Page 1

P a r t i d o

Jornal de

Prestação de Contas Preserve o meio ambiente, não jogue este impresso em vias públicas

V i n h e d o

dos Mandatos dos Vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto

Dezembro 2014

Com Rodrigo e Valdir, CPI da Saúde ajuda na reabertura da Santa Casa Ruptura do Convênio da Prefeitura com o Hospital foi irregular Após 8 meses de trabalho, o relatório inal foi aprovado por unanimidade já tendo sido colocadas em prática pelo Governo algumas propostas.

Página 4

meio Ambiente - P3

Opinião

Foto: JS

Os vereadores trabalharam na defesa do meio ambiente e sugeriram soluções para a crise hídrica. Preservar a Fazenda Cachoeira é um objetivo.

Editorial Vereadores venceram diiculdades e perseguições, superaram desaios e apresentaram ações concretas de seus Mandatos, com sugestões e propostas.

Saúde - P5

Resgate Municipal sucateado Constatado sucateamento do Resgate Municipal pela CPI da Saúde. Um inquérito foi aberto pelo Ministério Público do Trabalho para investigar a negligência.

Eleições Limpas Promovida pela candidatura do PSOL, campanha ganhou respeito dos concorrentes que aderiram à ideia e não izeram “forração” nas ruas.

Cortes e Prioridades

Novo Prefeito Após renúncia do ex-prefeito que poderia ser cassado, Rodrigo e Valdir entregaram documento com algumas reivindicações ao novo chefe do Poder Executivo.

Eleita nova mesa diretiva da Câmara Com eleição da nova mesa diretiva da Câmara, principal desafio será a independência do Poder Legislativo. Balanço dos dois primeiros anos é negativo.

Página 2

facebook.com/rodrigopaixao facebook.com/mandatovaldir.barreto

Planejamento - P6 A Prefeitura falou em crise inanceira, cortou serviços e fez gastos desnecessários com enfeites de Natal.

Educação - P7

mandatos em ação - P8

Conquista

Resultados

Prefeitura acatou sugestão dos vereadores para ampliar o debate sobre o Plano Municipal de Educação. Foco será Educação Pública Democrática de Qualidade.

Ações nas áreas de habitação, cultura, esporte, obras, acessibilidade, eventos, segurança, promoção social e serviço público, estão entre os diversos trabalhos. (19) 3826.7241 (19) 3826.7740


P a r t i d o

2 V i n h e d o

Opinião Além de veriicar problemas e apontar soluções, a preocupação com o futuro da cidade orientou os trabalhos com o acompanhamento de obras, presença junto à população, denúncias de irregularidades e elaboração de projetos. Muitas cobranças em relação ao transporte coletivo, ao planejamento urbano, ao saneamento básico e ao abastecimento de água izeram parte do dia-a-dia de Rodrigo e Valdir. A defesa do patrimônio histórico e cultural se somou à luta pela preservação da Fazenda Cachoeira. Na saúde, o objetivo era ter o hospital funcionando. Neste sentido, a CPI da Saúde foi fundamental para que a Santa Casa saísse do leito de morte. Destaque para os funcionários, que mantiveram as portas abertas mesmo sem receber salário. A CPI revelou que o Resgate está sucateado, já que o governo municipal não tomou

eleições limpas as eleições de 2014, o PSOL cresceu em todo o Brasil, tendo papel central, em Vinhedo com a proposta de uma “Campanha Limpa”. Sem carro de som, cavaletes e forração de “santinhos”, mostrou que é possível divulgar um candidato e seu programa, sem poluição. Com isso,

N

conquistou a adesão de outros candidatos da cidade. Com investimento baixo, Thiago Carandina foi candidato a Deputado Estadual e obteve uma votação expressiva. Sua campanha foi pautada pela simplicidade e transparência, mostrando, na prática, que é possível construir uma nova política.

nenhuma atitude concreta para reverter a situação. Na Educação, o grande esforço se deu em torno da votação do Plano Municipal de Educação (PME). Rodrigo Paixão e Valdir Barreto mostraram questões essenciais para a melhoria das condições da Rede Municipal de Ensino. Também deram respostas concretas na solução de problemas, ainal, foram constantemente procurados por cidadãos violados em seus direitos. A garantia é um trabalho intenso dos vereadores do PSOL na defesa da população. Candidatos ’de fora‘ sujaram as ruas, ainda assim, Campanha Limpa deu certo e poluição foi menor que em outros anos

Novo prefeito em Vinhedo Em 29 de março de 2014, o ex-prefeito, Milton Seraim, renunciou ao mandato para não ser cassado. Em abril de 2014, em reunião realizada na Prefeitura, os vereadores Rodrigo Paixão e Valdir

Barreto entregaram para o novo prefeito, Jaime Cruz, um documento com as reivindicações da Bancada. Entre as demandas estavam tópicos como a apuração do mau uso do dinheiro

público, valorização dos artistas locais, garantia de transporte público acessível entre outras propostas, num total de 20, que vem sendo debatidas desde quando os vereadores assumiram o mandato.

Nova mesa diretiva da Câmara é eleita em sessão polêmica Na última sessão legislativa do ano foi eleita a Mesa Diretiva, sendo vitoriosa a chapa da situação por 9 votos a 6. Esta Sessão foi marcada pelo ato criminoso de um sócio de um “jornal” de Louveira. Ocorreram manifestações populares e choques de opiniões de grupos que representam de um lado o continuísmo e, de outro, a independência facebook.com/rodrigopaixao facebook.com/mandatovaldir.barreto

do legislativo. Durante o período pré-eleitoral, os vereadores do PSOL apresentaram um conjunto de 60 propostas para a administração da Câmara que passam pela independência, introdução de práticas de participação popular e democracia, de transparência e aperfeiçoamento da administração.

A partir dessas bases, os vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto, resolveram compor e apoiar a chapa “Independência e Harmonia”. Tratou-se de uma frente política de diversos partidos e lideranças que têm como principal objetivo a independência e o fortalecimento do Poder Legislativo. (19) 3826.7241 (19) 3826.7740

Expediente: PSOL Vinhedo - Tiragem: 10.000

Editorial O ano de 2014 mostrou a decadência da forma ultrapassada de fazer política em Vinhedo. Começou com a luta para desmontar um complô que pretendia cassar vereadores de oposição. E terminou com um “jornal” a serviço dos poderosos estimulando violência. Desesperadas, pessoas que se beneiciam com a corrupção tentaram cassar os vereadores de oposição com o pretexto de que estariam utilizando o carro oicial para questões pessoais. A trama foi desmascarada. Tentaram de tudo para barrar o trabalho dos vereadores Rodrigo e Valdir, que se mostraram irmes na iscalização do emprego do dinheiro público. Utilizaram peris falsos na internet, izeram boicotes dentro da Câmara, calúnias na imprensa, ameaças, boatos e arremesso de sapato. Mas, os vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto não se intimidaram.


P a r t i d o

3 V i n h e d o

Meio Ambiente

O problema da água: Prefeitura acata parte da sugestão de vereadores Foto: Karime Ribeiro

V

inhedo passa por uma crise hídrica inédita em sua história. Após diversos pedidos para que fossem adotadas medidas emergenciais, como racionamento, multas por desperdício e desassoreamento das represas, o Poder Executivo decretou estado de emergência na cidade e passou a adotar algumas ações que foram importantes para que a crise se estabilizasse.

Represa I no mês de outubro, em meio a crise hídrica com bancos de areia e matas a espera de ação de desassoreamento para aumetar a capacidade de reservatório de água e abastecimento.

Crimes ambientais e falta de planejamento O lodo das estações de tratamento tem sido despejado nos rios. Muitos problemas como o aterramento de nascentes, aumentam a dívida da Prefeitura com a CETESB. O Plano de resíduos sólidos está atrasado e o desperdício de água chega a próximo de 40% em alguns meses. Para completar, o orçamento da Secretaria de Meio Ambiente foi cortado pela metade para 2015. O inchaço da cidade por ausência de planejamento urbano, a falta de ações preventivas e o grande descaso com a natureza provocaram o “Apagão de água” nas torneiras dos vinhedenses. Jogar a responsabilidade nas costas de São Pedro é querer esconder a incompetência administrativa.

Ações, Indicações e Conquistas dos Mandatos Quesio a a os gastos o g a des o as. Esse di hei o poderia ser usado para diminuir perdas de água na rede da Sanebavi ou i a ia aixas de água pa a o ado es de aixa e da; I di a a p ojetos pa a e upe ação de á eas devastadas; Te ta a o vo a o Supe i te de te da SANEBAVI; Pa i ipa a aiva e te da iação da Co issão de Assu tos Releva tes – Água, ue te o o p eside te o ve eado Rod igo Paixão; Co t i uí a pa a evita o au e to da ta ifa de água e 4; Fize a a pa has as edes so iais pa a o s ie iza a população; Apo ta a p o le as de o ta i ação e á ualidade da água; Sugeriram medidas preventivas como plantio de árvores nas as e tes e ó egos, aptação de água de huva, euso da água, educação do cidadão para a economia.

Fazenda Cachoeira é Patrimônio Histórico Bem Estar Animal – Uma Vereadores promoveram o Fórum de debate “A Fazenda Cachoeira e o Futuro de Vinhedo” na Câmara para chamar a atenção das autoridades para o patrimônio histórico que é alvo da especulação imobiliária. Após o evento, a sociedade civil, com apoio dos vereadores Rodrigo e Valdir, organizaram a campanha “A Fazenda Cachoeira é Nossa!”, que tem como principal objetivo transformar a área em um Parque Ecológico Público. Outra ação foi a elaboração de uma

Foto: Arquivo CMV

conquista da Comunidade A luta por políticas públicas para a proteção dos animais em Vinhedo já vem de anos. Foram muitas reuniões, denúncias, representações no Ministério Público, campanhas, bingos, passeatas e fóruns. Essas atividades tiveram o apoio dos vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto, que também elaboraram projetos e desenvolveram atividades legislativas que contribuíram com a organização da luta na cidade.

Jornal Tribuna de Vinhedo A8 - 18 de Julho de 2014

representação que denunciou o fechamento da Avenida Frank Swalles que é pública e dá acesso à Represa II.

facebook.com/rodrigopaixao facebook.com/mandatovaldir.barreto

Foto: Arquivo CMV

Prefeitura atende sugestão de criação do Conselho e da Coordenadoria do Bem Estar dos Animais (19) 3826.7241 (19) 3826.7740


P a r t i d o

4 V i n h e d o

Saúde

A

pós a ruptura do Além de Rodrigo Paixão contrato da Prefei- e Valdir Barreto também tura com a Santa izeram parte da CPI os Casa de Vinhedo, vereadores Edu Gelmi, Juos vereadores do nior Choca e Maralgumas das ta Leão. PSOL, junto com outros parlamen- propostas da CPI Durante os oitos tares, tomaram a foram acatadas meses de trabalho iniciativa de pro- pelo Governo da Comissão, dipor uma Comissão versas denúncias Parlamentar de Inquérito de desassistências, aumento para apurar as causas deste no tempo da ila de espera rompimento e as consequên- para exames, mau uso do cias para a população. dinheiro público com a com-

pra de equipamento que não foi usado, foram apuradas e documentadas, em quase 15 mil páginas. Além da aprovação do relatório conclusivo, elaborado pela CPI, por unanimidade na Câmara Municipal, algumas propostas feita pela Comissão já foram acatadas pelo Governo, como, por exemplo, a intervenção na Santa Casa e a abertura do Pronto Atendimento (PA) 24horas.

Foto: arquivo CMV

CPI da Saúde traz bons resultados e encaminha irregularidades e propostas para 18 órgãos públicos

Cerca de 15.000 páginas de documentos foram estudadas. População ajudou com abaixo-assinado que coincidentemente também teve 15.000 assinaturas.

Rompimento com Santa Casa foi irregular

Aumento de óbitos mensais no sistema hospitalar nos meses seguintes ao rompimento Morreu muito mais gente do que era comum de acontecer, com aumento médio mensal de 22 para 32 óbitos após a ruptura. Rede ficou em turbulência A rede pública de saúde teve muita dificuldade para atender a demanda. Foram muitas denúncias de desassistências ocorridas a partir de maio de 2013. A explosão dos custos A saúde pública em Vinhedo ficou muito mais cara. O aumento desnecessário dos custos obrigou a cidade a fazer cortes em diversas áreas sociais. Sobrecarga no atendimento de Urgência e Emergência A população migrou da Atenção Básica, para a Urgência e Emergência (UPA/PA da Capela) e isso sobrecarregou o sistema, que ficou mais lento. Desemprego em massa e aumento da dívida trabalhista Foi ocasionada a demissão de mais de 250 trabalhadores no último ano. Isso gerou um problema social adicional e elevou a dívida trabalhista do Hospital. facebook.com/rodrigopaixao facebook.com/mandatovaldir.barreto

Algumas das denúncias apuradas Imagem meramente ilustrativa

A ruptura do contrato foi uma medida irregular e arbitrária por parte da Prefeitura. Além de não ter planejado, o Poder Executivo não consultou nem mesmo a Câmara e o Conselho Municipal de Saúde. A Lei Orgânica de Vinhedo proíbe a privatização da saúde pública da maneira como foi feita. Sem planejamento, trouxe diversas consequências para a população. Destacam-se:

Mamógrafo nunca foi usado A CPI da Saúde conirmou que um mamógrafo adquirido pelo município em 2008 nunca foi usado. Agora está quebrado e não tem mais garantia, o que demonstra a irresponsabilidade com o dinheiro público. Problemas encontrados nas unidades de Pronto Atendimento Foram encontrados diversos problemas na UPA e no PA da Capela, tais como falta de médicos e proissionais de enfermagem. Além de questões estruturais, falta de ultrassom e de condições adequadas de trabalho.

Exigências para tirar cartão SUS são abusivas A CPI registrou para o prefeito municipal que está incorreto o procedimento para o cidadão vinhedense adquirir o cartão SUS. Além de lento, é inadequado já que uniica um cartão local com o cartão SUS que é nacional. Indícios de cobrança indevida de procedimentos do SUS Foram encontrados fortes indícios de cobrança indevida de procedimentos do SUS realizados no hospital Galileo, como pagamento de ultrassom “por fora”. Sumiço de documentos e informações públicas Levantado furto de 11 computadores, com informações sobre as inanças do hospital, caso este que comprometeu dados de interesse público. (19) 3826.7241 (19) 3826.7740


P a r t i d o

5 V i n h e d o

Saúde

Propostas da CPI

C

om base nos problemas detectados foram apresentadas propostas e sugestões para a UPA, o PA da Capela, o Conselho Municipal de Saúde, a Prefeitura e a Santa Casa. Algumas delas favorecem as condições dos trabalhadores da saúde e, por conseguinte, dos usuários. Dentre o que foi proposto, entre outras, estão a contratação de mais médicos, especialistas, equipe de enfermagem e a aquisição de no mínimo uma ambulância do tipo “C” para o atendimento pré-hospitalar.

Vereadores iscalizam Pronto Atendimento da Capela

Medidas emergenciais e de fácil execução, se houver vontade política Manter ortopedista permanente na Santa Casa ou na UPA; Reformular exigências para obtenção do cartão SUS; Aquisição de ultrassom para a UPA e raio-x para PA da Capela; Melhorar as condições de trabalho dos servidores da Saúde; Contratar mais médicos e mais proissionais de enfermagem; Viabilizar a separação do Cartão SUS e do Cartão Cidadão; Investir na formação permanente na Escola do Servidor em relação à saúde pública, especialmente para os que trabalham com urgência e emergência;

Fazer levantamento do patrimônio da Santa Casa com descritivo detalhado; Veriicar possibilidade jurídicas de a Santa Casa dispor dos seus bens imóveis (com exceção do Hospital) para pagamento dos débitos trabalhistas; Prestar contas, com centro de custos diferenciados e demonstrativos do uso do dinheiro do SUS para pacientes do sistema público; Publicar balanços no boletim municipal mensalmente; Manter todos os dados públicos a respeito da Santa Casa atualizados constantemente; Mudar a gestão da Santa Casa e incluir a comunidade, sem repetir erros do passado; Cumprir metas e prazos do PROSUS.

Ministério Público do Trabalho abriu inquérito contra a Prefeitura No caso do sucateamento do Resgate, o Ministério Público do Trabalho foi acionado e abriu inquérito contra a Prefeitura. O processo será acompanhado pelos vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto.

Prefeitura está sucateando o Resgate Municipal facebook.com/rodrigopaixao facebook.com/mandatovaldir.barreto

só tem uma e faltam diversos equipamentos de trabalho. O número de atendimentos do Resgate, dos mais simples aos mais complexos, é crescente conforme demonstrado na prestação de Resgate contas do 2º quadrimestre da Municipal Secretaria de Saúde. A Importância do Resgate O Serviço foi criado em precisa ser O Setor que atua em parceria 2002 pelo então prefeito Mil- recuperado. com o Corpo de Bombeiros ton Seraim. Durante muitos é essencial para os cidadãos anos foi referência de organização, vinhedenses. Logo, a postura de sucom recursos humanos e estrutura. catear o serviço pré-hospitalar é uma Chegou a contar com 3 (três) am- incoerência da própria administração bulâncias, sendo uma delas UTI, hoje pública. (19) 3826.7241 (19) 3826.7740


P a r t i d o

6 V i n h e d o

Planejamento

Vereadores propõem “lei de metas” para melhor iscalização do dinheiro público jamento. Muitas promessas de campanha não são cumpridas. Por isso os vereadores do PSOL entraram com um projeto na Câmara que, caso aprovado, instituirá a Lei de Metas. A Lei irá contribuir com a iscalização do investimento do dinheiro público e obrigará

Prefeitura diz que está em crise inanceira, mas repassa R$ 400 mil para enfeites de Natal. Material de baixa qualidade, estrutura enferrujada e mau gosto deixaram a população muito indignada Rodrigo Paixão e Valdir Barreto votaram contra o repasse e agora que ACOVEC usou R$ 180 mil e devolveu o restante querem ver a prestação de contas detalhada!.

Foto: JV B1 - 16 de Agosto de 2014

Mudanças no trânsito

facebook.com/rodrigopaixao facebook.com/mandatovaldir.barreto

Onde será investido o dinheiro em 2015? Novamente a Lei Orçamentária Anual – LOA foi aprovada sem audiência

pública e com números que subestimam as despesas e superestimam as receitas. Os Vereadores Rodrigo e Valdir questionaram os cortes de algumas secretarias como Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura e Turismo e o problema do excesso dos cargos de coniança.

Transporte Público

Decoração de natal

Mudanças no trânsito da cidade foram feitas sem um debate público e causaram polêmica. É importante frisar que nenhum projeto foi enviado à Câmara para que houvesse um “díalogo” sobre isso, apesar da cobrança dos vereadores.

a Prefeitura a cumprir os programas eleitorais. Diversas cidades do país já possuem legislação semelhante.

A qualidade do transporte público continua ruim e muitas cláusulas do contrato com a Rápido Luxo ainda estão sendo descumpridas. A promessa da Prefeitura de implantar o bilhete único em 2014 também não se concretizou. Os mandatos aturaram com pedidos de aumento de linhas e da acessibilidade, melhoria dos pontos de ônibus e ainda que a EMTU procedesse a mudança imediata no itinerário do ônibus intermunicipal linha 674, para que o mesmo izesse o desembarque na Rodoviária de Campinas. Rodrigo e Valdir tam-

Vereadores lutam pelo Bilhete Único mas promessa de implantar em 2014 é prorrogada para 2015.

Foto: JV B2 - 8 de Novembro de 2014

O

caixa da Prefeitura está quebrando? Em Vinhedo se gasta demais em obras principescas, como o Portal do Cristo, desperdiça-se em decoração de Natal e faz-se cortes em áreas essenciais para a população. Além disso, não existe plane-

bém solicitaram que a agência reguladora ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo, intercedesse na viabilização da construção de uma passarela ligando as pistas, sentido Campinas e sentido São Paulo, no Km 75 da Anhanguera. Os vereadores pediram mais comprometimento da Secretaria de Transportes e Defesa Social para controlar a prestação de serviços da Concessionária.

Cartão Cidadão

fez com que os mandatos do PSOL sugerissem a separação dos dois. A demora na emissão do cartão SUS interfere no atendimento da saúde. Uma ação emergencial para se ter um comprovante de O excesso de burocracia para emissão endereço é regisdo cartão SUS e as exigências abusivas trar um Boletim de no CUC - Cadastro Único do Cidadão Ocorrência. (19) 3826.7241 (19) 3826.7740


P a r t i d o

7 V i n h e d o

Vereadores atuaram para zerar a ila por vagas em creches s vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto desde o início do mandato têm lutado para zerar a ila de creches no nosso município. Foram diversas atitudes tanto de cobrança da Prefeitura como de busca de verbas. Os parlamentares visitaram diversas creches, reuníram-se com as auxiliares de educação infantil e com o Secretário de Educação, propondo alternativas e ações.

O

Foto: Karime Ribeiro

Educação

Peso das mochilas Como proposta dos vereadores Rodrigo e Valdir, foi aprovada a Lei Municipal nº 3.618/2014 que estabelece peso máximo do material escolar a ser transportado por aluno do pré-escolar ao ensino fundamental.

Em debate: o Plano Municipal de Educação Foto: JV A7 - 13 de Dezembro de 2014

Os mandatos atuaram irmemente para que o governo retirasse da pauta de votação, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que institui o Plano Municipal de Educação, por não ter ocorrido debates com a comunidade escolar. Os vereadores querem que outras pautas sejam incluídas no Plano. Entre elas, a necessidade de mais democracia nas escolas, a atualização do Plano de Cargos e Salários, o problema da jornada ampliada, professores substitutos que haviam passado no concurso mas há anos continuam precarizados quanto as condições de trabalho, número de professores e auxiliares por aluno, entre outros.

Desaios para 2015

Contribuir para melhorar o diálogo entre Secretaria de Educação e servidores; Buscar alternativas para auxiliar o Executivo a resolver o caso das professoras substitutas que deveriam ser efetivas, bem como para a alteração na jornada; Indicar solução para voltar a servir merenda para servidores da Educação; Entender o motivo da alta rotatividade nas auxiliares da educação infantil e encaminhar ideias para que esse cenário se modiique; Propor ações que promovam mais democracia nas escolas; Participar ativamente da elaboração do Plano facebook.com/rodrigopaixao facebook.com/mandatovaldir.barreto

Municipal de Educação; Indicar a atualização do Plano de Cargos e Salários, com cargos de direção das escolas e creches preenchidos por concurso; Delinear um formato de capacitação para proissionais da Educação Especial e contratação de cuidadores especializados; Desenvolver um método que diminua o êxodo na Educação de Jovens e Adultos; Estudar o aumento do quadro de Professores especialistas e professores para berçários; Encontrar meios para auxiliar o Executivo a colocar em prática a Educação em tempo integral. (19) 3826.7241 (19) 3826.7740


P a r t i d o

8 V i n h e d o

Ações, Eventos, Propostas e Resultados Vida Nova III Vereadores atuaram para resolver a situação das famílias que tiveram suas casas em situação de risco de desabamento. Prefeitura já iniciou o muro de arrimo.

Jardim Nova Canudos Parceria entre vereadores e cidadãos resulta em visita do secretário de serviços municipais ao bairro. Após reunião, cidadãos conquistam reivindicação referente aos depósitos de lixo.

Foto: Arquivo CMV

Guarda Municipal Atuação nas assembleias e apoio dos vereadores contribuiu para negociação e efetivo aumento do salário e benefícios pleiteados pelos servidores. Apoio a luta dos servidores públicos municipais. Acessibilidade Por mais de uma vez foi solicitado o plano de mobilidade urbana com foco na adequação do passeio público. Meio Ambiente e Educação FOLEMAS – Fórum Leonístico de Meio Ambiente e Sustentabilidade teve o apoio dos vereadores.

Rua frank Swalles Vereadores denunciaram fechamento de via pública que dá acesso as Represas e cobraram medidas do Ministério Público. Estação de Tratamento de Esgoto Vereadores denunciaram problemas nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e propuseram mudanças.

facebook.com/rodrigopaixao facebook.com/mandatovaldir.barreto

vereadores oiciam órgãos responsáveis para solucionar ruídos das aeronaves

fiscalização de obras Justiça concede direito de acesso aos processos referente as obras do Portal do Cristo, pontilhões e Jardim Florido que secretário de Obras havia negado.

Em contato com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e com DECEA – Departamento de Controle de Espaço Aéreo vereadores conseguem intervenção dos órgãos para diminuir ruído das aeronaves que sobrevoam a cidade com mudanças de rotas entre outras medidas

Segurança Bancada do PSOL participou ativamente das reuniões do CONSEG e de outras atividades do Conselho nos bairros.

Foto: JV Capa 1 de Novembro de 2014

Foto: Arquivo CMV

Esporte Vereadores solicitaram melhorias no Centro de Atletismo do São Matheus e cobraram plano que contemple investimentos para o esporte.

Jogos regionais Vereadores prestigiam atletas nos jogos regionais e pedem que regulamento seja reformulado para que se impeça a contratação de proissionais de outras cidades.

Foto: Arquivo CMV

Cultura Vereadores atuaram pela preservação do patrimônio histórico e cultural. Rodrigo e Valdir propuseram que Estação Ferroviária se tornasse um museu.

(19) 3826.7241 (19) 3826.7740

Profile for José Rapadura

Prestacao de Contas Mandatos Vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto  

Jornal de Prestação de Contas dos mandatos dos Vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto - Dezembro/2014

Prestacao de Contas Mandatos Vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto  

Jornal de Prestação de Contas dos mandatos dos Vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto - Dezembro/2014

Advertisement