Page 1

2012 nº 05

Moda

Peças para arrasar na praia

Beleza

Tendências de maquiagem Delineador poderoso Esconda as manchas do rosto

Saúde

Seus óculos de sol protegem mesmo?

Astral

Seu signo em 2012 + numerologia

Bio Extratus

Investindo mais, crescendo mais

Lista VIP Gisele Bündchen, Tania Khalill, Mel Lisboa e Daniel Boaventura

Toda a graça de

Mariana Rios Especial cabelos Dicas para manter os fios lindos no verão + penteados fáceis e incríveis + acessórios que valorizam seu look


Dias de folga

Jardinagem

22

74

Beleza

30

34

Transformação Dicas de cabelo e maquiagem para você se inspirar com a mudança de visual da nossa personagem

Na prateleira Novidades em cosméticos que você vai adorar!

Relacionamento

62

Mais prazer Os conselhos da expert Laura Muller para resolver os dramas sexuais de cada fase da vida

Negócios

68

Saúde

72 Terapias

alternativas O poder dos aromas e das cores sobre o corpo e a mente

4

Viagem

76

94

Brotas

74

A cidade que oferece muita aventura!

Planeta verde

86

Vitrine sustentável Objetos ecologicamente corretos

Refresque-se

90

Geladinhos Picolés e sorvetes feitos com frutas tropicais

Madame Cabellina

92

Salão de beleza Dicas de ouro para administrar sua empresa sem erro

Plantas Como manter a beleza em casa quando você viajar

Etiqueta na rede Regras para não se dar mal na internet

Cultura

94

Música, circo e dança A história do grupo Teatro Mágico

Elas por ele

98

Fashion Dicas para você não cometer deslizes na hora de se vestir

90

FOTOS: PIERRE YVES REFALO / HAROLDO SABOIA (TEATRO MÁGICO) \ PAULO CARDONE / 2X1 (PICOLÉS) \ SHUTTERSTOCK (JARDINAGEM)

Bagagem ideal Dicas para você arrumar a mala sem excessos


Está na 8

FOTOS: NARRETO JR. (GISELE BÜNDCHEN) \ ALE LEVTCHENKO (EDITORIAL DE MODA) \ JAIRO GOLDFLUS (DANIEL BOAVENTURA)

16 24

35

Astrologia As previsões do zodíaco para 2012 e numerologia

Moda Sugestões para arrasar sob o sol

Beleza

capa 52 66

As tendências de maquiagem da temporada, dicas para esconder as manchas do rosto, diferentes maneiras de passar o delineador

70

Especial cabelos

80

Aprenda a manter os fios lindos no verão e a fazer penteados incríveis; as várias fases de Mel Lisboa; acessórios para enfeitar os cabelos; a bela Tania Khalill

88

Mariana Rios Conheça a vida dessa talentosa atriz e cantora mineira

Entrevista Uma conversa com o galã Daniel Boaventura

80

Saúde Como escolher corretamente os óculos de sol

Planeta verde Gisele Bündchen usa a fama em prol do meio ambiente

Bio Extratus Uma história de conquistas e inovações

16

FOTO: GABRIEL WICKBOLD CABELO E MAQUIAGEM: JUNIOR MENDES PRODUÇÃO DE MODA: YAN ACIOLI ASSISTENTE DE MODA: JULIANA DESPIRITO

52

66

5


Nosso recado

É

com orgulho que começamos 2012 com muitas conquistas e vontade de fazer esse ano ainda melhor! A Bio Extratus se destaca cada vez mais no cenário nacional de cosméticos e, em novembro de 2011, comemorou 20 anos de história e muito sucesso. Apesar da forte concorrência, crescemos bem mais que o mercado – para você ter ideia, de 2005 a 2010 nosso crescimento anual foi de 20,71%, enquanto que o do mercado foi de 10,97%. Isso é reflexo da preocupação maior em qualidade do que em modismos, na formulação de produtos com alta concentração de ativos naturais, no investimento em marketing e ações socioambientais, na valorização das parcerias. Não é à toa que a marca continua projetando mais crescimento para os

próximos anos. Sempre de olho no futuro, a Bio Extratus inclusive já programou o Terceiro Turismo de Negócios para maio de 2012, em Niterói (RJ). Esta edição está quentíssima, cheia de novidades bacanas. Entre elas, você vai conhecer outro lado da über model Gisele Bündchen – que se preocupa com as questões ambientais e usa muito bem a sua fama para ajudar o Planeta – saber mais sobre o talento do ator e cantor Daniel Boaventura e da atriz Tania Khalill, aprender a camuflar as manchas da pele com truques incríveis, a cuidar dos cabelos durante a estação mais quente do ano e ficar por dentro das tendências de moda praia e de maquiagem. Pense positivo e faça de 2012 um ano repleto de realizações!

Logos Positivo Traço

Logos Negativo Traço

Presidente: Vera Lúcia Gonçalves Gomes

Revisão: Helena Aires e Clara Ayres

Conselho Editorial: Thiago Gonçalves Gomes, Janaína Gonçalves Gomes e Thiana Gonçalves Gomes

Produção Gráfica: Gabriel Fonseca Projeto Gráfico: [sic] comunicação Publicidade: Zavala Propaganda Logos Positivo Cor

Editora-Chefe: Gabriella Galvão

Logos Negativo Cor

Diretora de Arte: Debora Barbieri 2X1 Editora www.editora2X1.com.br Tel.: (11) 3867.3848

Designer: Beatriz Garcias Assistente de arte: Maressa Izaias Colaboraram nesta edição: Andrea Dip, Bettina de Cerqueira César, Carla Deboni, Carolina Thomeu, Fernanda Ghisloti, Patricia Marques (textos); Alessandra Levtchenko, Gabriel Wickbold e Paulo Cardone (fotos); Weslei Marinho (tratamento de imagens) Cerflor/31-13

6

ESCALA CMYK

ESCALA RGB

ESCALA PANTONE

Impressão: divisão gráfica da Editora Abril S.A.

PEFC/28-31-13

C 80% | M 0% | Y 20% | K 0%

R 0 | G 175 | B 203

PANTONE 3125C

C 15% | M 0% | Y 0% | K 35%

R 166 | G 179 | B 187

PANTONE 877 (PRATA)

Cerflor/31-13

PEFC/28-31-13


Participe Você na Fúcsia A quarta edição da Fúcsia simplesmente arrasou! A Monique Alfradique dispensa comentários. A revista está cada vez mais atraente, com conteúdos inovadores e chamativos que despertam interesse nos leitores. E a Bio Extratus está de parabéns, pois é uma empresa que sabe desenvolver produtos de alta qualidade aliada ao desenvolvimento sustentável. Sou bióloga, prezo muito esse tipo de ação e o nosso planeta agradece.

Andréia Ferreira Monteiro Bom Jardim de Goiás • GO Parabéns a toda equipe pela maravilhosa revista. Ela é recheada de informação, belas fotos e assuntos mega interessantes. A capa com a atriz Monique Alfradique está linda! Gostaria de pedir que a revista seja mais frequente. Quando eu recebo, fico muito feliz

porque sei que vou encontrar matérias de qualidade e bom gosto.

Celma de Freitas • Rio de Janeiro • RJ Já é a terceira vez que recebo a revista e só tenho a agradecer, gosto muito de ler as reportagens. Aqui na minha cidade os produtos da Bio Extratus são bem conhecidos e eu adoro todos, uso sempre. Parabéns pela entrevista com o cabeleireiro da presidente, ele é mesmo fera e eu gostei muito das dicas. Um big beijo para a equipe.

Priscilla Benevides • Juiz de Fora • MG Queridas leitoras, agradecemos os elogios. A Fúcsia é feita pensando em vocês, é muito bom saber que estamos acertando. Envie seu comentário para redacao@revistafucsia.com.br ou para Editora 2x1 – Rua Américo Brasiliense, 2.171, conj. 1 104, São Paulo/SP, CEP 04715-005

Só nós vimos Extremamente simpática e bem humorada, a estrela Mariana Rios chegou animada ao estúdio para fazer as fotos da revista e conversar com a nossa editora-chefe, Gabriella Galvão. A entrevista foi feita enquanto o expert da beleza Junior Mendes a deixava ainda mais bonita e o stylist Yan Acioli escolhia as peças que mais valorizavam o corpo de Mariana – tarefas nada difíceis. A bela não tirou o sorriso do rosto e conquistou ainda mais fãs. 7


seu astral

Previsão completa para 2012

Áries

Gêmeos Touro

De 21 de março a 20 de abril

De 21 de abril a 20 de maio

De 21 de maio a 20 de junho

Amor

Amor

Amor

Os momentos de turbulência acabam e 2012 vem para dar uma mãozinha nas relações amorosas. Solteira? Chega de solidão. Compromissada? É hora da reconquista.

Cuidado com os exageros: amor demais é obsessão. Chegou o momento de dominar o ciúme e entender que todo mundo precisa de liberdade.

Deixe o amor acontecer naturalmente. Quem está sozinha pode encontrar um noivo. As compromissadas devem conversar mais com a pessoa amada.

Saúde

Saúde

Saúde

Mesmo para os arianos ativos, o período é de alerta. Cuidado para não exagerar nos exercícios físicos e fique atenta à sua coluna. A dica é comer alimentos ricos em potássio, como a banana.

Invista em uma alimentação leve e em exercícios moderados. A natureza é a melhor amiga das taurinas. Não perca a oportunidade de tomar ar puro e caminhar com os pés descalços na terra fresca.

Chegou a hora de você parar e cuidar mais do corpo e da mente. Procure ter mais momentos de relaxamento e deixe de lado o que não é prioridade, seu corpo precisa de atenção extra.

Família

Família

Família

Hora de ceder. Compreenda que as pessoas são diferentes. Não exija que todos acompanhem seu ritmo ou modo de pensar, pois isso vai dificultar reconciliações.

Depois de um período de isolamento necessário para rever planos e prioridades, é hora do reencontro. Volte a se aproximar de pessoas queridas.

Boas companhias e alegria esperam por você. Melhorar o astral e distribuir carinho é a ideal saída para cicatrizar corações partidos. O perdão é o começo de tudo.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

O ano será de muita prosperidade. Novos caminhos profissionais surgirão e você poderá colocar em prática vários planos. Tenha paciência, tudo virá a seu tempo.

Ano de expansão e oportunidades. Os ganhos virão, mas cuidado com os gastos. Dinheiro atrai dinheiro e dívida atrai dívida. Pense bem nas suas escolhas.

Invista mais na sua vida profissional, mas não exagere nas cobranças. Sem flexibilidade, não há sucesso. Você sempre agiu assim, não mude a estratégia e verá resultados.

Dica É hora de decorar a casa com cores da terra, como o marrom e o bege. Use essências florais e incensos para trazer sorte.

8

Vinicius Puttini

Dica As cores da sorte são laranja, dourado e amarelo. Carregue com você a pedra olho de tigre. Na casa, invista na essência de sândalo.

Dica Abuse do amarelo, sua cor de sorte neste momento. O alecrim trará mais alegria e a sua pedra de cura é a hematita.


Leão Câncer

Virgem

De 21 de junho a 21 de julho

De 22 de julho a 22 de agosto

De 23 de agosto a 22 de setembro

Amor

Amor

Amor

Não tenha medo de mergulhar de cabeça no amor. Mas cuidado nunca é demais. Nem todos estão preparados para amar ou ser amados ao mesmo tempo em que estamos.

A vida afetiva ficará mais séria. Quem está acompanhada vai dar um passo mais sério. Quem está sozinha pode esperar pretendentes em busca de compromisso.

Nos últimos relacionamentos, você se concentrou apenas na pessoa amada e deixou de lado suas vontades. Chegou a hora de inverter os papéis e ser o foco da relação.

Saúde

Saúde

Saúde

Descansar será sua prioridade em 2012. Chega de tanta correria, procure repousar um pouco mais. Encontre um tempo para relaxar e recuperar a energia e o bom humor.

O ano que passou foi conturbado, porque sua saúde andou um pouco esquecida, controlada de modo caseiro. Tudo isso refletiu no seu corpo. É preciso buscar ajuda profissional.

Família

Família

As tarefas e os compromissos do dia a dia afastaram algumas pessoas queridas. Aproveite este ano para promover reencontros e passar mais tempo com elas.

Os problemas aparecem todos os dias, não há como evitá-los. Mas não adianta tentar resolver todos de uma vez. Vá devagar e procure solucionar primeiro os seus.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Depois de uma fase de vitórias e conquistas, chegou o momento de mantê-las. Não faça isso sozinha. Delegue tarefas, divida responsabilidades. Assim, em 2012, sua prosperidade se consolidará.

O final de 2011 trouxe melhorias, não deixe passar as oportunidades que vão aparecer em 2012. Fique em estado de atenção, outras chances baterão à porta. O novo ano promete mais prosperidade.

Agora que seu corpo sentiu os bons resultados de uma alimentação saudável, mantenha esse hábito e concentre-se em você mesma. Chega de cuidar tanto dos outros.

Família Você ocupa a linha de frente da família, sempre dando exemplos e orientações. Tudo isso não será em vão, acredite. Os resultados vão aparecer.

Trabalho e finanças A lua vai ajudar a sua vida profissional e financeira. Atenção na hora de assumir compromissos para não comprometer todo o seu tempo.

Dica É hora de apostar no branco pérola e na essência de rosas brancas. O seu amuleto é a pedra da lua. Use e abuse da paz.

Dica Recorra à energia dos cristais e à força da cor azul-clara, que prometem trazer bons fluidos. Use a alfazema de todas as formas.

Dica Decore a sua casa utilizando a força dos objetos vermelhos. Para completar, use essência de cravos e de canela.

9


Escorpião Sagitário

Libra De 23 de setembro a 22 de outubro

De 23 de outubro a 21 de novembro

De 22 de novembro a 21 de dezembro

Amor

Amor

Amor

A diversão continua, mas deixe as portas abertas para um compromisso. O amor virá se você permitir. Comprometida? Cuide dele com carinho que tudo se acalma.

O amor não tem parada com as escorpianas. Mas você verá que vale a pena estar junto de alguém e acreditar que vai dar certo. Deixe rolar. Você pode e deve ser feliz.

Suas decisões têm sido ponderadas na vida afetiva. O problema é que o amor não tem medida exata. Pare de tentar controlá-lo e deixe que ele entre de vez no seu coração.

Saúde

Saúde

Saúde

Não é hora de relaxar, fique de olho na sua saúde. O corpo pede socorro e precisa de manutenção. Abril chega para dar mais energia e você sentirá o aumento da vitalidade.

Você viveu momentos difíceis no ano que passou e, apesar das consultas ao médico, não levou os conselhos a sério. Agora é hora de começar tudo de novo para recuperar a saúde.

Os incômodos que você andou sentindo em 2011 passarão, mas é hora de aceitar e trabalhar dentro dos seus limites. Um dos segredos da boa saúde é tomar muita água, tenha isso em mente.

Família

Família

Família

Parabéns, você conquistou o espaço familiar que gostaria e está bem mais firme nas suas posições. Todo o amor que você espalhou virá ao seu encontro.

Receba com muito carinho parentes e pessoas mais próximas em sua casa. O momento pede um fim aos conflitos: dê mais espaço para a paz.

Você tem se desdobrado para cuidar bem das pessoas que mais ama. Mas não se esqueça de que os laços familiares são uma via de mão dupla.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Você tem trabalhado duro e vai colher bons frutos ao longo de 2012. Em breve, o cotidiano vai ficar melhor organizado. Agora que aprendeu, cultive o sigilo.

Procure manter a calma. Dessa forma, com certeza, o sucesso virá aos poucos. O ideal é se concentrar em um único objetivo, assim, você vai chegar lá.

Chega de sonhar. É melhor colocar um pouco os pés no chão, sagitariana. É hora de você ganhar dinheiro e, acredite, talento é o que não falta na sua vida.

Dica Chegou a hora de usar canela em todas as formas e investir na cor branca. A sua pedra do momento é quartzo rosa.

10

Dica Para mais equilíbrio, use incensos com essência de benjoim e deixe lascas de madrepérola pela casa. O cinza é a cor do momento.

Dica Para atrair a prosperidade, nada melhor que girassóis nos vasos. Também use e abuse da essência de cravos e do âmbar.


Aquário Peixes

Capricórnio De 22 de dezembro a 20 de janeiro

De 21 de janeiro a 19 de fevereiro

De 20 de fevereiro a 20 de março

Amor

Amor

Amor

O tempo mostrou que muitos dos problemas amorosos eram fruto da imaginação e de fofocas. Por isso, não dê ouvidos a ninguém, exceto ao seu coração.

Tudo está mais calmo. Se estiver em boa companhia, lembre-se que ele não tem nada a ver com seus conflitos. Para as solteiras, relacionamentos sérios à vista.

Saúde

Saúde

É fundamental que você descanse bastante a partir de agora. Procure não se comprometer com aquilo que não puder cumprir. Não faça exigências demasiadas a seu corpo.

As emoções refletem diretamente na sua saúde. Para poupá-la e manter tudo em ordem, mantenha os pensamentos serenos. É importante comer muitas frutas e beber bastante água.

Família

Família

Tem sido uma luta manter os mais jovens calmos e unidos, mas é hora de dizer o que pensa, sem agressividade. Faça isso com calma e todos vão escutar você.

Os conflitos se foram e agora é preciso esperar a poeira abaixar. Você tem feito o possível para manter a união da família, mas nem sempre isso é possível. Não desista.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

A tempestade passou. Agora, seja paciente, a prosperidade está próxima. O segredo é manter as conquistas e viver um dia de cada vez.

Não descarte a possibilidade de partir para outros negócios e empreendimentos. Sua percepção está afinada, confie no seu faro, você tem tido sorte. Aproveite.

Chega de solidão. Abra-se para o mundo e deixe que as pessoas se aproximem e conheçam você melhor. Para as compromissadas, é o momento de redescobrir o outro.

Saúde Para se manter bem durante este novo ano, você deve ficar de olho na parte estrutural do corpo. Ossos, cabelos e dentes merecem atenção especial para permanecer saudáveis.

Família Convivência é amor e você precisa estar mais com a sua família. Comece a aceitar convites e abra sua casa para as pessoas queridas. O momento é de celebrações.

Trabalho e finanças

ILUSTRAÇÕES: YOUTOART / [SIC]

Você fez boas negociações no ano que passou e, com certeza, elas vão render bons frutos nos próximos meses. Cuide bem do que já foi conquistado.

Dica Para afastar a nuvem negra, espalhe vasos de barro com flores campestres pela casa. Essências de rosa amarela ajudam a limpar o astral.

Dica As plantas são um forte aliado para afastar energias negativas. Você também pode contar com cristais em tons esfumaçados e anis.

Dica O verde promete restaurar suas forças. Para garantir sorte, aposte na hematita e na essência de flor de laranjeira. www.astrologonline.com.br

11


seu astral

pessoal Por Gabriella Galvão

Saiba o que os números podem revelar sobre a sua vida Numerologia é o estudo do significado dos números e da influência deles no dia a dia. “É como um farol que alerta sobre possibilidades de acontecimentos na nossa vida”, ensina a psicóloga Tania Ferraz, especialista no assunto há mais de 30 anos. Cada pessoa tem um número com uma vibração correspondente. Com a análise do nome completo e data de nascimento – assim como da numeração da casa e do carro –, identifica-se o número e o que ele quer dizer sobre a sua personalidade, modo de agir, desafios, futuro, residência, empresa... e ajuda até na escolha do nome do bebê. O ideal é fazer um mapa numerológico com um expert para receber explicações detalhadas a seu respeito. Mas, com uma continha rápida, dá para aprender a calcular o número do seu “ano pessoal”, que aponta o que o seu próximo ano reserva a você.

Descubra o seu ano pessoal e leia a vibração do seu número O ano pessoal vai da data do seu aniversário até a véspera da outra. Se o seu último aniversário foi no ano passado, considere 2011 para fazer o cálculo. Se já comemorou neste ano, use 2012. Some o dia + mês do seu aniversário + o ano

Exemplos: Se você faz aniversário no dia 3 de janeiro: 3 + 1 + 2012 = 9 é seu ano pessoal, cuja vibração vai até 2/1/2013. Se você faz aniversário dia 7 de outubro: 7 + 10 + 2011 = 21 = 2 + 1 = 3 é seu ano pessoal, cuja vibração vai de 7/10/2011 a 6/10/2012.

Esteja atenta aos sinais, recompensas virão de acordo com seus esforços. Confie na sua intuição. No trabalho, chance de um novo emprego ou promoção. No amor, talvez você queira uma renovação como uma segunda lua de mel. Se estiver só, é hora de encontrar um relacionamento com uma pessoa independente. Faça um check-up, época boa para iniciar qualquer tratamento de saúde. Conselho Pense no que realmente precisa e faça boas escolhas. 12


Olhe bem os dois lados de cada situação e livre-se dos pensamentos errados do passado. Seu talento pode ser reconhecido no trabalho. O romance está presente em um noivado, casamento ou gravidez. Siga uma dieta adequada voltada para a nutrição, e não com foco no peso. Conselho A paciência é uma virtude, resolva os assuntos de forma harmoniosa.

Provavelmente, você vai colher o que plantou nos últimos 2 anos, há um crescimento em todas as áreas de sua vida. É hora de ser reconhecida por pessoas influentes que podem ajudar na sua carreira. No amor, fuja de relacionamentos superficiais. Muitos dos seus desejos podem se tornar realidade. Evite os excessos e as explosões. Calma é o que precisa. Conselho Canalize os sentimentos na direção das suas metas.

Planejar é preciso e você tem chances de se organizar e construir uma fundação segura. Ação positiva abre novas oportunidades de progresso. No trabalho, considere cada obstáculo como um meio de provar a sua capacidade. Poderá encontrar um amor do passado. Você está mais consciente do amor que dedica e do que recebe. Cuidado com remédios ou alimentos vencidos. Se tiver dúvida sobre o diagnóstico médico, procure outra avaliação. Conselho A sinceridade e a honestidade abrem todas as portas.

Este ano promete experiências inovadoras, esteja preparada para os imprevistos, adaptação é fundamental. Acordos no trabalho serão feitos a seu favor, espere o momento certo para agir. Você estará mais atraente para o sexo oposto. A autoconfiança favorece os relacionamentos. Cuidado com a irritabilidade. Diminua o ritmo para garantir uma melhor qualidade de vida. Conselho Um passo de cada vez também leva ao sucesso.

Mantenha a fé nas suas habilidades. Pode ocorrer mudança ou reforma na casa atual. Melhora no trabalho e na carreira, há muitos elogios reservados para você. Época favorável ao casamento, noivado ou nascimentos. Mudanças no relacionamento também são possíveis, principalmente se existir diálogos ou até aconselhamento terapêutico. Faça uma visita de rotina ao médico. Poderá ter uma tendência para engordar. Ar fresco e atividades físicas são recomendadas. Conselho As responsabilidades exigem atenção. Pessoas idosas podem precisar do seu auxilio, dê amor.

Estará interessada nos assuntos filosóficos e espirituais. É preciso relaxar refletindo sobre o passado. Planeje o futuro. No trabalho, conserve a calma, tudo tem o tempo certo. Confie na sua capacidade e aprimore seus conhecimentos. Evite se distanciar da pessoa amada. Se estiver só, reflita sobre o que realmente quer para sua vida. Meditar ajuda a manter a calma, restaure suas energias. Conselho Sua intuição estará presente, siga seus pressentimentos.

A oportunidade de alcançar algo muito bom depende do quanto se empenhou nos últimos 7 anos. No trabalho, valorize o que sabe fazer. Estabeleça metas para conseguir o sucesso financeiro. Um antigo amor pode aparecer. Se o romance for o seu objetivo, tem tudo para dar certo. O casamento passa por ajustes. Problemas físicos podem ser decorrentes de tensões emocionais. Cuide da sua alimentação. Conselho Permita-se um tempo para repousar.

Terá facilidade de se afastar de pessoas, hábitos ou circunstâncias negativas já superadas. As viagens são possíveis e as mudanças necessárias. Desenvolva o seu lado humanitário e será recompensada. Lembre-se de que o êxito é o resultado do nosso empenho em cooperar e compartilhar com os nossos companheiros de trabalho. O relacionamento amoroso ocorre quando estamos abertas a ele! Na saúde, é difícil abandonar certos hábitos nocivos, pense em dizer “não” a todos eles. Conselho Não deixe que o pessimismo dos outros a atrapalhe. Quanto mais amor você der, mais amor irá receber.


15


16

moda


Produção: Patrícia do Lago Fotos: Alessandra Levtchenko Locação: TIDELLI in & out

Para os O que se viu nos desfiles das semanas de moda do Rio de Janeiro e de São Paulo foram biquínis e maiôs com estampas geométricas, tropicais, abstratas, animal print, listras e muitas referências ao estilo retrô também na modelagem. Clássicos como cortininha não perdem seu lugar, mas merece destaque o corte mais comportado e alto, que valoriza a silhueta. Por falar em tendências, a moda praia também é roupa de passeio, pode – e deve – sair da passarela. Use com short, bermuda, saia... e desfile por aí!

Biquíni e saída de banho Live, sandália Crysalis

17


BiquĂ­ni Hang Ten, fone de ouvido Nixon

18


Biquíni Speedo, canga Billabong, óculos Mormaii, sandália e pulseiras (acervo)

19


BiquĂ­ni Hang Ten, viseira Skarp


Mai么 Billabong, 贸culos Mormaii, pulseiras acervo pessoal


de folga

Corte os excessos

e boa viagem! Por Fernanda Ghisloti

Na hora de escolher o que levar em uma viagem, às vezes dá vontade de colocar o guarda-roupa na mala. E se o tempo mudar? E se aparecer uma festa de última hora? Perguntas assim nos fazem levar peças que não serão usadas e peso extra para carregar. Pensando nisso, conversamos com a consultora de moda Ana Maria Andreazza, especialista no assunto, em busca dos segredos fundamentais para você resolver essa importante missão e começar a viagem com o pé direito. As ocasiões que poderão surgir • uma roupa mais arrumada é a solução quando surge um convite para uma festa ou jantar com os amigos. Sapatos confortáveis • leve, de preferência, os mais velhos, assim o risco de ficar com o pé machucado na viagem diminui. Limite de bagagem • para o exterior, são permitidos dois volumes com até 32 quilos. Nos voos internos, o máximo são 24 quilos no total. Cuidados com a bagagem de mão • todos os líquidos e géis devem estar protegidos por saquinhos plásticos, tipo zip lock, e o conteúdo não pode ultrapassar 100 ml (vale para tudo, de pasta de dentes a perfume). Na nécessaire • lembre-se de tudo o que costuma usar no seu dia a dia, como: xampu, condicionador, sabonete, creme para o corpo, cremes para o rosto, escova de cabelos e de dentes, pasta e fio dental, perfume, desodorante, hidratante, protetor solar, maquiagem, prendedor de cabelo, acessórios e medicamentos que costuma utilizar. Miniaturas • Prefira os potes menores dos itens de higiene – além de permitidos na bagagem de mão, ocupam menos espaço. 22


Praticidade é a palavra que você deve ter em mente na hora da escolha dos itens. Peças 2 biquínis e 1 maiô 1 short 2 camisetas 1 túnica que sirva de saída de praia 1 canga 1 sandália de borracha 1 sandália rasteira caramelo (combina com tudo)

A seleção deve ser colorida, com roupas que combinem entre si para você sair sempre com novo visual. Peças 3 biquínis – Escolha alguns que possa mixar as partes e criar novos modelos 1 maiô preto 2 camisas mais longas para sair da praia 2 túnicas longas, tipo saída de praia 1 canga 3 camisetas regatas coloridas 2 camisetas com manga 3 shorts (um jeans, um cáqui e outro estampado) 1 calça jeans 1 calça branca (tipo capri) 1 vestido longo florido

Atenção: essa é uma mala que tem que ser bem planejada. Nada de roupas demais, que não usará e ocupam o lugar das compras.

IlustrAções: YoutoArt / [sIc]

Quanto às cores escolhidas, o melhor é um tom neutro e escuro e brincar com acessórios coloridos sobre as peças. Pashminas e lenços, por exemplo, ajudam a criar novos looks. A sugestão são os tons de cinza, pois combinam com tudo e podem ser uma alternativa ao preto. Peças 1 casaco de lã pesado 1 suéter de lã 1 suéter de gola roulê 1 casaco tipo cardigã de lã 1 camisa branca 2 camisetas térmicas 3 blusas de manga longa

1 vestido longo de algodão florido para a noite 1 camisola ou pijama 3 calcinhas e 2 sutiãs 1 bolsa de palha Óculos escuros Chapéu de aba larga Na nécessaire, além dos itens básicos, inclua loção pós sol, repelente e protetores solares com diferentes fatores de proteção para pele, cabelo e boca. 2 vestidos de alça 1 vestido pretinho 1 saia longa estampada 5 calcinhas e 3 sutiãs 1 camisola e 1 minipijama 1 sandália de borracha 1 sandália rasteira caramelo 1 sandália tipo Anabela 1 tênis Óculos escuros 1 robe 1 chapéu de aba larga 1 bolsa de palha 1 bolsa de couro caramelo Na nécessaire, além dos itens básicos, inclua loção pós sol, repelente e protetores solares com variados fatores de proteção para pele, cabelo e boca. 1 meia de nylon opaca 3 echarpes de lã, tipo pashmina, coloridas 2 lenços de seda 1 cinto de couro 1 saia longa de malha de lã 1 calça jeans 1 calça de lã (cinza ou preta) 1 vestido preto de coquetel 1 jaqueta de couro 1 camisola e 1 pijama de flanela 1 robe 5 calcinhas e 3 sutiãs 1 chinelo quentinho 1 bota baixa preta de cano médio 1 bota de cano alto e salto médio 1 escarpim de salto alto de verniz preto 3 meias de lã 1 meia-calça rendada

23


beleza 24

Cabelo e maquiagem: Andreia Costa (Tamba Sal達o Boutique) Fotos: Paulo Cardone / 2x1 Modelo: Michaella Botacin


Por Gabriella Galvão

Selecionamos algumas tendências de make up da estação para você usar e ficar ainda mais bonita e na moda Alegria é a tradução da maquiagem para este verão. Vale abusar das cores e investir na energia das tonalidades de laranja, amarelo, violeta, azul e verde para iluminar o olhar. “Se a pessoa não for muito ousada, pode usar a cor com um delineador, em vez de sombra, fica mais sutil e ainda assim vibrante”, diz a expert Andreia Costa, do Tamba Salão Boutique, em São Paulo, que assina os looks dessa reportagem. Outra aposta certeira é no brilho dos dourados, cobre e bronze para realçar o bronzeado da pele. As cores metálicas também são um must da estação. Já os lábios pedem a força do batom vermelho. “Se você não gosta, experimente as variações da cor e até um gloss avermelhado”, sugere Andreia. Faça a sua escolha e aprenda a copiar cada make, adaptando a moda à sua personalidade, claro!

A tendência dos blocos de cor não está presente apenas nas roupas, também invade a maquiagem. Andreia Costa passou sombra laranja na pálpebra móvel – invadindo um pouco a parte de cima -, do canto interno ao externo, puxando um gatinho na lateral. Com um pincel mais fino, fez um traço violeta sobre a cor laranja até o meio da raiz dos cílios inferiores. Por cima, aplicou sombra amarela do meio da pálpebra superior até o canto externo e completou o desenho do canto interno até o começo do traço violeta inferior. Para dar mais contraste, fez um traço com delineador preto, sem puxar o gatinho, e passou muitas camadas de máscara preta nos cílios. Para finalizar, blush e batom pêssego. Dicas: • O mesmo efeito da sombra laranja pode ser feito com lápis colorido. Aplique na pálpebra, esfume e use sombra em pó da mesma cor por cima para aumentar a fixação. • “Dá para brincar bastante com essa tendência. Passe a cor apenas embaixo dos olhos, só nos cantos externos ou use apenas um tom na pálpebra móvel”, ensina Andreia. • Umedeça o pincel na hora de usar a sombra para fixar mais a cor. 25


26

Ouro puro, cobre, marrom metalizado... tons que iluminam o olhar e realçam a cor da pele. A expert passou sombra dourada do canto interno até o centro da pálpebra superior e da raiz dos cílios inferiores. Usou sombra ouro velho do canto externo até o meio da pálpebra, e marrom no côncavo, para dar profundidade ao olhar. Aplicou marrom na raiz dos cílios inferiores e esfumou até o dourado. Com um pincel largo e movimentos circulares, espalhou pó bronzeador nas bochechas, têmporas e laterais do rosto e, em seguida, utilizou iluminador dourado acima das bochechas. Nos cílios, camadas de máscara marrom e, nos lábios, batom cor de boca e gloss cintilante.


Olhos metalizados e boca vermelha são ideais para arrasar na noite. O iluminador branco foi usado no canto interno, e as sombras metálicas azul-claro e marinho aplicadas e esfumadas na pálpebra. A mais escura no canto externo ajuda a valorizar e a “levantar” a expressão. Na raiz dos cílios inferiores, Andreia esfumou a sombra azul-marinho. Nos cílios, camadas de máscara preta e, nas bochechas, blush pêssego. Com lápis de boca vermelho, fez o contorno dos lábios e preencheu com batom da mesma cor.

27


beleza

Por Gabriella Galvão

Operação camuflagem

1

28

Com a pele limpa e hidratada, o expert passou corretivo rosado sobre as manchas, aplicado com leves batidinhas, sem espalhar. O tom de rosa pode ser mais claro ou escuro de acordo com a sua pele.

2

Em seguida, cobriu as manchas com uma base um tom mais escuro que a pele, para dar uniformidade à cor. A aplicação deve ser com leves batidinhas. Depois, é só espalhar.

FOTOs: PaulO CardOne / 2x1

Segredos de mestre para esconder as manchas do rosto e ficar com uma pele incrível

as manchas na pele são um dos problemas que mais incomodam as mulheres, principalmente o melasma – manchas escurecidas que aparecem em geral nas bochechas, testa, nariz e acima dos lábios. Provocadas pela produção exagerada de melanina – pigmento que dá cor à pele –, podem surgir por questões hormonais, uso de anticoncepcionais, tendência genética, exposição ao sol e até por características raciais. Para tratar, os médicos indicam cremes clareadores, peelings e opções hightech como luz Intensa Pulsada. remover uma mancha exige persistência. “as células que produzem a melanina têm memória, então, quando a pessoa interrompe o tratamento, a tendência é a mancha voltar, ainda mais se ela tomar sol”, diz a médica Célia Beatriz david, diretora da sociedade Brasileira de Medicina estética. Mas como para a maquiagem quase tudo tem solução, alguns truques podem ajudar a disfarçar bem o problema. É só seguir as dicas do maquiador e cabeleireiro evandro Ângelo, do salão C.Kamura, em são Paulo. ele escondeu as manchas do rosto da cabeleireira Marly Pereira e o resultado foi uma pele com a cor homogênea e natural. Veja e copie!


Com um pincel, Evandro passou sobre a mancha uma base um ou dois tons mais claros que a pele.

4

5

Ele aplicou hidratante facial colorido (no tom da pele) em todo o rosto. “Fica mais natural, cobre a mancha e hidrata a pele. Com o hidratante é mais fácil ter controle sobre o efeito desejado”, explica Evandro. Se preferir, use a sua base de costume.

Para finalizar, uma camada leve de pó facial e blush em pó nas bochechas. Evite as opções em creme e líquidas, elas podem realçar mais as manchas. Nos olhos, lápis preto e sombras marrom e preta esfumadas. Nos lábios, gloss cor de boca sobre batom amarronzado.

3

Achei o resultado maravilhoso. No começo, não acreditei que ele ia conseguir cobrir tão perfeitamente. Prestei atenção em cada passo e vou repetir.

Com 22 anos de carreira, o maquiador e cabeleireiro Evandro Ângelo é um dos nomes mais badalados de São Paulo. Escolheu sua profissão aos 16 anos e desde lá não parou de estudar. Trabalhou em renomados salões da capital paulista, montou o seu próprio salão e atualmente voltou a trabalhar ao lado do expert Celso Kamura. “Maquiagem na medida certa e aplicada direito fica sempre bacana. Lembre-se que menos é sempre mais”, ensina. 29


beleza

acerte Opções para você usar e garantir um olhar mais poderoso Por Gabriella Galvão


FOTOS: ShuTTErSTOCk (ABErTurA) \ PAulO CArDONE / 2x1 \ MODElO: lAilA GONçAlvES

Não há dúvidas: olhos delineados são mais expressivos e sedutores. A rainha Cleópatra que o diga. Existe uma diversidade de traços, mais finos, mais grossos, bem marcados, retos, gatinho... Os coloridos estão em alta, dos marrons às tonalidades vibrantes. “O delineador é um recurso estético que faz uma correção nos olhos e deixa a expressão poderosa. A minha aposta da vez é no risco mais reto. Não fica muito caricato”, salienta a maquiadora Camila Bianchi, do Bardot Salão, em São Paulo. É só resistir e não fazer o gatinho com o pincel. Não sabe como? Treine, a prática leva à perfeição. Comece apoiando o cotovelo, inclinando a cabeça levemente para trás. Não estique a pele e faça o traço do meio para fora, completando aos poucos. Outra ideia é fazer um pontilhado e preencher. “Passe sombra escura na pálpebra, imitando o risco. Depois, é só cobrir”, orienta Camila. A maquiadora fez quatro opções diferentes para você escolher, divirta-se!

O clássico estilo gatinho nunca sai de moda. Se achar mais fácil, deixe para puxar o gatinho depois de passar o delineador na pálpebra. O tamanho e a intensidade da curva é você que escolhe!

O traço reto é o mais atual na opinião da expert Camila. Na hora de maquiar é só resistir e não fazer o gatinho com o pincel.

Faça o contorno de todo o olho e deixe o risco mais fino no canto interno. Essa ideia não é recomendada para olhos pequenos.

O tipo dos olhos determina a espessura do traço: Pequenos • risco fino é o ideal. Grandes • pedem risco mais robusto (o colorido fica ótimo). Separados • faça um risco mais grosso nos cantos internos e siga afinando. Juntos • o risco deve ser bem fino. Passe iluminador nos cantos internos para dar impressão de mais espaço entre eles.

Delineador colorido é um dos hits da estação. Para dar mais contraste, capriche na máscara de cílios e passe lápis preto na marca d’água. “Se tiver olhos pequenos, use o lápis apenas no canto externo e na raiz dos cílios inferiores, deixando a cor para a pálpebra superior.

31


beleza

uma

nova

mulher

Era uma vez

uma menina Por Gabriella Galvão

Dicas de cabelo e maquiagem para você se inspirar com a nossa transformação e aprender a realçar seus pontos fortes

antes

A consultora de vendas Natália Fernandes, de 26 anos, não sabia como usar produtos de cabelo e maquiagem em favor da sua beleza. Por isso, acabava lançando mão dos mesmos hábitos, penteados iguais e itens de make up em tons neutros, bem clarinhos. “A falta de conhecimento me dava preguiça de me produzir. Eu passava, no máximo, lápis de olhos, máscara para os cílios e gloss cor de boca”, confessa. O mesmo valia para os cabelos, cujo ondulado natural foi alisado com escova progressiva. No dia a dia, a paulistana não tinha ânimo nem para pentear os fios, que ficavam presos em um rabo de cavalo. “Soltos só em dias de festa ou depois de uma escova lisa”, assume. Disposta a mudar, levamos Natália ao Espaço Cafofo, em São Paulo, onde ela conversou por um bom tempo com a visagista e cabeleireira Camis Fank e com a maquiadora Katiane Romero. Natália deixou o medo de lado e aceitou o desafio da transformação. Beleza natural Com traços marcantes, o destaque do seu rosto fica com a boca carnuda, linda e até então desvalorizada. A proposta da maquiadora foi ousada: focar nos lábios com forte batom vermelho – cor que Natália jamais tinha experimentado. Preparou a pele com hidratante, primer – uma pré-base que “fecha” os poros, controla a oleosidade e fixa a maquiagem por mais tempo – e uma base fluida aplicada com pincel. “Ela tem as

32


Fotos: Paulo Cardone / 2x1 \ Produção visual: PatríCia do lago \ vestido da estilista luiza aguiar Para loja voga e saPato Crysalis \ agradeCimentos: do esPaço CaFoFo (sP)

“Gostei bastante da mudança, confesso que estranhei no primeiro momento, já que usava o mesmo visual há pelo menos 7 anos. Agora, eu me sinto renovada e com vontade de me cuidar mais. Sou outra mulher!”

sobrancelhas muito finas e clarinhas. Para dar uma cobertura leve e realçar o desenho, passei sombra cinza em um tom bem suave, que dá um sombreado sutil. Por cima, máscara incolor nos fios”, explica a expert. marcou o côncavo dos olhos com sombra marrom para dar profundidade ao olhar, aplicou blush, máscara preta nos cílios e batom vermelho fechado na boca. “eu confesso que fiquei receosa com a cor do batom, achei que ficaria horrível. mas adorei!”, conta nossa personagem. Liberdade para os fios o cabelo precisava de um corte prático e fácil de pentear. Camis optou por um estilo que ela pudesse deixar mais natural, sem precisar de muitos cuidados ou produtos. “natália tem uma expressão forte, fiz um corte desfiado em camadas que valoriza e também alivia a impressão de guerreira inatingível”, explica a especialista nas tesouras. ela só precisa lavar, amassar o cabelo usando um gel levinho, ativador de cachos, ou leave-in para cabelos cacheados e sair sem se preocupar. Para fazer o penteado da foto, Camis usou um ativador de cachos nos fios úmidos, enrolou mechas de largura média com os dedos e prendeu com um grampo. ao secar, soltou cada uma e penteou com as mãos, realçando o movimento natural do cabelo. “vale levar um reparador de pontas na bolsa para controlar o frizz, e só. É preciso ter em mente que cabelos ondulados não devem ser domados, é fundamental valorizar a forma”, ensina. 33


beleza

As escolhas da

Delineador para olhos Aquarela • Natura Azul-marinho, com secagem rápida. Corante Líquido Benetint • Benefit À prova d’água, o corante vermelho pode ser usado nas bochechas e nos lábios.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Por Gabriella Galvão

Sabonete facial com Grapefruit • Neutrogena Para todos os tipos de pele, é refrescante e ajuda a controlar a oleosidade excessiva. Spray Iluminador Verão • Bio Extratus Com fórmula antifrizz, deve ser aplicado depois da praia ou da piscina. Deixa os fios macios e protegidos.

Batom Hydra Extreme Matte • Maybelline Vermelho mate, com FPS 15 e colágeno.

Anthelios Unifiant FPS 50 • La Roche-Posay Desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, o protetor solar tem textura de mousse e cor. Sundown Senses • Johnson & Johnson Feita com plástico verde com matéria-prima à base de cana-de-açúcar, a embalagem é assinada pela estilista Adriana Barra. Loção Ultra Defense • Banana Boat Protetor com rápida absorção, textura fluida e não oleosa.

34


48

Mel Lisboa As diferentes fases da atriz

36 40 42

FOTOS: MUNIR CHATACK / RECORD (MEL LISBOA) \ DIVULGAÇÃO (LENÇOS) \ FELIPE LESSA (TANIA KHALILL)

50

Acessórios Sugestões que vão fazer sua cabeça

44 46

38

Dica de expert Ideias para deixar os cabelos coloridos incríveis no verão

Trança grega Um penteado lindo e fácil de fazer

Para ele Visual moderno com gel

Profissão cabeleireiro Conheça o expert Sergio G.

Hidratação O que fazer para manter os fios saudáveis

Tania Khalill Cabelo bem cuidado, pele linda, corpo em forma e muito talento!


ip re aD An d Po r

cabelos

Franco Sanabria entende tudo de colorimetria e ensina truques bacanas para você ficar longe do desbotamento!

Cor sempre foi a paixão do cabeleireiro Franco Sanabria, do Bardot Salão, em São Paulo. Por isso, aos 14 anos, ele começou a trabalhar, de graça, como assistente em um salão. Na capital paulistana, depois de passar pelo Projeto Tesourinha (que ministra cursos gratuitos para capacitar jovens interessados no mercado de beleza a exercer uma profissão na área), onde aprendeu a cortar cabelos, trabalhou no badalado Studio W, dessa vez remunerado, e decidiu se especializar em corte e coloração no Instituto Llongueras, em Buenos Aires (Argentina). Já como profissional, foi instrutor técnico na empresa Oito Brasil, passou pelo descolado Bob Salão, onde pôde exercitar o seu lado mais criativo e não apenas técnico, e fez editoriais de moda com o expert em make up Théo Carias. Hoje, aos 29 anos, após toda essa experiência e muita pesquisa, Franco tornou-se um especialista em coloração. Ele diz que olha para um cabelo e sabe o resultado que determinada cor terá. “Adoro ousar, brincar com as tonalidades e tentar algo diferente”, conta. 36


FOTO: PAULO CARDONE / 2X1 \ ILUSTRAÇÕES: [SIC] / YOUTOART

8 Antes de mais nada, saiba: o verão pode ressecar qualquer cabelo. É que a exposição aos raios solares, ao sal e ao cloro danifica a estrutura dos fios. Os tingidos e os que têm outras químicas, como alisamento, são mais frágeis e merecem mais atenção. O ideal é fazer no salão um tratamento profundo com queratina (proteína que faz parte da composição do fio), para fortalecer, dar mais corpo ao fio e reduzir o arrepiado. Depois, faça a manutenção em casa com produtos hidratantes, com ingredientes como manteiga de karité, trigo e proteínas da seda, que nutrem e devolvem a umectação de que os fios precisam.

Use protetor solar. A radiação também danifica os fios, por isso procure produtos com filtro solar, que forma um filme protetor impedindo os danos da radiação solar na cutícula (parte mais externa do fio).

Aqui, esse colorista de primeira fala quais são os cuidados preciosos que se deve ter na hora de proteger o cabelo tingido dos raios solares mais intensos e da combinação piscina, mar e vento, típicos do verão. Leia e aproveite a estação mais quente do ano!

Vale investir em um bom conjunto de xampu, condicionador e leave-in das linhas de verão e das específicas para fios coloridos, com propriedades hidratantes, nutritivas e proteção solar. Na hora de usar, intercale as duas linhas, elas são essenciais para ajudar a garantir a manutenção da cor. Quem tem cabelo ressecado e vai passar muito tempo na praia ou piscina deve recorrer também a uma máscara de hidratação profunda.

O cloro da piscina pode deixar os loiros com um tom esverdeado. Antes de entrar na água, use leavein para proteger os fios do cloro. Caso já esteja com o problema, o expert Franco diz que a situação pode ser resolvida com um xampu de limpeza profunda e um condicionador com pH ácido para selar a cutícula. Se não adiantar, a única saída é procurar um especialista.

Para ajudar na fixação da coloração escolhida dos fios, é bacana procurar na fórmula algum princípio ativo antioxidante, como óleo de semente de girassol.

Use uma máscara hidratante e nutritiva de acordo com a necessidade do seu cabelo e, no mínimo, a cada quinze dias. Se for colorido, escolha um produto com queratina e ativos antioxidantes. Se estiver seco, procure uma máscara com queratina, silicones e proteínas da seda na fórmula.

Não abra mão do reparador de pontas, leave-in e sérum, eles ajudam a controlar os indesejáveis fios arrepiados e a garantir um visual mais bonito.

Se, por acaso, a tintura desbotar, use um tonalizante indicado pelo seu cabeleireiro ou corra para o salão de beleza atrás de um belo retoque. 37


cabelos

Por Andrea Dip

38

Linda e dona de um corpo escultural, a atriz fala sobre o prazer de se dividir entre a famĂ­lia e o trabalho


FOTO: FELIPE LESSA

O sorriso aberto é a marca registrada de Tania Khalill não apenas pela beleza, que estampa seu rosto a maior parte do tempo. Tania é uma mulher que transparece felicidade e harmonia, seja no casamento bem-sucedido com o músico Jair de Oliveira, na sua relação com as duas filhas pequenas ou no sucesso que faz como atriz na televisão e no teatro. A impressão é de que, para ela, a vida é leve. Certamente muito disso vem da dança: ela começou a fazer balé aos seis anos de idade e, já adulta, dançou profissionalmente por cinco anos na Companhia Paulista de Dança, fazendo apresentações no Brasil e no exterior. Aos 18 anos, seu envolvimento era tamanho que se inscreveu na superconceituada Escola Nacional de Ballet de Cuba, onde viveu por cinco meses dividindo um alojamento com estrangeiros e cubanos. “Foi uma experiência riquíssima, impossível negar. Faltava água até para escovar os dentes, a comida era racionada e eu não conseguia falar por telefone com meus pais. Aprendi a lidar melhor com as vontades e as necessidades, a entender o que é essencial e o que é excesso”, lembra. De volta ao Brasil Estudou Psicologia e, durante o curso, descobriu e se apaixonou pelo teatro. “Como tudo que faço tem que ter paixão, fiz a faculdade com muito empenho, mas percebi que não daria tempo para ser psicóloga e atriz. Os cursos e as experiências teatrais me mobilizavam mais, então resolvi seguir meus sonhos e arriscar”, conta. Para se aperfeiçoar, a paulistana se matriculou no curso de TV e teatro do Studio Wolf Maya e na Oficina de Interpretação para Teatro Oswaldo Boaretto. O sucesso veio como fruto de muita dedicação, com personagens que cativaram o público imediatamente: Nalva, a sambista da novela global Senhora do Destino; Duda, em Caminho das Índias e, recentemente, a professora Letícia em Fina Estampa.

Mesmo vivendo na ponte aérea, já que mora em São Paulo e as gravações são no Rio de Janeiro, Tania faz questão de estar o máximo possível perto das filhas Isabella, de 4 anos, e Laura, que completa um ano em março. “Deixar o filho para ir trabalhar é sempre duro. Porém, minha felicidade está atrelada à dualidade família e trabalho. Então, me esforço ao máximo para tornar prazerosa a rotina pesada e por vezes exaustiva”, garante. Vida amorosa Seu casamento com Jair Oliveira é considerado um exemplo de relacionamento saudável. O segredo? “Acreditamos no que sentimos um pelo outro,” revela a atriz. A paixão é tanta, que Tania já serviu de inspiração para composições do marido, como Bom Dia, Anjo, que Jair escreveu quando ainda eram namorados. Bela dos pés à cabeça Essa harmonia também é característica das formas de Tania Khalill. Mesmo depois de duas gestações, a atriz de 34 anos mantém corpo, cabelo e pele impecáveis. Ela acredita que o balé ajudou, garantindo uma boa estrutura corporal, mas segue uma alimentação saudável e faz exercícios. “Tenho uma dieta equilibrada e faço corrida, ioga e pilates, além de sessões de drenagem linfática e de seguir as orientações da minha nutróloga Cristiane Ognibene”, garante. Para assegurar cabelos lisos e brilhantes, usa um bom xampu e costuma variar as marcas de condicionador. “Também faço hidratações e corto os fios no salão Studio W”, diz. Para viver a personagem Letícia, em Fina Estampa, teve de mudar o comprimento e a cor dos cabelos e fala que gostou do resultado mais fashion. Apesar de preferir os cabelos longos e sem mechas, Tania diz que não teria problemas em fazer mudanças ainda maiores para interpretar uma personagem. Até raspar a cabeça como fez Carolina Dieckmann em Laços de Familia?, perguntamos. “Sim, com certeza”, afirma a atriz. Isso que é amor à profissão! 39


cabelos

Cabelo saudável com

um look incrível Por Gabriella Galvão

Nesta época do ano, os cabelos e a pele sofrem muito com o excessivo contato com o sol, sal e cloro. Por isso, temos que lançar mão de cosméticos restauradores, que deixam os fios lindos e saudáveis. Os produtos da linha Verão da Bio Extratus têm propriedades nutritivas e protetoras e, sem sal, ajudam a recuperar a maciez e vivacidade dos cabelos. Neiva Pena, hair stylist do salão Essential Hair Clinic, em São Paulo, ensina a usar os produtos e a fazer a trança grega, um penteado fácil, prático e lindo, que impressiona qualquer um!

1 4

Lave os cabelos com o Shampoo Terapia Antirressecamento e faça uma massagem no couro cabeludo usando a ponta dos dedos. Enxágue muito bem para retirar todos os resíduos do produto.

40

3 2

Aplique a Máscara Hidratante nos fios úmidos, no sentido comprimento para as pontas. Deixe por 10 min. A máscara dá emoliência e ajuda a proteger contra o calor do secador, diz Neiva.

Passe o Condicionador e, depois de 3 min, enxágue bem.

Seque com secador, sem escova, usando apenas os dedos. Coloque uma pequena quantidade da pomada Silitan, da linha Tutano, apenas na parte frontal e nas laterais dos cabelos, para dar firmeza ao penteado e controlar o frizz. Separe a parte frontal e prenda atrás com um grampo, para garantir mais volume na frente.


Selecione uma mecha fina de cada lado e prenda as duas juntas atrás com uma borrachinha de silicone. Pegue a mecha e passe por dentro da parte presa com elástico. Separe novamente as mechas laterais e prenda. Pegue a mecha e passe por dentro da parte presa com elástico, dessa vez dando duas voltas. Vá repetindo esse movimento, prendendo as mechinhas até a altura que desejar.

FOTOS: PAULO CARDONE / 2X1 \ MODELO: MAIARA GANDOLFI \ AGRADECIMENTOS: ESSENTIAL HAIR CLINIC

5

6 Com um babyliss, enrole mechas médias dos cabelos em alturas diferentes. “O babyliss tipo Bubbles é o ideal, porque deixa os cachos naturais. Se a pessoa não tiver, pode usar o comum e enrolar a mecha ao longo do aparelho. Ou então passar um produto de fixação, fazer rolinhos com os dedos, prender com grampos e soltar apenas no final”, ensina a expert. Use o Cristal Líquido nas pontas e solte os cachos levemente com os dedos, para ficar com aspecto mais natural.

A ntes

41


Visual fácil

e bacana Com foco no homem moderno e prático, a linha Bio Extratus Homem tem fórmula livre de sal e parabenos, enriquecida com o poder nutritivo da cevada, a ação antisseborreica da nogueira e as propriedades adstringente e antisséptica do hortelã. O Shampoo 3 em 1 também pode ser usado para fazer a barba. E o gel, que tem fixação forte e é de longa duração, finaliza qualquer look. A hair stylist Neiva Pena, do salão Essential Hair Clinic, em São Paulo, ensina a usar os produtos e a fazer um penteado jovem e descolado.

1 42

Os cabelos foram lavados com o Shampoo 3 em 1, e o couro cabeludo massageado com movimentos circulares, com a ponta dos dedos. Depois, os fios foram enxaguados com capricho, para retirar todos os resíduos do produto.

2

A expert Neiva acertou o corte nas laterais e na nuca para dar leveza e deixar as pontas desconectadas.


3 A n te

4

s

O Gel Fixador foi aplicado nos fios úmidos. “Espalhe movimentando os fios com os dedos para a direção desejada. Nesse caso, para cima”, ensina Neiva.

FOTOS: PAULO CARDONE / 2X1 \ DIVULGAÇÃO (NEIVA PENA) \ MODELO: ÍCARO TAVARES \ AGRADECIMENTOS: ESSENTIAL HAIR CLINIC

O secador foi usado de baixo para cima, com os fios penteados com os dedos. Se quiser pontas bem definidas, faça o acabamento com uma pomada.

A expert Neiva Pena 43


cabelos

profissão

Sergio G. Por Andrea Dip

Determinado, desde cedo um dos mais badalados hair stylists de São Paulo sabia aonde queria chegar

Quando criança, um de seus programas preferidos era ver o padrinho cortar cabelos em uma barbearia no centro de São Paulo. Foi ali que Sergio Gomes encontrou a resposta para a pergunta que seu pai tanto fazia: “O que você vai ser quando crescer?” Com 16 anos, e decidido a ser cabeleireiro, ele não teve medo de investir na futura carreira. Largou o emprego de entregador de pães e gastou o dinheiro reservado para comprar um carro em um curso de extensão de cabelo. A aposta estava feita. Um ano depois, com o curso concluído e empregado em um salão, compraria um carro novo com o dinheiro do seu trabalho. 44


Talentoso e versátil Hoje, aos 37 anos, Sergio Gomes é conhecido como Sergio G., um dos mais assediados hair stylists do badalado Studio W, em São Paulo, de Wanderley Nunes, cabeleireiro de muitas celebridades. “Chegar até aqui não foi fácil, enfrentei muitas dificuldades, principalmente financeiras. Mas sempre fui muito determinado. Sabia o que eu queria alcançar”, afirma.

FOTO: PAuLO CARDONE / 2x1

Versatilidade no currículo Depois de concluir o primeiro curso, o expert foi trabalhar como cabeleireiro em um salão especializado em cabelos afro, onde aprendeu a cortar com a ajuda de um pente tipo garfo. Em seguida, foi assistente de uma japonesa. “Com ela, que dominava muito bem a técnica, aprendi a ter disciplina”, diz. Nessa época, a irmã, também cabeleireira, recomendou que ele procurasse uma vaga na rede francesa Jean Louis David e foi lá que Sergio aprendeu a fazer o corte usando máquina. A experiência variada lhe rendeu a possibilidade de enfrentar sem medo qualquer tipo de cabelo e trabalho. Hoje, o cabeleireiro comemora o sucesso com muita atividade. Passa em média 11 horas por dia no salão e conta com a ajuda de uma equipe de nove pessoas, entre coloristas, especialistas em alongamento e finalização. Celebridades como clientes Dentro do Studio W, atender famosos já virou parte da rotina. A modelo e apresentadora Fernanda Lima, as atrizes Luiza Tomé e Tania Khalill (personagem da reportagem da página 38) e o renomado artista plástico Romero Brito são alguns nomes que já passaram pela sua cadeira. Mesmo assim, Sergio ainda se lembra da primeira celebridade de

quem cortou o cabelo: ninguém menos do que o estilista e deputado Clodovil Hernandes (falecido em 2009). “Fiz um corte ao vivo no programa dele na TV Gazeta e logo depois ele disse: ‘menino, vou cortar o cabelo com você hoje!’ O programa acabou e Clodovil foi para o meu salão com um cabelo todo certinho. Optei por criar um look bem moderno e bagunçado, e ele adorou”, conta. Muitas surpresas além do salão Nas horas vagas, Sergio ainda encontra tempo para dar aulas. Ele é instrutor e idealizador de um sistema educacional chamado Módulo Intensivo para Cabeleireiros – MIC. “Na época em que eu me formei, não existiam bons cursos. Acho importante trocar experiências com outros profissionais. A sala de aula é uma oportunidade de partilhar conhecimentos”, diz o especialista, fiel à teoria de que quem não divide o que sabe também não soma. Além disso, produz caracterizações para personagens de novelas, filmes e peças teatrais, assina produções de cabelos para desfiles, como os da São Paulo Fashion Week (a mais importante semana de moda do país), e participa de feiras como a Beauty Fair, em São Paulo, onde se apresentou no estande da Bio Extratus em setembro de 2011. Para se manter atualizado, mergulha no universo das revistas nacionais e importadas, navega bastante na internet, assiste a filmes e viaja muito. As metrópoles Londres, Milão e Nova York são suas principais fontes de inspiração. Mas está enganado quem pensa que ele é só trabalho. Nas horas de lazer, toca clarinete e surpreende ao garantir que, se não fosse cabeleireiro, seria músico. 45


cabelos

Por Andrea Dip

Tratamentos e princípios ativos ideais para manter os fios saudáveis e lindos

Cabelos ressecados, opacos e cheios de frizz são um caso típico durante e depois do verão. Por isso, com a exposição ao sol forte, sal do mar e cloro da piscina, é preciso redobrar os cuidados para deixar os fios hidratados, brilhantes e com aspecto saudável. Segundo o hair stylist Ari Quinello, do salão Jacques Janine Pátio Paulista, em São Paulo, fazer hidratações periódicas e usar os produtos com os princípios ativos certos para cada tipo de cabelo (veja box) são essenciais para manter sua beleza e saúde. “Feitas em casa ou no salão, existem muitas formas de proteger os fios contra as agressões, mas é importante dar continuidade aos tratamentos” explica o expert. Além disso, antes de se expor ao sol, use filtro solar tam46


bém nos cabelos, de preferência quaternizados. Esse tipo de filtro tem carga elétrica positiva e adere ao cabelo, que tem carga negativa. Assim, forma um filme protetor, impedindo que a radiação solar danifique a cutícula (a parte mais externa do fio, em forma de escamas). O que fazer no salão Os tratamentos com ampolas de vitaminas e nutrientes são indicados para quem busca rapidez e praticidade. “A aplicação leva 5 minutos e tem um efeito mais suave. É ótima para fios menos danificados”, diz Ari. Se o problema for ressecamento excessivo, a recomendação do cabeleireiro é misturar o uso de máscara com ampola, porque une a ação fortalecedora dos aminoácidos da ampola com a textura da máscara, que deixa os cabelos mais brilhantes e sedosos. Para os extremamente prejudicados, principalmente por processos químicos, o ideal é

Óleo de Abacate: com vitaminas como A, E, D, ácidos graxos, proteínas e potássio, é extremamente hidratante. Indicação: todos os tipos de cabelo. Dica: se for usar o óleo puro, diretamente sobre os cabelos, nunca aplique antes de usar aparelhos térmicos. Ceramidas: lipídeos que ajudam a manter a hidratação, formando um tipo de barreira que evita que as proteínas deixem os fios. Indicação: cabelos ressecados, danificados ou com frizz.

FOTOS: SHUTTERSTOCK

Queratina: proteína que compõe os fios, tem ação restauradora e fortalecedora. Indicação: cabelos extremamente danificados, principalmente por processos químicos. Silicone: composto químico que forma uma capa sobre os fios, protegendo contra o ressecamento, o desbotamento da tinta e da formação de pontas duplas. Ajuda a dar brilho e a reduzir o frizz. Indicação: todos os tipos de cabelo, principalmente os ressecados e danificados. Não deve ser usado na raiz.

a queratinização, que fortalece e reduz o frizz, pois a queratina é como um cimento que preenche os espaços dos fios quebradiços. O que fazer em casa Se você não tem tempo para frequentar o salão ao menos uma vez na semana, não é preciso se descabelar. “Uma saída é intercalar o uso das ampolas com uma máscara hidratante”, aconselha Ari. Aplique o xampu, enxágue bem, retire o excesso de água com uma toalha e passe o produto. Espere o tempo recomendado no rótulo e lave. Um condicionador pode ser usado para finalizar. Ari alerta que utilizar máscara em casa é diferente de inventar fórmulas caseiras. “Uma boa máscara de abacate, por exemplo, leva os princípios ativos concentrados, por isso é eficaz. É diferente de passar a fruta nos cabelos! Existem produtos excelentes a preços acessíveis e que dão ótimos resultados”, salienta.

Óleo de Argan: natural do Marrocos, protege e revitaliza os cabelos. Rico em ácidos graxos e em vitaminas A, D e E, ele tem ação reparadora e antioxidante, minimizando o desgaste dos fios por estresse, poluição, sol, vento, secador, chapinha e química. Indicação: cabelos que passaram por processos químicos ou ressecados por agentes externos. Óleo de Macadâmia: rico em vitamina E e nos ácidos oleico e palmitoleico, é hidratante, nutritivo e fortalecedor. Ajuda a restaurar a vitalidade e o brilho, forma um filme sobre os fios, protegendo contra agressões externas. Indicação: cabelos que estão danificados por processos químicos e ressecados pelo sol, vento e poluição. 47


cabelos

Por Fernanda Ghisloti

48

Uma mulher talentosa, fã da mudança de visual e de bem com a vida


Ela continua com o mesmo rosto de garota sapeca que a consagrou na minissérie global Presença de Anita, em 2001. A atriz Mel Lisboa nunca mudou muito o tom do cabelo, mas os diferentes cortes marcam bem as fases de vida da bela. Ora com um ar mais intelectual, ora mostrando muita sensualidade, Mel conta que cada momento pede um visual diferente e assume que gosta das mudanças. Ela revela não ter se adaptado muito ao uso de mega-hair para sua protagonista na novela Sansão e Dalila, da Record, mas diz que agora está muito feliz com os cabelos. Fúcsia – Você se lembra da mudança de visual mais extrema que já fez? Mel – O primeiro corte radical foi aos 16 anos, quando saí do salão com o cabelo bem curto, estilo “Joãozinho”. Demorei para me acostumar, algumas horas eu gostava, em outras estranhava. Mas depois gostei, tanto que até repeti o corte outras vezes. Fora isso, tiveram as tattoos, que são mudanças eternas. Também tive que mudar bastante para me adaptar aos trabalhos, claro.

2010

2007

FOtOS: MuniR ChAtACk / RECORD (AtuAL) \ MiChEL AngELO / RECORD (2010) \ AgnEwS (2007) \ tV gLObO / DiVuLgAçãO (2005)

Fúcsia – Com qual look você mais se identificou até hoje? Mel – Acho o cabelo ruivo legal e já pintei dessa cor algumas vezes, porém o vermelho desbota mais fácil e vai ficando alaranjado. Acredito que a cor natural é sempre a que mais combina com cada um, com o tom de pele e o estilo. Embora não varie tanto na cor, altero bastante o comprimento, desde bem curtinho até cabelão. Cada fase me identifico mais com um corte. Fúcsia – Por falar em cabelão, você estava com os fios enormes para fazer a Dalila, na TV Record. Como foi a experiência? Mel – Foi o visual que mais me deu trabalho, tive que usar mega-hair por sete meses. Não gostei muito, me sentia incomodada, pois o cabelo fica bem cheio, precisava ficar trocando o aplique – o que demorava muito – e ainda não podia lavar todos os dias. Gosto dos cabelos longos, vou até deixar ficar mais comprido, assim também já evito ter que usar o mega-hair novamente para algum personagem.

2005

Fúcsia – Para fazer a peça Cine Camaleão – A Boca do Lixo, você aderiu à franjinha. O novo look está mais prático? Mel – O único trabalho que tenho agora é cortar a franja periodicamente. Estou com a cor natural e com o comprimento legal. Este visual de agora é um estilo meio Cher, meio Rita Lee, inspirado nos anos 70, quando se passa a peça. Fúcsia – Por conta da gravidez, você teve que fazer alguma adaptação? Mel – Não, muito pelo contrário, agora não estou fazendo nada. Com a gravidez, o cabelo fica mais bonito, brilhante e macio. 49


cabelos

Nesta época do ano, é difícil deixar os cabelos sempre soltos. Só que, na correria, muitas vezes, quem tem os fios mais longos acaba apelando para o que tem à mão para “resolver o problema” e usa de lápis a elásticos sem graça, o que deixa qualquer penteado sem glamour. E, convenhamos, lugar de caneta não é prendendo coque! Nós queremos ver você sempre linda, dentro das tendências, e selecionamos acessórios bacanas e práticos que vão fazer sua cabeça, confira!

Com estampa de bicho (Renner) e no estilo náutico (Mari Mauro). De palha com lenço de estampa de onça (C&A). Tipo turbante, de tecido estampado (Mari Mauro). De seda com estampa floral vintage (Renner). Feitas com lantejoulas (Punk Poney) .

50

As tranças são um dos hits da estação. Faça uma trança desarrumada, soltinha, enrole como um coque lateral e arremate com presilhas. Fica diferente e lindo!

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Por Andrea Dip


51


capa

Determinação, planejamento e bom humor são marcas dessa morena de personalidade forte Por Gabriella Galvão

52

Macaquinho Água de coco Sandália Colcci Pulseira Duza


Maiô Água de coco

“Ter uma boa estrutura familiar é importante para não deixar o sucesso subir à cabeça.”

54


Regata laranja, top verde, calça jeans e uma jaqueta branca superfashion. Foi assim, simples e linda, que Mariana Rios Botelho chegou ao estúdio para a sessão de fotos da Fúcsia, acompanhada do pai, Alonso, seu fiel escudeiro. Descontraída, a mineira de 26 anos (nascida em 4 de julho de 1985) começou a me falar sobre a sua vida e a entrevista rolou em um clima alto astral e com muitas risadas. Carreira precoce Sozinha, a pequena Mariana, então com sete anos, se inscreveu em um concurso de música, definiu o nome artístico que iria adotar e deu a notícia aos pais ao chegar em casa. Resultado: orgulho familiar e, logo depois, o primeiro troféu como cantora. Afinada e com o talento reconhecido, foi contratada por um estúdio na sua cidade natal, Araxá, e começou a gravar jingles comerciais. Ela, que sempre sonhou em ser independente, na mesma época vendia doces para complementar sua renda e ficava realizada por ganhar seu próprio dinheiro. Aos dez, a jovem estrela montou sua primeira banda, que tinha a mãe como empresária. “Eu amadurecia mais rápido e era mais comprometida que os outros integrantes da minha idade. Acabava trocando os músicos com frequência e, aos 14 anos, a banda era formada por músicos profissionais, o máximo! Animado, nosso repertório incluía pop, rock, axé, músicas de barzinho”, diz. Muito decidida e planejada, Mariana Rios sempre soube o que queria. Morar em uma “cidade grande” (Araxá, no interior de Minas Gerais, tem hoje 96 mil habitantes), cantar, atuar... e alcançar o sucesso, claro! Com a certeza de que um dia viveria em uma capital, resolveu se mudar para um lugar maior e foi terminar o colégio em Uberaba, também em Minas, com três vezes mais habitantes que a sua cidade. “Quis acostumar devagar a viver em um local maior. Morei sozinha pela pri-

meira vez, aprendi a cuidar das minhas coisas, foi uma experiência bacana”, revela. No novo endereço, ela fazia pelo menos três shows por semana e, por conta da rotina pesada, passava os dias morrendo de sono durante as aulas da escola – mas, mesmo assim, estava feliz. Com cara, coragem e pouco dinheiro, aos 18 anos foi para o Rio de Janeiro. “Eu sabia aonde gostaria de chegar, só não tinha ideia que seria tão complicado”, entrega. Morou em república com três meninas, passou um período com uma tia, dividiu apartamentos minúsculos com amigos. Para ganhar dinheiro, deixou a vergonha de lado e trabalhou em eventos, distribuiu panfletos na rua e vendeu trufas que um doceiro enviava de Araxá para o RJ. Sem abandonar a carreira de cantora, gravou um CD demo e deixou em diversos barzinhos – às vezes cantava em alguns, mas recebia apenas um cachê simbólico. Focada, começou a estudar teatro na Casa de Artes Laranjeira (CAL) e conta que foi com Oswaldo Montenegro que aprendeu realmente a atuar, quando subiu aos palcos para fazer musicais, gravar DVDs e participar do show de 50 anos do artista. Foi a primeira vez que ela atuou e cantou ao mesmo tempo. “Agi com naturalidade graças ao talento de Oswaldo Montenegro, que consegue ensinar sem fazer pressão nos alunos. Ele dizia para eu me colocar no lugar da personagem e pensar em como agiria se fosse tal pessoa”, lembra com emoção. A vida dá voltas Foram dois anos morando na capital carioca entre altos e baixos. “Desanimei várias vezes durante aquela época, mas, quando pensava em voltar para a casa dos meus pais, acontecia algo que me fazia ficar. Além disso, procurei encarar cada fato ruim com bom humor”, confessa. Segundo a nossa estrela, durante um desses períodos de tristeza, ela conheceu o caça-talentos Sérgio Mattos, que acreditou no seu potencial e a ajudou na ba55


“Tenho um blog que adoro, é um hobby. Amo postar fotos e falar da minha vida para meus seguidores.”

Pulseiras Duza Bata e short Cia. marítima Maiô Paola Robba 56


talha por uma carreira de sucesso. A convite da agência de Sérgio, fez um teste para Malhação, a novela jovem da Rede Globo, e passou. A partir daí, a vida de Mariana Rios começou a mudar pra valer. Sua personagem, a coprotagonista e vilã Yasmin, também era mineira e cantora, ficou conhecida pelos curiosos bordões que lançou – todos frutos das expressões que costumava falar na infância com sua melhor amiga. “Não me mata com a faca da cozinha”, “Jesus, apaga a luz!” e “Nossa Senhora da bicicletinha, dai-me equilíbrio!” são alguns exemplos divertidos. Vida de celebridade A morena belíssima garante que trabalhar na Rede Globo não é fácil, explica que é preciso ter maturidade e uma estrutura familiar forte para segurar a barra das mudanças radicais sem deixar o sucesso subir à cabeça e nunca esquecer que se trata de um trabalho. Por isso, as duas temporadas de Malhação em que participou tiveram sua dedicação exclusiva, sem direito inclusive a namorar. Foi uma época apenas de vida profissional – hoje, ela conta que aprendeu a conciliar a vida pessoal com o trabalho. Em 2008, venceu o prêmio Melhores do Ano, do programa Domingão do Faustão, na categoria atriz revelação. Em 2009, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Capricho Awards. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro CD solo pela Som Livre e pela gravadora LGK Music, batizado com seu nome. Os sonhos tornavam-se realidade. Sem parar um minuto, assim que acabou de fazer Malhação, Mariana começou a estudar na oficina de reciclagem dos atores da Globo e logo em seguida recebeu o convite para participar da novela Araguaia, de Walther Negrão. Interpretou a personagem Nancy, ao lado de atores consagrados como Lima Duarte, Eva Wilma, Laura Cardoso e Regina Duarte, entre outros. “A experiência foi maravilhosa, atuei com uma equipe incrível”, afirma.

Saia Colcci Top Água de coco Sandália Colcci Colar Duza

Sempre impecável Vaidosa, Mariana é viciada em make up, ela diz que tem quase uma mala cheia de produtos igualzinhos aos dos profissionais. “Adoro me maquiar 57


Fotos: Gabriel Wickbold Cabelo e maquiagem: Junior Mendes Produção de moda: Yan Acioli Assistente de moda: Juliana Despirito

“Responsável, tranquila e profissional, Mariana não tem preguiça. É uma pessoa que corre atrás do que quer e batalha pelo seu ideal.” Alonso Natal Botelho, pai e empresário da atriz 58


e não saio de casa de cara lavada. Sempre aplico base com filtro solar, blush, pó facial, máscara para os cílios e batom”, garante. É fã de cílios postiços e prefere realçar os olhos com sombras nas tonalidades preta e marrom. Seus segredos de beleza são: nunca dormir sem usar demaquilante para limpar muito bem a pele, manter um frasco de água termal na bolsa para borrifar no rosto durante o dia e ter uma base de boa qualidade específica para sua pele. Longos e bem cuidados, os cabelos são um xodó que ela prefere cuidar em casa, fazendo hidratações periódicas, por não ter muita paciência de frequentar salões de beleza. Naturalmente magra, graças à genética materna, a atriz fala que nunca seguiu uma dieta, gosta de comer de tudo e assume que de vez em quando faz drenagem linfática. Mas garantiu que em 2012 vai começar a praticar pilates. Moda é outra de suas paixões. Ela vive de olho nas tendências e tem o personal stylist Yan Acioli, que a ajuda a ousar no look e a en-

contrar as roupas ideais para seu corpo. Não é à toa que a bela está sempre bem vestida. Dentro de casa Muito ligada à família, Mariana sempre procurou estar ao lado dos pais e do irmão. Tanto que não teve outros empresários senão seus pais, que, aliás, nunca a impediram nem implicaram com sua vontade de ser artista. “Gerencio a carreira da minha filha com olhos de pai, protegendo-a. Ela é muito profissional e jamais nos deu trabalho. Nunca tivemos dinheiro sobrando, mas apoiamos suas decisões o tempo todo, ajudando como podíamos. Há três anos, moramos em Búzios (RJ) e, este ano, vamos nos mudar para o Rio para ficar mais perto de Mariana”, fala seu pai, com um sorriso no rosto. A canceriana é do tipo caseira e adora reunir as pessoas de que mais gosta para se divertir em casa. Sorte dos amigos, já que um dos seus hobbies favoritos é cozinhar, principalmente sobremesas. Assista ao making of do ensaio em editora2x1.com.br e acesse: http://blog.riosmariana.com.br


61


relacionamento 62

Por Fernanda Ghisloti


Hora a culpa pode ser da TPM, da correria do dia a dia, dos filhos, ou mesmo não existir. Qualquer que seja a idade ou a situação, mulher vive em crise. Mas, acredite, superar os dramas na hora H é possível e ajuda muito a aumentar o prazer. Quem garante é a educadora sexual Laura Muller, expert no assunto Será que sou uma profissional eficiente? Sou a primeira da classe? A mãe que meu filho merece? As questões femininas são sempre muitas e, quando o assunto é sexo, a lista aumenta. A mulher se pergunta se está agradando ao gato, se deveria fazer algo diferente, se está sendo muito oferecida ou santa demais. São muitos “se isso, se aquilo”. Em meio a tantas questões, a insegurança reina e, quem pensa que com o passar do tempo a situação fica diferente,

se engana. As crises mudam, mas os questionamentos continuam. Para tentar ajudar a resolver os dramas sexuais de cada fase da vida, conversamos com a educadora sexual Laura Muller, de São Paulo. Além de ser a famosa sexóloga do programa global Altas Horas, Laura se divide entre palestras, publicações em jornais e revistas e atendimento em seu consultório. Confira as dicas exclusivas para as leitoras da Fúcsia, de acordo com a faixa etária.

FOTO: DIVULGAÇÃO

No início da vida adulta, a garota está descobrindo uma nova fase. Os hormônios estão à flor da pele e o sexo é uma das novidades mais marcantes. Crise • Com tantas mudanças, as inseguranças também marcam presença. A menina se preocupa muito com tudo, como a opinião do namorado, a melhor forma de agir na hora H e com o que fazer para ser mais sexy. Dica da Laura • Todas essas preocupações na hora do sexo interferem no prazer. O ideal é ser mais espontânea, não se inquietar demais com o desempenho sexual e se concentrar com o que lhe dá mais prazer.  

Novas mudanças acontecem, a mulher já não é mais uma garotinha, a vida traz outras preocupações e o corpo assume formas diferentes. Crise • Nessa idade começam preocupações nem sempre necessárias, e a principal delas é com a estética. Apesar de já ter superado as dúvidas de como se comportar na cama, a mulher agora se sente insegura em relação ao próprio corpo e fica se perguntando se está bonita. Dica da Laura • A mulher deve perceber que a vida tem diversos aspectos – a estética é importante, mas é apenas um deles. É preciso olhar para o mundo interno, valorizar, sim, as características físicas, mas sempre buscando um equilíbrio entre esses dois lados. Assim ela ficará mais confiante e, consequentemente, mais sexy. 63


Nessa fase, a mulher já passou por várias experiências de vida, inclusive diversos relacionamentos, está mais madura e nem sempre confiante. Crise • Essa é famosa, não é mesmo? A chamada “crise dos 40” é quando a mulher vivencia um momento de angústia, desesperança e cobrança exagerada. Muitas vezes, está insatisfeita com a sexualidade, pensando sobre os prazeres que nunca experimentou. O orgasmo não vivenciado é um drama para muitas nessa época. Dica da Laura • É possível encontrar o prazer! O orgasmo é uma questão de descoberta de como o corpo reage ao toque e a cada estímulo. É preciso perceber o que dá prazer, inclusive no tipo de relacionamento. Algumas mulheres se sentem melhor em um relacionamento duradouro, outras mais estimuladas em um relacionamento eventual. Não existe regra para se chegar ao prazer, nem para ser mais feliz no sexo. Cada mulher deve descobrir o que lhe faz bem.

dica da Fucsia

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou a insegurança insistir em aparecer, uma boa ideia é consultar o último livro da Laura: “Altos papos sobre sexo dos 12 aos 80 anos” (Editora Globo). Em tom de bate-papo, a publicação fala sobre a vida sexual de homens e mulheres. 64

FOTO: DIVULGAÇÃO \ ILUSTRAÇÃO: YOUTOART

As mudanças hormonais voltam a ser determinantes. A mulher experimenta uma nova fase: a chegada da menopausa. A menstruação para, a mulher já não pode mais ter filhos e a alteração hormonal atinge o corpo como um todo. Algumas sentem a pele diferente, outras têm alteração no peso e na lubrificação vaginal. Crise • Muitas não lidam muito bem com essa desconhecida fase. Não poder mais ter filhos ou não menstruar todos os meses pode fazer a mulher se sentir menos feminina, “menos mulher”. Já as alterações físicas, como o peso, a qualidade da pele ou mesmo a lubrificação abalam a autoestima. Dica da Laura • O principal é perceber que essa é apenas uma fase natural de toda mulher e não tem que ser encarada como o final da feminilidade, mas como o começo de uma nova etapa da vida. Já para as alterações físicas, um médico pode encontrar a melhor forma de diminuir cada sintoma específico. Mas o fundamental é se aceitar nesse período, assim como nas outras fases da vida. Perceba as diferenças no corpo e continue na busca pelo prazer e pela felicidade!


65


entrevista

Por Andrea Dip

66

Multitalentoso, o baiano vive uma das melhores fases da carreira


Ele é lindo, simpático, ator de sucesso e cantor premiado. Quer mais? Também é um pai dedicado de duas meninas – Joana, 7 anos e Isabela, 2 – pelas quais é completamente apaixonado. Quando é flagrado pelas revistas e sites de celebridades, geralmente está ao lado das duas. Assim é o baiano Daniel Boaventura, de 40 anos, o PC, do seriado Tapas e Beijos, da TV Globo. Ele começa 2012 com pique total, com uma estreia no teatro e o lançamento de seu primeiro DVD. Com tantos predicados, Daniel se considera “um cara tranquilo” e confessa ser até um pouco tímido. Não dá para acreditar... O que veio primeiro em sua carreira, a música ou a atuação? Comecei há 20 anos, em Salvador, cantando em uma banda da faculdade chamada “Horas Vagas”. A música acabou me levando para o teatro. Fui convidado para participar do musical “Cinema Cantado” e depois para o “Zás Trás”, que considero como o embrião da minha carreira, ainda na Bahia.

FoTo: JAIRo GoLDFLUS

Sua primeira experiência nos palcos, então, foi com as bandas do colégio? Eu adorava, foi uma experiência marcante que me deu base para o trabalho que faço hoje. O que você gosta mais de fazer hoje? Teatro, televisão ou cantar? São atividades diferentes, e sou completamente apaixonado pelas três, impossível escolher!

Você foi considerado o melhor intérprete do personagem Gaston, em “A Bela e a Fera”, de todos os espetáculos já produzidos. Como foi esse momento? Foi maravilhoso! É um reconhecimento ao trabalho, me senti lisonjeado. Recebi outros prêmios importantes como o Troféu Caymmi (1993), como revelação em intérprete em Pop’n Jazz, o Prêmio Sharp (1995), como melhor musical em Os Cafajestes, e o Prêmio Qualidade Brasil em 2001, 2004 e 2006 pela atuação nos musicais Vitor e Vitória, Chicago e My Fair Lady. De onde vem tanto talento? É da família, tem algum parente ator ou músico? Meus pais são professores. Cresci ouvindo MPB e música erudita, como as sinfonias de Beethoven, e sempre fui apaixonado por música. Sua vida pessoal é muito preservada, dificilmente estampa tablóides e revistas de fofocas. Você se preocupa em manter essa discrição? É um processo natural, sou um cara tranquilo, que tem uma vida sossegada. Raramente serei visto em baladas e em situações que possam gerar algum tipo de fofoca. Adoro sair com amigos para jantar, ir ao cinema e ao teatro. Quais são os projetos para 2012? Agora começam os ensaios para o musical A Família Adams. Interpretarei Gomez ao lado da talentosa Marisa Orth, que será a Mortícia Adams, certamente uma experiência maravilhosa. Além disso, lançarei meu primeiro DVD que foi gravado no Teatro Bradesco, em São Paulo, com músicas de meus dois CDs: Songs 4 U e Italiano. 67


negócios

Por Fernanda Ghisloti

Confira as dicas que vão fazer do seu sonho uma fonte de lucro

Abrir um negócio é o ideal de muita gente, mas, depois de realizá-lo, vem o desafio de mantê-lo aberto e – o mais difícil – gerando lucro. Muitos donos de salão de beleza estão em busca da fórmula certa para conseguir sair do vermelho. Por isso, fomos conversar com quem entende do assunto, o professor Carlos Alberto Oristânio, coordenador em gestão empresarial do primeiro curso de nível superior do Brasil voltado a cabeleireiros, o Visagismo e Estética Capilar, da Universidade Cruzeiro do Sul. Nas palestras que dá pelo país, ele garante que “salão bem administrado é dinheiro certo!” E mesmo se o seu ramo de atividade for outro, preste atenção às dicas, é só adaptá-las. Boa sorte!

Tenha domínio administrativo Não basta ser uma ótima cabeleireira, é preciso controlar as despesas. Verifique com o que mais gasta e descubra onde pode reduzir para aumentar sua margem de lucro. Gerencie o fluxo de caixa Se você fechou o caixa com mil reais hoje, não quer dizer que teve lucro com esse capital. Pense que ainda vai receber a conta de água e de luz amanhã. Controle o quanto entra e o quanto sai de dinheiro. Cuidado com vícios profissionais Nem sempre uma seleção de craques forma um time campeão. Muitas vezes, as necessidades e os benefícios de um salão grande são diferentes do seu. É fundamental encontrar profissionais que se adaptem ao seu negócio. Ame o que faz Não trate o salão como um hobby, leve a profissão a sério. Você, como proprietária, deve estar sempre presente. As grandes empresas que hoje têm seus donos distantes construíram uma estrutura para operar dessa forma. Se ainda não é o seu caso, lembre-se: o olho do dono é que engorda o gado. 68


Cuide da aparência Seu salão vende beleza, portanto, é o primeiro que deve estar atraente aos olhos. O cliente observa toda a estrutura, incluindo o manobrista e a recepcionista. Esteja atenta a cada detalhe, como roupas, cabelos, unhas, vocabulário e postura dos funcionários. Higiene nunca é demais Todo o salão deve estar sempre impecável. O lavatório precisa estar limpo e com os produtos organizados e disponíveis para diversos procedimentos. O material utilizado tem que ser esterilizado ou descartado. Mostre essa preocupação à cliente e assim conquistará sua confiança mais facilmente. Seja simpática e cordial Evite falar muito rápido, contar os problemas pessoais e agir de forma mecânica. Crie empatia com quem está sendo atendido. O principal produto é a cliente satisfeita e não apenas unhas e cabelos bem tratados.

O cliente sempre tem razão É clichê, mas funciona e diversos salões esquecem disso. Você pode sugerir e opinar sobre o melhor corte de cabelo, a cor das unhas ou uma mudança no visual, mas quem decide é a cliente. Preste atenção nos sinais emitidos por ela, entenda o seu problema e tente ajudá-la. Mantenha a pontualidade Existem salões que trabalham sem agendamentos mas, se esse não é o seu caso, cuidado com o excesso de encaixes ou com funcionários sem pontualidade. Um atraso eventual pode acontecer, mas jamais deve virar rotina. Saiba o que está fazendo Mantenha os funcionários atualizados. Os salões oferecem muitos procedimentos diferentes, é interessante conhecê-los bem. E, se não tiver segurança sobre a técnica ou o resultado que ela trará, não faça.

Misturar pessoa física com pessoa jurídica Por mais que o salão seja seu, o dinheiro arrecadado deve ficar separado. As retiradas precisam ser feitas de forma programada. Da mesma maneira, não pague as contas do salão com dinheiro pessoal, você acaba perdendo o controle do lucro do seu negócio.

Estoque sem controle Não controlar o estoque é como deixar o caixa aberto sem ninguém olhando. Os produtos estragam, funcionários podem levar para casa, ou seja, é prejuízo certo.

ILUSTRAÇÃO: YOU TO ART

Excesso de informalidade Cabeleireiro ou manicure atender o celular durante o trabalho, funcionários mascando chiclete, com mau hálito ou usando gírias excessivas é muita informalidade, para não dizer falta de educação.

Esquecer o nome da cliente Não lembrar o nome daquela cliente antiga é uma gafe. Os salões menores oferecem como diferencial esse ar mais acolhedor, então fica ainda mais feio trocar o nome nessa situação, não é? Mantenha um cadastro de clientes e confira antes do atendimento.

69


saúde

Por Carolina Thomeu

Você já deve ter cedido à tentação de comprar óculos de sol baratinhos porque a armação era descolada, mesmo sem saber se as lentes vinham com a proteção correta. Saiba que o descuido pode comprometer aqueles que enxergam por você: seus olhos

Não é frescura nem exagero. Os seus óculos escuros, capazes de aumentar a autoconfiança e deixar você mais sensual, podem não estar cumprindo sua verdadeira função: proteger contra os raios solares. Sabia que, ao usar modelos piratas, você está menos protegida do que a olho nu? Óculos com lentes inadequadas – muitas vezes comprados nos camelôs ou pela internet, sem certificação ou falsificados – têm a possibilidade de provocar enxaqueca, catarata, alterações na retina, astigmatismo (deformidade na córnea), degeneração macular (ainda sem tratamento eficaz, é uma doença que afeta a retina, a camada mais interna do olho, que recebe a luz e emite os estímulos das sen70

sações visuais), entre outros problemas. E

para quem acha que é cedo para se preocupar, um alerta: os efeitos colaterais poderão aparecer no futuro. Tenha em mente que 80% das informações que assimilamos são recebidas através dos olhos e, assim como a pele, eles não conseguem se proteger sozinhos. Por isso, na hora da compra, é fundamental observar alguns detalhes importantes na armação antes de levar um modelo de óculos para casa.

Com a ajuda do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital dos Olhos, em São Paulo, montamos um guia para você ficar atenta aos cuidados com a sua visão.


Lentes coloridas: veja qual combina melhor com você Se no passado predominavam os tons de preto e marrom, hoje existe um leque variado de opções à sua disposição. Segundo o oftalmologista Renato Neves, o melhor é evitar as lentes pretas e dar preferência a uma cor que tenha a ver com as atividades da sua rotina e as necessidades da sua visão. Aprenda as diferenças entre as tonalidades e faça a sua escolha. Indicada para pessoas com astigmatismo e para quem faz muitas atividades, pois aumenta a sensação de conforto e deixa a pessoa mais à vontade. Reduz o brilho sem perder a cor.

FOTOS: SHUTTERSTOCK

(amarelo alaranjado e castanha) • Ideais para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade. Bloqueiam a luz azul relacionada à formação da catarata. • Apesar de filtrar pouco a luz azul, oferece melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, período em que começamos a

perder a visão de contraste – ou seja, a habilidade natural que nos permite enxergar com maior riqueza de detalhes. • Recomendada para quem pratica esqui ou caça, porque aumenta a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde. • Bloqueia a luz azul e reduz o ofuscamento de motoristas no entardecer. Entretanto, é inadequada para usar durante o dia, já que prejudica a visão em ambientes com muita luminosidade. Na hora da compra • Procure pelo selo holográfico da Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica. • Veja se os óculos têm o selo de proteção UV e a etiqueta CE – usada em diversas áreas, como na construção, eletrônica e na medicina, significa, em francês, Conformité Européenne e indica que o produto cumpre as exigências básicas de segurança e podem ser comercializados na Europa. Ou seja, um seguro a mais. • Verifique se há desníveis nas lentes ou se as armações são malfeitas. • Compre sempre em óticas de confiança. • Exija o certificado de qualidade.

Atenção extra ao que vem do céu Os óculos escuros devem proteger contra a radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol, imperceptível aos nossos olhos e capaz de causar estragos à saúde. A radiação solar é absorvida pela Camada de Ozônio da atmosfera, considerada o filtro solar da Terra. Só que essa camada vem perdendo espessura a cada década, aumentando a penetração UV na Terra e, consequentemente, os riscos à saúde e a necessidade de cada um redobrar os cuidados de proteção em geral. As lentes de má qualidade não filtram os raios UVA e UVB, permitindo que a radiação penetre

nos olhos. Além disso, eles são refletidos em qualquer superfície, elevando o perigo em 20% quando se está no mar e em 15% na areia. A radiação é classificada em três tipos: • UVC – que ainda não chega na superfície da Terra. • UVA – a longo prazo, é responsável pelo envelhecimento precoce da pele, pode provocar queimaduras e também afetar seriamente os olhos. • UVB – a exposição excessiva causa queimaduras tanto na pele quanto na retina e, a longo prazo, pode provocar câncer de pele.


saúde

Por Patricia Marques

Conheça o poder de cura de terapias utilizadas desde a antiguidade e aprenda a usá-las em casa Você já pensou em usar as cores do arco-íris ou os aromas das plantas para alcançar o equilíbrio do corpo, da mente ou do espírito? Essas técnicas, chamadas de Cromoterapia (aplicação de luz colorida em uma área doente do corpo) e Aromaterapia (utilização de óleos essenciais para recuperar a saúde), existem desde a antiguidade, são reconhecidas como terapias complementares pela Organização Mundial de Saúde e cada vez mais conquistam novos adeptos. Lápis de cor medicinal O cromoterapeuta Valcapelli, autor do livro “Cromoterapia – a cor e você” (Editora Roca), conta que os antigos egípcios construíam os templos de forma que o sol refratasse as cores do arco-íris nas salas: “Após o diagnóstico das doenças, as pessoas eram encaminhadas para receber a cor necessária para o restabelecimento da saúde.” Em 1933, o cientista Dinshah P. Ghadiali descobriu os princípios científicos que explicam os efeitos de cura. Segundo Valcapelli, o organismo é composto por campos de energia, que se desequilibram diante de uma doença. A luz colorida age no campo vibratório da re72

gião, resgatando a harmonia energética do órgão comprometido. A ação das luzes também vale para os objetos de decoração e do vestuário. “A peça transmite as sensações da tonalidade para quem está à sua volta, proporcionando qualidade de vida”, garante Valcapelli. A força dos aromas As substâncias extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes também promovem o bem-estar físico e mental. Inalados, em compressas, banhos, escalda-pés ou aplicados no corpo, os óleos essenciais restauram as energias. São cicatrizantes, antissépticos, antiinflamatórios, sedativos, estimulantes, expectorantes, descongestionantes, diuréticos, repelentes e desinfetantes. A aromaterapeuta Sâmia Maluf diz que o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, documentou os efeitos terapêuticos de pelo menos 300 plantas, incluindo tomilho, açafrão, manjerona, cominho e pimenta. A expert alerta que o poder de cura está nos óleos essenciais e nunca nas essências: “A essência é um produto sintético, feito em laboratório. Já os óleos são naturais, obtidos após a destilação de plantas aromáticas.”


Como usar a aromaterapia em casa Para dormir melhor: pingue 2 gotas de óleo essencial de lavanda numa bolinha de algodão e coloque entre a fronha e o travesseiro. Em caso de insônias frequentes, troque a lavanda pela manjerona. Para ficar alerta durante o dia: ponha 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta no chão de onde se quer ficar desperto. Ou pingue 5 gotas desse óleo no chão do box do banheiro. Para aliviar a ressaca: tome um banho com algumas gotas de óleo essencial de lemongrass

ou de capim-santo, ou coloque no aromatizador. Mas não saia ao sol, os ativos podem manchar a pele. Para combater os efeitos da TPM e inchaço: use 6 gotas de óleo essencial de gerânio no banho ou faça massagens na pele. Para herpes simples: aplique uma gota de óleo essencial de tea tree sobre o local do herpes duas vezes ao dia. Para repelir os insetos: despeje algumas gotas de óleo essencial de capim-santo num aromatizador.

O poder de alguns óleos essenciais Gerânio - Alivia os sintomas da TPM e da menopausa. Estimula a glândula suprarrenal, trata questões de fertilidade e distúrbios circulatórios. Usado em ambientes, escalda-pés e em tratamentos corporais. Lavanda – Combate a depressão, insônia, tensão e cansaço. Desinfeta cortes e arranhões e alivia queimaduras. Pode ser aplicado puro sobre a pele. Hortelã-pimenta – Trata dor de cabeça, náusea, cansaço, apatia, asma, tosse, problemas digestivos, intestinais e circulatórios, congestão nasal, infecções na boca. Evite durante a gravidez,

em períodos de tratamento homeopático ou antes de dormir. Seu uso pode ser em spray, escalda-pés e compressas. Tangerina – Para casos de estresse, gastrite, flatulência, diarréia e constipação. Atua como tônico do sistema vascular, nutrindo veias e artérias. Deve ser colocado no aromatizador de ambientes. Tea tree – Age sobre picadas de insetos, micoses, dermatites, aftas, “sapinhos”, piolhos, furúnculos, sarna, dores de garganta, acne, péde-atleta, bronquite, verrugas, cândida, catarro, resfriados, cortes, herpes, pneumonia, sinusite e queimaduras de sol. Pode ser aplicado puro.

Como usar a cromoterapia em casa • Utilize qualquer tipo de lâmpada colorida disponível no mercado. • Faça a projeção da luz na região do corpo que está doente a uma distância de 5 centí-

metros da pele. • Aplique de 5 a 20 min, de duas a três vezes por semana, até o desaparecimento dos sintomas. Nos casos graves, use diariamente.

FOTO: SHUTTERSTOCK

As propriedades das cores Vermelho – Significa vigor, vitalidade e ação. Para pessoas indispostas, desmotivadas e que têm de enfrentar atividades exaustivas. Energiza o fígado, fortalece a musculatura e ativa a circulação. Laranja – É coragem e ousadia. Afugenta o medo e desperta o espírito aventureiro. Ideal para os momentos de confronto. Energiza o pulmão e dilata os brônquios. Amarelo – Simboliza alegria e jovialidade. Favorece a comunicação. Ótimo para os momentos de descontração. É revigorante da pele e energiza o pâncreas. Verde – Harmoniza e proporciona equilíbrio.

Possibilita a análise apurada dos acontecimentos. Estabiliza as inquietações e o nervosismo. Azul – Tem ação calmante. Ajuda a combater a ansiedade e a angústia. Diminui dores no corpo, queimação estomacal e disfunções intestinais. Índigo ou anil – Representa consciência e sabedoria. Desperta o interesse pela leitura e pela compreensão dos fatos. Trata os casos de inchaços. Violeta – Traduz elevação e poder. Favorece o posicionamento perante os outros, estimula a tomada de decisões. Fortalece o sistema imunológico e tem indicação em tratamentos de processos infecciosos. 73


jardinagem

Por Andrea Dip

Dicas para manter suas plantas bem cuidadas mesmo com você fora de casa É hora de você viajar e curtir aquele merecido descanso. Com tudo organizado, resta a dúvida: o que fazer com as plantas dos vasos e do jardim de casa para que elas continuem bonitas na sua ausência? Nem sempre pedir para alguém regá-las é uma opção, por isso já existem métodos específicos, como gotejadores e géis, para deixar suas plantinhas hidratadas e bem cuidadas enquanto esperam pela sua volta. Quem dá as dicas é o engenheiro agrônomo Maier Gilbert, da Maiereale Paisagismo, em São Paulo. Fique atenta!

74


O primeiro passo é checar se o tratamento dado às plantas está correto. Para saber quando é hora de regar, ponha o dedo na terra: se sair manchado, é porque ela ainda está úmida. Se a pele sair seca, é hora de molhar. Adube os vasos de forma orgânica ou mineral. Há compostos prontos disponíveis em lojas de jardinagem. São necessários cerca de 10 litros de adubo por metro quadrado de terra. Se suas plantas ficam em um jardim descoberto, ou seja, tomam chuva, a irrigação artificial não é necessária. Apenas preste atenção aos cuidados básicos citados no item anterior.

Para regar os vasos que não recebem água da chuva, você pode lançar mão de duas opções que também são facilmente encontradas em casas de jardinagem: Gotejadores – Feitos de plástico, são adaptadores de vários tamanhos que podem ser

rosqueados no bocal de garrafas pet. Colocados na terra, aos poucos liberam pequenas doses de água, mantendo as plantas sempre hidratadas. Eles podem ser regulados para disponibilizar mais ou menos água. Na embalagem do produto, você encontra instruções mais precisas sobre essa regulagem, que depende do tempo e tamanho dos vasos. Cada gotejador custa de R$ 5 a R$ 10. Dica importante: faça um pequeno furo com uma agulha na parte de cima da garrafa pet para que o ar entre e a água saia. Não deixe o buraco muito grande para evitar que o mosquito da dengue entre e se reproduza na água. Gel – Para períodos mais longos fora de casa, o especialista Maier recomenda um material em pó que, em contato com a água, se transforma em um gel para ser colocado na terra dos vasos e jardins. O gel libera água aos poucos e pode ser usado em menor ou maior quantidade, dependendo do tamanho do vaso e dos dias de ausência. O preço desse polímero varia entre R$ 13 e R$ 22 o pacote com 400 g de produto. Cada 4 g retém cerca de 1 litro de água, portanto, é uma opção bastante econômica.

FOTOS: SHUTTERSTOCK

A maioria das pessoas pensa que deixar as janelas abertas quando vai viajar é algo benéfico para as plantas. O expert diz que não! O vento desidrata as plantas, enquanto o ambiente fechado funciona como uma estufa, mantendo a terra úmida por mais tempo.

75


viagem

Por Bettina de Cerqueira César

aventura para toda a família Conheça a cidade paulistana que é sinônimo de adrenalina 76


Há 20 anos, a pacata Brotas, no interior de São Paulo, era mais conhecida como a cidade natal do cantor Daniel. Hoje, o grande astro local virou o Rio Jacaré-Pepira. É a partir dele que essa cidade no oeste do Estado, a 250 quilômetros da capital, cresceu e apareceu – bem, por sinal – no mapa do turismo de aventura nacional. O Rio Jacaré-Pepira é o cenário das experiências radicais que tanto vêm atraindo turistas nos últimos anos. Tudo começou com uma simples brincadeira de criança: descer o rio em um pneu. O pneu virou boia, e a brincadeira ganhou nome, boiacross, que nada mais é do que acompanhar a descida natural da água dentro de uma boia grandona. Como a inclinação é boa, a velocidade também é. Essa atividade é praticada no trecho mais seguro, portanto, crianças a partir de 10 anos já podem embarcar na emocionante atração. Os guias seguem junto para evitar os grandes caldos. Esportes radicais As agências locais oferecem um cardápio de mais de 40 atividades para todas as idades – cada uma com algum grau maior ou menor de emoção. Uma das preferidas é o rafting, que consiste em enfrentar, em um bote inflável, os pontos onde o Jacaré-Pepira é mais cheio de desníveis – há pelo menos três quedas de até 3 metros cada uma. No verão, quando o rio fica mais caudaloso, a corredeira e o frisson são ainda maiores. Outra aventura para os corajosos é o cascading – descer as paredes de uma cachoeira amarrado em uma corda. Sim, a água respinga em seu rosto e você toma um banho de aventura. Nem sempre de água quente. Fazer rafting no Rio Jacaré-Pepira é uma das atividades preferidas dos turistas

Diferentes opções de diversão Se você for avesso a esse tipo de desafio, prefira o duck – um caiaque inflável que acomoda duas pessoas, feito para navegar nos trechos mais rochosos. Ou, então, simplesmente faça caminhadas para contemplar algumas belas cachoeiras como a Cassorova (60 m de altura), a Santa Maria (60 m) e a Saltão (70 m). Outra sugestão pra lá de sossegada é conhecer a nascente Areia que Canta – a água brota na areia, aos seus olhos, fazendo sons. Mas há atividades que não dependem absolutamente do rio. Desde uma cavalgada – que pode ser feita em noite de lua cheia –, a um passeio de quadriciclo ou um circuito de mountain bike ou até um voo de ultraleve! Além disso, há diversos roteiros de arborismo em fazendas da região. Para quem nunca ouviu falar do termo, ele é uma espécie de roteiro de desafios feitos a mais de quatro metros do chão, na altura das copas das árvores. Alguns lugares oferecem roteiros baixinhos para que crianças a partir dos cinco anos consigam fazer sem assistência. 77


Com 60 metros de altura , a cachoeira Santa Maria

A água brota produzindo sons na nascente Areia que Canta

Cuidado nunca é demais Em Brotas há ótimas empresas de turismo com qualificação para que a brincadeira seja segura. Os equipamentos são sempre os corretos e seguem os protocolos de segurança – mosquetões novos, capacetes do tamanho ideal para cada pessoa e há coletes salva-vidas para todos. Além disso, os monitores são habilitados e ainda dão um treinamento para os participantes antes de cada atividade. Tudo isso ajuda o passeio a ficar mais divertido. Lembre-se porém de, ao reservar um hotel, já perguntar pelas agências com as quais ele tem parceria. Afinal, nos finais de semana, a cidade fica bastante movimentada e é sempre bom agendar os passeios com antecedência. Principalmente se um certo Daniel resolver aparecer. 78

Cascading é uma aventura para os mais corajosos

Agências: Alaya (14) 3653-5656 H2Omem (11) 3711-4877 Águas Radicais (14) 3653-1699

Hotéis: Fazenda Hotel Areia que Canta. Diárias para casal com todas as refeições a R$ 421. Criança no apartamento dos pais sai a R$ 106 (de 5 a 7 anos) e R$ 145 (até 11 anos). Grátis até 4 anos. Acesso pelo km 124,5 da SP-225 para Itirapina, 10 km (3 km de terra), (14) 3653-1382, www.areiaquecanta.com.br Pousada do Jacaúna. Diárias para casal com todas as refeições a R$ 314. Crianças no quarto dos pais pagam de R$ 71 (de 6 a 8 anos) a R$ 98 (até 12 anos). Grátis até 5 anos. Avenida Pedro Saturnino de Oliveira, s/n°, (14) 3653-8061, www.pousadajacauna.com.br

PrEçOs cOnsuLTADOs Em nOVEmBrO DE 2011. FOTOs: PAuLO sALLEs(Pág 76) \ LucIAnA PIrEs (nAscEnTE) \ DIEgO OrTIz (cAchOEIrA) \ cArLOs zAITh (cAscADIng)

O final do arborismo é outra atração emocionante: a tirolesa – que nada mais é do que um cabo pelo qual você escorrega, dependurado por corda, até o chão. Quem já viu os filmes de Indiana Jones pode ter uma ideia da velocidade que o bicho pega... Para quem gosta das alturas, o rapel é outro clássico. Você desce um penhasco – com mais de 30 metros – içado por uma cordinha. Frio na barriga é pouco para descrever.


79


planeta verde

Gisele 80

texto: Fernanda Ghisloti


A top, que usa energia solar em casa e reaproveita água da chuva, quer mostrar ao mundo que dá para salvar o planeta O que está por trás da über model Gisele Bündchen? Quem é a top quando desfila fora das passarelas? Muitos diriam que é uma mulher sempre elegante, com uma vida badalada e que não desce do salto por nada, já que essa é a descrição real de várias celebridades – porém, não é o caso de Gisele. Ao acessar o site e o blog da modelo, imagina-se encontrar dicas de moda e fotos glamourosas com a bela. Que nada! A imagem principal do blog, por exemplo, é da gaúcha vestindo simplesmente calça jeans, camiseta branca e sandália rasteirinha, com o corpo abaixado regando uma planta. Isto mesmo: com a mão na terra! As reportagens do seu site são relacionadas à sustentabilidade e, em uma frase, a explicação que diz muito sobre a sua personalidade: “Aqui, a moda é ser responsável.”

Pela causa Muito mais que uma supermodelo, Gisele Bündchen é uma supercidadã. Ela coloca a mão na massa – nesse caso, no verde – e usa a fama para conscientizar as pessoas da necessidade de ajudar o planeta. Foram tantas ações, que a Organização das Nações Unidas (ONU) a nomeou Embaixadora da Boa Vontade para o Meio Ambiente. “Cresci em uma família que compreendeu a importância de ter a natureza e a comunidade coexistindo em harmonia. Minha carreira me deu a oportunidade de chamar a atenção para causas importantes na esperança de promover uma relação de maior consciência com o meio ambiente.” Essa é a sua resposta quando questionada a respeito da preocupação ecológica. Exemplar, aliás! 81


Um pouco de história Nascida em Horizontina (RS), Gisele Bündchen foi descoberta como modelo aos 14 anos enquanto passeava em um shopping em São Paulo. Na época, alguns achavam a diva sem cintura suficiente e com seios grandes demais para as passarelas, mas ela logo mostrou a que veio. Aos 19 anos, ganhou o prêmio de “modelo do ano” pela Vogue, considerada a bíblia do universo fashion. Um ano depois, ela foi eleita a “modelo mais bonita do mundo” pela descolada revista Rolling Stone. Era só o começo. A partir de 2001, passou a figurar em diversos rankings da importante revista americana Forbes. No mais recente, de 2011, apareceu entre as 20 mulheres mais poderosas do mundo. Estrelou dois filmes hollywoodianos: Taxi (2004) e O Diabo Veste Prada (2006), e já foi incontáveis vezes capa de revistas internacionais. Mas só as conquistas materiais não bastaram à supermodelo.

Gisele costuma dizer que, à medida em que foi amadurecendo, veio a necessidade de fazer algo mais e não apenas por ela e por sua carreira, mas pelo planeta. “Evoluímos durante a vida e as prioridades mudam. O que eu faço atualmente é diferente de anos atrás. Hoje sou mãe, tenho responsabilidades muito maiores do que aos 20 anos.” Compromisso verde O envolvimento com as causas socioambientais ganhou força a partir de 2004. Durante a primeira visita às terras indígenas do Xingu, na Amazônia, Gisele testemunhou os problemas enfrentados pela tribo com a poluição da água e o desmatamento. A partir de então, a top abraçou a causa Y Ikatu Xingu – Salve a Água Boa do Xingu, que tem o objetivo de proteger e recuperar as nascentes e cabeceiras do importante rio. A modelo gravou, inclusive, um comercial da sua linha de sandálias na região para angariar fundos

“Estou muito feliz com este novo trabalho. Virar um desenho animado era um grande sonho, quando criança queria ser a Mulher Maravilha. Realizar isso e ainda ajudar a natureza é ótimo, não é?”

82


FOTOS: NArrETO Jr. (XINGu) E WESLEy SANTOS (SOS MATA ATLâNTICA)

e patrocinar projetos relacionados ao meio ambiente. E a história tem se repetido: cada nova coleção de sandálias apoia uma campanha diferente, de entidades como o SOS Mata Atlântica e o IBAMA, com o Projeto Tamar, para a preservação das tartarugas marinhas. Preocupada com a perda da qualidade da água na sua cidade natal, em 2008, a estrela lançou o projeto Água Limpa, coordenado pela família Bündchen. Em 2010, foi a vez da ação Tome uma Atitude, para conscientizar as pessoas a adotar práticas simples, como reciclar o lixo e cuidar do verde e dos animais. Mais uma vez Gisele não ficou apenas no discurso: em casa, usa energia solar, reaproveita a água da chuva e conseguiu até implantar um programa de redução de resíduos. A super-heroína A mais recente empreitada ecológica da über model foi o lançamento do desenho infantil Gisele e a Equipe Verde. Produzidos para o canal de TV por assinatura Cartoon Network, os 26 episódios também podem ser vistos na internet. Na história, um grupo de garotas se transforma em heroínas, lideradas, claro, por Gisele Bündchen. Com 4 minutos de duração, os desenhos mostram as amigas salvando o planeta de grandes ameaças ambientais e trazem dicas de preservação que os pequenos poderão aplicar no dia a dia. “Todos nós temos um lado criança. O meu acredita que as crianças vão fazer a diferença no mundo, pois têm uma influência grande na família e já cobram atitudes ecologicamente corretas dos adultos. Lições que os pais deveriam ensinar aos filhos, hoje são os filhos que ensinam aos pais, como reciclar, não jogar lixo no chão e não poluir o rio. O mundo tem jeito se a gente mudar nosso jeito de olhar o mundo”. Siga o exemplo, porque chique mesmo é cuidar do planeta!

• Participa ativamente da Hora do Planeta – campanha para deixar as luzes desligadas por uma hora. • Lança a ação Tome uma Atitude, de conscientização ambiental.

• Participa do livro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. • Recebe o prêmio de Cidadã Ambiental Global 2011, da Harvard Medical School. • Ganha o prêmio International Green Awards na categoria celebridade internacional mais engajada com o meio ambiente.

• É nomeada pela ONU Embaixadora da Boa Vontade para o Meio Ambiente.

• Lança Floresta Gisele Bündchen, pelo reflorestamento da Mata Atlântica e preservação da água. • Lança o projeto Água Limpa em sua terra natal. • De volta ao Xingu, grava campanha de sua linha de sandálias e doa recursos para projetos ambientais.

• Vai pela primeira vez ao Xingu, na Amazônia. 83


planeta verde

Vitrine sustentável Por Gabriella Galvão

Plante e cultive Vaso biodegradável com 7 centímetros de diâmetro e 6 cm de altura. O kit vem com um vaso, substrato para plantio e sachê com sementes. Da Ação Ecologia.

Utilitário Bowl de cortiça, da Dynasty Table.

Parece, mas não é Papelão é a matéria prima principal usada pelo artista Domingos Tótora. A mesa Água é premiada nacional e internacionalmente, e as pedras são de papelão reciclado. Desse mesmo material é feito o banco Zoë.

86

FOTOS: ALESSANDRA LEVTCHENKO / 2X1 (BIJOUTERIAS) E DIVULGAÇÃO

Madeira de reflorestamento, plástico verde, jornal, sobras de compensado e de tecidos... vale tudo na hora de produzir objetos bacanas e ecologicamente corretos


Um novo olhar A artista Patrícia Naves transforma material desvalorizado em produtos incríveis. O porta panelas Rose é produzido com tiras de compensado descartadas pela indústria moveleira. E os módulos empilháveis Spread the News são formados de folhas de jornal coladas uma a uma com acabamento em verniz biodegradável. Da Oiti.

Gadget protegido De cortiça, bolsa para guardar tablets. Da Massicano.

Direto do mar Mantas produzidas em tear manual a partir do reaproveitamento de redes de pesca de camarão por artesãs da colônia de pescadores São Pedro, no extremo sul do Brasil. Na Saccaro. Fashion Colares desenvolvidos com reaproveitamento de sobras de tecido, cordão, prata e pedras brasileiras. Do estilista Vicente Perrota.

Eco-friendly Os óculos Fenix têm armação feita com materiais recicláveis, lentes de fontes renováveis de origem vegetal e vêm em uma embalagem produzida com a reutilização das fibras de garrafas pet. Da Mormaii.

87


nós

Apostas certeiras

brindam o sucesso Com um crescimento acima do mercado, a cada ano a Bio Extratus enriquece sua história com novas conquistas e inovações

Tudo começou em 1991. Cabeleireiros de um salão de beleza em Belo Horizonte buscavam uma linha de cosméticos rica em ativos naturais e com um preço acessível. Foi então que a Bio Extratus surgiu. E, desde então, não parou de crescer. A cada ano, novas expansões. Em 2005, a marca passou a ser distribuída para todos os Estados brasileiros e, três anos depois, exportada para Portugal e Estados Unidos. O próximo passo é chegar às prateleiras da Espanha. 88

Tamanho sucesso pode ser traduzido em números. De 2005 a 2010, a empresa cresceu uma média anual de 20%, enquanto o mercado em que atua não ultrapassou 10%. Em 2011, embora os números ainda não estejam consolidados, o crescimento chegou a 12% e, em 2012, deve atingir pelo menos 10%. Receita de vitória A reconhecida qualidade dos produtos é um dos maiores diferenciais da marca. Mas não é o único.


O ator Caio Castro causou frisson no estande da Bio Extratus, na Beauty Fair

FOTOS: DIVULGAçãO (BIO ExTRATUS) \ MáRCIO REGGIS (CAIO CASTRO)

Ela ainda se destaca por investir na divulgação de toda a sua linha de tratamento. Além de contratar personalidades como as atrizes globais Fernanda Vasconcelos e Monique Alfradique, a empresa anuncia nas revistas Cabelo & Cia, Contigo e Caras. É patrocinadora do programa Globo Ecologia e montou o Camarim Bio Extratus, um salão de beleza itinerante que circula por todo o Brasil. Laços fortes Uma das grandes iniciativas que colocou a empresa no centro das atenções em 2011 foi a participação, pelo sétimo ano consecutivo, na Beauty Fair, a segunda maior feira de beleza do mundo. O evento é uma oportunidade para estreitar os laços com importantes parceiros como cabeleireiros, consultores e formadores de opinião dos clientes finais. Neste ano, o investimento foi de R$ 500 mil em um estande de 230 m², dividido em dois espaços. Um deles era o Ambiente Negócios, voltado para clientes atuais e potenciais da marca. O outro era o Ambiente Show e Eventos, onde eram oferecidos brindes e cursos de atualização e aperfeiçoamento com profissionais renomados. No palco da empresa, brilharam os atores globais Monique Alfradique e Caio Castro. O resultado não poderia ser melhor. Pelo menos metade dos 130 mil visitantes que estiveram na feira passou pelo estande. “É muito gratificante receber clientes do

Brasil inteiro e perceber tamanho interesse pela Bio Extratus. É um reflexo da força da marca e da qualidade das parcerias que vêm sendo desenvolvidas por nós e por nossos distribuidores”, afirma o diretor comercial Thiago Gonçalves Gomes. O investimento no relacionamento com os parceiros não parou por aí. Em junho, a marca promoveu em Cuiabá (MT) o II Turismo de Negócios Bio Extratus. Em agosto, foi a vez da VIII Convenção Nacional Bio Extratus em Alvinópolis (MG), sua sede. De olho nas próximas trocas de experiências, a empresa já programou o III Turismo de Negócios, que será em maio de 2012 em Niterói (RJ). Pensando alto e... verde A todo o momento, a Bio Extratus busca lançar cosméticos para atender um consumidor cada vez mais exigente. Por isso, em 2011, três novas linhas de produtos ganharam o mercado. A Kids, que tem como personagem o Menino Maluquinho e sua turma, do cartunista Ziraldo. E, com a chegada do calor, entra em cena a linha Verão, para uso pós-praia e piscina. Já para os cabelos loiros, com mechas ou descoloridos, a novidade é a linha Blond, que mantém o brilho e tira o amarelado dos fios. A estratégia de não antecipar as informações sobre lançamentos só aumentou a ansiedade de seus parceiros, distribuidores e clientes. “Nosso segredo é lançar sempre, porém sem seguir modismos. Nosso compromisso maior é com a qualidade”, revela Vera Lúcia, diretora geral da empresa. Além disso, a sustentabilidade e a responsabilidade social fazem parte das prioridades. Uma preocupação que não para de render bons frutos. Exemplos disso são as conquistas do certificado ISO 14.001, do prêmio Anabel (na categoria Responsabilidade Socioambiental) e do prêmio SESI (na categoria Desenvolvimento Socioambiental). São resultados e atitudes que explicam o sucesso crescente e a força da marca Bio Extratus. 89


refresque-se Bacuri, tamarindo, cupuaçu, mutamba, cagaita, mama-cadela, pitaya, lichia e buriti. Parece lista de feira, não é mesmo? Mas o assunto é bem mais prazeroso, especialmente para esta época do ano. Em um país tropical como o nosso, o que não falta é diversidade de frutas. Com criatividade e boas receitas, algumas sorveterias aproveitam a generosidade da natureza e transformam a matéria-prima em gelados refrescantes e saborosos. De palito ou massa, eles não têm conservantes, são nutritivos, acumulam poucas calorias (de 40 a 90 por picolé) e uma pequena quantidade de açúcar. Sem falar que, ao contrário dos sorvetes cremosos, como os de chocolate e baunilha, em muitas receitas o leite é substituído pela água, deixando a delícia ainda mais leve! Confira alguns sabores bem brasileiros e exóticos oferecidos pelas sorveterias Taperebá, de São Paulo, e Frutos do Cerrado, presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e aguce o seu paladar! Araçá, araticum, brejaúba, buriti, cagaita, cajuzinho, gabiroba, jatobá, mamacadela, mangaba, murici, mutamba e pequi têm propriedades capazes de prevenir doenças graves. Os sorvetes dessas frutas da região do cerrado no Planalto Central têm uma grande quantidade de vitaminas e minerais, além de serem antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis por acelerar o envelhecimento do organismo. 90

Cacau • fruta fortificante, estimulante, revitalizante e energética. O cacau protege contra infecções e é bom para a visão. Castanha do Pará • contém o mineral selênio (antioxidante), magnésio (melhora o funcionamento dos músculos) e ácido graxo ômega 3 (protege o coração). Graviola • excelente no combate ao reumatismo e inflamações por ter grande quantidade de vitaminas B e C. Jabuticaba • rica em colágeno, que dá firmeza e elasticidade à pele. Ajuda a proteger contra a aterosclerose, a combater as rugas e o colesterol ruim e melhora a circulação sanguínea. Taperebá ou cajá • tem cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B e C. Eficaz contra infecções e importante na saúde da retina. Rico também em betacaroteno (protege a pele e mucosa). Umbu • contém hidrato de carbono, que ajuda no ganho de massa muscular e contém as vitaminas B e C.

Muitas sorveterias do país já oferecem esses sabores exóticos. Acesse os sites da Taperebá e da Frutos do Cerrado para mais informações. www.frutosdocerrado.com.br www.tapereba.com.br

FOTO: PAULO CARDONE / 2X1 \ AGRADECIMENTOS: FRUTOS DO CERRADO/SÃO PAULO (MOEMA)

Por Carolina Thomeu


91


Dúvidas, dilemas e assuntos cabeludos 92

Estamos juntas para um novo encontro cheio de dicas. Confesso, minha dama, você deu um trabalhão nos últimos meses. Pensei daqui, dali. Consultei a minha manicure, amiga rica, amiga traída e não chegava a conclusão do tema para essa nossa conversa. Como a palavra etiqueta está sempre presente aqui, por que não NETiqueta? Ou acha que a pessoa do outro lado do computador, só porque não vê cara também não enxergará educação? Ledo engano! Antes de qualquer coisa, lembre-se de que os e-mails, redes sociais, blogs são mais uma maneira de você se comunicar. Tudo aquilo que os seus belos dedinhos esmaltados teclarem será de sua responsabilidade. Vai lá, coloca para fora sua impulsividade em um momento raivoso. O pretendente a marido, a amiga querida e o emprego que nunca te levou a Paris, mas que não deixa faltar seu perfume, creme e maquiagem franceses, vão te deletar sem pena. Vou mostrar como a escrita pode te derrubar. A conversa por e-mail é diferente daquela tête-à-tête, olho no olho. Se a pessoa do outro lado interpretou mal a sua mensagem, dificilmente lhe dará chance de explicação. Isso inclui, querida aprendiz, ler e reler as mensagens antes de enviá-las. Ah, ia me esquecendo dos errinhos de português. Pensam que eles passam batido? Trate de instalar um dicionário no seu PC (ou no chiquérrimo Mac) e desconfie dos corretores ortográficos. Nem sempre seguem a nossa Língua Portuguesa. Já aconteceu com você de digitar o começo de um nome, por exemplo, “Cabe” e aparecer algumas sugestões da sua lista de endereços, Cabellina, Caberica, Cabelixa? Atenção total, daminha, você pode estar prestes a cometer uma gafe se clicar no remetente não desejado. Imagine mandar um e-mail íntimo agradecendo a noite maravilhosa para o seu colega de trabalho? Até explicar o engano, Madame Cabellina não tem como livrá-la dessa! Cuidado também ao receber um e-mail coletivo, com várias pessoas listadas. Seja


ILUSTRAÇÃO: FABIANA SHIZUE

ele um convite de aniversário ou um evento de trabalho, a resposta deve ser só para quem enviou a mensagem. Ou acha elegante todos saberem que você não vai ao aniversário da prima porque está com infecção urinária? Cadê o glamour, meu anjo? Não ouse falar que é daquelas que enviam spams, correntes ou simpatias. Prefiro acreditar no bom senso e educação assimilados por você depois das minhas dicas, há mais de meses. Bato o olho no “envie para 10 amigos, caso contrário...” e não me dou o trabalho de continuar lendo. E pode ter certeza de que muitas das suas destinatárias farão o mesmo. Caiu na rede Agora falando das redes sociais. Você é daquelas que têm uma vida paralela no Orkut, Facebook, Twitter? Troca a foto do perfil em menos de 24h, posta comentários da novela, do cabelo da apresentadora do telejornal com frequência? Hoje a mulher com classe (A, B e C, não importa) é aquela resolvida, segura, e não a frágil e carente atrás de um computador na sexta-feira à noite esperando um convite de um desconhecido. Tente fazer a fina. Pensa que não, mas as pessoas percebem o seu vício. Por mais difícil que seja, resista, tenha autocontrole sobre seus logins às redes. Elas são, sim, locais de reencontrar antigos amigos e, por que não, o bonitão da faculdade que está solteiro, mas tudo com sutileza. Muro das lamentações e fotos retocadas no photoshop, jamais! Não é difícil você saber se passou dos limites. Cabellina tem a dica. Entre na sua página e comece a ler tudo o que já postou. Desesperador, não é? Calma! Apague os posts nonsense e torça para que seus amigos esqueçam. Depois disso, já sabe, nada de postar: “Acabei de comer uma saladinha” ou “Que calor”. Informações insignificantes para outras pessoas você guarda para si. É só pensar o contrário: gostaria de saber o que sua colega comeu no café da manhã ou no almoço? A mesma autocensu-

ra vale também para comentários malcriados nas páginas alheias e especialmente na do namorado, dizendo não ter gostado dessa ou daquela atitude. Faça-me o favor, isso se discute em casa. Pedir emprego, então, socorro! Merece ir para o fim da fila da deselegância. E muito cuidado na hora de escolher fazer parte de determinada comunidade. “Enlouqueço na TPM” ou “às vezes tenho vontade de matar o meu chefe” não tem nada de engraçadinho. Só afasta oportunidades e pessoas bacanas! Para encerrar, guarde o trecho do livro “Le Petit Prince” (ou O Pequeno Príncipe, para quem faltou nas aulas de Francês): “Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas”. Até a próxima!

Faça sua consulta Recebi uma promoção no trabalho, mas sem mudança no salário. Como pedir um aumento a meu chefe? Bettina Luposelli Minha cara Bettina, antes de mais nada, dê o devido valor que você merece. Um assunto delicado como esse deve ser abordado quando o poderoso estiver relaxado. Se encontrá-lo no corredor, diga que gostaria de conversar e pergunte o melhor horário. Ou envie um e-mail. Na hora H, seja direta e jamais fale de seus problemas pessoais. Diga que gostaria do aumento por ser merecedora. Caso ele fale que agora não dá, é um direito seu pedir uma previsão de quando vocês podem voltar a conversar. Madame Cabellina deseja sorte! cabellina@revistafucsia.com.br

93


cultura

Apresentando o cotidiano através da música, circo e dança, o grupo Teatro Mágico já atinge a marca de mais de 6 milhões de CDs baixados

Se existisse uma receita para o sucesso, a trupe do Teatro Mágico já teria a sua: criatividade + coragem + ousadia. Sim, eles são criativos ao apresentar músicas que falam do cotidiano de forma poética enquanto palhaços, bailarinas, atores e malabaristas mostram suas habilidades. Sim, eles são corajosos ao escolher espaços públicos para lançar seus 94

trabalhos. Sim, eles são ousados ao permitir que todo o repertório seja baixado de graça na internet – onde tudo começou, aliás. Após oito anos de estrada e três CDs gravados, a banda de Osasco (SP) virou um fenômeno na rede e conquistou um merecido espaço no circuito cultural. A performance do grupo chamou a atenção da Bio Extratus, que


FOTOS: PIERRE YVES REFALO / HAROLDO SABOIA

se tornou apoiadora do novo show. “O Teatro Mágico oferece uma alternativa musical de excelente qualidade, e associar o nome da Bio Extratus a essa trupe é uma grande alegria para nós”, afirma Thiago Gonçalves, diretor comercial da marca. “Assistimos ao show de lançamento do projeto A Sociedade do Espetáculo em Belo Horizonte e ficamos impressionados com a reação do público. A casa estava lotada e todos já sabiam cantar as músicas, disponíveis na internet há apenas 30 dias”, completa. O começo A ideia de criar um grupo multiartístico surgiu em 2003, quando o fundador e vocalista Fernando Anitelli lia O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse. No livro, o escritor alemão fala dos personagens que as pessoas assumem em seu cotidiano. No mesmo dia, Fernando projetou todo o trabalho. Pensou nos álbuns, no formato dos espetáculos e começou a convidar os amigos que mais se identificavam com a proposta. No início, chamou as pessoas que moravam na mesma rua, outras que participavam de sarais e colegas de teatro. “Todos se viravam com o que tinham, aprendiam alguns truques, coisa quase amadora”, relembra. Os integrantes se renovam em todos os trabalhos, cada álbum conta com artistas diferentes e hoje, para participar, a seleção é mais rigorosa. O espetáculo é ainda mais mágico, com um show de habilidosos músicos, bailarinos e malabaristas que se apresentam maquiados e vestidos de palhaços. Para ouvir Quanto às letras, Fernando conta que às vezes recorre à ironia e, em outras, à crônica, porém sempre com foco no cotidiano. As canções são intercaladas com sons do dia a dia, como sinais de rádio, ruído telefônico e mensagens de voz. Nos shows, ainda é possível conferir músicas que não estão no CD,

além de uma performance inusitada. Em alguns momentos, Fernando também recita poesia, faz piada ou encenação – mostrando que a renovação é constante. Para divulgar as músicas e ter um contato mais próximo com o público, o grupo rebatizou a sigla MPB como Música Para Baixar, já que os CDs estão disponíveis gratuitamente. Segundo Fernando, essa é uma forma de dialogar com os fãs. “Eles alimentam essa relação, comentam as músicas, dão palpites nos shows e sustentam nossas redes sociais”, diz. O Teatro Mágico também já aparece na grande mídia: participou de vários programas de TV e fez uma ponta na novela global Viver a Vida. E o sucesso é medido em números: já são mais de 6 milhões de downloads oficiais, milhões de views no YouTube e centenas de seguidores em redes sociais. Novo de novo Se reinventando mais uma vez, o Teatro Mágico lançou no final de 2011 seu terceiro álbum: A Sociedade do Espetáculo. Agora, o grupo se propõe a fazer um pop moderno e superbrasileiro, com uma fusão de ritmos para encantar a todos com uma performance que é realmente um espetáculo! “A inspiração é tudo isso que estamos vivendo – a cultura, os movimentos sociais, os caminhos que passamos, os amigos, a situação da mulher, enfim, tudo nos inspira”, fala Fernando. Para conferir o resultado, você não precisa esperar o circo chegar. Quem não tiver a sorte de esbarrar com a trupe por aí pode descobrir num clique do que ela é capaz. 95


É difícil resistir a uma água de coco geladinha, principalmente no verão. Mas, em qualquer época do ano, também não é fácil ignorar delícias como cocadas, manjares e outros doces feitos com coco. Rico em sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cálcio), vitaminas, proteínas e gorduras, o carnoso fruto de casca fibrosa é utilizado em diversas áreas além da gastronomia. Serve como matéria-prima para combustível biodiesel, sabões, detergentes e glicerol, para a fabricação de cordas, tapetes, chapéus, encostos de veículos, velas, fluidos de freios para avião e remédios. E, pelo óleo ser hidratante, diminuir os danos capilares e melhorar a elasticidade da pele, é muito aplicado em cosméticos para o rosto, o corpo e os cabelos. Propriedades medicinais extensas Ele serve como diurético e adstringente para hemorroidas, ajuda a tratar diarreias, vômitos, câimbras, dores de cabeça, desidratação, problemas cardíacos e de pressão alta (só o coco verde). E, na Índia, o óleo é

usado em massagens e no tratamento de queimaduras e micoses, enquanto no Oriente Médio é aplicado puro nos cabelos para dar mais condicionamento e penteabilidade aos fios. O coco é tão versátil que existem estudos comprovando que seu óleo é capaz de reduzir a gordura abdominal. Isso porque contém grandes quantidades de duas gorduras (ácido láurico e o monolauril) que servem de combustível para gerar energia e, como são digeridas rapidamente, não ficam acumuladas nas células. A novidade é bem bacana mas, antes de experimentar, consulte um endocrinologista. Produto importado Embora os coqueiros sejam a cara do Nordeste brasileiro, eles são originários do sul da Ásia e só chegaram aqui cinquenta anos depois do (nosso) descobrimento. Hoje, 90% da produção nacional vem do litoral nordestino, mas quando se fala em mercado internacional, a liderança fica com a Ásia e a Oceania – o Brasil representa menos de 15% do bolo.

Curiosidade Para saber se o coco está bom e não jogar dinheiro fora, antes de comprar, bata com uma moeda na casca. Se o som for “oco” e não estridente, ele está estragado.

96

FOtO: SHuttERStOck

ativos

Coco


Capa

Água de Coco • tel. (11) 3061-3367 Cia. Marítima • tel. (11) 4512-8062 Colcci • tel. (47) 3247-3000 Duza • tel. (11) 3063-0523 Paola Robba • tel. (11) 2185-6600 Editorial de moda

Billabong • sac@billabong.com.br Crysalis • www.crysalis.com.br Hang Ten • www.hangtenbrasil.com Live • contato@live.ind.br Mormaii • tel. 0800-6447711 Nixon • www.nixon.com Skarp • www.skarp.com.br Speedo • www.speedo.com.br

Beleza

Banana Boat • tel. 0800-122202 Benefit • tel. (21) 3543-5949 Bio Extratus • tel. (31) 3855-3002 Johnson & Johnson • tel. 0800-7036363 La Roche-Posay • tel. 0800-7011552 Maybelline • tel. 0800-7010114 Natura • tel. 0800-115566 Neutrogena • tel. 0800-7036363 Vitrine sustentável

Ação Ecologia • tel. (15) 3264-1438 Domingos Tótora Estúdio de Arte & Design • tel. (35) 3662-1328 Dynasty Table (Full Fit) • tel. (11) 3577-0585 Massicano • tel. (11) 7757-0651 Acessórios Mormaii • tel. 0800-6447711 C&A • www.cea.com.br Oiti • tel. (31) 2127-2974 Mari Mauro • www.marimauro.tanlup.com Saccaro • tel. (54) 4009-3600 Punk Poney • www.punkponey.com Vicente Perrota • tel. (19) 8213-3101 Renner • www.lojasrenner.com.br

97


unt

Yan Acioli o stylist dos famosos

Para muitas celebridades, as dicas de Yan Acioli foram um divisor de águas. O personal stylist transformou o guarda-roupa de várias estrelas, inclusive o da bela Mariana Rios, que estampa a capa desta edição. Por trás de toda a elegância da atriz, há a produção de moda de Yan, que já se tornou o queridinho dos famosos. Ele cuida do visual de personalidades como Sabrina Sato, Cláudia Leitte, Fernanda Vasconcelos, o jogador Kaká e a esposa Caroline Celico. Aqui, ele fala sobre o trabalho com beldades e conta alguns segredos para você não cometer deslizes na hora de se vestir. Qual é o maior desafio de vestir uma celebridade? Vai muito além de ajudar a decidir que peça entra ou sai do guarda-roupa. É cuidar da imagem como um todo, o que envolve, além do figurino, cabelo e atitude – seja diante da vida, dos amigos, da mídia. É combinar a roupa com o estilo da pessoa, as tendências com as vontades, dependendo da imagem que ela deseja passar. Minha preocupação é que ela sempre impressione. Quais são as peças básicas que não podem faltar no guarda-roupa? É sempre importante ter na mão um sapato escarpim, de preferência preto, de pele ou nude, para cair bem em qualquer look. Também não podem faltar a calça jeans justa no corpo e a camisa branca, que pode ser usada também como saída de praia. É indispensável ter à mão um vestido tubo preto e uma jaqueta de couro. Mas é importante que tudo tenha bons cortes e esteja sempre bem passado. Roupa amassada não dá.

98

Ainda vale combinar o cinto com bolsa e sapato? Nunca gostei desse tipo de combinação. Acredito que colocar duas ou mais peças com a mesma cor desfoca o look. Quando você escolhe um sapato preto, por exemplo, o foco está no pé. E se você usa uma bolsa preta também, o foco se perde no figurino. Só funciona quando é uma coisa contínua. Quando você veste calça e sapatos pretos, tudo bem, porque dessa maneira a cor tem continuidade, as peças estão próximas e não há uma ruptura na linguagem. Nesse caso fica bacana. Qual o maior pecado fashion que uma mulher pode cometer e como evitá-lo? Querer ser o que não é. Não há pecado maior do que uma mulher se vestir de forma insegura, usar uma roupa que não tem nada a ver com ela e que ainda por cima não é confortável. Isso fica muito evidente, dá para perceber que ela não está à vontade quando faz isso. É preciso que ela respeite sua própria identidade. Em quais looks você aposta para o verão? Roupas muito volumosas e curtas. Acredito em bastante tecido, nos vestidos com mangas gigantescas, mas sempre curtos. Se a mulher for usar algo mais longo, a tendência é a volta das saias com fendas. E quanto à cartela de cores, não tenho dúvidas: na estação do calor, o ideal é escolher o branco. A referência nesta época é praia, e não tem combinação melhor do que pele bronzeada com a cor branca.

FOTO: G. PRAdO

rg

as

pe

elas por ele

para


99


Fúcsia Edição 5  

Mariana Rios, Tendências de Maquiagem, Lista Vip e muito mais.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you