Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Pardilhó Leitura Orientada 5º Ano

Ano Letivo 2012/2013 Texto Poético

“O Pássaro da Cabeça” Sou o pássaro que canta dentro da tua cabeça que canta na tua garganta canta onde lhe apeteça. Sou o pássaro que voa dentro do teu coração e do de qualquer pessoa mesmo as que julgas que não. Sou o pássaro da imaginação que voa até na prisão e canta por tudo e por nada mesmo com a boca fechada.

“ O pássaro da cabeça” (poemas infantis)

E esta é a canção sem razão que não serve para mais nada senão para ser cantada quando os amigos se vão e ficas de novo sozinho na solidão que começa apenas com o passarinho dentro da tua cabeça.

Manuel António Pina, "O pássaro da cabeça" in O pássaro da cabeça, Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições, 2005

1- Indica o número de estrofes que constituem o poema. ___________________________________________________________________ 2- Classifica as estrofes quanto ao número de versos. ___________________________________________________________________ 3- Indica o tipo de rima das estrofes 1, 3 e 4. 1-___________________ 3- ______________ 2- __________________ 4- ______________ 4- Refere qual o tema central do poema. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 5- Será que todos temos um pássaro na nossa cabeça? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 6- O que significa para ti a liberdade, a liberdade de pensamento? Onde te poderá levar este pássaro? Haverá obstáculos a esta liberdade? ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 7- Torna essa tua reflexão, esse teu pássaro num poema e partilha-o com a turma.

Pardilhó

2012/2013

(adaptado)


"O pássaro da cabeça"