Page 1

Como pintar em camadas (layers) utilizando o Photoshop Por Adriana Yumi (Yumi Moony) Venho trazer desta vez um método muito utilizado por ilustradores digitais para colorir os seus desenhos. A pintura por camadas (layers). Esse método é bem útil na pintura digital, pois ao separar a ilustração por camadas, evita que partes da ilustração muito próximas fiquem com a pintura misturada. Primeiramente, abra o Photoshop (lembrando que qualquer versão do programa pode ser utilizada). Eu utilizo a versão CS4. Vá em Open (Abrir) ou utilize o atalho ctrl + O e escolha a ilustração que deseja pintar.

Feito isso, agora vá na aba Layer (Camada) > New (Novo) > Layer (Camada):

Um janelinha vai aparecer. Você pode renomear o seu layer como desejar, para ficar mais fácil de identificar depois.


Selecione a opção Mode (Modo). Uma segunda janela com várias opções vai aparecer. Selecione a opção Multiply (Multiplicar).

Agora vamos começar a pintar! Vá no canto esquerdo e selecione a cor que deseja. Vamos começar pela pele.


Vá na barra de ferramentas à esquerda e selecione o brush (pincel).

Clique no botão logo acima, com uma bolinha preta e um número embaixo. Uma janela com várias opções de tamanhos do pincel irá aparecer.


Selecione a espessura que desejar. Lembrando que quanto maior o nĂşmero, maior a espessura (tamanho) do pincel. Agora use o pincel para pintar as partes da pele.

Use a borracha para apagar as partes que saĂ­rem para fora da ĂĄrea desejada.


Pronto!

Agora repita o processo para outras partes da ilustração. Como exemplo, criei um novo layer e pintei o cabelo.


Colocando sombras: Vamos colocar sombras simples na pele. Crie um novo layer. Para facilitar e identificação, vamos chamá-lo de 'sombra'.

Agora clique com o botão direito em cima do layer (à direita) e selecione a opção Create Clipping Mask.


Essa opção vai fazer com que a pintura não ultrapasse os limites da pintura da pele, facilitando assim não ter que usar a borracha para apagar as bordas. Agora vá no quadrado de cores á esquerda e selecione uma cor de pele um pouco mais escura que a cor de pele base:

Geralmente, pega-se a cor um pouco mais abaixo da cor usada para a base da pele, indo da esquerda para a direita. Feito isso, basta pintar e colocar as sombras.


Você pode utilizar para pintar no mesmo layer partes que não sejam muito próximas no desenho. Por exemplo, utilizar o layer que pintou a pele para pintar o chapéu.

E com isso finalizo este tutorial rápido de pintura! Lembrando que este é apenas um guia rápido para pintura no Photoshop, aqueles que desejarem aprimorar sua técnica não devem se prender somente a esta tutorial e buscar outras fontes. E claro, não ter preguiça de experimentar todas as ferramentas que o programa oferece. Fiquem à vontade para enviar dúvidas e sugestões!

Profile for Yumi Moony

Tutorial - Pintura com camadas (layers)  

Tutorial de pintura com camadas (layers) utilizando o Photoshop. Autor: Adriana Yumi (Yumi Moony) Publicado originalmente no site Quadriniz...

Tutorial - Pintura com camadas (layers)  

Tutorial de pintura com camadas (layers) utilizando o Photoshop. Autor: Adriana Yumi (Yumi Moony) Publicado originalmente no site Quadriniz...

Profile for yumimoony
Advertisement