Issuu on Google+

Escola Secundária Gabriel Pereira Ano lectivo 2013/2014 Disciplina de História

Marco Túlio Cícero

Trabalho realizado por: Yulanda Runteva 10ªD Nª33 Évora, Outubro 2013


Escola Secundária Gabriel Pereira

Índice

Introdução...................................................................................................................... 3 Marco Túlio Cícero........................................................................................................ 4 Conclusão....................................................................................................................... 5 Bibliografia..................................................................................................................... 6


Escola Secundária Gabriel Pereira

Introdução O tema desde trabalho é sobre Marco Túlio Cícero, que foi uma figura proeminente da política romana. Este trabalho é de extrema importância pois ao estudar este tipo de pessoas, conseguimos compreender melhor a democracia da Itália. O objectivo deste trabalho foi essencialmente baseado no estudo da Biografia de Cícero e aprofundar os conhecimentos sobre ele. O método que usei para realizar este trabalho foi pesquisar maioritariamente a enciclopédia da biblioteca porque contêm informações mais plausíveis. A outra fonte foi a Internet que me ajudou a completar o que faltava.


Escola Secundária Gabriel Pereira

Marco Túlio Cícero Marco Túlio Cícero foi um político, orador e escritor latino, nasceu em Arpinum a 3 de Janeiro de 106 a.C e morreu a 7 de Dezembro de 43 a.C. O pai de Cícero era um cavaleiro romano com propriedade em Arpinum e casa em Roma, mas o filho vivia geralmente em Arpinum, dedicando-se a trabalhos literários. Vinha de uma boa família e por isso teve uma educação aprimorada, em que vários mestres e oradores o ajudavam. Estudou também em Atenas, Ásia e Rodes. Em Atenas, atribui influência decisiva do seu estilo ao mestre Molon, com o qual estudou Retórica. Entre os mestres que o educaram também se destacava o epicurista Fedro. Nos seus 17 anos serviu na guerra social, sucessivamente sob Pompeio Estrabo e Sila. Apesar de as suas simpatias estarem com ele na luta entre Mário e Sila, não conseguiu tomar as armas. O ponto alto da sua vida foi no Fórum de Roma no ano de 80 a.C., quando defendeu Sexto Róscio Amerino. Foi de extrema importância política, pois contra o acusado estava o ditador Sila. Para escapar à vingança, Cícero viajou para o Oriente durante 2 anos, onde se dedicou ao estudo da filosofia. Voltou a Roma depois da morte de Sila, e embrenhou-se na vida forense e na política. Foi eleito questor, em 76 a.C., para servir na Sicília, onde ficou conhecido como um administrador justo.


Escola Secundária Gabriel Pereira

Conclusão Posso concluir que Cícero foi um homem com muita influência política e social. Com isto tudo pude aprender melhor as suas vivências e as marcas que ele deixou na sociedade romana. Admito que não conhecia nada sobre esta figura. Acho que é um homem com muitas aptidões e que foi capaz de exercer as mais variadas funções e cargos. Cícero era um escritor muito talentoso e os seus trabalhos estão entre os mais influenciados na cultura Europeia. Cícero morreu no ano 43 a.C, aos sessenta e três anos de idade mas continua a ser recordado.


Escola Secundรกria Gabriel Pereira

Bibliografia


Marco Túlio Cícero