Page 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Curso EFA – S -Tipo C Ficha de Trabalho n.º 3 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência UFCD: Redes de Informação e comunicação (STC – 5) Data: 16/04/2013 Nome: Jessica Vala Ganhão nº:11 Nome: Tatiana Filipa Leal Labandeira Ramos nº: 28

Fotografia Digital 1. Explique o que é a fotografia digital. Fotografia digital é toda imagem fotográfica obtida por meio de um sensor óptico associado a um processador eletrônico que a transforma em um arquivo de computador. O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória. As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de memória dispensando a intermediação do computador.

2. Refira as vantagens e desvantagens da fotografia digital relativamente à fotografia analógica. Vantagens     

Mais económicas, não temos de comprar rolos fotográficos e não precisamos de mandar revelar todas as fotos. Podemos guardar todas as fotografias que tiramos em formato digital. Poupamos dinheiro a não ter de revelar todas. Podemos ver as imagens antes que estas sejam reveladas. As máquinas de fotografia digital têm a capacidade de tirar fotos com melhor qualidade e fazer uma sequência de imagens.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Desvantagens     

O custo da aquisição de uma máquina de fotografia digital é mais elevado. Consome mais energia. A qualidade da fotografia é tão superior que os megapixéis ocupam muito espaço. A fotografia demora mais tempo a ser tirada porque necessita de ser focada As máquinas de fotografia digital são por vezes muita completas e difíceis de ser utilizadas.

3. Indique que tipos de máquinas fotográficas digitais existem e refira as suas diferentes características técnicas. Ultracompacta São câmeras super finas fáceis de transportar. Geralmente possuem 3x zoom e variam de 8 a 10 megapixels. Compacta São as câmeras mais comuns actualmente no mercado, pois possui um óptimo custo. Apesar de ser uma câmera limitada é simples de ser usada e não possui muitas funções. O zoom varia de 3x até 5x e vai de 8 até 12 megapixels.

Bridge ou Compacta Amadora


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

É uma câmera que faz uma “ponte” entre as compactas e as DSRLs (profissionais). As funções desta são basicamente igual a das compactas porém com recursos mais avançados, como regulação de obturador, tempo de exposição e a possibilidade de tirar fotos no formato RAW. Além disso essas câmeras possuem um zoom muito mais e possuem diversos acessórios, como lentes e flash externo.

DSRL Estas são as câmeras utilizadas por profissionais e por amadores avançados. DSLR significa, em inglês: Digital Single Lens Reflex. Nessas câmeras a luz que entra através da lente, é refletida em um espelho e transferida para uma tela de visualização. Podemos trocar as lentes utilizando uma variedade muito grande de lentes afim de obter diferentes efeitos e resultados.

Médio Formato Câmera com qualidade elevadíssima e custo elevado, equipada com um sensor digital mais avançado. As fotos que produz têm bastante qualidade.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

4. Dê a sua opinião sobre o seguinte texto: “Hoje em dia qualquer pessoa tem uma máquina fotográfica, mas quem gostar de fotografar mais a sério tem de se esforçar mais para compreender tanto a máquina como as técnicas fotográficas. É ai que reside o problema, com a facilidade em fotografar com as máquinas digitais, começou a surgir uma ideia errada que se traduz nisto: tendo uma boa máquina fotográfica podemos fazer boas fotografias.” No nosso grupo depois de falarmos e discutirmos o texto chegamos a conclusão que temos a mesma opinião. Ambas gostamos de fotografia, como ao longo do tempo fomos experimentado varias máquinas sabemos as diferenças entre utilizar uma simples máquina compacta ou uma máquina DRSL, concordamos que as DRSL tem uma grande nitidez de imagem e uma qualidade. Também concordamos que tem sido difícil adaptarmos com as DRSL, por terem muitas funcionalidades distintas para cada tipo fotografia, como algo em movimento. Apesar de levar algum tempo e pratica ate aprendermos a trabalhar bem com a máquina não significa que quem tem uma máquina DRSL saiba tirar uma boa fotografia. 5. Encontre 10 páginas/blogues sobre fotografia digital e refira-os usando a webgrafia. http://oalfaiatelisboeta.blogspot.pt/ http://www.deviantart.com/

http://o-meu-olhar-fotografia.blogspot.pt/ http://brunoguimaraes.com.br/blog/´ http://www.andreaalvesfotografia.com.br/blog/ http://ricardocintra.com/blog/ http://blog.mesquitafotografia.com.br/ http://olhares.sapo.pt

Http://500px.com/popular http://onebigphoto.com


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

6. Pesquisar sobre programas de tratamento/edição de fotografia digital. Photoscape PhotoScape é capaz, saiba que ele reúne ferramentas de edição individual ou em massa, captura de tela, visualização, combinação, impressão, conversão e até criação de animações GIF, organizadas de uma maneira prática e voltada para atender todos os tipos de usuários. Original.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Distorcer


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Negativo

Ficha numero 3  
Ficha numero 3  

Fotografia Digital

Advertisement