Issuu on Google+

COMERCIAL E VENDAS HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

LÍNGUAS GESTÃO INDUSTRIAL MARKETING MANAGEMENT GESTÃO INDUSTRIAL CONTABILIDADE E FINANÇAS

GESTÃO INDUSTRIAL

RESTAURAÇÃO DESENVOLVIMENTO QUALIDADE, AMBIENTE ORGANIZACIONAL E PESSOAL E SEGURANÇA HOTELARIA E LÍNGUAS COMERCIAL E VENDAS MARKETING RESTAURAÇÃO

LÍNGUAS Q UALIDADE , A MBIENTE MARKETING E SEGURANÇA COMERCIAL E VENDAS HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

MANAGEMENT

DESENVOLVIMENTO CONTABILIDADE E FINANÇAS ORGANIZACIONAL E PESSOAL LÍNGUAS

CONTABILIDADE E FINANÇAS LÍNGUAS

QUALIDADE, AMBIENTE MARKETING E SEGURANÇA COMERCIAL E VENDAS

CONTABILIDADE E FINANÇAS H OTELARIA E R ESTAURAÇÃO

LÍNGUAS

QUALIDADE, AMBIENTE E S EGURANÇA

HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

RESTAURAÇÃO MANAGEMENT

CONTABILIDADE E FINANÇAS COMERCIAL E VENDAS MARKETING GESTÃO INDUSTRIAL HOTELARIA E COMERCIAL E VENDAS HOTELARIA E R ESTAURAÇÃO QUALIDADE, AMBIENTE RESTAURAÇÃO GESTÃO INDUSTRIAL E SEGURANÇA MANAGEMENT MARKETING GESTÃO INDUSTRIAL

MANAGEMENT

CONTABILIDADE E FINANÇAS

GESTÃO INDUSTRIAL

C OMERCIAL E V ENDAS

DESENVOLVIMENTO LÍNGUAS ORGANIZACIONAL E PESSOAL

CONTABILIDADE E FINANÇAS

COMERCIAL E VENDAS FINANÇAS

COMERCIAL E VENDAS MARKETING

QUALIDADE, AMBIENTE M ANAGEMENT E SEGURANÇA

MARKETING

COMERCIAL E VENDAS QUALIDADE, AMBIENTE LÍNGUAS E SEGURANÇA

LÍNGUAS ESTAURAÇÃO E CONSULTORIA FRORMAÇÃO HOTELARIA E

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E PESSOAL COMERCIAL E VENDAS

MANAGEMENT DESENVOLVIMENTO

ORGANIZACIONAL E PESSOAL CONTABILIDADE E FINANÇAS

CONTABILIDADE HOTELARIA E E FINANÇAS RESTAURAÇÃO GESTÃO INDUSTRIAL A EEXCELÊNCIA EM HOTELARIA

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E PESSOAL LÍNGUAS CONTABILIDADE E

QUALIDADE, AMBIENTE MARKETING E SEGURANÇA CONTABILIDADE E FINANÇAS

COMERCIAL E VENDAS MANAGEMENT

QUALIDADE, AMBIENTE MARKETING E SEGURANÇA

QUALIDADE, AMBIENTE COMERCIAL E E SEGURANÇA MARKETING VENDAS LÍNGUAS GESTÃO INDUSTRIAL

HOTELARIA E

COMERCIAL E VENDAS MANAGEMENT DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E PESSOAL

ORGANIZACIONAL E PESSOAL MANAGEMENT COMERCIAL E VENDAS LÍNGUAS

CONTABILIDADE E FINANÇAS

HOTELARIA E RESTAURAÇÃO MARKETING

QUALIDADE, AMBIENTE MARKETING HOTELARIA E LÍNGUAS E SEGURANÇA DESENVOLVIMENTO RESTAURAÇÃO GESTÃO INDUSTRIAL MANAGEMENT ORGANIZACIONAL E PESSOAL DESENVOLVIMENTO LÍNGUAS

COMERCIAL E VENDAS

GESTÃO INDUSTRIAL QUALIDADE, AMBIENTE LÍNGUAS E SEGURANÇA


MENSAGEM DA DIRECÇÃO Abordar o perfil do profissional do mundo moderno é discorrer sobre o enigma dos desafios que permeiam as técnicas e práticas utilizadas no ambiente empresarial. Atendendo ao nível de exigência das empresas devido às alterações impostas pelo progresso, a formação profissional é, na maior parte das vezes, um dos principais instrumentos que mais contribuem para assegurar o sucesso e a adaptação constante. As Organizações e os profissionais não têm problemas de formação mas sim, problemas que a formação pode contribuir para resolver. É neste sentido que temos pautado a nossa longa existência, adquirindo know how formativo em áreas de intervenção chave dentro e fora das Organizações. Estamos certos de que podemos contribuir para o aumento das competências a todos os níveis, assim como para o êxito das organizações e da nossa sociedade.

3


Tenha a melhor

Formação ao seu

Alcance!


ÍNDICE Quem Somos

6

A Nossa Metodologia

7

Formação Marketing Comercial e Vendas Gestão Industrial Qualidade, Ambiente e Segurança Contabilidade e Finanças Management Desenvolvimento Organizacional e Pessoal Línguas Hotelaria e Restauração Consultoria

8 10 12 14 16 18 20 22 24 26

5


QUEM SOMOS

A YOUR EXIT – Formação e Ensino, Lda, contribuinte n.º 503730335, é uma sociedade por quotas cuja actividade teve início em Outubro de 1996 para dar resposta às necessidades de formação sentida a nível nacional. É uma entidade acreditada pela DGERT e reconhecida pelo IEFP como entidade formadora ao abrigo do art. 9 do n.º 11 do CIVA. Ao longo da sua actuação, considerada imprescindível na região Norte, obteve o reconhecimento de várias entidades, nomeadamente, como centro oficial de Exames pela London Chamber of Commerce and Industry, pela Câmara de Comércio de Madrid através da Universidade Alcala, obteve a homologação da Autoridade para as Condições do Trabalho para o curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho. A Your Exit é reconhecida pela ADENE para ministrar cursos de formação na área energética, e pela OTOC para ministrar cursos de formação profissional que garantam os créditos necessários aos Técnicos Oficiais de Contas. Tendo em conta que a experiência de actuação ao longo de 15 anos, representa uma mais-valia, a Your Exit pode oferecer acções de consultoria e formação às empresas, de forma que estas se tornem mais competitivas, não só a nível regional ou nacional mas, acima de tudo, que sejam competitivas a nível europeu e mundial. As linhas estratégicas de intervenção da Your Exit focalizam-se fundamentalmente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências através da formação e qualificação de pessoas, utilizando métodos e equipamentos avançados, essenciais para o desenvolvimento e a melhoria da performance quer dos indivíduos quer das organizações. A formação da Your Exit é organizada e desenvolvida por profissionais altamente qualificados, recorrendo às metodologias de intervenção mais adequadas face aos objectivos definidos. Estes profissionais terão ao seu dispor os meios físicos e materiais mais apropriados, bem como o acesso aos mais modernos e actualizados meios de informação tecnológica.


METODOLOGIA A Your Exit tem como preocupação que as suas práticas formativas utilizem como eixo de referência o desenvolvimento pessoal para conduzir a uma mudança organizacional. A nossa missão passa pelo desenvolvimento de pessoas e de competências. A formação é pensada a partir da pessoa de acordo com os seus projectos numa linha de desenvolvimento pessoal e profissional. As práticas formativas utilizadas deverão potenciar um espaço de reflexão no indivíduo sobre as suas atitudes, as suas práticas profissionais, contribuindo de uma forma significativa para o seu processo de desenvolvimento. A metodologia é centrada no participante e nas suas necessidades profissionais. Orientar para o aprender fazendo é a metodologia utilizada pelos profissionais da Your Exit. Isto permite-nos desenvolver uma visão sistemática sobre a realidade e os problemas, tornando as equipas mais eficientes e eficazes.

Privacidade

Reflexão

Deliberação

(Aplicabilidade) Exploração

Percepção (Consciência)

Integração

Experiência

Evento

Concepção (Ideias)

Resolução

Acção

(Prática)

Partilha

Discussão

7


Como

destacar um

Produto

no mercado?

MARKETING Num mercado tão competitivo como o actual existem alguns factores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado em detrimento de outras. O mercado é quem eleva a empresa ao topo. É ele que define os critérios de procura de produtos, que define ou redefine necessidades, que desenvolve mecanismos de reconhecimento cognitivo e emocional. O Marketing é uma das melhores e mais operacionais áreas para se ter uma percepção mais correcta do mercado. Desta forma, o empresário planeia todo o envolvente do produto, de forma a obter os melhores resultados, gerindo melhor os recursos, medindo melhor as expectativas, sem nunca perder de vista a diversidade das percepções, dos processos comunicacionais e dos paradigmas culturais. Desenvolver o Marketing dentro da empresa é estar atento ao mercado, inovar para o cliente, trazer às pessoas aquilo com que se identificam. Um dos seus objectivos é tornar a empresa diferente, porque ser diferente é ser único. No fundo qualquer empresa aspira a ser somente ela a oferecer o que os consumidores desejam!


Estratégias de Internacionalização e Marketing Internacional Identificar os aspectos estratégicos de uma Empresa que opera em ambiente internacional, bem como os motivos e dificuldades de um Processo de Expansão Internacional e Organizar e Gerir as actividades nos Mercados Internacionais.

Gestão do Plano de Marketing

Marketing Mix Identificar e analisar as diferentes variáveis do marketing mix (Produto, Preço, Distribuição e Publicidade).

Plano de Imagem e Comunicação Definir o formato de comunicação interna e externa e preparar acções de comunicação em campanhas, feiras, convenções e patrocínios Corporativos, com o objectivo de divulgação da empresa.

Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing e elaborar planos operacionais de marketing, respeitando as etapas de desenvolvimento.

Gestão do Plano de Marketing Internacional Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing internacional e elaborar planos operacionais de marketing internacional, respeitando as etapas de desenvolvimento.

Marketing de Serviços Analisar e gerir as operações de Serviços e Atendimento para aumentar a produtividade, eficiência e a satisfação do cliente.

Gestão da Marca Articular a estratégia da empresa com a estratégia de marca e compreender a criação e a gestão de marcas líderes.

Marketing Estratégico Desenvolver estratégias de marketing de forma a elaborar um planeamento estratégico de marketing, identificando a segmentação e posicionamento competitivo da empresa.

9


Os seus comerciais

dão lucro

à empresa?

COMERCIAL E VENDAS Directamente relacionado com o marketing, a área Comercial e Vendas é uma das ferramentas com que as empresas procuram no mercado recursos para fazer frente as suas despesas e atingir os seus objectivos financeiros. O maior desafio enfrentado pela quase totalidade das empresas é sem dúvida alguma, por um lado, manter uma razoável base de clientes activos, e por outro, efectuar prospecção de mercado de forma a angariar novos clientes, que garantam a necessária facturação para que haja resultados positivos, a fim de que possam investir no desenvolvimento tecnológico, no crescimento da empresa e na sua rentabilidade. Num mundo corporativo, na área Comercial e Vendas das empresas, qual o motivo de alguns vendedores não serem considerados Profissionais de Vendas pelo mercado ou pelos seus clientes? O vendedor/comercial funciona como uma ligação da organização com o cliente. Para muitos clientes o vendedor é a organização e, por essa razão deve ser dada importância à estruturação da força de vendas, assim como, a objectivos e estratégias bem traçadas. Um profissional de vendas trabalha em conjunto com os seus clientes, procurando informações dos mesmos, examinando as suas necessidades e sugerindo produtos adequados às necessidades detectadas e oferecendo um serviço de pós-venda que renda a satisfação desejada. Os profissionais de vendas constituem a força dinâmica do mundo dos negócios actuais. A eles, podemos atribuir o sucesso de novos produtos assim como a manutenção dos actuais e a base para a introdução de novas tendências com origem nas informações extraídas dos clientes.


Prospecção de Mercados e Planificação de Vendas Conduzir a prospecção de clientes recorrendo às estratégias mais adequadas, tendo em conta as características de mercado e o perfil dos clientes, e com base numa estratégia territorial predefinida.

imagem da empresa que representam.

Comercial Sénior Desenvolver e aumentar as competências na área das Vendas, não só na Promoção e Venda de produtos e serviços mas também no acompanhamento e coaching de vendedores.

Selecção de Mercados e Clientes Reconhecer os Mercados em que a Empresa quer entrar, bem como os diferentes tipos de Clientes.

Gestão Comercial Dar resposta às necessidades das empresas e outras organizações de forma a identificar as variáveis que exercem influência na Gestão Comercial de uma empresa e a aplicação das Técnicas Comerciais e de Marketing.

Técnicas de Negociação na Área Comercial Desenvolver as competências ao nível das Técnicas de Negociação na área comercial, de forma a dinamizar os produtos e serviços da empresa e gerir com eficácia o processo de negociação, desde o início até ao fecho da negociação.

Gestão de Equipas Comerciais Reconhecer a importância da planificação e gestão no sentido de optimizar a produtividade e execução em cada grupo e desenvolver competências de gestão de projectos, zonas e rotas, de forma a serem atingidos resultados competitivos de gestão.

Comercial Júnior Desenvolver e aumentar as competências na área das Vendas, de forma a maximizar a venda dos produtos e serviços da empresa, numa perspectiva de qualidade e 11


Como atingir

níveis de produtividade mais elevados?

GESTÃO INDUSTRIAL A actividade industrial em Portugal em geral, é constituída por um tecido fragmentado de pequenas e médias empresas, com grandes necessidades de reestruturação e de competitividade, sendo, por isso mesmo, de vital importância um perfil nas PME’s que promova a modernização e inovação das organizações. Uma característica transversal a este universo de PME’s industriais é uma gestão das operações industriais muito assente em empirismo que, no actual contexto da Aldeia Global, onde a concorrência se pode encontrar localizada nos antípodas, conduz a marcadas faltas de competitividade. Face à competitividade empresarial que existe nos mercados, as empresas de cariz industrial têm o constante desafio de adequar a capacidade de produção com a rentabilidade da empresa. A interligação da área de produção com os diferentes sectores é de importância fulcral para atingir os objectivos de crescimento da empresa. Nesta perspectiva, um dos grandes desafios da gestão Industrial é maximizar o rácio da capacidade de produção versus custos associados. A Engenharia industrial, ocupa-se do projecto, melhoria e instalação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia. Baseia-se em conhecimentos e técnicas especializadas, juntamente com os princípios e métodos de análise e projecto de engenharia, para especificar, predizer e avaliar os resultados a serem obtidos por esses sistemas. Estas actividades são levadas a cabo para o benefício a longo prazo da empresa ou organização.


Six Sigma Metodologia de implementação de melhorias de processos, ganhos de produtividade e, principalmente, maior rentabilidade e redução de custos

TPM – Formação de Multiplicadores

total. É o método anti-erro, fundamental para aumento da qualidade e produtividade das empresas. Profissionais que têm necessidade de moderar workshops de Poka-Yoke.

MARP – Método de Análise e Resolução de Problemas

Proporcionar a compreensão da metodologia e reconhecimento dos princípios do TPM - “Manutenção Produtiva Total

Proporcionar a aplicação da metodologia para a análise e resolução de problemas e abordar problemas de forma sistemática, de modo a poder solucioná-los, através das ferramentas.

TPM – Formação para Operadores

FMEA – Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos

Proporcionar a compreensão da metodologia e reconhecimento dos princípios do TPM - “Manutenção Produtiva Total

Determinar os potenciais modos de falha antes da conclusão do projecto ou da entrega do produto ao cliente

SMED – Single Minute Exchange of Die

Lean Management

Compreender os princípios e a metodologia do SMED. Dominar os conceitos básicos da ferramenta e aplicá-los na mudança rápida de ferramentas.

Compreender os conceitos e os princípios lean thinking, conhecer e aplicar as ferramentas lean nas suas organizações e dsenvolver metodologias de implementação de soluções lean.

TOPS 8 D – Método de Resolução de Problemas Abordar problemas de forma sistemática e estruturada de forma a eliminá-los. Conhecer e aplicar a metodologia para a resolução de problemas em 8 passos.

Programa de Sensibilização 5 S’s – Chefias Implementar, de forma sistemática, os princípios dos 5S's, bem como o estabelecimento de regras e padrões de organização e limpeza, estruturando e mantendo o ambiente de trabalho organizado

Lean Production Apresentação dos conceitos principais de Lean Production e ferramentas de análise de sistemas produtivos. Orientação para aplicações directas na empresa, com o objectivo da eliminação dos desperdícios.

Lean Maintenance Melhorias práticas das equipas de manutenção, na optimização dos seus processos de trabalho, nos procedimentos, nos indicadores de desempenho, nas facilidades de manutenção, na utilização dos recursos humanos e materiais e na contratação de serviços.

Programa de Sensibilização 5 S’s – Operadores Implementar, de forma sistemática, os princípios dos 5S's, bem como o estabelecimento de regras e padrões de organização e limpeza, estruturando e mantendo o ambiente de trabalho organizado

Programa de Sensibilização 5 S’s – Área Administrativa Implementar, de forma sistemática, os princípios dos 5S's, bem como o estabelecimento de regras e padrões de organização e limpeza, estruturando e mantendo o ambiente de trabalho organizado

Poka-Yoke Operadores O Poka-Yoke reflecte o ponto de vista do cliente - Zero Defeitos e satisfação total. É o método anti-erro, fundamental para aumento da qualidade e produtividade das empresas.

Poka-Yoke Moderadores O Poka-Yoke reflecte o ponto de vista do cliente - Zero Defeitos e satisfação

VSM – Mapeamento do Fluxo de Valor Estudar todas as operações, identificar aquelas que agregam valor ou não ao produto, visando a eliminação de desperdícios através do combate às suas causas principais, cujos principais efeitos são os tempos de espera excessivos, fluxos e stocks desnecessários.

Planeamento e Controlo da Produção Capacitar para a actuação na área de produção, tomando decisões sobre o fluxo de materiais e informações, bem como sobre o desempenho do sistema produtivo, visando criar vantagens competitivas para as empresas de bens ou de serviços em custos, velocidade e confiabilidade de entrega, flexibilidade e qualidade.

Manutenção Autónoma Desenvolver a metodologia e reconhecimento dos princípios da “Manutenção Autónoma” permitindo a sua implementação por equipas multidisciplinares. 13


Como fazer

bem logo à

primeira?

QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA A sociedade vem aumentando o nível de exigência para que as empresas apresentem desempenho nas questões públicas e sociais compatíveis com os seus resultados económicos. Novos valores foram inseridos no contexto empresarial, como por exemplo: os princípios éticos, as práticas de gestão, a aplicação de tecnologias e a responsabilidade social. Nos novos valores das organizações destacam-se a Qualidade, o Ambiente e a Segurança. Estas áreas contudo, podem ter um impacto significativo no quotidiano das organizações para que estas atinjam os seus objectivos, devendo ser tratados de forma integrada de modo que agreguem valor ao negócio das empresas.


Auditores Internos ISO 14001:2004 Formar auditores de Sistemas de Gestão Ambiental, de acordo com a norma NP EN ISO 19011:2002, de modo a proporcionar a utilização das ferramentas e metodologias para conduzir uma auditoria eficaz ao sistema de Gestão Ambiental.

Gestão Ambiental Identificar e interpretar os requisitos da Norma NP EN ISO 14001:2004 bem como métodos e abordagens para a sua implementação eficaz.

Auditorias da Qualidade Transmitir conhecimentos sobre métodos e técnicas inerentes à prática de Auditorias da Qualidade.

de obrigações legais no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) bem como transmitir-lhes regras de segurança.

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Nível 2 Sensibilizar os profissionais de topo e nível intermédio das organizações, para as respectivas responsabilidades em matéria de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho como a avaliação e controlo de riscos, normas, regras de segurança e resposta a emergências.

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Nível 3 Transmitir conhecimentos e metodologias sobre concepção, organização e implementação de medidas adequadas à garantia das condições de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

Auditores de Sistemas Integrados Transmitir conhecimentos sobre métodos e técnicas inerentes à prática de Auditorias a Sistemas de Gestão Integrados.

SPC Básico – Controlo Estatístico do Processo Básico Identificar os princípios e ferramentas básicas inerentes ao Controlo Estatístico do Processo.

SPC Avançado – Controlo Estatístico do Processo Avançado Identificar e utilizar os princípios e ferramentas avançadas inerentes ao Controlo Estatístico do Processo.

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Nível 1

Ferramentas Básicas da Qualidade Conhecer as Sete Ferramentas Básicas da Qualidade. Aprender as técnicas de análise, controlo e de melhoria, de forma a permitir o desenvolvimento contínuo da Qualidade e da produtividade organizacional.

Introdução aos Custos da Qualidade Transmitir a importância da análise dos Custos da Qualidade no âmbito do sistema de gestão global da organização, de forma a melhorar o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade.

ISO 9001:2008 – Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade Identificar e interpretar os requisitos da Norma ISO 9001:2008 bem como métodos e abordagens para a sua implementação eficaz.

Sensibilizar os operadores da produção para o cumprimento 15


A sua empresa anda

por mares

nunca antes

navegados?

CONTABILIDADE E FINANÇAS Num mundo globalizado e competitivo é cada vez mais necessário tomar decisões financeiras assertivas para garantir a sobrevivência das empresas. A área da Contabilidade e Finanças é importante porque oferece aos seus clientes produtos de qualidade, assegura os investimentos, projectos e atende o resultado esperado pela empresa. Entende-se que, uma empresa sem projecção financeira, sem controlo eficiente, sem tomada de decisões não pode oferecer ao seu cliente um produto com qualidade, por um bom preço no tempo certo, assim a empresa perde a concorrência e a confiabilidade. Na sua forma mais simples, a área da contabilidade e finanças fornece à empresa um meio de medir as competências dos que a gerem. Como função de controlo, representa um mapa que reflecte o desempenho da empresa. Para além disso, permite a tomada de decisões através da análise de dados para a gestão financeira do dia-a-dia e para o planeamento a longo prazo, e opera como um controlo interno, documentando relatórios, livros de contas e impostos.


SNC – Sistema de Normalização Contabilístico

resolver situações relacionadas com a venda, sinistro ou abate de imobilizado.

Aplicação prática das Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF), facultando-se os principais instrumentos que permitam às empresas fazer a passagem das normas contabilísticas portuguesas anteriormente vigentes para as NCRF.

Avaliação de Projectos de Investimento Transmitir um conjunto de instrumentos necessários à concepção, elaboração e análise económica e financeira de projectos de investimento.

Gestão Financeira Dotar das ferramentas básicas para entender e fazer um diagnóstico económico e financeiro às empresas e saber analisar e fundamentar as principais decisões da gestão financeira das empresas - de curto e de longo prazo.

Estratégias para Negociar com a Banca Identificar os tipos de financiamentos bancários, assim como definir estratégias de negociação com a banca de forma a tirarem a máxima rentabilidade para a empresa.

Gestão em Tempo de Crise Dotar de conhecimentos, competências e boas práticas que lhe permitam actuar em empresas que se encontram em crise, desenvolvendo estratégias para a sua recuperação.

Gestão do Imobilizado Conhecer a composição do Imobilizado da Empresa, registar contabilisticamente operações de aquisição, instalação, conservação e e reparação do imobilizado corpóreo, conhecer a movimentação das contas de imobilizado, representar as amortizações no balanço e 17


Onde irá estar a sua

empresa dentro de

10 anos?

MANAGEMENT Num mercado tão complexo e em constante evolução, as empresas não conseguem sobreviver quando apenas alguns dos gestores estão envolvidos na formulação e implementação de estratégias. Independentemente do nível e da área de especialidade, os gestores deverão conhecer e perceber os conceitos básicos da gestão estratégica. Aliás, não só os gestores, como também os restantes colaboradores, devem ser envolvidos no processo. A gestão estratégica organiza os contributos que as diversas áreas têm a dar à organização, servindo como linha orientadora à integração dos esforços desenvolvidos pelos vários especialistas, dispersos pela organização. Este tipo de gestão permite desbloquear o individualismo seccionista, desassociado dos objectivos globais da empresa.


Estratégia Blue Ocean Desenvolvimento de Estratégias Empresariais utilizando as ferramentas e metodologias desenvolvidas pela Harvard Business School.

Project Management Dominar ferramentas e métodos fundamentais e específicos da gestão de projecto e aprofundar conhecimentos dos participantes ao nível dos instrumentos de estruturação de projecto.

Corporate Cooking

documentos financeiros, e proporcionem uma visão das implicações económicas e financeiras das decisões, bem como uma sensibilidade geral à problemática das finanças da empresa e à criação de valor.

Workshops Organizacionais Desenvolvimento de Workshops taylor-made que prepare a empresa para a mudança organizacional.

Workshops Estratégicos Desenvolvimento de Workshops taylor-made para definição e aplicação das estratégias a curto, médio e longo prazo na empresa.

Programa para desenvolvimento de competências de Liderança e de Gestão e Trabalho em Equipa em ambiente de restauração.

Competitividade e Estratégia Empresarial Implementação de acções que promovam optimização de metodologias e processos de modernização e inovação ao nível da gestão, envolvendo as várias áreas funcionais da organização.

Decision Making and Problem Solving Identificar e aplicar as metodologias de optimização do processo e qualidade da tomada de decisão.

Conquiste a Audiência Utilização de instrumentos e técnicas que permitam o planeamento e a execução de apresentações eficazes.

Finanças para não Financeiros Utilizar ferramentas, conceitos, metodologias e técnicas que reforcem a capacidade de interpretação dos 19


Como desenvolver

a sua equipa para o modo

“Alto Desempenho”?

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E PESSOAL As constantes mudanças vividas no meio corporativo levam as empresas a adaptarem-se ao “novo” e isso não se restringe apenas à aquisição de novas tecnologias. Dentro desse contexto, as pessoas também são convidadas a acompanharem as transformações e isso, na prática, significa desenvolvimento de competências tanto técnicas como comportamentais. O segundo caso nem sempre é considerado uma tarefa fácil, afinal afecta a maneira de agir e de pensar do indivíduo e instiga-o a sair da chamada zona de conforto. E como a inovação nem sempre é vista com “bons olhos” pelas pessoas, é comum que surjam no meio do caminho alguns resistentes. Por esse motivo, trazer novidades para o meio corporativo não é um processo rápido e que pode ser realizado de qualquer forma. É preciso um bom planeamento e a participação efectiva de quem lidera as equipas.


Gestão Operacional de Equipas Potenciar o processo comunicacional na interacção das equipas e sensibilizar os profissionais para as especificidades do trabalho em equipa, no desenvolvimento das relações de trabalho.

Liderança e Tomada de Decisão Desenvolvimento de um estilo de liderança potenciador da qualidade do processo de tomada de decisão.

Liderança e Trabalho em Equipa Desenvolvimento de um estilo de liderança adequado à gestão da equipa de trabalho.

Liderança para a Eficácia Organizacional Desenvolvimento de um estilo de liderança dentro da organização adequado à estrutura existente.

Workshop de Desenvolvimento de Equipas Desenvolvimento de Workshops taylor-made potenciadores do trabalho em equipa.

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

outros, Reflectir o seu comportamento, atitude e situação pessoal e profissional e Definir um plano de desenvolvimento pessoal que melhor se enquadra na sociedade actual.

Coaching Pessoal Aplicar o coaching como um processo indispensável à superação pessoal e profissional, levando a obter o máximo de rendimento no seu trabalho e maior capacidade de Liderança junto de equipas de trabalho.

Lie to Me – Aprenda a observar as pessoas Dominar e interpretar as técnicas e metodologias de comunicação não verbal.

Estratégias para uma Comunicação Eficaz Utilizar estratégias e técnicas para a promoção de uma comunicação interpessoal eficaz.

Negociação e Gestão de Conflitos Desenvolver as competências de gestores, coordenadores e team leaders em estratégias de minimização e resolução de conflitos.

Gestão da Imagem Pessoal

Desenvolvimento e Certificação da Aptidão para Formador.

Analisar a imagem pessoal transmitida e desenvolver a que mais se adequa, reforçando os pontos fortes.

Avaliação da Eficácia da Formação

Animação de Equipas de Trabalho

Concepção e utilização de técnicas e ferramentas de avaliação do impacto da form ação em posto de trabalho.

Técnicas de animação, motivação e incentivo de equipas de trabalho.

Condução de Reuniões Aplicar competências comunicacionais assertivas inerentes assim como aplicar técnicas de condução assertiva de reuniões.

Inteligência Emocional

Gestão do Tempo Gestão do tempo e seus efeitos no aumento da produtividade individual e da equipa de trabalho.

Motivação de Equipas

Reconhecer as emoções básicas e utiliza-las de forma adequada.

Aquisição de conhecimentos e competências essenciais à actividade de gestão de equipas com ênfase na sua motivação para os resultados.

Inteligência Positiva

Avaliação e Gestão do Desempenho

Desenvolvimento do pensamento e comportamento positivo no dia-a-dia, pessoal e profissional.

Desenvolver e usufruir de processos de avaliação de desempenho com vista a aumentar a produtividade e a eficácia da sua organização.

Self Management Avaliar as suas preferências, valores pessoais e gestão da relação com os 21


Weißt du read a

Доклад

em idioma

extranjera?

LÍNGUAS A aprendizagem de línguas estrangeiras é um pré-requisito essencial para o acesso ao conhecimento e um factor favorável à mobilidade pessoal e profissional. A par do domínio da língua materna, a capacidade de comunicar em outras línguas é, no mundo interdependente em que vivemos, uma mais-valia para o exercício da cidadania de forma activa e participada, pois que tal não se confina, hoje, às fronteiras nacionais. Além disso, o domínio de competências de comunicação em várias línguas potencia o alargamento das nossas mundividências, pois permite o acesso a outras culturas, outros valores, modos de viver e pensar.


Os Curso de Línguas da Your Exit preparam os formandos para os exames de Certificação e Reconhecimento Internacional concedidos por diferentes entidades como:

Línguas

Exames

Entidade

Inglês

KET, PET, FCE, CAE, CPE, BEC , IELTS

Universidade de Cambrige

Francês

DELF e DALF

Ministério da Educação Francês

DELE

Ministério da Cultura Espanhol

CELTA

Câmara de Comércio de Madrid e Universidade de Alcala

FT, SD, ZD, B2, C3, PWD, TestDAF, ZOP, KDS, GDS

Goethe-Institut

Espanhol

Alemão

Inglês Espanhol Alemão Francês Mandarim Italiano Holandês Russo Atendimento em Língua Estrangeira Apresentações em Língua Estrangeira Português para Estrangeiros

23


Está cansado que os clientes

saiam e não

voltem? HOTELARIA E RESTAURAÇÃO O turismo é um dos mais importantes sectores da economia portuguesa, representando cerca de 8% do PIB e absorvendo perto de 10% do emprego. O aumento do número de turistas e a importância estratégica deste sector, traduzida nas receitas que proporciona, na mão-de-obra que ocupa e nos efeitos multiplicadores que induz em várias áreas, tem levado os agentes económicos, perante a concorrência internacional, a adoptar um conjunto de medidas dinamizadoras, especialmente no âmbito da oferta. Poucos negócios possuem clientes que permanecem nas instalações, compram uma vasta gama de produtos durante o dia e a noite, possuem um grande número de funcionários, muitos deles com habilidades especiais, e têm um alto índice de capital para vendas. Essas são algumas das realidades do negócio da Hotelaria e Restauração. O futuro do sector passa por uma perspectiva de sustentabilidade ambiental, económica e social, no quadro de um novo modelo de desenvolvimento do turismo que privilegie a qualidade, seja em termos de ambiente do destino turístico, seja no que refere aos empreendimentos e serviços turísticos.


Certificação Integrada de Profissionais de Restauração Preparação e qualificação de futuros profissionais de hotelaria e restauração através de sistema de aprendizagem alternado entre formação em sala e em posto de trabalho.

Bom Bacalhau à Mesa Especialização na preparação de pratos de bacalhau.

Abrindo o Apetite Desenvolvimento de competência para a preparação de entradas.

Serviço de Mesa / Bar Aperfeiçoamento de técnicas de bar e mesa, em respeito pelas normas de segurança e higiene alimentar, planificando e dirigindo o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integradas em unidades hoteleiras.

Cozinha Vegetariana Desenvolvimento vegetariana

de

competências

em

cozinha

Working Flair

Cozinha Zen

Aperfeiçoamento da animação de Bar através de planos e sequências de flair (free style) que lhes permitiram desenvolverem e aprofundar novos movimentos sempre com garrafas cheias de líquido.

Utilização da cozinha e confecção para controlar factores de stress visando uma saúde física e psicológica mais sadia.

Cozinha Desenvolvimento de competências para que permita exercer a actividade de cozinheiro em cozinhas de Hotéis, restaurantes e similares ou ainda em cozinhas de áreas tão diversas como o “Catering”, Hospitais, Cantinas, Refeitórios.

Segurança Alimentar e HACCP na Restauração Permite desenvolver, implementar e verificar Sistemas de Segurança Alimentar na área da restauração.

Donos de Casa Desesperados Iniciação à confecção de pratos culinários de rápida preparação para o dia-a-dia.

A Arte de Adocicar Aperfeiçoamento de competências e técnicas na área da Pastelaria.

25


CONSULTADORIA

 Planeamento Estratégico  Gestão de Mudanças  Workshops de Gestão Estratégica

Gestão de Topo  Gestão de Projectos  Coaching e PNL  Transferência Estruturada de Conhecimento  Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos  Workshops de Planeamento  Sistemas de Gestão

Gestão Intermédia

 Abordagem Lean  Ferramentas de Qualidade, Ambiente e Segurança  Teambuilding  TPM  Gestão da Produção  Programas Específicos de Qualificação

Equipas  Programas de Desenvolvimento de Competências Profissionais

Diagnóstico  Implementação  Follow Up


COMERCIAL E VENDAS HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

LÍNGUAS GESTÃO INDUSTRIAL MARKETING MANAGEMENT GESTÃO INDUSTRIAL CONTABILIDADE E FINANÇAS

GESTÃO INDUSTRIAL

RESTAURAÇÃO DESENVOLVIMENTO QUALIDADE, AMBIENTE ORGANIZACIONAL E PESSOAL E SEGURANÇA HOTELARIA E LÍNGUAS COMERCIAL E VENDAS MARKETING RESTAURAÇÃO

LÍNGUAS Q UALIDADE , A MBIENTE MARKETING E SEGURANÇA COMERCIAL E VENDAS HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

MANAGEMENT

DESENVOLVIMENTO CONTABILIDADE E FINANÇAS ORGANIZACIONAL E PESSOAL LÍNGUAS

CONTABILIDADE E FINANÇAS LÍNGUAS

QUALIDADE, AMBIENTE MARKETING E SEGURANÇA COMERCIAL E VENDAS

CONTABILIDADE E FINANÇAS H OTELARIA E R ESTAURAÇÃO

QUALIDADE, AMBIENTE MARKETING E SEGURANÇA CONTABILIDADE E FINANÇAS

COMERCIAL E VENDAS MANAGEMENT

QUALIDADE, AMBIENTE MARKETING E SEGURANÇA

QUALIDADE, AMBIENTE COMERCIAL E E SEGURANÇA MARKETING VENDAS LÍNGUAS GESTÃO INDUSTRIAL

HOTELARIA E

COMERCIAL E VENDAS MANAGEMENT DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E PESSOAL

ORGANIZACIONAL E PESSOAL MANAGEMENT COMERCIAL E VENDAS LÍNGUAS

CONTABILIDADE E FINANÇAS

HOTELARIA E RESTAURAÇÃO MARKETING

QUALIDADE, AMBIENTE MARKETING HOTELARIA E LÍNGUAS E SEGURANÇA DESENVOLVIMENTO RESTAURAÇÃO GESTÃO INDUSTRIAL MANAGEMENT ORGANIZACIONAL E PESSOAL DESENVOLVIMENTO LÍNGUAS

HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

C OMERCIAL E V ENDAS

DESENVOLVIMENTO LÍNGUAS ORGANIZACIONAL E PESSOAL

CONTABILIDADE E FINANÇAS

COMERCIAL E VENDAS FINANÇAS

QUALIDADE, AMBIENTE E S EGURANÇA

CONTABILIDADE E FINANÇAS

HOTELARIA E RESTAURAÇÃO MANAGEMENT

CONTABILIDADE E FINANÇAS COMERCIAL E VENDAS MARKETING GESTÃO INDUSTRIAL HOTELARIA E COMERCIAL E VENDAS HOTELARIA E R ESTAURAÇÃO QUALIDADE, AMBIENTE RESTAURAÇÃO GESTÃO INDUSTRIAL E SEGURANÇA MANAGEMENT MARKETING GESTÃO INDUSTRIAL

MANAGEMENT

MARKETING

LÍNGUAS

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E PESSOAL LÍNGUAS CONTABILIDADE E

QUALIDADE, AMBIENTE M ANAGEMENT E SEGURANÇA

LÍNGUAS

COMERCIAL E VENDAS MARKETING

HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E PESSOAL COMERCIAL E VENDAS

MANAGEMENT DESENVOLVIMENTO

ORGANIZACIONAL E PESSOAL CONTABILIDADE E FINANÇAS

CONTABILIDADE HOTELARIA E Rua D. João I, 123, 4450-164 Matosinhos COMERCIAL E VENDAS QUALIDADE, AMBIENTE (+351) 229 397 350 Fax: (+351) 229 397 359 Email: info@yourexit.pt E FINANÇAS RTel: ESTAURAÇÃO LÍNGUAS E SEGURANÇA GESTÃO INDUSTRIAL GESTÃO INDUSTRIAL

COMERCIAL E VENDAS

GESTÃO INDUSTRIAL QUALIDADE, AMBIENTE LÍNGUAS E SEGURANÇA


Catálogo Your Exit