Page 7

Gazeta do Oeste 7

Mossoró, terça-feira, 12 de março de 2013

Opinião Neto Queiroz netoqueiroz@uol.com.br

CEDIDA

TODO MUNDO VÊ HENRIQUE COMO CANDIDATO A GOVERNADOR Henrique Alves está sendo observado por todos os olhares como um futuro candidato a governador em 2014. No jantar em sua homenagem na sexta-feira passada, ele chegou ao evento fazendo um grande anúncio. Confirmou que vai sair a licitação para duplicar a BR-304. Anúncio dos sonhos para qualquer candidato ao cargo de governador. Na entrevista coletiva que concedeu ontem não faltaram perguntas se Henrique pretendia disputar o Governo. Saiu-se com uma resposta genial: "O PMDB tem um grande candidato para 2014 e o candidato é o desenvolvimento do Rio Grande do Norte". Avisou que só fala em nomes em 2014 e que o PMDB continua ainda esperando uma mudança de postura do Governo Rosalba Ciarlini. Henrique está ditando as cartas no RN. O poder que pode.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está com uma vaga aberta na sua composição. A vaga é destinada a um desembargador representante dos tribunais estaduais. Ao todo são 53 desembargadores inscritos, entre eles o potiguar Francisco Saraiva Sobrinho. Na quarta-feira será votada a lista tríplice que segue para a nomeação da presidente Dilma Rousseff

RÁPIDAS

JUIZ REJEITA AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA CLÁUDIA O juiz Pedro Cordeiro rejeitou a ação eleitoral de autoria das promotoras eleitorais Ana Ximenes e Karine Crispim pedindo a cassação do mandato da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, em razão do ato de nomeação de Rafaela Nogueira, filha do exvereador Chico da Prefeitura, para uma diretoria do Detran. Segundo as promotoras, o ato teria tido o objetivo de beneficiar a candidatura de Cláudia Regina. O juiz considerou que o ato não feriu a legislação eleitoral e decidiu pelo indeferimento do pedido. Essa é a primeira decisão do juiz Pedro Cordeiro dentro de um pacote de seis representações de autoria do Ministério Público contra o mandato da prefeita Cláudia Regina. De agora em diante deveremos ter várias decisões sequenciadas servindo para esclarecer o mar de desinformações que reinam a respeito.

PLUGADO

NOTAS GERAIS

O grupo de estudantes que organizou ontem um debate no Campus Central da Uern com os reitoráveis justificou que os convites aos candidatos foram feitos de forma informal.

AINDA ESPERANDO PELA MUDANÇA O deputado Henrique Alves informou a imprensa que até abril o PMDB aguardará por uma mudança de postura da gestão Rosalba Ciarlini. Henrique afirma que isso ainda não ocorreu e que o PMDB aguarda que ocorra em breve.

É a primeira vez que se escuta falar em convites informais para um debate desse porte. A comissão eleitoral também não foi comunicada. Nem informalmente.

DEBATE DO PACTO FEDERATIVO A governadora Rosalba Ciarlini seguiu ontem para Brasília. Amanhã ela tem uma reunião com os governadores e representantes da Câmara e do Senado para uma discussão sobre o novo modelo de pacto federativo.

Os deputados federais querem encontrar um jeito para não ser alvo de críticas toda vez que aumentam seus próprios salários. Eles querem um gatilho automático.

NOVELA ENFOCA RN Estreou ontem a nova novela da Globo, Flor do Caribe, que teve parte de suas cenas filmadas aqui no nosso Estado. A novela vai mostrar as belezas naturais do RN. As filmagens foram feitas em Ponta do Mel, Pipa, Genipabu e nas salinas de Macau.

Para isso tramita na Câmara um projeto que vincula os salários aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Aumentou o salário dos ministros, aumenta dos deputados.

PR FARÁ ENCONTRO EM APODI O PR agendou para o próximo sábado, na sequência dos encontros regionais que vem realizando, um encontro com as lideranças republicanas na cidade de Apodi. O PR está trabalhando a descentralização do comando da sigla.

O efeito seria dominó. Os salários dos deputados estaduais seriam vinculados aos dos deputados federais. Os dos vereadores aos salários dos deputados estaduais. Saiu o edital do novo concurso público da Caern. Vagas em 27 funções diferentes. Inscrições dos candidatos a partir de 25 de março. Provas dia 5 de maio.

APOIO AO CAMPUS DA UFERSA O prefeito de Pau dos Ferros,Fabrício Torquato,demonstrou todo interesse da Prefeitura em apoiar a instalação do campus da Ufersa naquela cidade. O prefeito está atrás de um terreno para doar a universidade para a construção das residências universitárias. AS CHUVAS ESTÃO FAZENDO FALTA As chuvas foram embora. Confirmando a previsão dos meteorologistas que teremos chuvas abaixo da média, as poucas águas que caíram já foram embora. Açudes e lagoas continuam secos. Poucas chuvas e isoladas.

• FUGA - No domingo para a segunda-feira nova fuga de presos em Caraúbas. Cinco bandidos escaparam da cadeia pública da cidade. • MÍDIA - O Governo do Estado voltou a fazer propaganda no rádio e na televisão. Ontem vi uma publicidade no horário nobre da Globo. • CABUGI - Já fazia algum tempo que o Governo não anunciava na TV, principalmente na Inter TV Cabugi, onde a conta atrasada era o impedimento. • REFORMA - Ainda não há previsão de data para o anúncio da reforma administrativa do Governo. Já se sabe que cinco nomes serão anunciados. • HOSPITAL - O prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anax Vale, acha melhor investir num novo hospital para a cidade do que recuperar um já velho.

II Semana de Humanidades começa hoje REPRODUÇÃO

REPRODUÇÃO

Abertura ocorrerá às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, com a conferência do professor Alcindo José de Sá

C

om o tema "Ciência, Tecnologia e Educação - Desafios Contemporâneos" será aberta hoje a II Semana de Humanidades da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) da Universidade de Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A abertura ocorrerá às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, com a conferência do professor Alcindo José de Sá. O professor Ailton Siqueira,um dos organizadores, convida a comunidade acadêmica a prestigiar a abertura. Os participantes serão recepcionados com uma apresentação de violão do Conservatório de Música D'Alva Stella Nogueira Freire, em seguida será iniciada a solenidade de abertura. O evento contará também com a apresentação do espetáculo "A

... e o jornalista Klester Cavalcanti, correspondente de guerra na Síria, já confirmaram presença

Palestrantes como o cineasta suíço Bernard Robert Charrue...

Alma e a Matéria", dos grupos universitários de Teatro e de Dança da Uern (Grutun e Grudun). A coordenação da II Semana de Humanidades da Fafic/Uern ainda está computando o número de inscritos. "Até agora temos mais de 400 inscritos", afirmou o professor Ailton Siqueira.A programação segue até

sexta-feira, dia 15. O evento traz na programação atrações internacionais, 11 minicursos, cinco oficinas, 12 grupos de trabalhos e quatro mesas-redondas. Palestrantes como o cineasta suíço Bernard Robert Charrue e o jornalista Klester Cavalcanti, correspondente de guerra na Síria, já confirmaram presença.

KLESTER CAVALCANTI - Em mais de 18 anos de profissão, Klester, 43, já trabalhou em alguns dos maiores veículos de comunicação do Brasil, entre eles Veja, Viagem e Turismo, VIP, Estadão e IstoÉ. Já conquistou prêmios de relevância internacional, como o de Melhor Reportagem Ambiental da Amé-

rica do Sul, conferido pela agência Reuters e pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), e o Lorenzo Natali Prize, o mais importante prêmio de Jornalismo de Direitos Humanos do mundo. Já foi agraciado, também, com o Prêmio Vladimir Herzog de Direi-

tos Humanos e com o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Dias de Inferno na Síria é seu quarto livro. Ele também é autor de Direto da Selva, Viúvas da Terra e O Nome da Morte, sendo que os dois últimos conquistaram o Prêmio Jabuti de Literatura em 2005 e em 2007, respectivamente.

Edição de 12/03/2013