Page 1

2013 nº 08

Lista VIP Julio Rocha Mayana Moura Ziraldo

Moda Óculos de sol incríveis

Beleza Os 10 esmaltes top da temporada Olho esfumado colorido é tudo!

Saúde Dieta: o novo regime das celebridades

Astral O Feng Shui equilibra as energias da casa

Bio Extratus Incentivo à cultura

Luiza Valdetaro Talentosa, linda e forte!

Especial cabelos 5 penteados lindos de verão + dicas para deixar os cabelos impecáveis + blitz nas ruas + acessório: o grampo agora é fashion!


Nosso recado

J

4

á percebeu que parece que os anos passam cada vez mais rápido? Na verdade, o ano continua tendo 365 dias, nós é que mudamos. Temos mais pressa para fazer as coisas e a eterna impressão de que a nossa vida está andando mais rápido, e raramente conseguimos concluir todas as tarefas do dia. Nessa corrente, 2012 voou e, de repente, 2013 chegou com tudo. Desta vez, tente aproveitar melhor o seu tempo. Acrescente esse pedido na lista de resoluções para o novo ano. Separe um momento para se desligar dos problemas e pensar na sua vida, reflita se realmente precisa fazer tudo com tanta pressa, coma calmamente e encontre um atividade diferente para desacelerar o ritmo. Pode não ser fácil, mas impossível não é. E a época de férias é uma bela oportunidade para começar a transformação. As reportagens que você vai encontrar nesta edição de verão podem

dar uma mãozinha para começar a mudança. Com a técnica milenar chinesa do Feng Shui, você renova as energias da casa e as suas em busca do desejado equilíbrio. Um especialista em finanças dá orientações para tirar seus sonhos do papel e, ainda, deixamos você por dentro da nova dieta que está transformando o corpo das celebridades – e, por que não, o seu, se é o que você tem vontade? Além de tudo isso, não poderíamos esquecer do assunto mais importante de beleza: os cabelos. Para inspirar mudanças no visual, sugerimos cinco incríveis penteados e selecionamos muitas outras dicas para deixar seus fios maravilhosos. E mais: você ainda confere a entrevista da atriz Luiza Valdetaro, nossa estrela da vez, que aprendeu com a filha a dar a volta por cima e a não desanimar diante dos problemas. A hora é essa. E só cabe a você deixar a sua vida melhor e mais divertida. Ânimo!

Presidente Vera Lúcia Gonçalves Gomes Conselho Editorial Thiago Gonçalves Gomes, Janaína Gonçalves Gomes e Thiana Gonçalves Gomes Editora-Chefe Gabriella Galvão Direção de Arte e Diagramação Marcello Pasotti e Cacau Lamounier Colaboraram nesta edição Carolina Thomeu, Fernanda Ghisloti, Karla Mamona, Vanessa Lima (textos); Priscila Prade e Thiago Pompeia (fotos); Leandro Sgobbi (tratamento de imagens) Revisão Tarsila Marchetti

Produção Gráfica Gabriel J. Fonseca Projeto Gráfico [sic] comunicação Publicidade Zavala Propaganda Impressão divisão gráfica da Editora Abril S.A. 2X1 Editora www.editora2X1.com.br Tel.: (11) 3867 3848


Participe

Você na Fúcsia Amei a Fúcsia. Peguei emprestada de uma amiga a edição de nº 7 com a atriz Nívea Stelmann. Continuem falando de moda, beleza, cabelos, estética, massagem, relacionamento, exercícios, dança, caminhada e praia. Beijos para todos e prosperidade no ano que se inicia.

Marilêda Castro • João Pessoa (PB)

Ganhei do meu namorado a edição n° 7 da revista Fúcsia e fiquei apaixonada por ela. Parabéns! A revista é muito legal. Abraços! Nossa estrela da edição anterior, Nívea Stelmann, foi convidada pela Bio Extratus para participar da Beauty Fair, a maior feira de beleza do país, que aconteceu em São Paulo em setembro. No estande da marca, a atriz deu autógrafos, fez graça com a revista e esbanjou simpatia.

Sissa Melo Barbosa • Jequié (BA)

Envie seu comentário redacao@revistafucsia.com.br

Editora 2X1 – Rua Américo Brasiliense, 2.171, conj. 1.104, São Paulo/SP, CEP 04715-005

FOTOS: 2x1 (LUIZA) – DIVULGAÇÃO (NIVEA)

Só nós vimos Foi com muito bom humor que a atriz Luiza Valdetaro encarou a sessão de fotos em um dia de sol e calor em São Paulo. No estúdio da fotógrafa Priscila Prade, o clima foi de alto-astral, inclusive enquanto o beauty artist Danilo Toscano fazia a maquiagem e o cabelo da nossa celebridade, deixando-a ainda mais bonita. O stylist Dudu Farias arrasou na escolha do figurino. Ele levou tantas opções incríveis de roupas que não foi fácil escolher. Por isso, o espetacular vestido estampado azul que você na foto, da badalada estilista belga Diane von Furstenberg, acabou ficando de fora no nosso ensaio, que você confere a partir da página 60. 5


84 Seu Astral Horóscopo As previsões para 2013

Moda

22

Elimine até as mais difíceis

28

Nail bar

30

Pele perfeita

36 38 40

Rosto impecável antes do make

54

84

6

Saiba como atingir suas metas até o fim do ano

Farmácia natural 10 plantas medicinais e suas funções

Viagem

86

Make que não derrete

Prado Os encantos da cidade baiana

Segure o look mesmo no calor

Planeta verde

Bronzeada sem sol

90

Compostagem

94

Vitrine sustentável

Maquiagem para o verão

Transformação No salão de beleza, uma mudança de visual incrível

Na prateleira Você vai adorar os novos cosméticos!

Profissão cabeleireiro Os 60 anos de experiência de Osvaldo Alcântara

Passo a passo Como arrumar os cachos

Encontros inusitados

Casais que se conheceram de maneiras nada convencionais

94

Transforme o lixo em adubo

Produtos ecológicos e bacanas

Gourmet

100

Receita Sopas frias vão bem no calor

Cabellina

102

Cinema e teatro Lazer com educação e finesse

Ativos

104

Relacionamento

70

Planejamento

Jardinagem

Manicure com happy hour

Cabelos

44

78

Como tirar manchas

Beleza

34

Dinheiro

Manga Os benefícios para os cabelos

Elas por ele

106

Sorriso aberto Dentes bonitos e saudáveis

Foto: DIVULGAÇÃo | ILUStRAÇÃo: K.K.U

8


Está na 12

Feng Shui

16

Moda

26

Beleza

Fotos: MAYANA MoURA, JÚLIo RoCHA E ZIRALDo (DIVULGAÇÃo)

32

Prosperidade sempre

capa 41

Os óculos escuros que mais combinam com o seu estilo

Os 10 esmaltes que vão marcar o verão

Maquiagem

Invista na sombra colorida e esfumada

Especial cabelos

5 penteados estilosos que combinam com a estação, dicas para fios perfeitos, blitz nas ruas e grampos fashion que estão com tudo

42

Mayana Moura

60

Luiza Valdetaro

74

Atriz mostra sua versatilidade

42

Com cara de menina, a carioca esbanja talento e charme

Júlio Rocha

Confira a entrevista com o galã

80

Corpo

96

Ziraldo

98

Bio Extratus

Emagreça com proteínas e força de vontade

80 anos de muitas histórias

Semana de música une cultura e solidariedade

74

60

Vestido de couro branco Armani Exchange Foto: Priscila Prade Tratamento de imagem: Leandro Sgobbi Produção de moda: Dudu Farias Cabelo e maquiagem: Danilo Toscano

96

7


seu astral

Previsões para 2013

Áries

Gêmeos Touro

De 21 de março a 20 de abril

De 21 de abril a 20 de maio

Amor

Amor

Amor

As surpresas, especialmente em relação à vida afetiva, estão acontecendo a cada instante, quando você menos espera. É bom estar pronta para, mesmo desprevenida, deixar o amor entrar!

Você está numa fase interessante da sua vida nesta área. Seu jeito pacato e sempre constante em tudo está mais solto e louco para se aventurar! Cuidado: isso só é bom se estiver livre; comprometida, pode trazer dor de cabeça.

Conquistas, romances, afetos, prazeres, tudo de bom está acontecendo neste começo de ano para os geminianos. Reclamar e se preocupar com o quê? É hora de ser feliz e não olhar com olhos críticos para nada. Vamos em frente!

Saúde

Saúde

A saúde anda na mais perfeita ordem, mas o excesso de ansiedade pode lhe causar algum desconforto – nada que uma boa ginástica não resolva.

Se tem uma área da sua vida que merece mais atenção, esta é a saúde. Faça um check-up, vá ao dentista e investigue tudo o que estiver incomodando no seu corpo.

As preocupações com o trabalho e com as finanças estão tirando sua atenção da família. Que tal se reorganizar e se dedicar mais e com mais amor a essa área? Tudo vai se equilibrar.

Família

Família

Em casa, essa fase está sendo muito gostosa. Aliás, é nessa área da sua vida que você pode encontrar conforto e segurança para seguir em frente.

Você sempre pode contar com o apoio dos familiares para resolver os assuntos que lhe trazem algum tipo de insegurança. Converse mais com eles.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

A melhora nas finanças vai depender muito do seu entusiasmo e da sua postura quando for se dedicar a algum negócio. Tenha mais fé!

Se a preocupação com dinheiro se resumir em satisfazer seus caprichos, então pode ser que ela seja justificável. Caso contrário, grana não é problema.

Seu trabalho tem exigido muito mais dedicação, já que a entrada de dinheiro vem diretamente dele. Procure focar sua atenção nisso, geminiana.

Saúde Arianas, de um modo geral, adoram fazer atividade física. Neste momento, é tudo o que você está precisando para ativar a circulação sanguínea.

Família

Dica Melhorando a forma de se comunicar, tudo na vida ganha força e progride gradativamente. Reaja!

8

Por Ana Cristina Abbade

Dica Acredite nos seus projetos e foque nas metas estabelecidas para que os resultados cheguem mais rápido.

De 21 de maio a 20 de junho

Dica Trabalho e saúde pedem revisão. Observe se não precisa mudar a maneira de lidar com esses assuntos.


Leão Câncer

Virgem

De 21 de junho a 21 de julho

De 22 de julho a 22 de agosto

De 23 de agosto a 22 de setembro

Amor

Amor

Amor

Seu romantismo é incorrigível e você não tem motivos para mudá-lo. Mas é preciso rever sua entrega, tanto a hora de se doar quanto o momento certo de recuar para não se perder depois. Equilíbrio!

O amor chegou e veio para ficar! Você vive uma fase especial e duradoura, mas deve aproveitar para alicerçar esse momento em bases muito sólidas para que nenhum vento possa abalar as estruturas.

Saúde

Saúde

Esta época pede mais atenção à vida amorosa. Altos e baixos podem deixá-la insegura, e isso não faz bem. Um bom papo esclarecedor é o melhor que você pode fazer para que os fantasmas não tomem lugar na sua mente.

De uma maneira geral, nesta época sua saúde está boa, mas é importante controlar os comes e bebes – seu fígado pode estar sobrecarregado.

Algum problema que você tenha tido no passado pode vir a dar sinais nesses tempos, leonina. Não é nada grave, apenas termine de resolver desta vez.

Família

Família

O eixo familiar é muito importante para você, e ficar bem com seus parentes também ajuda no seu bem-estar. Portanto, seja mais diplomática.

Está na hora de reestruturar sua vida familiar. Observe se não tem dado mais prioridade a outras áreas e deixado os parentes um pouco de lado.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Você anda com sorte para ganhar dinheiro, mas o seu bom gosto e os seus caprichos também a ajudam a gastá-lo facilmente. Tente manter o meio-termo.

Você é generosa, mas muitos gastos na sua vida estão te deixando de cabeça quente. Chegou a hora de rever como tem administrado o aspecto financeiro.

Dica A vida a dois e as parcerias em geral precisam de mais bom senso e racionalidade. Seja mais objetiva.

Dica O trabalho pede mais empenho. Experimente mudar o jeito de executar o que já vem desenvolvendo.

Saúde Infecções ou gripes podem trazer problemas para a sua saúde. Eles serão rápidos e passageiros, sem muitas consequências, mas fique atenta e cuide-se!

Família Sua família anda mais unida e isso garante a você momentos de alegria impagáveis. Procure curtir tudo com muita satisfação e leveza, sem tantas críticas.

Trabalho e finanças Ótima fase financeira é o que lhe reserva este período do ano, virginiana. Portanto, o ideal é apostar nos seus investimentos e no trabalho.

Dica Tente levar os problemas de modo mais leve. Enfrente-os como se fossem corriqueiros, sem muito estresse.

9


Escorpião Libra De 23 de outubro a 21 de novembro

De 22 de novembro a 21 de dezembro

Amor

Amor

Amor

Você está sentindo que seu coração voa livre e leve. Isso não tem nada a ver com estar sozinha ou comprometida, mas sim com estar feliz e se sentir amada e desejada. Viva intensamente seu momento amoroso.

Com o freio de mão puxado não dá para desenvolver muita coisa, concorda? Dessa forma, você não vai permitir que o amor flua bem. Dê uma mãozinha ao destino para que o romance ande como tem de ser, escorpiana.

Estando bem no amor, parece que tudo flui com mais facilidade, então não comece com a mania de liberdade que acaba sabotando você. Nada de jogar tudo para o alto para ser livre o bastante apenas para se aventurar.

Saúde

Saúde

Saúde

Sua saúde está equilibrada, mas você pode ter algum problema digestivo perfeitamente contornável com chás naturais, sem a necessidade de remédios.

Um cansaço toma conta de você, mas não é nada demais. Na verdade, como diria o poeta Fernando Pessoa, “É cansaço, apenas cansaço”. Levante o astral!

Tem feito ginástica, praticado esportes ou caminhado? É essencial que você ative a circulação sanguínea, pois ela é o seu ponto fraco do momento.

Família

Família

Família

Você terá ótimos momentos ao lado dos seus familiares e vai sentir como é gostoso manter esses laços. Nada como ter um bom vínculo familiar.

Nem sempre é possível estar ao lado dos familiares. Portanto, aproveite as oportunidades que você tiver, com certeza elas serão muito prazerosas!

Estar com seus irmãos vai ser excelente nesta época do ano, principalmente para uma boa conversa e troca de ideias que vocês não têm há tempos.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

As finanças não andam como você gostaria. Um pouco mais de sacrifício pode ser necessário nesse momento para a situação melhorar de vez.

Bons tempos para as finanças. Você sabe muito bem como se reerguer de qualquer crise e é justamente nessa fase que se encontra agora. Parabéns!

Você está vivenciando um bom período financeiro, mas não deixe de analisar as melhores formas de investimento, pois os lucros estão vindo a todo vapor.

Dica Já que o outro importa tanto, observe alguém que se valoriza bastante e saiba como melhorar você mesma.

10

Sagitário

De 23 de setembro a 22 de outubro

Dica Seu bem-estar depende unicamente do seu esforço. Coragem você tem, então arregace as mangas e mãos à obra!

Dica A vida espiritual pede passagem! De que adianta sede de conhecimento se a sabedoria foge ao seu alcance?


Aquário

ILUSTRAÇÕES: YOUTOART / [SIC]

Capricórnio

Peixes

De 22 de dezembro a 20 de janeiro

De 21 de janeiro a 19 de fevereiro

De 20 de fevereiro a 20 de março

Amor

Amor

Amor

Ajustes são necessários e você tem a faca e o queijo nas mãos, mas precisa aprender a arte de bem cortar e saborear. Se puder usar suas boas qualidades poderá viver muito bem o amor que está ao seu alcance.

Pique, romantismo e sexualidade estão a todo vapor na sua vida nesta época. Você vive um momento especial, bem merecido, e é aconselhável a troca de energia, sempre com transparência e muito alto-astral!

A pisciana está vivendo uma fase de amor incondicional pela humanidade. Se pudesse, estaria pregando amor e compaixão em cada esquina. Viva intensamente e compartilhe com quem puder essa energia de luz!

Saúde

Saúde

Saúde

Um ótimo estado de saúde vem acompanhando você desde o ano passado, mas a tendência para ganhar peso também. Uma dieta agora vai lhe cair muito bem!

Lembre-se, aquariana, as pessoas necessitam de ar e precisam respirar bem. Você fica nesse ritmo alucinado e acaba se esquecendo disso. Atenção!

Sua saúde vai bem, mas merece mais atenção quanto aos resfriados recorrentes. Melhor evitar tomar bebidas muitos geladas, vento e ar condicionado.

Família

Família

Família

Seus familiares requerem cuidados especiais neste momento. É preciso alguns consertos e novas formas de lidar com situações corriqueiras. Reveja suas atitudes.

É tempo de estar mais próxima da sua família nesse período. Pode ser que alguém da sua casa esteja precisando da sua ajuda e dos seus conselhos.

Muitas novidades em família poderão surgir neste início de ano, pisciana. Talvez aconteça um casamento ou mudança de casa de alguém.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Uma boa colheita vai lhe satisfazer nesta ocasião, capricorniana. O trabalho desenvolvido recentemente vem em forma de frutos saborosos. Bom proveito!

Mesmo acreditando que o que é seu é de todos e sendo desapegada, você precisa manter uma reserva. Cuide bem do que já conquistou na vida.

Você já nasceu com sorte para ganhar dinheiro. Chegou a hora de ouvir sua intuição, ela anda mais afiada do que nunca para agir na hora certa.

Dica Amigos são motivo de alegria e é bom tê-los por perto, mas é bom saber separar o joio do trigo.

Dica Controle a ansiedade, tudo na vida tem seu tempo. E lembre-se: isso não depende de você, querendo ou não.

Dica Prepare-se para o novo. A roda gira, e atualmente gira muito rápido. Há muitas novidades chegando!

anacristinaabbade.com.br

11


seu astral

Como equilibrar as energias da sua casa e da sua vida com os ensinamentos chineses

Por Gabriella Galvão

Desenvolvido há mais de 4 mil anos na China, o Feng Shui é uma técnica que harmoniza a energia dos ambientes e promove bem-estar e equilíbrio às pessoas que convivem nesses lugares. Isso porque nós somos o resultado da vibração dos espaços que frequentamos, de acordo com a decoradora Silvana Helena Occhialini, expert no assunto há mais de vinte anos. “É como se fosse a medicina dos espaços, capaz de identificar onde os problemas se localizam e orientar a maneira de corrigi-los”, explica. Segundo o método, algumas situações provocam dificuldades e barreiras na nossa vida. No livro Feng Shui – O poder de atrair a prosperidade (Ed. Roca), Silvana detalha cenários ruins que podem ser “consertados”, como o sofá que fica virado de costas para a porta de entrada da sala. Dessa forma, você não tem controle de quem entra naquele lugar. O ideal, portanto, é modificar a posição do móvel ou colocar um espelho na parede da frente, de forma que consiga ver quem chega. Outro exemplo é ter uma janela atrás da sua cadeira. Isso indica que as coisas acontecem literalmente atrás de você, sem que saiba o que está havendo. A saída é mudar a mesa de lugar. Na prática É preciso procurar um especialista para fazer um levantamento completo da sua casa ou escritório, mas existem truques simples que você pode usar em casa e se beneficiar dos resultados. Para isso, você tem que utilizar o baguá, principal ferramenta do Feng Shui, que está ilustrado na página ao lado. Ele deve ser aplicado na planta da casa ou apenas em um único ambiente, identificando oito diferentes áreas: prosperidade, família, espiritualidade, sucesso, relacionamento, carreira, criatividade e amigos. Elas podem ser ativadas de acordo com sua necessidade, usando as cores e os objetos correspondentes.

12


do casal e/ou esculturas que representem o amor. A região do Sucesso fica no fundo, ao centro. Disponha alguma coisa vermelha, uma estátua ou desenho de dragão, animal que tem uma forte relação com o fogo, uma gravura com triângulo ou rosa vermelho, e/ou seu diploma. Não é necessário trabalhar todas as regiões ao mesmo tempo. Observe os elementos que simbolizam a área da sua vida que você quer equilibrar e mãos à obra.

cor: branco objeto: materiais metálicos redondos ou ovais pedra: cristal límpido

c or sa op a z o: c rt et de qua j ob a: dr e p

Criatividade e filhos

: n a: ias ima za qu es ge ar pir ns tz itu o- a fu is m ê

Foto: Sxc.hu (bambu) | IluStração: k.k.u.

e ad lid ria ua o rit ed pi ab Es e s

ul s ha az ro in r: liv ar co o: -m jet ua ob : ág a dr

pe

cor: preto objeto: aquário, espelhos pedra: turmalina preta

dr

Família e saúde

madeira cor: verde objeto: flores, plantas pedra: esmeralda

É irrelevante a posição da porta de entrada (representada na figura abaixo), ela pode estar no centro, à direita ou à esquerda

Carreira e trabalho

e v Am ia igo ge s de obj cor ns pe gu eto : ci

Pr

Sucesso e fama

er

os p

id ob ad jet co e r pe o: m : pú d o r r a: eda pur am s a et , pe ist ix a es

fogo cor: vermelho objeto: animais, humanos pedra: rubi

to en to m na men o os ci a a trat le a cas s o e a R e : r -r or ta is ros

Mapeamento Fique na porta de entrada do ambiente e posicione o baguá na sua frente. Siga o desenho para mapear cada área e descobrir os ícones que as identificam. É a partir deles que você vai harmonizar as energias. O Relacionamento, por exemplo, fica no lado direito ao fundo, e é o lugar ligado ao casamento. Lá, é recomendado colocar algo da cor rosa (como uma pedra), objetos aos pares, fotos

13


moda

Espelhados

16

Aviador fumê transparente, Absurda; quadrado grande preto e marrom dégradé, Mormaii; aviador azul transparente, Mormaii; quadrado branco, Absurda. Todos os modelos são de acetato.


ra negar. er visual, não dá pa qu al qu em up o um da estação, Óculos escuros dã gue as tendências se e no er od m é rio e fazer bastante E quando o acessó odelo que promet m O a. os til es s ai m loridas, deixa você ainda com armações co o ad lh pe es o é porada mbém sucesso nesta tem rados e de metal ta ad qu , os ad al ov , os ulos de sol mas os arredondad uma seleção dos óc os m ze Fi . ra ei rt rnacionais são uma aposta ce as nacionais e inte el ar ss pa s na am que aparecer na cidade. praia, na piscina ou na r sa ra ra ar cê para vo Gabriella Galvão

Por Fotos Priscila Prade uza Pinto Produção Tomaz So

17


Metálicos Quadrado dourado com hastes de acetato, Givenchy; aviador prata, Tiffany & Co. para a Ótica Joá; quadrado com lentes dégradé marrom, Cesaretti

18


Superfeminino Vinho transparente, Ray-Ban; tartaruga com lentes dégradé marrom, Prada para a Ótica Joá; preto com hastes brancas, Chanel para a Ótica Joá. Todos os modelos são de acetato.

19


Redondos Com haste de metal, Absurda; tartaruga, Adidas; marrom transparente, Vogue. Todos os modelos s達o de acetato. 20


Coloridos Bicolor azul, Adidas; rosa-claro, Vogue; quadrado azul, Triton. Todos os modelos s達o de acetato.

21


moda

essa Por Van

Não adianta ter roupas da moda se elas estiverem manchadas. Aqui, Paulo Salvi, da Escola Têxtil do Senai, ensina o que usar para tirar as marcas mais difíceis. Assim, as peças vão durar por várias temporadas

Barro 1 colher (sopa) de limpa-vidros 1 colher (sopa) produto para limpeza pesada 1/2 colher (sopa) de lustra-móveis

Pincel atôMico, Marca-texto e caneta eM sofás

Mato

1ª Etapa 3 colheres (sopa) de lustra-móveis 3 colheres (sopa) de removedor

Limpa-vidros

2ª Etapa Espuma de barbear

Lima

Mofo 1ª Etapa 5 colheres (sopa) de água sanitária 2 colheres (sopa) de produto para limpeza pesada 2ª etapa 3 colheres (sopa) de açúcar 5 colheres (sopa) de água

22

Óleo 1 colher (sopa) de lustra-móveis 1/2 colher (sopa) de detergente incolor (lava-louças)


tinta de Caneta 3 colheres (sopa) de lustra-móveis 1 e 1/2 colher (sopa) de removedor 1 colher (sopa) de detergente incolor (lava-louças)

Batom Café esmalte

fotos: sxc.hu | As dicAs são ApenAs sugestivAs. fAçA um teste Antes de Aplicá-lAs pArA não dAnificAr AindA mAis os tecidos.

3 colheres (sopa) de removedor de esmalte 3 colheres (sopa) de Thinner (solvente para tinta) 1 colher (sopa) de detergente incolor (lava-louças)

1 colher (sopa) de produto para limpeza pesada 1 colher (sopa) de limpa-vidros 1 colher (sopa) de água sanitária

graxa deriVados de tomate e frutas 1 colher (sopa) de sabão em pó 1/2 copo de água 1 colher (sopa) de lustra-móveis 2 colheres (sopa) de água sanitária

Vinho 1 colher (sopa) de sabão em pó 1/2 copo de água 5 colheres (sopa) de produto para limpeza pesada 5 colheres (sopa) de água sanitária

ChoColate ou manga 1 colher (sopa) de sabão em pó 1/2 copo de água 3 colheres (sopa) de água oxigenada 30 vol.

3 colheres (sopa) de produto para limpeza pesada 1 colher (sopa) de removedor 1 colher (sopa) de lustra-móveis 1 colher (sopa) de vinagre 1 copo de água

ferrugem 3 colheres (sopa) de vinagre 3 colheres (sopa) de suco de limão 1 colher (sopa) de detergente incolor (lava-louças)

1 colher (sopa) de sabão em pó 1 colher (sopa) de produto para limpeza pesada 1 colher (sopa) de lustra-móveis

sangue 1 colher (sopa) de água oxigenada 30 vol. 1 colher (sopa) de produto de limpeza pesada

BeterraBa 1 colher (sopa) de sabão em pó 1/2 copo de água 3 colheres (sopa) de água oxigenada 30 vol. 1 colher (sopa) de lustra-móveis 23


beleza

Blonde • Barbie fashion teens

Social web • Top Beauty

Sapo encantado • Avon

Jam Session • Adriane Galisteu

Por Fernanda Ghisloti

Os tons alegres ganham força na estação. Para te ajudar a escolher a nuance perfeita, selecionamos alguns esmaltes que são as vedetes da temporada 26

Na estação mais quente do ano, as unhas podem até crescer mais rápido, não apenas pela sua torcida, mas também graças ao sol. Isso mesmo, ele ajuda a deixar as garras maiores e até mais fortes. Para aproveitar, abuse das cores vivas, das candy colors e do brilho e brinque com os tons de vermelho, rosa, amarelo e azul que estão com tudo!


Desejo • Gio Antonelli

Carteado • Passe Nati

Pratiê • quem disse, berenice?

Fique atenta! Hot & Spicy • OPI

• A água deixa a unha amolecida e ainda pode causar micoses, por isso use luvas ao lavar louças, quando possível, e seque as mãos sempre que estiverem molhadas.

fotos: tHIAGo PoMPEIA

• O calor, o sol e o sal do mar desidratam a pele e as garras. Aposte em uma hidratação mais potente, inclusive das cutículas! Mirtillo • DNA

Mostarda atômica • Colorama

• O top coat ajuda a proteger o brilho do esmalte, ofuscado pelo contato com a areia e com o sal do mar. Além disso, é eficiente para evitar o amarelamento causado por componentes dos bronzeadores. 27


beleza

Por Fernanda Ghisloti

Conheça a nova categoria de bares que trazem no cardápio as principais tendências em esmaltes, diversão e serviços exclusivos para conquistar as brasileiras Uma novidade está surgindo para as mulheres que amam se cuidar: o nail bar. Esse definitivamente não é só mais um salão de beleza, é quase uma terapia feminina que inclui as últimas novidades em esmaltes, serviços exclusivos, bebidinhas e petiscos em um ambiente superagradável. O espaço que une estética e diversão já faz grande sucesso nos Estados Unidos e na Europa e, desde o final de 2011, vem conquistando as brasileiras. Glamour e comodidade A empresária Ana Carolina Carvalho, sócia do Unico•Nail Bar, de São Paulo, explica que o horário estendido e o clima de happy hour são os grandes atrativos. “Por estarem mais presentes no mercado de trabalho, as mulheres ficaram com menos tempo livre para se cuidar, por isso há uma procura maior por lugares que atendam após o horário comercial. Além disso, essas clientes dão preferência a espaços que proporcionem um momento de prazer e relaxamento”. 28


Ilustração: k.k.u. | Fotos: DIvulgação

Ela destaca que as várias opções de bebidas e petiscos são fundamentais para descontrair e tornar uma simples ocasião em um encontro diferente e divertido. o primeiro bar de unhas de são Paulo, o Cosmopolish, tem um público cativo que escolhe entre as mais de 700 opções de esmaltes expostos em belas prateleiras e, depois, aproveita as confortáveis poltronas para saborear deliciosas bebidinhas. tudo isso enquanto as profissionais fazem verdadeiras artes nas unhas. uma novidade que acaba de chegar no local é a máquina My Nail Club, que imprime os desenhos em vez de apenas esmaltar. Com um conteúdo exclusivo, são mais de quarenta opções de estampas que vão desde padronagens clássicas, como a da Missoni e a da Burberry, passando pelas logomarcas mais desejadas – a da Chanel e a da louis vuitton –, até símbolos do rock e desenhos do artista andy Warhol. a inovação chega para complementar o cardápio e reforçar o conceito de unhas como acessório de moda. “Queremos que nossas clientes brinquem com suas garras de todas as formas possíveis! Para isso, além das nail arts, que são nosso carro-chefe, incluímos também o nail print”, conta agnes Cruz, sócia do espaço. Opções diferenciadas No nail bar, o que não falta é exclusividade. as visitantes encontram os principais lançamentos de marcas renomadas como Dior, Chanel, oPI, Bourjois, revlon e MaC. além disso, podem escolher entre uma infinidade de serviços e unhas artísticas, como as de pelúcia, caviar, filha única, francesinha e nail arts. outra alternativa que vem conquistando muitas mulheres é a “rapidinha” (empurra cutícu-

O Cosmopolish (acima) tem mais de 700 opções de esmaltes. No Unico. (ao lado), o atendimento vai além do horário comercial

la, lixa e esmalta). Com o preço um pouco menor, tem a enorme vantagem de demorar a metade do tempo de uma manicure tradicional. Ideal para a correria do dia a dia, pode ser feita no horário de almoço, sem que a mulher precise abrir mão de se alimentar. tudo isso sem o barulho do secador de cabelo e o odor dos procedimentos químicos. Para aumentar ainda mais a comodidade de quem frequenta o espaço, a maioria dos bares oferece serviços como o de manobrista e wi-fi. Nem tudo são flores a desvantagem é que todo esse conforto tem um preço que, apesar de ter diminuído desde a inauguração do primeiro nail bar, ainda não é acessível a todos. Fazer as artes mais elaboradas nas mãos pode custar até r$ 160. Mas, se você quiser conhecer o bar de unhas e desfrutar do ambiente sem gastar muito, pode optar por uma esmaltação ou uma “rapidinha”, que têm o preço médio de r$20. aproveite para ter um momento descontraído com as amigas, comer, beber e ainda sair linda! 29


beleza

Por Vanessa Lima

Não adianta fazer uma maquiagem linda se sua pele não estiver lisinha e bem preparada. Siga a trilha e saiba como deixar o rosto pronto para o make Batom na cor da moda, sombra superpoderosa, delineador bem traçado e máscara para deixar os cílios volumosos. Tudo isso é bem-vindo quando a intenção é fazer um make impactante. Mas será que você não se esqueceu de nenhum detalhe? Sem uma pele de aparência bem cuidada, nenhum produto sustenta o visual. “A pele é a grande estrela da maquiagem. Não há batom vermelho que esconda as manchas ou o brilho exagerado”, diz a maquiadora Penélope Beolchi, do Opa! Hair, em São Paulo. 30

Por isso, itens como hidratante, primer e base são fundamentais. Qual é a sua? Seca, mista ou oleosa, cada tipo de pele exige uma preparação diferente. Não vale usar uma base muito cremosa se seu rosto já tem uma tendência a produzir oleosidade excessiva, nem exagerar no pó se a superfície for seca. Com as dicas da expert Penélope, elaboramos o esquema ao lado. É só seguir as setas para saber como chegar à pele perfeita.


Saiba a ordem de aplicar os produtos de acordo com o seu tipo de pele:

SECA

MiStA

OlEOSA Hidratante oil-free

Hidratante cremoso

Primer

Base hidratante

Base leve (à base de água)

Pó translúcido na Zona “T” (testa, nariz e queixo)

Você tem manchas ou olheiras?

Não

Sim

Pó translúcido

Você tem manchas, acne ou olheiras?

Corretivo de boa cobertura em creme

Sim

Não

Corretivo em bastão ou em pó

PElE PErfEitA 31


beleza


por gabriella galvão

1

2 Passe sombra violeta com um pincel fino em toda a pálpebra, menos na linha abaixo da sobrancelha.

4 Fotos: thiago pompeia| modelo: jenniFer garoFali

Maquiagem esfumada é garantia de olhar poderoso e sedutor. A sombra preta é ideal para a noite e as coloridas são uma aposta certa para qualquer hora. Se for a uma festa, use também tons metálicos, fica um luxo. A beauty artist Andreia Costa, do salão Hair Pin, em São Paulo, ensina a fazer esse make e diz que o segredo é esfumar bem para criar um dégradé sem contrastes. Escolha suas cores favoritas e desfile ainda mais bonita.

Use um pincel fino para aplicar sombra ouro velho nos cantos internos até a metade da raiz dos cílios inferiores.

3 Com um pincel maior e mais macio, esfume a sombra fazendo movimentos circulares.

5 Aplique sombra violeta na outra metade da raiz dos cílios inferiores. Contorne a linha d’água e a raiz dos cílios superiores com lápis preto.

Marque o côncavo com sombra marrom para dar mais profundidade ao olhar.

6 Reforce a sombra marrom no côncavo. Para deixar a expressão mais poderosa, coloque cílios postiços. Finalize com batom nude nos lábios e pronto!

33


beleza

Make

calor

à prova de

Por Vanessa Lima

Sem alguns cuidados, sua produção pode derreter em dias muito quentes. Assim, o que era para deixar você ainda mais bonita, acaba tendo o efeito contrário. Siga as dicas do expert Marcos Costa, autor do livro “Eu amo maquiagem” para enfrentar o verão com o visual impecável 34

UMA BELA FAXINA Limpar e hidratar o rosto faz toda a diferença na duração da maquiagem. “Principalmente durante o calor”, afirma Marcos Costa, que indica uma lavagem com sabonete facial, seguida de um tônico e um hidratante. O rosto limpo absorve melhor os produtos que serão usados depois.


PRIMER PARA SEGURAR ele entrou há pouco tempo na lista de itens básicos do nécessaire de maquiagem e, por conta de sua eficiência, não deve sair dela tão cedo. o primer é aplicado antes da base e do corretivo para uniformizar a pele e prepará-la para receber os produtos. “É fundamental para o make durar mais no PISCADINHA calorão”, diz Marcos. ICA Além da v DUPLA DINÂbM ra b m ersão facia m, so há primers l, ir para ato rt a p o e e p d sp m s ecíficos pa Ante mais te e u p á iq ra as lp d e e d b , ra ia s. use ante e e companh s de aplica . “É isso qu le e a p so a m d o r b ã ra. ele deix is à preparaç a a co r m a a durar ma in m e te g n ia is sa u q e segura o ajuda a ma produto p cialista. mais temp or rma o espe o. “escolha a n tempo”, afi e h c ri p a sombras c r, d e e m a ri lt p a o duração. N Depois d a base em o mercado h á o p çõ e s , rretivo. “use co o que prom r. n a e g re se sf e ba m etem fixar se e s a p h o in r d a té 8 horas” suaves bati tivo, , explica sse o corre o maquiado . Depois, pa a n si n e r. , r” ra xage mas sem e

INDISPENSÁVEL UEÇA NÃO SE ESQCA DA B O mos

ra zes prepa Muitas ve iagem u ra a maq o rosto pa lábios. o emos d s c e u sq e s usar e no da boca e le e p a r a li esfo labial) (hidratante lm a b p li um a no bém ajud antes tam k a d o m e. resultado

fotos: shutterstock

LÁPIS AM

tenha sempre um pó compacto na bolsa. “em geral, indico esse produto só para quem tem pele mista ou oleosa, mas no calor ele pode ser usado também nas peles secas”, diz o especialista. o pó cria uma camada extra, que segura melhor a base.

IGO Além de p reparar os lábios, há um outr o truque p ara aumentar a fixação d a maquiagem nessa área “Aplicar um . lápis de co ntorno faz o batom durar bast ante”, afirma o m aquiador. P assar uma cama dinha leve de pó translúcido também se gura a cor por m ais tempo.

ALIDADE PRODUTOS DE QenUtal é comprar

ndam “um ponto fu ação, tenham boa fix e qu os produt e po ordo com o ti sempre de ac s. co ”, ressalta Mar o tom da pele de s das lojas Nas prateleira as e batons, sombr cosméticos há ção. ra etem longa du lápis que prom cê vo al e veja com qu experimente hor. se adapta mel 35


beleza

Por Gabriella Galvão

Bronzeada sem sol antes

Você não precisa se expor ao sol para ficar com um visual saudável e com a cara do verão. Basta apostar no make com efeito bronzant. Quase todas as marcas têm linhas terracota – ideais para este caso –, mas é importante escolher uma de qualidade. Esse é o conselho da beauty artist Andreia Costa, do salão Hair Pin, em São Paulo, que ensina os truques para você arrasar no look dourado nesta estação.

2

Passe sombra marrom levemente brilhante em toda a pálpebra e, com um pincel chanfrado, na raiz dos cílios inferiores. Esfume, ultrapassando um pouco o limite dos olhos.

3 1 Prepare a pele com primer. Em seguida, aplique a base com um tom acima da cor da sua pele ou, se for mais morena, um protetor solar com pigmento.

36

Use sombra ou iluminador dourado no canto interno dos olhos e sobre os ossinhos das maçãs do rosto.


4 Aplique pó bronzeante terracota nas bochechas, têmporas, pescoço e colo.

5 Com um pincel fino, passe sombra cremosa acobreada nos cantos internos, sobre o dourado. Marque a linha d’água com lápis azul-claro. Capriche nas camadas de máscara para cílios marrom.

Fotos: steFany Villar/2x1 | Modelo: ana Bertozzi

Para ter um bronze suave

6 Use brush amarronzado nas bochechas, no nariz, no colo e no pescoço.

Para um visual mais brilhante

Para marcar presença

8

7 Finalize com gloss terracota acobreado e pronto.

Incremente a cor das pálpebras com sombra dourada, blush cremoso metalizado nas bochechas e gloss cobre com pigmentos dourados nos lábios.

9 Seja ainda mais ousada e, com o make dourado, passe gloss coral envernizado na boca.

37


beleza

uma

nova

mulher

Cachos

definidos

Por Vanessa Lima

A atriz tinha o cabelo maltratado por causa das demandas da profissão. Com a ajuda de um especialista, colocamos os fios em seu devido lugar

antes

Puxa aqui, alisa ali, tinge acolá... Beatriz Machado, 27 anos, adora a profissão de atriz, mas seus cabelos sofrem com as exigências do trabalho. “Um dia, preciso deles lisos, no outro, enrolados, depois me pedem um corte assimétrico ou para eu ficar ruiva”, conta. Conclusão: os fios acabaram indefinidos, volumosos e manchados. Ela não sabia como resolver o problema sem danificá-los ainda mais, então pediu uma ajudinha à Fúcsia. O hair stylist Franco Sanabria, do salão Bardot Hair, em São Paulo, foi o escolhido para cuidar do caso. “Eu gostaria de um corte para o meu cabelo ficar menos rebelde. Também queria corrigir a cor para deixar crescer sem ter de ficar retocando”, explicou Bia. Fera domada Para a atriz, o problema mais urgente era o volume. “Podemos resolver com um bom corte”, disse Franco. Para isso, ele desfiou as madeixas, distribuindo o volume. “Assim, damos leveza ao rosto e facilitamos a rotina de cuidados”, completa o expert. Outro incômodo era a franja, sem forma e difícil de arrumar.

38


“Não acreditava que o cabelo pudesse ficar tão legal. O processo demorou, mas valeu muito a pena. Foi bem melhor do que eu esperava!”

FOTOS: THIAGO POMPEIA/2X1 | AGRADECIMENTOS: FRANCO SANABRIA E WILL VEIGA, DO SALÃO BARDOT HAIR, EM SP.

O profissional fez um corte lateral. “Bia nem vai precisar ficar arrumando com o secador todos os dias”, prometeu. Era tudo o que ela queria! Luminoso e natural Depois da tesoura, chegou a hora de partir para a coloração. As madeixas estavam manchadas e ela queria abrir mão dos retoques frequentes. “A ideia é corrigir as diferenças e criar luzes sutis”, conta Franco. A tinta mais clara foi aplicada primeiro, com uma técnica diferente: o cabeleireiro molhava uma esponja com o produto e passava só em algumas mechas. “Assim o efeito iluminado fica mais natural”, explicou. Para a química agir melhor, ele envolveu os fios em camadas de algodão que retinham o calor. Depois, passou tonalizante de cor parecida com a natural dos cabelos de Beatriz, evitando o aparecimento de raízes contrastantes com o tempo. Cachos definidos e make Cortados e coloridos, os fios agora só precisavam passar por uma finalização. Para secá-los, definindo os cachos, o profissional usou o difusor e o babyliss. Então, o maquiador Will Veiga entrou em ação, preparando a pele e aplicando sombra marrom opaca nas pálpebras. O blush cor-de-rosa deu um ar de saúde. Na boca, um gloss já foi o suficiente. Beatriz ficou radiante com o resultado e não conseguia parar de sorrir. Com razão, né?

depois

39


beleza

As escolhas da

Por Gabriella Galvão

Blusher Pink Exposure 70 • ARTDECO Blush com alta pigmentação e textura suave • R$ 54

Minesol Oil-Control FPS 70 • Roc Em gel-creme com textura leve, o protetor solar facial ajuda a controlar a oleosidade da pele • R$ 62

Fotos: divulgação

Drencell Serum Anticelulite • Dermage De rápida absorção, tem ação drenante e descongestionante • R$ 114,70

Huile Orchidée Bleue • Clarins Feito com extrato de plantas e óleos essenciais, esse produto facial ajuda a recuperar a vitalidade e a luminosidade da pele • R$ 208

Batom colorforia • quem disse, berenice? Disponível em duas cores, rosa e alaranjado • R$ 21,90 Eau de Parfum • Roberto Cavalli Fragrância floral, com notas de pimenta rosa, flor de laranjeira e fava-tonca • R$ 275 (50 ml) 40

Caneta Removedora de Maquiagem • Océane Com ponta fina, é ideal para corrigir erros e borrões de maquiagem • R$ 10,30


fotos: thiago pompeia/2x1 (penteado) – divulgação (grampo)

46

Na moda 5 penteados para você arrasar no verão

44 58

Grampos Sugestões para incrementar o visual

52 54

foto: Jorge Bispo/divulgação

56

42

Profissão cabeleireiro Seu Alcântara, o padrinho dos profissionais de beleza do Brasil

Dica de expert Truques para manter os fios saudáveis nesta estação

Passo a passo Como cortar e finalizar o cabelo crespo com estilo

Certo e errado Os estilos que estão com tudo e os que podem melhorar

Palmas para ela A beleza e o lado roqueiro da atriz Mayana Moura


cabelos

A atriz compõe músicas e toca guitarra. Cor preferida de make? Preto. Aqui, ela fala de beleza e mostra seu lado roqueira: Mayana Moura como você nunca viu! Por Vanessa Lima

Mayana já teve os cabelos pretos e bem curtinhos, na pele da moderníssima Melina, na novela Passione, e agora, está de volta à telinha como a malvada Veruska, em Guerra dos Sexos, ambas da TV Globo. Os fios estão ruivos e um pouco abaixo da altura dos ombros. “Amo mudar. Se for por um trabalho, melhor ainda, porque me ajuda a compor a personagem”, diz a atriz de 30 anos. “Já fui loira, tive corte chanel, cabelos negros e compridos, castanhos com franja, ruivos... Nunca me arrependi”, relembra.

42

A versatilidade está mesmo na alma de Mayana, que além de atriz é cantora de rock e, em 2012, lançou um álbum, disponibilizado para download gratuito na internet. “Amo cantar e compor”, conta. “Nas horas de folga, gosto de tocar guitarra, criar músicas, cozinhar para os amigos ou ir a shows”, revela. Talento é o que não falta para a moça, que atualmente interpreta sua primeira vilã. O papel foi um convite do autor Sílvio de Abreu, que assina o remake da novela, exibida originalmente em 1983.


Fotos: Jorge Bispo/divulgação (preto e Branco) / divulgação (Foto menor)

Trabalho em primeiro lugar O lado profissional é primordial na vida da atriz, que está solteira. “Priorizo muito o meu trabalho. Quando estou gravando, me dedico a isso. Minha vida pessoal espera um pouco”, afirma. Mayana dá valor à carreira, que teve um início difícil. Até chegar à situação atual, foram vários testes, viagens, estudos e dificuldades. “Isso tudo faz parte do processo. Crescemos assim. O maior desafio foi morar fora do Brasil muito jovem. Vivi em Nova Iorque e em Paris, longe dos meus amigos, mas a experiência foi válida”, conta. Cabelo, corpo e maquiagem Tantas transformações no visual exigem cuidados mais intensos para não prejudicar os fios. Mayana dedica um tempo especial para lavar os cabelos com capricho em casa e, sempre que pode, faz tratamentos mais densos no salão. “Cada época da minha vida

tem um estilo que marca aquela fase. Agora estou ruiva e adoro. Depois, não sei”, diz. Apesar das inúmeras transformações, ela prefere manter as madeixas curtinhas, por causa da praticidade. Quando o assunto é maquiagem, a atriz deixa seu lado roqueira falar mais alto. “Às vezes, faço um make pesado para me apresentar nos shows. No dia a dia, prefiro um mais básico. Minha cor favorita é o preto”, fala a dona de um nécessaire assumidamente lotado. Como sua pele é bem branquinha, produtos de tonalidade escura criam um contraste impactante. A cor de seu rosto, no entanto, a obriga a fugir do sol. Para manter o corpo em forma, ela costuma caminhar e praticar ioga. O estilo das unhas é tão variado como o dos cabelos. “Sou de época. Gosto de várias tonalidades”, afirma. Na vida de Mayana, as mudanças são sempre bem-vindas!

Para interpretar a vilã Veruska, em Guerra dos Sexos, os fios de Mayana ganharam uma cor avermelhada 43


cabelos

profissão

Osvaldo Alcântara Por Fernanda Ghisloti

O vendedor dedicado tornou-se padrinho dos profissionais de beleza do Brasil

Mais conhecido no setor de beleza como “Seu Alcântara”, Osvaldo Alcântara é uma lenda viva e um exemplo para os profissionais da área. Ele aprendeu muito ao longo dos 60 anos de experiência e, hoje, ensina como administrar um salão. Ministra palestras e é diretor técnico da Ikesaki, uma das principais redes de venda de produtos de beleza do país. Apesar do grande incentivo dos pais para que continuasse os estudos, Seu Alcântara conta que começou a trabalhar aos 15 anos por dificuldades financeiras.

44

O primeiro emprego foi como operador de máquinas no Bank of London South America, onde ficou por dois anos até se tornar vendedor de cosméticos. “Fui despedido do banco e entrei para o ramo da beleza por acaso, a convite de um amigo que me encontrou triste voltando para casa em um bonde”. É com essa simplicidade que Alcântara descreve o início de uma trajetória de grande sucesso.


FOTOS: DIVULGAÇÃO

Incansável e determinado Ao longo dos 38 anos em que trabalhou na mesma empresa, ele bateu recordes no comércio de produtos de beleza e chegou a ser eleito pela Associação Brasileira de Dirigentes de Vendas o melhor vendedor do país, em 1978. Foi considerado ainda o maior vendedor do mundo, por ter comercializado 5 mil vidros de permanente de uma só vez para um único cliente. “Assim, me aproximei do setor de beleza e comecei a conviver muito com os cabeleireiros. Percebi que eles tinham algumas necessidades de aprimoramento, então montei o primeiro Centro Técnico no Brasil e cursos de reciclagem para cabeleireiros”, relembra. Na Escovas Fidalga, Alcântara trabalhou apenas 5 anos, mas conta que aprendeu muito. “Tenho orgulho de ter feito parte de uma empresa que começou com máquinas manuais, na qual eu tive a honra de presenciar a instalação da primeira máquina automática de fazer escovas no Brasil”, lembra. Em seguida, ele foi convidado pelo empresário Hirofumi Ikesaki para cuidar por um ano do Centro Técnico Ikesaki, que surgiu com o ousado objetivo de preparar o profissional da beleza para o mercado de trabalho. Nisso, passaram duas décadas de muitas conquistas. Em 2006, ele foi reconhecido como uma das grandes personalidades entre os cabeleireiros do mundo, recebendo a Ordre de la Chevaliere, pelo ICD (Inter Coiffure pour Dames), na França. Hoje, ocupa o cargo de diretor técnico da empresa e é considerado o patrono das manicures

pelo trabalho realizado em prol da categoria, inclusive por ter sugerido na Câmara Municipal de São Paulo que fosse instituído o Dia da Manicure (14 de junho). Trabalhador incansável Com oito décadas de vida e seis de profissão, Seu Alcântara ainda demonstra firmeza durante as palestras que ministra, resultado da ampla experiência e conhecimento. Sempre com muita simpatia, aborda temas como os mitos e as verdades sobre gerenciamento e atendimento de salões de beleza e de clínicas de estética. Como filosofia de vida, ele assegura que procura cuidar de si e do próximo. “A melhor maneira de ajudar alguém é ensinar. O meu objetivo é instruir as pessoas para que tenham uma profissão e, assim, melhorem de vida. Sigo as palavras de São Pedro: não dou o peixe, ensino as pessoas a pescar”, confessa. Alcântara também atua como apresentador e locutor há mais de 40 anos, tendo participado da maioria dos grandes eventos de beleza. É considerado o profissional de cosméticos com mais vivência na área não apenas no Brasil, mas também na Argentina, Bolívia e Paraguai. “Meu grande defeito é não conseguir me desligar do trabalho, nem quando estou dormindo. Eu me sinto realizado, pois amo o que faço e faço porque amo”. E é com caráter irretocável e carisma indiscutível que Seu Alcântara se tornou uma referência obrigatória no “mundo hair”. 45


cabelos

46


Os dias de sol pedem penteados que deixem o pescoço fresco e, claro, aliviem o calor. Portanto, nada melhor do que deixar os fios presos, mas sem perder o estilo. As passarelas de moda trouxeram ótimas opções para você passar este verão com muito glamour. Os mais pedidos são os rabos de cavalo, as tranças e os coques, sejam eles do modelo que você quiser. Confira as sugestões dadas pela expert Neiva Pena e escolha a sua Por Fernanda Ghisloti Fotos Thiago Pompeia/2x1

Para a festa

Invista em um coque chique. Primeiro faça um rabo de cavalo. Divida em mechas, torça e vá prendendo uma a uma com grampos. O efeito é glamouroso e moderno. 47


Passeio no parque

A trança-flor é romântica e sofisticada. Comece fazendo uma trança embutida na lateral da cabeça, próximo à franja. Acrescente mais mechas do cabelo até chegar perto da orelha oposta. Em seguida, volte usando o restante do cabelo e finalize em um coque. O efeito será parecido com um “s” no topo da cabeça e uma flor na lateral. Apesar de ser mais complicadinha de fazer, o resultado vale a pena, pois fica superestiloso.

48


a praia A trança mais soltinha é ideal para prender os cabelos molhados sem abafar muito os fios. Essa opção lateral é a mais prática de fazer sozinha. Já para garantir um ar mais fashion, em vez de dividir os fios em 3 mechas, divida em 4 e então trance.

49


Para toda hora

Eterno curinga, o rabo de cavalo cai bem com qualquer produção. As madeixas com uma escova lisa e o arremate feito com uma mecha em volta do elåstico garantem um ar mais sofisticado.

50


F im de tarde

MOdelO: Gabriela Marin

O penteado queridinho da estação é o efeito molhado. Com o cabelo solto ou preso em um coque, como neste caso, invista no gel ou pomada, separe os fios em mechas finas, torça, prenda com grampos e arrase!

51


Po r

Va n

es s

aL

im

a

cabelos

Conhecido como “rei dos cachos”, o premiado cabeleireiro Robson Trindade ensina a manter os cabelos impecáveis durante todo o verão

A mãe é cabeleireira, assim como a sogra. A esposa, Tânia, é esteticista e os três filhos trabalham no ramo da beleza. Robson Trindade é cercado pelo tema e não poderia seguir outro caminho. Por defender o fim da ditadura da chapinha, ganhou a fama de “rei dos cachos”, inclusive no exterior. As donas de cabelos encaracolados ou ondulados – a maior parte das brasileiras – agradecem! Seu salão, o Red Door, em São Paulo, é um dos mais procurados por quem quer exibir os fios ao natural. Ironicamente, antes disso, foi Robson quem trouxe para o Brasil a técnica do alisamento japonês, que virou febre em todo o país. “Começaram a falar muito disso em Nova Iorque. Senti que era uma oportunidade. Viajei e conheci o cabeleireiro Satoru Nagata. Ele disse que não ensinaria a ninguém, mas insisti por quatro dias e consegui”, lembra. Em 2003, percebeu que as mulheres estavam “se torturando” para esticar os fios e mudou de rumo: estudou os cachos e desenvolveu maneiras de deixá-los mais bonitos. A seguir, confira as dicas do expert Robson Trindade para que suas madeixas passem ilesas pelo verão. Afinal, lisos ou enrolados, os cabelos sofrem com a chegada da estação mais quente do ano. 52


es uçõ

sol

ara

los e b o p

ca erã s o v no

1

Controle o frizz Os fios quebrados ou que estão nascendo ficam em pé e desalinham o penteado. No verão, o problema é intensificado com os cabelos expostos ao vento e ao sol. Para evitar, invista em máscara de hidratação profunda, leave-in antifrizz e finalizador com silicone. Eles protegem as cutículas da umidade e disciplinam os fios.

FOtO: DIVULGAÇÃO | ILUStrAÇõES: yOUtOArt

2

Adeus, fios verdes As loiras são as que mais sofrem nessa época. O cloro tem um pigmento azulado que cria um aspecto esverdeado nos fios. Antes de entrar na piscina, molhe os cabelos e aplique uma máscara de hidratação densa, evitando que as cutículas (parte mais externa dos fios) absorvam a água.

3

Cuidado extra Assim como a pele, os cabelos e o couro cabeludo precisam de proteção. O sol é um oxidante natural e pode degradar a proteína

dos fios, deixando-os mais porosos e ressecados, além de queimar o couro cabeludo, que arde e descama depois da agressão. Por isso, hidrate os cabelos uma vez por semana e, quando for à praia ou à piscina, abuse de produtos com filtro solar e use chapéu ou boné.

4

Aspecto oleoso, não! Além da aparência desleixada, a oleosidade também pode causar a queda dos cabelos. O calor intensifica a produção de sebo e piora a situação, por isso evite lavar a cabeça com água quente. A química também reforça a tendência. Prefira xampus neutros e condicione só as pontas. Passar a mão nos cabelos e pentear muitas vezes estimula a oleosidade.

5

Fera domada Os cabelos armam por causa do ressecamento, que deixa a superfície áspera e aumenta o atrito, provocando o afastamento dos fios. Muita exposição ao sol, sal e cloro intensifica o efeito. A causa também pode ser o excesso de cabelo. Nesse caso, um bom corte resolve. Além disso, escolha xampus e condicionadores específicos para redução de volume. Faça hidratações frequentes para repor os

nutrientes. Na praia ou na piscina, um leave-in com filtro solar é a solução!

6

Brilho em dia Os cabelos tingidos, com alisamento e submetidos diariamente a secadores e chapinha são frágeis e desbotam com facilidade porque perdem nutrientes. O contato com o cloro, o sol e a água do mar agrava o problema. Para recuperar a cor, use produtos mais suaves, como os tonalizantes. Na finalização, aplique silicone, que fecha as cutículas e reestrutura as pontas. Na praia ou na piscina, aplique um leave-in sem enxágue com protetor solar.

7 Fios intactos Se os cabelos estiverem quebradiços, evite pentear muito porque isso agrava o efeito, principalmente após o mergulho, quando os fios estão fragilizados por causa do sal ou do cloro. Se precisar de escova ou pente, passe um leave-in para desembaraçar. Dê um tempo no uso de secador e chapinha, pois eles potencializam o problema. Se não conseguir, aplique um protetor termoativo antes. Prefira produtos à base de aminoácidos e proteínas para recuperar a estrutura. E não se esqueça da hidratação! 53


cabelos

Cachos

Por Gabriella Galvão

incríveis Os cabelos cacheados têm pouca elasticidade, são mais frágeis, ressecados, arrepiados e, muitas vezes, têm raízes mais oleosas. Para deixá-los saudáveis e bonitos, a saída é investir em produtos específicos como os da linha Nutri CaChos da Bio Extratus, que hidratam, dão emoliência, brilho e proteção, já que formam uma película protetora que sela a cutícula (parte mais externa do fio), impedindo a saída de água. Sergio G., expert do salão Studio W, em São Paulo, mostra como se corta e finaliza um cabelo cacheado com estilo. A mudança do visual é incrível!

1

Para soltar os cachos e deixar as pontas para fora, Sergio G. aplicou o Cristal líquido Nutri CaChos em todo o cabelo. Em seguida, soltou os fios com as mãos.

Sergio G. acertou as pontinhas para dar um bom acabamento ao corte. 54

2 3

Fez o corte nos cabelos ainda secos, desfiando com a tesoura. “Quando os cabelos estão secos, você vê o formato real dos fios. Os cacheados não podem ter corte reto, pois os cachos se formam com ondulações diferentes umas das outras”, alerta.

4

Os cabelos foram lavados com o shampoo Nutri CaChos. Após enxaguar bem, o expert passou a Máscara hidratante Nutri CaChos do comprimento às pontas. A máscara hidrata e ajuda a dar forma aos cachos sem pesar.


Ainda molhados, os cabelos receberam o Finalizador Nutri CaChos, que retira o arrepiado e também ajuda a dar forma. O produto deve ser passado amassando os fios de baixo para cima, nunca de cima para baixo. “O segredo é a quantidade de creme. Geralmente as pessoas usam errado porque exageram na dose”, ensina o profissional.

5 6 7

A secagem foi feita com um difusor de baixo para cima. Se não tiver o aparelho, use um papel-toalha, amassando os fios para retirar o excesso de água e de produto. “Não esfregue o papel nos fios; coloque nos cabelos e amasse”, explica o especialista. Deixe secar naturalmente.

Depois de seco, ele finalizou com o Cristal Líquido Nutri CaChos. É só passar um pouco do produto nas mãos, esfregar uma na outra e ir modelando os cabelos apenas com as mãos.

FOTOS: ThiagO POMPEia | agRaDECiMENTOS: STUDiO W igUaTEMi

A ntes

55


cabelos

tesoura Blitz da

Fúcsia saiu por São Paulo e contou com a ajuda de um especialista para analisar como andam as madeixas das mulheres. Inspire-se!

Por Fernanda Ghisloti

Pode melhorar...

Caminhando pelas ruas encontramos uma enorme variedade de cores, cortes e texturas de cabelos. Uns combinam com o estilo e valorizam os traços do rosto, já outros poderiam melhorar. Selecionamos algumas mulheres que passavam pelas calçadas paulistanas e pedimos a opinião do cabeleireiro Décio Kreutz. O expert começou a carreira em Salvador (BA) há 25 anos, mas foi em São Paulo que se consolidou de vez como profissional de sucesso, tendo participado de editoriais e desfiles de moda como o SPFW. Hoje, o hair stylist atende no Top Milano. Aqui, ele analisa os looks e ensina alguns truques para harmonizar os fios com cada estilo.

56

Ana

Carolina Assis

Assumir os cachos é sempre uma ótima alternativa, mas é preciso definir um pouco mais a textura com a utilização de produtos específicos.

Anália

Oliveira

Além de valorizar os traços, uma franja na altura do nariz deixaria o corte super na moda.

Ângela Maia

Embora a variação de cores esteja harmônica, a ausência de corte e hidratação passam a ideia de descuido.


Mar

t

a Av ellar Este corte a cima dos om bros é clássic e cai bem p o ara a maiori a das pesso as.

Martins

O comprimento, a textura e a cor dos fios ressaltam seus traços naturais.

Ingrid Oliveira

O contraste dos cabelos escuros com a pele clara foi amenizado pela leveza do corte repicado, dando um efeito muito harmônico.

Está com tudo!

Débora

Isabelly

Rateiro

As madeixas claras, com ondas e extremidades levemente descoloridas, valorizam o rosto e transmitem um ar de delicadeza.

ião Larissa Fab

is, O aspecto de cabelos natura definido bem te cor com e hidratados . destaca a feição leve e meiga

Simone Barboza

Fotos: thiago PomPeia/2x1

Os cabelos estão bem escuros, compridos e retos. A soma desses três fatores deixa o visual pesado. Um corte em camadas traria leveza.

Amanda Assis

As luzes estão muito marcadas no início e no fim dos cabelos. A tintura poderia estar também no meio dos fios ou com um efeito ombré, clareando ao longo do comprimento.

Juliana

Managuetti

Madeixas longas e sem corte não expressam muita personalidade. 57


cabelos

Por Fernanda Ghisloti

Fazer penteados com grampos não é mais coisa só de vovó. Muito pelo contrário, agora é fashion! se antes a ordem era usar o acessório com a cor bem próxima à das madeixas e mantê-lo o mais escondido possível, hoje ele se destaca. Com pequenas flores, o adereço ganha um ar romântico, já o strass pode dar um brilho no visual de uma festa, enquanto formas mais divertidas deixam o look moderno e alegre. o estilo vai do tradicional ao mais ousado, basta escolher o que mais combina com você.

Gatos pretos • Bijoulux

Coração vermelho • Tuca Bijuterias

Azul-piscina • Tuca Bijuterias

Estampa de oncinha • Bianca Accessory

Dourado com strass • Bijoulux

Ponto de brilho • Lizee Bijoux

58

Fotos: divulGação

Flores brancas e mescladas • Accessorize


60

capa


Por Gabriella Galvão

Fotos Priscila Prade

Desvendamos a atriz carioca que tem cara de menina e força e talento de mulher

Tratamento de imagem: Leandro Sgobbi Produção de moda: Dudu Farias Cabelo e maquiagem: Danilo Toscano Vestido de couro branco Armani Exchange

61


Encontrei Luiza de cara lavada, cabelo preso, blusa solta e fresca, calça e sandália rasteirinha. Mesmo parecendo uma menina e sem produção, ela estava linda. O clima da entrevista foi descontraído, conversamos enquanto a atriz era maquiada e penteada para a sessão de fotos. Desembaraçada, a carioca de 27 anos falou sem problemas sobre a vida pessoal, o marido, a filha e a profissão. Luiza começou a trabalhar ainda na adolescência, aos 16 anos, como modelo, e logo depois fez um teste para trabalhar na Rede Globo e passou. Estreou na novela Celebridade (2003) fazendo a personagem Gabi. Decidiu estudar Fonoaudiologia e Artes Cênicas, mas o coração bateu mais forte pelos palcos e ela se formou em teatro. Desde então, não parou mais de atuar e continua na emissora. Surpreendeu a todos com a atuação no seriado Gabriela como a apaixonada e decidida Gerusa. “A personagem cresceu muito na trama, o que eu achei sensacional. Mas a gente não joga sozinho, as parcerias são fundamentais. Foi muito bacana estar ao lado da Vanessa (Giácomo), do Mateus (Solano) e do Fafá (Antônio Fagundes), que eu admiro demais e que me ajudou muito”, conta.

62

Vestido de couro branco Armani Exchange


63


Família unida Luiza é casada há 7 anos com o empresário Alberto Blanco, que conheceu em uma festa de Réveillon em Angra (RJ). “Dei meu telefone a ele às seis horas da manhã, achando que nunca lembraria. Ele não anotou e, no dia seguinte, me ligou. Namoramos um ano e nos casamos”, lembra. No começo de 2012, ela e o marido foram pegos de surpresa com a notícia de que a filha, Maria Luiza, de 4 anos, estava com leucemia. “Hoje ela está bem, em fase de manutenção do tratamento. A primeira parte foi mais intensa e durou quatro meses, agora é uma época mais tranquila. Nossa filha deu uma aula para a gente. Posso dizer, sem pestanejar, que ela não sofreu emocionalmente. Sentiu a dor de uma injeção, claro, mas teve muito apoio de toda a família, brincando sem pena, porque não pedia isso de ninguém. Ela foi muito feliz, muito forte, e posso dizer que minha força veio dela”, conta.

64

Minha filha foi muito forte, minha força veio dela.


Vestido de paetĂŞs Patricia Bonaldi Anel acervo pessoal

65


Vaidade Com a pele lindíssima, a carioca confessa que teve muita acne na adolescência e que trata da pele desde os 14 anos, sempre com dermatologistas. Entre uma novela e outra, faz sessões de laser para garantir a beleza. “Atualmente estou usando um concentrado de vitamina C, que é antioxidante, três vezes por semana. Minha prioridade é manter a pele sem manchas. Envelhecer bem é uma preocupação, e não uma neura”, afirma. Além disso, principalmente na praia (onde vai pouquíssimas vezes, salienta), Luiza não abre mão de filtro solar com fator de proteção 45 ou 60. Por incrível que pareça, ela nunca fez química nos cabelos, que gostaria que tivessem mais volume. “Às vezes eu uso um xampu com camomila, mas nunca pintei, não tenho vontade de mudar. Se profissionalmente for preciso, claro que eu altero a cor”, assegura. Mantém a boa forma com atividade física e alimentação balanceada. “Tento seguir uma rotina de exercícios, vou sempre que posso à academia. Embora não tenha problema com meu peso, gostaria de comer o dobro do que eu como. Mas eu como metade, porque a televisão já‘engorda’a gente. A mulher que diz que come tudo o que gosta e quer está mentindo”, assume. Com um sorriso saudosista, a virginiana lembra como, durante a gravidez, se sentiu muito melhor. “Minha pele do corpo, que é seca, ficou mais hidratada, meu cabelo mais solto, meu intestino funcionou bem. Eu me achava mais bonita do que eu acho normalmente. Foi uma fase muito feliz”, conta. Make Apesar de gostar de maquiagem, Luiza conta que não arrisca sair do básico blush, máscara de cílios e corretivo. E, se precisar de um look mais elaborado para uma festa, prefere se entregar ao talento de um profissional. Diversão Viagens em família são o seu programa preferido. “Essa é a melhor forma de gastar dinheiro: conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes. Se não for para viajar, eu prefiro não sair de casa”, revela. Caseira, adora receber os amigos e, para se divertir, joga baralho, bebe vinho e assiste filme em casa. “Nos finais de semana, lá em casa costuma ter churrasco e também a moqueca feita pelo meu pai. Eu só faço o trivial. Não cozinho, mas sempre sei quando está bom”, diverte-se. Fashion Luiza adora moda, porém confessa que gostaria de ter um personal stylist para ensiná-la a misturar diferentes peças com muito estilo, dizer o que ela precisa ter e o que pode dispensar do guarda-roupa para valorizar mais a sua beleza. [Nessa hora, interrompe a entrevista e fala com a empresária:] “Essa é uma ótima ideia, vamos providenciar alguém bacana para me ajudar?” Como se ela precisasse ficar ainda mais bonita... Assista ao making of do ensaio em editora2x1.com.br.

66


A gente não joga sozinho, as parcerias são fundamentais.

Jaqueta, blusa e short Tufi Duek Sandália Schutz

67


relacionamento

Por Vanessa Lima e Fernanda Ghisloti | Ilustrações K.K.U.

Sair à noite ou ficar de olho nos amigos dos amigos são maneiras bem comuns de paquerar. No entanto, há outros meios. Seis mulheres contam como conheceram os homens de suas vidas onde menos esperavam Velório, balada gay, aula prática na autoescola... Quando se vai a um desses lugares, as expectativas podem ser várias, porém quase nunca incluem algo parecido com dar de cara com o seu futuro marido. Mas o destino é mesmo imprevisível. Pelo menos 70

foi, no caso de seis mulheres cujos relatos comprovam: o amor pode estar onde você menos espera. Conheça histórias de casais que se encontraram em situações inusitadas e foram parar no altar. Quem escreve são as próprias protagonistas.


Fotos: Arquivo pessoAl

Torcia para ter algum casamento ou velório Em 31 de janeiro de 1979, recebi uma ligação informando que meu tio-avô havia falecido. O velório foi em outra cidade, na casa dele, como era costume na época. Logo ao entrar, avistei um moço com uma roupa igual a minha: calça jeans e blusa preta. Perguntei para minha mãe quem era e ela respondeu: “É o filho da Maura! Tanta gente para paquerar, vai querer justo ele?”. Maura é uma prima com quem ela havia se desentendido. Enquanto todos conversavam, aproveitei para me aproximar e descobri que ele se chamava Ricardo. Fiquei ainda mais encantada. Depois, voltei para a minha cidade, mas aquele primo ficou na minha cabeça. Percebi que o interesse era correspondido quando recebi dois telegramas dizendo “Não te esqueço”. Durante dois anos torci para acontecer algum casamento ou velório na família, pois só assim encontraria o Ricardo novamente. Em cada uma dessas ocasiões, aproveitávamos pra nos conhecer um pouco mais. Fui até a uma festa sem ser convidada só para vê-lo. Começamos a namorar, mudei de cidade – sem a autorização da minha mãe – e cursei o terceiro colegial lá. Ela brigou comigo, mas eu estava certa da minha decisão e não voltei atrás. Fiquei na casa da minha avó. Um ano depois, engravidei e decidimos nos casar. Precisei da autorização dos meus pais, já que era menor de idade, e do bispo, por sermos primos. Desde então, já se foram 29 anos de muita felicidade, conquistas e duas filhas lindas. Maria Beatriz, 49, advogada

Ele era meu instrutor na autoescola Há cinco anos resolvi tirar minha habilitação e, logo na primeira aula prática, discuti com meu instrutor. Ele percebeu que eu já tinha algum conhecimento de direção e me levou direto para uma aula de trânsito. Estava apreensiva porque nunca havia dirigido em uma avenida tão movimentada. Em um certo momento, ele me disse: “Lá na frente você entra à direita”. Nervosa, a cada rua que passávamos, eu perguntava: “É essa?” e ele respondia que não. Na terceira vez, ouvi uma resposta grosseira: “Não! Quando for para entrar eu te aviso. Não precisa ficar perguntando”. Aquilo foi a morte para mim. Um qualquer gritando comigo! Além do mais, ele era pago para aquilo. Falei isso e depois fiquei muda até o final da aula. Conclusão: fui embora superbrava. No dia seguinte, tive três horas de aula e o tratei com educação, mas não dei abertura para brincadeiras. Quando acabamos, ele me convidou para almoçar. Disse que teria outros alunos até às 13h e me pediu para esperá-lo. Dei risada e respondi: “Até parece que vou ficar parada só para sair com você”. Então, ele entrou no carro da autoescola com outro aluno e foi embora. Na volta, lá estava eu, plantada na porta esperando. Almoçamos, ele me levou para casa, combinamos de sair à noite e, desde então, nunca mais fiquei um dia sem encontrá-lo. Quando completamos um ano de namoro, marcamos o casamento para o ano seguinte. Estamos casados há três anos e somos muito felizes! Grenda Capezzuto, 30, pedagoga 71


Entrei em uma loja de CDs atraída por uma música e ele estava lá

Ele era da torcida rival no estádio de futebol Fui convidada por algumas amigas para ir a um jogo do São Paulo. Eu não queria, porque torço para o Palmeiras, mas decidi acompanhá-las mesmo assim. Lá, notei um rapaz me olhando, só que não dei muita atenção. Passado um tempinho, ele veio falar comigo. Trocamos telefones e ele até me ofereceu uma carona, porém não aceitei. No dia seguinte, ele me ligou. Conversamos e ele foi meu buscar na porta da escola à noite. Tentou me beijar, mas eu recusei. Foi assim todos os dias durante duas semanas, até que um dia resolvi ceder para ver se ele me deixava em paz. Mesmo assim, ele continuou me procurando. Começamos a ficar e, como ele percebeu que eu não queria nada sério, sumiu por uma semana. Foi só aí que senti falta. Esperava ele aparecer e nada. Um dia, ele não aguentou de saudades e veio me ver. Fiquei tão feliz quando o vi que meu coração começou a bater forte e assumi que estava apaixonada. Seis meses se passaram até que eu engravidasse. Casamos e um mês depois nosso filho nasceu. Passamos por algumas dificuldades financeiras mas nunca pensei em desistir dele. Já estamos juntos há cinco anos. Jaci Ribeiro, 23, auxiliar de produção 72

Saí de um emprego que odiava e decidi ser vendedora em um shopping. No mesmo corredor em que eu trabalhava havia uma loja de CDs e, desde o meu primeiro dia como funcionária, diversas vezes ao dia passava em frente a essa loja para ir ao banheiro. Meus colegas e eu tínhamos uma certa birra porque eles colocavam umas músicas bregas num som bem alto para atrair mais clientes. Depois de dois meses, passei por ali, como de costume, mas estava tocando uma música do Seal, a trilha sonora do filme Batman Forever [Kiss from a rose], só que em uma versão interpretada por uma mulher. Não aguentei a curiosidade e entrei na loja para saber quem estava cantando. O vendedor, muito atencioso, me mostrou o álbum. Ele tinha o sorriso mais lindo do mundo, que eu nunca consegui esquecer. Comecei a frequentar a loja e a comprar vários CDs para ter um pretexto de encontrá-lo. O resultado de tudo isso é que hoje somamos nove anos de namoro e dois de casamento. Juliana Soares, 31, produtora de cinema


Nosso primeiro beijo foi em uma balada gay

O deus grego era professor de matemática Eu cursava o primeiro ano do magistério e, um dia, ao passar com minhas amigas pela secretaria da escola, vimos um rapaz lindo conversando com o diretor. Todas as meninas ficaram alvoroçadas e eu prontamente disse: “Podem tirar o olho que esse é meu”. No dia seguinte, aquele deus grego entrou na sala de aula com o avental e todas as meninas olharam para mim. Fiquei roxa! Ele era o novo professor de matemática. Dez dias depois, o chamei para ver uma peça de teatro. Ele topou e eu fiquei superfeliz. Logo começamos a namorar. No início não foi fácil porque minha mãe achava que, por ele ser meu professor, estava apenas me enganando, mas isso foi resolvido com um jantar que reuniu as nossas famílias para todos se conhecerem. Namoramos durante 8 anos antes de casar. Tudo saiu como queríamos e até hoje estamos juntos.

Um amigo chamou o primo dele para sair com a nossa turma em uma noite de sexta-feira e o destino era uma balada gay. Fomos no mesmo carro e, já no caminho, ele tentou pegar na minha mão. Quando entramos na fila, virei para ver se o resto do grupo estava chegando e ele me surpreendeu com um beijo. Na hora, não sabia nem se tinha gostado, mas pensei: “Bom, se eu não beijá-lo, não vou beijar mais ninguém mesmo, já que o público da casa não gosta de mulher”. Entramos e ficamos a noite inteira juntos. No final, ele me disse que queria ficar comigo novamente e eu não acreditei. Por isso, respondi que eu não era mulher para “ficar”. Foi aí que ele me pediu em namoro. Engoli seco e pedi para ele esperar e ver como seria o final de semana. No sábado seguinte era meu aniversário e ele chegou com rosas vermelhas, um bauzinho com uma mensagem de amor e um par de alianças. Ainda assim, fiquei um mês com o pé atrás. Vou ser sincera: não acreditava que daria certo porque ele era totalmente diferente de mim. Sou falante, e ele, calado; sou espontânea, e ele, retraído; sou da balada, e ele, caseiro. Mas descobri que nos completamos com essas diferenças. Estamos juntos há 11 anos e temos um filho de dois. Luciana Rovina, 33, enfermeira

Flávia Rodrigues,40, professora de ed. física 73


ele

Talento múltiplo Por Vanessa Lima

Aos 33 anos, o galã Julio Rocha já atuou em novelas e nos palcos, dirigiu e produziu peças, fez stand-up comedy, arriscou passos na Dança dos Famosos e gravou reportagens para programas de TV 74


Ele começou no teatro e, aos poucos, foi ganhando notoriedade entre o público brasileiro. Mais tarde, vieram papéis de destaque em novelas do horário nobre da TV Globo. E seu currículo não para por aí: Julio já fez shows de stand-up comedy e até participou da Dança dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão. Aqui, o ator fala de trabalho, da perda precoce de seu irmão, José Eduardo, aos 16 anos, e da vida pessoal. Você sempre quis ser ator? Quando eu tinha 15 anos, fazia aulas de teatro na escola. Aí, descobri que era minha vida! Eu me formei no Teatro Escola Célia Helena e estudo até hoje. Neste fim de ano, você esteve em cartaz com duas peças... Fiquei no Teatro Augusta, em São Paulo, com O casamento do pequeno burguês, de [Bertolt] Brecht, até 16 de dezembro. No mesmo dia, estreei A princesinha, em Campos do Jordão, que ficou em cartaz até pouco tempo.

FOTOS: DiVulGAçãO

Gosta mais de fazer TV ou teatro? Gosto dos dois. O teatro, onde comecei minha carreira, proporciona o contato imediato com o público. Você interage e recebe a resposta na hora. Já com a televisão, você atinge milhões de telespectadores e o retorno demora um pouco mais. Algumas novelas das quais você participou fizeram sucesso em outros países, como Portugal. Como é o assédio do público por lá? Não gosto de chamar de assédio (risos)! Na realidade, recebo um carinho muito grande dos fãs, a quem respeito muito. Quando estou viajando, recebo esse mesmo carinho das pessoas.

Em Nova Iorque, você chegou a fazer testes para participar do filme Velozes e Furiosos. Como foi? Foi um teste importante, mas estavam finalizando a seleção quando tive acesso. Eu estava estudando na New York Film Academy. Achei difícil e, ao mesmo tempo, divertido. O que mais você fez no tempo em que morou lá? Estudei inglês, que era o meu maior objetivo, e comecei a ter aulas de interpretação. Também fiz alguns curtas-metragens na escola. Fui a diversos espetáculos, shows de stand-up comedy, museus... O tempo que investi por lá foi bem proveitoso. Por falar em stand-up comedy, você já fez apresentações desse tipo aqui no Brasil. Como foi a experiência? Durante dois anos me apresentei em um bar fazendo esquetes cômicas. Depois, trabalhei com o [ator] Marcelo Mansfield por um ano. Recebi uma homenagem no espetáculo Terça insana [da atriz Grace Gianoukas] na época. Foi enriquecedor. Você já escreveu e produziu duas peças de teatro. Como é estar por trás das cortinas? Sou perfeccionista. Dirigir e produzir não é fácil. Minha preferência é continuar atuando, mas acho que o ator deve passar por todos os caminhos da arte, isso acrescenta muito. 75


Por conta disso, você está engajado em uma campanha do Instituto Paulo Gontijo, ligado a pesquisas científicas sobre doenças neuromusculares. Como se envolveu? Por causa da nossa história, sempre quis colaborar de alguma forma para a área de pesquisa em doenças neuromusculares. Hoje, esses estudos têm uma grande participação da Doutora Mayana Zatz, uma das maiores cientistas brasileiras na área de Genoma Humano e células-tronco em doenças genéticas. O Instituto Paulo Gontijo tem um papel importantíssimo: premia as pesquisas e apoia as famílias envolvidas. Fui convidado para ser embaixador da entidade e aceitei imediatamente.

Você também grava reportagens para o Mais Você, de Ana Maria Braga. Como é se transformar em repórter? Apresentar matérias é muito bom. Eu adoro. A Ana Maria Braga é uma querida e é um prazer trabalhar com ela. É algo que exige improvisação, espontaneidade e certa irreverência. Gosto de ousar de vez em quando sendo apenas o Julio, e não interpretando um papel. Seu irmão faleceu muito jovem, vítima de uma doença neuromuscular. Como foi encarar a morte tão cedo e o que você aprendeu? Ficaria dias falando sobre isso. Meu irmão, José Eduardo, foi uma fonte de alegria e proporcionou um enorme aprendizado. Ele mudou minha vida e a dos meus pais para melhor. Ele partiu fisicamente, mas continua vivo em nossos corações. 76

Você chegou a participar de um estudo para tentar ajudar seu irmão. Como foi essa história? A Doutora Mayana Zatz coordenava os estudos sobre a doença do meu irmão na Universidade de São Paulo. Um dia, ela disse que precisava fazer uma pesquisa científica específica e me ofereci para participar. Eu tinha 9 anos de idade. Você é vaidoso? Quais cuidados toma para manter o corpo? Sou. Eu me cuido sem excessos, mas me cuido. Não tenho praticado mais tanta atividade física por falta de tempo. Mesmo assim, dou umas voltas de bicicleta. Além disso, tenho uma alimentação saudável e balanceada. Está namorando atualmente? Estou. Mas prefiro não falar sobre isso. Quais características mais lhe atraem em uma mulher? O que me atrai é o conjunto: simplicidade, elegância, simpatia e um sorriso.


seu dinheiro

Por Karla Mamona

Comprar uma casa, um carro, levar os filhos à Disney... Saiba como economizar para conquistar o que você quer

A realização dos seus sonhos pode estar mais perto do que você imagina. Às vezes parece impossível conquistar o que envolve dinheiro e investimento, mas não é – desde que planejamento e disciplina sejam suas palavras de ordem. Para começo de conversa, faça uma escolha. Afinal, não dá para ter tudo ao mesmo tempo. Defina e priorize os desejos; um passo de cada vez é o melhor caminho para o sucesso. Se você faz parte do time das pessoas que usam justificativas como “querer não é poder” ou acredita que para ter o que quer é fundamental ganhar muito dinheiro, saiba que está enganada. O segredo é fazer um planejamento financeiro. Calma, não precisa se assustar, é mais simples do que você pensa. Administre bem seu dinheiro. E, para isso, segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro Eu Mereço ter Dinheiro, o primeiro passo é fazer um diagnóstico para descobrir aonde está indo o

78

seu salário. Durante 30 dias, anote rigorosamente todas as despesas, desde o valor gasto com o cafezinho e com a manicure até o aluguel do mês. Não despreze pequenos valores. No final, vai perceber que seu dinheiro está sendo usado de uma forma que você nem imagina. “Em média, cada família gasta entre 20% e 25% além do que deveria. E todo excesso tem de ser cortado”, salienta Domingos. Em seguida, é hora de cortar despesas desnecessárias, como a pizza de toda sexta-feira à noite. Na hora das compras, fique atenta para não comprar por impulso. Antes de entrar em uma loja e sacar o cartão de crédito para levar aquele lindo par de sapatos, pense se você realmente está precisando. Ele pode até estar na liquidação, mas é um dinheiro que será gasto sem necessidade. “Seus sonhos podem estar sendo soterrados por escolhas erradas”, avisa o educador financeiro.


Como conquistar o que deseja o especialista Reinaldo Domingos ensina truques para você tirar do papel um dos quatro desejos mais comuns entre as mulheres. os cálculos foram feitos considerando o depósito em caderneta de poupança, com juros corrigidos de 0,5% de rendimento ao mês. o menor valor que deve ser depositado é de R$ 150. No mês seguinte, com os juros, você terá R$ 150,75. Já no próximo mês, ao depositar mais R$ 150, você terá R$ 300,75. Em 12 meses, o valor chega a R$ 1.865,76.

Disney

Casa

o pacote dessa viagem, para quatro pessoas (você, seu marido e seus dois filhos), custa em torno de R$ 12.750. Depositando R$ 150 por mês, em 72 meses (seis anos) você chegará ao valor desejado. se economizar R$ 300/mês, em 39 meses (três anos e pouco mais de dois meses), vocês já podem fazer as malas.

suponha que a casa custe R$ 100 mil. Deposite R$ 150 por mês e em 294 meses (24 anos e 5 meses), você terá o seu sonho realizado. Poupe R$ 300/mês e faça a compra em 16 anos e quatros meses. Embora seja muito tempo, o esforço vale à pena. se bater um desânimo, pense nas pessoas que passam uma vida inteira pagando aluguel. Você não quer isso para você, não é?

Fotos: sxc.hu

Carro o plano é comprar um modelo popular de R$ 22.500. Ao guardar R$ 150 por mês, você terá o carro em 113 meses (nove anos e quatro meses). Economizando R$ 300/ mês, após 64 meses (cinco anos e três meses) a compra pode ser feita. Lembre-se é preciso pensar em despesas como seguro, combustível, estacionamentos e IPVA. Por isso, é melhor juntar dinheiro durante um período maior do que comprar e se afundar em dívidas, correndo o risco, inclsuive,de ficar sem o carro.

Viagem dos sonhos Para uma pessoa, visitar algumas praias do Nordeste sai por volta de R$ 1.000. Ao poupar R$ 150 por mês, em sete meses você embarca. se poupar R$ 300/mês, esse tempo passa para quatro meses. A ideia é conhecer Nova Iorque? o plano custa em média R$ 4.500 por pessoa. Guarde R$ 150 por mês e embarque em 29 meses (dois anos e quatro meses). com R$ 300/ mês, você entra no avião depois de 15 meses (um ano e pouco mais de dois meses).

79


saúde

Por Vanessa Lima

Com um ataque rápido aos açúcares e às gorduras, dá tempo de deixar o corpo em dia para exibir ainda neste verão. Fúcsia conversou com o médico francês, autor do regime que virou mania entre as celebridades Conferir o valor calórico de cada alimento nas embalagens, ativar o despertador para lembrar-se de comer a cada três horas e não sair da academia são alguns dos hábitos inseridos forçadamente na rotina de quem quer perder peso. Pelo menos eram, até o surgimento da Dieta Dukan, que virou mania entre as celebridades. Jennifer Lopez e a atriz Penélope Cruz são algumas das 30 milhões de pessoas adeptas ao regime. Até a duquesa Kate Middleton entrou na onda 80

para caber em seu vestido no casamento com o príncipe William, da Inglaterra. Elaborada pelo médico francês Pierre Dukan, a dieta promete emagrecer sem controlar a quantidade de alimentos ingeridos nem estabelecer horário para seguir um cardápio específico. Além disso, os quilos são eliminados de vez, ou seja, quem cumpre as instruções não volta a engordar. “Esse método é para aqueles que tentaram tudo e que procuram, em troca de um esfor-


ço realizável e sem falhas, porém limitado no tempo, não apenas emagrecer, mas conservar o fruto desse esforço e viver à vontade, com o corpo que desejam e ao qual têm direito”, diz Dukan, no livro Eu não consigo emagrecer.

IlustraÇÃO: k.k.u. (hambúrguer) | fOtO: sXC.hu (aveIa)

Uma boa dose de proteínas (e de ânimo!) a primeira fase é o “período de ataque”. Nela, é possível perder até cinco quilos em uma semana. Como? alimentando-se apenas de proteínas, que é o grupo de alimentos em que se encaixam carnes, queijos e leite. mas, atenção: apesar de as porções, as combinações e os horários das refeições serem ilimitados, o cardápio é restrito às proteínas puras, que são mais magras (veja o box). a duração varia entre um e sete dias, dependendo de quantos quilos você precisa perder. O resultado é instantâneo. “Quem deseja emagrecer tem necessidade de uma dieta que deslanche e traga rapidamente os primeiros frutos para reforçar a motivação”, explica o doutor. No meio do caminho Depois de chegar a um resultado satisfatório em alguns dias, é hora de dar um novo passo. O “período de cruzeiro” alterna as proteínas puras com legumes e verduras, proibidos na fase anterior. O esquema continua até você chegar ao peso desejado. aí, é só partir para a terceira fase, o “patamar de consolidação”, que garante a manutenção e evita o efeito sanfona. Nessa etapa, são inseridas duas fatias de pão por dia, uma porção de frutas e de

qualquer queijo, além de duas porções de cereais por semana. a parte mais animadora fica por conta das refeições de gala. Duas vezes por semana, você pode comer qualquer tipo de alimento ou bebida. Doces, massas, drinques... tudo está liberado, com a condição de que você se sirva de apenas uma porção de cada um, sem repetir. Não adianta seguir a dieta e, com a desculpa da refeição de gala, abusar e tomar três taças de vinho. Como a fase é longa – 10 dias para cada quilo perdido desde o início –, a regalia é uma forma de evitar desistências e reintegra o prazer de comer ao dia a dia, de maneira regrada. Detalhe: é preciso escolher um dia da semana para comer apenas as proteínas puras, como no início. você também deve caminhar 25 minutos por dia.

Reaprenda a comer Por último, vem a “estabilização definitiva”, uma reeducação alimentar que deve ser seguida a vida inteira. você pode voltar a comer normalmente, sem exageros. Para evitar o perigo, tenha como O grande aliado base o cardápio da etapa andos seguidores terior, com as duas fatias de pão, as refeições de gala e da Dieta Dukan é o farelo de aveia, continue o dia das proteínas uma vez por semana. que deve ser Os exercícios também são consumido importantes. Dukan sugere que as pessoas troquem os diariamente, em elevadores por escadas semtodas as fases. pre que possível e que insiDe acordo com o ram em sua rotina diária vinte minutos de caminhada. médico, ele incha a próxima fase? É só se no estômago e dá preparar para aposentar a uma sensação canga e desfilar a boa forde saciedade. ma de biquíni. 81


Confira o bate-papo de Fúcsia com o médico francês Pierre Dukan, autor da dieta

A dieta tem alguma inspiração na Atkins? Sim. Atkins foi o primeiro a rejeitar os dogmas das baixas calorias. Além disso, temos em comum a predileção pelas proteínas. Mas Atkins permite a ingestão ilimitada de gorduras, e eu, não. Ele também não se preocupou com a estabilização do peso, enquanto eu desenvolvi duas fases para isso. Pode ser feita por qualquer pessoa? Há somente uma contraindicação, que é a insuficiência renal severa. Existe um tempo máximo recomendado para seguir a dieta? Não. Depende da quantidade de peso a perder. As pessoas levam aproximadamente 2 meses para alcançar o resultado. Mas, em casos de obesidade, é possível que dure mais tempo, sem riscos à saúde. Alguns médicos criticam a dieta por cortar os carboidratos, alegando que eles são essenciais para a produção de energia e para o bom funcionamento do cérebro. Como o senhor responde a esses comentários? Só as proteínas são fundamentais à vida. As gorduras são essenciais para a formação da membrana das células cerebrais. Os carboidratos são os únicos nutrientes dispensáveis, já que, na falta deles, o corpo gasta as ener82

gias das gorduras e sintetiza a glicose com gorduras e proteínas. Por que os legumes e as verduras são proibidos na primeira fase? Como fica o funcionamento do intestino sem eles? A primeira fase da minha dieta é muito curta, dura entre 3 e 7 dias. A ausência dos legumes não causa problemas. Basta, diariamente, beber um litro e meio de água, consumir farelo de aveia e praticar séries de abdominais para atravessar tranquilamente a fase de ataque. No final da dieta, os carboidratos voltam a fazer parte da alimentação de forma moderada. Isso não representa um perigo para que o peso volte? Os carboidratos entram na terceira fase da dieta, com porções permitidas duas vezes por semana. Depois, na fase de estabilização, aconselho a não ultrapassar uma porção a cada dois dias.

“Meu método ajuda a emagrecer sem frustação”, diz o doutor Pierre Dukan

FOTOS: THIAGO POMPEIA (LIVRO) – DIVULGAÇÃO (DOUTOR)

A que o senhor credita o sucesso da dieta Dukan, inclusive entre as famosas? Meu método ajuda a emagrecer sem frustração. Muitos famosos seguiram a dieta, e essa notoriedade ajudou a ampliar meu perímetro de ação, levando-a a outras pessoas.


Dieta Dukan por etapas Fase 1 – Ataque (de 1 a 7 dias) Só proteínas puras: carnes (vitela e todos os pedaços de boi sem gordura, com exceção da costela e do entrecosto), miúdos (só fígado e língua), peixes, frutos do mar, aves (menos pato e ganso), presuntos sem gordura, ovos, proteínas vegetais (soja) e laticínios desnatados. Um litro e meio de água e uma colher e meia de sopa de farelo de aveia por dia são obrigatórios. Chá, café e refrigerante – tudo sem açúcar – também estão liberados.

Fase 2 – Cruzeiro (até atingir o peso desejado) As proteínas puras da fase anterior e os seguintes legumes e verduras: tomate, pepino, rabanete, espinafre, aspargo, alho-poró, vagem, couve, cogumelo, aipo, funcho, todas as alfaces, acelga, berinjela, abobrinha, pimentão, cenoura e beterraba (as duas últimas com a condição de não serem consumidas em todas as refeições).

Fase 3 – Consolidação (10 dias para cada quilo perdido) Os alimentos das duas fases anteriores mais uma porção de fruta por dia (exceto banana, cereja e uva), duas fatias de pão integral, 40 g de queijo, duas colheres de sopa de farelo de trigo, 25 minutos de caminhada. Semanalmente: duas porções de carboidratos, duas refeições de gala e um dia de proteínas puras.

Fase 4 – Estabilização

FOTOS: SXC.HU

(para o resto da vida) Voltar a uma alimentação normal. Manter como base a dieta da fase de consolidação e um dia de proteínas puras por semana. Importante: esqueçer os elevadores, caminhar 20 minutos e tomar três colheres de sopa de farelo de aveia diariamente.

83


jardinagem

poejo

(MENThA PuLEgIuM) O que faz: espécie que combate gripes e resfriados, com ação expectorante, antibacteriana e antifúngica. Dica de cultivo: precisa de bastante água e chega a medir 50 cm de altura.

Dor de estômago? Pressão alta? Gripe? Acredite: a cura para esses e outros sintomas pode estar no seu jardim Trocar os remédios alopatas por plantas medicinais para resolver problemas de saúde: essa é a proposta da fitoterapia. Assim, a solução para aquele mal-estar inconveniente ou para a dor de cabeça que não passa fica ao seu alcance, em um canteiro no jardim. As ervas são absorvidas de forma mais suave pelo organismo e você pode tomá-las em forma de infusão (bebida feita pela imersão de ervas em água fervente). No caso do alecrim, da erva-doce e da hortelã, dá até para temperar alimentos ou complementar saladas. “Entre as vantagens, quando comparadas aos medicamentos tradicionais, estão a redução de efeitos colaterais e o fato de não causar dependência”, aponta a nutricionista e especialista em fitoterapia Maria Angélica Fiut, da Associação Brasileira de Fitoterapia – ABFIT. Falta de espaço não é desculpa para deixar de cultivar essas ervas, já que muitas ficam bem em vasos. Conheça dez espécies que você pode ter em casa e saiba para que serve cada uma delas. 84

Por Vanessa Lima

Quebra-pedra

(PhyLLANThus sPP) O que faz: estimula a eliminação de ácido úrico pelo organismo e é usada no tratamento de cálculos renais. Também tem função analgésica. Dica de cultivo: cresce principalmente nas estações chuvosas. É comum ver folhinhas brotando de fendas em calçadas e muros, daí o nome. Pode ser plantada em vasos ou canteiros.

Camomila

(MATrICArIA ChAMoMILLA) O que faz: levemente sedativa, ajuda no controle da ansiedade e da insônia. Também é aliada do estômago. Dica de cultivo: vasos de tamanho médio abrigam satisfatoriamente a planta, que chega a 50 cm de altura.


Funcho ou ervA-doce

(foeniculum vulgaRes) O que faz: além de prevenir contra a formação de gases intestinais e auxiliar na digestão, favorece a formação de leite durante a amamentação. Dica de cultivo: vive bem em locais de meia-sombra. Pode alcançar até 1,5 m de altura.

Alecrim

(RosmaRinus officinalis) O que faz: reduz a formação de gases intestinais e auxilia na digestão. Também tem ação anti-inflamatória. Dica de cultivo: precisa de bastante água e chega a medir 50 cm de altura.

cArquejA

(bacchaRis tRimeRa) O que faz: diminui as taxas de glicose no sangue e estimula o bom funcionamento do fígado e do estômago. Por ser diurética, ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Dica de cultivo: Cresce bem em locais iluminados.

hortelã

(mentha PiPeRita) O que faz: planta expectorante, descongestionante e antisséptica. Portanto, ótima para aliviar a tosse e os resfriados. Também protege o fígado e melhora a digestão. Dica de cultivo: o solo deve estar sempre úmido.

cAvAlinhA

(equisetum aRvense) O que faz: quem sofre de hipertensão arterial precisa de uma mudinha dessa planta em casa. Ela ajuda a controlar o problema e, além disso, é diurética. Dica de cultivo: é preciso regar com frequência.

ilustRações: k.k.u.

Boldo-do-chile

(Peumus boldus) O que faz: estimula a vesícula biliar, que tem a função de suavizar o efeito de gorduras e ácidos na digestão, e protege o fígado. Dica de cultivo: as regas precisam ser moderadas, já que a planta não sobrevive ao excesso de água.

espinheirA-sAntA

(maytenus ilicifolia) O que faz: é uma planta que aumenta o volume e o pH do suco gástrico, servindo de defesa para o estômago. Controla a azia e previne contra úlceras. Dica de cultivo: essa é para quem tem um pouco mais de espaço porque, quando cresce, vira um arbusto grande. 85


viagem

a r b u c s e d e R raĂ­so

a p o

ti

a Ghislo

nand Por Fer

ura, tes, cult estrutura n a r b fra slum ada e in aias de Com pr ureza preserv preender e sur , nat nomia do vai t a r P , a gastro id garant

Vista aĂŠrea da Ponta do Corumbau 86


FOTO: MARCELO MEJiA

Calma e acolhedora, essa cidade do sul da Bahia é rica em história e consegue reunir o melhor da natureza com um clima típico de cidade do interior. Segundo especialistas, foi justamente nesse lugar que aconteceu o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 1500, antes mesmo de os portugueses chegarem a Porto Seguro, que acabou ficando com a fama de ser o local do Descobrimento do Brasil. Mas isso é só um aperitivo. Quem visita Prado pela primeira vez se surpreende com o cenário paradisíaco que abriga seus 84 quilômetros de praias recortadas por imponentes falésias de tons variados, rios abundantes, amplos coqueirais, recifes, peixes, crustáceos e aves raras. O município, situado na Costa das Baleias, é dono de tesouros naturais e de uma cultura rica vinda dos povos indígenas. Conforto garantido Prado recebe todos os anos meio milhão de visitantes na alta temporada e orgulha-se de ter a melhor infraestrutura turística da região, com 7 mil leitos e diárias que variam de R$ 80 a R$ 1.500. Durante os outros meses do ano, a cidade fica quase deserta, com longas extensões de areia despovoadas que tornam o cenário ainda mais deslumbrante. A bucólica praça principal reúne a Travessa da Matriz, o Beco das Garrafas e pequenas ruas que formam o reduto da gastronomia pradense. À base de peixes, frutos do mar e ingredientes locais em uma fusão da culinária baiana com a internacional, os pratos fazem valer as calorias. As delícias são tantas que deram origem a um festival que acontece todos os anos na

cidade. Entre as especialidades estão a Lagosta de Corte, do restaurante Macaxeira; a Delícia Mediterrânea, do Bistrô Valentina; e o Gabriela, prato principal do restaurante Banana da Terra, que homenageia a obra do escritor baiano Jorge Amado. Abrolhos “Quando te aproximares da terra, abre os olhos”, disse Américo Vespúcio na carta de navegação escrita por ele em 1503. O navegador se referia a uma região cheia de recifes de corais que fizeram naufragar diversos barcos ao longo dos anos. Foi essa frase que deu origem ao nome do santuário marítimo-ecológico, o Arquipélago dos Abrolhos. A 52 km da costa, ele é formado pelas ilhas de origem vulcânica Siriba, Redonda, Guarita, Sueste e Santa Bárbara. Até o naturalista inglês Charles Darwin, durante sua viagem realizada em 1832 em busca da “origem das espécies”, passou por Abrolhos e ficou intrigado com o que viu. O fato foi relatado no livro Aventuras e Descobertas de Darwin a bordo do Beagle. Embaixo das águas quase transparentes estão escondidas as maiores surpresas. Com uma visibilidade que chega a 20 metros, é possível observar a grande diversidade de fauna e flora marinhas que fazem de lá um dos melhores locais para a prática de mergulho no Brasil. Nessa aventura submarina, você descobre fantásticas cavernas e o nado em águas rasas sobre o topo dos chapeirões (recifes que se assemelham a cogumelos). As formações de corais são incríveis, algumas tão pequenas e delicadas como botões de flores e outras grandes e complexas que são comparadas a grandes catedrais. 87


O espetáculo das baleias-jubartes na região de Abrolhos

O cenário marinho conta ainda com espécies de peixes tropicais, moluscos, crustáceos, algas e preciosos corais-negros que lembram os cipós de nossas matas nativas. Essas maravilhas recebem o apoio da Marinha e pertencem ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, sob o controle do Ibama. Balé exclusivo No caminho de Abrolhos, a emoção fica por conta do show das baleias-jubartes, que saem da Antártida para cruzar, ter os filhotes e amamentá-los nas águas quentes da Bahia no período de julho a novembro. Passeando pelas águas de Prado é possível ver esses animais com 13 metros de altura saltando para fora d’água, já que com um impulso conseguem colocar todo o corpo de até 40 toneladas acima do mar. Uma das imagens mais impressionantes da natureza. Mansas, as baleias costumam se aproximar dos barcos e presentear os passageiros com seu canto melancólico, que tem uma complexidade comparada à de uma música clássica. Normalmente, o som é entoado por algum macho adulto com a função de atrair as fêmeas. Muitas vezes, esses animais ameaçados de extinção aparecem acompa88

nhados dos filhotes recém-nascidos e não é difícil ver quatro ou cinco juntos, fazendo acrobacias e jogando borrifos de ar quente que chegam a atingir 3 m de altura. E tem mais... Palco do primeiro contato entre os descobridores e os índios, em 1500, a Barra do Cahy é uma ótima opção para banho, pesca e caminhada. Localizada a 18 km do centro da cidade, abriga também o Parque do Descobrimento, que conserva a maior área remanescente de Mata Atlântica da Bahia, com 21 mil hectares. Perto dali, no limite do município, está o Parque Nacional do Monte Pascoal, primeiro ponto de terra avistado pelos portugueses.


FoToS: FLAVIo VICENTINI (BALEIAS) – JoÃo SouzA ( ComIDA) – JoÃo mARCELo oLIVEIRA (PRAIA Do CAhy)

Para uma vista magnífica desse monte, uma ótima alternativa é fazer o passeio de escuna até o Recife das Guaratibas. o lugar também é ideal para a prática do mergulho livre e da pesca submarina, já que a transparência das águas favorece a observação de tartarugas e de uma infinidade de peixes multicoloridos. Não faltam opções maravilhosas para mergulhar. os corais de Timbebas são outro belo exemplo. Neles se formam colunas que crescem do fundo do mar, além de extensas cavernas, com até 15 m, que podem ser transpostas com segurança. As praias de Prado reservam ainda muitas surpresas. No Tororão, é possível tomar um banho em uma cristalina queda d’água doce que escorre pelas pedras. Já Viçosa apresenta um mar quase sem ondas, acompanhado pelo deságue de rio de um lado e uma

Praia da Barra do Cahy; acima, prato do Festival Gastronômico de Prado

barreira de recifes do outro. Tranquilidade também encontrada na praia do Coqueiral, com ondas fortes e areia branca. um pouco mais distantes ficam as Vilas de Cumuruxatiba e Corumbau. A primeira, a 30 km do centro de Prado, teve origem em uma pequena vila de pescadores e conserva praticamente intactos longos trechos de praias emolduradas por coqueiros. É um lugar tranquilo e delicioso, com mar de águas mornas e mansas, contrastando com pequeninos riachos de águas limpas e frias que deságuam ao longo do litoral. Corumbau, na língua dos Pataxós, significa longe de tudo. E o local faz jus ao nome, já que fica afastado do centro de Prado, sendo preciso andar por uma longa estrada de terra para chegar ao vilarejo. mas a paisagem faz valer a caminhada. Na maré baixa, avista-se uma ponta de areia que avança 1 km mar adentro. o rio Corumbau serpenteia pela terra e vem desembocar na praia; uma beleza única. Do outro lado do rio fica Barra Velha, reserva dos índios Pataxós, com seu rico artesanato. os passeios de barcos e de escunas mostram toda beleza do encontro das águas do rio com o mar, e, partindo de Cumuruxatiba, é possível fazer o mesmo percurso da Esquadra Portuguesa de 1500. É daquelas viagens para não esquecer mais. Como Chegar De avião: o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. De lá, alugue um carro ou contrate um transporte para continuar a viagem. De carro: acesso pela BR 101. Vindo do Sul, vá até Teixeira de Freitas, siga em direção a Alcobaça e, depois, Prado. Do Norte, o acesso é por Itamaraju. De ônibus: As empresas São Geraldo, Expresso Brasileiro e Águia Branca têm ônibus que partem de diversas cidades do país. mais informações: www.pradoturismo.com.br

89


planeta verde

Lugar de lixo

é no jardim Por Fernanda Ghisloti

Criando uma composteira na sua casa você diminui a quantidade de resíduos nos lixões e ainda fortalece as plantas Quando o assunto é sustentabilidade, uma das primeiras preocupações é com o lixo. Destinar papel, vidro, plástico e metais limpos e secos para a reciclagem resolve boa parte do problema. Mas, para os resíduos orgânicos, o aterro sanitário é o destino mais comum e, infelizmente, essa não é a melhor solução. Simples de fazer, basta uma pequena composteira para transformar restos de comida, cascas, sementes e folhas secas em adubo de ótima qualidade para vasos e jardins de casa. Essa técnica, chamada compostagem, nada mais é do que a decomposição feita por microorganismos, insetos e minhocas. Ou seja, esses pequenos bichinhos transformam seu lixo em adubo, reaproveitando os nutrientes. E tudo isso pode acontecer no quintal ou até em um cantinho do apartamento (dentro de um balde ou barril, por exemplo), sem sujeira, como explica a bióloga Valéria Iared. “Na composteira, esses animais encontram o ambiente ideal para sobreviver, com alimento, umidade e temperatura adequada. Eles não gostam de sair dessas condições, por isso vai ser bem difícil encontrar uma minhoca zanzando pelos corredores”, completa. Outra dúvida muito comum é em re-

90

lação ao cheiro. Valéria afirma que se o odor não estiver legal é porque você está fazendo algo errado. “Geralmente é falta de oxigênio, pouca água ou excesso de sal, frutas cítricas ou temperos como cebola e alho”. Para quem prefere evitar o contato com a terra e com os bichos, uma opção é comprar uma composteira pronta. O kit custa em média R$ 150, geralmente inclui três andares e já vem com tudo montadinho, até com as minhocas (foto abaixo). Tem ainda a versão elétrica, que decompõe em um dia o que demoraria um mês, não utiliza minhocas e não é preciso tanta preocupação com a montagem nem com o que será depositado. A única desvantagem é o preço, que varia de R$ 700 a R$ 6 mil reais, dependendo da marca e do modelo. Mas, se a prioridade é ser ecológico e o contato esporádico com pequenos bichinhos não for um problema, coloque suas luvas de jardinagem e mãos à obra! Seguindo os passos ao lado, você terá sua composteira caseira barata e eficiente.


1

Empilhe três caixas (que podem ser de papelão ou de plástico), baldes ou qualquer recipiente semelhante. A de baixo pode ser menor. Já as duas de cima devem ter furos nas laterais (para a passagem de ar) e embaixo (para o trânsito das minhocas). Mantenha à sombra e em local ventilado.

4 Fotos: Divulgação (Composteira) – sxC.hu (grama) | ilustração: k.k.u.

Assim que ela ficar cheia com tudo o que você colocou, troque essa caixa de lugar com a que está no meio (que tem apenas os 10 cm de composto). As minhocas vão transformar a comida em adubo enquanto você vai depositando os resíduos no novo recipiente.

6

Enquanto tudo isso acontece nas caixas de cima, a que fica embaixo recebe um líquido rico em nutrientes, chamado chorume. Ele também pode ser usado como adubo e pesticida, basta borrifar nas plantas.

2

Nas caixas de cima, faça uma camada de mais ou menos 10 cm de espessura do composto já pronto (pode ser utilizado o húmus de minhoca, vendido em supermercados e floriculturas). Se for de boa qualidade, virá com alguns ovos e filhotes de minhocas que irão se desenvolver sozinhos, com um pouco de alimento. Mas, se quiser acelerar o processo, adicione, no andar superior, as futuras trabalhadoras. Prefira a espécie californiana, que é mais eficiente.

3

Na caixa de cima, adicione os restos de comida, sempre cobrindo com folhas secas, serragem ou papel. Evite colocar carne, alimentos muito salgados ou ácidos.

5

Depois de um ou dois meses, a caixa que agora está em cima estará cheia e as minhocas terão migrado para ela, trabalhando e buscando o alimento que já não encontram mais no recipiente do meio. No segundo andar, temos um adubo pronto e de ótima qualidade para ser utilizado na sua horta, jardim ou vasos.

91


planeta verde

Vitrine sustentável Por Gabriella Galvão

Madeira renovável, caixas de leite, sementes, palha de bananeira, papelão, retalhos de tecidos e bambu servem de matéria-prima para brincos, bolsas, móveis e outros objetos com apelo ecológico

Resta um Jogo confeccionado com madeira reaproveitada. Da Revira Ideias.

Óculos de madeira Feitos à mão com madeiras certificadas pelo Ibama. Da Leaf.

Avestruz divertido Fabricado em papelão, o brinquedo tem 30 x 55 x 130 centímetros e uma escala para medir a altura da criança. Da Ludiks.

Móveis rústicos Modelos únicos criados de forma artesanal a partir de troncos. Da Madeira de Demolição. 94


ia giratór Bandeja bambu, mede em Produzida os de diâmetro. tr e 35 centím opDay. Da Lo

Jogos americanos Artesanais, são feitos com madeira renovável (pínus) e cordão encerado. Técnica usada: serigrafia. Da Arte Noronha.

Fotos: Divulgação

Bolsas Eco Desenvolvidas a partir de retalhos de tecidos e estruturadas com caixinhas de leite. Da Lika.

Brincos Elaborados com madeira reaproveitada, semente de jarina e palha de bananeira. Da Mãos da Terra.

Tapete Broinha Confeccionado à mão, é feito com lycra reciclada. Da Tabriz.

95


personalidade

nessa Por Va

ua ontin c o d l Zira a. nhista e s e crianç ade, d a e m r u o it a de da id O escr alegri e fala l a e lho , m a i o c traba úcs o F d à a a i t c trevis ortân Em en et e da imp ern da int

A rotina de Ziraldo é agitada. Lançamentos de livros, pedidos de entrevista de jornais e revistas de todo o país, gravações para programas de televisão, entre muitas outras tarefas, são algumas das atividades que fazem parte do dia a dia do escritor brasileiro que completa oito décadas de vida. A velhice? Para ele, essa palavra não carrega o peso que a maioria das pessoas dá. “Todo mundo tem consciência de que vai ficar velho. Então, quando a velhice chega, deveria ser natural”, diz o escritor. “As gerações de hoje estão demorando muito para entregar o ouro. Neste momento, a quantidade de pessoas na minha faixa etária que ainda está atuando no Brasil é imensa”, complementa. O segredo de tanta vitalidade, de acordo com ele, é o trabalho e, por isso, ele 96

Lima

nem pensa em diminuir o ritmo. “Se eu parar, fico velho. A aposentadoria é a maior inimiga do homem. Trabalhar estica a vida”, opina. E engana-se quem pensa que a idade fez com que ele transformasse os seus hábitos. “Eu precisava nadar, andar, fazer regime. Não faço nada disso. Só tomo as minhas pílulas para pressão alta. Mudar o modo de viver? Nem pensar. Comer sem sal? Eu, não”, declara. A vitalidade do escritor prova que a “rebeldia” tem dado resultado. Festa em casa Natural de Caratinga, município do interior de Minas que hoje tem pouco mais de 85 mil habitantes, Ziraldo prefere trocar as reclamações pela gratidão por chegar até os 80 com tanta disposição: “Acho fabuloso


FoToS: DivulgAção

seguir vivo, nascido em uma cidade onde metade dos meus amigos morreu de esquistossomose. Apesar das mazelas da velhice, acho sensacional ter 80 anos”. Em seu último aniversário, Caratinga parou para receber seu filho ilustre e celebrar a data. “A festa me deixou sem voz até agora”, conta Ziraldo. “Eu me perguntava se tudo aquilo estava acontecendo e pensava como se pudesse dizer a todos que passavam à minha frente: ‘Menos, gente, menos. Ninguém merece tanto’”, lembra, modesto. Na ocasião, ao lado do prefeito da cidade, Ziraldo reinaugurou a escultura do Menino Maluquinho, uma réplica de 12 metros de sua criação mais famosa, que fica em uma praça também batizada com o nome do personagem. o monumento virou ponto turístico.

Estátua do Menino Maluquinho em Caratinga (MG), cidade natal de Ziraldo

Salvem a leitura o Menino Maluquinho está eter“Eu precisava nadar, andar, fazer regime. nizado pela estátua em Caratinga, mas também tem fôlego para soNão faço nada disso. Só tomo as minhas breviver por várias gerações em pílulas para pressão alta. Mudar o modo qualquer lugar do país. “o livro foi de viver? Nem pensar. Comer sem sal? escrito há 32 anos e, você vê que Eu, não.” engraçado, continua fazendo sucesso e vendendo mais do que mais se quisermos uma receita de sucesso. qualquer livro meu”, afirma, impressionado. “Para fazer um país justo e feliz, bom para os Para seu criador, o que mantém o interesse filhos e os filhos dos filhos, o povo tem que das crianças nos livros é ler para elas. “Passei saber escolher. E só se aprende isso pela pamais de vinte anos atrás dessa resposta até lavra escrita. Sem o livro não há salvação!”, encontrá-la. Para que seu filho goste de ler, garante. Em um plano individual, pergunleia com ele, para ele. os pais e os educadotamos ao escritor quais são os projetos dele res não fazem ideia de como é importante a para o futuro. A resposta se resumiu em uma presença da literatura na vida de seus filhos só palavra: “Todos!”. Pelo visto, essa história e alunos”, conclui. Ziraldo é categórico ao faainda tem muitas páginas em branco para lar sobre o futuro do Brasil. Na sua opinião, serem preenchidas. a literatura é ingrediente obrigatório, ainda 97


festa

nós

Semana de

Evento organizado pela Fundação Bio Extratus incentiva a cultura e promove a música no interior mineiro

Por Vanessa Lima

98

Quitutes do bem A venda de alimentos ficou a cargo do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Gileade e da Banda Santo Antônio. O valor arrecadado beneficou as duas instituições. Sucesso de público, a festa provou que fazer o bem pode ser muito divertido. Acesse o site www.amobioextratus.com.br e confira a cobertura completa do evento.

Alunos da Flauta Mágica com a diretora da Bio Extratus Vera Lucia Gomes (ao centro) e os professores da Fundação, Natália e Weberson

Thiana Gonçalves Gomes com os alunos, em frente ao mosaico da Flauta Mágica. Feito pelas crianças com pedras de mármore quebradas, peneiradas e tingidas, o trabalho reproduz o som real de uma flauta doce

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Despertar sentimentos e divulgar os talentos brasileiros eram os principais objetivos da Bio Extratus na realização da 1ª Semana do Músico de Alvinópolis, em Minas Gerais. As metas foram cumpridas graças ao trabalho dos artistas e de várias bandas da região, que fizeram apresentações emocionantes. O local escolhido para sediar a festa, que aconteceu de 18 a 24 de novembro, é um dos mais charmosos da cidade: a histórica Praça Padre João Bosco. Além dos músicos e das bandas que fizeram a semana valer a pena, a organização contou com a ajuda dos amigos e colaboradores da Fundação Bio Extratus, criada para aproximar crianças e adolescentes da música e ajudar a promover a inserção social. Professores, funcionários, voluntários, pais e alunos somaram esforços para tornar realidade um projeto nascido em uma pesquisa de sala de aula. O entusiasmo de todos foi fundamental para que o sonho se concretizasse. Outros destaques foram as apresentações de balé infantil e juvenil e do professor Darlan da academia Fisiocinética. Os alunos da Fundação Bio Extratus, divididos em dez grupos (cada um com um tema sobre música), fizeram trabalhos artísticos que ficaram expostos na casa da Fundação durante todo o período da festa. O público podia visitar a exposição e votar em seus projetos preferidos. O trabalho vencedor retratou a obra do compositor alemão Beethoven.


1

5

7

9

2

Os 10 grupos ajudaram a difundir a cultura musical. Confira os temas abordados por eles: 1 - Larghetto - História do Rock Clássico 2 - Presto - Anos Dourados 3 - Vivace - Os Reis da Música 4 - Moderato - De Alfredo a Pixinguinha 5 - Allegro - Beethoven, o imortal 6 - Adagio - Musicoterapia 7 - Adagietto - Centenário de Luiz Gonzaga e a música nordestina 8 - Andantino - Reciclar e inovar. Música para um mundo melhor 9 - Gravíssimo - Música e a evolução tecnológica 10 - Andante - Navegando nas águas de Tom Jobim

3

4

6

8

10

FOTOS: MÁRCIO REGGIS E RAYANNA RAMIRO (GRUPOS DE ALUNOS)

Alegria contagiante: Músicos Maluquinhos (ao lado) e Encontro de Bandas durante a abertura do evento

O Encontro de Bandas animou a abertura da 1ª Semana do Músico de Alvinópolis

Lindouro e Vera, diretores da Bio Extratus, abriram a Casa da Fundação para a exposição do trabalho dos alunos

99 99


receita

Sopa para refrescar

Por Carolina Thomeu

Gazpacho é boa pedida para dias quentes e conquista espaço no cardápio de quem quer manter a forma

100


Boa notícia. A sopa é muito bem-vinda também nas dietas de verão. Um estudo do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual da Pennsylvania, nos Estados Unidos, comprovou que ela provoca o dobro da saciedade de qualquer outro alimento. Um prato de sopa leve, como entrada, reduz cerca de 100 calorias na próxima refeição porque o líquido enche o estômago e faz com que a pessoa coma menos em seguida. Simples de fazer e muito saborosas, as sopas frias estão cada vez mais presentes nas mesas de quem se preocupa em manter o corpo hidratado nos dias quentes e não quer engordar. Fúcsia escolheu uma receita originária da Espanha, mas muito bem recebida aqui no Brasil: o gazpacho (que quer dizer “pão molhado”). Trata-se de um prato da região de Andaluzia, no sul do país, feito à base de vegetais. Os chefs do premiado restaurante espanhol Eñe, em São Paulo, Javier e Sergio Torres, ensinam como fazer um gazpacho muy bueno! GAZPACHO ANDALUZ Ingredientes 2 cebolas 2 pepinos 2 pimentões verdes 2 pimentões vermelhos 8 tomates

½ taça de vinagre branco 150 ml de azeite de oliva 200 ml de água sal e pimenta a gosto croûtons a gosto 40 ml de suco de limão

Modo de preparo Retire a pele e as sementes dos tomates e dos pimentões. Separe meio pimentão de cada cor, corte em cubinhos e reserve. Bata no liquidificador o restante dos pimentões, as cebolas, os tomates e os pepinos sem casca. Adicione metade do azeite, o vinagre e o suco de limão e bata tudo muito bem. Coe em uma peneira fina.

FOTO: DivUlgAçãO

Tempere com sal, pimenta e o restante do azeite. Leve à geladeira e sirva somente quando estiver bem gelado. Para finalizar, arrume os cubos de pimentão no centro do prato com a ajuda de um aro redondo, coloque alguns croûtons e sirva. Rende 4 porções. 101


Dúvidas, dilemas e assuntos cabeludos 102

Oi, amada! Sempre que penso na lição que vou ensinar a você, quanta indecisão surge na minha cabeça... Isso passa logo, pois todo tema é prioridade quando se trata de boas maneiras. Há tempo para aprender tudo, sem desespero, minha pupila. A madame aqui não deixará você cometer nenhuma gafe, mesmo que pareça tão inocente como cantar no banheiro, esquecendo, por exemplo, que os apartamentos mais novos têm a parede fina e que o vizinho estará prestes a pular da janela ao ouvir a sua voz! Para hoje, vamos explorar o comportamento nos lugares culturais. Adianta estar com o intelecto avançado se os seus bons modos pararam no tempo? Foco, é hora de aprender. Cultura com educação Existem regras que valem tanto para o cinema quanto para o teatro e shows. É o caso desse aparelhinho de comunicação por ondas eletromagnéticas que você carrega na bolsa e que tem um toque de cansar ouvidos acostumados com ópera de Verdi (como os meus). Não se esqueça de desligar o celular! Para vibrar, só se ele não acender aquela luz irritante. Assim como você, as pessoas pagaram para assistir ao espetáculo. E, certamente, daminha, não te contrataram com a função de bobo da corte a fim de fazer a plateia rir, não é mesmo? Ficar de bate-papo com o vizinho, que tristeza! Imagine se todo mundo resolvesse conversar com quem está ao lado? O zum-zum-zum seria tanto a ponto de dispensar o palco ou a tela de cinema. Bom, como eu sei que isso não vai acontecer, vamos prosseguir. Nos shows ou no teatro, sim, você deve aclamar os atores ou cantores. Mas tudo tem a hora certa. Me imagino no lugar deles. Ensaiaram um ano para decorar a fala daquela cena e vem alguém sem finesse aplaudir na última frase. Não dá! E bater palma, então, quando o cantor está mostrando seu melhor tom agudo? Ah, e tem aquelas que gritam “eu te amo”. Só faltam jogar roupa íntima...


ILuSTRAçãO: FABIANA ShIzuE

Pontualidade em cartaz Já percebeu que o brasileiro tem o costume de chegar atrasado? Isso também é falta de educação. Agora, pense em você assistindo aquele gato do Rodrigo Santoro nas telonas ou sentada na primeira fila em frente ao palco. Seria uma injustiça cabeças atrapalharem a sua visão. Sendo assim, lembre-se de que a última retocada na chapinha ou a quarta troca de roupa pode atrapalhar e muito os fãs pontuais. Também é inadmissível levantar no meio da sessão ou do show. Os intervalos existem para isso. Quer aprender mais uma comigo, querida? Sabia que nós, seres humanos, temos a capacidade de nos concentrar por duas horas? Depois disso, dispersamos. Não é à toa que os filmes duram cerca de duas horas e as peças de teatro, quando passam disso, têm intervalos. Madame Cabellina sabe das coisas! Já que o cinema é o ambiente cultural mais frequentado por nós, vou deixar você bem treinada nesse quesito. Tenha sempre em mente: no escurinho do cinema não vale tudo! Frase que também serve, claro, para fora das salas, nas bilheterias. É domingo, a fila está enorme e você encontra um casal de amigos a um passo do caixa para comprar os ingressos. Tentação cumprimentá-los e ficar por lá, sei disso. Mas, minha cara, você chegou depois, então não queira dar o jeitinho brasileiro. E se alguém resolve reclamar? Toda a sua classe de mulher fina vai para último plano. Comprou pipoca (sem manteiga e com pouco sal para não engordar), água ou suco (nada de refrigerante), bala sem açúcar e entrou carregada? Dica fundamental: faça tudo antes de o filme começar para não derrubar o “lanchinho” em ninguém. Voltando ao assunto das guloseimas, seja discreta em todo o processo que envolve pegar a pipoca ou tirar a bala da embalagem, mas-

tigar e engolir. Aqueles ruidinhos de papel sendo cutucado me causam o aparecimento de uma ruga a mais de tão irritada que fico. Acabou de comer? Guarde as embalagens para jogar no LIXO, isso você já deveria ter nascido sabendo. E cuidado com o que escapar no trajeto mãos/boca nos momentos mais tensos do filme. Sair da sala deixando um rastro de sujeira receberia um “que deselegante” de Sandra Annemberg. Foi de salto agulha para o cinema? Agora aguenta. Falo isso para evitar que você tire os sapatos, estique as pernas e cause uma lombalgia na pessoa sentada a sua frente! Carinho demais Outra falta de compostura em lugar público, ainda que fechado, são os amassos de namorados. Eu sei como é bom ir acompanhada assistir àquele filme romântico, mas menos! Ninguém é obrigada a ver ou a ouvir beijos calorosos que não sejam da cena mais apimentada do filme. E se beijar exageradamente não pode, abrir a boca para fazer comentários, muito menos. Você não é crítica de cinema, mocinha, e mesmo que fosse, lembre-se: as pessoas pagaram para ouvir o áudio que sai das caixas de som espalhadas pela sala. O barulho indesejado vale para as risadas altas, o choro emocionado, o grito de susto, afinal, você não está no sofá da sua casa. Para encerrar o passeio, o desfecho também pede um comportamento civilizado. Não saia correndo da poltrona ao acabar o filme para evitar uma sessão de atropelamentos em série. As pessoas na escada estão buscando o mesmo objetivo que você: a saída mais próxima. Agora só me resta dizer: bravo, meninas! O espetáculo não pode parar e muito menos a boa educação de vocês. Beijos cabellina@revistafucsia.com.br

103


ativos

Manga Cortada em cubos, servida geladinha ou consumida em forma de sucos, sorvetes, molhos, geleias e em saladas, a manga é uma das mais suculentas e deliciosas frutas encontradas no mercado. É cultivada e vendida o ano inteiro, mas o verão é a melhor época para comprá-la. Além do incontestável sabor, o fruto da mangueira (Mangifera indica) é um excelente aliado da beleza e da saúde. Rica em vitaminas A, B, C, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e potássio, é depurativa do sangue, digestiva, combate a acidez estomacal e a anemia, e ajuda nos casos de câimbras, problemas cardíacos e estresse. O caroço, esmagado e cozido, é usado contra verminoses, e a gordura, extraída da semente, serve como matéria-prima para a produção do combustível biodiesel. Cozida, a casca é utilizada para tratar doenças renais, gástricas, pulmonares e intestinais, e o chá das folhas da mangueira pode tratar casos de bronquite. Ainda tem mais: nativa da Ásia, na Índia a população acredita que a fruta também beneficia o cérebro.

A manga é cultivada em 85 países e a Índia é o seu maior produtor mundial 104

Arma de beleza Na área dos cosméticos, o grande destaque é a manteiga de manga. Extraída do caroço, é uma gordura leve e nutritiva que contém uma elevada concentração de ácidos graxos, ativos que melhoram a qualidade dos cabelos, deixando-os mais sedosos e brilhantes. É indicada principalmente para evitar e tratar o ressecamento dos fios. Além disso, como tem propriedades antioxidantes, protege as madeixas contra a ação prejudicial da radiação solar. Rapidamente absorvida por todos os tipos de pele, restaura sua flexibilidade e é usada para fazer loções, óleos de banho e de massagem e, claro, produtos de cabelo. Com tantas qualidades, não é à toa que a manga é considerada a rainha das frutas tropicais.


moda

Capa

Armani Exchange www.armaniexchangebrasil.com.br Diane Von Furstenberg www.dvf.com Patricia Bonaldi www.patriciabonaldi.com.br Schutz • www.schutz.com.br Tufi Duek • www.tufiduek.com.br Editorial de moda

Absurda • 0800 6476 789 Adidas • www.adidas.com.br Cesaretti • (11) 4531 7950 Chanel • (11) 3849 1211 Givenchy • (11) 3849 1211 Mormaii • 0800 6422 001 Ótica Joá • (11) 3849 1211 Prada • (11) 3849 1211 Ray-Ban • www.ray-ban.com/brazil Tiffany & Co. • (11)3849 1211 Triton • www.triton.com.br Vogue • www.vogue.com.br Escolhas da Fúcsia

ARTDECO • 0800 7733 450 Clarins • 0800 7043 440 Dermage • 0800 0241 064 Océane • (11) 2171 0142 quem disse, berenice? • 0800 7266 482 Roberto Cavalli • 0800 7725 500 RoC • 0800 7036 363

Esmaltes

Adriane Galisteu • (11) 4402 2552 Avon • 0800 7082 866 Barbie fashion teens • 0800 7021 701 Colorama • 0800 7010 114 DNA • (11) 2368 7067 Gio Antonelli: • (11) 2606 1012 OPI • 0800 7099 440 Passe Nati • (15) 3334 1400 quem disse, berenice? • 0800 726 6482 Top Beauty • (11) 4402 2552

Espelhados Aviador fumê transparente, Absurda; quadrado grande preto e marrom dégradé, Mormaii; aviador azul transparente, Mormaii; quadrado branco, Absurda. Todos os modelos são de acetato. 16

16-21_EDITORIAL MODA.indd 16-17

Grampos

Accessorize • (11) 4063 7160 Bianca Accessory • (11) 2684 0052 Bijoulux • (51) 3341-9613 Lizee Bijoux • (11) 3078 0797 Tuca Bijuterias • (31) 3454 2976 Vitrine sustentável

Arte Noronha • (81) 3619 1634 Leaf • www.superexclusivo.com.br Lika • www.likafashion.com Loopday • (11) 3079 2055 Ludiks • www.ludiks.com.br Madeira de Demolição www.madeiradedemolicao.com Mãos da Terra www.maosdaterrabrasil.com.br Revira Ideias www.reviraideias.com.br Tabriz • www.tabriz.com.br beleza

cabelos

26-27_10 CORES DE UNHAS.indd 26-27

03/12/12 17:57

Por Fernanda Ghisloti

Fazer penteados com grampos não é mais coisa só de vovó. Muito pelo contrário, agora é fashion! Se antes a ordem era usar o acessório com a cor bem próxima à das madeixas e mantê-lo o mais escondido possível, hoje ele se destaca. Com pequenas flores, o adereço ganha um ar romântico, já o strass pode dar um brilho no visual de uma festa, enquanto formas mais divertidas deixam o look moderno e alegre. O estilo vai do tradicional ao mais ousado, basta escolher o que mais combina com você.

Gatos pretos • Bijoulux

Coração vermelho

• Tuca Bijuterias 105 Azul-piscina • Tuca Bijuterias

Flores brancas e mescladas


unt

Fábio Bibancos

Um belo sorriso abre muitas portas, não dá para negar. Mas, no caso de Fábio Bibancos, é ele quem abre as portas para sorrisos maravilhosos. Responsável pelos dentes de pacientes famosos como Jô Soares, Ana Paula Arósio e Marco Ricca, Fábio ainda trata, gratuitamente, jovens de todo o país com graves problemas bucais. O dentista é presidente do Instituto Bibancos de Odontologia e da ONG Turma do Bem. Em 2006, foi reconhecido como Empreendedor Social pela Fundação Schwab/Folha de S.Paulo e, em 2007, pela Ashoka Empreendedores Sociais, além de ter quatro livros publicados sobre o assunto. Aqui, ele fala sobre a busca pelos dentes perfeitos e as novidades da área. Como a mulher pode conseguir um sorriso lindo sem gastar muito? Não existe um modelo de perfeição, mas sim algumas características anatômicas e de cor que se adequam melhor a cada pessoa. O importante mesmo é ter um sorriso saudável e harmônico com os seus padrões faciais e dentais. É necessário avaliar cada caso em particular, levando em conta as necessidades e as expectativas das pacientes. A única regra é que a visita regular ao dentista para limpeza, prevenção e manutenção é fundamental em todos os casos. Quanto ao preço, nem sempre os melhores resultados são os mais caros. A porcelana, por exemplo, é um recurso estético ótimo e muito caro, porém não é a única opção. A resina também proporciona resultados excelentes quando bem indicada e executada.

106

Qual o principal erro cometido pelas mulheres quando o assunto é a estética dentária? O exagero. A busca pelo ”sorriso perfeito” muitas vezes beira o artificial, tanto pela cor demasiadamente clara quanto pelo preenchimento excessivo dos lábios. Muitas mulheres se preocupam com linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento no rosto. Os dentes também podem ajudar no processo de tornar a aparência da pessoa mais jovem ou mais velha? Os dentes amarelados, desgastados e encavalados podem deixar a fisionomia mais envelhecida, enquanto os mais claros e alinhados aparentam jovialidade. Mas isso não é uma regra e cada pessoa deve ser avaliada individualmente. O clareamento está ficando cada vez mais popular. Existe alguma contraindicação ou recomendação? O clareamento dental caseiro deve ser feito com supervisão profissional, pois o uso incorreto ou exagerado pode ocasionar danos aos dentes e também à gengiva, além de causar um sorriso artificial. Estão chegando ao Brasil as fitas clareadoras, que possibilitam fazer o tratamento em casa. Qual sua opinião sobre elas? Recomendo que sejam usadas para a manutenção do clareamento dentário realizado no consultório odontológico.

FOTO: DIvUlGAçãO

rg

as

pe

elas por ele

para


Fúcsia Edição 8  

Óculos de sol incríveis! Luiza Valderato - Talentosa, linda e forte! Especial Cabelos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you