Issuu on Google+

14-02-2013

ANA LUÍSA & JOÃO VASCONCELOS

BIOS

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas informáticos | 1 TGPSI


.: Introdução :. BIOS é a abreviação de "Basic Input / Output System". Por definição, o BIOS é um software, mas, como de costume, fica gravado num chip implementado na placa-mãe.

A BIOS é composta por 3 rotinas: •

1º Post é a rotina que verifica componentes chave como o processador, o chipset, a placa gráfica, a RAM, o teclado, o disco, etc. e que (quase sempre) pára o arranque e avisa quando encontra um erro num destes componentes.

2º Bootstrap Programa que, durante o arranque (boot) do sistema, está encarregue de localizar um sector de arranque num dos dispositivos de memória existentes no sistema onde estão instruções que mandam executar os ficheiros de arranque do sistema operativo.

3º Setup Permite configurar definições sobre o hardware.

Para aceder ao SETUP Neste trabalho iremos apresentar um exemplo da BIOS e as suas alterações efectuadas. Bios Versão : 2.4 Local : Estados unidos SM BIOS version : Intel corp-MQ96510J.86ª.1577.2006

Ana Luísa & João Vasconcelos 1ªTGPSI


.: Passo a Passo as Alterações :.

Para aceder à BIOS deverá pressionar a tecla “F2” mas também depende do fabricante pois pode ser: “DELETE” e “F12”

Aparecerá no ecrã o programa onde poderá fazer as alterações pretendidas: Para movimentar na Bios menu MAIN devera pressionar as setas para o Lado Esquerdo, Lado direito e para Cima e para Baixo . Para a alteração da Hora e Data do sistema deverá ir para a coluna do MAIN e alterar com a seta para baixo:

Ana Luísa & João Vasconcelos 1ªTGPSI


Alteração da sequencia de arranque (boot) para : CD/DVD deverá ir á coluna BOOT para efectuar a alteração.

Colocação da password “trabalho” no arranque da BIOS

Ana Luísa & João Vasconcelos 1ªTGPSI


.:Conclusão:. A BIOS é (…)

Ana Luísa & João Vasconcelos 1ªTGPSI


A BIOS