Issuu on Google+


Viajar, Viajar, Viajar... Se estas lendo estas letras… algo compartilham nossas almas: A paixão por viajar.Viajar, viajar, viajar. Viajar, muito mais do que deslocar-se a outros lugares. Viajar, modo de fazer realidade tantos sonhos que guardamos dentro de nós. Viajar, a busca de dias de felicidade. Viajar, necessidade de crescer como seres humanos, crescer a través de conhecer, crescer a través de entender este belíssimo mundo em que habitamos. Viajar, aflorar emoções, vibrar buscando a beleza, compartilhar nosso sorriso com outros sorrisos de seres que habitam em outros pontos do nosso planeta. Abraçar em nossa alma outras pessoas, vivências, culturas, modos de ver e entender o mundo e a vida. … se continuas lendo estas letras,… algo compartilham nossas almas… a paixão por viajar, a necessidade de sonhar, a busca do conhecimento.Nossa vida é única, irrepetível, vamos vive-la intensamente. Sejamos protagonistas da nossa existência; busquemos encher nossa alma de belas lembranças, experiências profundas, emoções enriquecedoras… viajemos, nesta apaixonante viagem da vida… Permitamos que nos cative e envolva a criação, a magia e encanto que encontraremos ao caminhar. Viajar é tornar os sonhos em realidade, viajar é aprender, viajar é recuperar do nosso interior profundo tantas imagens que passaram pela nossa imaginação. Seja protagonista da nossa história. Seja protagonista

das nossas viagens. Deixe-se levar ao nosso mundo de emoções, suba aos nossos ônibus, ônibus que buscam levar lhes aos cantinhos mais belos do nosso planeta. Comparta a melodia oculta que guarda nosso mundo… essa sinfonia de paisagens, terras, pessoas; obras belíssimas criadas por Deus e pelo homem. Deixe-se abraçar pela beleza e a arte viajando. Quantas milhares de exclamações e lágrimas de alegria brotaram da alma dos nossos clientes admirando nosso mundo! Que infinidade de fotografias foram posteriormente visualizadas para recuperar as lembranças e voltar a sentir brotar a felicidade dos momentos vividos. Quanto prazer e alegria compartilhada caminhando por lugares de sonho. Quantas reflexões profundas admirando, sentindo ou deixando se envolver pelos entornos visitados. Quantos milhões de sorrisos se cruzaram entre vocês – os protagonistas das nossas viagens- e pessoas de outros lugares, com outros idiomas e culturas. Quantas milhares de promessas de amor ou amizade tiveram como testemunhas os lugares visitados. Seja protagonista da nossa historia. Suba aos nossos ônibus. Deixese levar além de onde se encontram as emoções, a beleza, a arte, o talento, a maestria; deixe-se levar pelas musas do saber e do sentir…. Imagine, imagine, imagine… e viaje. Torne-se protagonista.Arte é o conceito que engloba todas as criações realizadas pelo ser humano para expressar uma visão sensível do mundo; a arte permite expressar idéias, emoções, percepções, sensações. Como diretor da Europamundo acredito firmemente que na nossa maravilhosa profissão (buscar e mostrar a beleza e lugares que guarda nosso planeta) temos que ser artistas. Todos nos, de algum modo, devemos ser artistas. Artistas cada um na nossa atividade, artistas da nossa vida. Façamos do nosso trabalho uma obra de arte; que seja poesia nossa profissão; que nossa vida seja melodia. Que encaixem as cores, que aflorem as emoções; demos pinceladas de vida e calor. Façamos do nosso trabalho criação. Nossas rotas foram desenhadas com talento e paixão; com a necessidade de dar o melhor de nós. Igual que o pintor deve misturar as cores… nos, em nossas rotas vamos misturar as mais grandiosas cidades com os povoados mais pequenos e pitorescos; a modernidade com a tradição; as paisagens mais bucólicas e carregadas de paz com essas outras que nos mostram a força e o poder da natureza. Compartiremos momentos de sol e de lua, dias de ventos frios e outros de calor; oceanos bravios, lagos carregados de reflexos, picos nevados e… sonhos, sonhos, sonhos, sonhos… sentindo como muitos se transformam em realidade. Seja protagonista da nossas viagens, lhes esperamos, de nos sua mão durante alguns dias nesta belíssimo caminhada pela vida.-

Luis García Diretor Europamundo Vacaciones

2


Novas Rotas 2012 EUROPA E O MUNDO Numerosos são os viajantes que ano trás ano viajam em nossos circuitos. Nossa oferta de viagens segue crescendo ano trás ano. Dispomos da maior oferta de circuitos pelo mundo em espanhol/português.

Com orgulho por um trabalho bem feito desejamos apresentar lhes nossas numerosas novas rotas: - Novas rotas pela Europa. Agregamos circuitos base por SUÍÇA, IRLANDA, ESCÓCIA. Complementando a amplia oferta que já disponibilizávamos; rotas regionais para conhecer muito bem estas belas zonas da Europa e complementá-las com os países vizinhos. - COSTA OESTE dos Estados Unidos. Trás o êxito alcançado pelas nossas rotas na Costa Leste e Canadá introduzidas a temporada passada, este ano apresentamos com alegria a mais amplia gama de circuitos pela Costa Oeste. Com isso nossa oferta de circuitos nos Estados Unidos passa a ser também a mais completa do mercado. - ORIENTE MÉDIO e ASIA. Nossas rotas buscam ser um “encontro de culturas”. Agregamos novos circuitos pelos oásis misteriosos do Egito. Descubra também a magia de DUBAI e nossas fascinantes viagens na ÍNDIA, CHINA, NEPAL, TIBET. Leia com atenção os itinerários, o conteúdo das nossas viagens é a nossa diferença fundamental.-

DISTRIBUIDORES e REPRESENTANTES Escolhemos em cada país operadores locais que nos representam. Eles, através dos agentes de viagens, conhecem suas necessidades, seus requerimentos. Através deles podemos analisar e entender melhor como devemos desenhar nossos circuitos para conseguir sua satisfação. Devemos informar lhes que Europamundo NÃO EFECTUA VENDAS diretas. EUROPAMUNDO MEMBRO DA ORGANIZAÇãO MUNDIAL DEL TURISMO Na 19ª Assembléia Geral da Organização Mundial do Turismo (organização dependente das Nações Unidas) celebrado na Republica da Coréia em outubro de 2011, foi aprovada pelo seu Conselho Executivo, a filiação da Europamundo Vacaciones como membro afiliado desta organização. Esperamos, a través de esta afiliação, brindar nosso modesto aporte nos objetivos da OMT de impulsionar um turismo más ético, responsável e criador de riqueza no nosso mundo. Europamundo se suma ao Código Ético Mundial para o turismo das Nações Unidas e se encontra desenvolvendo seus próprios códigos éticos (código ético da empresa, código ético dos seus trabalhadores, código ético dos nossos guias).

3


Por que Europamundo?

Somos a maior operadora de circuitos. Somos a operadora com maior oferta própria, com o maior números de cidades ofertadas. Os agentes de viagem da América Latina nos consideram os mais sérios, os mais cumpridores… Mas tudo isso não deve ser motivo suficiente; queremos que você sinta a Europamundo como SUA PRÓPRIA empresa de circuitos..

Há muitos motivos para recomendar a Europamundo… PELA QUALIDADE NA MONTAGEM DOS ROTEIROS:

Roteiros cuidados, estudados a fundo. Leia nossos rotas, leia lentamente e sonhe com eles… esperamos que, ao lê-los, você se dê conta de que são feitos com o coração, desenhados com o desejo de lhe mostrar nosso mundo; roteiros em que incluímos não apenas os grandes pontos procurados por todos, mas também os pequenos detalhes que fazem com que nossas viagens sejam especiais. Sonhe ao ler nossos roteiros… com aquele passeiozinho de barco por um lago perdido entre montanhas; aquele brincar com a neve em cavernas de gelo; aquele pequeno povoado do qual nunca se ouviu falar mas que lhe encherá de emoções enquanto você estiver andando pelas suas ruelas de pedra… Analise o desenho de nossas viagens… a inclusão de tantas atividades. Leia os nossos roteiros... são diferentes em sua montagem, naquilo que incluem. Você sentirá a mesma paixão por viajar que tem guiado os nossos passos.

PELA VARIEDADE DA NOSSA OFERTA:

Centenas de opções diferentes. Quase todos os países da Europa estão em nossas páginas. Circuitos também nos Estados Unidos, Canadá, Oriente Médio, Índia e China... Roteiros pensados para viajantes que nunca antes viajaram em circuitos; outros desenhados para aqueles que já viajaram muito e acreditam que conhecem quase tudo.

PELOS PREÇOS:

Compare…compare de novo…estude os preços, observe todas as atividades que incluímos, os traslados, visitas, lugares e passeios agregados, a qualidade dos nossos hotéis… …. Quanto mais você analisa a nossa oferta, maior é a nossa certeza de que, no final, você estará convencido de que lhe oferecemos o melhor produto com a melhor relação qualidade/preço do mercado. Lembre-se de que oferecemos nos circuitos europeus três categorias de produtos, SÉRIE OURO, CLÁSSICA, TURISTA. Adicionalmente se você fizer a sua reserva até dia 15 de janeiro do ano 2013 em qualquer dos nossos circuitos da Série Clássica ou Ouro, do catálogo 2013/2014 garantimos a tarifa vigente neste manual.

PELAS GARANTIAS E OUTRAS VANTAGENS QUE OFERECEMOS:

Todas as saídas 100% garantidas. Independente do numero de passageiros inscritos numa rota nossos circuitos nunca são cancelados.

Guias Europamundo, encarregados de coordenar todos os serviços e fazer da sua viagem uma experiência inesquecível. Todos os nossos roteiros, independente do número de viajantes, são sempre acompanhados pelos nossos guias e, além disso, nas principais cidades você terá o maior número de informações, proporcionado por guias locais. A grande maioria dos nossos guias é de viajantes apaixonados, com o “espírito Europamundo”. Nossos roteiros incluem as atividades turísticas mais importantes, sem custos adicionais. Você poderá também se beneficiar de descontos interessantes, conferidos a passageiros repetidores, casais em lua-de-mel, pessoas na terceira idade, crianças, e na acomodação em apartamentos triplos. Se você viaja sozinho, nos roteiros pela Europa e Estados Unidos nas séries Clássica e Ouro poderá fazer reserva a compartilhar evitando pagar o suplemento individual. Atenção 24 hrs. No voucher de serviços de Europamundo que lhe entregará seu agente de viagens ou poderá imprimi-lo. Nesse voucher você terá especificados os telefones de emergência onde poderá ligar caso tenha algum inconveniente.

PELA MAIOR QUANTIDADE DE INFORMAÇÃO:

Queremos que você conheça todos os detalhes da sua viagem: quilômetros a percorrer, tipos de paisagem, “menus” a degustar, lista de hotéis, excursões opcionais, guias das cidades visitadas, informações práticas, condições do seguro de viagem incluído, telefones de emergência… Para isso, disponibilizamos três ferramentas para você: - Página web Europamundo: www.europamundo.com.br. Nossa página institucional onde você encontra todos os dados gerais da nossa empresa e nossas viagens. Mi Viaje: Uma ferramenta prática e conveniente que lhe permitirá conhecer a fundo o que você contratou. Uma vez adquirido o pacote, seu agente de viagens lhe entregará um voucher onde aparecerá o seu site web de “Mi viaje” um site criado especialmente para você. Onde você encontra os dados específicos do seu roteiro, tais como: itinerário exato, dados e informações sobre os seus hotéis, excursões opcionais que você poderá adquirir, informações sobre as cidades a serem visitadas. É uma ferramenta formidável e única no mercado de circuitos terrestres Por favor exija que seu agente de viagens lhe entregue o voucher oficial e acesse a página “mi viaje” da Europamundo. Uma ótima ferramenta única no mercado dos circuitos.

REDES SOCIAIS

Hoje em dia as redes sociais se tornaram fortes laços de união entre diferentes pessoas com interesses comuns, oferecendo a oportunidade de compartilhar de forma imediata fotografias, vídeos,

4


comentários, bem como sonhos e ilusões pelas experiências vividas ou por aquelas que estamos próximos a experimentar... Seus sonhos e ilusões podem ser os mesmos de outras pessoas, compartilhando sua experiência, sua ilusão por viajar, você se torna o arquiteto dos sonhos de um futuro viajante. Cada vez que você compartilha uma fotografia, comparte um pedacinho do seu sonho feito realidade; cada vez que nos conta a experiência da sua viagem, nós lemos atentos, como se estivéssemos lendo uma historia mágica que nos transporta automaticamente aos lugares que você descreve em seu relato; quando comparte um vídeo, não podemos evitar de sentirmos protagonistas do mesmo… Convidamos-lhe a que forme parte das nossas diferentes plataformas de redes sociais, a que conheça, em primeira mão, a experiência de outros viajantes que realizaram alguns dos nossos circuitos; convidamos-lhe a que participe e ajude com seus comentários e sugestões aos viajantes indecisos, e lhe convidamos, a seguir sonhando com Europamundo Vacaciones… www.facebook.com/europamundovacaciones

PELOS NOSSOS HOTÉIS:

Conhecemos as necessidades dos nossos clientes. A cada ano, visitamos e controlamos centenas de hotéis pessoalmente, para podermos lhe oferecer a melhor relação qualidade/preço e um produto de acordo com as suas necessidades de descanso e conforto. Temos a obrigação de adaptar nossos circuitos ao perfil dos viajantes que deles participam. Por exemplo.....viagens regionais em zonas cálidas.... muitos hotéis têm instalações de veraneio (piscinas, atividades), os quais recomendamos para quem viaja em família (as crianças têm tempo para relaxar e se divertir com a família). As viagens a regiões de menor demanda, são geralmente procuradas por pessoas mais viajadas, então nestas procuramos focar a alta qualidade. Nos circuitos continentais (os que envolvem vários países), que são mais procurados e com clientes de outro perfil, sabemos que muitas vezes é a primeira viagem à Europa, e pressupõe um esforço financeiro grande para muitos. É pensando nisto que oferecemos também a Série Econômica, buscando os melhores preços com uma hotelaria de qualidade razoável. E temos ainda a Série Ouro, para que você possa disfrutar de um produto de qualidade superior quando desejar.

PELA NOSSA FLEXIBILIDADE:

Nosso objetivo é oferecer os circuitos mais flexíveis do mercado, permitir modificar ao seu gosto o itinerário da sua viajem, adaptando-lo as suas necessidades e desejos. Nas próximas páginas lhe explicamos detalhadamente como fazê-lo. Nas nossas viagens poderá iniciar onde lhe for mais conveniente, poderá fazer uma paradas e continuar posteriormente ou poderá fazer o pedacinho do tour que mais goste calculando o preço com ajuda do seu agente de viagens .

PELO NOSSO INTERESSE EM ESCUTAR-LHE

O sucesso da Europamundo deve-se também a vocês. Ao finalizar o circuito, preencham o “Questionário de Satisfação” que encontrarão em “Mi Viaje”. Conte-nos sua avaliação dos diferentes serviços, de cada um dos hotéis, guias, etapas, etc …. Todos seus comentários serão analisados e serão levados em conta para pouco a pouco, e na medida do possível, ir adaptando nosso produto aos seus desejos. Porque vocês, são os que nos marcam o caminho.

POR UM MUNDO MELHOR, MAIS DIVERSO E TOLERANTE:

Viajar é conhecer, é entender nosso mundo. Através do entender, do ver, do escutar, poder sentir a forma de viver e de interpretar o mundo em cada ponto visitado. Devemos juntar nossos esforços para que, a través do turismo, nosso planeta seja um lugar mais bonito, mais justo, mais tolerante. Na busca do respeito as diferentes culturas e da valorização das

culturas minoritárias, o turismo como ferramenta de ajuda para a sobrevivência de tradições, artesanais, lugares com muito que oferecer mas com recursos escassos. Buscaremos encontrar a “alma dos povos”… talvez sentados numa tenda dividindo um café árabe; talvez escutando os sinos tocarem num pequeno mosteiro da Rússia; talvez percorrendo as ruas empoeiradas de um povoado de adobe no deserto… Algumas das nossas viagens percorrem zonas que sofreram graves dramas na sua historia recente. Viajar é conhecer. Sem fechar os olhos, sem ignorar nossa historia, sem tampar os ouvidos… queremos mostrar-lhes o mundo. Em vários pontos da Europa falaremos dessa historia trágica a qual um dia vivemos. Alguns lugares visitados deixarão profundas marcas: antigos campos de concentração como Auschwitz; as praias do desembarque da Normandia; o túnel da vida em Sarajevo; em Israel e outros pontos do Oriente Médio não fecharemos os olhos as marcas da intolerância. Desejando, através das viagens um mundo mais tolerante, diverso e de respeito com as culturas minoritárias. Europamundo é membro afiliado da ORGANIZAÇAO MUNDIAL DO TURISMO dependente das Nações Unidas. Fazemos parte do código ético mundial do turismo.

A Fundação Europamundo trabalha para promover a convivência e o entendimento entre culturas buscando um mundo mais tolerante e diverso, favorecendo o aproveitamento e enriquecimento do patrimônio cultural da humanidade, e especialmente fomentando a consciência turística entre os povos do mundo como estratégia de desenvolvimento de um turismo sustentável a favor da eliminação da pobreza, seguindo os objetivos da Declaração do Milênio em 2000 das Nações Unidas e da iniciativa ST-EP (Turismo Sustentável para a Eliminação da Pobreza) da OMT na Declaração do Milênio sobre o Desenvolvimento Sustentável de Johannesburgo de 2002. Fundação Europamundo recebe aportes de empresas e pessoas vinculadas à Europamundo, além de operadores distribuidores, agentes de viagens, guias, e membros da nossa equipe, bem como de todos os nossos viajantes. Daquilo que você investe numa viagem com a Europamundo, destinamos € 2 (dois euros) à Fundação Europamundo para apoiar a projetos das ONGs A través desta aporte se financiaram ao longo de 2011 10 projetos de desenvolvimento de Países de América Latina como Peru, Argentina, El Salvador, e México, alem de Marrocos e Índia, um projeto de apoio a criação de empresas de trabalhadores latino-americanos na Espanha, um projeto de Turismo Sustentável no Rif Marroquíno. Para 2012 se pretendem financiar projetos com um objetivo fundamental, o Turismo Responsável e Sustentável como veículo de desenvolvimento dos povos e sua luta contra a pobreza estimulando o crescimento e criando emprego, fundamentalmente em Países da América Latina o que seus beneficiários procedam deste continente. As atividades da Fundação Europamundo podem ser vistas através da página Web: www.europamundo.com/fundación ou através do Fórum www.europamundo.com/Foro/, e podem entrar em contato para pedir informação ao email fundación@europamundo.org Obrigada pela sua colaboração para um mundo melhor viajando com Europamundo Vacaciones.


Índice PAG

e Canadá por

PAG

2a7 8 9 10

Introdução Serie Clássica Caracteristicas Valores Noites e traslados S. Ouro características e noites adicionais S. Econômica características e noites 11 adicionais 12 a 14 Info Adicional sobre nossos circuitos 15 Seguro de Viagem 16-17 Minipacotes e Estâncias

22 43 40 29 42 42 26 44 45 25 28

48 34 38 24 22 32 27

PAG. 111 141 126 131 130 115 146 112 112 113 116 118 118 117 113 142 110 127 115 114 114 146 132 140 136 139 120 109 108 108 122 138 135 137 109 117 145 144 116 119 127 120 138 130 139 122 134 124 128 123 128 130 139 119 133 135 125 133 127 129 121

6

CIRCUITO

DIAS

Andaluzia 4 Andaluzia e Marrocos 11 Andaluzia e Portugal 6 Andaluzia e Portugal completo 10 Andaluzia, Portugal e Galícia 8 Astúrias e Cantábria 3 Atlas Saara 7 Barcelona e Valencia 3 Barcelona, Madri 6 Barcelona, Madri e Lisboa 8 Catalunha 5 Catalunha Completa e Andaluzia 11 Catalunha e Madri 8 Catalunha, Levante e Andaluzia 8 Catalunha, Madri e Lisboa 10 Combinados Marrocos: Península Ibérica 13/15/17 Combinados Trem AVE: Andaluzia e 3/4 Lisboa Cornisa Cantábrica 5 Cornisa Cantábrica e Barcelona 6 Costa de Levante e Andaluzia 6 Costa de Levante, Andaluzia e Portugal 8 de Madrid a Marrakech 5 Espanha de Norte a Sul 11 Espanha e Marrocos 15 Espanha e Portugal 11 Espanha e Sul da França 11 Excursão a Porto 2 Estenda sua viagem desde Madri a 2 Barcelona Estenda sua viagem desde Madri a 3 Lisboa Estenda sua viagem desde Madri a 3 Santiago de Compostela Fado Português 5 França Andorra e Espanha 10 Giro Ibérico 18 Grande Tour da Espanha e Portugal 15 Madeira 4 Madri, Aragão e Catalunha 6 Marrocos: Deserto do Saara 8 Marrocos: Tânger-Tânger 8 Norte da Catalunha 2 Norte Português 3 Porto e Galicia 3 Porto e Lisboa 4 Paris, Sul da França e Espanha 13 Península Ibérica 13 Pirineus, Lourdes, Andorra e Barcelona 7 Portugal 3 Portugal Completo e Norte da Espanha 11 Portugal Norte e Sul 7 Portugal e Galicia 5 Portugal, Algarve e Terras do Tejo 6 Portugal, Galicia e Norte de Espanha 7 Ronda Ibérica 10 Sul da França e Catalunha 6 Sul Português 2 Tierras Ibéricas 14 Toda Espanha e Portugal 15 Todo Portugal 8 Tour Ibérico 10 Três Mares 8 Triângulo Atlântico 8 Visão Portuguesa 7

27 24 44 41 23 25 30 37 36 39 37

CIRCUITO

DIAS

Las Vegas e Los Angeles 5 Canadá, Niágara e Chicago 12 Capitais e Paisagens Canadenses 9 Capitais e Parques Naturais do Oeste 15 Chicago, Washington 7 Chicago, Washington e New York 10 Contrastes do Oeste 11 Costa Leste e Canadá Sonhado 12/15 Costa Leste e Chicago Inesquecível 11/14 De São Francisco a San Diego 9 De Yellowstone a São Francisco 13 Grande Tour dos Estados Unidos e 13/21 Canadá Grande Tour do Oeste Americano 19-20 Grandes Cidades do Leste 6 Las Vegas e Califórnia 11 Las Vegas, Los Angeles e São Francisco 7 Velho Oeste com Yellowstone 15 Los Angeles e São Francisco 6 Los Angeles, São Francisco e 12 Yellowstone Maravilhas do Oeste 8 New York, Boston e Canadá 9/13 New York, Niágara e Chicago 6/9 Oeste Clássico 9 São Francisco, Monterrey e Los Angeles 8 Sonhos do Oeste 15 Triângulo do Leste 5-8 Washington, Atlantic City e New York 5 Washington, New York e Boston 7 Washington, Nueva York y Boston 7

PAG

Oriente

51 68 52 52 73 70 66 61

60 62 58 64 56 57 53 55 54 72 65 71 74

CIRCUITO

Informação e noites adicionais Arte e Cultura da Índia e Nepal Beirute-Líbano Beirute-Líbano e Jordânia China Completa China Cênica Cores do Rajastão Dubai ao completo Egito Completo: Cruzeiro Nilo e Lago Nasser Egito com Oásis e Cruzeiro pelo Nilo Egito com cruzeiro 4 dias pelo Nilo Índia Clássica Israel, Palestina Israel, Palestina e Egito Visão da Jordânia Jordânia, Israel e Egito Jordânia, Palestina e Israel Paraíso da Terra Passagem pela Índia e Nepal Teto do Mundo Condições Gerais

DIAS 16 6 10 13 10 14 6 11 11 6/8 9 6 11 5 15 10 12 11 11

Série Econômica PAG

Série OURO PAg. 80 80 77 83 88 82 85 82 86 78 79 81 76 76

CIRCUITO

Lisboa a Roma Lisboa, Madri e Barcelona Barcelona, Costa Azul e Roma Capitais Românticas Cores da Europa Espanha, Itália e Costa Azul Europa Ouro Europa de Primeira Grande Europa Itália Piu Bella Itália e Suíça Premier Itália, Suíça e Paris Paris e Madri Paris, Madri e Portugal - Novidade

DIAS

12 8 7 11 23/25 12 18 15 20 8 10 12 7 11

93 92 100 96 106 102 101 102 105 94 98 99 91 91 103 95 97 93 97 97 105

PAG. 154 155 151

PAG.

CIRCUITO

151 Escócia - NOVIDADE 150 Dublin a Londres 167 Dublin, Londres, Amsterdã e Berlim Dublín, Londres, Amsterdã e Países 167 Baixos 165 Doce França 152 Escócia desde Londres - NOVIDADE 153 Escócia e Irlanda - NOVIDADE 172 Europa Atlântica e Berlim 164 França Magnífiica 162 França e Madri 157 França, Inglaterra, Escócia e Irlanda 166 Grande França Grande Tour de Escócia e Irlanda155 NOVIDADE 150 Inglaterra e Escócia 148 Inglaterra, Escócia e Irlanda

DIAS 6 4 11 9 7 7 11 12 9/11 8 13 10/11 14 4 7

156 160 173 160 173 161 161 158 168 168 159 163 170 170 158 169 171 159

CIRCUITO

Paris, Alemanha, Praga e Viena Barcelona, Madri e Portugal Cinco Capitais de Roma a Madrid Europa a seu Alcance Europa para todos Europa Econômica Fotos da Europa Olá Europa Itália, Paris e Praga Lisboa, Madri e Paris Londres, Bruxelas e Amsterdã Madri e Paris Madri, Paris e Londres Panorama Europeu Paris e Itália Paris e Londres Paris e Praga Paris, Londres e Amsterdã Paris, Londres e Amsterdã (Fim Paris) Visão Européia

CIRCUITO

Inglaterra, Escócia e Irlanda completa NOVIDADE Inglaterra, Escócia e Dublin -NOVIDADE Irlanda - NOVIDADE Ilhas Británicas com Bretanha e Castelos de Loire - NOVIDADE Londres e Madri Londres, Amsterdã e Berlim Londres, Madri e Lisboa Londres, Países Baixos Madri e Paris Madri, Paris com Lourdes Mont S.Michel e Castelos do Loire Paris e Londres Paris, Londres e Castelos do Loire Paris, Lourdes, Andorra e Barcelona Paris, Mont S. Michel e Madri Paris, Países Baixos Paris, Países Baixo e Berlim Ruta dos três Vales Três Capitais Triângulo Europeu Vale do Loire

DIAS

9 7 13 9 21 15 15 19 10 12 10 7 7 10 14 9 7 9 10 10 17/20

DIAS 11 10 6 19 8 9 10 7 7 8 4 7 6 4 6 6 8 5 7 10 2


PAG.

CIRCUITO

DIAS

237 230 230 222 224 225 225 244 235 227

Estocolmo-Copenhague 5 Alemanha e Capitais Escandinávas 10/12 Alemanha e Escandinavia 15 Berlim ,Copenhague, Estocolomo e 9 Helsinki Berlim, Copenhague 5 Berlim, Copenhague e Estocolmo 7 Capitais Bálticas, de Copenhague a 11/13 Vilnius Capitais Russas 8 Centro Europa e Escandinávia 18 Centro Europa e Escandinávia Completa 22 Círculo Escandinavo - NOVIDADE 8 Copenhague, Berlim e Praga 6 Copenhague, Estocolmo 5 Copenhague, Estocolmo e Helsinki 7 Cruzeiro pela Rússia com Países Bálticos 13/15/18 - NOVIDADE Contorno Báltico 17 Escandinávia 10/11

238

Escandinávia e Rússia

236 228 223 233 232 224 242 240 221

Escandinávia, Bálticos e Capitais do Leste 16/19 Europa Escandináva e do Leste 13 Grande Escandinávia - NOVIDADE 10 Grande Rota Escandinávia e Bálticos 18/19 Grandes Capitais do Norte 7/9/11 Oslo, Estocolmo, Helsinki 6 Rússia Medieval e Anel de Ouro 9 12/15/18 Rússia, Bálticos e Capitais do Leste Triângulo Nórdico 6

221 229 246 226 226 226

234

PAG. 261 264 264 253 255 251 262 254 259 257 263 270 270 273 266 274 270 271 268 248 267 263 250 252 278 275 262 265 258 258 267 256

276 273 261 272 265 249 248 248 249 260 269

CIRCUITO

15/16/ 17/19

DIAS

de Praga a Paris 14 Praga e Áustria 7 Praga, Bratislava e Viena 5 Alemanha 8 Alemanha e Europa de Leste 12 Alemanha, Rep. Tcheca, Áustria e Suíça 14 - NOVIDADE Alemanha, Praga e Viena 8 Alemanha, Rep. Tcheca e Áustria 15 Áustria e Baviera 6 Áustria e Alemanha 13 Áustria, Baviera e Praga 6 Berlim, Praga 5 Berlim, Praga e Viena 7 Berlin, Praga, Budapeste e Polônia 10 Berlim, Praga, Budapeste e Viena 9 Berlim, Praga, Viena e Cróacia 15 Berlim, Praga, Viena e Polônia 9 Capitales Centroeuropéias 10 Capitais do Leste 8 Capitais Suíças 5 Rep. Tcheca e Polônia 6 Rep. Tcheca e Áustria 6 Rep. Tcheca, Áustria e Suíça - NOVIDADE 10 dos Alpes aos Fiordes 11 Eslovenia, Croácia, Rep. Tcheca e Áustria 17 Leste Europeo 15/18 Gira Alpina 8 Joias do Leste 8 Laço Germánico 11 Laço Germánico com Áustria 15 Luzes da Alemanha 8 Paris, Baviera e Vale do Reno 8 Paris, Berlim, Praga e Cruzeiro pelo 17 Danúbio Praga e Budapeste 5 Praga, Budapeste e Áustria 8 Praga, Budapeste e Viena 7 Praga, Viena 5 Suíça - NOVIDADE 6 Suíça completa 7 Suíça e Áustria 10 Suíça e Paris - NOVIDADE 8 Verde Europa 10 Viena e Capitais do Leste 10

PAG. 202 177 200 209 212 179 202 179 207 207 206 204 190 191 210 211 208 208 201 216 218 201 201 194 214 187 215 219 203 205 196 196 182 188 186 186 178 178 176 176 192 185 209 193 175 183 183 180 210 189 181 180 177 193 198 197 217 184 184 210

PAG. 328 330 342 370 343 356 337 372 350 340 348 359 379 358 368 337

CIRCUITO

Albânia, Macedônia e Meteoras Alpes: Montanhas e Lagos Atenas, Sofía e Istambul Balcãs Bósnia e Croácia pelo Mar - NOVIDADE Capitais de Itália Capitais do Egeu Contrastes da Itália Costa Dálmata e Roma Croácia e Eslovénia Croácia, Itália e Sicilia Croácia, Bósnia e Eslovenia de Atenas a Roma de Roma a Atenas de Roma a Dubrovnik do Adriático ao Egeu Dubrovnik-Atenas Dubrovnik-Corfú e Atenas Istambul, Atenas Istambul, Atenas e Cruzeiro pelo Egeu Istambul, Atenas e Estancia em Ilhas Istambul, Atenas e Roma Istambul, Atenas e Sul da Itália Grande Tour de Grécia Grande Tour de Grécia com Cruzeiro Grandede Itália Grécia com Cruzeiro pelas Ilhas Gregas Grécia e estância em Ilhas Grécia, Bulgaria e Turquia Grécia, Croácia e Itália Grécia/Sul da Itália Grécia/Sul da Itália com Sorrento Itália Itália de Norte a Sul Itália de Ouro Itália de Ouro com Sorrento Itália Magnífica Itália e Suíça Itália e Paisagens da Suíça -NOVIDADE Itália, Tirol e Suíça - NOVIDADE Itália/Grécia Toscana e Arte Italiana Legado Otomano Norte de Grécia e Meteoras Norte de Itália, Tirol e Suíça - NOVIDADE Paisagens com Sorrento Paisagens de Itália Roma e Toscana Roma, Croácia e Veneza Roma, Grécia e Sicilia Sicilia e Sul da Itália Sorrento, Capri e Pompeia Alpes Suíços e Norte da Itália - NOVIDADE Sul da Grécia e Peloponeso Turquia Turquia e Grécia Turquia/Grécia com Cruzeiro pelas Ilhas Gregas Tutta Itália Tutta Itália com Sorrento Volta Adriática

CIRCUITO

DIAS

5 4 8 10 12 6 10 10 11 7 18/19 8 10 8 10 11 8 11 6 10 10 11 11 7 10 17 8 9 15 15 5 7/9 8

12/13/15

12 14 7 8 11 11

11/13/15

10 15 2 9 9 7 7 15 12/17 6/7 2 7 2 9 12/13 15 10 12 15

DIAS

Portugal, Espanha, Italia, França, Londres 18 Transeuropeu com Lisboa 22/24 Caminhando Europa 18 Capitais e paisajes de Europa 29 Clássicos Europeos 18 21 Contrastes de Europa de Paris a Viena 16 21/24/26 Destino Moscou Eslavos, Germanos e Latinos 16/18 Espanha, Itália, França e Londres 16 Estrelas da Europa 18 Europa Básica 20/22 Europa Circular 29 Europa Clássica 22 Europa Completa 29 Europa Espléndida 21

PAG. 280 281 288 289 322 307 320 311 311 314 295 304 321 318 326 302 319 316 301 310 324 294 293 306 306 309 284 323 292 291 291 303 287 283 300 297 297 305 305 282 285 296 300 283 313 298 308 290 298 308 316 325 286 315 299 299 312 366 357 332 339 361 378 374 341 378 338 376 362 349 364 344 347 354 351 360 345 346 334 333 352 355 336 379 362 353

CIRCUITO

Europa Turistica com Lisboa Roma, Paris, Madri e Lisboa Barcelona, Madri e Paris Berlim a Roma Capitais Barrocas Capitais Mediterrâneas Coração de Europa de Atenas a Paris de Atenas a Paris e Madri Espanha, Itália e Costa Azul Europa Alpina Europa Breve com Lisboa Europa Central Europa Continental Europa Interior Europa Latina Europa Sonhada Europa Turistica Fantasia Europeia Grécia, Croácia, Suíça e Paris Ilusião Europea Itália, Austria Itália, Capitais Suíças e Paris Itália, Suíça França e Espanha Itália, Suíça França e Espanha com Lourdes Itália, Tirol, Baviera e Paris Lisboa,Madri e Paris Madri e Norte Europeu Lisboa, Madri, Paris e Londres Madri, Paris, Amsterdã Lisboa, Madri, Paris, Amsterda e Berlim Lisboa,Madri, Paris, Suíça e Itália Paris e Itália Clássica Paris e Lisboa Paris, Alemanha e Austria Paris, Alemanha e Praga Paris, Alemanha, Áustria e Suíça NOVIDADE Paris, Londres e Madri Paris, Londres, Madri e Lisboa Paris, Madri e Lisboa Paris, Suíça e Itália Paris, Suíça e Alemanha - NOVIDADE Paris, Viena e Veneza Roma e Paris Roma, Paris e Berlim Roma, Paris e Madri com Lourdes Roma, Paris e Barcelona Roma, Paris e Londres Roma, Paris e Madri Roma, Paris, Barcelona e Madri Roma, Paris, Londres e Madri Rota do Sul Ruta Romântica Sonhos da Europa Suíça Alemanha - NOVIDADE Suíça Alemanha e Paris -NOVIDADE Volta a Europa Europa Impressionante Europa Inesquecível Europa Mágica Europa Mediterrânea Europa Milenária Europa Romântica Europa Total Eurotour Fuentes de Europa Giro Europeu Grande Circuito Europeu Grande Tour da Europa - NOVIDADE Herança Européia A Outra Europa Maravilhas Européias Metrópolis Oriente Express de Paris a Istambul Panorama Clássico Passo a passo Ronda Europeia Rota Européia Santuários Europeus Santuários Marianos Singradura Européia Transeuropeu Travessía Européia Vals Europeu Viajando Europa - NOVIDADE Viva Europa

DIAS

17 13 10 12 15 13 15 14 17 11/15 10 11 15 15 15 12 15 15 11/12 14 15 11 10 13 13 13 9 13/15 10 9 11 12 9 8 9 9 16 11 13 9 9 10 12 8 14 11 12 10 11 14 15 12/15 9 14 13 12 14 23/25 22 16 16 22 29 13a33 17 26 18 36 31

19

20/24/29

18 19 18 16/18 24 18 18 19/21 19 19 20/22 16 22 24 21


Série Clássica Serie Clássica na Europa e no Mundo

Com uma excelente relação qualidade / preço: veja os hotéis previstos, veja os itinerários sugeridos, veja os serviços incluídos... Uma oferta que se encaixa à viagem que você sempre sonhou!! Poderá escolher entre quase 300 rotas pensadas para que possa encontrar o itinerário que sempre sonhou fazer... Uma oferta de circuitos na EUROPA / ORIENTE MÉDIO / EXTREMO ORIENTE / ESTADOS UNIDOS E CANADÁ A maior oferta de circuitos!!!. Circuitos extensos, curtos, regionais, incluindo mais países... Nossa flexibilidade lhe permite fabricar centenas de viagens diferentes e personalizadas. Uma oferta que se ajusta a seus desejos!!

VANTAGENS DA SERIE CLÁSSICA

Nas páginas de “Informação Adicional” deste catálogo, assim como no site www. europamundo.com.br/voucher, uma vez confirmada sua viagem, encontrará todos os serviços que estão incluídos nas nossas rotas e que fazem a diferença. Leia com atenção! De maneira geral as principais características da nossa série clássica são: - A hotelaria utilizada na série Clássica é habitualmente de categoria primeira (4*) e turista superior (3*). Em algumas áreas e países, contudo, você apreciará que usamos que usamos essencialmente hotéis de 4* e 5*. - O café da manhã, geralmente incluídos nesta série são do tipo Buffet europeu. - O serviço de bagageiros está incluído na maior parte de nossos hotéis (uma única mala por pessoa nos hotéis que possuam este serviço). - Os traslados de chegada ou o traslado de chegada/saída estarão incluídos, quando indicados no seu itinerário. - Você poderá escolher, na maioria dos circuitos clássicos Europeus, adicionar na sua reserva, se assim desejar, o suplemento de refeições. - Em muitos itinerários (sobre tudo nas rotas regionais e circuitos pelo Oriente Médio ou Estados Unidos/Canadá) lhe incluímos alguns jantares, entradas, passeios em barco, traslados noturnos e outras atividades.

Para poder fabricar sua viagem!!!

ADE

Serviços Série Clássica!

NIBILID PO

NLINE

O

SAÍDAS GARANTIDAS Nunca cancelamos nenhum dos nossos circuitos em nenhuma das nossas séries (exceto circunstâncias excepcionais não previsíveis alheias à vontade da Europamundo). Sua saída, portanto, não dependerá da formação de um grupo mínimo. Com Europamundo você poderá programar sua viagem de férias com antecipação, garantindo as melhores tarifas aéreas. EUROPAMUNDO GARANTE!

DIS

Para sua tranqüilidade, nunca cancelamos!!!

DISPONIBILIDADE ON-LINE Tentamos adaptar nossa oferta à demanda, para não responder quase nunca “a data de saída está completa”. Quando é possível, programamos os ônibus necessários para confirmar seu lugar. Nossos agentes de viagem, ou você no nosso site, poderá ver em cada momento a disponibilidade de lugares de todos os nossos circuitos. EUROPAMUNDO MAIS FÁCIL!

- Em circuitos clássicos Europeus (Até 15 dias e Mais de 15 dias), normalmente as entradas a museus e monumentos não se encontram incluídas, assim como nos circuitos regionais. Em outras viagens, incluímos muitas entradas. Em todos os circuitos incluímos visitas com guias locais nas principais cidades, e em muitos incluímos diferentes atividades e outros meios de transporte (bondinho, trem, barcos, etc.). Verifique em cada itinerário no item serviços incluídos. - Passageiros a compartir: Nesta série, na maioria dos circuitos, se você viaja sozinho, não está obrigado a adquirir o suplemento para quarto individual, basta pagar um suplemento de 37 euros para sua viagem (ver exceções no item reservas a compartir, das condições gerais). - Passageiro Club: com este termo, designamos nossos clientes especiais. Se você pertence a nosso club de viagens (realizou um circuito nos últimos três anos) E está devidamente inscrito no site de passageiros club, em www.europamundo.com.br. Se é um casal em viagem de lua-de-mel, ou se é maior de 65 anos, nos circuitos marcados com o este logo, a Europamundo lhe oferece 5% de desconto. (desconto não aplicável em diárias extras, traslados extras, suplementos de refeição, ou qualquer outro suplemento). É Necessário informar o número de passageiro club para validar o desconto.

A quase totalidade das nossas viagens permitem desenhar seu próprio circuito. Na série clássica, muitos deles podem ser orçados de forma muito simples. Lembre-se de que nesta série permitimos também:

INICIE ONDE MAIS LHE CONVENHA

Os circuitos com o símbolo , permitem sem nenhum suplemento, que você inicie sua viagem pela cidade que preferir ou onde obtenha as melhores condições aéreas, de acordo calendário de circuitos. Num circuito rotativo, a temporada, a marca, a data de saída da viagem é programada no folheto. Fazer um circuito rotativo não implica custo adicional. EUROPAMUNDO LHE CONVÉM

EUROPAMUNDO LHE CONVÉM

Se na sua viagem figurar este ícone, você pode programar uma ou mais paradas na viagem, na cidade que desejar, por período de 1, 3, 4 ou 7 noites, de acordo com o circuito e datas de saída. É fundamental que o circuito tenha saída posterior à data escolhida e permita parada em rota na saída desejada. O suplemento por parada efetuada é de 42 Euros por pessoa. Se a parada se realizar para iniciar outro circuito da Europamundo, não será cobrado este suplemento. SOMENTE EUROPAMUNDO PERMITE!

8


NOITES ADICIONAIS E TRASLADOS Antes de fazer a reserva das noites adicionais, veja as condições deste serviço na página 11. As temporadas que devem aplicar-se as noites adicionais são as indicadas em “Um orçamento simples”. Atenção: o valor das noites adicionais e traslados para os circuitos de USA/Canadá e Oriente Médio devem ser consultados nas paginas correspondentes.

SETORES A MEDIDA

Os que tem o ícone setor sim mento simples”.

ALTA

Todos os circuitos do nosso folheto (com exceção das viagens combinadas com cruzeiro), lhe oferecem a possibilidade de fazer um setor da viagem que mais lhe interessar. Para poder calcular o preço, só deverá observar o tipo de ícone de setor que possui o roteiro: o preço se calcula com os valores indicados na tabela “Um orça-

Os que tem o ícone setor max permitem também realizar setores, porém, o preço por dia é mais elevado que o anterior (normalmente viagens em regiões de preços turísticos mais elevados; circuitos previstos para grupos menores ou viagens que incluam serviços adicionais como entradas, ferrys, refeições...). Neste caso, você pode fazer o setor de viagem que desejar e calcular seu preço com ajuda de seu agente de viagens, ou através do site www.europamundo.com.br. Após selecionar o roteiro, data e tipo de acomodação, selecione a opção “Orçamento Personalizado”. SÓ O QUE VOCÊ PRECISA COM EUROPAMUNDO!

UM ORÇAMENTO SIMPLES Calculando o preço de um setor de viagens. Calcular o preço final do setor de um circuito com o ícone setor é muito fácil, somente deve multiplicar o número de dias do seu circuito (noites de hotel + 1) pelo valor indicado na tabela abaixo, de acordo com o período da viagem e, acrescentar o valor do traslado (se você desejar contratá-lo), lembre-se que se adquirir a viagem por setores, o traslado não está incluído (inclusive se você adquirir setor a partir do primeiro dia ou o ultimo dia da viagem, mesmo que este esteja originalmente previsto na viagem escolhida): Data de saída da viagem onde se inicia o setor

Temporada

Data de saída da viagem onde se inicia o setor

01.04 / 30.06.12

ALTA

Número de dias X

120 Euros

01.07 / 31.08.12

MÉDIA

Número de dias X

117 Euros

01.09 / 31.10.12

ALTA

Número de dias x

120 Euros

01.11 / 15.11.12

MÉDIA

Número de dias x

117 Euros

16.11 / 22.12.12

BAIXA

Número de dias x

109 Euros

23.12.12 / 02.01.13

ALTA

Número de dias x

120 Euros

03.01 / 20.03.13

BAIXA

Número de dias x

109 Euros

21.03 / 31.03.13

MÉDIA

Número de dias x

117 Euros

Calculando os suplementos do setor: *Suplemento de refeições: Se você desejar os serviços de almoços e jantares durante o setor da viagem que irá fazer, deverá multiplicar o número de serviços que estejam incluídos neste setor por 25 Euros, exceto na Espanha ou Portugal, onde deverá multiplicar por 20 Euros. *Apartamento individual: Para calcular o preço da viagem em apartamento individual, deverá adicionar ao preço obtido do setor em apartamento duplo, a soma do número do número de noites, multiplicadas por 57 Euros. *Apartamento Duplo “a compartir”: Somente se aceitarão reservas “a compartir” em todos os setores de viagem com duração igual ou superior a 7 noites de hotel. Será cobrado o suplemento de individual se o número de noites for inferior ao indicado.

Para maiores informações de como fazer estes cálculos consulte com seu agente de viagens ou o site www.europamundo.com.br.

AGRIGENTO AMSTERDA ANDORRA,mp ATENAS BARCELONA BERGAMO BERLIN BRUGES BUDAPESTE BORDEAUX CAEN COLÔNIA COPENHAGEN CRACOVIA (1) DUBLIN DUBROVNIK mp EDIMBURGO ISTAMBUL ESTOCOLMO ÉVORA FÁTIMA MP FEZ FLORENÇA FRANKFURT GÊNOVA GENEBRA GLASGOW GRANADA, mp HANNOVER HELSINKI INNSBRUCK LISBOA LIVERPOOL LIUBLIANA MP LONDRES (3) LOURDES MADRI MARRAQUECH MILAO MOSCOU MUNICH NAPOLES NICE NUREMBERG OLÍMPIA PORTO OSLO OVIEDO PALERMO MP PARIS (2) POZNAN (1) PRAGA RABAT RIGA ROMA SALERNO SAO PETERSBURGO SANTANDER(BIO) SANTIAGO SEVILHA TALLIN TÂNGER TESALÔNICA TIRANA, mp TURIM VALENCIA VARSOVIA (1) VENEZA VIENA VILLACH VILNIUS WROCLAV (1) ZAGREB ZURIQUE

69 77 46 73 71 73 70 61 50 62 69 59 112 59 83 101 88 71 101 53 55 82 73 66 70 133 73 59 62 72 67 56 66 94 88 62 68 87 72 117 72 57 80 59 76 48 102 61 77 85 51 57 102 61 80 87 112 62 72 62 53 80 88 109 64 63 66 65 70 61 61 57 94 85

PRÇO POR PESSOA EN DUPLO traslados MÉDIA BAIXA S.INDIV. max 3 paxs 69 74 46 63 67 65 62 61 50 62 69 59 112 59 83 117 123 71 101 53 55 82 57 66 61 133 83 54 62 72 67 56 66 104 88 62 60 87 72 104 72 57 80 59 68 48 102 61 77 72 51 48 102 61 64 87 112 57 72 52 53 106 88 109 49 51 66 63 62 61 61 57 104 85

62 69 46 66 63 64 62 53 39 55 69 59 112 59 83 85 66 71 101 50 52 82 51 66 59 133 66 54 62 72 67 56 66 85 82 62 60 87 72

69 57 68 59 68 37 102 61 77 72 51 45 102 61 63 79 98 61 66 52 53 77 88 109 49 51 66 52 57 61 61 57 83 85

34 66 19 62 56 48 56 48 37 50 50 51 83 50 59 64 71 53 77 39 29 39 47 45 51 72 61 45 37 56 35 48 37 59 62 46 48 45 43 80 54 45 64 39 53 26 67 53 51 71 35 48 51 46 50 34 80 40 53 45 45 28 50 59 45 51 48 43 41 27 48 40 59 67

101 87 69 99 64

211 98 133 83 57 181

77

77 197 48

144 65 43 128 157 128 82

48 202 115 117 61 62 90 149

70 53 45

59 64 74 51 101 222

1 Preços não válidos durante a Eurocopa de futbol. 2 Noites desde 10/09 ao 14/10 terão um suplemento de 15 euros 3 Preços não válidos durante o período das olimpíadas.

9


que oferece qualidade r io a m a com e d pela Europ A opção r ja ia v ra o pa você Europamund nível de serviços que e d ia a garant férias. deseja. o nas suas it êx e lmente d ia da especia Garant en om c re e todos o lh onsideramos Europamund c e d on , ro Ou gem seja a nossa Série que sua via ra a p es lh os deta nhou. que você so

Série Ouro

Vantagens da Série Ouro Nas páginas de “Informação Adicional” deste catálogo, assim como no site www.europamundo.com.br, ou ainda, quando sua viagem for confirmada, na página web criada para você, chamada “Mi viaje”, encontrará todos os serviços que estão incluídos nas nossas rotas e que marcam nossa diferença. Leia com atenção!! De maneira geral as principais características da nossa Série Ouro são: A Hotelaria que selecionamos na Série Ouro busca melhorar os hotéis oferecidos na série “Clássica”. Os hotéis destes circuitos foram escolhidos especialmente dentro de uma linha de Primeira Categoria (4*). Pela sua localização no coração das cidades, pelo seu valor histórico ou pela qualidade das suas instalações. Nesta série habitualmente não ocorrem mudanças de hotéis previstos no catálogo. Na sua página web “mi viaje”, uma vez confirmado seu circuito, encontrará os hotéis definitivos da sua viagem.

- Para ter em conta:

Atenção!: Pode ser que durante algum setor de alguns circuitos, a Série Ouro coincida o itinerário e serviços com a Série Clássica. São os casos nos quais consideramos que os serviços da Série Clássica são superiores e podem ser oferecidos na Série Ouro. Em cada um dos circuitos da Série Ouro, estão marcados numa cor diferente os trechos da viagem onde compartilharão o ônibus e serviços com clientes da Série Clássica.

SAÍDAS GARANTIDAS

Nunca cancelamos nenhum dos circuitos da Série Ouro. Sua saída, portanto, não dependerá da formação de um grupo mínimo. Com Europamundo você poderá programar sua viagem Em Madri planejamos o Hotel Husa Paseo del Arte situado na região dos grandes museus, em frente de férias com antecipação, garantindo as melhores tarifas aéreas. ao Museu Reina Sofía e a poucos metros do Museu do Prado. Em Paris e Roma, os hotéis Crown EUROPAMUNDO GARANTE!

Plaza Republique e Sheraton respectivamente. Em Veneza o hotel Laguna Palace que tem seu porto privado do qual poderá acessar por via aquática ao centro histórico... Café da manhã: Todos os cafés da manhã incluídos nestes circuitos serão do tipo Buffet completo.

Itinerário: Queremos cuidar ao máximo os detalhes destes itinerários combinando os grandes núcleos turísticos com pitorescos e exclusivos lugares que os circuitos habituais não incluem. Incluímos algumas entradas, passeios em barco.... algumas etapas são de uma beleza e variedade incríveis. Nestas rotas, conhecerá a Costa Azul... chegará em barco até a exclusivíssima Portofino, subiremos em funicular à cidade de Bérgamo, cruzaremos os exclusivos Alpes Suíços e entraremos nos castelos do Loire....entre outros muitos exemplos de atividades e visitas incluídas. Jantares incluídos: Queremos acrescentar, cuidando dos detalhes, alguns jantares em pontos típicos (Praça Maior em Madri, Montmartre em Paris, Trastévere em Roma, “Pueblo Español” em Barcelona), assim como alguns almoços em rota. Maleteiros: O serviço de bagageiros não se limita a uma bagagem por pessoa (nos hotéis que disponham deste serviço). Contudo, não se permitirá um excessivo número de malas (devido ao espaço disponível no bagageiro do ônibus). - Passageiros a compartir: Nesta série, se você viaja sozinho, não está obrigado a comprar o suplemento por apartamento individual. Basta com que pague um suplemento de 37 euros para sua viagem. Não se aceitarão setores “a compartir” inferiores a 7 noites de duração.

10

- Passageiro Club com este termo, designamos nossos clientes especiais. Se você pertence a nosso club de viagens (realizou um circuito nos últimos três anos) E está devidamente inscrito no site de passageiros club, em www.europamundo.com.br. Se é um casal em viagem de lua-de-mel, ou se é maior de 65 anos, nos circuitos marcados com o este logo, a Europamundo lhe oferece 5% de desconto. (desconto não aplicável em diárias extras, traslados extras, suplementos de refeição, ou qualquer outro suplemento). É Necessário informar o número de passageiro club para validar o desconto.

Suplemento das noites adicionais PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO

ALTA MÉDIA BAIXA SUPL.INDIV. BARCELONA OURO 79 79 79 67 BÉRGAMO OURO 79 65 64 50 BORDEAUX OURO 105 94 94 53 FLORENÇA OURO 110 89 86 59 MADRI OURO 93 82 81 57 NICE OURO 112 112 106 62 PARIS OURO 126 102 98 91 ROMA OURO 101 85 82 61 VENEZA OURO 110 81 69 51 ZURIQUE OURO 98 98 98 66

*Nas noites adicionais não se permite “passageiros a compartir”. *Como indicado anteriormente, em alguns casos, se efetuam trechos com grupos da série clássica; nestes casos, os hotéis utilizados para as noites adicionais (se solicitado), serão confirmados nos hotéis da série clássica, com os preços, serviços e condições da série clássica (durante o período das Olimpíadas em Londres, assim como durante a Copa da Europa de futebol na Polônia, a hospedagem poderá ser confirmada em cidades próximas (até 1 hora e meia de distância) e as noites adicionais nesta cidade serão mediante solicitação, ficando os preços sujeitos à alteração.

Ver condições das noites adicionais na página 11.


Série Econômica você, alhou para en es d o d melhores Europamun erecem os of e qu s s áreas gumas rota visitando a o, d a c er m m renunpre os do Europa e se a d s va ti nos gamais atra serviço que um er ec rn ciar a fo tisfação. ranta sua sa m renunciar acessível, se is a m a op damental. Uma Eur onsidera fun c ê c vo e a tudo qu

ç

Vantagens da Série Econômica Nas páginas de “Informação Adicional” deste catálogo, e no site www.europamundo.com.br ou uma vez confirmada sua viagem, na página web criada para você, “Mi viaje”, encontrará todos os serviços que estão incluídos em nossas rotas e que marcam nossos diferenciais. Leia com atenção!! Por que os preços são mais econômicos? Considerando fundamental que sua viagem não perca interesse, existem alguns serviços ou diferenciais que, sem ser fundamentais, permitem economizar em seu custo. A hotelaria que foi selecionada para esta série é mais simples, e oferece o conforto necessário. Observará que a maioria dos hotéis são de categoria 3* e 4*, mas existem exceções de 2* (modernos hotéis de redes internacionais) . Não deve esperar luxos, e sim, bons serviços em relação ao valor pago pelo circuito adquirido. Alguns hotéis se localizam fora do centro das cidades visitadas. O planejamento da rota e nosso ônibus permitirão seu desfrute minimizando os inconvenientes que possam ser gerados por esta situação. Café da manhã: Esta série tem incluído nos hotéis o café da manhã continental. Itinerários: No site www.europamundo.com.br, poderá ver os itinerários detalhados das rotas incluídas nesta série. Observará que as rotas são muito completas em seu conteúdo, incluindo (como na série clássica), traslados e excursões a pontos de interesse turístico (Versalhes, Montecarlo, etc) e passeios noturnos que lhe permitem desfrutar do ambiente da noite Européia. Traslados: Viagem por viagem, é indicada a inclusão ou não do traslado de chegada. Os traslados de saída não se encontram incluídos, mas podem ser comprados no ato da reserva, se assim desejar.

*Em alguns casos, indicado circuito a circuito, poderá efetuar algum setor com nossos grupos da Série Clássica. Nestes casos os hotéis utilizados para as noites extras (se solicitado) serão confirmados nos hotéis da serie clássica (com preços, serviços e condições de série clássica). -Durante o período das Olimpíadas em Londres, assim como durante a Copa da Europa de futebol na Polônia, a hospedagem poderá ser confirmada em cidades próximas (até 1 hora e meia de distância) e as noites adicionais serão mediante solicitação, ficando os preços sujeitos à alteração. *Ver condições das noites adicionais na página 13.

-

Para se ter em conta:

Os circuitos da Série Econômica tem as datas e lugares de saída fixos e não possuem a flexibilidade como os circuitos da Série Clássica. É necessário um nível de ocupação importante nos ônibus para obter o melhor preço. O passageiro deverá escolher entre as datas e circuitos oferecidos no catálogo. Permitimos, se você desejar, efetuar somente um setor de viagem; o preço por dia é o mesmo valor existente na série clássica (recomendamos mais que você adquira a série clássica se desejar um setor curto). *Os circuitos da Série Econômica não tem incluído o serviço de bagageiros nos hotéis. *A série Econômica não permite viajantes “A Compartir”. Os passageiros que não viajam acompanhados, deverão pagar o suplemento de apartamento individual. *A série Econômica não permite congelar preços da temporada anterior, portanto, não é possível efetuar reserva para a temporada seguinte antes de 15/janeiro.

SAÍDAS GARANTIDAS

Nunca cancelamos nenhum dos circuitos da Série Econômica. Sua saída, portanto, não dependerá da formação de um grupo mínimo. Com Europamundo você poderá programar sua viagem de férias com antecipação, garantindo as melhores tarifas aéreas.

EUROPAMUNDO GARANTE!

PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO ALTA

MÉDIA

BAIXA

AMSTERDÃ

66

62

56

SUPL.INDIV 55

AOSTA

53

55

52

34

BARCELONA

53

53

53

43

BRUXELAS

50

50

50

44

BORDEAUX

48

48

48

36

FLORENCA

59

49

46

34

FRANKFURT

46

46

46

30

Innsbruck

56

56

56

39

LONDRES

66

66

66

61

MADRI

51

48

47

41

NICE

60

60

51

48

PARIS

62

59

56

52

PRAGA

44

40

34

32

ROMA

68

59

59

40

VENEZA

53

53

47

34

1 Preços não válidos durante o período das olimpíadas.

11


o ã ç a m r o Inf nal Adicio O que inclui em sua viagem? Europamundo.... A Melhor Opção: NESTE CATÁLOGO, EUROPAMUNDO VACACIONES COLOCA A SUA DISPOSIÇÃO A MAIOR OFERTA DE CIRCUITOS TERRESTRES PARA O MERCADO LATINO. MÚLTIPLAS ROTAS PENSADAS PARA OFERECER-LHE A VIAGEM QUE VOCÊ SEMPRE SONHOU!!!. Pode fazer um circuito e combinar vários países (especialmente recomendado para passageiros que viajam pela primeira vez pela Europa ou Oriente Médio) ou fazer uma viagem regional para conhecer a fundo e com maior tranqüilidade a área da Europa, América ou Oriente Médio que você escolher. Pode fazer circuitos em qualquer época do ano. Observe nossas inclusões: excursões, passeios noturnos, informação completa pela internet... Cuidamos dos detalhes para sua melhor informação e maior satisfação. Nosso catálogo quer adaptar-se as demandas de todos os nossos clientes, não só pelas rotas, mas também oferecendo três séries diferentes: Série Ouro, viagens de maior qualidade em rotas européias. Série Clássica, a mais completa de nossas opções, pela sua flexibilidade, oferta e relação qualidade / preço. Série Econômica, viagens com o melhor preço do mercado e da nossa oferta. Todas nossas viagens, exceto os trechos de cruzeiro e China, Índia e “Outros destinos”(que você pode consultar no nosso site), são exclusivos da Europamundo e sempre contam com o acompanhamento dos nossos guias. Lembre-se de que ônibus não é a forma mais rápida de viajar... mas, sem dúvida é a via que lhe permitirá conhecer muito bem os lugares que percorra. Com Europamundo os pequenos povoados pitorescos e as mais belas paisagens serão parte fundamental da sua rota. Nas próximas páginas encontrará informação adicional sobre os diferentes aspectos que inclui sua viagem organizada, que sem dúvida, não só deve conhecer, mas também será de seu interesse.

Guias Acompanhantes

Todas nossas rotas incluem a presença de guias acompanhantes independentemente do número de passageiros. São profissionais com muita experiência, conhecimentos e boa disposição para atender ao grupo. Adicionalmente, nas cidades principais e de acordo com o itinerário, contará com a presença de guias locais, que lhe permitem conhecer mais a cultura dos lugares visitados. “O idioma oficial dos nossos guias acompanhantes é o espanhol, porém, muitos dos nossos guias falam o “portunhol”.  Também dispomos de vários guias brasileiros ou portugueses em nossa equipe. Nos roteiros  ou datas sinalizadas com a bandeira verde e amarela garantimos que o guia acompanhante, fala português ou “portunhol”. Em determinadas ocasiões, os grupos são bilíngües (normalmente espanhol e português), nestes casos, nossos guias acompanhantes poderão dar as explicações em dois idiomas diferentes. De acordo com o circuito, lhe atenderá em sua viagem, um único guia-acompanhante ou haverá troca de guia, se a etapa da viagem tiver esta previsão. Os guias acompanhantes sempre estarão presentes nos passeios incluídos, porém, possuem múltiplas funções e se dedicam ao grupo como um todo e não a uma pessoa em particular. Nos momentos em que não existem serviços incluídos no programa, nossos guias podem encontrar-se realizando outras funções de coordenação, ou para outros grupos diferentes e, portanto, não estarão disponíveis num momento determinado.

12

E, ao finalizar a sua viagem, lembre-se de preencher o questionário de satisfação que encontrará no site “Mi viaje”, onde poderá avaliar os diferentes guias que lhe acompanharam durante o circuito. Permita-nos saber a sua opinião, para podermos assim, melhorar nossos serviços!

Itinerários

No site www.europamundo.com.br e no site “Mi viaje”, que lhe entregarão ao adquirir a sua viagem, encontrará os detalhes de seu itinerário, o que inclui sua viagem, lista de hotéis definitivos, quilômetros percorridos em cada etapa da viagem, horários aproximados de cada etapa, paisagens, conteúdo das visitas... etc. Normalmente sua viagem contém um programa completo de excursões e traslados. Os guias lhe oferecerão um programa adicional de atividades e excursões opcionais (encontre a informação completa no site “mi viaje”). Muitos circuitos são combinações de setores de outros viagens do catálogo onde o cliente trocar de ônibus e de guia durante a viagem. Muitas dessas possíveis trocas, encontrará indicada no mapa de cada itinerário com o símbolo.

Europamundo se reserva o direito de alterar os horários dos itinerários detalhados (para adaptá-los a época do ano ou quando o guia considerar necessário) e em circunstâncias excepcionais, os pontos visitados ou a ordem das visitas (avarias, atrasos por problemas de tráfico ou climatológicos, períodos ou situações extremamente complicadas). Na maioria das ocasiões estas mudanças de itinerário são previamente avisadas e esta informação aparece nas observações do seu voucher “bono”. Por favor, imprima seu voucher “bono”, incluindo os hotéis confirmados, com 48 hrs antes da saída. Europamundo não pode assumir nenhuma responsabilidade se, por coincidência, por dias festivos, greves, dias de fechamento semanal ou outros fatores, não se possam visitar durante a rota algum dos museus ou monumentos das cidades percorridas. Recomendamos aos nossos passageiros ler com atenção as condições dos hotéis utilizados descritas na página web www.europamundo.com.br e na página “Mi viaje”.


Hotéis

Imprima a lista definitiva de hotéis no web site “Mi viaje” 48 horas antes da sua saída do Brasil. Café da manha: Em função da série do circuito adquirido, os cafés da manhã contratados são diferentes. O café da manha buffet (estão incluídos na Série Ouro e a maioria da Série Clássica) inclui habitualmente além do café, suco, pão, manteiga e marmelada ou bolos, queijo, presunto, cereais e frutas. O café continental (freqüente nos hotéis da Série Econômica e excepcionalmente em alguns da Série Clássica) é simples e consiste habitualmente em café com leite, suco e pão manteiga/marmelada. Em muitos hotéis, por questões praticas e de organização, os grupos tomam café da manhã em salas especialmente preparadas para grupos em horário previamente reservado.

Variações: As listas de hotéis indicados circuito a circuito, neste catálogo devem ser considerados como orientativos. Devido a nossa política de aumentar o número de ônibus se a demanda é alta, e a flexibilidade, unido a elevada porcentagem de inscrições de última hora e as variações sobre o número de viajantes previstos (principalmente na alta temporada e nas rotas mais solicitadas) estamos obrigados, com freqüência, a alterar os hotéis previstos por outros similares, em algumas ocasiões poucos dias antes da chegada ao destino e especialmente na alta temporada. Recomendamos portanto, consultar os hotéis definitivos de seu circuito na página web “mi viaje”, 48 horas antes da sua saída. Em ocasiões excepcionais (datas de alta ocupação hoteleira, festas, feiras, beatificações, eventos esportivos importantes como as Olimpíadas em Londres ou a Copa da Europa de futebol na Polônia...) Europamundo poderá modificar o local da hospedagem previsto para cidades próximas às visitadas. Nestes casos, se manterá ao máximo o programa de visitas e se proporcionará meios de comunicação com a cidade que consta no programa durante a permanência do grupo nesta cidade (não sendo assim, nas noites adicionais, onde o transporte para a cidade ficará por conta do viajante). Localização e Conforto: Europamundo selecionou hotéis que lhe ofereçam o conforto necessário e que lhe permitam desfrutar da cidade na qual se encontra. Existem diferenças quanto ao conforto e localização em função das séries oferecidas (Clássica, Econômica e Ouro), os hotéis encontram-se sempre (salvo circunstancias excepcionais) nas cidades onde se destina. Em algumas ocasiões são centrais, em outras próximo ao centro e em outras em regiões mais periféricas, mas sempre comunicadas com transporte público ao centro da cidade. Nossas rotas buscam oferecer uma excelente relação qualidade / preço. Nossos hotéis não são de luxo, lembre-se que as dimensões das camas e dos quartos nos hotéis europeus geralmente são menores que as dos hotéis na América. Em numerosos hotéis os quartos triplos não existem e são na realidade um quarto duplo (de uma ou duas camas, de acordo com cada hotel) com uma cama extra. Não aconselhamos que viaje em apartamento triplo se não é uma família com filhos, já que, com freqüência resultam ser mais incomodas. Não podemos garantir cama de casal já que isto dependerá da disponibilidade deste tipo de quarto em cada hotel. Sempre no apartamento haverá banheiro privado, telefone e televisão. Em muitos casos contará com frigobar, cofre e secador de cabelo. Alguns hotéis do norte da Europa não contam com Ar Condicionado. Em alguns circuitos, existem diferenças sensíveis na qualidade dos hotéis, em função das cidades onde se hospedará.

Noites adicionais: Nos nossos circuitos você pode estender ao início ou ao final de sua viagem, a sua permanência numa cidade, solicitando noites extras. Pontos a serem observados: 1º A noites adicionais devem ser imediatamente anteriores ou posteriores a finalização do circuito e não podem ser adquiridas “a compartir”. Os viajantes “a compartir”, deverão adquirir noites adicionais em quarto individual, pagando pelo respectivo suplemento. 2º Garantimos o preço publicado para cada uma das séries, até um máximo de 4 noites adicionais (com exceção a datas especialmente complicadas: feiras, congressos, etc.) e tentaremos manter o hotel do circuito, mas lembre-se que: . Europamundo não tem quotas reservadas para estas noites adicionais. Caso não exista disponibilidade, as noites adicionais serão reservadas em hotéis diferentes. Neste caso, Europamundo cobrirá o traslado de hotel a hotel. · Os passageiros com serviços incluídos dentro de um circuito tem prioridade sobre os passageiros de noites adicionais, na hora de atribuir o hotel previsto. Neste caso, poderemos informar o hotel previsto para as noites adicionais no ultimo momento, quando já estiver na Europa. -Durante o período das Olimpíadas em Londres, assim como durante a Copa da Europa de futebol na Polônia, as noites adicionais poderão ser confirmadas em cidades próximas (até 1 hora e meia de distância) e serão mediante solicitação, ficando os preços sujeitos à alteração. 3º Se você solicitar mais de 4 noites adicionais, Europamundo poderá modificar o preço e o nome do hotel previsto, dependendo da disponibilidade hoteleira. Recomendamos adquirir as noites adicionais com Europamundo quando você precisar apenas uma noite. Considere tal conveniência de outros hotéis em localidades mais longas; lembre-se de que nossos hotéis são escolhidos pelas suas condições para grupos (grandes, facilmente acessíveis para ônibus…) mas em algumas cidades encontram-se afastados do centro; se sua permanência prévia ou posterior é longa em algumas cidades (Paris, Roma, Londres, New York,…) lhe sugerimos analisar alternativas com uma localização mais central e/ou características/tarifas mais adaptadas as suas necessidades. Responsabilidades: Europamundo não é responsável pela manutenção dos hotéis contratados. Se acaso considerar que seu quarto não é adequado, deverá comentá-lo com seu guia e com a recepção para solicitar a alteração de quarto a outra de melhores condições. Por sua segurança, utilize os cofres para guardar os objetos de valor/dinheiro. Tenha cuidado com seus pertences nas áreas comuns do hotel (recepção, sala de café da manhã) A política de cancelamento hoteleira varia em função de cada hotel. Geralmente existem gastos de cancelamento, se este se efetua com menos de 48 horas. Em alguns hotéis, estamos sujeitos a gastos maiores devido as condições que aplicam estes prestadores de serviços. Nestes casos, os gastos são em geral elevados e em algumas ocasiões, uma vez confirmado o serviço, sem direito a devolução. 13 Lembrar por último que o check in / out dos hotéis pode variar. Contudo, habitualmente o check-in geralmente é às 14:00h e o check-out às 10:00h.

13


o ã ç a m r o Inf nal Adicio Transporte e Ônibus

Nossa oferta é extremamente variada. Na totalidade das etapas, se encontrará com lugares de belas paisagens, povoados típicos carregados de história, cidades de arte. Os serviços prestados por Europamundo Vacaciones são terrestres e se realizam em ônibus. Viajar pela estrada permite conhecer profundamente não somente as grandes capitais, mas também pequenas cidades, variadas paisagens, pessoas e lugares. A maioria dos trajetos são realizados em auto-estradas ou vias rápidas. As etapas são feitas normalmente em viagens de 3 a 6 horas de duração. Existem etapas, contudo, de duração maior (8 / 9 horas). Veja na nossa página web www.europamundo.com.br ou em “Mi viaje”, uma vez que tenha adquirido sua viagem, o itinerário detalhado onde encontrará os quilômetros e tempos aproximados em transporte percorridos por cada etapa da viagem. Para sua tranqüilidade, a Europamundo conta com uma moderna frota de ônibus e uma equipe de motoristas que garantem sua segurança, cumprindo estritas normas segundo a normativa vigente (sistema de freios, eixos de segurança, controle de velocidade, tacógrafo, horas de descanso, etc.). As características de conforto são padrão dos ônibus turísticos europeus: janelas panorâmicas, sistema de aquecimento, ar condicionado, DVD, microfones, assentos reclináveis, bandejas para bagagem de mão. Algumas unidades contam também com frigobar, mesas, luzes individuais, serviços, máquina de café e bebida. Os assentos são confortáveis, mas reclinam menos que no Brasil. O espaço entre os assentos é menor que nos ônibus brasileiros. O conforto do ônibus pode variar conforme o país em que foi contratado.  Por medidas de higiene estabelecidas, não garantimos banheiros nos ônibus. Se acaso existirem (poderá ter acesso mediante pagamento) somente devem utilizar-se de forma excepcional para evitar odores.  Para ir ao banheiro fazemos regularmente paradas técnicas em áreas de serviço. Segundo o número de viajantes participantes se utilizam ônibus de maior ou menor tamanho (com características similares). Em casos excepcionais, se o número de viajantes inscritos é muito reduzido e com a finalidade de manter nosso compromisso de saída garantida, poderá ser fornecido o transporte em veículo privado ou mini-van conduzida pelo nosso guia. Também poderá realizar-se algum trecho da viagem em trem ou ônibus regular de passageiros, neste caso, não estaria assistido por guia acompanhante. Os assentos dos nossos ônibus são padrão, e esses, não se reservam, nem se estabelecem um sistema de rotação nos mesmos. A capacidade dos bagageiros dos ônibus é limitada e equivale a quantidade de uma mala por assento de aproximadamente 30 quilos, bagagem máxima que autoriza a Europamundo por cliente. Em muitas rotas, como está indicado nos itinerários, se utilizarão ônibus diferentes com guias diferentes durante o percurso. O cliente utilizará ônibus diferentes, com guias diferentes durante o percurso. Muitas destes possíveis alterações, as encontrará indicadas no mapa de cada itinerário com o símbolo.

Traslados

Roteiro por roteiro, lhe indicamos os traslados que estão incluídos. Caso tenha este serviço, comprove que em seu voucher figure como incluído, e que todos os dados necessários para realizar o serviço são corretos: aeroporto, companhia aérea, número e hora de chegada de seu vôo, mas também o número do telefone do transferista. Lembre-se que normalmente o transferista lhe esperará após sair da alfândega e depois de haver recolhido suas malas. Deve olhar os cartazes a sua volta. Normalmente se indicará seu nome, o nome da operadora com a qual adquiriu a viagem, ou se destacará “Europamundo”, ou ainda, deverá dirigir-se a um “meeting-point” (ponto de encontro). Tenha prudência de sair pela porta mais imediata ao local onde retirou sua bagagem ou a que esteja indicada como saída de seu vôo. Se por algum motivo, for sofrer uma demora em sair (retenção de fronteira, perda de bagagem, etc), perdeu uma conexão ou lhe mudaram de vôo, avise com urgência o seu transferista ou o telefone de emergências que consta em seu voucher bono. Caso não avise o transferista, após esperar 1 hora, o mesmo se retirará, e você perderá o serviço de traslado. A não apresentação na hora confirmada no traslado de saída, leva a perda deste serviço sem reembolso algum. Caso tenha incluído também o traslado de saída, pedimos que verifique com seu guia o horário de saída no dia do seu vôo. Nos circuitos em que a excursão finaliza com menos de três horas em relação ao horário de embarque do vôo,  o traslado não será realizado. Neste caso aconselha-se adquirir noite extra para evitar que por algum retraso, possa perder o vôo. Perderá o direito ao traslado sempre que existam intervalo de noites, entre a chegada ou saída do passageiro e entre o início ou final dos nossos serviços, em circuitos por Europa do programa do catálogo. Os traslados incluídos somente se efetuarão a partir de um hotel, estação de trem ou aeroporto da cidade de inicio dos serviços para os hotéis da Europamundo ou vice-versa. Unicamente se considerarão os aeroportos e portos localizados a uma distância de até 40Km do centro. Consulte tarifas para aeroportos mais distantes utilizados com frequência por companhias aéreas low-cost (baixo custo). No caso de incorporação em uma cidade diferente a prevista no programa (circuitos rotativos iniciando-se em um ponto diferente do habitual); caso a Europamundo não disponha de serviços de traslados nesta cidade, mas estando incluído este serviço, lhe indicaremos em observações de seu voucher/bono, no momento de confirmar os serviços, que deverá tomar um táxi e pedir-lhe o recibo de pagamento, para que o guia lhe pague ao contatar com você.

14


ç

Servi os De Bagageiros

O serviço de bagageiros é uma cortesia que Europamundo tem previsto na maior parte dos circuitos da série Clássica (uma mala por pessoa de até 30 kg) e na série Ouro para que você não tenha que carregar com suas pesadas bagagens. Nossa série Econômica não inclui serviço de bagageiros. O serviço se fornece na entrada e saída dos hotéis (não em aeroportos) e se contrata para as entradas dos grupos (não está contratado para entrada / saída do hotel, em entradas individuais). Pode existir algumas exceções onde não exista este serviço (por chegada em um horário mais tardio ou porque alguns hotéis não possuem este serviço). Nestes casos, Europamundo não poderá oferecer indenização de nenhum tipo.

Suplemento Refei

ções

Nossos circuitos se oferecem em regime de hospedagem e café da manhã. Na Série Ouro, assim como em alguns circuitos regionais da Série Clássica (ver itinerário) o preço inclui também algumas refeições. Em grande parte dos circuitos europeus da série Clássica se pode adquirir o Suplemento de refeições como um suplemento adicional ao preço base (se indica caso a caso o número de refeições que inclui e as cidades onde são fornecidas). Em www.europamundo.com.br e na sua página web “mi viaje” dispõe de todos os detalhes sobre o suplemento de refeições, com a informação sobre os menus que oferecemos em cada um dos restaurantes e cidades do itinerário adquirido. Se você adquire este serviço, lembre-se que em muitos restaurantes o menu é único, ou seja, se compõe de uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, sem poder escolher o que irá comer. Com freqüência as bebidas não estão incluídas. Não deve adquirir meia pensão se você é vegetariano ou está sujeito a algum tipo de regime especial ou não lhe agrada não poder escolher seu menu.

SEGURO DE VIAGEM: A Europamundo possui uma apólice de seguro básico rodoviário contratada com a Europ Assistance ou com Intermundial, de acordo com o destino, para os seus viajantes, cuja validade e a partir do inicio dos serviços prestados pela Europamundo (ao chegar na Europa ou outro destino Europamundo) até o término dos mesmos. A Europamundo está isenta de qualquer responsabilidade sobre casos reclamados pelo passageiro em que o seguro contratado considere que não haja cobertura – independente do motivo ou causa da reclamação. As limitações, obrigações e exclusões deste seguro podem ser consultadas na pagina www.europamundo.com.br. O seguro básico rodoviário não estará incluso pela Europamundo quando o revendedor brasileiro já tiver incluído um seguro viagem no circuito. Consulte com sua agencia de viagens. Para maior segurança do passageiro, a Europamundo recomenda a aquisição de um seguro complementar com cobertura mínima “independente e NãO CUMULATIVA” DE €30.000 para Assistência Médica por Acidente ou Doença, Repatriação Sanitária e Repatriação Funerária para viagens a Europa, e de USD 40.000 para Estados Unidos e Canadá e Oriente Médio / Ásia. O seguro complementar deve ser adquirido junto ao revendedor da Europamundo ainda no Brasil. A Europamundo não se responsabiliza pela emissão nem pela prestação dos serviços de seguro complementar. “

Bagagem O espaço de bagageiros dos ônibus é limitado e isto condiciona o máximo de bagagem autorizado por passageiro em nossos circuitos: una mala por pessoa de no máximo 30 quilos. Recomendamos que leve SOMENTE a bagagem que irá necessitar. Lembre-se que sua viagem será mais agradável se não tiver que preocupar-se continuamente com pesadas e volumosas bagagens. No caso da totalidade de bagagens não comporte no bagageiro do ônibus, nosso guia poderá enviar por serviço de encomenda expressa a bagagem dos passageiros que levem consigo mais quantidade que a autorizada. A despesa que se origine pelos referidos envios terá que ser pago pelos clientes portadores do referido excesso. As bagagens de mão devem ser cuidadas pessoalmente levando-as sempre com você. Também deverá cuidar e responsabilizar-se da bagagem adicional, caso a leve. A Europamundo não se responsabiliza por bagagem ou artigos perdidos, roubados ou esquecidos nos hotéis, aeroportos, aviões, ônibus, etc. A Europamundo não tem como recuperá-los. São de responsabilidade do viajante as providencias, contatos e gastos para a recuperação. A Apólice de seguro que você tem incluída nos circuitos é de cobertura limitada e não cobre alguns aspectos importantes (elementos eletrônicos, perda ou furtos de bagagem, quebra ou deterioração de malas). Recomendamos adquirir um seguro adicional.

15


Mini-pacotes e Estadias

Conheça as grandes cidades européias com nossos “mini-pacotes”:

Traslado de chegada, hospedagem, café da manha e as excursões mais importantes já incluídas no preço!!! Pode usá-los independentemente ou como extensão a qualquer de nossos circuitos.

Roma

Preços não validos durante o período das olimpíadas.

Roma

Minipacote ROMA (SEG/TER/QUA/SEX/DOM) Roma inicio quarta-feria (de 04/04 ao 20/03), sexta-feira (de 06/04 ao 29/03) e domingo (de 08/04 ao 31/03) a temporada inteira. Saídas da quarta-feira opera cada 2 semanas no inverno. A partir do 31/10 começam a operar cada duas semanas até o 20/03. (3 noites) Saídas segunda-feira (de 30/04 ao 29/10) Saídas terça-feira (de 24/04 ao 13/11) 01 SEG/TER/QUA/SEX/DOM. Roma.Chegada a ROMA e traslado ao hotel. 02 TER/QUA/QUI/SAB/SEG. Roma.Visita Panorâmica e traslado ao Trastevere. 03 QUA/QUI/SEX/DOM/TER. Roma.Dia livre. 04 QUI/SEX/SAB/SEG/QUA. Roma.Após o café da manha, fim da viagem. Preço por pessoa ALTA MEDIA BAIXA Preço 378 330 324 Sup. Individual 229 229 229 Noite extra 80 64 63 Sup. Individual noite extra 50 50 50 Hotel previsto: Clare (****) / Idea Ht. Roma S. Pietro (****)

16

Minipacote Madri (TER/QUA/SAB) Madri inicio sábado (de 07/04 ao 30/03) todo o ano. (2 noites) Saídas terça-feira (de 24/04 ao 06/11) Saídas quarta-feira (de 18/04 ao 21/11) 01 SAB/TER/QUA. Madri.Chegada a Madri e traslado ao hotel. Pela tarde, visita panorâmica e traslado passeio a Praça Maior. 02 DOM/QUA/QUI. Madri.Visita a cidade de TOLEDO. 03 SEG/QUI/SEX. MadriApós o café da manha, fim da viagem.

Madri

Londres

Minipacote Londres (SEG/TER/SEX) Londres inicio sexta-feira (de 06/04 ao 29/03) todo o ano. (2 noites) Saídas segunda-feira (de 07/05 ao 12/11) Saídas terça-feira (de 01/05 ao 13/11) 01 SEX/TER/SEG. Londres.Chegada a LONDRES e traslado ao hotel. 02 SAB/QUA/TER. Londres.Visita Panorâmica e traslado ao bairro do Soho. 03 DOM/QUI/QUA. Londres.Após o café da manha, fim da viagem. Preço por pessoa ALTA MEDIA BAIXA Preço 314 314 303 Sup. Individual 255 255 255 Noite extra 88 88 82 Sup. Individual noite extra 62 62 62 Hotel previsto: Ibis Earls Court (***)

Madri

Preço por pessoa ALTA MEDIA BAIXA Preço 218 202 197 Sup. Individual 154 154 154 Noite extra 68 60 60 Sup. Individual noite extra 48 48 48 Hotel previsto: Praga (****), Velada (****)

Paris

Minipacote Paris (TER/SEX/SAB/DOM) Paris inicio terça-feira (de 03/04 ao 26/03)* e domingo (de 01/04 ao 31/03) todo o ano. (3 noites) Saídas sexta-feira (de 04/05 ao 02/11) Saídas sabado (de 28/04 ao 17/11) 01 TER/SEX/SAB/DOM. Paris.Chegada a Paris e traslado ao hotel. 02 QUA/SAB/DOM/SEG. Paris.Traslado a VERSALHES e visita panorâmica em Paris e traslado noturno ao bairro bohemio de Montmartre. 03 QUI/DOM/SEG/TER. Paris- Dia livre. 04 SEX/SEG/TER/QUA. ParisApós o café da manha, fim da viagem. Preço por pessoa ALTA MEDIA BAIXA Preço 404 378 367 Sup. Individual 319 319 319 Noite extra 85 72 72 Sup. Individual noite extra 71 71 71 Hotel previsto: Novotel (***sup).

Paris

Londres

*Do 10 de setembro ao 15 de outubro, suplemento de 37€ sobre o preço em alta. **Noites de segunda a quinta do 10 de setembro ao 15 de outubro, suplemento de 15€ sobre o preço em alta.


O s pacotes incluem : Traslado de chegada, 3 ou 2 noites de hospedagem segundo o pacote, em âmbito de hospedagem e café da manha. Visitas segundo itinerário. Assistência de guia acompanhante. Visitas panorâmicas com um guia local. Seguro de viagem e guia informativa. As saídas das atividades se realizarão desde o hotel. Em datas de Feiras e Congressos importantes, os preços destes mini-pacotes podem sofrer modificações. O valor das noites adicionais podem se descontar do mini-pacote para fazer mais curta sua estadia.

Viena

Minipacote Viena (SEG/QUA) Viene inicio segunda-feira (de 09/04 ao 25/03)* e quartafeira (de 25/04 ao 20/03) todo o ano. (2 noites) 01 SEG/QUA. Viena.Chegada e traslado ao hotel. 02 TER/QUI. Viena.Visita panorâmica e traslado a GRINZING. 03 QUA/SEX. VienaApós o café da manha, fim da viagem. Preço por pessoa ALTA MEDIA BAIXA Preço 239 229 213 Sup. Individual 149 149 149 Noite extra 70 62 57 Sup. Individual noite extra 41 41 41 Hotel previsto: Eurostars (****), Derag (****)

Viena

Lisboa

Minipacote Lisboa (SEG/QUI/DOM) Lisboa inicio segunda-feira (de 02/04 ao 25/03)* e quinta-feira (de 05/04 ao 28/03)* todo o ano. (2 noites) Saídas domingo (de 22/04 ao 21/10) 01 SEG/QUI/DOM. Lisboa.Chegada a Lisboa e traslado ao hotel. 02 TER/SEX/SEG. Lisboa.Visita panorâmica e traslado ao Bairro Alto. 03 QUA/SAB/TER. LisboaApós o café da manha, fim da viagem. Preço por pessoa ALTA MEDIA BAIXA Preço 186 186 186 Sup. Individual 133 133 133 Noite extra 56 56 56 Sup. Individual noite extra 48 48 48 Hotel previsto: Marriott (****), Metropolitan (****)

Praga

Minipacote Praga (SEG/SAB) Praga inicio sabado (de 07/04 ao 30/03) todo o ano. (2 noites) Saídas segunda-feira (de 23/04 ao 29/10) 01 SEG/SAB. Praga.Chegada e traslado ao hotel. 02 TER/DOM. Praga.Visita panorâmica e traslado noturno ao centro. 03 QUA/SEG. Praga.Após o café da manha, fim da viagem.

Praga

Lisboa

Preço por pessoa ALTA MEDIA BAIXA Preço 197 181 176 Sup. Individual 144 144 144 Noite extra 57 48 45 Sup. Individual noite extra 48 48 48 Hotel previsto: Clarion Congress (****)

17


Dicas para o Viajante Caro viajante, Viajar em circuito é não precisar se preocupar com muitos dos detalhes de uma viagem. A Europamundo é conhecedora dos destinos em que opera, dos percursos, e dos serviços oferecidos na região, e por isso já tem toda a logística. Nessa logística, a Europamundo se preocupa com a adequação dos meios de transporte e das acomodações, e em sincronizar os horários de saída e de chegada, os horários e funcionamento das atividades, dos hotéis, dos restaurantes, dos trens, dos barcos, dos pontos turísticos... enfim, o que esteja incluso no itinerário, dentro das condições e diferenças de cada região. Por tudo isso, viajar nos circuitos Europamundo permite conhecer os principais pontos turísticos das grandes, médias e pequenas cidades, com comodidade, mais segurança, companhia de outros viajantes e preço justo.

Documentação Necessária

Brasileiros precisam ter passaporte válido até a data de retorno para viagens à Europa. Para viagens ao Canadá, China, Egito, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia, Líbano e Jordânia, é necessário visto de entrada e o passaporte deverá ter validade mínima de 06 meses a contar da data de finalização da viagem. Para viajar ao Egito, Índia e Jordânia, brasileiros precisam também do Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Viajantes de menor idade também precisam de autorização e documentação específicas. O viajante deve consultar a delegacia da Polícia Federal de sua cidade. >> Passaporte, visto, comprovante de vacinação e seguro viagem. A falta de qualquer um dos documentos obrigatórios para o embarque ou para qualquer etapa da viagem, e suas consequências, são de sua responsabilidade. Passaporte: Deve ser providenciado, no mínimo, 30 dias antes do pedir o visto. Observe se está válido. De preferência que ainda tenha mais 6 meses de validade a partir da data do retorno. Providencie cópias da folha que lhe identifica e da folha onde foi afixado o visto, se for o caso. Para viagens ao Oriente Médio, Estados Unidos e Canadá o passaporte ter no mínimo 6 meses de validade da data de retorno é uma exigência das autoridades locais. Visto: O visto é uma autorização do país a ser visitado para que você possa viajar para lá.  O fato do visto ter sido concedido, não evita que a entrada seja negada caso a Imigração, com ou sem fundamento, desconfie de você.  Se o roteiro contratado incluir algum país que exija obter visto antes de sair do Brasil, você deve estar ciente de que, dependendo do país, pode ser concedido na hora, levar dias, ou até mesmo meses.  O pedido de visto envolve apresentação de documentos, fotografia, e em alguns casos, declarações e entrevista.  Na maioria dos países na Europa, assim como em Israel, Palestina, e Turquia, brasileiros não necessitam de visto antes de embarcar – a autorização de entrada é concedida no aeroporto, no momento do desembarque. Dos roteiros da Europamundo, exigem visto consular para brasileiros os seguintes países:  Estados Unidos, Canadá, Jordânia e Líbano. No caso do Líbano o visto pode não ser concedido se o passaporte tiver carimbo de entrada em Israel.  Leis e regras sobre vistos podem sofrer alterações. Estas informações estão baseadas no que vigorava até a data de publicação deste informativo. Consulte sempre informações atualizadas.  A obtenção do visto é de sua responsabilidade.  A Europamundo não pode interferir nem se responsabilizar pela obtenção do visto.  Se a sua entrada for impedida, esteja ciente de que o guia e os demais viajantes terão que seguir viagem e cumprir o itinerário.  Nesse caso, você deverá, por sua própria conta e responsabilidade, seguir para o próximo país do itinerário para se reintegrar ao grupo.  É recomendável procurar uma assessoria de vistos para não correr o risco de perder a viagem por falta de orientação no processo de solicitação de visto.

18

Tudo o que você tem a fazer é: Preparar a documentação necessária (incluindo o visto, se for o caso), adquirir os meios necessários para chegar ao local de saída do circuito, e preparar a bagagem. E, para isso, existe o agente de viagens, que vai procurar os melhores meios nas datas mais adequadas, as melhores condições de compra, e todos os serviços adicionais de que você possa precisar. O auxílio do agente de viagens, a comodidade de adquirir uma viagem já organizada, e as providências corretas do viajante, contribuem para uma viagem bem sucedida e bem aproveitada, com tranquilidade e realização. Sua única preocupação durante a viagem – providenciados todos os documentos e itens pessoais necessários –, é seguir as instruções e cumprir os horários, tendo em mente as condições gerais do serviço.a

Comprovante de vacinação: Aconselhável certificado de vacina contra febre amarela para viajar ao Egito, e obrigatório para a Jordânia e Líbano. Seguro viagem: Os países europeus que assinaram o Tratado de Schengen, exigem que o turista tenha um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000 para Assistência Médica por Acidente ou Doença, devendo haver cobertura para Repatriação Sanitária e Repatriação Funerária. Para o Oriente Médio, recomenda-se uma cobertura de mesmo valor, e para os Estados Unidos e Canadá, uma cobertura mínima de US$ 40.000,00. Mesmo que a viagem contratada inclua um seguro básico, sempre é recomendável contratar um seguro complementar, para garantir uma cobertura mais adequada para a bagagem e para a saúde. Assim, você viaja mais tranquilo. Observe o tipo de cobertura, o valor, e se oferece assistência emergencial. Quando você sofre um imprevisto em terra estrangeira, especialmente se você não fala a língua, contar com uma ajuda especializada que garanta assistência, orientação, e outras conveniências, é fundamental.

Vôos, embarque e desembarque

Observe a data e o horário de início do circuito: Se o circuito começa de manhã, adquira passagem aérea para embarcar no dia anterior. Dependendo da época, é sempre bom considerar um dia a mais de antecedência, por causa de possíveis atrasos e cancelamentos de vôos. Para evitar maiores problemas com atrasos, evite conexões. Para vôos de conexão, é aconselhável que o intervalo entre os vôos seja de, pelo menos, 2 horas. Lembre-se: É sua responsabilidade se você perder o traslado ou outros serviços da Europamundo por causa de atraso de vôo, demora na aduana ou demora na entrega da bagagem. Veja o procedimento para estes casos, nas Páginas Iniciais deste informativo ou na parte de traslados no site “mi viaje” que encontrará no seu voucher. Esteja no aeroporto pelo menos 1 hora antes do horário de embarque em vôos domésticos, e pelo menos 3 horas antes do horário de embarque em vôos internacionais. Check-In: Apresenta-se ao balcão de check-in da Cia. Aérea com o passaporte, a passagem ou e-ticket, e a bagagem a ser despachada. Pergunte se a bagagem vai direto até o destino final. Se não for, pergunte em qual aeroporto e terminal você terá que pegar a bagagem e despachar novamente no check-in do vôo seguinte. Confira se a etiqueta posta na bagagem pelo atendente do check-in está endereçada para o destino correto. Em seguida vá para o controle de passaportes da Polícia Federal, apresente o seu passaporte aberto na página da foto e siga até o portão de embarque que está marcado no cupom de embarque. Aguarde até a chamada do vôo e apresente o passaporte e o cupom de embarque ao atendente da Cia. Aérea. Importante: O portão de embarque (GATE) e horários de partida costumam sofrer modificações, mesmo após ter recebido o cupom de embarque. Fique atento aos avisos e painéis eletrônicos. Desembarque: Ao pousar, acerte o relógio de acordo com

o fuso horário local. Confira se não esqueceu nada no avião, pegue sua bagagem de mão e dirija-se ao controle de imigração. Seja rápido para não pegar filas. Sendo um grupo, convém espalharem-se pelas filas. Na qualidade de turista brasileiro, dirija-se à fila “Others” ou “Other Countries” ou “Other Citizens”. Tendo passaporte da comunidade européia, dirija-se à fila “E.U. Citizens”. Entregue o passaporte aberto na página da foto e os documentos que o oficial pedir. Após a imigração o grupo pode se reunir. Se o seu vôo for conexão, reconfira se a bagagem foi direto para o destino final. Se não tiver ido para lá ou se você está chegando no destino final, veja nos painéis eletrônicos em qual esteira está sendo entregue a bagagem do seu vôo e retire-a. Fique atendo se já não está fora da esteira. Se a bagagem tiver ido direto para o destino final, vá para o portão de embarque (GATE). No caso de atraso de vôo, demora na aduana ou da bagagem: é necessário ligar para o transferista ou para o telefone de emergência da Europamundo para informar a situação e atualizar as informações dos vôos modificados, se for o caso. Se, por falta de aviso, o transferista for para o aeroporto e você estiver ausente, ocasionará “no show”, impossibilitando o reembolso. Para localizar o transferista procure sair pela porta mais próxima da esteira de bagagem. Ele normalmente mostra um letreiro com o nome Europamundo ou terá seu nome. Se você não encontrar o transferista, não se apavore. Ligue para o telefone de emergência da Europamundo, informe a situação e siga as orientações.

Bagagem

>> Seja prático! Para curtir a viagem, o que você menos precisa é de uma mala pesada e se desmontando. Use sempre malas novas, leves e resistentes. A bagagem será muito manuseada nos aeroportos e durante o circuito. Malas velhas ou de marca duvidosa podem se estragar durante a viagem causando-lhe problemas. Bagagem permitida pela Europamundo:01 mala grande pesando, no máximo, 30kg, preferencialmente com 4 rodinhas no fundo e fácil de carregar. E, 01 mala pequena de mão, pesando, no máximo, 5kg, contendo remédios, produtos cosméticos e de higiene pessoal, uma muda de roupa, uma capa de chuva, o celular e a máquina fotográfica ou filmadora. O que levar na bagagem: Apenas o estritamente necessário. Quem leva muita coisa, nunca usa sequer a metade. ROUPAS: Hoje em dia, em quase todo o mundo, as pessoas se vestem da mesma maneira. Calça jeans, saia, camiseta ou blusa, jaqueta e casaquinhos de malha. O importante é que sejam muito confortáveis e discretas. As roupas devem ser básicas, que sirvam para qualquer ocasião, e que, apenas adicionando alguns acessórios, tornem-se roupas diferentes. Você deve levar apenas o número suficiente de peças


para a quantidade de dias que a viagem dura, lembrando que, se houver lugares de permanência mais longa durante o roteiro, será possível providenciar a lavagem de algumas peças. É bom levar roupas de tecido leve e que não precise passar a ferro. SAPATOS: Três pares de sapatos é mais que suficiente. Basta um par de tênis ou sapatênis, uma sandália confortável, e, dependendo da estação, um par de sapatos ou sandálias sociais. HIGIENE PESSOAL: Somente itens para higiene íntima, higiene bucal e aromáticos. No caso de shampoos, condicionadores, creme dental, e outros, a menos que você use algum produto ou marca específica, é melhor utilizar os dos hotéis ou adquirir nas cidades de desembarque ou numa cidade do roteiro. LAPTOPS e OUTROS EQUIPAMENTOS: Quem vai fazer uma excursão não precisará nem terá tempo para ficar no computador. Nos hotéis das capitais ou nas proximidades, sempre se encontra acesso à Internet, mas raramente são gratuitos. Os únicos equipamentos que vale a pena levar, são, a máquina fotográfica ou filmadora, o celular, e pen-drive para descarregar a máquina fotográfica. Lembre-se de que o seguro incluído no seu roteiro não cobre nem o roubo ou o deterioro dos equipamentos eletrônicos. Como arrumar a mala: Põe-se primeiro os sapatos, em saquinhos. Depois as blusas: junta-se as mangas, dobra-se para dentro, e enrola-se. Depois os casacos, dobrados ao meio. Em cima dos casacos, põe-se as calças, vestidos e saias, dobrados ao meio. Em seguida, os acessórios, meias e roupas íntimas, acomodando-os nos pequenos espaços em volta. O que não deve faltar na bagagem: Celular GSM quadriband, desbloqueado, com o carregador; adaptador de tomada universal; transformador de voltagem (sempre confira a voltagem na recepção do hotel); despertador; capa de chuva; casaco; óculos de sol; calculadora; dados para cancelar o cartão de crédito, se necessário; log de emergências; dados do seguro viagem; voucher, passagens e roteiro; e documentos. O que não pode existir na bagagem: Na bagagem a despachar é proibido levar líquidos, armas brancas e de fogo, e produtos entorpecentes ou ilegais de qualquer tipo. Na bagagem de mão é proibido transportar produtos ilegais e qualquer objeto pontudo, cortante ou afiado que possa servir de arma. Os líquidos devem ser transportados na bagagem de mão, em frascos de no máximo 100ml, dentro de um saco plástico transparente e lacrado (ou zipado), com capacidade de até 1 litro. É permitido levar comidas e bebidas de bebê para consumo durante a viagem. Líquidos comprados no DutyFree devem ser transportados dentro da sacola da loja, lacrada pelo vendedor e junto com o recibo. Eletrônicos, casacos e remédios acompanhados da receita médica, devem ser apresentados separadamente. A bagagem deve ser identificada por dentro e por fora, com o nome completo, cidade, país, telefone, endereço e cep. É recomendável amarrar uma fita colorida, bem diferente, para facilitar a identificação. Se a bagagem for extraviada: É comum o extravio de bagagem nos vôos. Procure resolver na hora com os atendentes da Cia. Aérea ou vá direto ao guichê do “Baggage Claim” onde preencherão um formulário e lhe darão um protocolo. Anote o telefone da Cia. Aérea para telefonar depois. Normalmente a Cia. Aérea leva cerca de 48 horas para localizar. Mande entregar na cidade em que você pernoitará no mínimo duas noites. Sempre informe o ocorrido ao seu seguro de viagem (caso tenha contratado) e à Europamundo via telefone de emergência. A Europamundo não se responsabiliza por danos à bagagem, nem por atraso ou extravio da mesma; e não se responsabiliza por furto de bens ou de bagagem nos hotéis ou em qualquer local que não seja o bagageiro do ônibus do circuito. Para minimizar o problema com extravio de bagagem: Se estiver viajando junto com alguém, ponha parte de suas roupas dentro de um saco plástico na mala dessa pessoa, e vice-versa. Se uma das malas for extraviada, minimizou-se o problema até que seja localizada. Procure contratar um seguro de bagagem ou um seguro viagem que inclua cobertura para extravio, especialmente se estiver levando algo de grande valor financeiro. A bagagem é de sua responsabilidade. Em relação a este item, é muito importante consultar as condições e regras dos fornecedores de todas as etapas e serviços adicionais da viagem.

Quanto se gasta numa viagem

>> Geralmente 50 a 70 Euros por dia é suficiente para se alimentar, andar de metrô, ônibus, fazer alguns passeios, utilizar a Internet e fazer alguma ligação. É importante ter sempre um dinheiro extra, cerca de 30% a mais sobre o gasto diário, para: medicamentos, táxi, um passeio ou atração mais cara no tempo livre, comprar souvenirs e algum presente e comprar algum item interessante que valha a pena adquirir no exterior.

Guarde dinheiro para o final da viagem, para o caso de overbooking, remarcação de passagens, excesso de bagagem, hospedagens extras, alimentação e outras eventualidades, e a quantia necessária em moeda nacional, para gastos antes do embarque na ida, e ao desembarcar na volta, como, táxi, estacionamento, proteção de bagagem, excesso de bagagem, alimentação e outras situações possíveis no aeroporto. Moeda estrangeira e Cheques de viagem: É recomendável adquirir em bancos ou casas de câmbio especializadas e de confiança, e sempre antes da viagem. Os cheques de viagem podem ser adquiridos em várias moedas. O pagamento é feito em reais. Ao comprar o cheque você assina no local indicado. Ao trocá-lo, lá no destino da viagem, você assina novamente em outro campo específico, na presença do funcionário do banco ou casa de câmbio onde fizer a troca. O estabelecimento que vende o cheque de viagem no Brasil deve emitir um recibo de compra. Guarde o recibo e uma cópia do mesmo, separado dos cheques. Em caso de furto ou roubo, avise imediatamente o estabelecimento emissor para que este faça a reposição. Dirija-se à delegacia de polícia mais próxima, registre a ocorrência e peça o boletim. Guarde-o para apresentar ao estabelecimento emissor quando você voltar ao Brasil. Cartão de crédito: Para viagens ao exterior, o cartão de crédito deve ser internacional. Na Europa, as bandeiras mais aceitas atualmente são o VISA em primeiro lugar, e o MasterCard. Quase tudo pode ser comprado com cartão de crédito, mas nem tudo. E em alguns estabelecimentos europeus, a máquina leitora só lê cartões com chip. Portanto, o viajante deve sempre levar dinheiro.

Limite de compras

As compras excedentes à cota livre e ao duty free estão sujeitas a imposto de importação, que geralmente é de 50% sobre o valor da nota. Se você estiver levando eletrônicos e outros objetos de valor para a viagem, leve as respectivas notas fiscais com você para que, ao entrar de volta no Brasil, você possa comprovar que não foram adquiridos no exterior. Cota livre de impostos: Todo viajante, inclusive menor de idade, pode trazer do exterior mercadorías no valor de até 500 dólares americanos (ou o equivalente em outra moeda), em viagem aérea e marítima, sem pagar impostos. A cota é pessoal e intransferível. O valor da cota pode sofrer alterações eventualmente. Por isso, é importante sempre consultar o site da Receita Federal ou sites confiáveis de serviços especializados. Duty Free: Além da cota livre de impostos, o viajante tem direito a gastar mais 500 dólares americanos (ou o equivalente em outra moeda) nas lojas do Duty Free Shop do aeroporto onde a bagagem será examinada pela Alfândega Brasileira no desembarque de volta. \ Restituição do imposto: Nas viagens internacionais você tem direito a restituição do IVA (Imposto de Valor Agregado). As lojas participantes costumam ter o ícone Tax Free Shopping (compra sem cobrança de imposto) na porta. Consulte na loja o valor mínimo da compra e os procedimentos.

Segurança e saúde

A Europamundo não se responsabiliza por furto de bens ou de bagagem nos hotéis ou em qualquer local que não seja o bagageiro do ônibus do circuito. Pertences pessoais: Em qualquer lugar do mundo existem riscos e problemas sociais. Você não deve andar com os pertences expostos, especialmente carteiras e eletrônicos, nem usar malas e bolsas a tiracolo. Evite portar documentos originais e quantias maiores de dinheiro; mas se precisar carregá-los, ponha-os em uma bolsinha de tecido, presa ao corpo, com elástico resistente, por baixo da roupa, em local que um assaltante não veja ao levantar a blusa. Estas bolsinhas são conhecidas como “porta-dólar”. Procure usar uma pochete discreta na cintura, com uma pequena quantia em dinheiro trocado para gastos corriqueiros, cópia de documento que o identifique, cartão do hotel em que está hospedado e contatos de emergência na língua local ou em inglês. Táxi: Se precisar de táxi, sempre se dirija a pontos de táxi oficiais, ou peça à recepção do hotel que chame um táxi registrado ou de confiança. Sempre pegue o cartão de visita do hotel. Caso você não fale a língua do lugar, e precise de um táxi para voltar, apenas mostre o cartão do hotel e ele entenderá que é para lá que você quer ir. Comportamento: Seja discreto no modo de se vestir e procure não parecer que é um turista. Evite transparências, grandes decotes, saias e shortes curtos, ou estilos que choquem. É importante pesquisar pelo menos um pouco sobre a cultura dos lugares que serão visitados. Assim, você aproveita melhor a viagem, e evita ofender a cultura local e causar problemas para si mesmo. Evite também olhar demais para os nativos de maneira que pareça estar chocado ou surpreso. É impor-

tante ser tolerante com as diferenças e lembrar que, em terra estrangeira, é você que é diferente. Medicamentos: Se você precisa de remédios de uso contínuo, leve quantidade de sobra e a receita médica com o carimbo do CRM e o contato do médico. No exterior, especialmente nos “países de primeiro mundo”, as farmácias não vendem medicamentos sem receita, em hipótese alguma. Inclusive alguns analgésicos que se compra comumente no Brasil. É recomendável você levar um pequeno kit de primeiros socorros, incluindo os analgésicos, os remédios contra acidez, e, sobretudo, os remédios de uso contínuo. Alimentação: Evite bebidas gasosas e alimentos pesados antes de viajar e durante a viagem. Beba bastante água antes de viajar. Tenha sempre com você uma lista de alimentos e objetos que lhe causam alergia. E procure sempre observar nos menus, ou perguntar ao garçom ou atendente, quais são os ingredientes do prato escolhido, ou se o alimento desejado possui algum dos ingredientes a que você é alérgico.

Telefonia

Telefonar do hotel pode custar caro. Prefira os telefones públicos, que funcionam com cartão. O cartão pode ser comprado em bancas de revista ou tabacarias. Em alguns telefones é possível utilizar o cartão de crédito. Como telefonar para o Brasil: Disque 00 + 55 + código da cidade sem o zero + número de telefone. Se preferir ligue a cobrar de qualquer telefone usando os números da Embratel.

Últimos cuidados e providências antes de viajar

Vouchers e roteiros: Certifique-se de que você está levando o voucher de cada um dos serviços contratados e o roteiro detalhado da viagem. No caso dos circuitos Europamundo, alguns detalhes do roteiro, e inclusive hotéis, podem sofrer alterações. É importante imprimir seu voucher com toda a informação definitiva incluindo o hotel de incorporação do roteiro 24 horas antes de iniciar a sua viagem, esta informação pode ser encontrada no site “mi viaje”. O hotel de incorporação é aquele em que todos os viajantes de mesmo roteiro e data de saída se encontram para iniciar o circuito. Fotocópias dos documentos: Certifique-se de tirar 2 cópias de cada um dos itens abaixo. Deixe uma das cópias com os seus familiares ou com um amigo. A outra é para você ter na pochete, e nunca carregá-la junto com os originais. Assim, se perder uma via, terá a outra. • passaporte (folha de identificação e folhas onde constam os vistos concedidos), • cartão de crédito (c/ o telefone da operadora), • recibo de compra dos cheques de viagem (c/ o telefone do emissor), • voucher da Europamundo e de cada serviço adicional contratado, • roteiro da viagem com o telefone da agência e o telefone pessoal do agente de viagens emissor, e • log de emergências, constando: os itens a que tem alergia, o tipo sanguíneo (se souber), contato em caso de emergência, número do voucher do cartão de assistência e seguro viagem (c/ telefone de contato da operadora). Residência: Antes de sair de casa feche os registros de água e de gás e desconecte aparelhos das tomadas. Se ninguém vai ficar na residência, deixe uma cópia da chave com um familiar ou um amigo, para casos de vazamentos e outras emergências. Se for casa, é recomendável que a pessoa que ficar com a cópia da chave, entre e acenda as luzes de vez em quando e esvazie a caixa de correspondência. Informe alguém: Nunca viaje sem deixar informações, telefones e cópias dos documentos e do roteiro com um familiar ou amigo. É recomendável avisar um vizinho de confiança, ou o zelador do prédio, de que você estará ausente. Deixe com ele os telefones de contato do familiar ou amigo que tiver a cópia da chave, para casos de emergência.

Qualidade e condições gerais dos serviços

Os serviços da Europamundo são os serviços terrestres, compreendendo o circuito rodoviário, a hospedagem e tudo o que constar como incluso no itinerário da viagem. Qualidade: Sobre guias, hotéis, meia pensão, ônibus e traslados, consulte as páginas iniciais deste informativo. Condições gerais: É muito importante que você leia as condições gerais dos serviços da Europamundo quando a sua viagem for confirmada. Estas informações estão disponíveis no site www.europamundo.com.br e no site “mi viaje” na parte de informação geral.

19


europamundo yutaktravel