Page 1

Escola Secundária Quinta das Palmeiras O fenómeno da globalização no Mundo Actual

HISTÓRIA, CULTURA DAS ARTES MÓDULO 10 Professora: Lídia Mineiro

Trabalho elaborado por: João Pinheiro Nº9 José Matos Nº12 Mariana Ramos Nº14 Patrícia Flor Nº16


- O PAPEL DA TECNOLOGIA, DA PUBLICIDADE E DO CONSUMO

• A tecnologia é fundamental para a globalização ela ocupa um papel muito importante, ainda porque o que seria da globalização sem os meios de comunicações que são munidos pela tecnologia, como: telefone, televisão, Internet entre outros. • Seria muito difícil manter a comunicação entre o mundo todo pois hoje em dia com um click viajamos por qualquer lugar, até compras hoje em dia podemos fazer sem sairmos de casa fica claro que as barreiras da distância foram quebradas. Séculos atrás levariam aproximadamente 30 dias para se locomover do Brasil para outros países e hoje levamos algumas horas. Tudo está ligado a tecnologia , a electricidade, a comunicação, a ciência, e tudo isso é usado para termos um mundo mais globalizado e integrado.


CONSUMO • Consumo é a utilização dos rendimentos na compra de bens e serviços necessários À vida, tal como hoje a consideramos. Contudo, as sociedades de hoje estão a favorecer, cada vez mais, o consumo exagerado – o consumismo. O Mundo inteiro torna-se, para o consumidor solvente, um imenso supermercado que responde a todos os seus caprichos. Daí a evolução quantitativa e qualitativa do consumo que está também relacionada com a subida do nível de vida e com o aparecimento constante de novos conceitos de bens e bem-estar imprescindíveis, que é preciso ter e mostrar. • Atentos à dicotomia consumo/produção estão os proprietários das multinacionais que, através de novas e cativantes marcas, modas e publicidades, provocam os consumidores, fazendo com que sintam a necessidade de se identificarem com novos objectos e, por isso, de os comprarem. O poder de compra, isto é, o poder de consumo, passou, assim, a definir ricos e pobres, distanciando-os cada vez mais. A única saída será uma melhor redistribuição dos rendimentos e uma luta contra a pobreza, para que o mundo possa continuar a consumir e a ser e não a consumir para ser.


CARACTERÍSTICAS DE CONSUMO • Características de consumo: • - A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção • - Sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos que resultam da produção em série, atractivos e de duração efémera pois as necessidades de produzir e escoar são permanentes


A IMPORTÂNCIA DA MODA E DO EFÉMERO

• Moda é a tendência de consumo da actualidade. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente instável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear. • Mesmo hoje, em que vivemos, sob o capitalismo hegemónico, a fase da globalização, não se pode esquecer que o mundo muçulmano se constitui num universo à parte, onde a burka e o chador ainda são amplamente utilizados e onde populações inteiras, como a maior parte da Índia e as comunidades indígenas, bosquímanas e aborígenes australianos, por exemplo, estão alijados da produção e do consumo.


EFÉMERO • A alta tecnologia, que deveria servir à felicidade coletiva, está servindo a exclusão da maioria. Assim, não adianta muito exaltar as conquistas tecnológicas crescentes - importa questionar a que - e a quem - elas servem. A informação global é a manipulação da informação para servir aos que controlam a economia global. E controle é dominação. Paralelamente à exclusão social, temos o individualismo narcisístico, a ideologia da humanidade descartável, o que favorece a cultura do efémero, do transitório - da moda.


O ESPAÇO VIRTUAL, A COMUNICAÇÃO E A ACULTURAÇÃO (A IMPORTÂNCIA DA INTERNET)

• Com efeito, hoje em dia, o telefone móvel, as comunicações por cabo ou satélite e principalmente os computadores e a internet permitem, em espaços de minutos/segundos, contactos áudio e vídeo entre pessoas em qualquer parte do mundo. Estes novos meios de informação/comunicação, estabelecidos à escala mundial, criaram-nos a noção de um novo espaço, um espaço virtual, que já não se mede pelas usuais dimensões do espaço físico, e onde em muito pouco tempo qualquer um pode consultar informação, aceder À sua conta bancária, realizar reuniões online, gerir os seus negócios, conversar com amigos ou família, procurar distracção… sem sequer sair da cadeira da secretaria do seu computador pessoal, esteja onde estiver.


O ESPAÇO VIRTUAL, A COMUNICAÇÃO E A ACULTURAÇÃO (A IMPORTÂNCIA DA INTERNET)

• A globalização da economia e a rápida massificação das telecomunicações produziram um terceiro fenómeno, cada vez mais evidente – a aculturação do planeta pelas potências pioneiras nestas tecnologias e que dominam a produção/emissão destas novas formas de comunicação de massas, exactamente os países mais desenvolvidos e mais ricos como os EUA, Japão. • É um facto por todo o lado verificável o quanto a cultura ocidental, anglosaxónica sobretudo, se vai impondo como cultura universal, nos hábitos do vestir, do habitar, do lazer…

O fenómeno da globalização no mundo actual  

Trabalho_de_historia

Advertisement