Issuu on Google+

Parque Ambiental do Alambre O projeto “Centro de Campo” resulta de uma parceria entre a ACM/YMCA de Setúbal e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), proprietário do Parque Ambiental do Alambre, situado no Parque Natural da Arrábida, freguesia de S. Lourenço, Azeitão, entre as localidades de Aldeia de Irmãos e Casais da Serra, possuindo ótimas condições para a instalação do referido equipamento e, para a dinamização do seu respetivo projeto e objetivos.

Uma Associação e um Projecto para promover: - A consciência da corresponsabilidade humana e a participação social; - A aquisição de conhecimentos e competências e a integração social e profissional, especialmente da juventude; - O desenvolvimento das capacidades de liderança e das técnicas de comunicação e animação.

Centro de Campo Componente fundamental do modelo pedagógico de desenvolvimento e integração social, particularmente da juventude, do Movimento ACM/YMCA, o Centro de Campo, tem como objetivos específicos, promover: A libertação das rotinas e dependências, relativamente à família, à escola, aos grupos de amigos; A reflexão sobre a vida, a sociedade, as circunstâncias e características pessoais; A elaboração do próprio projecto de realização pessoal e o planeamento da sua concretização.


Programas e Atividades

Projeto Pessoal Um projeto próprio, é fundamentado nas características e circunstâncias individuais, profissionais e sociais, constitui uma condição essencial tanto de sucesso, como de saúde e bem estar, que importa promover

Liderança e Empreendedorismo A liderança e o emprendedorismo são elementos fundamentais do processo de funcionamento integrado e de desenvolvimento de todas a s sociedades. A consciência da sua importância e da sua função social, constituem os objetivos deste programa.

Animação e Animadores A transmissão de mensagem é um processo cada vez mais exigente, tanto na elaboração dos conteúdos, como no domínio das técnicas de comunicação, e de particular importância, no trabalho de desenvolvimento e de integração social.

Voluntariado e Participação Passar da teoria à prática a consciência da corresponsabilidade humana e social de acordo com as próprias capacidades e disponibilidades e as necessidades específicas das diferentes instituições, constitui uma exigência de participação que importa promover.

Intercâmbio e Turismo Associativo Estabelecer contactos e relações de amizade com elementos de outras culturas, de outro país e de outras instituições, constitui um fator de enriquecimento pessoal, de abertura social e uma exigência cada vez mais decisiva da sociedade global em que nos inserimos.

Colónias de Férias Possibilitar aos jovens, em período de férias , o contacto com a natureza, o encontro com novos amigos, o treino na autosuficiência e a participação em actividades de desenvolvimento físico e emocional


Parque Ambiental do Alambre