Issuu on Google+

A vida na idade mĂŠdia

6-5-2012

DIOGO


ÍND ICE

   

3. INTRODUçÃO

Click to edit Master text styles 4. CLERO Second level 5. CAVALEIROS

Third level 6. TORNEIOS MEDIEVAIS Fourth level

7. POVO Fifth level: CAMPONESES 8. TRABALHO NO CAMPO

9. BURGUESIA

10. ALMOCREVE

11. VESTUÁRIO

12. VESTUÁRIO 2

13. CURIOSIDADE

14. FONTES


Intr odu ção

  

 

A IdadetoMédia situa-se entre o século V e o século XV. Click edit Master text styles Second level Havia três classes principais que equivaliam a três Third level

actividades distintas: os que rezam, os que Fourth level Fifth level combatem e os que trabalham:  o Clero: sacerdotes, monges, frades, bispos e cardeais, a Nobreza: os senhores fidalgos, os cavaleiros, e o povo: camponeses, artífices, comerciantes, burgueses, almocreves, etc.


cler o Na o clero privilégio e prestígio na  época ClickdatoIdade editMédia, Master texttinha styles sociedade feudal, porque diziam fazer ligação entre Deus e os Second level seres humanos. Os monges nos mosteiros rurais acumulavam Third level funções, pregavam e celebravam cultos, ajudavam os Fourth level necessitados, Fifth level ajudavam no campo e compilavam obras. Alguns viviam em minúsculos mosteiros, outros conheciam o luxo das catedrais e dos grandes centros de peregrinação. Nenhum monge tinha bens próprios. As terras e casas o­nde viviam e a roupa e objectos que utilizavam pertenciam à Igreja.  


CA VAL EIR OS

Os nobres que combatiam eram os homens de guerra e tinham por missão garantir a paz. Eram uma elite guerreira e tinham um importante estatuto na sociedade. A guerra podia começar a qualquer momento. Por isso, era preciso estarem bem preparados e treinavam muito. Os cavaleiros, soldados de classe elevada, tinham muitos armas como espadas, machados, maças ou lanças. Estas últimas chegavam a medir quatro metros e meio. Usavam uma armadura que pesava mais de dez quilos, pelo que podia levar uma hora a vestir. Quando um cavaleiro usava uma armadura completa, ficava irreconhecível. Por isso, cada um decorava o seu escudo ou armadura com o seu símbolo ou brasão.  

Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level


TO RN EIO S ME DIE VAI S

Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level

Naquele tempo, havia muitos torneios de cavalaria e os seus vencedores ganhavam valiosos prémios em dinheiro, cavalos e armaduras. Havia sempre uma grande multidão a ver os combates entre os cavaleiros. Alguns eram verdadeiros heróis e combatiam de castelo em castelo.


PO VO : ca mp one ses  A maior parte das pessoas eram camponeses  Click to edit Master text pobres. Cultivavam a terra e trabalhavam para  Second level um pequeno número de grandes proprietários  Third level de terras, que eram também chefes militares,  Fourth level geralmente cavaleiros. Em contrapartida, estes  Fifth level davam-lhes proteção contra os ataques  inimigos. Viviam em pequenas habitações construídas  em torno do castelo, as condições de vida não  eram as melhores. Num pequeno  compartimento, coabitavam o camponês, a sua  família, os animais e os utensílios.  A sua alimentação era pobre e comiam pão de  castanhas e cereais com cebola ou toucinho.  Em dias especiais comiam ovos, carne e queijo.

styles


TR AB AL HO NO CA MP O

 

De solto a sol, trabalhadores executavam as Click editosMaster text styles árduas Secondtarefas level agrícolas e faziam a recolha de provisões. Third level Nos celeiros, eram armazenadas as colheitas, Fourth level a lenha, os ovos e a farinha. Os Fifth level camponeses deviam entregar à Igreja um dízimo, ou seja, um décimo daquilo que produziam. Muitos tinham ainda de fornecer alimentos ao senhor feudal. Tratava-se de uma espécie de renda em que o pagamento era em géneros e não em dinheiro.


BU RG UE SIA

 

Com desenvolvimento do comércio Clickoto edit Master text styles externo apareceu uma nova classe social de comerciantes Second level e mercadores : a burguesia. Third level Fourth level Ficaram muito ricos, mas com as suas viagens Fifth level deram a conhecer novos mundos.


al mo cre ve

 

Os almocreves eram vendedores Click to edit Master text styles ambulantes que andavam no seu país de feira em feira para Second level venderem Third level os seus produtos.  Fourth level Fifth level


VE ST UÁ RIO

No início as roupas eram feitas em casa. As famílias Click to edit Master text styles criavam ovelhas e cultivavam o linho. Second level Third levelas cidades começaram a crescer, Quando Fourth level apareceram as primeiras lojas de roupa, dirigidas Fifth level por tecelões, alfaiates, remendões e outros artesões que faziam roupas. As mulheres começaram a usar vestidos compridos e justos no busto. Os homens vestiam calções soltos debaixo da túnica, além de vários tipos de coberturas para as pernas.


Ves tuá rio 2

 

As roupas dominantes tinham muitos enfeites e Click to das editclasses Master text styles acessórios, como botões e cintos ornamentados com Second pedrarias.level Os tecidos variavam de acordo com a classe Third social.level Fourth level As tinham armários cheios de magníficos vestidos, Fifthrainhas level muitos deles bordados a ouro e pedras preciosas. Os reis também se vestiam luxuosamente. Os nobres vestiam seda e enfeitavam suas roupas com peles valiosas. Os membros do clero usavam trajes próprios dessa ordem. Os dominicanos, por exemplo, vestiam um hábito branco. Os Franciscanos vestiam um hábito castanho. O clero tinha vestuário próprio para as diferentes cerimónias religiosas.


CU RIO SID AD E Na Idade Média os médicos usavam um avental escuro, e, muitas vezes, luvas, máscara em forma de bico e chapéu. Mas a higiene não era o forte Second level deles! Isso level porque ainda não se sabia que a falta de Third limpeza era um fator de transmissão de doenças. Fourth level Assim, um médico que usasse um avental bem sujo Fifth level era o melhor pois a quantidade de manchas na sua roupa mostrava que ele já tinha tratado muitos pacientes e, por isso, era muito experiente. Só no século XIX,é que se descobriu a importância da higiene para se evitar doenças. Os médicos passaram então a usar batas brancas e limpas.

Click to edit Master text styles


FO NT ES

  

http://www.cm-castromarim.pt/site/index.php? Click to edit Master text styles Second level http://idademedia.wetpaint.com/page/vestu%C Third level Fourth level http://www.educacional.com.br/alunos58/min Fifth level


obr iga do

ďƒ’

Click to que Espero edit tenham Master text gostado. styles Second level Third level Fourth level Fifth level


idade media