, essa seria

Sávio Souza Cruz (PMDB)

a única novidade no processo capaz de alterar o quadro diante do cenário que se estabeleceu. Além disso, se for o candidato, Sávio tem tudo para se tornar a opção ideal para todos os descontentes do PT e que não querem aproximação com o PSDB de Aécio.

PSB PSB lança Márcio Lacerda para reeleição. Como prefeito, ele está na frente nas pesquisas e conta com um verdadeiro arrastão de partidos. Entretanto, partidos antagônicos já se engalfinham, antes mesmo do fechamento da chapa. O PSB também já definiu que marchará com Dilma em 2014, fato que deixou cabreiro o senador Aécio Neves, que já começa a distribuir fichas em outros candidatos. Márcio tem a máquina, o apoio de quase 20 partidos, mas também tem rejeição alta e uma série de grupos descontentes na cidade, principalmente na área da cultura. Como na última eleição os belorizontinos não digeriram com facilidade a aliança entre partidos antagônicos, esse fator pode se mostrar mais forte agora, com a provável ausência absoluta de

Eros Biondini (PTB)

Aécio e Pimentel na propaganda política, empregada na eleição passada. Um recadinho para Lacerda, um ditado muito antigo e muito simples, mas que é danado pra dar certo: “Quem tudo quer, tudo perde”.

PV

O PV colocou o nome de Délio Maheiros na disputa. Diante da desconfiança do senador Aécio Neves em relação a Márcio Lacerda, já publicada em jornais, dizem que Aécio estaria jogando fichas também em Malheiros, embora seu preferido continue sendo Lacerda, pois o PSDB integra a chapa de Lacerda.

PTB O PTB também promete lançar candidato: Eros Biondini . Ele foi vice de Leonardo Quintão na eleição passada e conta com o apoio da Renovação Carismática da Igreja Católica. Candidatura majoritária de grupo é difícil de obter êxito, por isso, o deputado Biondini precisa expandir seu reduto para além da Renovação para viabilizar a campanha.

Délio Malheiros (PV)

2º turno provável em BH Diante desse cenário, se prevalecerem as candidaturas colocadas até o momento, é bem certo que a eleição em Belo Horizonte vá para o 2º turno. Se isso ocorrer, segundo turno é outra eleição, são novos arranjos, novos agrupamentos e tudo pode acontecer. Por isso, embora tenha um cenário com condições excepcionais a seu favor, Lacerda tem que estar alerta. Se houvesse eleição ganha antes da abertura das urnas, nem precisariam ser realizadas, certo? Então, muita cautela porque o jogo só termina após o apito final. Tem muita água para rolar debaixo da ponte nessa eleição, já alertou o jornalista político Carlos Lindemberg.

Oposição na ALMG apresenta representação para garantir verba da saúde Os deputados estaduais Sávio Souza Cruz ( PMDB) e Rogério Correia (PT) entregaram ao promotor de justiça da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio do Ministério Público Estadual, Eduardo Nepomuceno, representação contestando o Termo de Ajustamento de Gestão assinado entre o Governo Anastasia e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Correia, líder do PT, e Sávio Souza Cruz, líder da bancada do PMDB na ALMG, criticaram de forma enfática o fato de o TCE extrapolar o poder que tem: “ isso é algo inaceitável e todos podem ver, fere diretamente a Constituição Federal”, destacaram. Correia e a presidente do Sind-Ute citaram os valores e comentaram o estranho número de rubricas e gastos atípicos à área de educação que compuseram a prestação de contas do Estado, como a FHEMIG, por exemplo. O deputado federal Padre João chamou a atenção para a Emenda 29 da Saúde: “ o impacto positivo que

teríamos com a emenda 29, de forma a dar uma folga para os municípios, com esse TAG, será completamente anulado”, lamentou. O promotor Eduardo Nepomuceno se comprometeu a dar

bom ritmo às investigações. A regulamentação da emenda 29 foi aprovada por 70 votos a 1. Traz regras para garantir que os governos repassem para a saúde o que determina

Deputados Rogério Correia e Sávio Souza Cruz procuraram o Ministério Público para contestar o TAG

a Constituição. Compra de remédios e equipamentos, reforma e construção de postos e hospitais serão considerados gastos em saúde, mas despesas como compra de merenda escolar, limpeza de ruas, coleta de lixo não poderão ser incluídas. O projeto aprovado não mudou os critérios para o repasse, que vigoram desde o ano 2000. Os municípios têm de gastar 15% das receitas e os estados, 12%. Pelo menos, quatro não cumprem. Para a União, vale o orçamento do ano anterior mais o percentual de crescimento da economia. Também participaram do encontro a presidente do Sind-Ute, Beatriz Cerqueira, o presidente do Sindifisco, Lindolfo Fernandes de Castro, deputado federal Padre João, do PT, dentre outras lideranças. Após ouvir as explanações incisivas dos parlamentares, o promotor Nepomuceno garantiu que o Ministério Público vai apurar as irregularidades apontadas. Nepomuceno lembrou, inclusive, que já há, em relação à Saúde, um inquérito em curso.

política

Marcio Lacerda (PSB)

3

O Brasil de hoje é o Montesquieu desmoralizado. O Judiciário executa, o Executivo legisla e o Legislativo julga. Carlos Chagas


A teoria é sempre franca e generosa. A prática, porém, sempre mesquinha e sovina. Tobias Barreto de Menezes

Mais de 10 mil pessoas na Festa do Trabalhador Neste ano, a comemoração do Dia do Trabalhador agitou o feriado com várias apresentações e brindes e levou mais de 10 mil pessoas à Via 240, no bairro Aarão Reis. O cantor Dudu Nobre foi a atração principal do evento

A Festa do Trabalhador, realizada pela Força Sindical de Minas Gerais, teve várias apresentações. O destaque principal ficou por conta do sambista Dudu Nobre e da dupla sertaneja Don e Juan. Contou, ainda, com shows das duplas: André e Marcílio, Caleb & Samuel e do cantor Marcello Matos. O pagode do Tykere, acompanhado do grupo Nascidos do Samba, també, se apresentou na festa, que foi aberta com a benção do Bispo Ricardo. Segundo declarou Carlos Malaquias, Presidente em exercício da Força Sindical de Minas Gerais, “esse é um dia de reflexão e diversão, é o dia em que os trabalhadores podem participar com a família de momentos de lazer. Essa festa, que é a maior no estado, é feita para alegrar o Dia do Trabalhador. Mas também serve como espaço de reflexão sobre o Dia do Trabalho. O nosso evento tem dois objetivos: oferecer lazer e diversão, mas também refletir sobre o mundo do trabalho”. A festa começou às 11h e terminou somente às 19h, após o sorteio de brindes, entre os quais uma moto zero km.

Pedro Cunha/G1

CULTURA

4

ZN notícias - Abril de 2012

Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a festa

Ao som do Samba Dudu Nobre embalou a noite

A dupla Caleb e Samuel cantou e dançou o ritmo sertanejo


ZN notícias - Abril de 2012

5

Campo São José Operário Os 26 anos durante os quais atendeu a comunidade não foram suficientes para salvar o campo da Sociedade Esportiva São José Operário, no bairro Dona Clara. Segundo Edval Rocha, presidente da Sociedade Esportiva São José Operário, o projeto de revitalização do campo de futebol foi colocado em votação no Orçamento Participativo de 2009/2010. Como era de interesse dos apreciadores do esporte na região, os próprios frequentadores e dirigentes fizeram grande campanha a favor da obra, que foi a vencedora na votação do OP daquele ano. Porém, segundo Edval, depois de dada como vitoriosa, a obra foi alterada pela PBH, que optou pela demolição e retirada dos vestiários e a implantação de uma Academia da Cidade onde hoje é o campo. O espaço tem sido usado regularmente para jogos da Copa Itatiaia, Copa Centenário, Copa Kaiser, Torneio Corujão, jogos de futebol amador e por toda a toda a comunidade. No campo do São José Operário também acontece o processo de formação de atletas através de parceria com o Sintetic Ball, com jogos regulares na segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, quando também se verifica a Escolinha do São José Operário, uma O projeto original foi aprovado pela maioria na época, pois muitos seriam beneficiados. Porém, através da manobra feita pela PBH a obra foi alterada no seu escopo original, beneficiando poucos.

Edval Rocha,

presidente da Sociedade Esportiva São José Operário

As obras já iniciaram no local

parceira com time do Vila Nova para a formação de novos atletas. Edval reforça que a prefeitura não esta cumprido o que foi votado e aprovado no OP. Todos os frequentadores estão indignados com a falta de transparência do processo e com o desrespeito com a comunidade. Várias foram as tentativas de conversa com a PBH a respeito do assunto. No mês de abril,foi realizada uma reunião no próprio campo, com a presença de representante do programa OP da PBH, representantes da Regional, representantes da imprensa

esportiva e dirigentes da Sociedade Esportiva são José Operário. No encontro, a PBH foi taxativa em confirmar que o projeto será cumprido e que a obra vai continuar. Como forma de manifesto, a Sociedade Esportiva São José Operário já recolheu mais de mil assinaturas em um abaixo assinado, que será encaminhado ao prefeito. Além disto, todos os dirigentes estão empenhados em mobilizar os vereadores e a secretaria de esportes. Procurada pela reportagem do Jornal ZN, a Secretaria Municipal de

Esportes informou que não houve alteração no escopo da obra do OP. Além disto a obra da academia da cidade foi escolhida democraticamente pela maioria. Edval Rocha – (31) 8709-2240 sesjo.futebol@gmail.com

Leia o JORNAL ZN pela internet WWW.ZNNOTICIAS.COM.BR

Droga Rede Saúde

Silveira

Lina

Há 30 anos trabalhando pela saúde e pelo social desta comunidade

Medicamentos e Perfumaria Vendemos sempre pelo menor preço Avenida Waldomiro Lobo, 850 - Guarani

Tel.:

3445-1622

- Fax:

3433-6058

CIDADE

31 3454 3222

Não é possível fazer-se uma política salarial justa na presença de uma legislação de privilégios.

Tasso Jereissati


6

ZN notĂ­cias - Abril de 2012


ZN notĂ­cias - Abril de 2012

7


Saramenha Futsal - Vice Campeão

Henrique - Goleiro do Saramenha - Melhor goleiro da competição

Serginho do Águia Dourada foi o destaque do campeonato

Águia Dourada

CAMPEÃO DA 9 Copa ZN de Futsal ª

8 ZN notícias - Abril de 2012


ZN notícias - Abril de 2012

Sarau Tropical, um mix cultural no seu rádio O Sarau Tropeiro é um dueto formado há oito anos e que envolve o público pela beleza e o lirismo das cantigas, da poesia e das intervenções criativas e de multilinguagem, fruto de estudos e de pesquisa sobre o tropeirismo na música. Através da combinação do violão e do pandeiro, os artistas prestam, em baiões, batuques, cirandas, xotes e baladas regionais, uma homenagem à cultura tropeira de Minas e do Bra-

sil. O repertório do dueto passa por releituras e adaptações do folclore mineiro e composições autorais com forte sonoridade regional contemporânea, que abordam os temas do amor, da natureza, dos tropeiros, das fogueiras, das montanhas, com uma poesia estradeira, revelando um jeito mineiro de ver o Brasil. A missão do Sarau Tropeiro é incentivar a leitura literária e o desenvolvimento das artes e da cultura brasileira.

O nome Sarau Tropeiro é inspirado num importante personagem da história do trabalho, da cultura e do desenvolvimento econômico de Minas e de todo o Brasil: o tropeiro. Ele é um comunicador, leva música, mensagens, notícias e encomendas por várias cidades por onde passa. Indo e vindo de um lugar para o outro, conectando regiões e ajudando a desenhar o mapa de Minas e de todo o país.

9

O dueto já passou por diversas cidades mineiras levando irreverência e alegria, aprendendo e pesquisando. São elas: Arcos, Belo Horizonte, Betim, Bueno Brandão, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Diamantina, Ipoema, Jequitibá, Montes Claros, Ouro Preto, Ponte Nova, Santa Luzia, Teixeiras, Varginha, Viçosa. Em São Paulo: São José dos Campos (SESC -SP) e Montevidéu no Uruguai.

Principais participações culturais: A proposta é levar música, poesia, bom humor, informação e valorizar o artista do Vetor Norte, a cultura mineira e brasileira, divulgando novos poetas, músicos e artistas da grande BH

TROPEIRO na LEI ESTADUAL DE CULTURA DE MG/2010 (fase de captação); • Lançamento do CD “POETAS QUAE SERA TAMEN”, julho 2007; • Publicação de três livros de poesias: MOJEPOTARA (2004), EMBORNAL DE SONS (2006), MINERAL (2010): • Participação em oficinas de poesia (sensibilizador poético) para crianças no PROJETO PÃO E POESIA - aprovado na LEI ESTADUAL DE

CULTURA no segundo semestre de 2010. • Integrante da coleção ÁUDIOLIVRO – Coletânea literária em CD’s destinada especialmente a deficientes visuais e a idosos – LEI ROUANET. (2006); • Integrante da antologia “O ACHAMENTO DE PORTUGAL”- TERÇA POÉTICA – CONSULADO DE PORTUGAL E FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN – lançamento no Palácio das Artes em BH/MG (2005); • Agraciado com o Certificado de Honra ao Mérito do INSTITUTO BRASILEIRO DAS CULTURAS INTERNACIONAIS – INBRASCI/MG pelo relevante trabalho artístico sobre o tropeirismo em 2008. Diploma de mérito Cultural pela Associação ALDRAVA LETRAS E ARTES de Mariana, 2008. • Agraciado com o Certificado de amigo da Paz, das Artes, da poesia e da vida, pela EMBAIXADA DA PAZ CUEP, 2008 • Participante do Concurso de Poesias “Rosas de Abril” - Assufemg/ UFMG – BH/MG(1992). Prêmio - Helena Kolody - Paraná (1998) • Agraciado com o Prêmio - Poesia no Ônibus de Porto Alegre (2002) • Agraciado com o Prêmio – Bafafá de Poesia • Agraciado com o Menção Honrosa -Rio de Janeiro (2005) • Agraciado com o 2º Prêmio, 2º Lugar CONCURSO ECOLOGIA, SOBREVIVÊNCIA E PAZ, Editora TABA CULTURAL Rio de Janeiro, 2009.

O Programa Sarau Tropical é uma mescla de tudo que apresentamos no palco. Vai ao ar pela Rádio Tropical - 87,9 FM, todos os sábados. De 8 às 10 horas da manhã, toda essaefervescência de riquezas culturais, singular em qualquer programa de rádio, não só de BH, mas de todo o estado, está disponível aos ouvintes. A proposta é levar música, poesia, bom humor, informação e valorizar o artista do Vetor Norte, a cultura mineira e brasileira, divulgando novos poetas, músicos e artistas da grande BH, de Minas Gerais e do Brasil. O programa é destinado a todo aquele que curte arte, muito além da “grande”

mídia, e pretende ser um contraponto à vulgaridade e ao sensacionalismo. Sarau Tropical difunde arte e cultura comprometida com a beleza, a sinceridade, a qualidade e proporciona o surgimento de gente nova, pouco reconhecida e que fez e ainda faz bonito. Busca, ainda, uma democratização plena do espaço radiofônico. O público-alvo é quem gosta de todo gênero musical, poético, arte em geral e procura algo diferente para ouvir nas manhãs de sábado, sem preconceitos musicais ou poéticos. Sarau Tropeiro quer romper as barreiras da discriminação artística e cultural, sendo um pro-

Realizações: • Aprovação do projeto SARAU

N

eto de tropeiro, Ricardo Evangelista é criador, produtor, poeta e escritor. Tem três livros de poesias já publicados: “MOJEPOTARA” e “EMBORNAL DE SONS” e “MINERAL”. Gravou com Sueli Silva o CD de poesia, causo e canção popular – rapsódia mineira: “POETAS QUE SERA TAMEN” (2007). Desde 2005 é coordenador do SARAU DO CENTRO DE CULTURA LAGOA DO NADO, onde ministra oficinas de poesia e declamação para crianças, jovens e grupos de saúde mental (Centro de Convivência Pampulha-BH ).

F

ilha de lavradores, Sueli Pereira da Silva, natural de Arcos/MG, é cantora, compositora, contadora de histórias e figurinista, autora de dezenas de canções e gosta de musicar poesias. Canta e compõe desde os 15 anos. Foi influenciada bem cedo pelo violão e a sanfona de seu pai “Sêo Juca” que animava bailes na roça, na região do Centro-Oeste mineiro, com quem aprendeu os primeiros acordes no violão. E foi ouvindo e aprendendo histórias de assombração e de saci, ora da avó, ora da mãe, Dona Terezinha, que seu imaginário criativo se forjou. Estudou teatro com o dramaturgo e ator Rosevelt Loyola e teve vários grupos musicais. grama onde artistas têm voz e vez e realizam performances ao vivo, com interatividade através do chat no site da rádio, pelo telefone (31) 3646-8200 em BH/MG. O espaço também está aberto a músicos, grupos, bandas, produtores, escritores, que poderão enviar material promocional (CDs, camisas, fanzines, DVDs, livros etc.) para ser sorteado durante o programa. O espaço está aberto a empresas e pessoas que queiram anunciar ou patrocinar o Sarau Tropeiro. Para manter o sonho, o programa precisa de apoios. Quem quiser aproveitar o canal para divulgar seu trabalho e ainda

apoiar essa iniciativa é só entrar em contato pelo e-mailricardoevangelista@bol.com.br Para contratar o Sarau Tropeiro, com shows musicais, poéticos e temáticos com bom humor e boa prosa, é só acessar: www.sarautropeiro.blogspot.com

(31) 9692-0283 Rádio Tropical (31) 3646-8200 www.radiotropicalbh.com.br programa Sarau Tropical todos os sábados de 8 às 10 da manhã.

ARTE

• Participação no AÇÃO ARRUMAÇÃO/CARAVANA DA ARTE E DA CIDADANIA ( coordenando o FESTIVAL DE POESIA e fazendo intervenções poéticas, em 2010). • Participação no 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA POPULAR-VOZES DE MESTRES - BH 2008; • Participação no 20º FESTIVAL DO FOLCLORE DE JEQUITIBÁ/MG - 2008; • Selecionado para lançar livro “Embornal de sons” e fazer show musical-poético com patrocínio do MINC – Programa Intercâmbio Cultural do BRASIL – no 8ºABRACE – ENCUENTRO LITERÁRIO BRASIL/ URUGUAI, em Montevidéu, 2007; • Selecionado para lançar livro e fazer performances poéticas musicais com patrocínio do BDMG- Projeto Trilha Cultural – 2004; • Selecionado para participação no PROJETO ZAZ – Teatro da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS/BH –ALEMG/BH 2007; • Participação como convidado especial da TERÇA POÉTICA – PALÁCIO DAS ARTES - Fundação Clóvis Salgado – BH/MG ( 2005 )

Quando eles fazem a chamada no Senado, os Senadores não sabem se respondem presente ou inocente. Theodore Roosevelt


SUPERAÇÃO

10

ZN notícias - Abril de 2012

Internada há 36 anos em UTI Lança livro escrito com a boca Há 36 anos Eliana Zagui vive deitada num leito de UTI do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Vítima de paralisia infantil aos dois anos, ela perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Respira com ajuda de equipamentos. Na cama, a menina se formou no ensino médio, aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e tornouse pintora. Tudo isso usando a boca para escrever, pintar e digitar. Neste mês lançou (só para convidados) seu primeiro livro: “Pulmão de Aço - uma vida no maior hospital do Brasil” (Belaletra Editora). Pulmão de aço é o nome de uma máquina, inventada na década de 1920, parecida com um forno. As pessoas com insuficiência respiratória eram colocadas dentro dela, com a cabeça de fora. Eliana ficou cinco dias lá dentro, mas não funcionou. A pólio havia paralisado completamente o diafragma e a deglutição. Ela teve, então, que ser conectada para sempre a um respirador artificial. Só consegue ficar poucas horas longe do aparelho. Entre 1955 e o final da década de 70, 5.789 crianças vítimas da pólio foram internadas no HC. Sete delas, atingidas com mais severidade, ficavam lado a lado na UTI. “Nós nos apegávamos um ao outro, como numa grande família. Era a única maneira de suportar aquilo tudo”, lembra Eliana. Da turminha, só sobreviveram ela e Paulo Machado, 43, que divide o quarto com a amiga e cuja história de vida também aparece no livro. “A Eliana é minha irmã, a minha família. Tem temperamento forte. Quando vejo que ela

está brava, coloco os fones de ouvido e fico na minha”, diz. Eles poderiam viver com suas famílias, com o apoio do hospital. Mas nunca houve interesse por parte delas. Os parentes raramente os visitam. “Não me magoo mais. Já sofri muito e hoje aprendi que cada um é cada um.” Eliana e Paulo passam a maior parte do tempo na internet. Ela gosta de sites de relacionamentos, de pintura e artesanato. Paulo é aficionado por cinema. Está envolvido na produção de uma animação cuja protagonista é Teca, o apelido carinhoso pelo qual chama Eliana. E, para ela, o amigo é o Teco. Quando é necessário, ele faz ss vezes de irmão mais velho. “Dias atrás, eu me irritei no facebook e postei uma mensagem malcriada. O Paulo viu e me chamou a atenção”, conta Eliana, que chegou a ter 3.000 amigos virtuais. “Fiz uma limpa no final do ano e só deixei uns cem. Agora tenho uns 300, mas preciso limpar de novo.” Eliana Zagui,38, é vítima de paralisia infantil e desde de um ano e meio mora no Hospital das Clinicas A saudade dos amigos reais, os quais Eliana diz que, volta e meia, essas viu morrer um a um, é o que mais a entristece. “Foram momentos tão bons. ideias ainda a visitam, mas que hoje tenta aliviar suas angústias nas sessões Mas não voltam mais.” No livro, ela relata que flertou com semanais de análise. Pergunto se sonha em viver na o suicídio. “Avaliava as possibilidades: arrancar a cânula da traqueia com a casa dos pais. “Não. Eu iria estagnar”, boca, cortar ou furar o pescoço.” E en- responde convicta. Mas, sim, ela sonha cerra com humor. “Descobrimos que até em morar fora do hospital. Em dezembro último, pela primeira para morrer antes da hora precisamos vez em 36 anos, passou o Natal fora do da ajuda de alguém”.

Eliana Zagui, que desde os dois anos vive em hospital, escreve em seu livro dedicatória

HC, na casa de amigos. Foi de maca e com respirador artificial portátil. “Foi uma experiência ótima, indescritível.” Quanto ao livro, Eliana diz esperar que ele ajude “aqueles que não querem nada com a vida”. “É claro que cada um tem as suas dores. A minha desgraça não é maior que a sua nem a sua é maior que a minha. Mas é sempre bom poder aprender a tirar o que vale a pena da vida.” PULMÃO DE AÇO - Uma Vida No Maior Hospital do Brasil Autora: Eliana Zagui Preço: R$ 28,00 N° de páginas: 240 Editora: Belaletra Leitura recomendada. Encontre na livraria mais próxima de você.

Cimbídio - orquídeas terrestres Mara Flores

Uma das poucas orquídeas terrestres, o cimbídio apresenta crescimento simpodial, isto é, formando rizomas e pseudobulbos horizontalmente. É uma orquídea muito popular no Brasil pois devido à sua rusticidade e beleza, é largamente comercializada em vasos. Suas folhas são longas e os pseudobulbos são ovoides. As raízes são grossas e delicadas, quebrando-se ao serem manuseadas sem cuidado. Os híbridos comerciais apresentam flores de diversas cores, entre o amarelo,

Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil

o rosa, o vinho, o branco e combinações, sendo que muitas vezes o labelo apresenta cores mais vibrantes e diferentes. A inflorescência, formada geralmente na primavera, é grande e composta de muitas flores. São cultivados em vasos com substratos preparados, com areia e terra vegetal, bem drenado, em locais protegidos, como estufas e orquidários telados, irrigados regularmente. Aprecia o frio do inverno. Multiplicam-se após a floração, separandose mudas completas com pelo menos dois pseudobulbos cada.

Encontre orquídeas e tudo mais que o seu jardim precisar na Mar’a de Flores

3437-8257


ZN notícias - Abril de 2012

O que os astros revelam

11

Veja o que os astros revelam para o seu signo Áries

Libra

Touro

Escorpião

Gêmeos

Sagitário

21/4 a 20/5 A semana trará objetivos pessoais claros e planos otimistas para o futuro. Bom período para se associar no trabalho e estabelecer projetos financeiros de longo prazo. Encontros poderosos numa viagem ou em eventos sociais aumentarão o seu prestígio, entre quarta e quinta. No amor, a fase será divertida e fértil. Se estiver só, aventure-se numa nova paixão, seu poder de conquista estará em alta! Numa relação já existente haverá mais cumplicidade e espaço para o prazer. 21/5 a 20/6 A sintonia com a sabedoria espiritual estará mais forte nesta semana, que promete maior tranquilidade e segurança emocional. Vênus em seu signo atrairá novos relacionamentos e marcará sua presença com muito brilho e simpatia nos eventos sociais. No amor, a segunda trará instabilidades. Mas a partir de terça, o prazer estará de volta. Se o coração estiver livre, o sábado trará chances para um novo envolvimento. Numa relação já assumida, aposte numa viagem a dois para intensificar a vida sexual.

Câncer

21/6 a 22/7 Gastos excessivos pedirão esforço extra para aumentar a receita. Aproveite uma oportunidade de negócio, na quarta, associações e parcerias serão positivas. Quarta, quinta e sábado trarão chances para o amor. Mas a fase ainda trará instabilidades na vida íntima. Diminua as expectativas se quiser evitar frustrações. Conversas com amigos, no fim de semana, impulsionarão mudanças e trarão mais segurança. Domingo gostoso para planejar uma nova viagem.

pode ajudar, procure-nos. Grupo Horizonte Belo - Rua Madre dos anjos, 29 - Primeiro de Maio Grupo Divina Providência - Rua Delso Renault, 51 - Aarão Reis

(31) 3224-7744

22/11 a 21/12 Emoções fortes marcarão o início da semana com a Lua em seu signo; aproveite para se cuidar com carinho e recuperar suas forças. A partir de quarta, os negócios estarão aquecidos. Poderão surgir oportunidades de trabalho ou de investimentos, entre quarta e quinta. Ideias criativas merecerão atenção na sexta. Prepare-se para um fim de semana animado, com muitos contatos e conversas interessantes. Domingo gostoso para arrumar a casa e organizar suas coisas.

Capricórnio

22/12 a 20/1 A semana começará com sensibilidade amplificada e ritmo lento. Talvez precise de mais tempo para descansar e descontrair. Aceite convite de amigos para se divertir na noite de terça. A entrada da Lua em seu signo inspirará planos de viagem e programas criativos para tornar a vida mais gostosa. Sexta e sábado prometem boas compras e contatos importantes de trabalho. Poderá surgir uma proposta sedutora para se associar num projeto financeiro. Aposte em novas ideias.

Aquário

Virgem

Peixes

23/8 a 22/9 Trâmites jurídicos e preparativos de viagem fluirão mais facilmente a partir desta semana. Aproveite a segunda e a terça para resolver assuntos de família. Quarta e quinta prometem clima quente na vida íntima. Um encontro inesperado ou uma surpresa do parceiro despertará fortes emoções. A sexta e o sábado serão de correria, com muitas tarefas a cumprir. Durante toda a semana, os relacionamentos profissionais estarão aquecidos. Poderá rolar proposta de trabalho.

Alcoólicos Anônimos

23/10 a 21/11 Assuntos financeiros ou divergências de valores poderão interferir no relacionamento íntimo, no início da semana. Aproveite a quarta e a quinta para conversar com o parceiro e esclarecer sua posição. Um encontro, nesta quinta, terá grandes chances de se transformar numa reação estável e importante em sua vida. Fim de semana gostoso para curtir a família e para receber amigos em casa. Vai rolar um clima mágico no amor, no domingo: use a imaginação para esquentar a vida íntima.

Leão

23/7 a 22/8 Sonhe alto! A semana promete oportunidades de expansão profissional. Bom período para pensar no plano de carreira e estabelecer metas financeiras. Até quinta, o foco no trabalho trará compensações. A partir de sexta, assuntos do coração falarão mais alto. Aproveite a passagem da Lua por sua área afetiva, neste fim de semana, para criar um clima carinhoso e envolvente na vida íntima. Uma conversa séria, na noite de sábado, trará mais segurança numa relação especial.

PROBLEMAS COM ALCOOLISMO?

23/9 a 22/10 A busca de respostas existenciais trará quietude e necessidade de intimidade, nesta semana. Mudanças virão para melhor. Bom momento para avaliar seus sentimentos e desejos. Vênus em harmonia com seu signo garantirá prestígio e estabilidade nos relacionamentos. Planos de viagem ou contatos com pessoas de outros lugares serão animadores. Sexta e sábado prometem clima divertido e chances para o amor. A vida sexual ficará mais intensa neste fim de semana.

21/1 a 19/2 A vida social será bem agitada nesta semana, que já começará com solicitações de amigos e contatos com pessoas de fora. Valores afetivos contarão mais do que os materiais. Mas precisará de melhor organização financeira para investir na casa e no seu conforto. A entrada da Lua em seu signo, na sexta, garantirá um fim de semana movimentado e divertido. O sábado promete encontros sedutores e chances para o amor. Aproveite para circular mais e ficar por dentro das novidades! 20/2 a 20/3 A semana começará com oportunidades financeiras. Aproveite a segunda e a terça para planejar a carreira e o seu futuro. A entrada de Mercúrio na sua área das comunicações acelerará contatos e atividades comerciais. Bom período para ampliar sua rede de relações, investir nos estudos e divulgar o seu trabalho. Um encontro na quarta produzirá mudanças positivas na sua maneira de encarar a vida. Tudo aberto apra um novo amor ou para iniciar uma fase mais gostosa na vida íntima.

ENTRETENIMENTO

21/3 a 20/4 Negócios e transações financeiras fluirão mais facilmente a partir desta semana. Aproveite a quarta para impulsionar um novo empreendimento ou para fazer uma conquista importante na posição atual. Sol e Júpiter sinalizam uma época de crescimento material e de ótimas perspectivas para o futuro. No amor, conversas mais sérias estabilizarão a relação. Fim de semana gostoso para viajar com o parceiro e também para curtir bons momentos com amigos leais.

Quando o legislador está acima da lei, por definição, não existe lei. Anônimo


12

ZN notĂ­cias - Abril de 2012

Leia nossa dica de paisagismo na pĂĄgina 10

Abril - 2012  

Jornal ZN Notícias - Informativo da Região Norte de BH - Edição de Abril de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you