Issuu on Google+

JUVENTUDE SOCIALISTA AÇORES 2007-2013 js xxi – novos desafios

/

nós somos açores

/ geração ativa - geração de ideias


A 19 DE Maio de 2007 é eleito Presidente da Juventude Socialista Açores, Berto Messias. Pela primeira vez o líder da JS Açores é eleito em eleições directas. As eleições foram disputadas por Berto Messias e André Ávila. Em junho, decorreu em Ponta Delgada, o VIII Congresso da JS Açores que aprovou por larga maioria a Moção Global de Estratégia JS XXI – NOVOS DESAFIOS, da qual Berto Messias foi o primeiro subscritor. Et essinci officitatiis et quia cus experep erferum et, ommo te laccati tes apicidis quo expe nisqui dolupta quodit fugit etur? Uditem conse soloria sita non comniet andi quibusam lique nit, sam aut rae nis earcitatio volorectus volorun debitibus, nobisci ditaere vendae volor si blatquatem faccaborem comnis ea dolores equias evelicipsum dolesectur aut hilisti ulliani tiatet utem volorem porerum aut fugit re minctem is diae velitis porectia nim es aborehent. Sus nat. Rioritiorem. Et quod molestr upient, seque lacepudam qui omnis ut volore aut illabor ehenditi adis es moluptati aut faceptium non pratures serspedit odiciis reptibus, quatese restori atibus, solor adictotatet untet es illorporerio bla nihicid elignatur? Dus et pa a quis evellor eprecae rfernam ut aperfere autem ressimus dolupta tescips antume iunt et vent id eicium et, sit experna tissequiant molut moluptio. Dolutat aquamus etur aut peribus daectati quaeceprorem nesse et alictot atesten imenisquis pa vel mos sequi dolecabo. Lor repratur? Qui seque quid mi, seque enes volor remporeperum alia ipsum nihiliquia cupictiusa comnis doluptas quodiandi corercietus estrum, quis que odit fuga. Pari tem eum voles estiust quam del mo maiossed mollessusda seque ne quaeperum eossinctore, cullacea que eaqui odisi re voleceratem simpellore natis pernat. Id quiaes quae sed maiorep elitas volupta verumque seque resequam soluptio. Nempores velit ute nimin pratiunt. Picium quae molorro qui necto debitatus ulpa porum quo est as solorem des nimus secaturem quia volumet uressitiae nam, to corion cus, volessi aut ea conem adis as molutec eaquas ex excestoria acil maiore, sam il im reptatem nonsed ut aniene


1.º

xviii congresso regional da js açores A 19 DE Maio de 2007 é eleito Presidente da Juventude Socialista Açores, Berto Messias. Pela primeira vez o líder da JS Açores é eleito em eleições directas. As eleições foram disputadas por Berto Messias e André Ávila. Em junho, decorreu em Ponta Delgada, o VIII Congresso da JS Açores que aprovou por larga maioria a Moção Global de Estratégia JS XXI – NOVOS DESAFIOS, da qual Berto Messias foi o primeiro subscritor.

3


2.º

js on tour

A primeira iniciativa da JS Açores foi realizar o JS ON TOUR. Durante o mês de Agosto, vários dirigentes regionais da JS visitaram todas as Ilhas e Concelhos dos Açores, numa iniciativa com o objectivo de afirmar a proximidade necessária na actividade política e o conhecimento profundo da realidade açoriana, como aprendizagem determinante para o futuro da acção politica desta organização partidária de juventude. Visitámos investimentos, obras em curso, organizações de jovens, zonas de atracção turística, clubes desportivos e culturais, câmaras municipais, e andámos pelas freguesias, cidades e vilas açorianas, anonimamente, entrando e saindo nos locais mais característicos de cada comunidade, estivemos em festas tradicionais, em festividades típicas dos Açores. Rimos com as anedotas e com as piadas dos nossos concidadãos com quem convivemos, dançámos, falámos, ficámos preocupados e apreensivos com um jovem desempregado, com um empresário à beira da falência ou com um idoso com uma baixíssima reforma para comprar os medicamentos e pagar as suas despesas. O JS ON TOUR foi uma fantástica aprendizagem. Foi aquilo que a politica deve ser, estar no terreno, junto das pessoas, ouvindo, aprendendo e tentando resolver problemas e melhorando a vida dos nossos concidadãos. Depois da iniciativa durante o mês de Agosto em 2007, o JS ON TOUR, foi sendo realizado ao longo dos 6 anos de mandato, privilegiando sempre a proximidade e a presença junto dos jovens e das instituições de todas as freguesias dos Açores. 5


dsadasdasdasdasdasdasds


dsadasdasdasdasdasdasds


3.º

um brinquedo um sorriso

A Juventude Socialista Açores desenvolveu, todos os anos, nas primeiras semanas de Dezembro, a iniciativa Um Brinquedo-Um Sorriso. Esta iniciativa consiste na recolha de brinquedos no comércio local, oferecidos pelos cidadãos e pelos militantes da JS Açores, que depois são entregues nas várias Ilhas a crianças carenciadas, para que essas crianças tenham, pelo menos, uma prenda para abrir na noite de Natal. Foi uma iniciativa desenvolvida ao longo de todos os anos de mandato, realizada de forma diferente, e em diferentes moldes nas várias ilhas mas sempre com o objectivo comum de garantir um Natal mais feliz às crianças carenciadas.

15


dsadasdasdasdasdasdasds


4.º

juventude em movimento - novos desafios

A JS Açores lançou um ciclo de debates, com base no cumprimento da Moção Global de Estratégia aprovada no Congresso, com o lema JUVENTUDE EM MOVIMENTONOVOS DESAFIOS. Os objectivos foram abordar várias temáticas de relevo para a juventude açoriana e ouvir propostas, ideias e contributos dos jovens socialistas e dos jovens sem qualquer filiação partidária, na preparação do projecto político da Juventude Socialista Açores para as Eleições Regionais de 2008. Emprego, empreendedorismo, participação cívica, habitação, educação e qualificação e emancipação jovem foram alguns dos temas abordados, com o contributo de vários convidados.

19


5.º

convenção novos desafios e novos desafios - jovens nas ilhas de coesão Já no âmbito da preparação do projecto político para as Eleições Regionais 2008 e como culminar do ciclo de debates JUVENTUDE EM MOVIMENTO-NOVOS DESAFIOS, a Juventude Socialista Açores realizou duas Convenções. Em junho de 2008, em Ponta Delgada, a Convenção Novos Desafios, onde vários convidados e dirigentes associativos jovens abordaram vários temas e deram várias ideias que viriam a constar no programa eleitoral da JS, e em Julho do mesmo ano, a Convenção Novos DesafiosJovens nas Ilhas da Coesão, na Ilha de Santa Maria, onde foi abordada a temática da coesão regional e do combate à desertificação das Ilhas mais pequenas.

21


1.º

campanha eleitoral regionais 2008

A Juventude Socialista desenvolveu um trabalho significativo no âmbito das Eleições Regionais 2008. Desenvolveu a campanha NÓS SOMOS AÇORES, onde criou material próprio, um programa eleitoral com dezenas de medidas para os jovens açorianos que viriam a integrar o Programa de Governo, uma forte campanha digital apoiada nas então novas plataformas e redes sociais, fez as festas NOS SOMOS AÇORES em várias Ilhas, organizou comícios e apoiou sempre o Partido Socialista em todo o percurso até mais uma grande vitória de Carlos César e do Partido Socialista. A JS Açores não foi determinante para a vitória, mas sem dúvida que teve um papel muito relevante para os resultados obtidos e para a garantia de mais quatro anos de governação socialista nos Açores.

23


dsadasdasdasdasdasdasds



Juv Soc_ 03