Fúcsia Edição 8

Page 97

FoToS: DivulgAção

seguir vivo, nascido em uma cidade onde metade dos meus amigos morreu de esquistossomose. Apesar das mazelas da velhice, acho sensacional ter 80 anos”. Em seu último aniversário, Caratinga parou para receber seu filho ilustre e celebrar a data. “A festa me deixou sem voz até agora”, conta Ziraldo. “Eu me perguntava se tudo aquilo estava acontecendo e pensava como se pudesse dizer a todos que passavam à minha frente: ‘Menos, gente, menos. Ninguém merece tanto’”, lembra, modesto. Na ocasião, ao lado do prefeito da cidade, Ziraldo reinaugurou a escultura do Menino Maluquinho, uma réplica de 12 metros de sua criação mais famosa, que fica em uma praça também batizada com o nome do personagem. o monumento virou ponto turístico.

Estátua do Menino Maluquinho em Caratinga (MG), cidade natal de Ziraldo

Salvem a leitura o Menino Maluquinho está eter“Eu precisava nadar, andar, fazer regime. nizado pela estátua em Caratinga, mas também tem fôlego para soNão faço nada disso. Só tomo as minhas breviver por várias gerações em pílulas para pressão alta. Mudar o modo qualquer lugar do país. “o livro foi de viver? Nem pensar. Comer sem sal? escrito há 32 anos e, você vê que Eu, não.” engraçado, continua fazendo sucesso e vendendo mais do que mais se quisermos uma receita de sucesso. qualquer livro meu”, afirma, impressionado. “Para fazer um país justo e feliz, bom para os Para seu criador, o que mantém o interesse filhos e os filhos dos filhos, o povo tem que das crianças nos livros é ler para elas. “Passei saber escolher. E só se aprende isso pela pamais de vinte anos atrás dessa resposta até lavra escrita. Sem o livro não há salvação!”, encontrá-la. Para que seu filho goste de ler, garante. Em um plano individual, pergunleia com ele, para ele. os pais e os educadotamos ao escritor quais são os projetos dele res não fazem ideia de como é importante a para o futuro. A resposta se resumiu em uma presença da literatura na vida de seus filhos só palavra: “Todos!”. Pelo visto, essa história e alunos”, conclui. Ziraldo é categórico ao faainda tem muitas páginas em branco para lar sobre o futuro do Brasil. Na sua opinião, serem preenchidas. a literatura é ingrediente obrigatório, ainda 97


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.