Issuu on Google+

[Título do documento]

A sua evolução, o World Wide Web e os serviços da internet. Este documento fala de como surgiu a internet e qual a primeira web , tal como os serviços qua a constituem.

2013 Por: José Cotrim 7º B Nº16 11-01-2013


Índice A Evolução da Internet --------- Pág. 3 World Wide Web --------- Pág. 4 Os Serviços da Internet --------- Pág.5


Evolução da internet A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria entre os EUA e Rússia. Estas duas potências sabiam a importância dos meios de comunicação. O governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares o que os levou a criar uma rede para proteger as informações confidenciais dos ataques soviéticos. Assim nasceu a ARPANET que mais tarde, devido à grande adesão e ao fim da Guerra Fria se dividiu na MILNET para fins militares e na nova ARPANET para fins não militares A primeira conexão ARPNET foi estabelecida entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o Instituto de Pesquisa de Stanford as 22h30 do dia 29 de outubro de 1969. Nesse dia ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respetivas universidades, estudos na área da defesa para que pudessem também entrar na ARPANET. Esta rede foi desenvolvida por docentes e estudantes o que levou à criação da internet. Ao ponto do sociólogo espanhol e estudioso da rede, Manuel Castells, afirmou que “A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural.”

World Wide Web


A World Wide Web também conhecida como Web e WWW, é um sistema de documentos em hipermédia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" na Web. Em 1980, no CERNOrganização Europeia para a Investigação Nuclear (França), quando Tim BernersLee construiu o ENQUIRE, ainda que diferente da Web atualmente, o projeto continha algumas das mesmas ideias primordiais, e também algumas ideias da web semântica. O intento original do sistema era tornar mais fácil o compartilhamento de documentos de pesquisas entre os colegas. Em 30 de abril de 1993, a CERN anunciou que a World Wide Web seria livre para todos, sem custo. Nos dois meses após o anúncio produziu-se uma mudança para a Web. Considera-se que a grande virada da WWW começou com a introdução do Mosaic em 1993, um navegador gráfico desenvolvido por uma equipa de desenvolvedores universitários.


Os Serviços da Internet Os serviços da Internet são o mais básico como o envio de correio eletrónico, ou mesmo o acesso remoto ao ambiente de trabalho que nos permite aceder a determinado computador remotamente. Mas o maior serviço é a World Wide Web que nos permite aceder aos sites e abrir ligações, e mostrar conteúdos no ecrã do computador. Felizmente a maior parte dos serviços são de graça e vem com o próprio programa da internet. Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet •

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web

http://marco.uminho.pt/disciplinas/TELEMEDIA/tp4/sources/tp4frameset.html

Consultado em: 18/01/2013


Evolução da internet