Zimbro Março 2014

Page 53

Da esquerda para a direita - Pedro Rocha e Carlos Grazina, Projecto Raízes

as sementes das variedades locais e regionais em Modo de Produção Biológico com Sede em Vila Nova de Gaia trocadas e preservadas. Onde cresci, crescia eu e de tudo um pouco. Depois cresceram os prédios onde vivem pessoas tão afastadas da realidade dos pequenos produtores que poucos conseguem perceber a sua importância. De facto muita coisa mudou desde 1976 e em 2006 inspirado pela memória de infância iniciei o Projecto Raízes para reavivar um conceito cada vez mais perdido. Fazer agricultura de proximidade, em pequena escala, apostando na variedade e qualidade em deterimento da quantidade e pouca qualidade. Para isso foi preparada uma candidatura ao Proder e criada a Raízes, empresa de produção de hortícolas

Em conjunto com o meu sócio Carlos Grazina temos vindo a desenvolver o nosso projecto agrícola. Criamos uma empresa, investimos, trabalhamos, fazemos distribuição para lojistas, restaurantes, hoteis, entregas ao domicilio, mercados e ainda criamos um grupo de consumidores que nos apoia directamente garantindo o escoamento de parte da produção e que chamamos de AMAP (Associação para a Manutenção da Agricultura de Proximidade). Para além de tudo isso, organizamos eventos, somos convidados a participar em coloquios, ir à Rádio, à TV, a dar entrevistas e também a escrever artigos como este. Tudo isto fazemos e muito mais faremos e queremos fazer.

ZIMBRO - MARÇO 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.