Revista Zero15 - 1a Edição

Page 18

Num mundo entre o esporte e projetos sociais, Adhemar Ferreira de Camargo tem experiência de sobra para tocar o “Bom de Bola, bom de escola” em Porto Feliz. Ele administra três escolas, filhos, carreira e dá pitacos no futebol nacional e alemão. Mesmo sem ter nascido em Porto Feliz, ele é considerado “Prata da Casa”. Hoje, nosso bate-papo é com esse grande jogador.

Adhemar, você teve uma fase de ínicio de carreira entre a convivência com drogas e depois com o esporte. O que te levou a buscar esse caminho? Você foi salvo pelo esporte? No meu caso, a busca pelo caminho errado foi principalmente pela curiosidade de adolescente, que depois gera sérias consequências. Fui salvo por Jesus, mas também não dá para ser um atleta, conciliar esportes e drogas. A mensagem que passo dessa minha experiência é: “A diferença entre o sábio e o inteligente é que o inteligente aprende quebrando a cara, e o sábio aprende com o erros dos outros.” Então, uma criança ou adolescente pode ver que está cheio de exemplos por aí de gente que quebrou a cara por causa das drogas. Ele tem que ter sabedoria pra nunca nem pensar em entrar numa dessa.

Quem te incentivou a jogar bola?

Meu pai. Ele é meu grande incentivador. Teve vários treinadores que me ajudaram bastante, mas é muito da força de vontade individual. Você foi “descoberto” aos 28 anos, quando jogava no São Caetano. Você começou a jogar bola profissionalmente tarde ? Ou foi descoberto tarde pela mídia ? Fui descoberto tarde pela mídia, pois jogo bola desde 3 anos de idade. A mídia é um fator essencial pra carreira de qualquer jogador, e quando acho que o jogador diz que não dará entrevista, o único que perde é o próprio jogador. Os meios de comunicação irão existir mesmo sem o jogador, quem perde é só ele.

Acha que teria sido diferente caso tivesse sido descoberto antes? Teria sido diferente, pois eu teria enfiado uma Ferrari no poste.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.