Issuu on Google+

A comunicação como fator de mudança da tecnologia e no comportamento de consumo. Sérgio Rosa Magalhães

Resumo A comunicação tem participado de forma ativa, cumprindo sua função de manipular os dados para o crescimento e desenvolvimento das sociedades. Em determinados casos sua abrangência e conteúdo são excedentes e acabam delimitando o conhecimento. O surgimento da comunicação foi sem duvida essencial para que em meio à diversidade do nosso planeta possamos ter capacidade de transformar matéria prima em objetos de consumo cada vez mais essenciais no modo de vida que estamos inseridos. Fazer o bom uso da informação nos coloca em uma situação confortável, pois é através dessa transformação, informação em conhecimento, é que conseguimos ser capazes de romper as barreiras comerciais e alcançar metas propostas por uma sociedade com desejos de consumo cada vez mais complexos. A comunicação tem afetado de forma constante a maneira com que nós, usuários de produtos ou serviços, nos relacionamos com o mundo. Vemos o mundo através de informações que são atreladas a serviços, a produtos, a modo de vida. Jogadas a todo tempo para que consumamos mais e a cada período é proposta uma nova tendência. Uma nova tecnologia é desenvolvida e logo mais informações são levadas através de seus meios para que novamente os investimentos envolvidos nesse processo sejam transformados novamente em capital para enriquecer as indústrias e novamente criar um novo projeto. Um novo produto e assim o ciclo se repete.

Abstract The communication has participated actively fulfilling its function to manipulate the data for the growth and development of societies. In certain cases their scope and content are surplus and end delimiting knowledge. The emergence of communication was undoubtedly essential for amidst diversity of our planet may have the ability to transform raw materials into objects of consumption increasingly essential way of life that we live. Making good use of information puts us in a comfortable situation, because it is through this transformation, information into knowledge, is that we can be able to break trade barriers and achieve goals proposed by a company with consumer desires increasingly complex. The communication has affected the consistent way in which we, the users of products or services, we relate to the world. We see the world through information that is linked to


services, the products, the way of life. Played all the time for we consume more and each period is proposed a new trend. A new technology is developed and soon more information is carried through their means for re-investment involved in this process are transformed again into capital to enrich the industries again and create a new project. A new product and so the cycle repeats.

Introdução Bacharel em Administração de empresas do UNISEB COC Barretos. zap_eletronica@hotmail.com Nossa sociedade ao longo dos tempos vem se tornando cada vez mais reféns do modo de consumo (capitalismo) em que estamos inseridos. Ter o poder de discernimento e a capacidade de manipular informações para chegar a uma conclusão não é mérito de todos, pois vivemos sendo encharcados por informações que nos atinge por todos os lados. A sociedade, principalmente após a segunda guerra mundial evoluiu de forma considerável. Novas formas e métodos de produção nos permitiu dar maior eficiência e conseguimos produzir em menos tempo, com menos recursos, com mais qualidade. Por um lado, aumentamos a quantidade produzida para uma população que cresce muito rápido, por outro produzimos alguns produtos com qualidade duvidosa e com prazo de validade muito reduzido. Produtos são criados para satisfazer necessidades que mudam constantemente de acordo com a forma que colocamos e dispusemos esses produtos para o consumidor. A maneira que usamos a informação para criar necessidades, ira fazer com que esses produtos terão prazo de vida curto. Novamente se cria uma necessidade e outro produto será disposto ao cliente. Assim criamos necessidades e um sistema de consumo que a cada dia tende a se alimentar de informação. O marketing tem um papel importante e fundamental nesse processo. Cria-se uma necessidade, desenvolve um novo produto, coloca esse novo produto a disposição do cliente e finalmente armazena dados importantes para uma nova etapa de criação. Todas as etapas envolvidas necessitam de informações precisas para que seja atendida e satisfeita a necessidade criada. Produtos são consumidos pelo bom uso do Marketing que os envolve, esse uso é necessário, pois temos que prezar pela sobrevivência dessas empresas, seus investimentos e sua capacidade de transformação. É através dessas que temos energia elétrica em nossas residências, construímos ideias ao ler um jornal ou guardamos produtos por períodos mais longos com métodos de conservação.

As fontes de comunicação Um breve comentário sobre as fontes e a origem das informações precisam ser dadas para enfatizar a transformação que ocorreu desde o início da nossa civilização.


O surgimento da escrita nos proporcionou guardar e acumular toda nossa história e nosso conhecimento adquirido foram através do desenvolvimento da fala, da escrita e das formas de deslocamento das informações e de serem retidas pelo receptor é que conseguimos gerar conhecimento através dessas informações. Desde as formas mais primitivas de comunicação até as de hoje emitidas por diversas fontes, transformamos nossa forma de transporte e acumulo de informações. Fez-se necessário após o surgimento das cidades que se aprimorassem os métodos de produção e que fossem conquistados mais mercados consumidores. Então artesãos teriam que aumentar sua produção que antes era pequena e trocar por outros produtos que seriam produzidos por outros e que eram de seu uso. Outra grande revolução sem duvida foi o surgimento da maquina a vapor e da industrialização dos métodos de produção. Com o aumento constante desses mercados consumidores foi necessário produzir mais e mais rápido. O surgimento desses sistemas de produção em massa fez com que mais pessoas pudessem adquirir produtos que antes não havia no mercado. Surgiram então diversas fontes de semear a informação: o tipo de canais proporcionou que a informação fosse levada a mais grupos de pessoas e que seu conteúdo fosse modificando ao longo do tempo. Então temos a comunição social, em massa, a verbal e não verbal, a comunicação visual, a audiovisual, dentre outras. Temos ainda os tipos de mídias que fazem com que essas informações cheguem através de Cinema, Cartazes, Internet, Jornal, Revista, etc. Devemos também dar destaque aos profissionais que trabalham exclusivamente para levar, informar, modificar e transformar a informação para dar continuidade ao desenvolvimento dessas fontes. As instituições também cumpre seu papel importante nesse segmento, pois elas acumulam todo o poder de cognição e enriquecem seus profissionais lhes dando apoio pedagógico pleno para seu desenvolvimento e o surgimento de novas fontes e informações criadas por todos e qualquer envolvido nesse sistema.

Tecnologia A moderna tecnologia desenvolveu-se em consequência da Revolução industrial, que se iniciou na Inglaterra em meados do século 18 e se expandiu rapidamente pelo mundo desenvolvido. Forneceu os materiais e a energia motriz que tornaram o maquinário moderno possível. Anteriormente, o gênio criativo de muitos inventores já criara maquinas de vários tipos; no entanto, os engenhos dependiam do vento, da água, da força humana ou traça animal como fonte de energia motora. No entanto, um empenho tecnológico mais precoce teve lugar no campo da observação e da aferição. O desenvolvimento de telescópios microscópios tornou possível os grandes avanços científicos do séculos 16 e 17. A medição do tempo sempre constituiu um interesse especial, e os relógios e cronômetros foram uma das primeiras


formas da tecnologia moderna aplicada. (Nova enciclopédia ilustrada FOLHA volume 2 pagina 928).

O combustível propulsor dessa transformação tem raiz na forma de mover as informações. O conteúdo passado de geração em geração, o surgimento de novas tecnologias por bom uso dessas informações fez com que sempre fosse possível criar novos caminhos e desenvolver novos métodos. Surgiram diversas formas e maneiras de produzir, a maneira com que iam crescendo a população também se via crescer os meios de produção e as diversas formas de informar ao cliente de que havia um novo produto. Logo esses meios de informações foram ficando cada vez mais eficientes de maneira que o produto também recebia uma imagem visual mais enriquecida. Com o avanço dos meios, a internet surgiu com um forte aliado em beneficio tanto das indústrias quanto dos clientes que se beneficiava pela comodidade de poder analisar o produto, ver suas características e só depois comprá-las.

O fortalecimento da comunicação O Marketing sem duvida contribuiu muito para a evolução dos métodos de informação, o crescimento dos mercados, novos padrões de consumo, novas formas de abordagem do consumidor fizeram com que as informações fossem tratadas de uma forma que pudessem atrair mais adeptos a uma marca do que outra. A publicidade envolvida em um produto fez com que o consumidor criasse um vinculo com a marca e não mais com o produto em si. Hoje vamos a uma loja por que o uso da informação bem sucedida nos disse que comer produto “x” ou “y” é tão bom quanto estar em casa com a família em um almoço de domingo, ou que adquirir um produto da marca “z” o fará se sentir mais forte ou mais bonito. A forma de deslocamento da informação por si só não altera em nada seu conteúdo, a transformação dessa informação em conhecimento é que determina o sucesso. Por isso o processo que ocorre em pesquisar, adquirir informações, transformá-las e criar um produto, um gênero, um estilo ou qualquer que seja a novidade que seja passa pelo processo da informação. Essa transformação é fundamental para se criar algo novo, e fortalecer a comunicação para gerar conhecimento nos beneficia as próximas gerações que irão criar algo diferente do que é hoje. Desde seu surgimento, a informação tem mudado diversas nações, hoje com o avanço dessas tecnologias podemos obter informações culturais de povos que jamais iríamos conseguir se não fossem esses meios. A culinária de países asiáticos, os seus condimentos, os processos administrativos que percorreram oceanos e décadas e suportam a base da administração.

A comunicação nos dias atuais Somos bombardeados a todo o momento por informações de diversas formas, na internet, nos jornais impressos, na TV, na radio. Vemos informações que nos influenciam a


consumir cada vez mais. Compramos não por necessidade de uso, mas pela criação da necessidade pela qual o produto foi criado. Esse bombardeio de informações pode levar o cliente a ficar confuso por não entender o que realmente ele precisa comprar. Vende-se tanto a imagem de um “novo” produto, mas às vezes o foco principal que é as o atendimento das necessidades dos clientes é esquecida pelas cifras. A indústria especializada em comunicação cresceu para acompanhar seu publico. As empresas que trabalham com informação necessitam acompanhar a trajetória das indústrias comerciais e ajudar essas a levar conteúdo para o cliente final. Empresas de Radio, TV, Internet, Jornais, Revistas, impressos em geral faz uso da informação para levar conteúdo ao cliente. As informações que mudaram o mundo não iriam a lugar nenhum se antes não existissem outros meios de transporte, hoje o uso da internet abrange muito. Uma notícia é dada em tempo real, um produto é desenvolvido e logo está no mundo inteiro, mas nem sempre foi assim. Nos primórdios da humanidade não se ia muito longe e o mundo era literalmente pequeno. Graças às navegações e as conquistas desbravadoras da nossa sociedade é que a informação teve meio para crescer cada dia mais, conquistar espaço e ajudar a humanidade a se desenvolver.

A eficácia das comunicações Sem duvida saber direcionar a comunicação é fator que determina a maneira de como o receptor irá interpreta-lá. Segundo Dane Avanzi, Gerente de marketing do grupo Avanzi, existem três passos para uma eficácia comunicação usando a radiocomunicação. Os passos são Mapeamento: “Um erro comum é que os usuários de serviços de telecomunicação, em geral, se atenta ao nome da tecnologia e negligenciam se sua aplicação pratica é viável e se de fato irá trazer benefícios para a empresa”. Quando se trata de radiocomunicação, a identificação da área de interesse, quantidade de canais, interconexão entre grupos e sistemas, são aspectos essenciais para o desenvolvimento do ponto de vista tecnológico, financeiro e legal. Legislação: “Um projeto de radiocomunicação precisa ser elaborado e autorizado pelo órgão competente, faz-se necessário à obtenção da outorga de frequência em que a empresa irá operar e licença de operação do projeto”. Área de cobertura: “faz-se necessário à escolha da frequência que se deseja operar. A distância da cobertura é determinada no momento da escolha de uma frequência e de um equipamento”.


Salienta que em um projeto de radiocomunicação “é improvável que ajude a empresa a entregar resultados mais produtivos, sem que essas três diretrizes sejam observadas e levadas em conta, A radiocomunicação é uma ferramenta útil na otimização dos processos, diminuição de custos e no aumento de produtividade em uma empresa. Por isso, precisa ser pensada e planejada com a devida preocupação, uma vez que o projeto pode interferir nos resultados operacionais de uma empresa”. A eficácia da comunicação tem outro fator que são formados entre o vinculo de empresa e cliente. Segundo Renato dias Baptista – Psicólogo – em organizações de todos os tipos, portes, a comunicação possui um fator fundamental que se soma as estratégias de desenvolvimento e concebe uma empresa como um grupo e subgrupos existentes em suas influencias entre si. Como o desempenho organizacional depende dos indivíduos, a comunicação deve ser um facilitador nesse processo e um elemento estratégico. Diante dessa importância, a comunicação precisa ir além da informação, ela deve fomentar a participação dos clientes internos. Vínculos entre organização e clientes. É preciso pensar o papel do cliente nas organizações. É uma necessidade que se direciona tanto para os funcionários, abordados aqui como clientes internos e para os consumidores, caracterizado nesse artigo como clientes externos. A estratégia fundamental é reconhecer as transformações no mundo e não ignorar as mudanças. O comportamento do cliente modifica-se rapidamente. As novas tecnologias da informação colaboram com o aumento do nível de exigência dos consumidores. Hoje, o cliente externo pesquisa mais e leva em conta todas as variáveis envolvidas no processo de compra como, por exemplo, garantias, preço, atendimento localização, limpeza do local, etc. Alem das mudanças comportamentais doa clientes é preciso os seus diferentes perfis, analisando-o constantemente.

Sem duvida a informação está conectada com as mudanças ocorridas no comportamento e nos modos de consumo. É necessário estar atento para essas mudanças, o consumo se altera e os gostos por produtos também são alterados.

O uso das comunicações para promoção Saber usar a informação para chegar ao ponto onde se deseja chegar é fundamental para alcançar o sucesso de um projeto, seja ela qual for. O uso de informações necessita ter coerência com os fatos e objetividade no seu conteúdo. Usar de maneira ética também faz parte do bom atendimento, afinal não devemos nos esquecer de que existem órgãos regulamentadores e que informar errado ou não informar sobre o funcionamento do produto ou serviço acarreta perda de credibilidade da marca. O fortalecimento de uma marca depende exclusivamente de suas ações e suas decisões ao longo de sua existência. A coerência no uso da informação para promoção de um produto, por exemplo, sem duvida eleva a qualidade. Se o produto é bom, a publicidade beneficiará sua venda, se o produto é ruim, a boa publicidade o fará desaparecer do mercado. O mau uso dessas informações acabe inibindo o crescimento e trazendo malefícios para a sociedade. Um exemplo é o abuso de preços, quando uma informação surge em


beneficio ao aumento da necessidade, empresas abusam no preço e acabam penalizando o consumidor em benefício próprio.

Fica evidente que não é só a comunicação que leva o cliente a decidir qual, quando e como comprar, fatores como: influencia de terceiros, imagem e o fator humano no atendimento faz a diferença.

Conclusão A maneira com que a informação evoluiu para trazer benefícios a nossa sociedade foi incrível nos últimos anos. Passamos de uma sociedade basicamente agrícola para uma sociedade onde vivemos cercados de informações de todas as formas: Visual, auditiva, sensoriais. Sabemos que a classificação dessas informações nos ajuda e determinar qual rumo tomaremos, seja uma simples decisão de compra de um alimento, uma vestimenta, um televisor novo ou no planejamento de uma empresa onde determinaremos suas diretrizes orçamentárias e consequentemente seu futuro. Temos consciência de que a informação por si não gera conhecimento, mas nos ajuda a tomar decisão, nos informar sobre como, onde e quando determinado produto foi feito, com que mão de obra, que material, e que benefícios e malefícios esse produto pode nos trazer ou a nosso meio ambiente, o uso de qual tecnologia e o que pode vir a ser produzida mais tarde com o uso dessa mesma fonte, essa mesma tecnologia aplicada. De fato a informação teve em sua trajetória papel importante nas transformações ocorridas na nossa sociedade. De fato, essas mudanças ainda estão ocorrendo e não irão parar, pois a cada dia uma nova ideia surge e algo novo é desenvolvido. Em meio de crises, mudanças cambiais, guerras e conflitos, a informação tem tido seu lugar ao sol, passamos por inúmeras mudanças e cada vez elas estão sendo aplicadas em um espaço de tempo menores. Vemos isso de diversas formas e às vezes não notamos o quando a informação contribuiu para mudar o mundo.

Referencias bibliográficas Nova enciclopédia ilustrada FOLHA volume 2 pagina 928. Jornal Eletrônico em foco edição Novembro de 2012 ano52 nº 628 pag. 11 Biblioteca on line SEBRAE – artigo de Renato Dias Baptista –comunicação e os vínculos entre organização e clientes.


Artigo