Page 1

MARÇO 2012

Playlist

Descobrimos como eram os Amor Electro na escola

Zapping

Fomos ver tv no sofá com “Os Simpsons”!

Tarabytes

Não, os telemóveis não fazem pipocas nem cozem ovos...

Aprende com quem sabe!

Nº 1 - Mensal - Distribuição gratuita - Não pode ser vendida Pdf disponível em www.maiseducativa.com

Máquina do tempo

Famosos que seguiram o ditado do “Tal pai, tal filho”

PROFISSÃO do mês

Pedro Pinto revela os segredos de um jornalista de sucesso

Verde mais verde não há!

es. As escolas portuguesas estão, desde o ano letivo de 1996/97, mais verd eira Tudo graças ao programa Eco-Escolas desenvolvido pela Associação Band ido Azul da Europa (ABAE), que desde essa altura tem encorajado, reconhec e premiado o trabalho ambiental desenvolvido por alunos e professores.


MARÇO 2012

6 //BINGO

Se nunca ganhas nada em lado nenhum, aqui tens uma oportunidade de mudar a sorte...

8 //TOQUE DE ENTRADA

Lucília Mata sente muitas saudades do contacto com os alunos na Escola Secundária de Cascais (Lisboa) e Pedro Freire fala dos 50 anos do Colégio Bartolomeu Dias.

10 //TOQUE DE SAÍDA

Descobrimos escolas que trabalham os objetivos do Milénio, fomos à RoboParty 2012 e ainda conhecemos a sobrinha do Fernando Pessoa!

16 //PÁGINA A PÁGINA

Sabias que Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank, morreu no dia 31 de março de 1945, ou seja há 67 anos atrás?

18 //PLAYLIST

Marisa Liz, Tiago Pais Dias, Ricardo Vasconcelos e Rui Rechena são os Amor Electro, artistas que ouves todos os dias no genérico da novela da SIC “Rosa Fogo”.

20 //take1

Temos gladiadores da era pós-apocalítica, chaves misteriosas, uma assustadora mulher vestida de negro que teima em aparecer à janela e bichos laranja felpudos... Num cinema perto de ti.

22 //zapping O sucesso de “Os Simpsons” já rendeu 500 episó-

dios e 27 prémios Emmy – o que faz desta série uma das mais bem sucedidas e longas exibidas na televisão.

games 24 //mais Katy Perry deixa os palcos para se juntar à comu-

nidade Sims, Mario Party 9 promete toneladas de diversão para os donos de uma Wii e ainda uma verdadeira caça ao homem em “Angry Brides”.

//ÍNDICE

Toca a levantar agora os dias estão carregadinhos de cedo, porque sol e há que aproveitar! 26 //tarabytes

Luís Correia, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST, explica tudo sobre o mito dos telemóveis que fazem pipocas.

QUE FALAR 28 //DÁ A Mais Educativa esteve no Seminário Nacional

Eco-Escolas 2012 e conta-te o que fazem as escolas mais ecológicas do país.

DO MÊS 32 //PROFISSÃO Além de jornalista e pivot de noticiários na TVI,

Pedro Pinto acumula as funções de professor na UAL e na Escola Profissional de Comunicação e Imagem (EPCI).

DOS SEXOS 34 //GUERRA Temos T-shirts hilariantes para os rapazes e bolsas

muito lovely para as meninas. Ah... Também descobrimos havaianas com cordões.

DO TEMPO 38 //MÁQUINA Aproveita o Dia do Pai para recordar alguns casos

históricos conhecidos em que o filho seguiu claramente as pisadas do pai.

Conta-nos tudo!

O que andas a fazer na escola? Qual foi a matéria mais interessante que aprendeste este mês? O que fazes ao fim de semana? Quem é o aluno mais cómico da turma? Onde vais passar as férias da Páscoa? Que músicas guardas no teu MP3? Há quanto tempo não aspiras o quarto?... Há toda uma série de coisas que gostávamos de saber de ti. Manda-nos um pombo-correio, escreve-nos uma carta, dá-nos uma apitadela ou simplifica e envia-nos um e-mail com novidades, dicas ou com apenas um olá. Nós respondemos sempre e vamos ter contigo e tudo, porque o que queremos é saber de ti.

Aproveita o mês!

Ficha Técnica Proprietário/Editor: Young Direct Media, Lda . NIPC nº 510080723 . Diretora: Bruna Pereira, brunapereira@youngdirectmedia.pt . Sede de redação: Rua Ester Bettencourt Duarte, Lote 76, 2625 - 095 Póvoa de Santa Iria . Tlf. 21 155 47 91 . Fax. 21 155 47 92 . Email geral: geral@youngdirectmedia.pt . Tiragem: 50,000 exemplares . Peridiocidade: Mensal . Registo na ERC nº 126169 Depósito legal: 341259/12 . Tipografia e Morada: Lisgráfica - Rua Consiglieri Pedroso, nº 90, Casal de Santa Leopoldina, Barcarena . COLABORADORES: Administração: Graça Santos, gracasantos@youngdirectmedia.pt . Diretora Geral da Empresa: Graça Santos, gracasantos@youngdirectmedia.pt Diretor Adjunto da Empresa: Paulo Fortunato, paulofortunado@youngdirectmedia.pt . Diretor Comercial: Duarte Fortunato, duartefortunato@youngdirectmedia.pt . Redação: Bruna Pereira, brunapereira@youngdirectmedia.pt e João Diogo Correia, joaocorreia@ youngdirectmedia.pt . Designer gráfico: Mónica Santos, monicasantos@youngdirectmedia.pt . Internet: André Rebelo, andrerebelo@youngdirectmedia.pt . Comunicação e Distribuição: Samuel Alves, samuelalves@youngdirectmedia.pt . Fotografia: Samuel Alves, samuelalves@youngdirectmedia.pt Esta publicação já se encontra escrita ao abrigo no novo Acordo Ortográfico. Março 2012 . MaisEducativa

|3


//PLAYLIST

Publi-reportagem

Conhecimento sem fronteiras Além de excelentes instalações e de um corpo docente muito qualificado, o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) oferece a todos os seus alunos a possibilidade de conciliar uma completa formação de nível superior aliada a uma rica vertente cultural e associativa promovida pelo sentimento de companheirismo dos seus estudantes. A grande novidade, refere em entrevista o Vice-Presidente do IPSantarém, Hélder Pereira, é que a partir desde ano, o IPSantarém oferece, além de mobilidade ERASMUS durante o ciclo de estudos, a possibilidade de estágios ERASMUS fora de Portugal. Texto: Bruna Pereira Fotos: IPSantarém

Quais são as principais mais-valias do IPSantarém? Neste momento, temos grande parte do grupo docente muito qualificado, ou seja, com grau de doutor. Temos excelentes instalações físicas em qualquer um dos campos onde estamos inseridos – o IPSantarém tem três campos: o campus principal, onde está a sede do IPSantarém e a Escola Superior de Gestão e de Educação; o campus da Escola Superior Agrária; e o campus da Escola Superior de Saúde. Há ainda uma Escola que tencionamos inaugurar este ano, 'novinha em folha', em Rio Maior, onde vai ficar sediada a Escola Superior de Desporto. A escola já funciona em instalações provisórias, mas contamos inaugurar a nova escola, que está praticamente pronta, ainda este ano. Além de um corpo docente qualificado e das excelentes instalações, existe uma oferta educativa adequada às exigências do mercado, dentro do contexto que vivemos e dentro dos outros institutos politécnicos, que obedecem a uma lei genérica que impõe uma série de balizas quanto à oferta formativa, sendo que a nossa também está perfeitamente adequada ao mercado de trabalho. Além de estudar para conseguirem acabar um curso, os alunos universitários que frequentam o IPSantarém podem fazer outro tipo de atividades... Além de facultar, obviamente, os planos de estudos dos cursos que os alunos escolheram, neste momento o IPSantarém oferece já com alguma dinâmica e alguma amplitude a possibilidade de estágios, exatamente para aproximar os alunos ao mercado de trabalho. A partir deste ano, inclusivamente, existem não só estágios no país como estágios lá fora, na Europa. O IPSantarém passou a integrar o consórcio ERASMUSCentro, constituído por um conjunto de politécnicos da zona centro, que é neste momento um dos maiores consórcios de ERASMUS do país e que oferece a possibilidade de realizar estágios fora de Portugal. O esquema ERASMUS até aqui era muito feito em termos de mobilidade de estudos, em que os alunos iam fazer um período de estudos fora do país, mas agora alargou-se essa possibilida-

4 | MaisEducativa . Março 2012

de e o que nós agora pretendemos é alargar todo um esquema de estágios internacional e temos essa possibilidade. Portanto, os nossos alunos não só podem fazer períodos de estudo lá fora, como inclusivamente podem fazer estágios profissionais lá fora. Esta é uma mais-valia que tem de ser realçada.

estará seguramente mais bem capacitado para enfrentar o mercado de trabalho que é exíguo do que um indivíduo sem qualquer qualificação.

E no que toca a vida académica fora dos estudos? Há toda uma vida associativa e uma vida cultural que os alunos têm, já que os próprios alunos se organizam: há as tunas, os desfiles académicos e todo um conjunto de outras atividades associativas e culturais que o IPSantarém, na medida das suas possibilidades, apoia financeiramente e não só, mas cuja iniciativa parte dos próprios alunos. Aqui no IPSantarém os nossos alunos também podem conhecer muitas pessoas – porque tal como podemos enviar para o estrangeiro alunos, também podemos receber alunos. Já recebemos dezenas de alunos estrangeiros e isso permite alargar horizontes, alargar contactos e experimentar outras formas de ser e de estar e outras culturas. Que conselho dá aos alunos que se encontram neste momento no 12º ano e estão indecisos em prosseguir os estudos? Se me perguntar se uma licenciatura é certificado de emprego garantido – evidentemente que não. Agora o que todos os estudos apontam é que as pessoas que têm um curso superior têm mais possibilidades de arranjar trabalho do que as outras – e quando arranjam trabalho são mais bem remuneradas do que as outras. O ensino superior neste momento será a única forma de combater a conjuntura bastante nefasta em termos de mercado de trabalho. Um curso superior, mesmo em tempos de crise, é muito valioso, portanto... Vivemos numa sociedade de conhecimento onde se valoriza o conhecimento e as competências e a única possibilidade, hoje em dia, de combatermos a onda de desemprego existente é sermos qualificados e sermos capazes de disputar as poucas vagas que existem no mercado de trabalho. Um indivíduo com uma licenciatura ou um mestrado

Que cursos tem para te oferecer o Instituto Politécnico de Santarém? Desde a Engenharia Alimentar e a Engenharia do Ambiente, passando pelas Artes Plásticas e Multimédia e pela Animação Cultural e Educação Comunitária, são muitas as hipóteses de enfrentares o futuro com uma licenciatura, ou quem sabe mestrado, na mão. Informa-te em www.ipsantarem.pt.


PUB

Pós-Graduação: Necessidades Educativas Especiais- domínio Cognitivo-Motor Mediação de Conflitos

Mestrados: Educação e Comunicação Multimédia Administração Educacional - Ciências da Educação Educação Social e Intervenção Comunitária Ciências da Educação Área de Supervisão e Orientação Pedagógica

Mestrados que habilitam para a docência: Educação Pré-Escolar Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

www.esa.ipsantarem.pt

Cursos de Especialização Tecnológica (Nível IV):

Licenciaturas: Condição Física e Saúde no Desporto Desporto de Natureza e Turismo Activo Treino Desportivo Psicologia do Desporto e do Exercício Gestão das Organizações Desportivas

Pós-Graduação: Actividade Física na Gravidez e Pós-Parto

Mestrados: Desporto Área de especialização em : Treino Desportivo Condição Física e Saúde Desporto de Natureza Educação Física Escolar Observação e Análise no Desporto Psicologia do Desporto e do Exercício Actividade Física em Populações Especiais

Segurança e Higiene Alimentar Mecanização e Tecnologia Agrária Tecnologias de Produção Integrada em Hortícolas Cuidados Veterinários Olivicultura e Tecnologia do Azeite Viticultura e Enologia Maneio e Utilização do Cavalo

Licenciaturas: Engenharia da Produção Animal Engenharia Alimentar Engenharia Agronómica Nutrição Humana e Qualidade Alimentar Engenharia do Ambiente

Pós-Graduação: Tecnologia Alimentar Produção de Plantas Medicinais e para Fins Industriais Agricultura Sustentável

Mestrados: Tecnologia Alimentar Produção de Plantas Medicinais e para Fins Industriais Agricultura Sustentável

www.esg.ipsantarem.pt

Cursos de Especialização Tecnológica (Nível IV): Desenvolvimento de Produtos Multimédia Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos

Licenciatura:

Licenciaturas:

Enfermagem

Gestão de Empresas Informática Administração Pública Contabilidade e Fiscalidade Marketing e Publicidade

Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia Enfermagem Comunitária Enfermagem de Reabilitação

Mestrados: Gestão Pública Contabilidade e Finanças Sistemas de Informação de Gestão Gestão de Organizações de Economia Social Empreendedorismo Marketing

www.ese.ipsantarem.pt

Pós-Licenciatura:

Pós-Graduações: Enfermagem de Reabilitação Enfermagem da Família Cuidados Paliativos Cuidados Continuados

Mestrados: Enfermagem de Saúde Familiar Enfermagem Comunitária Enfermagem à Pessoa em Processo de Doença na Comunidade Enfermagem de Reabilitação Enfermagem de Saúde da Criança e Jovem Supervisão em Enfermagem (em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) Erasmus Mundus em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos (em parceria com as Universidades de Oviedo, Metropolia de Helsinquia e Universidade do Algarve)

Licenciaturas: Animação Cultural e Educação Comunitária Artes Plásticas e Multimédia Educação e Comunicação Multimédia Educação Social Educação Básica

www.esenf.ipsantarem.pt

www.esdrm.pt/

Agarra o teu Futuro!

www.ipsantarem.pt


//BINGO

S O P M E T A S S A P Capa DVD.FH11

:36 2008

Thu Nov 20 17:08

Page 1

C

M

Y

CM

MY

CY CMY

K

PRIMEVAL Não te assustes, estamos aqui para oferecer A “Primeval”, que em Portugal é também conhecida por “Tempos Primitivos”, é uma série de ficção científica, onde o passado, o presente e o futuro se misturam, trazendo ao mundo criaturas estranhas (algumas nossas conhecidas, outras nem por isso). O Professor Cutter e o seu grupo de cientistas, oriundos de Inglaterra, são responsáveis por evitar a catástrofe. Caso ainda não conheças a série, ou mesmo que a conheças e queiras revê-la e guardá-la, fica a saber que a Mais Educativa e a Valentim de Carvalho Multimédia têm para oferecer, aos 5 vencedores, a primeira e segunda temporadas de “Primeval”. Basta que nos escrevas uma frase original em que uses a palavra Primeval e a criatura pré-histórica que mais te assusta. Não tenhas medo, atira-te de cabeça a mais um passatempo Mais Educativa. Composite

PVP do pack: 40 euros Foto de: www.primeval.tv

DEATH NOTE 1 - Aborrecidos Leituras vindas do Japão Sabes o que é o Mangá? Mangá é a palavra utilizada para descrever banda desenhada criada ao estilo japonês, tendo como origem remota as lendas escritas e ilustradas em rolos de papel que criavam histórias em sequência... Para perceberes mesmo o que vem a ser o género Mangá, nada melhor do que experimentares a leitura do primeiro volume da série Death Note em português - um Mangá de culto, com mais de 30 milhões de livros vendidos e que nos coloca dilemas tão variados quanto existenciais: Quanto vale uma vida humana?...e a vida de um criminoso? Vale o mesmo do que as restantes? Para além de uma série Mangá extraordinariamente cativante e de traço impecável, Death Note aborda questões que ultrapassam o entretenimento e que nos permitem questionar e argumentar opiniões que tínhamos como dados adquiridos. Para te habilitares a uns dos 10 exemplares de Death Note I que a Devir Livraria e a Mais Educativa têm para te oferecer, responde à seguinte questão: O que é um Shinigami? A - Chefe de Cozinha Japonês B - Um Deus da Morte C - Um Super-Herói D - Um detetive De 10 em 10 resposta certas, atribuímos um livro. Não te esqueças que a participação é efetuada no site www.maiseducativa.com. Boa sorte! PVP: 9,99 euros Esta informação foi facultada pelo departamento comercial. Condições gerais dos passatempos da Mais Educativa 1. Os passatempos da Mais Educativa têm uma data de início e de fim (que corresponde à duração do mês da publicação da revista) fora das quais todas as participações recebidas serão recusadas. 2. Das respostas recebidas, apenas serão consideradas válidas as que preencherem devidamente os campos solicitados no formulário de resposta. 3. Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por concorrente. 4. Do conjunto de respostas válidas recebidas, os premiados serão selecionados de acordo com o método de seleção e o número de prémios comunicados no respetivo passatempo.

6 | MaisEducativa . Março 2012

5. No caso do número de participações ser inferior ao número de prémios disponíveis, serão contemplados todos os participantes que responderem acertadamente. 6. A lista dos premiados será publicada online, na área de Passatempos, sendo os vencedores ainda notificados via e-mail ou telefone, pelo que os participantes deverão facultar sempre os seus contactos corretos e atuais. 7. Todas as demais dúvidas e questões podem ser endereçadas para o e-mail passatempos@maiseducativa.com.


FAZ UM GOSTO NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK

LIKE WWW.FACEBOOK.COM/MAISEDUCATIVA


//TOQUE DE ENTRADA

Com a escola no coração Professora desde o ano letivo 1974/75, Lucília Mata sente muitas saudades do contacto com os alunos – agora que exerce funções de direção na escola Secundária de Cascais (Lisboa) e está privada de dar aulas. Mas uma coisa é certa: antes de se reformar, esta diretora muito querida na sua escola quer ainda voltar a ser professora de Economia ou Contabilidade, as suas áreas de formação. Texto: Bruna Pereira Foto: Samuel Alves

Há quanto tempo trabalha nesta escola? Estou nesta escola desde 1983. Como diretora, desde 2006. Ser diretora de uma instituição nem sempre deve ser fácil... Pois, há os que gostam muito de mim, mas quando alguma coisa corre mal, eu sou o rosto da repreensão e do castigo... Isto não devia acontecer, mas por vezes, professores menos assertivos acabam por ter problemas dentro da sala de aula e vêm a correr chamar-me para eu ir lá. Portanto, nem sempre o meu rosto é muito agradável ou muito simpático. É mesmo assim. O que gosta mais da sua profissão? Gosto do contacto com os alunos e com as pessoas. Gosto muito deste contacto diário e sinto muita falta de não dar aulas, porque neste momento não dou aulas. Como estou numa situação de quase pré-reforma, já decidi que quando sair daqui da direção quero estar um ano a dar aulas, porque sinto saudades. Comecei a dar aulas em 1974/75, na altura do 25 de abril, portanto, de Economia e Contabilidade. Este ano, a Escola Secundária de Cascais organizou “Os dias da cultura” nos dias 15 e 16 de fevereiro. Como surgiu a iniciativa? É uma tradição que tem muitos anos. Antigamente ocupava uma semana – era “A semana da cultura” e as atividades eram mais faseadas.

Acontecia sempre em fevereiro ou março - ou antes do Carnaval ou a seguir ao Carnaval, porque é um período onde não faz tanta diferença em termos de atividades letivas, porque depois da Páscoa já é a preparação para os exames e já não dá jeito e antes da Páscoa também é sempre complicado. Esta atividade consta do nosso plano anual há muitos anos e nos últimos quatro anos decidimos restringir a semana da cultura e reduzir para dois dias, porque o calendário escolar permite a interrupção de atividades letivas durante dois dias e nós utilizamos essa possibilidade para a realização dos dias da cultura. No início do ano, pedimos aos grupos disciplinares para planificarem as atividades que querem desenvolver nestes dias, portanto, isto é uma coisa que se começa a pensar com tempo. Participam todos os grupos disciplinares? Participam sim, e todas as áreas.... Este ano tivemos inclusivamente a Feira das Universidades, porque as universidades começam logo em setembro a pedir para virem apresentar os seus cursos e falarem do acesso ao ensino superior. Este ano pensamos que em vez de vir hoje uma e amanhã outra, devíamos juntá-las todas e foi isso que fizemos. Os alunos interessam-se muito por este tipo de atividades.

os 50 An de excelência e tradição Texto e foto: João Diogo Correia

Pedro Freire é o diretor do Colégio Bartolomeu Dias, um homem muito jovem e simpático que nos guiou pelas instalações e pela própria história da instituição. Este é um ano de festa, porque marca os 50 anos do Colégio e o acontecimento vai exigir a dedicação dos estudantes: "lançámos um repto aos alunos para que fiquemos nos 50 primeiros lugares do ranking das escolas, agora nos exames do secundário", afirma Pedro Freire. Não será tarefa fácil, mas o diretor garante, com orgulho, que "costumamos andar sempre lá perto". Na verdade, se olharmos para o ano de 2010, o Colégio Bartolomeu Dias foi considerado a melhor escola dos concelhos de Loures e Vila Franca de Xira, segundo publicação do Diário de Notícias, a 39ª melhor escola privada do país e a 87ª melhor no ranking de todas as escolas (privadas ou públicas) de Portugal, de acordo com o jornal Expresso! São resultados impressionantes que ninguém pode deixar que desapareçam. Outra das caraterísticas que o diretor quer manter é a tradição. Para isso, neste ano de comemoração, os alunos vão ter oportunidade de conhecer as ligações entre a história do nosso país e a do Colégio e, assim, perceber também o passado dos próprios pais. É verdade, há alunos cujos pais e avós estudaram no Bartolomeu Dias: "ter 50 anos de existência já dá para chegar à terceira geração, como é o meu caso, porque o meu avô também foi sócio fundador do Colégio”, ri-se Pedro Freire. O aniversário terá o ponto alto num jantar, em setembro (mês em que o Colégio nasceu), em que serão convidadas várias personalidades marcantes da história do Bartolomeu Dias. Segundo o diretor, "o objetivo é ter pessoas que representem cada uma das gerações".

8 | MaisEducativa . Março 2012


Pub

CONHECIMENTOS PARA A VIDA

LICENCIATURAS

Ciências da Nutrição 4 anos Enfermagem 4 anos Fisioterapia 4 anos Radiologia 4 anos Terapia da Fala 4 anos Análises Clínicas e Saúde Pública 4 anos Gestão do Ambiente e do Território 3 anos

Pub

geral@uatlantica.pt tel 21 439 82 24/25/43

Fábrica da Pólvora de Barcarena 2730-036 Barcarena, Oeiras

Gestão 3 anos Gestão em Saúde 3 anos Contabilidade e Auditoria 3 anos Marketing e Comunicação Empresarial 3 anos Gestão de Sistemas e Computação 3 anos Sistemas e Tecnologias da Informação 3 anos

www.uatlantica.pt


//TOQUE DE SAÍDA Escola Secundária de Cascais (Lisboa)

As mil e uma caras da cultura! Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Escola Secundária de Cascais acolheu “Os dias da cultura” - evento que juntou atividades tão distintas como projeções de filmes, palestras, ações de sensibilização, venda de pães com chouriço, teatros, exposições, jogos tradicionais e até uma emissão em direto da Rádio Escolar. Texto: Bruna Pereira Fotos: Samuel Alves

A barragem que funciona a pilhas A barragem colorida da Inês Santos, da Tatiana Ramos e do Martim Seco (10ºC, Ciências e Tecnologias) funciona com um gerador muito original. “Arrancámos o gerador de um brinquedo e agora funciona com pilhas, porque a água que temos aqui não tem força suficiente para mover o gerador”. Importante de sublinhar é que esta barragem em tamanho real funciona quase da mesma forma... Gerando energia.

Mutações genéticas Sabias que o Síndrome de Patau acontece durante a divisão celular? Também chamado de Trissomia 13, esta mutação pode manifestar-se sob a forma de microcefalia, polidactilia ou deformidades nos olhos (havendo até casos de ciclopes). “Felizmente, tudo isto é possível ser visto numa simples ecografia ou durante a amniocentese”, revelou o grupo de alunos composto por João Vultos, Carlos Araújo e Francisco Ribeira (11ºA, Ciências e Tecnologias).

Ai achavam que a Cultura não dava fome? Estes alunos pensam em tudo!

10 | MaisEducativa . Março

Olha o vulcão!! Lourenço Silva, Vasco Prudente e Diogo Conceição (10ºC, Ciências e Tecnologias) explicaram à Mais Educativa como é que se faz um vulcão. “É só moldar espuma de isolamento... Depois ela cresce... E pinta-se! Também usamos detergente para simular a lava em forma de espuma. Depois ele explode.”

Num lago vive muita coisa... Quem julga que num lago apenas existe água engana-se redondamente. O José Nunes (11ºB, Ciências e Tecnologias) explicou que aquela espécie de nuvens no microscópio são nada mais, nada menos do que algas – mas as algas não vivem sozinhas nestes espaços aquáticos, já que há uma imensa lista de microrganismos – como mostram os cartazes do José (se tiverem uma lupa, vai dar imenso jeito...).

Já o síndrome de Marfan, também conhecido como Aracnodactilia, é uma desordem do tecido conjuntivo caraterizada por membros anormalmente longos. Mas sabias que houve personagens históricas famosas que conseguiram viver com a doença? As alunas Mariana Cunha e Cristina Musteata (11ºA, Ciências e Tecnologias) dão o exemplo do General francês Charles de Gaulle, Maria I da Escócia ou até o Imperador Júlio César.


//TOQUE DE SAÍDA

Quem quer ser arqueólogo? O grupo de alunos do Clube de Arqueologia convidou o arqueólogo do Museu Nacional de Arqueologia Mário Antas para uma palestra em torno da sua profissão. Com muitos momentos cómicos, a palestra desmistificou algumas ideias: o arqueólogo não anda de chicote como a Lara Croft; os ossos quando são desenterrados não são brancos como na série “Bones” e afinal o arqueólogo não anda cheio de pó na roupa e de granadas na mão a explodir templos, estilo Indiana Jones... “A arqueologia procura provas da presença do Homem no passado, sendo os arqueólogos uma espécie de detetives desse mesmo passado”, explicou o também professor Mário Antas aos alunos presentes. Já agora, sabias que um arqueólogo trabalha num sistema de quadrados muito semelhante aos do jogo batalha naval e nunca escava um descobrimento até ao fim? O objetivo é deixar vestígios para as gerações vindouras, que certamente terão outros meios tecnológicos que nós hoje nem sonhamos, capazes de descortinar muitas mais coisas do que as que conseguimos no presente.

Manuela Nogueira é.... A sobrinha de Fernando Pessoa!!! Foi com muita emoção que Manuela Nogueira falou para os alunos, na Biblioteca da Secundária de Cascais, sobre o seu curioso interesse pela escrita, que parece coisa de família – ou não fosse esta escritora a mesmíssima sobrinha de Fernando Pessoa. “Comecei a escrever por volta dos 10 anos. Eram textos sobre coisas que sentia, mas sem ninguém saber, era tudo escrito às escondidas”, disse Manuela Nogueira, sublinhando que, apesar de haver tanta gente escritora e tantos assuntos retratado em livros, toda as pessoas têm a sua maneira única de sentir e expressar as coisas. Foi por isso que decidiu aventurar-se pelo mundo dos livros, com a sua primeira obra “O dedo indicador”. Mas se a escritora se sentiu emocionada em falar para tantos jovens, do lado da plateia o sentimento não foi menor – já que descobrimos que Manuela viveu com o seu ‘Tio Fernado’ até aos 10 anos, tendo uma das infâncias mais curiosas de sempre. “Ia com o meu tio ao barbeiro e ficava muito atenta àquelas conversas de homens... Até que um dia resolvi propor ao meu tio ser eu a fazer-lhe a barba, então inventava eu os diálogos e ele dava-me umas moedas em troca, que eu gastava em chocolates – daí o poema ‘Come chocolates, pequena; Come chocolates!’”.

Pub

eça que com A v ia g e m c o lh a c e r t aIV s issionais de Nível c o m aCue rs os Pr of

TÉCNICO DE SAÚDE

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL IV

TÉCNICO DE DESIGN DE INTERIORES

TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING TÉCNICO DE GESTÃO

Diploma de 12º ano Duração 3 anos

TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE GESTÃO TÉCNICO DE FOTOGRAFIA

DIPLOMA DE 12º ANO DURAÇÃO 3 ANOS ESTÁGIO PROFISSIONAL EMPREGABILIDADE DE 85% PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE O NOSSO SITE OU CONTACTE-NOS ATRAVÉS DO 218 474 029/31

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE O NOSSO SITE OU CONTACTE-NOS ATRAVÉS DO 218 474 029/31

11


2 1 65

//TOQUE DE SAÍDA

Colégio Bartolomeu Dias (Lisboa)

A caminho das Olimpíadas

da Matemática! Apesar de antigo, o Colégio Bartolomeu Dias tem tentado modernizar-se e o pavilhão principal, onde estão alunos desde o berçário até ao 12º ano, foi alvo de obras de restauração. Quando a Mais Educativa lá chegou, a hora era de recreio para os mais novos e a correria instalou-se. Os alunos do 12º ano estavam em aulas e foi lá que descobrimos um estudante para lhe dar uma bela notícia: foi selecionado para as finais das Olimpíadas Portuguesas da Matemática (OPM). O seu nome é Lakhan Kanji, é aluno do 12º C1 e diz que "não estava nada à espera de ser selecionado". Texto e foto: João Diogo Correia

As Olímpiadas são um concurso de problemas de Matemática para estudantes do 1º, 2º e 3º ciclos e também para os do secundário, com o objetivo de desenvolver o gosto por uma disciplina que nem sempre é bem recebida pelos alunos. Mas, para mudar isso, as OPM não querem testar a quantidade de conhecimentos. Pelo contrário, elas criam vários problemas matemáticos que apelam à tua criatividade e imaginação. Já que o nível de treino nunca é o mesmo entre os mais velhos e os mais novos, as Olimpíadas estão divididas em três grupos: a Categoria Júnior, para alunos do 6º e 7º ano, a Categoria A, para os do 8º e 9º e a Categoria B para os do secundário. Todos os anos é convidada uma escola para receber e organizar a grande Final Nacional, onde participam 30 jovens de cada categoria. Este ano a escolhida foi a Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, e a etapa terá lugar entre 22 e 25 de março. Neste ano letivo de 2011/2012, a Sociedade Portuguesa de Matemática organiza as XXX Olimpíadas Portuguesas da Matemática.

Portanto, o Lakhan já sabe, este mês é altura de se deslocar até Leiria e mostrar o que vale. Ele garante que sempre gostou de matemática mas, apesar de já ter passado algumas fases das Olimpíadas em anos anteriores, esta foi a primeira vez que conseguiu chegar à final. Agora é continuar a praticar porque, garante este aluno, o treino é o seu principal segredo. Só assim, conseguiu chegar aos 19 valores a Matemática, no período anterior!

Muito mais que 1+1=2 Os alunos mais craques da Matemática vão estar na Escola Secundária Domingues Sequeira, em Leiria, entre os dias 22 e 25 de março – estas são já as XXX Olimpíadas Portuguesas da Matemática. Sabe mais em www.spm.pt/olimpiadas.

21

12 | MaisEducativa . Março 2012

fotos de: www.spm.pt/olimpiadas


Pub

Tu fazes a diferença! Os jovens estudantes de instituições de ensino básico e secundário, como é o teu caso, estão numa posição única, já que se preparam para ser os futuros líderes da sociedade! A pensar nisso, o projeto Make It Possible tem como objetivo trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) das Nações Unidas junto das escolas do ensino secundário português, através de um ambiente de aprendizagem e interação único. Texto: Bruna Pereira Fotos: Make it Possible

Transformar estes jovens estudantes em embaixadores dos ODM em Portugal é a grande contribuição da AIESEC - a maior organização mundial gerida exclusivamente por estudantes universitários para esta causa. De 7 de fevereiro e até 23 de março, 58 voluntários internacionais de mais de 25 nacionalidades diferentes estarão em Portugal, motivados pela vontade de tornar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio uma realidade, onde irão desenvolver inúmeras ações em escolas, Universidades e nas ruas, em seis cidades Portuguesas (Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro), chegando a mais de 5000 estudantes. Através do seu programa de formação especificamente desenhado para a educação dos ODM, o Make It Possible cria espaços dinâmicos onde os estudantes aprendem, discutem e trabalham diversos temas, usufruindo simultaneamente do ambiente internacional que os nossos voluntários proporcionam. A segunda edição do Make It Possible conta com o apoio de várias entidades do mundo empresarial (Education First, a Navigator e a Fundação Millennium Bcp) e do mundo académico (ISCTE Business School).


//TOQUE DE SAÍDA

aga) Escola Secundária de Amares (Br

É um pássaro? É um avião?

Não, é um robô!

Texto: Bruna Pereira Fotos: Escola Secundária de Amares

Não são, mas bem que podiam ser verdadeiros super-heróis, já que fazem o que alguns seres humanos estão muito longe de conseguir: viajam pelo espaço, cortam relva sem esforço físico, separam o lixo tóxico, resgatam pessoas no fundo de poços, procedem a cirurgias milimétricas impossíveis com recurso a mãos humanas, limpam a casa, trabalham sem pausa nas linhas de montagem, detetam minas e armadilhas, ajudam a descobrir navios afundados no oceano... Enfim, são eles os robôs. E se há escola que entende destes dispositivos é a Escola Secundária de Amares, que apresentou não uma, mas duas equipas na RoboParty 2012 - um dos maiores eventos de robótica a nível nacional, que decorreu nos passados dias 23 e 24 de fevereiro, em Guimarães, e onde participaram alunos de escolas de todo o país. No caso da Secundária de Amares, os ilustres representantes foram os alunos dos cursos Profissionais de Técnico de Gestão de Equi-

pamentos Informáticos, Informática de Gestão, Programação de Sistemas Informáticos e do Curso Geral de Ciências e Tecnologias, que é como quem diz pelos alunos Tiago Brandão, Patrick Nunes, Francisco Faria, João Nogueira, Sérgio Silva, Tomé Macedo e Miguel Brandão, que foram orientados pelos professores Luís Bernardino e Fernando Costa. Em conjunto, e seguindo o espírito principal do evento, que é a convivência e o desenvolvimento de um projeto conjunto desenvolvido com pessoas de diferentes partes do país, alunos e professores procederam à construção e programação de dois robôs. Imaginem só que além de conseguirem este feito, ainda foram capazes de colocar os autómatos recém-criados em provas de perseguição, obstáculos e dança (sim, os robôs também sabem dançar...). Contando com as equipas da Escola Secundária de Amares, estiveram presentes na RoboParty 2012 perto de 400 participantes, divididos em 100 equipas diversificadamente constituídas por elementos de todo o Portugal... Mas o amor foi o mesmo: a robótica.

Diz lá outra vez.... Robo quê?

RoboParty!!!!

A RoboParty consiste num evento pedagógico que reúne equipas de quatro pessoas, durante três dias e duas noites. E o que fazem por lá? Ensinam a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. Inicialmente, é dada uma curta formação para aprender a dar os primeiros passos em Eletrónica, programação de robôs e construção mecânica, mas logo depois é entregue um KIT robótico desenvolvido pela empresa SAR - Soluções de Automação e Robótica e pela Universidade do Minho, para ser montado pelos participantes (Mecânica, Eletrónica, e Programação) e que no final do evento pertence à equipa. Os participantes têm que montar a parte mecânica, montar a placa eletrónica (soldar os componentes) e programar o robô (linguagem equivalente ao BASIC). O Kit é fácil de construir, é expansível e pode ser usado em várias competições de robótica nacionais e internacionais. Tal como acontece numa LANParty (que funciona 24h por dia), decorrem em paralelo numa RoboParty outras atividades lúdicas e pedagógicas, como desporto, música, internet, jogos e festas, sendo que cada participante traz o seu saco cama e fica lá durante todo o evento. São ainda dadas a conhecer as regras das competições nacionais e internacionais de robótica mais importantes, para os participantes se inscreverem... E se divertirem ainda mais com outros robôs! Sabe mais em www.roboparty.org. Fotos: www.roboparty.org

14 | MaisEducativa . Março

palavra cheSabias que o termo robô tem origem na do'? Em 1921, ca 'robota', que significa 'trabalho força uma peça de o escritor checo Karel Čapek escreveu s Universal sum' "Ros teatro chamada R.U.R. - iniciais de ista bricient um de ria histó a a cont Robots". A peça subsuma e nvolv lhante, chamado Rossum, que dese -a de ando aplic a, plasm proto ao ar simil tância química o com s), (robô des seguida na construção de humanoi todo em realiz e s iente obed sejam intuito de que estes o trabalho físico.


//PÁGINA A PÁGINA

Tanta Roupa e Nada para Vestir

O Segundo Livro da Ignorância Geral John Lloyd e John Mitchinson Ora vamos lá ver se sabes: O que apareceu primeiro, a galinha ou o ovo? Quantas pernas tem um polvo? Que pássaros inspiraram a teoria da evolução de Darwin? Quanto pesa uma nuvem? Por que é que Júlio César usava uma coroa de louros? O chocolate provoca acne? Estas e outras perguntas têm resposta n”O Segundo Livro da Ignorância Geral”, onde vais descobrir inúmeras curiosidades e esclarecer ideias erradas e equívocos que se assumem muitas vezes como verdadeiros, mas que, no fundo, são autênticos disparates. Edição: 2011 | Páginas: 280 Editor: Ideias de Ler | PVP: 14,90 euros

Foto de: Porto Editora

Economia Para Totós Peter Antonioni e Sean Masaki Flynn Se pensas que a Economia só diz respeito aos teus pais na hora de te darem a semanada, aos jornalistas que falam das medidas incluídas na Troika e aos membros do Governo quando discutem o Orçamento de Estado, estás redondamente enganado e devias espreitar uns capítulos deste livro. “Economia Para Totós” é um manual essencial para compreender verdadeiramente a conjuntura económica atual. De modo simples e estruturado, este livro vai ajudar-te a entender a aparente complexidade Foto de: Porto Editora das questões económicas, desmistificando a ideia de que estas apenas têm interesse para os teóricos e os economistas. Fica a compreender a forma como os economistas veem o mundo e percebe em que aspetos da vida quotidiana a Economia está muitas vezes presente sem que te apercebas... Edição: 2011 | Páginas: 448 | Editor: Porto EditoraI | PVP: 22 euros

Ah. . .

lioteca da tua escola E não te esqueças que a bib residência são um da tua zona de e a biblioteca municipal tuitaes estes e outros livros gra lugar maravilhoso para ler ado. seg mente e em ambiente sos ! ura leit da Usufrui do prazer

Maria Guedes Ok, imagina um dos teus dias da semana em que acordas já atrasada (como sempre) para as aulas e abres o armário. Txaran...... Calculo que desabafes o título deste livro. Mas tem calma, porque tudo o que precisas de saber para reformular o teu guarda-roupa e o teu visual está aqui. Encontra peças práticas, confortáveis e elegantes dependendo das ocasiões e ressuscita os trapinhos que uma vez comprados nunca chegaste a usar uma única vez. “Tanta Roupa e Nada para Vestir” é um guia indispensável para gastar pouco dinheiro em compras desnecessárias, perder menos tempo todas as manhãs e ainda assegurar um look sem falhas para arrasar nos intervalos.

Foto de: Porto Editora Foto de: Porto Editora

Edição: 2010 | Páginas: 144 | Editor: Ideias de Ler | PVP: 14,90 euros

A pensar nos teus Exames Nacionais! Como sabes, a 1ª fase dos Exames Nacionais do Ensino Secundário realiza-se, este ano, entre os dias 18 e 26 de junho e a 2ª fase entre 13 e 18 de julho. A novidade é que a 1ª fase dos Exames Finais Nacionais dos 11º e 12º anos de escolaridade tem caráter obrigatório para todos os alunos internos e autopropostos, ficando a 2ª fase reservada apenas para os alunos que na 1ª fase não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que realizaram Exames Finais e para aqueles que pretendam realizar melhoria da classificação em qualquer disciplina realizada na 1ª fase, no mesmo ano letivo. Portanto, aqui vão umas dicas para aprovares com distinção e ingressares no Ensino Superior com o pé direito (e o esquerdo também, vá...).

Como tirar apontamentos e fazer esquemas Manuela Matos Monteiro És dos que anda sempre à caça de apontamentos alheios ou, pelo contrário, és a pessoa a quem toda a turma pede os cadernos para fotocopiar? Num caso ou no outro, todos os estudantes tiram apontamentos. O que não queremos é que te continues a lamentar porque não obténs os resultados esperados à custa dos apontamentos, já que a falta de rendimento escolar se deve, frequentemente, às dificuldades que grande parte dos estudantes tem em organizar o seu trabalho. O objetivo deste livro é precisamente fornecer algumas instruções que tornem estas atividades efetivamente Foto de: Porto Editora produtivas e úteis. Aprende a registar em palavras próprias as aulas que ouves, os textos e os livros que lês. Vais ver que registar as ideias em esquemas, que, de uma forma sintética, organizam as matérias que estudas, ajuda a compreender de um modo mais simples os conteúdos mais importantes. Edição: 2009 | Páginas: 112 | Editor: Porto Editora | PVP: 7,70 euros Informação facultada pelo departamento comercial.

16 | MaisEducativa . Março 2012


Pub

e Francomok, tu n nadolescente Auma

//PLAYLIST

Curso Integrado de Piloto de Linha Aérea – ATP (A) I

Foto de: Edições ASA

Sabias que Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank, morreu no dia 31 de março de 1945, ou seja há 67 anos atrás? Esta adolescente alemã de origem judaica, tinha tudo para ser uma adolescente como tu - não fosse ela vítima do Holocausto, aos seus apenas quinze anos de idade, no campo de concentração alemão Bergen-Belsen. Sabemos que, decerto, já leste o seu famoso e trágico diário, no qual Anne imortalizou o seu quotidiano e os seus desabafos durante a perseguição nazi que a sua família sofreu em Amesterdão (Holanda). No entanto, o livro que te sugerimos este mês é um outro, desta feita escrito por Theo Coster, colega e amigo de Anne Frank no liceu judeu de Amesterdão. Para que a memória do mundo nunca esqueça Anne Frank, seis dos seus colegas de escola juntaram-se e partilharam as suas comoventes memórias. De Albert Gomes de Mesquita, que se escondeu em dez cidades diferentes da Europa, a Hannah Goslar, que sentiu o terror dos campos de concentração mas teve um milagroso reencontro com Anne Frank poucos dias antes da sua morte, estes são relatos de inocência perdida mas também de extraordinária coragem e sobrevivência durante o Holocausto.

Queres ser Piloto de Linha Aérea? A CAE Global Academy Évora pode ajudar-te a alcançar o teu objectivo. Asseguramos aos nossos alunos uma formação de elevada qualidade e rigor num ambiente internacional. O nosso Curso ATP (A) I inclui: - Formação Teórica na CAE Global Academy Évora - Formação Prática na CAE Global Academy Phoenix e CAE Global Academy Évora - Cooperação em Tripulação Múltipla (MCC) em Full Flight Simulator Boeing 737 na CAE Bruxelas Os nossos alunos têm acesso ao melhor nível de formação, para que após terminarem com sucesso o curso posssam integrar o mercado de trabalho. Ser aluno da CGA Évora significa: - Estudar num contexto internacional - Ter acesso à Licenciatura em Ciências Aeronáuticas da Universidade Lusófona - Oportunidade de crescimento pessoal - Treinar em aviões de última geração - Usufruir da oferta de alojamento e transporte*

Texto: Bruna Pereira

MEMÓRIAS DE ANNE FRANK THEO COSTER “Certo dia algumas crianças não foram às aulas. Foi assim que começou. E no dia seguinte desapareceu mais alguém. A pouco e pouco, as turmas iam ficando vazias. Mudávamos de lugar para ficarmos mais perto uns dos outros. Ninguém se atrevia a fazer perguntas. Eles deixavam de ir à escola e nós não queríamos, ou melhor, não nos atrevíamos a saber porquê.”

Próximos cursos: Março, Maio, Julho e Outubro. Para mais informações contacta-nos: carla.costa@cae.com / Telf.: 266 730 540 *O valor do curso inclui as despesas inerentes à emissão do visto, seguro de saúde, viagem de ida e volta nas deslocações para Phoenix e Bruxelas, alojamento e transporte em Phoenix. As despesas de alimentação, assim como o alojamento e o transporte em Évora e Bruxelas são da responsabilidade do aluno.

Edição: 2012 | Páginas: 208 | Editor: Edições ASA PVP: 13,90 euros

Anne Frank morreu há 67 anos, no dia 31 de março de 1945.

caeglobalacademy.com/evora 17


//PLAYLIST

Descobrimos como eram os Amor Electro na escola!

Marisa Liz, Tiago Pais Dias, Ricardo Vasconcelos e Rui Rechena são os Amor Electro, artistas que conheces, admiras e ouves todos os dias em horário nobre no genérico de apresentação da novela da SIC “Rosa Fogo”... Mas isso tu já sabes. O que não sabes é o que eles faziam enquanto andavam na escola. Descobre já! Texto: Bruna Pereira Fotos: Valentim de Carvalho

Porquê o nome Amor Electro? Marisa Liz: Quisemos ter um nome que definisse aquilo que nós fazemos e achámos que temos uma parte que fala muito de 'amor', uma palavra que além de bonita é facilmente reconhecida noutras línguas, é uma palavra forte. O 'electro' porque é o outro lado daquilo que nós fazemos – é tirar um bocadinho o amor e a 'lamechice' e juntar a parte mais fria, a parte mais 'electro'. O nosso som é amor e é 'electro'. É um som agridoce, no fundo. Como surge o vosso primeiro álbum, “Cai o Carmo e a Trindade”? Tiago Pai Dias: Já tocámos há alguns anos, tínhamos a nossa banda de versões e tocávamos em bares. Entretanto, conseguimos criar um conceito muito nosso, com sonoridades eletrónicas, mas com canções que eram grandes temas portugueses. Também tínhamos o nosso grupinho de fãs... Mas a coisa foi evoluindo e surgiu um convite da Valentim de Carvalho, que gostou imenso do nosso trabalho, e nos desafiou para lançarmos um disco só de versões. Com a evolução da criação do disco, sentimos a necessidade de criar alguns originais e dar um bocado o nosso cunho. E pronto, surgiu um disco misto de versões e originais.

Como é que “A máquina” chegou ao genérico da novela da SIC “Rosa Fogo”? Tiago Pai Dias: A música foi lançada e foi muito bem recebida pelas pessoas, através da rádio e TV, e esse convite para nós foi brutal – as telenovelas são um grande veículo de comunicação musical português, porque há muito poucos programas de música além do Top +. O porquê desse convite não sei... Mas deve ser porque gostam da nossa música... (risos). Marisa Liz: E acharam que a letra também tinha a ver com a história da novela, penso eu. Como é a vossa relação com os fãs nas redes sociais? Ricardo Vasconcelos: Temos um grupo de pessoas que nos apoiam, acompanham e informam outras pessoas através das redes sociais sobre e isso é ótimo. Nunca tivemos assim grandes problemas, sempre falamos muito bem com toda a gente e acho que continuamos a ser as mesmas pessoas que éramos na altura dos bares. A única diferença é que são mais pessoas, mas a relação continua a ser a mesma, apenas mais próxima. Antigamente uma pessoa tinha um site e punha lá coisas e depois as pessoas iam lá ver. Agora uma pessoa faz um post e as pessoas podem apropriar-se dele. É muito mais

dar e receber. Os Amor Electro fazem música por paixão... Marisa Liz: Sim, nós fazemos música mas não é para vender, é porque isto é a nossa vida. Estamos nisto há muitos anos e isto tem os lados bons da música - quando isso corre bem e gravamos discos e temos o prazer de tocar para muita gente. Mas há outro lado que não tem nada a ver com isso. O glamour musical só existe em Hollywood. Às vezes chateia-me um pouco é pessoas que não trabalham nada e conseguem coisas que nós demorámos anos a atingir, mas a culpa não é deles nem das pessoas, a culpa não é de ninguém. As coisas são assim. Nós fazemos aquilo que gostamos e ainda bem que o pessoal está a gostar, porque estamos muito contentes, mesmo.

Como eram os Amor Electro na escola?

Rui: “Eu era um aluno normalíssimo. Fazia as minhas cenas por fora, baldava-me a uma aula só porque sim, de vez em quando.... Não estou a dizer para quem leia isto faça o mesmo, atenção, mas sim, às vezes baldava-me e hoje até acho que foi saudável. Mas nunca deixei de cumprir objetivos por causa disso”.

18 | MaisEducativa . Março 2012

Marisa: “Eu recebi uma medalha de honra na minha escola por ter sido considerada exemplo a seguir na Escola Secundária Miguel Torga. Mas digo já que não era uma aluna excecional, era muito distraída, porque estava sempre a pensar em música. Portanto, não foi pelas notas, mas pela educação que me homenagearam. Era muito amiga dos meus colegas, baldava-me também algumas vezes para ir cantar para detrás do pavilhão... Mas só tenho boas recordações da escola. O meu conselho? Se tiverem oportunidade de estudar, estudem! E estudem o que vos faz felizes.”

Tiago: “Eu era um excelente aluno, mas fui expulso de três escolas. Chumbei três anos com média de 19, mas como faltava às aulas não tinha aproveitamento e mesmo com altas notas chumbava. Ganhei ainda o campeonato de Matemática na minha escola. Durante o tempo de estudante, as minhas duas paixões eram a música e o desporto. Ah... Também era muito simpático e bem-educado. ”

Ricardo: “Eu tive as minhas loucuras mas sempre cumpri os objetivos e consegui chegar até onde queria. Às vezes fazia os mínimos, é certo... Também cheguei a ser expulso no 7º ano, mas nada de grave (risos).”


//PLAYLIST

Macy Gray canta quase tudo

Foto de: blog.challengedathletes.org

Março é mês do novo disco de Macy Gray: “Covered”. Como o próprio nome indica, no novo álbum a artista escolheu interpretar só temas de outros músicos e bandas. Entre as muitas covers presentes no disco estão “Creep”, dos Radiohead; “Wake Up”, dos Arcade Fire; “Love Lockdown”, de Kanye West; “Maps”, dos Yeah Yeah Yeahs; “Teenagers”, dos My Chemichal Romance; e até “Nothing Else Matters”, dos Metallica. “Covered” sai a 27 de março. Foto de: c438342.r42.cf2.rackcdn.com

AS NOVAS ESTAÇÕES DE DAVID FONSECA De certeza que já ouviste o novo single de David Fonseca, “What Life Is For”, a passar nas rádios desde o início de fevereiro. O músico de Leiria regressou mesmo aos discos este ano – não com um, mas com dois trabalhos. A Universal anunciou que o novo projeto se chama “Seasons” e inclui o lançamento de dois álbuns: “Rising”, a 21 de março; e “Falling”, a 21 de setembro. Sérgio Nascimento (bateria), Nuno Simões (baixo), Francisca Cortesão (coros) e Rui Maia (teclados) são os convidados deste novo trabalho, que David Fonseca diz basear-se em vivências pessoais. “A ideia: um ano de vivências e observações pessoais transformadas em canções, um retrato musical dos dias que marcaram esse trajeto numa espécie de calendário/diário musical. Uma caneta no papel a fazer a sua viagem sem interrupções, limitações, filtros ou planos, avançando com os dias até ao final do seu objetivo. A minha história contada cronologicamente, em regime de livro aberto, durante um ano”. Foto de: palcoprincipal.sapo.pt

Pub

MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE AUDIOVISUAIS MULTIMÉDIA CONTACTA: R. SÃO SEBASTIÃO DA PEDREIRA, 37 - LISBOA TEL.: 213 515 770 EPCI@EPCI.ONLINE.PT WWW.EPCI.ONLINE.PT

CURSOS PROFISSIONAIS NÍVEL 4 EQUIVALÊNCIA AO 12º ANO ESTÁGIO CURRICULAR


//TAKE 1 Foto de

: blog.n

Foto

Fot o

de:

ww

w.film

ofili

ewsok.c

om

a.co

m

Os jogos da fome de

:w

ww .bla

ckfi

lm

Gladiadores da era pós-moderna?

.co

m

Textos: Bruna Pereira

Fo to d

e:

ww

w.a ce

sh

ow b

iz.c

om

Inspirado no romance homónimo de Suzanne Collins, originalmente publicado nos EUA em 2008, pela editora Scholastic, “Os jogos da fome” / “The Hunger Games” acompanha a vida de Katniss Everdeen, uma rapariga de dezasseis anos que vive num mundo pós-apocalítico e num país chamado Panem – localizado geograficamente onde antes eram os EUA, desaparecidos à causa de guerras, fogos e fome. Panem está dividido em doze distritos e é governado por uma poderosa cidade central chamada Capital. Aguardados com grande expetativa durante todo o ano, os jogos da fome são o maior evento transmitido ao vivo pela televisão, para o qual são selecionados um rapaz e uma rapariga de cada distrito, para se digladiarem na arena até à morte... Muito à semelhança do que faziam, no passado, os gladiadores no Coliseu de Roma, para deleite e entretenimento da plateia.

O que abre esta chave?

Foto de: 4.bp.blogspot.com

Foto de: www.boston.com

A trilogia continua Sabias que desde o seu lançamento, “The Hunger Games” já foi traduzido para 26 idiomas diferentes? Este é o primeiro romance de uma trilogia, a que se seguem “Chamas” / “Catching Fire”, publicado em 2009, e “A Revolta” / “Mockingjay”, lançado nos EUA em 2010. Título: Os Jogos da Fome / The Hunger Games País de origem: EUA Ano: 2012 Género: Ação/Aventura Estreia: 22 de março Site oficial: www.thehungergamesmovie.com/index2.html Ficha Técnica Realização: Gary Ross Argumento: Gary Ross Elenco: Elizabeth Banks, Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson

Buh! Está ali a mulher de negro...

Foto de: 2.bp.blogspot.com

Oskar Schell (Thomas Horn) é uma espécie de menino-prodígio e o filho sonhado por qualquer família, mas que sofre com a morte recente do pai - uma das vítimas do ataque ao World Trade Center a 11 de setembro, pois estava no local da tragédia por um mero acaso: uma reunião de trabalho. O luto de Oskar é interrompido no momento em que encontra uma misteriosa chave que pertencia ao pai e que o leva a uma inesperada viagem através dos cinco distritos de Nova Iorque. Enquanto vagueia pela cidade, Oskar encontra vários desconhecidos que são também eles sobreviventes à sua própria maneira... Título: Extremamente alto, incrivelmente perto / Extremely loud and incredibly close País de origem: EUA Ano: 2011 Género: Drama Estreia: 1 de março Site oficial: www.extremelyloudandincrediblyclose.co.uk FICHA TÉCNICA Realização: Stephen Daldry Argumento: Eric Roth Elenco: Thomas Horn, James Gandolfini, John Goodman, Max von Sydow, Sandra Bullock, Tom Hanks, Viola Davis

20 | MaisEducativa . Março 2012

Foto de: novelnovice.files.wordpress.com

Foto de: www.horror-asylum.com

Foto de: images.allmoviephoto.com

Foto de: media.screened.com

O jovem advogado Arthur Kipps (Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter aqui sem óculos) viaja até uma aldeia remota para tratar de alguns documentos de uma pessoa falecida recentemente. No entanto, quando trabalha sozinho na casa da finada, Kipps começa a descobrir segredos obscuros e o seu estado de ansiedade aumenta quando vê uma misteriosa mulher vestida de negro que teima em aparecer à janela... O nosso advogado não vai descansar enquanto não descobrir quem é esta mulher, o que o leva a uma desesperada corrida contra o tempo... E que te vai fazer levar as mãos à cabeça ou aos olhos - para os esconder com o medo. Título: A mulher de negro / The woman in black País de origem: Reino Unido Ano: 2012 Género: Thriller Estreia: 8 de março Site oficial: www.womaninblack.com FICHA TÉCNICA Realização: James Watkins Argumento: Susan Hill e Jane Goldman Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Shorey, Molly Harmon, Sophie Stuckey, Misha Handley, Janet McTeer, Ciarán Hinds


//TAKE 1

Lorax, o bicho felpudo e laranja

Foto de: www.aceshowbiz.com

Meninos que o mar fez homens

Foto de: cinegarimpo.com.br

Foto de: lerantesdemorrer.files.wordpress.com Foto de: www.ambrosia.com.br

Foto de: www.trailerpulse.com

Foto de: www.filmofilia.com

E se a rapariga dos teus sonhos nunca tivesse visto uma árvore a sério? O que farias para a conquistar? Dos criadores de “Gru – O Maldisposto” e da imaginação de Dr. Seuss, Lorax é uma adaptação do clássico conto de uma criatura da floresta que partilha o contínuo poder da esperança. A aventura de animação segue a viagem de um rapaz de 12 anos que procura apenas o afeto da rapariga dos seus sonhos, mas para o encontrar, terá de descobrir a história do Lorax, a criatura felpuda que habita um mundo que parece saído de uma loja de gomas fofas e coloridas! Título: Lorax / Dr. Seuss’ The Lorax País de origem: EUA Ano: 2012 Género: Animação Estreia: 22 de março Site oficial: www.lorax-ofilme.com.pt FICHA TÉCNICA Realização: Chris Renaud e Kyle Balda Argumento: Ken Daurio

Baseado no romance homónimo do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937, “Capitães da areia” relata as aventuras e desventuras de um grupo de meninos de rua da Baía. Carentes de afetos, de instrução e também de comida, estes rapazes crescem a fazer aquilo que melhor a vida lhes ensinou: a roubar aos que tudo parecem ter, os ricos. Pedro Bala é o rei do Trapiche – um armazém abandonado na praia, onde todos os rapazes dormem e onde tudo decorre, dia após dia, com normalidade, até que aparece Dora, a rapariga que pode ser irmã, mãe, ou até noiva de todos eles... Título: Capitães da areia / Capitães da areia País de origem: Brasil Ano: 2011 Género: Drama Estreia: 29 de março Site oficial: www.capitaesdaareia.com.br FICHA TÉCNICA Realização: Cecília Amado e Guy Gonçalves Argumento: Cecília Amado Elenco: Ana Graciela, Israel Gouvea, Jean Luis Amorim, Roberio Lima Pub

M/12

Siga-nos em www.facebook.com/prisaudiovisuaispris

21


//ZAPPING

Os Simpsons? Venham mais 500 episódios!

Criados em 1987, por Matt Groening, “Os Simpsons” são Homer, Marge, Bart, Lisa e a pequena Maggie. Depois de umas nuvens que deixam o título da série a descoberto no céu, todos os membros da família correm apressadamente para o sofá da sala para se sentarem em frente à televisão... Eles e milhões de telespetadores espalhados pelos mundo, pois o sucesso de “Os Simpsons” já rendeu 500 episódios e 27 prémios Emmy – o que faz desta série uma das mais bem sucedidas e longas exibidas na televisão, só ultrapassada em termos de duração por outros dois programas: “Lassie” e “Gunsmoke”. A Fox revelou que "Os Simpsons" vão ter mais duas temporadas, o que significa que, no mínimo, a sitcom da família amarela que nunca envelhece terá 559 episódios.

Foto de: www.gq.com

Texto: Bruna Pereira

Retrato de família... Americano Homer é o pai de família e trabalha como inspetor de segurança numa fábrica Nuclear de Springfield. Pouco preocupado em manter a linha, é 'mega fã' de cerveja e donuts e muito dado à preguiça, tendo já adormecido no trabalho, deixando a cidade onde vive em perigo. Homer odeia o seu vizinho puritano Ned Flanders.

“Os Simpsons” vivem na cidade de Springfield, que ninguém sabe muito bem onde se localiza no atual mapa dos EUA. São temáticas recorrentes da série – e tratadas com muito humor e sarcasmo - o meio ambiente, a educação, a indústria do entretenimento, a vida política, a religião, a rotina laboral, a alimentação e até o amor.

Foto de: mandawevos.files.wordpress.com

Foto de: http://fc06.deviantart.net

Marge é a dona de casa e mãe de família – muito antes de Amy Winehouse ou Katy Perry, já usava com estilo um enorme tufo de cabelo pintado de azul. Também é conhecida por interceder junto do marido sempre que Bart se mete em confusões.

Bart é um miúdo rebelde com dez anos que adora andar de skate e odeia a escola. As suas aventuras acontecem quase sempre em companhia de Sideshow Bob, os valentões Jimbo, Dolph e Kearney, o nerd Nelson ou diretor Seymour Skinner. Foto de: 1.bp.blogspot.com

Foto de: www.oocities.org

Lisa é a chamada menina-prodígio de oito anos, com um QI fora do vulgar e que adora tocar saxofone. Ao contrário do irmão, é uma aluna exemplar na Escola de Springfield. No episódio em que apareceu o ex-Beatle Paul McCartney, Lisa decidiu tornar-se vegetariana.

Maggie é a mais nova da família. Ainda usa chupeta e a sua primeira palavra foi “daddy”. No entanto, parece ser o elemento mais inteligente da família, pois com apenas um ano de idade já escreveu a equação E=MC² com os cubos de brincar.

Foto de: images.wikia.com

Foto de: www.simpsoncrazy.com

Ajudante do Pai Natal É um galgo inglês e o cão de família, acolhido por Homer, quando o animal chegou em último lugar numa corrida. Foto de: 3.bp.blogspot.com

têm ssa, s bem o n a ie m d tas sér ha em Alé ui col .com m s e s a à ra out rtidas ucativ d dive maise w. ww

Bola de neve É a mascote felina da família (ao logo das temporadas vão tendo o apelido de Bola de neve I, II e III, IV, V... Pois todos os gatos vão morrendo por estranhíssimas causas). Foto de: images.wikia.com

22 | MaisEducativa . Março 2012


Pub

Os Simpsons na música

Foto de: 28.media.tumblr.com

A revista Rolling Stone recriou as capas de alguns dos álbuns de rock mais enigmáticos da história da música com personagens dos Simpsons: “Nevermind” dos Nirvana (1991), "Abbey Road" dos Beatles (1969) e "Born In The USA" de Bruce Springsteen (1984) são alguns exemplos.

Foto de:

stei.blog.br

www.go

Foto de: dow

nloads.open4gr oup.com

Pub

23


//MAIS GAMES

Foto de: 3.bp.blogspot.com

Foto de: 3.bp.blogspot.com

Textos: Bruna Pereira

Sucesso em rosa choque Katy Perry é uma das mais bem-sucedidas cantoras pop internacionais, sendo a primeira artista da história a estar 52 semanas seguidas no Top 10 do Billboard Hot 100. O álbum “Teenage Dream” conseguiu colocar cinco músicas no primeiro lugar das tabelas, um feito apenas igualado pelo álbum “Bad” de Michael Jackson, nos anos 80. Katy é a única artista feminina da história a alcançar tamanho sucesso.

Foto de: videogameswallpapers.net

A Electronic Arts (EA) não deixa de surpreender. Desta vez, uma das maiores estrelas da música pop atual, Katy Perry, deixa os palcos para se juntar à comunidade Sims – jogo do qual a pin up dos tops é fã, recorde-se a sua popular gravação em Simlish do tema “Hot n’ Cold” para a série Sims 2. Katy vai ainda colaborar com os The Sims Studio para criar acessórios, roupa, penteados, mobília e adereços para os jogos The Sims muito semelhantes aos cenários que a cantora leva para as suas atuações - prometidos estão até os irresistíveis ecrãs de vídeo em algodão doce, muito ao estilo da California Dreams Tour. Em The Sims 3 Showtime Katy Perry o destino está nas tuas mãos: o teu Sim pode ser uma super-estrela famosa que atua em palcos perante uma multidão de fãs... Ou cair em desgraça e nunca chegar a sentir essas emoções. Através da opção SimPort,

os jogadores podem ainda levar o seu Sim em digressão pelo mundo Sim dos seus amigos. A edição de colecionador The Sims 3 Showtime Katy Perry inclui ainda conteúdos transferíveis exclusivos: uma sala de espetáculos Grande Palco, objetos famosos de Katy Perry (roupas, uma guitarra, um penteado e diversos adereços de palco) e um cartaz exclusivo.

Não há estrelas no céu...

Foto de:gameusagi.com

Com mais de 80 mini-jogos bem como novos modos, Mario Party 9 promete toneladas de diversão para os donos de uma Wii, a partir do dia 2 de março. Nesta nova aventura, o jogador terá de apanhar as mini estrelas e derrotar o Bowser, o mau da fita, responsável por roubar todas as mini estrelas no céu com a ajuda dos seus cúmplices (e sim, o título é uma óbvia alusão à música do Rui Veloso “Não há estrelas no céu”). Ideal para ser jogado em família ou com os amigos (mas só no fim de fazeres os TPC, ok?), Mario Party 9 tem suporte para até quatro jogadores. As personagens jogáveis anunciadas pela Nintendo são Mario, Luigi, Peach, Daisy, Yoshi, Toad, Wario, Waluigi, Birdo, Koopa troopa (novidade), Shy guy (novidade). Os vilões são Bowser, Blooper, Whomp, Bob-omb Gigante, Lakitu e Rei Boo.

Em março, os jogos crescem como árvores! Passeia pelo nosso jardim de videojogos em www.maiseducativa.com.

24 | MaisEducativa . Março 2012

Foto de: 4.bp.blogspot.com

Katy Perry aos teus pés

“Angry Birds” da Rovio tornou-se um fenómeno de popularidade no universo de videojogos para telemóvel e consistia em atirar passarinhos contra porcos vilões para proteger as crias. Comovedor, certo? Uma nova aplicação nascida a partir techwireasia.com do site de encontros Foto de: www.tech indiano shaadi.com Toma lá tomates e sapatos... wireasia.com utiliza agora tijolos, Na testa! sapatos de salto alto, tomates e até havaianas.... Para uma verdadeira caça ao homem em “Angry Brides”. O que se pretende é atacar todos os pretendentes (um engenheiro, um médico e um piloto de avião) de olho no dote da noiva. Além do jogo, o shaadi.com lançou uma campanha contra o sistema de dotes de casamento existente Índia - a tradição dita a entrega de presentes da família da noiva ao noivo (jóias, roupas, carros e dinheiro) para que ele cuide bem da esposa. Proibida por lei desde os anos 1960, mas que ainda subsiste nos dias de hoje, este sistema de dotes chega a ser mortal para a noiva, quando os seus pais não cumprem com o dote prometido, já que a família do noivo continua a exigir mais presentes e dinheiro depois da cerimónia de casamento, abusando física e psicologicamente da mulher. Muitas delas acabam por cometer suicídio e há até casos em que as recém-casadas são assassinadas. A aplicação é grátis e está disponível no facebook, tendo já mais de 80 mil utilizadores mensais. O jogador escolhe a arma e atira aos pretendentes. Se acertar, ganha dinheiro, que vai sendo acumulado e descontado do dote. Os resultados são depois publicados no perfil do facebook.


//MAIS GAMES

Game On Vem, joga e descobre! O que vais fazer entre os dias 22 de março e 15 de julho - além de comer gomas e ficar agarrado ao comando até às tantas da madrugada? Aproveita a tua afeição pelos videojogos, salta do sofá e aparece na Game On, uma exposição produzida pelo prestigiado Barbican Centre, que dá a conhecer a história, cultura e futuro dos videojogos do século XX e XXI. O evento acontece no Museu de Arte Popular (junto ao Padrão dos Descobrimentos de Lisboa), onde estarão presentes mais de 120 videojogos (como por exemplo Pachinko, Spacewar e Computer Space) e arcadas jogáveis, com muitos eventos paralelos, tais como workshops, ciclos de cinema, espaços lúdicos, eventos em família e conferências a decorrerem simultaneamente. O Game On é ainda um evento único pelo facto de apresentar peças de coleções privadas não acessíveis ao grande público e dar a conhecer ainda uma exposição interativa sobre jogos tradicionais portugueses.

Vais ter ainda.... Os primeiros computadores e arcadas, consolas caseiras, jogos de lógica, ação, simuladores e, ainda, jogos para crianças; Apresentação de mais de 100 arcadas e consolas diferentes, que representam a sua evolução nos últimos 40 anos; Exibição de mais 500 obras e storyboards originais; Estudo de várias personagens que marcaram os videojogos, por exemplo, Mario e Sonic; Revelação do processo de criação e das estratégias de vendas dos cinco videojogos com maior êxito; Músicas e filmes que marcaram a história dos videojogos; Futuro dos videojogos: apresentação dos mais recentes desenvolvimentos.

Pub

eça que com A v ia g e m c o lh a c e r t aIV s issionais de Nível c o m aCue rs os Pr of

TÉCNICO DE SAÚDE

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL IV

TÉCNICO DE DESIGN DE INTERIORES

TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING TÉCNICO DE GESTÃO

Diploma de 12º ano Duração 3 anos

TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE GESTÃO TÉCNICO DE FOTOGRAFIA

DIPLOMA DE 12º ANO DURAÇÃO 3 ANOS ESTÁGIO PROFISSIONAL EMPREGABILIDADE DE 85% PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE O NOSSO SITE OU CONTACTE-NOS ATRAVÉS DO 218 474 029/31

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE O NOSSO SITE OU CONTACTE-NOS ATRAVÉS DO 218 474 029/31

25


AFINAL,

//TARABYTES

NÃO DÁ PARA FAZER PIPOCAS COM O TELEMÓVEL... Os jovens portugueses recebem o primeiro telemóvel aos 10 anos, enviam perto de 100 sms e falam mais de 30 minutos por dia. As conclusões são de um estudo realizado pelo Instituto Superior Técnico (IST), no âmbito do projeto monIT, que teve por base 2471 inquéritos respondidos em 40 estabelecimentos com ensino secundário, no ano letivo 2010/11. O estudo “Telemóveis e os jovens: utilização e preocupações “, mostra ainda que cerca de 21% dos alunos possuem dois ou mais aparelhos. Surpreendido? A mais Educativa também ficou, por isso decidiu entrevistar Luís Correia, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST e coordenador do referido estudo. Ah… Também descobrimos que afinal isso dos telemóveis fazerem pipocas e cozerem ovos é pura imaginação. Texto: Bruna Pereira Fotos: Samuel Alves

Primeiro telemóvel é aos 10 anos A maioria dos jovens (29%) declarou que recebeu o primeiro telemóvel aos 10 anos, à entrada para o 2º ciclo do ensino básico.

O projecto monIT procura disponibilizar publicamente informação sobre as radiações eletromagnéticas em comunicações móveis, sobretudo junto dos mais jovens, certo? A ideia do projeto, que já tem 10 anos, foi sermos nós da uniElas dão mais à língua versidade – porque as O estudo verificou que pessoas ainda acredias raparigas fazem uma tam em nós, por não utilização mais intensa termos propriamente do telemóvel, sobretu- interesses comerciais do em chamadas, fa- ou empresariais – a inlando, em média, mais formar as pessoas sobre 22% do que os rapazes. isto das radiações eletromagnéticas, porque diz-se muita coisa incorreta que não é matéria de opinião, tem antes que ver com as leis da Física e não tem propriamente a ver com se as pessoas concordam ou discordam... Estamos a falar daqueles mitos espalhados na internet? Sim, há dois muito conhecidos que circulam no youtube, um deles é cozer um ovo com dois telemóveis, por exemplo. Ora... Isto é impossível. Quanto tempo demora cozer um ovo? 5 minutos? E a água fica a ferver, não

26 | MaisEducativa . Março 2012

fica? Por isso não metemos lá o dedo... Ora nós não nos queimamos com um tele- Sobre este estudo, houve alguma surpremóvel, o que significa que sa por altura do tratamento final dos daa temperatura do telemóvel dos recolhidos? está muito aquém da tem- Nós sabíamos que a malta nova recebe peratura com que se coze muitos sms, daí que não houvesse surpresa um ovo, o que significa que nesse ponto de vista - mais do que quantos, cozer um ovo com o telemóvel é impossível, já sabíamos que eles enviavam muitos. A porque a temperatura que o telemóvel atin- grande novidade que tivemos, no que diz ge é tão baixa, tão baixa que nunca poderá respeito à utilização de telemóveis, foi hacozer um ovo. Depois há o das pipocas: es- ver uma percentagem de 20% que têm dois tão quatro telemóveis e mal os telemóveis telemóveis. Foi novidade porquê? Porque as apitam, o milho faz pipocas. pessoas que têm dois telemóOra, se fizermos pipocas num veis são um para fins profissioforno micro-ondas isso demora Radiações nais e outro para fins familiadois minutos e o forno micro- à flor da pele res. Como os alunos de ensino -ondas é uma caixa fechada Mais de 50% dos jo- secundário não têm atividade onde a radiação está concen- vens indicaram preocu- profissional, à partida não hatrada... E tem uma potência que par-se com os possíveis veria nenhuma razão para eles é no mínimo mil vezes superior efeitos das radiações, terem dois telemóveis. Não tíàs dos telefones. Agora imagi- mas apenas 20% já nhamos pensado nisso... ne quatro telemóveis a radiar a procuraram informauma potência muito mais bai- ção sobre o tema. As raparigas falam mais ao xa, isso não pode fazer pipocas. telemóvel do que os rapaPor isso é que o nosso objetivo é informar zes... Há alguma explicação para isto? as pessoas para que as pessoas comecem a O facto de as raparigas falarem mais do que perceber como é que os mecanismos fun- os rapazes (porque nos sms os números são cionam, separando o trigo do joio, como se mais ou menos iguais), tem a ver essencialcostuma dizer. mente com hábitos culturais, digamos assim... Porque eu não sou sociólogo. De um O monIT está, por isso, em estreita rela- modo natural, acredito que as raparigas fação com as escolas para esclarecer os alu- lam mais entre si do que os rapazes e isso nos sobre estas questões... reflete-se na utilização do telemóvel. Todos os anos, no início do ano letivo, enviamos uma carta às escolas do ensino secundário públicas e privadas a dizer que estamos disponíveis a ir lá fazer palestras sobre isto. Depois as escolas, muitas delas, Para saberes falam connosco para pedir a calendarização. o que mais de O que nós fazemos nas palestras é explicar scobriu a equipa do m como é que os sistemas de telecomunicação on consulta o estu IT, e os telemóveis funcionam, para eles perdo na sua totalidad ceberem que não podem cozer os ovos ou e, di fazer pipocas... Nas escolas que nos querem nível em Pdf no spoendeacolher também fazemos as medidas de rareço http://m onit.it.pt/ diação e os resultados dessas medidas vão downloads/fi le177_ depois para o portal do projeto na internet.

pt.pdf.


Pub Pub

Centros Internacionais de Idiomas

Cursos de Línguas no Estrangeiro

Começa já o teu Verão! Aproveita uma aventura inesquecível no estrangeiro, dias cheios de divertimento, actividades, aulas e excursões. Junta os teus amigos e vão à descoberta. A tua única preoccupação é a de não faltares!

EF - Education First Av. Miguel Bombarda, nº 36-2F, 1050-165 Lisboa Tel: 21 317 34 70 - Fax: 21 316 11 66 Email: centrosidiomas.pt@ef.com

Live the language www.ef.com

 Cursos a partir de 2 semanas  7 línguas e 40 destinos aliciantes  Amigos de 100 nacionalidades diferentes  Resultados e Divertimento Garantido

os já! n a g i L 34 70 7 1 3 1 2


//DÁ QUE FALAR

Verde mais verde não há!

As escolas portuguesas estão, desde o ano letivo de 1996/97, mais verdes. Tudo graças ao programa Eco-Escolas desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que desde essa altura tem encorajado, reconhecido e premiado o trabalho ambiental desenvolvido pelas escolas. A Mais Educativa esteve no Seminário Nacional 2012 e conta-te o que fazem as escolas mais ecológicas do país. Texto: Bruna Pereia

Embora branco por fora, o Pax Julia - Teatro Municipal de Beja encheu-se de verde por dentro, ou não tivesse acolhido o Seminário Nacional Eco-Escolas 2012, entre os dias 3 e 5 de fevereiro passado. Os mais de 350 especialistas em educação para o Desenvolvimento Sustentável convidados reuniram-se ainda na Escola Secundária C/3º Ciclo Diogo de Gouveia, também em Beja, para uma série de workshops interativos sobre plantas aromáticas, morcegos, hortas biológicas caseiras, peixes, charcos e muito mais! Pelo púlpito do Pax Julia passaram mais de 30 oradores que contribuíram ativamente para a formação e o enriquecimento da rede Eco-Escolas, em especial dos professores e técnicos dos municípios presentes no evento. Com ênfase na abordagem nos temas do ano – mar, agricultura biológica e floresta – as atividades dividiram-se por vários formatos: conferências, workshops, fóruns de debate, troca de experiências e apresentação de boas práticas nas escolas. Foto de: www.abae.pt

Andamos todos a beber 'urina'?

Foto de: Bruna Pereira Foto de: Bruna Pereira

Durante a palestra “A Biodive rsidade, a Floresta e a Hum anidade”, Jorge Paiva, biólogo, antigo professor universitário e inve stigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra ensinou, alertou e ainda fez rir às gargalhadas os par ticipantes do Seminário Eco-Escolas 201 2, decorrido em Beja, nos pas dias 3,4 e 5 de fevereiro. sados Jorge Paiva começou por dize r que se não urinarmos morrem toxicados com Azoto, element os ino que sai na urina (o Carbon o sai pelo outro ‘tubo de escape’, acresce ntou). “O que acontece é que as plantas não têm aparelho urinário , têm antes alcaloides… E a urina tem muito que se lhe diga, já que é um extraordinário antissé tico que desde sempre foi utilizado, sobretudo pelos agricultore s, que se feriam no campo e davam top adas nas pedras e recorriam à urina para desinfetar as feridas”. Para aum entar o ângulo de arregalaçã olhos dos presentes, Jorge o dos Paiva continuou a relatar aco ntecimentos inauditos. “Muitos antes de Fleming ter descoberto a penicilina, os dentistas portugueses exp ortavam uns miraculosos fras cos com líquido amarelado que serv iam para bochechar no cas o de abcessos, sendo a sua cura quase imediata – o que não se sab ia é que o produto era nada mais, nada menos do que urina lusitana (risos)”. O biólogo acrescentou, para sur presa dos ouvintes “e é aqu i que depois as pessoas dizem ‘ai que nojo isso de beber urina, eu quando estou mal tomo um chá’ – ma s o que é certo é que beber chá e café é bebe urina… Das plantas”.

Escola Básica Integrada e Secundária Jean Piaget (Viseu)

Solidariedade ecológica

Há 12 anos no Programa Eco-Escola, a EBIS Jean Piaget tem acumulado “experiências muito positivas e dignas de partilhar com outras escolas, professores, pais, alunos”, refere Eduardo Cunha, professor coordenador do Programa Eco-Escolas. Exemplos de ações e gestos individuais a pensar no Ambiente são os Eco-Acampamentos, o Projeto Recicl'Arte, o Clube do Ambiente (ECO-Link), o desfile Eco'Fashion e o Super-Concurso Eco-Turma - que permitiu comprar uma prótese ao Alexandre Pascoal, um menino de 12 anos portador de uma doença rara que o obrigou à amputação de uma perna. A Escola Básica e Secundária Integrada Jean Piaget contribuiu com cerca de uma tonelada de tampinhas (cujos sacos podemos ver na foto) que, para além dos benefícios ecológicos desta prática, contribuíram para que o Alexandre possa ter uma maior qualidade de vida.

28 | MaisEducativa . Março 2012

Foto de: ebis.nuclisol.org


//DÁ QUE FALAR

Escola EB1 da Cruz Picada (Évora)

Tudo a plantar couves! Além de alunos e professores, esta escola é frequentada assiduamente por agricultores e respetivas hortaliças, como nos deu a conhecer a professora coordenadora Rosa Coelho. A Horta Comunitária da Cruz da Picada nasceu há poucos meses no recinto da EB1 da Cruz da Picada e procura sensibilizar e educar a população para a valorização do meio social e ambiental, fomentar a prática da horticultura biológica como atividade complementar do rendimento familiar e promover a alimentação saudável e contribuir para a alteração de hábitos de consumo... E além de sedimentar o espírito de entreajuda, ainda serve de excelente forma de fazer exercício físico.

Foto de: Horta Comunitária da Cruz da Picada

Escola Secundária de Vila Verde (Braga)

O dia mais verde do ano

A Secundária de Vila Verde celebrou, no passado dia 3 de junho, o Dia Eco-Escola. Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos nas temáticas Água, Energia, Resíduos, Agricultura Biológica, Biodiversidade, Espaços Exteriores e Alterações Climáticas/ Floresta. Alunos de Área de Projeto do 12º ano apresentaram protótipos de eco tecnologias e dois carrinhos solares. Vários alunos dos 8º e 12º anos apresentaram fornos solares. Na secção da temática resíduos, foi apresentado o sabão e velas que os alunos fizeram a partir de óleo vegetal alimentar usado. Houve também mini-ecopontos e objetos elaborados com materiais reutilizados feitos pelos alunos; um concurso de espantalhos e até oferta de plantas aromáticas aos visitantes interessados. Foto de: 4.bp.blogspot.com

Pub

29


//DÁ QUE FALAR

A Escola Secundária de Vendas Novas (Évora)

Quem limpa por gosto não cansa...

Foto de: 3.bp.blogspot.com

Foto de: 4.bp.blogspot.com

Durante 3 anos consecutivos com a Bandeira Verde hasteada, a Secundária de Vendas Novas fez uma exposição no átrio da escola com uma retrospetiva do trabalho desenvolvido e que conduziu à conquista deste galardão. Mostramos-te algumas fotos alusivas à recuperação da sinalética das espécies vegetais existentes na escola e como participaram os alunos no projeto Limpar Portugal – uma mega operação de limpeza no país que anualmente conta com o apoio voluntário e altruísta de centenas de cidadãos. O ano passado, em Vendas Novas, foram recolhidas cerca de 5 toneladas de lixo!

Foto de: 4.bp.blogspot.com

15 anos de Eco-Escola em Portugal O Programa Eco-Escolas comemora 15 anos em Portugal, sendo hoje implementado em 1408 escolas e 232 municípios do país. Entre os seus objetivos estão encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental; estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças e os jovens; motivar para a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano; fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem; divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional e contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspetiva de implementação da Agenda 21 Local (que se enuncia em sete passos: conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de ação; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; Eco-Código).

Foto de: Seminário Nacional

30 | MaisEducativa . Março 2012

Foto de: Bruna Pereira

Todas as Eco-Escolas devem tratar temas base como água, resíduos, energia e alterações climáticas e, complementarmente, biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído e transportes. Ficas também a saber que uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas deverá apresentar a sua candidatura na qual demonstrará que seguiu a metodologia proposta; concretizou o seu plano de ação e realizou atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano (alterações climáticas). E a tua escola, é uma Eco-Escola? Sabe mais através do site www.abae.pt, da Associação bandeira Azul da Europa (ABAE), coordenador Nacional do projeto, e informa-te também junto dos professores da tua escola. A nível internacional, o Projeto Eco-Escolas é coordenado pela Fundação para a Educação Ambiental (Fee). Sabe mais aqui: www.eco-schools.org.

Foto de: www.abae.pt Foto de: www.abae.pt


Pub

*A

Pub

Pub


//PROFISSÃO DO MÊS

“Fazer jornalismo não é apresentar jornais” Pedro Pinto cursou Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Mais tarde, fez um curso no CENJOR para tentar a sorte no mundo do jornalismo e conseguiu. Hoje, além de jornalista e pivot de noticiários na TVI, Pedro Pinto acumula as funções de professor na UAL e na Escola Profissional de Comunicação e Imagem (EPCI), onde todos os anos contacta com novos alunos fascinados em seguir a sua mesma profissão: jornalista. Texto: Bruna Pereira Fotos: Bruna Pereira e EPCI

Quando é que percebeu que gostava de fazer jornalismo? Não foi quando era criança, porque aí o meu sonho era ser astronauta... (risos). Foi com o evoluir da realidade e com o evoluir dos estudos, acima de tudo quando estava no curso de Relações Internacionais - achei que o jornalismo era uma profissão para tentar aplicar os vários conhecimentos que tinha adquirido, quer do lado da economia, quer do lado social, quer do lado da política... E foi daí que surgiu a ideia de fazer um curso de formação para jornalistas no CENJOR, tentar seguir a carreira jornalística e, paralelamente, dar aulas na na Universidade Autónoma de Lisboa, coisa que ainda faço.

O que é que mais gosta na sua profissão? (...) Esta é uma profissão privilegiada e as notícias, os movimentos sociais, a eclosão de protestos e as novidades por parte do Governo, seja o que for, são pinceladas dessa mesma realidade que nós como que acompanhamos de muito próximo. Isso é o que me dá mais gozo no jornalismo. Eu não era capaz de viver sem notícias: a primeira coisa que eu faço, quando me levanto, é pegar no telemóvel e ver logo a capa dos jornais para saber o que está a acontecer logo pela manhã. Um bom pequeno-almoço para mim é estar ao mesmo tempo ao telemóvel a ver as notícias da manhã. É o oxigénio que me vai alimentando.

E o jornalismo televisivo como aparece? Nunca pensei em fazer jornalismo de televisão. A minha ideia, um pouco romântica, era fazer grandes reportagens na Colômbia sobre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) ou fazer uma reportagem sobre os Mujaedin, no Afeganistão... E não passava pela televisão, antes pelo contrário, passava pela revista que havia na altura, a Grande Reportagem, feita pelo Miguel Sousa Tavares, com quem tive depois o prazer de trabalhar e de ficar amigo, ou de escrever para o jornal Público, que ainda hoje é um jornal de referência. Decidi tentar uma carreira no jornalismo baseado naquela ilusão muito pueril, mas também muito bonita e que deve fazer parte da vida de um jornalista, que é a ideia de poder mudar o mundo.

Mesmo assim, há coisas de que gosta menos na sua profissão? Há sempre uma dose de rotina em qualquer trabalho. Podíamos pensar que a informação é sempre nova e tem sempre uma dose de novidade, mas não é verdade, porque da mesma maneira que existe essa dose de novidade há uma grande rarefação, no sentido em que nós hoje estamos a falar da Grécia, amanhã vamos estar a falar de um problema que se passou nos EUA, no dia seguinte estamos a falar de problemas internos no Partido Comunista Chinês e depois do projeto nuclear do Irão... Enfim, a atualidade vai mudando, as notícias vão mudando e há uma certa rarefação no sentido em que não há uma grande substância. Saltamos de umas notícias para outras e de uns temas para os outros e por vezes há um sentimento de vazio, em que tocamos várias matérias mas não as tocamos em profundidade com tempo para moldar e aprofundar essa realidade. Por outro lado, os longos horários de um jornalista também não são muito gratificantes. (...)

Há caraterísticas que determinam o perfil do jornalista? É preciso gostar muito de ler jornais. Por vezes, fico surpreendido, pois pergunto aos meus alunos se leram aquela notícia e as pessoas pura e simplesmente não leem jornais nem veem notícias. É a mesma coisa que eu querer ser médico e não suportar ver sangue. Essa curiosidade faz parte da profissão, aliás, essa curiosidade é o que move o jornalista. Ser um bom jornalista é, sobretudo, ser curioso e procurar a verdade que está para além da aparência mais imediata. Isso exige determinação, exige teimosia, mas sobretudo exige curiosidade e se não se tem curiosidade sobre o mundo que nos rodeia, se não se tem curiosidade pelos acontecimentos que vão moldando o mundo, vão moldando a nossa sociedade e vão moldando o nosso comportamento... Então não estamos na profissão certa.

Esta entrevista não acaba aqui! Continua a ler a experiência do Pedro Pinto em www.maiseducativa.com e descobre ainda em que instituições de ensino superior portuguesas podes cursar jornalismo - e quais são as disciplinas específicas que vais precisar!

32 | MaisEducativa . Março 2012

Há alguma mensagem que queira deixar a todos os que estejam a pensar seguir jornalismo? Fazer jornalismo não é apresentar jornais. A nobreza do jornalismo não está na apresentação de um jornal, está em contar a realidade às pessoas e isso faz-se através de histórias. Um bom jornalista faz boas peças, faz boas entrevistas e também apresenta jornais. Não vai para jornalismo para aparecer no ecrã... Esse é um erro crasso. Eu nunca quis ser apresentador de televisão, isso aconteceu com muita naturalidade, porque as pessoas que trabalhavam comigo acharam que eu tinha algum jeito para isso, mas eu nunca desejei isso e acho que quem almeja de uma forma demasiado premente esse tipo de situação, normalmente não chega lá, pois coloca em si uma pressão totalmente desmesurada que depois acaba por ser perniciosa.

EPCI na linha da frente! • Sabias que a Escola profissional de Comunicação e Imagem (EPCI) possui instalações tão modernas e sofisticadas que os alunos têm perfeitas condições para fazerem trabalhos de curso em forma de telejornal? Como refere o jornalista e também professor na EPCI Pedro Pinto “esta escola tem condições técnicas excecionais, em que é possível simular muito do que se passa numa redação: os alunos podem chegar aqui e escrever as suas peças, podem sair com uma câmara e fazer os planos que necessitam, podem montar as reportagens... Tudo aquilo que se faz a nível de reportagem numa redação, também é possível fazer aqui, o que significa que do ponto de vista dos alunos há aqui um potencial enorme a nível de aprendizagem.” • Sabe mais no site oficial da escola, em www.epci.online.pt.


//GUERRA DOS SEXOS

Cómico e fashion

As raparigas adoram rapazes com piada e com pinta... E o contrário também acontece claro! Por isso, a Cão Azul deixa-te escolher no seu site oficial a cor da T-shirt, a cor das letras estampadas e o tamanho pretendido - e ainda te permite simular tudo virtualmente, esperando que a peça de roupa que te assente que nem uma luva quando a comprares! PVP: 14,95 euros - portes grátis para encomendas iguais ou superiores a 30 euros em Portugal. Site oficial: www.caoazul.com/loja

Euro a euro, enche o teu mealheiro o papo Como bem sabes, estamos na chamada crise e temos de apertar o cinto, o que significa que podes muito bem começar a juntar o teu pé-de-meia neste fantástico mealheiro inteligente capaz de apresentar no display que tem no topo a quantia exata poupada! Ou seja, de cada vez que o encheres, saberás ao certo o total de euros acumulados, sendo que este magnífico objeto de plástico resistente pode engolir um máximo de 999.99 euros. Uma vez atingido o valor máximo, a palavra “full” aparecerá no display. Funciona com duas pilhas modelo AAA 1,5 V, não incluídas e podes escolher entre as cores cinzento e transparente. PVP: 11, 90 euros Site oficial: http://www.dmail.pt

Um toque de boneca A nova coleção da Blanco está sensacional e mortinha por que chegue a primavera ao teu armário - pelo menos a julgar por acessórios tão lovely como esta bolsa a tiracolo com efeito rendilhado. Disponível em cor de pele, castanho e rosa claro (como podes ver na fotografia), este é o complemento ideal para festas ou passeios com as amigas. PVP: 11,99 euros Site oficial: www.blanco.com

Pipocas para todos Sabias que as pipocas surgiram no continente americano há mais de mil anos? Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo... Mas tu podes simplesmente comê-las enquanto aproveitas para ver um bom filme esparramado no teu sofá. Delicia-te a prepará-las nesta fantástica panela em aço de carbono com revestimento antiaderente e com tampa em vidro – para veres se em vez de brancas e estaladiças as tuas pipocas não se transformaram em carvões... PVP: 24,99 euros Site oficial: http://www.dmail.pt

Havaianas com atacadores! Os teus pés podem andar sempre com look de verão, mas desta feita em versão ténis, já que a marca brasileira Havaianas (celebrizada pelos chinelos de dedo) lançou uma nova e variada gama de estilos, cores e tamanhos de calçado fechado muito fashion e cómodo – que através de pequenos buracos continua a deixar as tuas extremidades respirar... PVP: Entre os 55 e os 60 euros Site oficial: www.havaianas.com

34 | MaisEducativa . Março 2012

Informação facultada pelo departamento comercial.


Pub

Pub

Pub


Na

a i ninguém l á r u t u F fica de fora Estudantes à procura do melhor percurso, recém-licenciados à beira de entrar no mercado ou profissionais em busca de valorização. Todos estão convidados a ir à FIL, no Parque das Nações, de 14 a 17 de março, para esclarecer dúvidas e confirmar certezas sobre educação, formação e emprego. Porque o futuro é para agora. Texto: João Diogo Correia Fotos: BAN e FIL

Já alguma vez te apeteceu gritar “eu é que decido a minha vida”? Pois bem, aqui o lema é mesmo esse: “a vida é tua”. Mas como uma boa ajuda vem sempre a calhar, a Futurália 2012 prepara-se para mostrar as alternativas ao teu dispor. Se frequentas um curso superior e tens dúvidas quanto ao rumo que queres dar à tua formação académica, há todo um conjunto de Universidades e Institutos Politécnicos que lá vai estar. Se terminaste agora o curso e precisas do “empurrão” que te atire para o mercado de trabalho, vê o que as entidades dedicadas à Inserção na Vida Ativa têm para te mostrar. E mesmo que sejas um dos sortudos que já encontrou o caminho a seguir, lembra-te que o saber não ocupa espaço e que há sempre forma de te valorizares. Os Centros de Formação e os Institutos de Línguas são algumas das hipóteses. Na Futurália, terás quatro dias para alargar horizontes. Só tens de vaguear pelos pavilhões 1 e 2 da FIL, no Parque das Nações, e escolher a oferta que mais se adapta ao teu futuro. Como a mobilidade é um dos temas do momento, os aventureiros têm oportunidade de contactar com universidades e organizações estrangeiras, num evento que contará com a presença da Comissão Europeia. E como nem só de observações se faz uma feira, a Futurália 2012 promove a interação entre os visitantes e as instituições com teatro, workshops, conferências e seminários. Destaque para o espaço Futurália TV, apoiado pelo Instituto Restart, destinado a alunos e curiosos da vertente multimédia.

É para os miúdos e graúdos Esta 5ª edição quer dar a conhecer aos pais os programas das Universidades e Escolas de Formação Profissional. Para isso, basta que se inscrevam no site www.futurália.fil.pt e assistam, gratuitamente, às apresentações de oito minutos que terão lugar no dia 17, no Fórum Futurália. Com esta iniciativa, pretende-se que os pais participem ativamente nas escolhas dos filhos. Enquanto isso, os mais novos podem dirigir-se ao setor Juventude e testar os simuladores disponíveis, bem como experimentar desportos aventura. Para os foliões, há o Festival do Estudante da Futurália (festU), a realizar nas noites de 16 e 17 de março, no Pavilhão 4. Como não convém faltares ao maior evento nacional de educação e emprego e os tempos não estão para grandes gastos, leva o teu cartão jovem ou de estudante e junta-lhe dois euros e meio. Os teus pais terão de pagar mais 50 cêntimos, mas podem sempre reunir-se e beneficiar dos descontos para grupos. Põe-te a par de toda a informação em www.futurália.fil.pt e começa a construir o teu futuro.

36 | MaisEducativa . Março 2012

Aparece no stand da Neste primeiro mês de vida, a revista Mais Educativa quer é conhecer-te. Aparece no nosso stand, traz os teus amigos, pais e professores e fica a conhecer todas as publicações que lançámos a pensar no teu futuro académico e profissional. À tua espera vais encontrar a equipa jovem, trabalhadora e bem-disposta que as torna possíveis! Ah.... Também temos outras surpresas para ti: jogos, divertidos passatempos, brindes e novidades que não vais querer perder.


//MÁQUINA DO TEMPO

Tal pai, tal filho!

Política é coisa de família

Escolhemos para título o “Tal pai, tal filho”, mas podíamos ter ido buscar o “Filho de peixe sabe nadar”, o “Quem sai aos seus, não degenera”, o “Filho de peixe, peixinho é” ou o “Filho de gata, ratos mata”... Enfim, há toda uma série de ditados populares com a intenção de mostrar que existem características que inegavelmente passam do progenitor para os seus descendentes. A Mais Educativa aproveita o dia 19 de março, Dia do Pai, para recordar alguns casos históricos conhecidos em que o filho seguiu claramente as pisadas do pai de forma notável. Texto: Bruna Pereira

Ai destino, ai destino... Na música Tony Carreira Vs Mickael Carreira

George Bush Vs George W. Bush George Herbert Walker Bush nasceu a 12 de junho de 1924 e foi o 41º presidente dos EUA, entre 1989 e1993. Como o seu filho George W. Bush viria a ser o 43º presidente dos EUA , Bush pai é designado como "Bush o Velho", "Bush Pai", "Bush 41" ou "o primeiro Presidente Bush" para evitar possíveis confusões entre a sua presidência e a do seu filho. Foto de: letsgetfreestuff.com

George Walker Bush nasceu a 6 de julho de 1946 e foi o 43º presidente dos EUA, entre 2001 e 2009 (até ser sucedido por Barack Obama). George é o filho mais velho de George H. W. Bush, o 41º presidente norte-americano. Após deixar o cargo presidencial, em 2009, Bush retornou ao Texas e tem-se dedicado à oratória e à escrita - é autor de “Decision Points”, um livro que fala sobre sua vida e sobre o seu mandato como presidente os EUA.

Foto de: siteoficial.net

Foto de: archives.com

Parecidos até na tragédia Bruce Lee Vs Brandon Lee Lee Jun-fan, mais conhecido por Bruce Lee, nasceu no dia 27 de novembro de 1940 e ficou conhecido pelas suas demonstrações de artes marciais chinesas em filmes e série de televisão. É recordado pelas longas-metragens “The Big Boss” (1971), “Way of the Dragon” (1972) e “Enter the Dragon” (1973). Faleceu ainda jovem, no dia 20 de julho de 1973 devido a uma reação adversa a medicamentos que havia tomado para uma dor de cabeça, o que causou um edema cerebral.

Mickael Carreira (nome artístico herdado do pai) nasceu em França, no dia 3 de abril de 1986, e é um cantor português de música pop-latina que teve imenso sucesso desde o início - recebeu tripla platina dos mais de 60 000 discos vendidos logo no seu primeiro álbum “Mickael”. Em 2007, foi o segundo artista mais bem pago em concertos, ultrapassado apenas pelo seu pai, Tony Carreira, que figurou em primeiro lugar. Mickael Carreira lançou depois de “Mickael” (2006) os álbuns de estúdio “Entre nós” (2007) e “Tudo o que sonhei” (2009).

Belmiro de Azevedo Vs Paulo de Azevedo Belmiro Mendes de Azevedo nasceu no Marco de Canaveses, a 17 de fevereiro de 1938, e é um conhecido empresário português que, segundo a revista Forbes, surge na 655ª posição na lista das personalidades mais ricas do mundo em 2010, com uma fortuna avaliada em 1,5 mil milhões de dólares. Fundada em 1959, a Sonae, então da família Pinto Magalhães, inicia atividade no negócio dos produtos derivados de madeira. Belmiro, engenheiro químico, entra na empresa em 1965. Foto de: db3.stb.s-msn.com

Foto de: 2.bp.blogspot.com

Temos mais pais e filhos cujos percursos profissionais se parecem muito em www.maiseducativa.com. Atreve-te a descobrir as diferenças! 38 | MaisEducativa . Março 2012

Foto de: fotos.sapo.pt

Negócios de família

Foto de: 2.bp.blogspot.com

O ator Brandon Bruce Lee nasceu a 1 de fevereiro de 1965, em Wilmington, Carolina do Norte, e era filho do lendário Bruce Lee. Faleceu durante as filmagens do filme “O corvo”, a 31 de março de 1993 – numa das cenas, foi utilizada, tragicamente, munição de verdade. Nos créditos finais do filme, os produtores incluíram uma homenagem a ele e à sua noiva, Elisa Hutton. O casamento de ambos seria realizado no dia 17 de abril de 1993, no México. Brandon morreu três semanas antes.

António Manuel Mateus Antunes, mais conhecido pelo seu nome artístico de Tony Carreira, nasceu na Pampilhosa da Serra, a 30 de dezembro de 1963, e é um cantor português, muito popular no continente e entre as comunidades portuguesas de emigrantes lá fora. O seu estilo romântico caracteriza toda a sua obra, de onde nasceram canções como “Sonhos de menino”, “Depois de Ti (Mais Nada)”, “Ai destino”, “Vagabundo por amor”, entre outras. Conhecida é também a sua participação na gravação da música “Mãe Querida”, na qual participam outros cantores, tais como Ágata, Romana ou Luís Filipe Reis.

Duarte Paulo Teixeira de Azevedo nasceu no Porto, a 31 de dezembro de 1965, e é filho de Belmiro de Azevedo. Em 2007 sucedeu ao pai, assumindo a liderança do grupo Sonae, que não tem parado de crescer nos mais variados ramos de negócio: hipermercados (Continente), comunicações (jornal Público), telecomunicações (Optimus), imobiliário (centros comerciais Sonae Sierra) e retalho especializado (Bonjour, Vobis, Worten, Sportzone, etc.).

Foto de: paginas.fe.up.pt


Em simultâneo ça urbana Eurobattle - Dan Rua pher – Dança de Red Bull BC One Cy a Acrobactic - Mod ent - Desporto 3on3 Power Movem

Apoios Institucionais

Apoio

Media Partner

Avenida Dr. António Macedo - Leça da Palmeira | 4454-515 Matosinhos | tel: 229 981 400 | fax: 229 981 482 | info@exponor.pt | www.exponor.pt

Transportador Oficial


Mais Educativa | Março '12  

Verde mais verde não há! | PLAYLIST: Descobrimos como eram os Amor Electro na escola. | MÁQUINA DO TEMPO: Famosos que seguiram o ditado do "...