Issuu on Google+


Abutre preto 

O abutre é uma ave de rapina.

Nome científico aeglypius monachu. Pertence à família dos Accipitridae.


Abutre preto 

 

É a maior ave de rapina da europa, atingindo os 98–120 cm de comprimento e uma impressionante envergadura de asas de 268–310 cm. Os maiores indivíduos atingem os 13,5 kg de peso.

Gosta de se alimentar animais mortos que se encontram no chão - necrófago. Usa as correntes de ar para planar. Chega a viver trinta anos em cativeiro.


Abutre preto 

A plumagem é preta-acastanhada quase uniforme em todo o corpo. Tal como acontece na maioria das espécies de abutre, a cabeça não tem penas, estando coberta por uma penugem de cor clara, com partes pretas ao redor dos olhos e no pescoço. O bico é castanho, com cera cinzento-azulado. As patas são cinzentas.


Abutre preto 

O abutre-preto tem como habitat de nidificação zonas florestadas com bastante relevo. Na Península Ibérica nidifica a altitudes entre os 300 e os 1900m.

Encontra-se em vias de extinção em Portugal, desde os anos 70.

As zonas fronteiriças são as melhores para observar o abutre-preto: Trás-os-Montes – por vezes, alguns exemplares são avistados perto de Miranda do Douro Beira interior – a zona onde é observado com mais frequência é o Tejo Internacional.Também a zona de Vilar Formoso e a serra da Malcata (neste último local a espécie nidificou em anos recentes) são locais onde as probabilidades são boas. Mais raramente, aparece na serra da Estrela. Alentejo – as melhores zonas de observação do abutre-preto são as regiões de Marvão eBarrancos, assim como a zona de Mértola. Embora irregularmente, é avistado nas Planícies de Castro Verde. Algarve – nesta região, a presença da espécie é escassa. Durante o Outono, algunsexemplares podem acompanhar os bandos de grifos que são observados na zona de Sagres ou perto do Cabo de São Vicente.


Abutre preto 

Os abutres-pretos maturam ente os 3 e os 6 anos de idade, após o que formam casais estáveis que podem durar muitos anos. O período reprodutor desta espécie é extremamente longo, começando logo em finais de Janeiro com a construção ou arranjos dos ninhos. Entre Fevereiro e Abril ocorrem as posturas, que são quase sempre compostas por um ovo apenas (observam-se 2 ovos em menos de 1% dos casos). O período de incubação dura 54-56 dias e as crias, depois de eclodirem, demoram 95-120 dias até se tornarem independentes.


Abutre preto Fontes: 

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abutre-preto Aves de Portugal: http://www.avesdeportugal.info/aegmon.html Projecto "Habitat Abutre-preto e Lince-Ibéricoves de Portugal: http://habitatlinceabutre.lpn.pt/Homepage/Abutrepreto/Content.aspx?tabid=2388&code=pt Salvem o abutre: https ://www.youtube.com/watch?v=9T6s3v4CEFg


Abutre