Issuu on Google+

Zeta Amaltea. Visite a nossa página web: www.amaltea.com

G ES TÃ O I N TEL I G EN TE D E A QU Í F ERO S : C A S O P RÁ TI C O Estabelecimento das normas de autorização de concessões das unidades hidrogeológicas do Baixo Jalón Cliente: Direção de Obras Hidráulicas e Qualidade das Águas, Ministério do Ambiente, Espanha, 2005 Ano: 2005 Tecnologia aplicada: - Monitorização e caracterização de aquíferos - Caracterização do fluxo subterrâneo

Zeta Amaltea oferece soluções optimizadas baseadas na integração de tecnologias avançadas e o conhecimento biofísico dos sistemas naturais.

Situação inicial: O desenvolvimento socioeconómico da zona do Baixo Jalón, baseado principalmente na extracção de água subterrânea dos seus aquíferos, poderia revelar-se insustentável devido ao controlo insuficiente dos direitos de utilização das águas subterrâneas e à avaliação pouco precisa das extracções realizadas. Objectivos: Definir um conjunto de normas para o licenciamento das concessões de água subterrânea, baseado no conhecimento do estado quantitativo e qualitativo real dos aquíferos e das necessidades ambientais. Trabalhos realizados: Para o desenvolvimento do estudo, levaram-se a cabo as seguintes actividades: • Caracterização da exploração através de controles in situ • Digitalização das superfícies regadas e origem da água • Modulação da procura de água • Medição de níveis e caudais. Adaptação de secções de calibre automático em bacias hidrográficas piloto para avaliar a escorrência superficial

Como parceiro de negócio ou como provedor de tecnologia podemos sempre oferecer várias alternativas para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente.

Elaboração de um modelo geológico tridimensional dos aquíferos presentes, como base para o modelo de fluxo • Análises geoquímicas e isotópicas do ciclo da água como ferramenta de apoio para reconhecer e quantificar os seus distintos componentes e a sua evolução temporal. • Modelação matemática das águas subterrâneas: balanço hidrometereológico, avaliação de escorrências, simulação do fluxo de água subterrânea e sua relação com as massas de água superficiais.

Zeta Amaltea s.l. • carlos marx, 4 • zaragoza 50004 •spain • +34 976 22 30 44


Zeta Amaltea. Visite a nosssa web: www.amaltea.com

IMP A CTO DOS S ECTORES P RODUCTIV OS NO REC URS O “ Á G UA ” : Estudo do efeito causado pelos nitratos procedentes da agricultura nos aquíferos da Rioja e Delimitação de zonas vulneráveis Cliente: Governo do La Rioja, España Ano: 2001 Tecnología aplicada: - Análise de dados - Tratamento cartográfico - SIG

Zeta Amaltea oferece

soluções optimizadas baseadas na integração de tecnologias avançadas e o conhecimento biofísico dos sistemas naturais. Como parceiro de negócio ou como provedor de tecnologia podemos sempre oferecer várias alternativas para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente.

Objectivos: Análise e tratamento da informação analítica e hidrogeológica disponível para o âmbito geográfico da Rioja, no que diz respeito ao teor de nitratos das águas subterrâneas, com o objectivo de elaborar uma proposta fundamentada de delimitação e declaração de zonas vulneráveis considerando os requisitos da Directiva de Nitratos (91/676/EEC). Trabalhos realizados: Os objectivos abordados neste trabalho estão dirigidos à valorização dos resultados obtidos pela rede de monitorização: Caracterização no campo dos pontos da rede de monitorização, identificando o seu contexto hidrogeológico e a pressão agrícola da área de influencia, com o objectivo de valorizar a sua representatividade.  Análise e tratamento de dados. Compreende os trabalhos de homogeneização das bases de dados da informação compilada e da produzida no trabalho de actualizaçao de inventário. São feitos estudos hidroquímicos da cada aquífero tendo por base os estudos realizados anteriormente e reinterpretando o conjunto; estes estudos valorizam as distribuições espaciais (propagação) e temporais (tendências) em função do funcionamento hidrodinâmico e das práticas agrárias Tratamento cartográfico e SIG. Tratamento cartográfico y SIG. Criação da Infra-estrutura de dados espaciais, baseada nas geodatabases integradas por informação tabular (dados de inventário, usos do solo, etc.) e de séries de tempo (séries de níveis piezométricos e séries multivariantes de dados analíticos).

Zeta Amaltea s.l. • carlos marx, 4 • zaragoza 50004 •spain • +34 976 22 30 44


Zeta Amaltea. Visite a nossa página web: www.amaltea.com

D ES EN V O L V I M EN TO I N TEG RA L D A S B A C I A S H I D RO G RÁ F I C A S : C A S O P RÁ TI C O Projecto binacional de ordenaçao, gestao e desenvolvimento de Catamauo – Chira (Equador – Perú) Cliente: Agência Espanhola de Cooperação internacional – Ministério do Meio Ambiente Ano: 2003-2006 Tecnología aplicada: - Analisis de datos - GIS

Zeta Amaltea oferece soluções optimizadas baseadas na integração de tecnologias avançadas e o conhecimento biofísico dos sistemas naturais. Como parceiro de negócio ou como provedor de tecnologia podemos sempre oferecer várias alternativas para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente.

Objectivos: O objectivo principal deste projecto é desenvolver as bases para a gestão integral da bacia hidrográfica binacional Catamayo-Chira, superando disfunções identificadas na gestão dos recursos hídricos, consequência directa ou indirecta do modelo de ocupação do território. Esta gestão integral inclui não só os recursos hídricos mas também os outros recursos naturais renováveis que lhes estão associados. Além disso, esta abordagem envolve o planeamento e a implementação de medidas para a formação técnica da população e o desenvolvimento de actividades produtivas que tenham em consideração as características de cada área, com o objectivo de promover um modelo de desenvolvimento sustentável. A caracterização da bacia é feita considerando a planificação e aproveitamento dos recursos hídricos, em estreita relação com a protecção e conservação do meio ambiente. Através deste projecto, constitui-se a base técnica necessária para a ordenação dos recursos e sobre a qual se apoiarão as directrizes para futuras actuações em matéria de política hidráulica e de aproveitamento de outros recursos naturais, que levarão a cabo as diferentes instituições de cada país (Equador e Perú) e o Organismo de Gestão da bacia hidrográfica binacional. Desta forma, estão contemplados aspectos políticos, institucionais, legais e regulamentares, além dos de carácter técnico geral. Trabalhos realizados:

• Planeamento dos trabalhos a realizar para o desenvolvimento do plano de gestão e desenvolvimento integral • Elaboração de especificações técnicas para a contratação do trabalho de caracterização e desenvolvimento do plano integrado das bacias hidrográficas através de concurso internacional • Pre-estabelecimento de parcerias de colaboração e convénios inter-institucionais • Assessoria na avaliação de ofertas de concursos públicos • Análise de documentos, estudos e projectos contratados • Desenho de redes de controlo hidrometeorológico na bacia hidrográfica binacional e do plano de investigação hidrogeológica • Assessoria para a elaboração do projecto de directrizes de planificação.

Zeta Amaltea s.l. • carlos marx, 4 • zaragoza 50004 •spain • +34 976 22 30 44


Zeta Amaltea. Visite a nossa página web: www.amaltea.com

D ES EN V O L V I M EN TO I N TEG RA L D A S B A C I A S H I D RO G RÁ F I C A S : C A S O P RÁ TI C O Trabalhos de apoio à implantaçao da DMA na bacia Hidrográfica do EBRO

Cliente: Ministério do Ambiente Año: 2005 Tecnologia aplicada: - Analisis de datos - GIS

Objectivos: O objetivo deste projecto é fornecer apoio técnico à Administração Hidráulica nas tarefas decorrentes da aplicação da Directiva Quadro da Água (DQA) (2000/60/CE) na bacia hidrográfica do rio Ebro, em particular no que diz respeito ás seguintes secções: • Artigo 5º- Caracterização, análise de pressões e impactos e análise económica da água • Artigo 6º- Registro de zonas protegidas Trabalhos realizados:

Zeta Amaltea oferece soluções optimizadas baseadas na integração de tecnologias avançadas e o conhecimento biofísico dos sistemas naturais. Como parceiro de negócio ou como provedor de tecnologia podemos sempre oferecer várias alternativas para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente.

O desenvolvimento deste trabalho formalizou-se através de uma UTE entre Zeta Amaltea e URS. Seguindo as indicações da DQA, levaram-se a cabo as seguintes actividades para a elaboração do relatório da bacia hidrográfica do rio Ebro: • Identificação, delimitação e caracterização das massas de água da bacia hidrográfica • Estabelecimento de mecanismos para avaliar o estado das massas de água em função dos indicadores de qualidade • Estudo das repercussões da actividade humana sobre as massas de água e delimitação do estado que se mede posteriormente nas redes de monitorização. Desta análise resulta uma avaliação de risco considerando que cada uma das massas de água não alcance os objectivos ambientais previstos na Directiva • Análise económica da importância da água na bacia hidrográfica, tanto em termos globais como para cada um dos diferentes sectores de actividade: abastecimento, usos agropecuários, indústria, energia e turismo. Dado que uma das indicações da Directiva é o fomento da participação pública no processo de planificação, foram levadas a cabo reuniões de trabalho em todas as Comunidades Autónomas envolvidas e coordenadas reuniões na Confederação Hidrográfica do Ebro para mostrar os avanços do projecto de maneira progressiva e responder ao conhecimento territorial de cada Administração. Resultados obtidos: Para dar um tratamento adequado à grande quantidade de informação trabalhada e coordenar as contribuições de um grupo grande de participantes e interessados, foi construído um sistema de informação denominado DMA-Ebro, no qual se recolhe de forma sistemática e ordenada todo o banco dados utilizados e no qual se foi documentando as sucessivas e progressivas actualizações. O modelo de dados segue as recomendações do documento guia sobre SIG elaborado pela Comissão Europeia e pela Directiva INSPIRE.

Zeta Amaltea s.l. • carlos marx, 4 • zaragoza 50004 •spain • +34 976 22 30 44


Zeta Amaltea. Visite a nossa página web: www.amaltea.com

H ID RO LO G IA A P LIC A D A Á S INF RA -ES TRUTURA S : C A S O P RÁ TI C O Estudio hidrogeológica da envolvente da barragem de Yesa

Cliente: Confederação hidrográfica do Ebro Ano: 2007 Tecnologia aplicada: - Analisis de datos - Modflow - Simulação

Zeta Amaltea oferece soluções optimizadas baseadas na integração de tecnologias avançadas e o conhecimento biofísico dos sistemas naturais. Como parceiro de negócio ou como provedor de tecnologia podemos sempre oferecer várias alternativas para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente.

Objectivos: Realizar um estudo de caracterização da envolvente da barragem de Yesa para determinar a sua permeabilidade e avaliar as possíveis infiltrações que poderiam ocorrer como consequência das obras projectadas para o realargamento da barragem Trabalhos realizados:

O estudo foi realizado em duas fases: • Fase 1: Caracterização da permeabilidade do maciço rochoso. O pilar da barragem assenta sobre materiais do flysch eoceno, o que representa um meio heterogéneo e com uma marcada anisotropia. A caracterização adequada da anisotropia desempenha um papel fundamental na gestão dos fluxos subterrâneos, e como consequência, das possíveis infiltrações da barragem. Os testes realizados incluíram um ensaio de bombeamento, com registro de descida dos distintos piezómetros, e testes de injecção. • Fase 2: Modelação do fluxo subterrâneo através de um modelo matemático de diferenças finitas (Modflow). Em primeiro lugar modelou-se a situação real da barragem, da qual se dispõe de elementos de calibração (cotas piezométricas). Posteriormente realizou-se uma simulação considerando as condições impostas pela nova barragem, a fim de estimar as fugas para as diferentes cotas de enchimento da barragem e gerindo diferentes hipóteses de distribuição dos parâmetros hidrodinâmicos.

Zeta Amaltea s.l. • carlos marx, 4 • zaragoza 50004 •spain • +34 976 22 30 44


Zeta Amaltea. Visite a nossa página web: www.amaltea.com

H ID RO LO G IA A P LIC A D A Á S INF RA -ES TRUTURA S : C A S O P RÁ TI C O Avaliação dos efeitos sobre o regime do fluxo subterrâneo do túnel L.A.V entre Sants e La Sagrera (Barcelona) Cliente: INTECSA-INARSA Ano: 2007 Tecnologia aplicada: - Analisis de datos - Modflow - Simulação

Zeta Amaltea oferece soluções optimizadas baseadas na integração de tecnologias avançadas e o conhecimento biofísico dos sistemas naturais. Como parceiro de negócio ou como provedor de tecnologia podemos sempre oferecer várias alternativas para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente.

Objectivos: Definir um modelo hidrogeológico que permita avaliar o impacto das obras do túnel da Linha de Alta Velocidade entre as estações de Sants e La Sagrera, situadas na área metropolitana de Barcelona, sobre o regime de fluxo subterrâneo Trabalhos realizados:

O modelo pretendeu abranger o aquífero da planície de Barcelona, entre os rios Besos e Llobregat, a duas escalas distintas: Primeiro a uma escala macro, para avaliar o comportamento do aquífero cujo alongamento perpendicular ao fluxo é de cerca de 14 km e uma dimensão paralela ao fluxo de cerca de 5 a 12 km. Depois a uma escala micro de forma a avaliar o impacto da obra, cujos elementos característicos, como as telas, têm uma dimensão longitudinal máxima de várias centenas de metros. Realizou-se uma discretização espacial de acordo com a resolução requerida, dando ás câmaras mais distantes do túnel uma dimensão máxima de 250 m X 250 m e reduzindo progressivamente o tamanho da câmara em torno da estrutura até alcançar umas dimensões mínimas de 10 m X 50 m, o que permitiu uma adequada representação geométrica da estrutura. Uma vez validado o modelo conceptual em estado estacionário, o mesmo foi calibrado em regime transitório para a situação pré operacional. Posteriormente para simular a situação pós operacional, introduziu-se a infraestrutura do túnel nas câmaras correspondentes e a infra-estrutura com os seus trechos de tela, aos quais se re-atribuíram os parâmetros hidrodinâmicos, nos nós adequados. Realizadas as simulações pré e pós operacionais, calculou-se a diferença na posição do nível piezométrico entre ambas, como indicador do efeito barreira que a inclusão da infra-estrutura teria sobre o meio subterrâneo.

Zeta Amaltea s.l. • carlos marx, 4 • zaragoza 50004 •spain • +34 976 22 30 44


Zeta Amaltea. Visite a nossa página web: www.amaltea.com

S ERV IC IO S A M B IEN TA IS D O S EC O S S IS TEM A S A QUÁ TIC O S : C A S O P RÁ TI C O Caracterização da fauna hiporreica na zona de transiçao entre as águas subterrâneas e a lagoa de Chiprana (Zaragoza) Cliente: Confederação Hidrográfica do Ebro Ano: 2009 Tecnologia aplicada: - Analisis de datos

Zeta Amaltea oferece soluções optimizadas baseadas na integração de tecnologias avançadas e o conhecimento biofísico dos sistemas naturais. Como parceiro de negócio ou como provedor de tecnologia podemos sempre oferecer várias alternativas para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente.

Situação: A zona hiporreica alberga um ecotono com uma fauna própria (estigofauna) e uma notável actividade bacteriana que acelera a transformação de nutrientes. Esta capacidade autodepuradora reduz a concentração de certos contaminantes: metais pesados, insecticidas e nutrientes e cumpre um importante papel na manutenção da qualidade da água superficial e subterrânea. Objectivos: O objectivo principal deste projecto era a aplicação dos conhecimentos da caracterização da fauna hiporreica como bio-indicador para a restauração ambiental dos ecossistemas de transição entre águas subterrâneas e lagoas ou zonas húmidas, a fim de entender o seu correcto funcionamento ecológico e utilizá-lo como ferramenta de apoio à elaboração das medidas de gestão e protecção adequadas dos ecossistemas fluviais. Por outro lado, pretendia-se clarificar os complexos processos físicoquímicos e biológicos que afectam os distintos tipos de contaminantes ao longo da zona de transição e determinar o possível impacto que as actividades humanas podem ter sobre a sua capacidade funcional. Trabalhos realizados:

O estudo da eficácia do ecótono e a determinação do seu estado ecológico requerem a aplicação de técnicas de hidrogeologia e limnologia. Em concreto, realizaram- se as seguintes acções: • Identificação de zonas nas quais existem indícios de processos activos de redução • Caracterização da dinâmica de interacção entre as águas superficiais e as subterrâneas • Caracterização da fauna hiporreica • Avaliação do efeito da interacção entre a Lagoa e o aquífero no ecosistema, através dos valores hidromorfológicos, fisicoquímicos e biológicos • Avaliação do consumo de azoto e fósforo e da mobilização de certos metais.

Zeta Amaltea s.l. • carlos marx, 4 • zaragoza 50004 •spain • +34 976 22 30 44


Casos prácticos. Portuguese