Page 1

MANUAL OFICIANTE Então você quer vir pro EREA Niterói ensinar uma parada maneira... Tem coisas pra contar? Experiências a transmitir? Sentiu uma inspiração retumbar por dentro ao ler o Manifesto Zebra? Então você pode ser o cara que vai nos ajudar a construir o conteúdo desse encontro! O oficiante é aquele que complementa as atividades, discussões e ações pensadas previamente! Aquele que vai ajudar a atar um nó numa ponta que a ComOrg não alcançou, a propor novas possibilidades. Ele é uma das conexões entre a comissão e o participante. As oficinas podem ser momentos de construção, reflexão e até mesmo diversão! O Erea Niterói 2013 tem como temática a retomada das cidades. Coisa séria né? Pois é, e é mesmo. A gente sabe que todo encontro tem discussão de cidade e que muita coisa bonita se fala e se ouve por aí. No Erea Manifesto queremos não só discutir, pensar, dialogar, mas agir. O encontro tem como base a cidade de Niterói, apenas como plataforma para discussões e ações, mas as problemáticas abordadas são comuns a todas as grandes cidades contemporâneas. Segregação, mecanismos de controle e punição, falta de espaços livres públicos, padronização espacial, grandes eixos de mobilidade, rupturas, fluxos engarrafados, vazios urbanos... Nesse ambiente arte e cultura livres sofrem repressão, de forma direta e indireta. É aí que observamos fenômenos e movimentos de resistência, luta e contracultura.


É claro que você já leu o manifesto que a gente escreveu quando era ainda pré-comorg, mas é sempre bom refrescar: MANIFESTO ZEBRA A cidade do capital, o capital-cidade. Sufocando multiculturas, Resta apenas ausência. Não cantarei essa cidade vazia. Do vazio, sai o grito. O grito calado, reprimido, oprimido! Quero pintar essa cidade cinza, Criar diversidade na unidade. Quero cores! A vida não está numa prateleira, Ao alcance de uma nota fria. Fria indiferença nossa. O que faz da sua cidade o seu lar? Até onde vão seus muros? Todo muro tem dois lados. A zebra quer dobrar as barras dos códigos, Torcer as grades e rasgar as redes. Retomemos as cidades Como um incêndio que se alastra E não escolhe a quem atinge. Entre pangarés e baluartes, Seja zebra!


E aí? Retumbou a ideia aí? Tá animado? Então se liga: a sua oficina deve ser pensada dentro dessa temática. Lembrando a você que nosso encontro será aberto: a plataforma é a cidade de Niterói. Assim sendo, você pode propor a sua oficina dentro da Cidade Erea (onde também devemos intervir), em praças, calçadas, até na praia, se quiser! Pense que o objetivo é atuar de forma consciente no espaço urbano. Todos os momentos do encontro serão guiados por 3 eixos temáticos, que juntos e complementariamente darão forma à temática: eixo do indivíduo, eixo social/político e eixo estético/artístico. O eixo do indivíduo remete às suas percepções na cidade, o que lhe provoca, o que lhe move. É tudo o que envolve sensações, impressões pessoais e motivações. É o instante imediatamente anterior à sua saída para atuação e interação no coletivo. Esse indivíduo pode escolher atuar de forma social/política, o que nos leva ao segundo eixo. É quando ele escolhe, através de seus meios, ser cidadão atuante. Ele pode também adotar como linguagem o meio artístico e estético. Ele pode fazer isso de forma política. Pode entender que uma esquina colorida é um fenômeno político para os habitantes da cidade. Ou pode não ter como intenção nada disso, mas escolher dentro desse ambiente sufocante a brisa da criatividade. Está claro que esses eixos se cruzam. Que muitas coisas envolvem e podem envolver um, dois, ou todos eles. É nesses cruzamentos que a gente pretende construir a riqueza do encontro. E então, diz aí: o que você tem a propor pro Erea Manifesto Niterói 2013?


Deveres Se inscreva! Entre no site do rg fenea e siga as instruções no link “Como me inscrever?”. As inscrições abrem dia 18 de fevereiro e se encerram no dia 04 de março. Qualquer dúvida escreva para inscricoeszebra@gmail.com. Programe-se! Você precisará informar o número de participantes da sua oficina, o material necessário, a necessidade de apoios, etc. No site oficial do encontro também tem link para inscrição. Não esqueça que você também faz parte de uma delegação! Ache seu delegado! Priorizaremos as seguintes oficinas: 1-Que se enquadrem nas discussões do encontro; 2- Que tiverem viabilidade técnica e econômica; 3- Que o oficiante possa disponibilizar o material.

Outras coisas importantes 1- Você receberá 100% de isenção, se selecionado; 2-O número de isenções é limitado. Se sua oficina não for selecionada, você ainda poderá fazer inscrição como participante; 3-Ao chegar em Niterói, você deve deixar cheque/dinheiro/celular/ relógio/esposo-caução com o Credenciamento da ComOrg no valor da primeira inscrição. É a nossa garantia de que você vai trabalhar direitinho. Se algum tipo de problema sério acontecer nesse sentido, se você não comparecer a sua oficina, ou se sua oficina não acontecer como combinado, ou ainda se o encontro acabar no prejuízo, o cheque poderá ser descontado; 4- Quando chegar ao EREA, procure a diretoria de atividades e descubra quem é o responsável pela sua oficina. Essa pessoa vai auxiliar você e tirar suas dúvidas. 5- Esteja presente no local da oficina para preparação meia hora antes. Cuide dos dejetos e bagunças que ela possa causar antes de ir embora. 6- Ao ser selecionado, enviaremos mais informações.


Agradecemos o interesse, a iniciativa esperamos que você possa fazer parte desse sonho! Pra qualquer outra dúvida, sugestão ou outra coisa, entrem em contato com a gente pelo email: manifestozebra@gmail.com ou pelo grupo do facebook http://www.facebook.com/groups/202519849831425/

Informações e dicas da Comorg para todos! 1 – A cidade EREA é pertinho do centro da cidade. Fique atento que próximo ao encontro divulgaremos mapas; é bem facinho de chegar! 2 – Não teremos alojamento, apenas camping! Procure dividir a barraca com o coleguinha, nada de barracas grandes e vazias! Dormir de conchinha é mais gostoso! 3 – Sim, o encontro é na cidade, mas ainda assim traga repelente! E filtro solar! 4 – Consciência com o lixo, sempre! 5 – Vamos ajudar a manter a Cidade EREA limpa, inclusive os banheiros! Lembre-se que esta será sua casa por alguns dias! 6 – Viva a beleza natural! Não use chapinha! 7 - Convocamos todos que se responsabilizam pelos centros e diretórios acadêmicos e/ou escritórios modelo a exercer seu papel de representante no encontro, ajudando a construir os momentos FeNEA, todas as atividades relacionadas diretamente ao Movimento Estudantil e na articulação com a sua escola! Procure os diretores, os outros centros acadêmicos, comunique-se, movimente-se! Ah é, e lembre de trazer a anuidade da FeNEA. Mais informações sobre anuidades no www.fenea.org/leste. 8 - Não deixe de trazer remédios de primeiros socorros; 9 - Meninas! Cuidem bem do seu absorvente! Não cole-o na parede nem jogue-o no vaso! 10 - Você já intervêm na sua cidade? Traga seus materias, lambe-lambe, fotos, instalações e etc. Bora colorir a cidade com a ZEBRA!

Edital Oficiante | EREA Niterói 2013  

Tem coisas pra contar? Experiências a transmitir? Sentiu uma inspiração retumbar por dentro ao ler o Manifesto Zebra? Então você pode ser o...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you