Page 1

Edição Especial de Natal


Feliz Natal Próspero 2014

O que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. O desejo mais sincero da Metalúrgica Paraná é que cada casa se encha com bênçãos ricas e eternas e que cada caminho nos leve à paz.

Fone: (77) 3628-0773 Cel: (77) 9125-9386


Feliz Natal e um vitorioso 2014!

T

emos vivido uma descrença muito grande nos dias atuais. Descrença no que diz respeito aos valores morais, às instituições, às lideranças políticas, enfim, somos atingidos pelo caos implacável da violência, da corrupção, do “faz de conta”, do medo, do estresse. Para muitas pessoas é difícil acreditar na alegria, na felicidade, no outro. A ausência do amor e do respeito tem permeado a existência de muitos indivíduos. O grande mandamento de “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” está bem longe da prática. Quando o Natal se aproxima, parece que há uma mudança de atitude; tomadas pela emoção da data, florescem nas pessoas, de maneira muitas vezes artificial, sentimentos de amizade, solidariedade, de carinho e de amor. O Natal é uma data, um momento importante, tempo de aprender a amar, a aceitar as pessoas, mesmo quando elas nos desapontam. Significa aprender a escutar; com os olhos, com os ouvidos, com a alma, com todos os nossos sentidos. Chegamos ao final de mais um ano em que Deus nos concedeu viver intensamente cada dia, mesmo com muitas dificuldades, mas o que nos deixa ficar em pé e brilhar todos os dias é a proteção de Deus, que nos faz caminhar firme nesta grande jornada. Querido cliente, tenha certeza, você é mais que especial, você é um amigo. Que neste Natal e em muitos outros, possamos continuar com nosso objetivos prósperos, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias através das palavras que, juntas, formam mensagens que agora dedicamos a você. Pelo muito que você - cliente e amigo - representa para nós, queremos dedicar os melhores votos de um Natal e Ano Novo repletos de realizações, amor, paz e muito carinho. Estes são os votos da Família Ciel Contabilidade!

AMAR É SERVIR. SERVIR É VIVER. VIVER É PENSAR NO FUTURO, SONHAR COM O FUTURO, ACREDITAR QUE HAVERÁ UM FUTURO PARA TODOS.


NESTE MÊS

editorial

8

MENSAGEM DE FÉ

12

BEM-ESTAR BELEZA MODA MULHER

CASA E DECORAÇÃO

Mais um ano chega ao fim. Com ele se vão todas as angústias, de-

sentendimentos, mágoas, problemas, aflições de todas as ordens. É assim que

17

cisar ouvir, ouça! Se precisar pedir, peça! O importante é não deixar de fazer.

33

GUIA DE NEGÓCIOS

13 27

AGRONEGÓCIO

Mais um ano chega ao fim

48

deve ser. Esqueça tudo o que passou! Se precisar conversar, dialogue. Se preO ideal é agir desta maneira, não só no final de cada ano, mas sim no decorrer dele. Mas se isso não foi possível, independente de qual tenha sido a razão, chega de desculpas. O ano ainda não acabou. Ainda há tempo para ouvir, falar ou, mesmo, calar. Chegamos ao momento, tempo para dar espaço para a reflexão, para desculpar-se com amigos e familiares, reconciliar-se para iniciar bem (coração e mente) o ano de 2014. Sendo tempo de reflexão, procure avaliar como foi o seu comportamento em relação a si e aos outros neste ano de 2013.

Você deu o melhor de si? Dedicou a merecida atenção para as pes-

soas que fazem parte da sua vida? Como ser humano – como pai (mãe), esposo (a), filho (a), irmão (ã), prestador (a) de serviço, cliente, amigo (a) – adotou a etiqueta adequada? O ano de 2013 está chegando ao fim, mas você pode corrigir toda e qualquer iniciativa que não tenha lhe agradado. Só precisa de iniciativa. Este ano, também marcado por incidentes negativos e tristes para muitas famí-

EXPEDIENTE

NOTA DA DIREÇÃO

lias, por diversas razões, está indo embora, e deve levar toda tristeza e descrença. Que este final de ano sirva para carregar as energias, renovar as esperanças e nos dar mais força para promovermos o bem, para trabalharmos a fim de

Heloíse Steffens Editora-chefe revistastyolem@gmail.com 77

9979.9241

Ivete Silvestrin Administrativo ivetesilvestrin@yahoo.com.br 77

9942.9885

Lilian Schwengber Comercial 77 9953-6069 Projeto Gráfico e Diagramação H. Steffens Comunicação Empresarial

Colunistas Terezinha Bordin Moda Cubbas Couffeir Beleza Rogen Fracaro Casa e Decoração

A Revista Stylo - resultado de uma repaginação da Revista Caminhos de Cristo (presente há mais de quatro anos em Luís Eduardo Magalhães e região) -, por meio de sua direção editorial e de suas proprietárias legais – Ivete Silvestrin e Heloíse Steffens -, vem a público esclarecer que este veículo de comunicação procedeu com uma reestruturação do seu quadro de parceiros. Tal medida inclui o desligamento e/ou o encerramento de algumas parcerias, bem como o início de outras, com a entrada de novos parceiros e de novos projetos. Com isso, esta direção editorial ressalta – amparada por dispositivos legais – que apenas estas duas pessoas, já nomeadas -, estão autorizadas a negociar, receber ou estabelecer parcerias e/ou convênios futuros em nome da Revista Stylo. Destaca-se também que todo e qualquer pagamento só deve ser feito mediante a apresentação de nota fiscal em nome da Revista Stylo. Esta direção aproveita a oportunidade para reafirmar o compromisso de melhorar a cada edição, trazendo assuntos ainda mais diversificados. Em caso de dúvidas, interessados devem entrar em contato pelos telefones descritos no Expediente.

sermos, cada vez mais, seres humanos melhores, dotados de bom coração, de bons sentimentos e, principalmente, de coragem para termos iniciativas. Tudo acontece por causa de atitudes. São elas que tornam prática, realidade, aquilo que pensamos ou desejamos.

Entre tantos fatos, destacamos nesta edição, na matéria especial de

Natal, o caso da jovem Paty – Patrícia Oshiro Brentan – jovem moradora de Luís Eduardo Magalhães, atualmente em Santo André (SP), onde permanece internada para tratamento de um câncer. Trata-se de um exemplo de luta, perseverança, fé e união que deve nos motivar. Ao precisar da doação urgente de uma medula óssea, a jovem conseguiu reunir todos num grande projeto: uma campanha para encontrar um doador compatível. É com este caso que ilustramos o quanto o ser humano pode dar de si, dedicando ao outro, em prol do bem ao próximo. Uma verdadeira prova de amor, generosidade, solidariedade. Que este caso possa nos servir de inspiração para assim, dessa forma, agirmos no decorrer do próximo ano. Este caso também deixa como lição a importância de se valorizar a vida. Se você não precisa lutar para viver a sua vida, valorize! Não deixe de ler esta e outras matérias interessantes. Uma boa leitura, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! A Editora

05


de tudo um pouco

Consciência ambiental também no Natal

A

preocupação com o meio ambiente – através da reutilização de materiais para gerar empregos - parece ser uma marca da administração municipal de Luís Eduardo Magalhães. Ponto positivo para a atual gestão que, por meio de suas secretarias, de forma conjunta, utiliza-se de um trabalho que é referência e que deveria servir de modelo para outras prefeituras. Além de diversos projetos que visam o reaproveitamento, destaque nesta época do ano para as ações que transformaram através do artesanato, a decoração natalina da cidade. Em vários locais é possível encontrar decoração feita a partir de garrafas pet’s. É cor, luzes e brilho para o Natal de Luís Eduardo.

Olimpíada Brasileira de Matemática

C

inco estudantes da rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães receberam “medalha de bronze” do Ministério da Educação (MEC) na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Outros 18 estudantes foram contemplados com menções honrosas pelas notas obtidas no concurso. Para comemorar o feito, o prefeito Humberto Santa Cruz recepcionou os estudantes no seu gabinete. “Vocês são motivo de orgulho para nossa cidade pelos resultados que vocês obtiveram. Tenho certeza que os pais de vocês também estão orgulhosos e felizes pelos filhos que têm. Essa conquista, com certeza, é fruto de muito empenho e dedicação”, disse o prefeito, antes de entregar um certificado a cada um dos estudantes. Fonte: Ascom/PMLEM

Deseja a todos os clientes e amigos um Feliz Natal e Próspero 2014

Paternidade responsável

E

m apenas três semanas de ações nos municípios que integram a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, o Ministério Público Estadual, por meio dos projetos ‘MP vai às Ruas’ e ‘Paternidade Responsável’, promoveu 382 reconhecimentos de paternidade. As audiências para entrega dos exames terminaram no sábado, 7, e foram realizadas nos municípios de Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Barreiras, Cotegipe, Luís Eduardo Magalhães, Wanderley, Baianópolis e Cristópolis. No período, foram contabilizados 79 resultados de exames de DNA positivos. Fonte: Cecom/MP.

UTILIDADE PÚBLICA - Link 192 com defeito

O

link 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de toda a região está com problema. Em caso de necessidade de contato com o serviço, o número a ser chamado, provisoriamente, é o 3612-2323, da Central de Regulação Regional, com sede em Barreiras. A equipe de telefonia responsável já está trabalhando para regularizar a situação.

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES 77 3628 0479 BARREIRAS 77 3611 1114

06


CAMINHOS DE

CRISTO Nº24, ANO 3

Mensagem de Fé Como devo me preparar para o Natal?

Pág.8

Notícias da Igreja

Foto: Reprodução

Dom Josafá: agora cidadão barreirense Na mira da Campanha da Fraternidade 2014

Pág.10


Mensagem de Fé

Como devo me preparar para o Natal? Tudo na vida tem um real significado e valor

C

omo devo me preparar para o Natal? Charles Dickens, um famoso romancista inglês, escreveu certa vez o seguinte: “Honrarei o Natal em meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano”. Penso que ele estivesse certo, pois o Natal precisa novamente ser honrado. E isto com urgência, porque há muito tempo as pessoas foram simplesmente ignorando o real sentido do Natal. O Papa Francisco, durante a homilia da Missa que presidiu no último dia 2, não hesitou em afirmar à humanidade o verdadeiro significado do Natal: “O Natal é mais! Nós vamos por este caminho para encontrar o Senhor. O Natal é um encontro! E nós caminhamos para encontrá-lo com o coração, com a vida, encontrá-lo vivo, como Ele é, encontrá-lo com fé”. O Natal é um encontro. Que bela definição o Santo Padre nos deu! O Natal é um encontro com Jesus, o Menino Deus que traz consigo o segredo da verdadeira paz à alma humana ainda tão agitada.

CURSO_PSI_meia.ai

2

05/12/13

15:33

E neste encontro com Cristo, o Sumo Pontífice nos indica a oração, a caridade e o louvor como caminhos para uma boa preparação para o Natal. Como primeiro caminho – a oração – vivenciamos o Natal como aquilo que ele verdadeiramente é. O mundo, nesta época, nos ensina que o Natal consiste em você caprichar na compra de presentes, fazer aquela ceia maravilhosa com ricas iguarias, ter o maior número possível de enfeites natalinos dentro de casa, chamar todos os parentes para uma confraternização social – mesmo que durante os outros 364 dias do ano vocês nem se falem mais! – e dar, além de tudo isso, umas generosas contribuições para as tais “caixinhas de Natal”. Tudo na vida tem um real significado e valor. O Natal é, sobretudo, o aniversário do nascimento de Nosso Senhor Jesus Foto: Reprudução


Cristo, o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós para nos salvar. E grande parte da nossa sociedade, tão consumista e alienada, simplesmente celebra o aniversário ignorando o aniversariante! Nós, cristãos, não estamos isentos de tal risco. Podemos cair no mesmo equívoco de celebrar esta grande festa ignorando o aniversariante que é Cristo. Para que isso não aconteça, segue o conselho constante que a Mãe de Jesus nos dá em Medjugorje: “Queridos filhos, rezem, rezem, rezem”. Preparemos o aniversário de Jesus com as nossas orações. Quando eu e você nos decidirmos a viver este Natal em oração, já estaremos começando a experimentar este encontro com o Menino Deus. É através da oração, desta busca de uma maior intimidade com Deus, que adentramos no castelo do Rei dos reis e nos livramos daquelas amarras de ressentimentos e lembranças amargas que nos oprimem e estragam o nosso Natal. Porém, não se iluda, meu irmão! Este “castelo” nos é revelado na pobreza da gruta de Belém, na qual o Trono de Graça se fez simples manjedoura e Aquele que detém todo o poder e autoridade nas mãos manifesta-se na fragilidade de uma criança nos braços de Sua Mãe. Somente aquele que reza consegue contemplar esses sinais escondidos que o mundo ainda não foi capaz de enxergar. Aquele que se decidir a viver o Natal em oração, com certeza, viverá um Natal mais santo, renovado e feliz. Pois o homem que reza jamais se encontra sozinho. Ele é semelhante àqueles Reis Magos que caminhavam por terras desconhecidas sob a guia de uma estrela. A luz que vinha do Alto os direcionava. O mesmo acontece com a alma orante: ela é sempre conduzida pelo Céu e para o Céu. Que tal fazermos esta maravilhosa experiência neste tempo? Prepare-se bem para o Natal através da oração. Não deixe para rezar somente no Dia de Natal. Comece antes! Comece agora: um Santo Terço em família, ler na Bíblia as verdadeiras histórias do Natal para seus filhos, participar bem das Santas Missas durante este tempo, fazer uma boa Confissão e, nos últimos dias do Advento, rezar a Novena de Natal com os seus. Enfim, deixe que a força da oração o guie em direção à gruta de Belém. Ali, você contemplará o Filho de Deus que se fez um de nós, e aprenderá que o Natal é a oportunidade que a humanidade tem de recordar que o verdadeiro amor consiste em doar-se até o fim com humildade e simplicidade. Ali, naquela manjedoura construída pela paz em seu coração, você poderá admirar o sorriso do Menino Jesus. E diante desse singelo sorriso, é impossível que a alma humana permaneça sofrendo na dor e na solidão! Que este Natal seja diferente dos anteriores, para você e sua família. Que seja um Natal preparado em oração, um Natal que marque definitivamente novos tempos de recomeços e retomadas. Fonte: Canção Nova Alexandre Oliveira Missionário da Comunidade Canção Nova

RUA PARANÁ, 425 - CENTRO SUPORTEONLINE2012@GMAIL.COM

(77)

3628.4140

ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA EM IPHONE/IPOD/IPAD MACBOOKS E NOTEBOOKS TVS LED/LCD CÂMERA E FILMADORAS


Notícias da Igreja Bispo Dom Josafá: agora cidadão barreirense Em cerimônia que concedeu a honraria a mais de 50 personalidades, Padre Iolando Alcântara, pároco na comunidade São Sebastião, no bairro Barreirinhas, também foi agraciado com o título

O

bispo diocesano Dom Josafá Menezes da Silva é o mais novo cidadão barreirense. O título foi agraciado em sessão solene realizada no dia 04 de dezembro, pela Câmara Municipal de Vereadores. Durante a cerimônia, o Poder Legislativo concedeu a honraria a mais de 50 personalidades, entre políticos, empresários, pessoas ligadas à área cultural e religiosa, além de lideranças de movimentos e de comunidades.

O título de Cidadão Barreirense é concedido às pessoas que, embora tenham nascido em outras cidades, prestaram relevantes serviços ao município de Barreiras, contribuindo e destacando-se em seu progresso e crescimento. Além de Dom Josafá, também foi presenteado com o título de cidadão, o Padre Iolando Alcântara, pároco na comunidade São Sebastião, no bairro Barreirinhas.

“Sinto-me honrado em receber este título. Quando cheguei a esta cidade, uma das minhas primeiras decisões foi transferir para cá meu título de eleitor, como uma forma de mostrar minha decisão em aceitar Barreiras como minha cidade mãe. Fico também honrado por Barreiras reconhecer a importância da função religiosa do Bispo como fator construtor de cidadania”, disse. Também satisfeito, ao fazer o uso da palavra, Pe. Iolando disse ser uma honra dedicar seu ministério ao povo de Barreiras. “Antes na Vila Brasil, agora em Barreirinhas, eu já me dedicava, e agora preciso mais ainda”, avaliou. Diocese de Barreiras

A indicação do título ao bispo Dom Josafá foi feita pelo vereador Gilson Rodrigues de Souza, em projeto de lei que foi aprovado por unanimidade. Já o título concedido ao Pe. Iolando tornou-se possível graças à indicação da vereadora Izabel Rosa de Oliveira, que também foi aprovado por unanimidade. Para o bispo diocesano Dom Josafá, receber este título lhe proporciona imensa honra, uma vez que este já se considerava um verdadeiro cidadão barreirense. Dom Josafá Menezes da Silva

Na mira da Campanha da Fraternidade 2014 Tráfico de mulheres é considerado uma das questões sociais mais graves da atualidade

“N

ão há país livre do tráfico de pessoas, seja como ponto de origem do crime, seja como destino dos traficados”. Tal afirmação presente na Cartilha Campanha Coração Azul, do Ministério da Justiça, produzida em 2013, explicita porque o tráfico humano é considerado uma das questões sociais mais graves da atualidade e, por isso mesmo, será tema da Campanha da Fraternidade 2014. Neste sentido é que a Comissão Diocesana de Justiça e Paz promoveu no dia 11 de dezembro, no Salão Dom Ricardo, o Seminário “Tráfico de Mulheres – Prevenção e Combate”, focado na realidade específica do Oeste baiano. O seminário buscou a identificação de vulnerabilidade ao tráfico de mulheres no âmbito dos municípios pertencentes à Diocese de Barreiras, bem como teve a intenção de subsidiar a luta contra a violação da cidadania das pessoas em situação de tráfico. O evento contou com a presença da Delegada da Mulher de Barreiras, membros da Comissão Diocesana de Justiça e Paz, professores e estudantes universitários, religiosos e lideranças da sociedade civil. O seminário também contou com a presença

10

da especialista no combate ao tráfico de mulheres, coordenadora da ONG CHAME e consultora especial da roteirista Glória Perez na novela “Salve Jorge”, a qual aborda a temática do tráfico humano, Jaqueline Leite. Ao fazer o uso da palavra, a especialista expôs aos presentes, um pouco da história e da definição do tráfico de mulheres no mundo, exemplificando de que forma isso acontece na prática. Ela também conduziu os trabalhos de capacitação para agentes da Campanha da Fraternidade 2014, no nível nacional e, em Barreiras, forneceu recomendações aos participantes. O Seminário foi uma forma de inserir a Campanha da Fraternidade 2014 na ação diocesana, com conhecimentos, dados regionais e pistas para a prevenção e o combate ao tráfico humano. A partir da promoção do seminário, um guia de orientações e pistas para a CF 2014, voltada à realidade regional, será produzido para realização dos trabalhos de prevenção e combate.


77

3628-1399

3628-2513

Que a paz e a harmonia festejadas no Natal e no Ano Novo estejam presentes durante todo o ano de 2014.


Bem-Estar

Desejo de Paz?

Final de ano de boas festas!

A

cada final de ano desejamos uns aos outros a paz, tão distante, vazia e, ao mesmo tempo, tão sonhada! A paz que é expressada em canções tão lindas, mostrada em cartões fabulosos e mensagens emocionadas de final de ano, veiculadas em todos os canais de comunicação. Porém, a paz de CRISTO, a única e verdadeira PAZ, esta temos que conquistar dentro de nós mesmos e, depois de refleti-la em nosso semblante, desejá-la aos que nos cercam. Afirmo, com absoluta convicção, que esta paz só chegará até nós quando ouvirmos a voz do Senhor. Não do Senhor das igrejas e dos templos, mas do Senhor que habita em nós e nos lembra que a justiça e a paz que queremos, dependem apenas de nós. Nesta época, mais do que nunca, se fala de milhares de pessoas desprezadas que andam por aí e de crianças inocentes que não têm o que comer e nem para onde ir. Aí parece que algo nos desperta e nos leva a ter um olhar para o exterior, quando na verdade, o ano todo deixamos de olhar para nós mesmos e para os que estão ao nosso lado diariamente, compartilhando de nossa vida. Os menores desprezados, quase sempre, somos nós ou aqueles em nossa casa, representados no cônjuge que não tem a atenção do parceiro, do filho que ganha brinquedos e roupas o ano todo para suprir a falta física dos pais e, nesta época, espera carinho e atenção e, mais uma vez fica de lado, trocado pelas visitas que chegam ou pelos convidados que precisam estar com as taças cheias nesta época de confraternização. É preciso procurar sentir o outro nas mais pequeninas coisas, num gesto de delicadeza, que não se limite aos presentes que nos obrigam a sair de casa e ir às compras no comércio lotado e chegar irritado em casa com o tumulto das lojas, mas no abraço carinhoso e fraterno, de olhar nos olhos e enxergar o outro, brincar em família, conversar assuntos que interessem a todos e ouvir os demais. Neste ano sugiro uma experiência nova ao invés de investir em coisas materiais. Presenteie com o seu precioso tempo que o fez estar distante durante o ano todo e esteja por inteiro com a sua família. Proporcione a si mesmo, momentos de reflexão nos quais possa olhar quem está ao seu lado e dizer o quanto este ano foi importante para você, ouvindo com amor o que cada um expressar. Ouvir o outro é um desafio na medida em que ele se sinta forte o suficiente para abrir seu coração e usar estas informações para se tornar melhor e criar uma egrégora de amor, compreensão e união para o convívio no lar. Presenteie com uma roseira e plante-a com sua família na frente de sua casa (ou na varanda do apartamento) e, no próximo ano, poderá presentear várias pessoas com uma linda rosa colhida no jardim que vocês cuidaram juntos. Esta rosa conterá uma energia maravilhosa que não poderá ser comparada a nenhum outro presente, pois estará impregnada de companheirismo, compreensão, colaboração, alegria, entusiasmo e, o que é mais importante, conterá o nascimento de novos valores! Se realmente quiser, dê um presente, afinal o comércio impõe esta regra, mas acrescente um sentimento verdadeiro a ele, não permita que seja apenas uma convenção. Ouça a voz do seu Senhor, da sua consciência; se você nega a compreensão e o amor, como quer ter paz? Este é um tempo de mudança, de cuidar do Templo de Deus que é você, então, neste Natal, procure cuidar deste Templo tornando-o agradável a Deus, como fazemos com nosso lar quando nos preparamos para receber uma visita importante. Neste momento, volte-se para o Senhor dando espaço para Ele, não para as compras, para as festas, mas para a família, pois é dela que nasce o amor e a paz tão sonhada. O primeiro natal, o que seguimos até hoje, foi vivido em família, não teve ceia para se empanturrar, nem bebidas para se embriagar; foi simples, singelo, Jesus veio e ensinou que o amor simples nos traz à unidade e que, repartindo o amor e trazendo o afeto, a paz se faz realidade. Pense nisso! Desejo que neste Natal você viva a PAZ na sua família e que esta paz compartilhada gere em 2014 muita felicidade, liberdade e prosperidade! Feliz e santo Natal e bons encontros na virada do ano.

PAULO CESAR DORTA DE TOLEDO É FILÓSOFO E TERAPEUTA COMPLEMENTAR DA SAÚDE

12


Inauguração do Centro de Beleza DETHY HAIR

Beleza

A

Inauguração do Centro de Beleza Dethy Hair aconteceu no mês de outubro. Estavam presentes funcionários, amigos e clientes. O centro conta com uma excelente equipe de profissionais treinada pelo conceituado hair stylist Cubas Coiffeur. A proprietária, Maria Eliete Sbaraini, gaúcha, escolheu São Desidério no Oeste baiano para instalar um centro de beleza que atendesse todas as mulheres da região, com serviços em cabelo, maquiagem, massagens, depilação, manicure, pedicure entre outros.

Fotos: Rodinei Martins

77

AGENDAMENTOS: e-mail: dethy.hair@gmail.com 77 9829.0821 (Vivo) 77 8140.2311 (Claro)

9829.0821


Beleza Maquiagem para festas de fim de ano:

O

inspire-se nas famosas!

fim de ano está chegando e sempre rola a dúvida básica “com que make eu vou?”, juntamente com a indecisão da roupa. Um bom modo de se inspirar são as produções de frequentadoras do famoso ‘red carpet’, que normalmente variam em muitos detalhes nos seus makes e nos dão uma gama de opções, para todos os gostos e personalidades. O make retrô, que consiste em olhos marcados pelo delineador e boca, por sua vez, destacada pelo batom vermelho, é atemporal e dificilmente destoa de alguma produção. É, por mérito, considerado o “P&B” do make, logo possui passe livre para ser usado nas festas de fim de ano. Pode ser coordenado a um look com pegada desde rocker a romântica; a única ressalva é para o blush: reduza a quantidade ao máximo que puder, já que os olhos e a boca são o foco.

Outra maquiagem que é básica e adepta pela turma das mais discretas é esta: olhos marcantes e boca nude. O “marcante”, neste caso, é definido apenas pelo uso de um lápis ou mesmo um delineador, de forma bem sutil nos olhos, dando leve destaque em relação ao resto do rosto, que aparece bem neutro, tanto pelos lábios em cor nude quanto pelo blush super leve. Boa opção para looks com muita informação, em que o make é apenas um complemento e não a parte principal. As sombras coloridas para esta época são, preferencialmente, nas tonalidades prata e bronze. Isto porque também são cores neutras, apesar de mais marcantes, e combinam com o clima de fim de ano. Emma Stone (primeira foto) ornou sua sombra prataazulada com blush bem neutro e batom rosê, enquanto Scarlet Johansson (segunda foto) preferiu uma tonalidade de batom ainda mais clara para combinar com sua sombra bronze-alaranjada. O

delineador preto dá um acabamento mais sexy, sem pesar demais. A sombra bronze, em tonalidade mais forte, quase puxada para o marrom, fica excelente em peles morenas ou negras - veja Rihanna, na terceira imagem. A cantora optou por pesar um pouco mais no blush, em um tom também bronze, que combina muito bem com sua pele, e pegar leve no batom, usando um tom quase que cor de boca. Já para a nécessaire e arrase! Fonte: lindizzima.com.br.

14

Deseja à todos um

Feliz Natal Próspero 2014


77

3628.6973

As abelhas mais famosas do mundo pousaram no Brasil Em Luís Eduardo Magalhães, a representante dos produtos Burt’s Bees será a Bella Dona

A

s abelhas mais famosas do mundo pousaram no Brasil neste final de ano, causando frisson entre as amantes do “eco-friendly” - produtos que são amigos da natureza e que se tornaram desejos de consumo. Trata-se dos produtos Burt’s Bees, da marca norte-americana nº1 em cosméticos naturais, uma referência em sustentabilidade e que disponibilizará os best sellers mundiais em solo brasileiro. Entre os produtos trazidos para o Brasil, estão os cosméticos destinados aos cuidados faciais, hidratação corporal e linha gestante. Todos são formulados à base de extratos naturais como amêndoas, romã, leite, mel, manteiga de cacau, limão, laranja, manga e afins. “Nossos produtos são cuidadosamente elaborados com os melhores ingredientes que a natureza tem para oferecer: cera de abelha, óleos essenciais botânicos, ervas naturais, flores e sais minerais. Tais ingredientes resistiram ao teste do tempo, mostrando-se eficazes e seguros”, disse Burt. A excelente notícia é que boa parte desses produtos estarão disponíveis na Bella Dona, em Luís Eduardo Magalhães. Não será mais preciso ir ao exterior ou recorrer aos amigos em viagem para adquirir os produtos. Produtos Burt’s Bees têm sua formulação e produção que carregam as bandeiras do natural e ecologicamente correto. Basta saber que a marca familiar segue todos os conceitos inerentes aos cosméticos genuinamente naturais: eco-friendly, animal-friendly, reutilização de água, reciclagem de embalagem, resíduo zero, preservação ambiental e controle na produção dos fornecedores de matéria-prima a fim de que a mesma não seja contaminada com agrotóxicos e outros agentes nocivos.

Produtos disponíveis na loja

T

Burt’s Bees: uma nova forma de se produzir cosméticos

udo começou quando alguém com espírito empreendedor em dificuldades financeiras encontrou um apicultor com mel encalhado. Após empreitadas gastronômicas, uma grande ideia: fez com que a culinária cedesse lugar ao desenvolvimento de lip balms também à base de mel (mais especificamente, de cera de abelha), os quais foram um sucesso de vendas e até hoje é o produto-chave da marca. Então, seguindo a lei da necessidade e demanda, o Mel do Burt deixou o posto de matériaprima para se tornar um conceito, um estilo, um novo modo de produzir cosméticos conforme os princípios ecológicos iniciais já empregados na fabricação dos doces. Eis que assim nasceu a Burt’s Bees, uma empresa de cosméticos naturais eco-friendly – ou, segundo a marca, “Earth Friendly” (ao pé da letra, “Amigável com o Planeta”), formulados para “maximizar o bemestar do consumidor e do mundo ao seu redor”.

RUA CLÉRISTON ANDRADE ED. CASTRO ALVES, SALA 2 - CENTRO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Foto: Divulgação


CUBAS COIFFEUR Atendimento com hora marcada

(77) 9161.8737 Endere莽o: Avenida JK, Quadra 71 Lote 18 - Centro - LEM Pr贸ximo a antiga Prefeitura

Hair MakeUP &

By

AlineViccini

77

9979.0502


Moda MULHER

E

stamos em um período em que as estampas tomaram conta (definitivamente!) do nosso closet, dos blogs Street Style e de coleções inteiras dedicadas a peças com Print dos mais variados estilos: paisley, étnico, azulejo, bananas, maçãs, cajus e... isso mesmo... Frutas ou Print Fruits, formando um mix incrível em produções ultra cool, deixando seu lado mis fashionista “fora da cozinha”! Roubam a cena Max T-Shirts, Saias do tipo Fit & Flare, calças e até mesmo, acessórios entram na hot list mais inusitada do verão 2014. Parece até brincadeira né?! Estampas tão parecidas com toalhas de mesa da vovó, com panos de copa invadindo o cenário da moda. Mas desta vez, os estilistas resolveram inovar e apresentaram desenhos tropicais misturados com outras estampas, muitas vezes, sobrepostas, criando um efeito colagem. Além de folhagem e frutas, as flores apareceram em versão maxi, como no último desfile de Miuccia, da Maison Prada, no Milan Fashion Week, em que a padronagem foi mostrada em diversos momentos, tanto em looks femininos quanto masculinos! Já não é novidade esta tendência nos estilistas

Stefano Gabbana e Domenico Dolce, da dupla mais cultural da Itália, a D&G. Há alguns FW’s, a grife vem apostando no lado mais campestre da Itália, formando Prints com limões e flores em versão de mini a maxi, entrelaçando voltas em castelos com azulejos dedicados ao lado católico do País. Uma das peças que mais me chamam atenção nesta lista são os vestidos da Stella! A estilista britânica apostou em um mix variado de cítricos, com cores neutras, e recortes clássicos, fazendo de peças, quase um leilão dentro das Flagships! A Isolda London é febre na certa entre as fashionistas, mixando o geometrismo com abacaxis ou até mesmo uvas e polvos! Entre as marcas nacionais que optaram em apostar neste it, a carioca Água de Coco veio com tudo nos longos vestidos da marca, nos biquínis com estampas de bananas a abacaxis com mix de limões. Diariamente vejo que fashionistas de todos os lados apostam mais e mais na estampa, deixando nossos dias e o instagram bem mais vitaminado e colorido, apresentando assim um Brasil cheio de flores, frutas e, muita cultura! Vai uma limonada aí?!

Fruit

PRINT

TEREZINHA BORDIN Blogueira por paixão, empresária e dona da Loja Arte na Rua, casada, mãe de duas princesas! Uma frase? - Elegância é a única beleza que não desaparece! Um perfume? - Chanel Nº5. Um lugar? - Minha casa! Um peça que não sai do cotidiano? O jeans. Uma pessoa? - Minha mãe!

www.tbordin.com.br facebook.com/blogdatbordin instagram- @tbordinoficial


LOVFF

Concept

Hair MakeUP &

By

ni

AlineVicci

502

77

9979.0


77

3639.0024 / 77 9965.0832 COMECE O ANO DE 2014 COM O SEU PESO CERTO! FAÇA A SUA AVALIAÇAO NA BALANÇA KEITO POR APENAS R$1,00 E INICIE O SEU TRATAMENTO.

ANA CLÉCIA SAMPAIO perdeu

18 kg

EXCLUSIVIDADE

MULTIFARMA

EM FRENTE AO BRADESCO

30


Ela tem pressa

ESPECIAL DE NATAL

DE VIVER

Foto: Arquivo pessoal

Aos 25 anos de idade, Patrícia Oshiro Brentan luta contra um câncer e depende da doação, urgente, de uma medula óssea. A campanha em prol da Paty ganhou o apoio e a solidariedade das pessoas, nas ruas e nas redes sociais, em defesa da vida

E

la tinha tudo para viver como uma jovem normal. E era assim que a mato-grossense, natural de Sidrolândia (MS), formada em Engenharia de Alimentos, vivia antes de um diagnóstico que mudaria a sua vida. Independentemente de raça, estilo, sexo ou religião, conhecer pessoas era algo que costumava lhe dar muito prazer. Gostava também de ler, sair, viajar e – como toda mulher -, se amarrava em moda. Mas suas prioridades mudaram. Aos 25 anos de idade, Patrícia Oshiro Brentan, de Luís Eduardo Magalhães, tem pressa de viver. Numa batalha de um ano e sete meses, a engenheira luta contra um câncer, descoberto em maio de 2012. A descoberta veio depois de um inchaço nas pernas, diagnosticado inicialmente por um médico como sendo trombose. “Nessa semana eu comecei a tratar e senti dor de cabeça. Liguei para o médico e ele disse que o meu hemograma estava alterado”, lembra. Patrícia mal sabia, mas sua vida estava prestes a mudar, radicalmente. O diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) pegou a todos de surpresa e exigiu uma atitude imediata.

“Comecei meu tratamento de quimioterapia em Campo Grande e, a princípio, estava tudo bem, prestes a terminar, quando em dezembro de 2012, foi constatado num dos hemogramas de rotina, uma alteração nos leucócitos. A doença tinha voltado”, conta. Neste momento, a jovem soube que além de quimioterapia mais forte, precisaria de um transplante de medula óssea. Em fevereiro de 2013, devido a um quatro de infecção, Patrícia teve de viajar a São Paulo para continuar o tratamento. Atualmente, reside em Santo André (SP), onde está em tratamento e aguarda a doação de medula óssea. “Desde que soubemos que eu precisaria de doação de medula óssea, todos começaram a luta e deram início a campanhas para encontrar doadores. Meus pais, meus irmãos, familiares, amigos, todos em busca da medula perfeita”, relembra. A campanha foi baseada em ações promocionais para arrecadação de recursos para o tratamento e, mais recentemente, devido à gravidade e urgência do caso,

21


ganhou espaço na internet, principalmente nas redes sociais. As iniciativas visavam o cadastramento de pessoas que pudessem ser doadoras, uma vez que nenhum membro da família mostrouse compatível para a doação de medula óssea. Intitulada “Amigos da Paty”, a campanha surtiu efeito. A causa despertou o interesse e espírito de solidariedade de gente do município, do Estado e de vários lugares do País. Muitas pessoas já buscam mais informações sobre o procedimento para doação. A ideia da campanha partiu de uma jovem de Brasília, que produziu um vídeo em 2012, quando Patrícia (Paty) precisou de um doador.

Expectativas frustradas Em meio a tanta luta, um episódio encheu Patrícia, familiares e amigos de esperança. Um doador compatível foi encontrado no banco de doadores. O transplante seria realizado em outubro de 2013, mas o doador não apareceu para os exames - isso fez com que a campanha em busca da medula voltasse à estaca zero. “As informações são sigilosas, não sabemos quem é”, lamentou. Como as buscas recomeçaram, decidiu iniciar a campanha, onde todos deveriam coletar sangue para detecção de possível compatibilidade e, posteriormente, posar para foto segurando uma placa com a frase “Eu sou amigo da Paty”. As fotos são postadas em redes sociais e no blog da campanha ‘#EusouamigodaPaty’, que tem por objetivo estimular as pessoas a fazer o cadastro de doadores. O doador compatível, possuidor da medula perfeita, ainda não foi encontrado. Apesar disso, esta é uma luta que, segundo ela, ganhou força e a enche de orgulho. “As campanhas ganharam muitos novos doadores, de várias regiões do País, e isso me deixou muito feliz. Essas pessoas que estão em busca de encontrar um doador para mim, estão ajudando milhares de outras pessoas que também precisam. Isso é solidariedade, é amor ao próximo, é o que faz do ser humano um ser ainda melhor!”, explica. Devido à desistência do doador compatível, a campanha ganhou ainda mais força e, numa prova de solidariedade e união, os “Amigos da Paty” partiram para uma nova estratégia: uma grande coleta de sangue para busca de possíveis doadores compatíveis. Reuniram no dia 6 de outubro deste ano, nas dependências da quadra do Colégio Mimoso do Oeste (CMO), no bairro Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães, centenas de populares. Já no primeiro horário da manhã, diversas pessoas aguardavam para doar sangue e fazer o cadastro junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Com o apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), a campanha de coleta transcorreu durante todo o dia e superou as expectativas. O número total de coletas de sangue foi de 1.324. No Estado da Bahia, permite-se apenas o cadastro de 19,2 mil pessoas por ano, ou seja, 1,6 mil cadastros por mês – conforme determinação do governo federal que limita o nú-

22

DOCEMAGIA

CHOCOLATES scolha

e forme n o c s ta os ces cliente m a t n do Mo

A cada R$ 40 em compras, ganhe um cupom para concorrer a um Papai Noel de 6kg de puro chocolate.

(77) 3628.4000 - 9956.5445 docemagiachocolate@hotmail.com

A maioria dos produtos não contém glúten e nem gordura trans.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Rua Paraná, No 685 - Centro Em frente a` Auto Escola MacLarem. Luís Eduardo Magalhães - BA


mero de doadores de medula óssea nos Estados. Em sua rede social no facebook, Patrícia Brentan definiu qual foi o sentimento pela realização do mutirão de coleta. “Estou muito orgulhosa das pessoas que moram em Luís Eduardo Magalhães! As expectativas foram superadas e atingiu-se o número máximo de cadastros de doação de medula. Muita gente está doando, mas o processo é lento, tem que esperar um doador compatível e isso leva tempo. Como eu me sinto em relação a isso? Não tem como expressar, é alegria, fé, esperança, tudo ao mesmo tempo”, escreveu. Patrícia também relatou se sentir extremamente feliz em ver que existe tanta solidariedade e amor no coração das pessoas. “Eu estou com muita esperança e acredito que, com certeza, a gente vai conseguir [um doador]. Obrigada! Juntos somos mais fortes, e juntos vamos conseguir”, escreveu. Em relação à luta que continua, Paty diz que procura sempre ter pensamentos positivos, pois entende ser de fundamental importância para o tratamento. “Quanto ao resto, fé em Deus sempre, porque só ele é capaz de agir em nossas vidas! Peço a todos que doem medula óssea, a doação é muito mais simples do que as pessoas imaginam”, disse. Posteriormente, em seu instagram, Patrícia escreveu: “Coloco-me à disposição do Teu amor, convencida de que a solução que vier é a que achaste a melhor para mim”.

Deixe todo mundo mais feliz neste Natal Presenteie e festeje com Cestas de Natal e Tortas da Doce Café Simplesmente irresistíveis!

Boas Festas!! Aguardamos seu contato e desejamos um 2014 repleto de realizações e sucesso. Encomendas para Natal até dia 21/12. Encomendas para Ano Novo até dia 28/12.

Encomendas:

(77) 3628-4714 / 9954-1200 / 9160-4417 annabuenos84@gmail.com / inaciombueno@gmail.com Rua Rui Barbosa, 1661 - Centro (esquina com a Rua Rondonia)


REPRODUÇÃO

DE TUDO UM POUCO LEM

ATUALIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR

Ideia é planejar a cidade para os próximos 50 anos

A

MÉDICO DE LEM HOMENAGEADO Profissional é reconhecido por seus trabalhos na área de saúde da mulher no Estado de Minas Gerais e por ter sido o fundador da Sociedade Mineira de Mastologia

Esperanças renovadas

Fotos: Revista Stylo

administração municipal de Luís Eduardo Magalhães está empenhada num trabalho de revisão e atualização do plano diretor, previsto para ser finalizado em 12 meses, em duas etapas. Na primeira acontecerá o planejamento das ações a Campanha serem desenvol-realizada no CMO vidas e, nos dois meses seguintes, até se completar os seis meses de estudo, serão realizadas reuniões junto à comunidade. Posteriormente, deverá proceder com a aprovação do diagnóstico urbano realizado na etapa inicial. “As reuniões setoriais terão um papel importante na elaboração desse plano, já que nesses encontros será possível levantar as demandas dos bairros. Não podemos deixar, de maneira alguma, de ouvir a comunidade e ir até os bairros”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz, por meio de sua assessoria. O prefeito reafirmou também o compromisso em pensar no planejamento de Luís Eduardo Magalhães para os próximos 40, 50 anos. “É um legado que quero deixar para a população. Vou dedicar todo o meu esforço e empenho para que esse Plano Diretor se torne referência para os futuros governantes e futuras gerações dessa cidade”, garantiu. Iniciativa que parece ser louvável, mas sendo o mandato de um prefeito tão rápido e passageiro, que envolve muita demora e burocracia para a realização de obras e obtenção de recursos, não seria mais sensato planejar e trabalhar por melhorias do município, lembrando que um mandato dura ape- Vista aérea da cidade nas quatro anos? Ou será mais válido planejar o município para os próximos 40, 50 anos? É apenas um questionamento...

Barreiras

EMBASA:

H

Poderes Executivo e Legislativo divergem sobre questão

á tempos quecom a questão da Embasa, em Barreiras tem Ao comentar acerca do sucesso da campanha, com grancoleta de sangue o objetivo de encontrar parecido uma verdadeira novela. A demora na realização de número de pessoas queWilson compareceram ao dia da coum doador compatível foi realizada nos dias 9 e de médico mastologista Batista, que atua como do serviço de implantação e ampliação do sistema Policlínica e Maternidade Gileno deBrentan, Sá esgotamento o caos A trazido pelaspela obrasmedula por toda aperfeita cidade e, mais leta de médico sangue,naCarlos Brentan, pai de Patrícia 10 desanitário, dezembro. procura Oliveira e que foi também o principal responsável pela a ação do é Poder Legislativoque que entrou com projeto para agradeceu pela realização do evento e disse que a família recentemente, continua, mas importante os interessados implantação do mutirão do câncer de mama em Luís Eduardo Magalhães, proibição da cobrança da taxa de esgoto, onde este serviço não é oferecido “Esta é uma piores doenças em ajudar sejam responsáveis. recebeu estava em Belo esperançosa. Horizonte, uma homenagem pelodas trabalho realizado na e a à população. Mais Paty emblemática ainda foi iniciativa da Prefeitura de área de gente saúde da mulher no Estado Minas dependendo Gerais. A homenagem à Embasa, realizou coletiva a imprensa fica sentido, pois de estava dessaé pes- Barreiras que, emAapoio partir do momento que o com indivíduo se para também um reconhecimento à importância dos serviços prestados pelo discutircoloca questões relacionadas para à obra deum ampliação do sistema de soa, mas nunca perdemos a esperança, e a campanha só à disposição ser doador e mosprofissional como o fundador da Sociedade Mineira de Mastologia, esgotamento sanitário, contrato de programa celebrado entre o município ajudar,por porque o caso da Patrícia só depende de um e a concessionária, tra-se compatível, informação entidadevem que presidiu dois anos. bem como esta os serviços prestadostrará pela espeempresa em Em Luís A Eduardo, desde a realização do I Mutirão pelaresolvido”, Vida Barreiras, manifestando-se ao posicionamento da Embasa doador. hora que aparecer, o problema será rança de vida a favorável quem tem pressa, portanto, esta contra o Câncer de Mama – evento realizado desde 2009 – a iniciativa já Ao quedecisão parece, osque Poderes Executivo e Legislativo trabalham em lamenta o pai, em referência à desistência do doador. é uma deve ser tomada de forma atendeu mais de quatro mil mulheres das zonas urbana e rural do lados opostos quando o assunto é Embasa. Cada qual defende o seu ponto Bruna Brentan, precoce irmã dedaPaty, também comentou onde o coração e alegal, mente precisamno que município, auxiliando no diagnóstico doença. “Dr. Wilson tem de vistaconsciente, sobre a questão e aponta um amparo principalmente feito umacerca trabalho importante,em demonstrando que a “A prevenção cobrança ou não da acordo. taxa de esgoto. Legislativo defende damuito mobilização prol da causa. sociedade tange àestar de comum O procedimento paraa não através do diagnóstico precoce é, sem sombra de dúvidas, a maneira mais obrigatoriedade da cobrança; o mas Executivo concorda écom a cobrança respondeu positivamente à campanha. Percebemos o indoação é simples, o assunto sério para por segura de preservar a saúde da mulher”, disse o prefeito Humberto Santa parte da empresa. Basta saber agora qual será o próximo capítulo desta teresseaodas pessoase em O ginásio não ficou Cruz. Parabéns profissional que vir esteaqui. também possa realizar feitosvazio novela, quem da qual precisa. todos aguardam ansiosos por este desfecho. E tomara que significativos da saúde no município deUma Luís Eduardo Magalhães. para seja de final feliz para a população. um em só prol minuto”, comemorou. nova campanha

O


Doar medula óssea é mais simples do que parece! A maior dificuldade no transplante da medula é a compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma a cada 100 mil. Devido a tal dificuldade é que são organizados os registros de doadores voluntários de medula óssea, a fim de cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, este cadastro é consultado. Para tornar-se um doador, basta ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e, posteriormente, têm uma amostra de sangue com 5 ml para testes coletada.

Estes testes determinam as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Uma vez havendo compatibilidade com algum paciente, o doador é consultado para confirmar se deseja realizar a doação, que é feita por meio de procedimento que se faz em centro cirúrgico, com anestesia peridural ou geral. Requer internação de, no mínimo, 24 horas. A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana. E pronto: depois deste procedimento você salvou uma vida.

Você também pode ajudar, veja como: Paty continua precisando da ajuda de todos. Os interessados podem fazer o cadastro no Hemoba, que funciona no Hospital do Oeste, em Barreiras, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste local ou no hemocentro mais próximo, basta dizer o nome Patrícia Oshiro Brentan. Com apenas 5 ml de sangue, tendo idade entre 18 a 55 anos e estando em bom estado de saúde, já é possível fazer o teste de compatibilidade.


Books Especiais 77 8105.2729 (Vivo) 77 9131.7347 (TIM)

Deseja a todos um FELIZ NATAL

RAFAELA

PEDRO ANTテ年IO

MARIANA

JULIANA E MARRIE

BEATRIZ RUBIA E GABRIELA


Agronegócio

Secretários de Agricultura pedem socorro para a defesa agropecuária Durante reunião do Conseagri, lideranças condenaram a rescisão unilateral dos convênios plurianuais firmados com os estados para a execução das ações de defesa sanitária animal e vegetal, por tratar-se de atitude que trará gravíssimas consequências

“A

agropecuária é o maior e mais importante setor da economia, responsável por quase um quarto do PIB nacional e precisa ser tratada com a importância que tem”, defenderam os secretários de Agricultura dos estados brasileiros no dia 6 de dezembro, na reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), durante realização da Fenagro 2013, nas dependências do Parque de Exposições de Salvador. Indignados com o corte de verbas para a defesa agropecuária, decidiram enviar ofício à presidente Dilma Rousseff, reiterando solicitação de audiência e denunciando a grave ameaça que paira sobre o País em consequência do cancelamento unilateral dos convênios plurianuais. Os secretários lembraram que o assunto foi discutido há dois meses com o ministro da Agricultura, Antonio Andrade, que se comprometeu a dar respostas em uma semana, mas ainda não o fez. Luiz Fernando Minardi, secretário do Rio Grande do Sul, que defende a reestruturação completa da defesa agropecuária no País, disse que a expectativa é que a presidente Dilma receba os secretários e reverta essa

situação, antes que seja tarde demais. Segundo ele, “defesa agropecuária é planejamento e não pode ser tratada com emendas parlamentares”. O secretário gaúcho afirmou que “a defesa agropecuária é a área mais importante da atividade. O produtor produz, a indústria transforma e as empresa exportam. Mas quem garante a qualidade e a sanidade dos produtos, em todas as cadeias, são as estruturas de defesa agropecuária, que fazem a fiscalização e inspeção. Por isso precisamos de uma defesa forte. A máxima do futebol vale para nós: time que não tem defesa, perde o jogo”. No documento assinado pelo presidente do Conseagri e secretário de Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e pela presidente eleita do Conselho, Monika Bergamaschi, secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, a entidade voltou a condenar a rescisão unilateral dos convênios plurianuais firmados com os estados para a execução das ações de defesa sanitária animal e vegetal, por tratar-se de “atitude que trará gravíssimas consequências para a agropecuária brasileira”. O ofício foi enviado também aos ministérios pertinentes, aos deputados federais e aos senadores.


Ah o Natal… Natal que nos faz criança de novo Nos remete à magia do primeiro presente, do papai e mamãe nos levando à igreja Pois Jesus iria nascer de novo Ah que júbilo! aonde reuníamos a família e o dia era realmente maravilhoso Que nossa esperança e o sentido da vida seja plenamente resgatado em nossos corações Aonde a solidariedade e o amor se tornem uma constante neste natal Natal onde Jesus se faz menino entre nós

Boas Festas! Boas Festas! Próspero 2014


Vulnerabilidade

E

leita presidente do Conseagri, a secretária paulista Monika Bergamaschi enfatizou que “os estados têm feito o possível, mas que o governo federal não está dando a devida atenção ao problema. A questão é muito grave e nós contamos com a sensibilidade da presidente Dilma”. A questão das fronteiras dos estados do Norte com os países vizinhos, segundo ela, é muito grave, uma vez que, por este local, podem entrar mais de uma centena de pragas inexistentes no Brasil, além dos portos e aeroportos, que também estão vulneráveis. Essa vulnerabilidade torna-se maior com a realização de eventos internacionais, como a Copa do Mundo. “É de se lamentar que justamente num momento em que o Brasil caminha celeremente para se firmar como o principal fornecedor de alimentos do mundo, de acordo com dados da Agência para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO), ocorra esse retrocesso em relação à defesa agropecuária, observado a partir da perda de importância política e orçamentária do MAPA, que certamente frustrará tal possibilidade”, destaca o documento. Como exemplo das consequências da falta de recursos para a defesa agropecuária, o secretário Eduardo Salles citou a grave ameaça que paira sobre os produtores do Vale do São Francisco que podem ficar impedidos de exportar por causa do crescimento da população de Mosca da Fruta, cujo combate sofre interrupção com o corte de verbas. Outro exemplo é a lagarta Helicoverpa Armígera, que estranhamente surgiu ao mesmo tempo em cinco estados diferentes e já atingiu praticamente todos os estados. Na Bahia, os prejuízos causados já chegaram a R$ 2 bilhões e, a mais de R$ 11 bilhões, no Brasil. O presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) e diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Seagri, Paulo Emílio Torres, que também participou da reunião, reforçou a preocupação dos secretários estaduais de Agricultura e explicou que os recursos oriundos do convênio são utilizados em ações fiscalizadoras e educativas nos diversos programas da Adab. Torres afirmou ainda que, com o cancelamento do convênio, a dificuldade dos estados brasileiros será enorme, podendo implicar em uma série de problemas, tendo em vista que a defesa agropecuária é feita para o produtor e, com a ajuda dele. “Esse trabalho só é possível de ser feito com recursos financeiro e humano, que dependem em grande parte de verba federal”. O presidente do Conseagri relatou que a defesa agropecuária é, por força da Constituição, de competência do Mapa, transferida, há alguns anos, para as secretarias estaduais de Agricultura, acompanhada dos respectivos repasses financeiros, inclusive, mais recentemente, sob a forma de convênios plurianuais, sem a necessidade das renovações anuais, o que significou, pela sua eficácia, uma grande conquista. Agora, no entanto, de forma unilateral, o governo federal resolveu cancelar os convênios. “A sensação que se tem é como se os estados recebessem um filho que não é deles e uma mesada para criá-lo e, de uma hora para outra, o governo federal cortasse a mesada e nos obrigasse a continuar cuidando do filho dele”, comparou Salles.

77

3628-3330 |

77

3628-3409

Av. JK Quadra 07 Lotes 01, 02 e 03 Jardim Imperial Luís Eduardo Magalhães - BA www.bAMAGRIL.com.br

O Natal...

não é um acontecimento, senão uma parte de seu lar que cada um leva sempre em seu coração. (Freya Stark)

BOAS FESTAS!


Graves ameaças

N

o ofício enviado à presidente Dilma, os secretários explicam que “as atividades de defesa sanitária animal e vegetal são de execução continuada, e sua interrupção abre os 16.889 km de fronteiras, além dos portos e aeroportos do País para a entrada de inúmeras pragas que podem trazer prejuízos irreparáveis para a agropecuária e à economia nacional. A vulnerabilidade se inicia na região Norte e se estende às demais regiões do Brasil, onde as pragas existentes nos países vizinhos podem entrar ou já entraram, a exemplo da Monilíase do Cacaueiro, que segundo especialistas, é mais agressiva que a vassoura–de–bruxa; o Ácaro Vermelho das Palmeiras, que agride o coco, dendê e palmito, e a Sigatoka Negra que prejudica muito a cultura da banana”. Além dessas, a Mosca da Carambola, uma das pragas mais destrutivas dos frutos carnosos, ataca cerca de 30 espécies frutíferas de importância econômica, destacandose laranja doce, tangerinas, goiaba, manga e caju, entre outras. Alertando para as perdas que podem abalar economicamente o País, o documento enviado também aos parlamentares destaca que “na fruticultura nacional, a dispersão da mosca representaria perdas na ordem de bilhões de dólares, considerando que a praga poderá se espalhar mais rapidamente para as regiões Nordeste, Sul

e Sudeste e vir a causar aumento nos custos de produção, impactos ambientais e queda nas exportações de frutos ‘in natura’”. A agropecuária é um setor de extrema importância para a socioeconomia, responsável pela geração de um terço dos postos de trabalho do País, por 22,5% do Produto Interno Bruto, pela segurança alimentar da população e pelo equilíbrio da balança comercial, contribuindo com superávit da ordem de US$ 80 bilhões em 2012. Fonte: Seagri.

BOAS FESTAS E FELIZ 2014!! 77

3628.6631 / 77 3628.6853 (Fax)

BR 020 KM 211, S/N - POSTO IMPERADOR - SALA 16 LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - BA - CEP 47850-000


A família Maxum deseja aos clientes e seus familiares um feliz natal e que as sementes de paz e prosperidade permaneçam em seus lares neste ano que vai chegar


Agronegócio

Bahia Farm Show é lançada em Salvador

A

edição comemorativa dos 10 anos da Bahia Farm Show foi festejada, em Salvador, durante todo o último dia 03 de dezembro. No estande da Aiba/ Abapa/Fundação Bahia, o presidente da Bahia Farm Show, Júlio Cézar Busato, o secretário da Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Renato Faedo e, a presidente da Assomiba, Ida Barcellos, receberam produtores, amigos, autoridades e empresários que foram reverenciar e apoiar aquela que é a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte/Nordeste do Brasil, que teve divulgação durante a Fenagro 2013. Segundo o coordenador da Bahia Farm Show, Thiago Pimenta, a feira virá, em 2014, com algumas novidades. Na área de infraestrutura, o Complexo ganhará uma segunda entrada, uma nova praça e mais vagas de estacionamento, além de outra rua coberta. “Estamos sempre buscando melhorar a infraestrutura da feira. Nosso objetivo maior é oferecer conforto e comodidade aos nossos expositores e visitantes”, disse Pimenta. Dentro do clima de comemoração pelos dez anos da Bahia Farm Show, serão feitas homenagens aos povos que juntos fizeram o Oeste da Bahia ser a potência agrícola que é hoje: sulistas, nordestinos e orientais. “Teremos exposição fotográfica, apresentações folclóricas e comidas típicas de cada um destes povos. É o nosso jeito de agradecer e homenagear. Esta será uma Bahia Farm Show inesquecível”, afirmou Júlio Cézar Busato, presidente da Feira. Passaram pelo estande da Aiba/Abapa/Fundação Bahia, o governador Jaques Wagner; o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles; o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler; o secretário estadual de Portos, Carlos Costa; o presidente da Faeb, João Martins; o superintendente da Faeb, Geraldo Machado; o superintendente da Seagri, Jairo Vaz; o gerente de Negócios da Desenbahia, Sérgio Luiz Matos; o diretor superintendente da Faceb, Sérgio Gomes; a gerente do Centro Internacional de Negócios da Fieb, Patrícia Orrico, além de diversas autoridades, empresários e produtores. A 10ª edição da Bahia Farm Show será realizada de 27 a 31 de maio de 2014, em Luís Eduardo Magalhães. Fonte: Assessoria/Aiba.

32

Desejamos a todos um Feliz Natal e BOAS FESTAS!


guia de neg贸cios


Guia Gastronômico Churrascaria Tradição

O

melhor e mais saboroso self-service ou rodízio de churrasco todos os dias, a partir das 11h, você só encontra na Churrascaria Tradição. Para saborear diversos tipos de carnes, enorme variedade de verduras e legumes e deliciosos acompanhamentos, basta escolher pela churrascaria que é sinônimo de bom almoço todos os dias. Estamos localizados à Rua Ipê, 97, no bairro Jardim Primavera, aos fundos da Agrosul. Não deixe de fazer suas refeições na churrascaria que já é Tradição em Luís Eduardo Magalhães.

77

3628.4700 /

77

3628.4761

Desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo! www.churrascariatradicao.com.br

Rua Ipê, 97 - Jardim Primavera (fundos da agrosul)

Panificadora Delícia

L

ocalizada no centro da cidade, a Panificadora Delícia é a opção mais saborosa para desftrutar daquele café da manhã ou tarde, acompanhado dos mais diversos tipos de doces, salgados, tortas, bolos e uma infinidade de pães. Em qualquer horário ou dia da semana, você encontrará uma diversidade deliciosa para consumo na própria panificadora ou encomenda - se assim o cliente desejar.

Boas Festas! ACEITAMOS ENCOMENDAS DE TODOS OS TIPOS DE DOCES, SALGADOS, TORTAS, BOLOS, PÃES VENHA SABOREAR O DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ E DA TARDE NA PANIFICADORA DELÍCIA.

RUA PARAIBA, N° 226, CENTRO • (77) 3639-0337 | 9929-2930 | 9830-6774

Petiscaria

O

ferece 32 tipos de petiscos, além de crepes, caldos, codorna e uma vasta opção de vinhos, combos, sucos e cremes. Horário de funcionamento é das 16h30 às 2h30 da manhã, de terça à domingo. Aos domingos, temos a domingueira universitária. Recentemente, promoveu o primero campeonato feminino de sinuca e foi um verdadeiro sucesso, com prêmios em dinheiro de R$ 1.500,00 para a primeira colocada, R$ 700,00 para a segunda e, R$ 300,00 para a terceira. Aluga espaço para todos os tipos de eventos relacionados à sinuca. O telefone para contato é (77) 9846.3871. Está localizado em frente ao mercado Comercial Mimoso.

Quitutes da Ju

S

omente quem tem intolerância ao glúten e à lactose, sabe o quanto alimentos aparentemente inofensivos - como uma fatia de pão e um copo de leite podem causar muito mal. Pessoas intolerantes enfrentam muitas dificuldades para driblar as comidas convencionais e o tratamento depende de uma dieta de privações que, na maioria das vezes, não encontra fácil acesso para o consumo destes produtos. Problema que, em Luís Eduardo Magalhães, estão com os dias contados. Quitutes da Ju trabalha sob encomenda para este público consumidor, com pães, bolos, doces e salgados e massas. Contate-nos pelos telefones: 77 9807-5530 e 9131-5752.

34


Dicas de Natal

Guia Gastronômico

A

s festas de fim de ano vêm se aproximando! A tradição de juntar familiares e amigos para a ceia é sempre uma grande festa. A comida sem dúvida, é uma grande vilã nestas reuniões natalinas, com o abuso de determinados alimentos pode ser prejudicial à saúde.

O exagero típico desta época tem grandes chances de provocar um desequilíbrio à saúde e ocasionar diversos problemas. Entre os principais, estão a desidratação e infecções intestinais, causadas pela exagerada quantidade de gorduras ou pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Por isso, frutas e verduras devem fazer parte da ceia de Natal. As frutas e verduras contêm fibras, vitaminas e minerais, além de manter o corpo em equilíbrio, ou seja, saudável, auxiliam na digestão, combatem bactérias e reduzem a absorção de gorduras. São também antioxidantes (azeite de oliva, frutas cítricas, frutas vermelhas) e evitam diversas doenças. Para evitar seguir o caminho errado no dia seguinte, temos algumas dicas no pós-ceia: 1 Congelar as sobras de carnes ou dividir entre os convidados os alimentos que sobraram, para não continuar errando nas gorduras e continuar no ganho de peso. 2 Exagerem nas verduras, legumes e saladas e dê preferência ao peixe (cozido, assado ou grelhado). 3 Evite a sobremesa. Dê preferência às frutas após as refeições. 4 Consumam carboidratos integrais (pão, macarrãoe aveia). 5 Faça caminhada ou exercício físico. 6 Dê folga à seu fígado! Evite o consumo das bebidas alcoólicas. 7 Evite líquidos junto com as refeições. Beba bastante água ao longo do dia (Dica: chás e sucos naturais sem açúcar servem também para hidratar o corpo). 8 Não deixe de comer nos intervalos das refeições. Dê preferência às frutas. 9 Não abuse das quantidades nas refeições.

LILIAN TAIS SCHWENGBER

FORMADA EM NUTRIÇÃO UNIP - GOIANIA. CRN 6224/P

35


. do ba

A

A

lm

da

s

SE

LF

-S L oç 11 M E o R de h3 O V 0 ÇO IC se gu à E nd s 1 4h a à

Ja

da nt s

À

o.

ad

L JA A C A ar 18 N R T h de 3 A TE R te 0 rç à a s à 23 sá h b

Agora em novo endereço

77 3628.7432 Rua José Cardoso de Lima, 1270 Centro, LEM

Feliz Natal e Próspero Ano Novo! B

Boas Festas!!

INFORME PUBLICITÁRIO

Estaremos em recesso no período de 22 de dezembro a 13 de janeiro.


Guia de Automóveis

Retificar o motor: por que é necessário?

A

o ligar o veículo e este entrar em movimento, são necessários diversos processos que, obrigatoriamente, geram desgastes e possíveis problemas nas peças. Além de estarem em constante atrito, realizam trabalhos que exigem grande esforço, num ambiente de alta temperatura. Não há como escapar deste desgaste. É um processo natural e é preciso fazer a sua recuperação para prolongar a sua vida útil. Por isso, manter o carro em bom funcionamento exige também certos cuidados com as peças internas e, para evitar que esses desgastes tornem o veículo menos eficiente, é importante estar atento a alguns procedimentos, como retificar o motor. Mas você sabe o

que isso significa? Este serviço pode ser definido como o procedimento de consertar peças que estragaram devido ao desgaste.

RETÍFICA DE MOTORES

CÂMERA

O processo é feito por meio de máquinas (tornos, fresas, plainas, retificadoras), que permitam a precisão adequada. Esta recuperação pode ser parcial ou total, a depender das condições do veículo internamente – o que exige o auxílio de profissionais para tornar novinhas aquelas velhas peças. Depois de um tempo de uso - geralmente após atingir quilometragem aproximada de 200 mil km -, a retífica mostrarse-á necessária, e o veículo apresentará sinais para informar que chegou a hora do conserto. Veja alguns destes sinais para cuidar melhor do coração do seu veículo.

Sintomas que indicam a necessidade de retificar Consumo do óleo lubrificante é muito maior; Escapamento do carro libera mais fumaça; Baixa potência ocorre por conta de motores desgastados; Gasto maior de combustível; Superaquecimento do motor; Barulhos vindos do motor.

DICA Além do desgaste natural, existem outros fatores que podem contribuir para uma possível retífica antes do tempo como, por exemplo, correia dentada quebrada, falta de óleo lubrificante (mantendo o motor sempre lubrificado é possível prolongar o tempo até a retífica), dentre outros. Não espere até que o desgaste das peças chegue ao extremo para procurar uma boa oficina mecânica para solucionar a questão. Muitas oficinas possuem especialização exatamente em retífica.

Desejamos a todos um Feliz Natal, e um Próspero Ano Novo.


Por que se preocupar?

Nós cuidamos dos seus bens!

BOAS FESTAS!

Anjo Fiel Corretora de Seguros Rua José Cardoso de Lima, Qd. 09 - Sala: 02/03 - 964 - Centro - Luís Eduardo Magalhães - BA - Condomínio Verde Sertões

Fones: 77 3628.6449 / 3628-1408 / 3628-4195 - www.anfis.com.br


Faça NEGÓCIO com quem

tem Tradição e SERIEDADE

Chapadão e um Próspero Ano Novo. CLASSIFICADOS RURAIS:

B

oa

s

Fe s

ta

s!

Feliz Natal,

2000 Hectares, Jaborandi-BA, 1200 ha de lavoura, plana, sede. Valor: 200 scs/ha 1+3

800 Hectares, Prodecer, Formosa do Rio Preto-Ba, 650 há de lavoura, área plana, sede, excelente localização e precipitação pluviométrica.

2400 hectares Linha do Ouro 600 ha desmatados, energia elétrica. Valor: 105 scs/ha

CLASSIFICADOS URBANOS:

Apto. com 228m² úteis, total 330m²- 1 suíte com closet e hidro, 2 quartos, banheiro social, sala com 3 ambientes, lavabo, sacada, área gourmet com churrasqueira, cozinha, área de serviço, dependência de empregada, 3 garagens. Móveis planejados.

Apto com 150m² de área total e 99m² de área privativa, 3 quartos, sendo 1 suíte, banheiro social, sala, copa, cozinha, área de serviço, 1 vaga de garagem. Edifício Castro Alves, Centro –LEM/BA Preço: R$ 350.000,00 Aceita permuta até R$ 60.000,00

www.imobiliariachapadao.com.br (77) 3628.1115 Luís Eduardo Magalhães/BA (ao lado do HSBC)

Jardim Paraíso Casa com 140m² de área construída, 3 quartos sendo 1 suíte com armários , sala com móveis planejados copa, cozinha com armários área de serviço, área gourmet com churrasqueira, laje, porcelanato, garagem com 2 vagas. Preço: RS 375.000,00 Aceita carro até R$ 60.000,00


! ! s a t s e F s

Boa

Vem em cada ano e virá para sempre. E com o Natal vêm as recordações e os costumes. Essas recordações quotidianas humildes aos que todas as mães nos agarramos. Como a Virgem Maria, no mais secreto de seu coração.

www.cpilar.com.br 77 3628-6831 / 8802-0280 / 8809-2829 R. Ibitiba, Chácara 51, Florais Léa, Luís Eduardo Magalhães - BA


M

E

VE

E

BR

VENHA FAZER PARTE DESTE EMPREENDIMENTO!

PLANTA BAIXA


- Localização privilegiada (ao lado do Mercado Municipal). - Estacionamento exclusivo. - Praça de alimentação. - Ambiente amplo e confortável.

Boas Festas Feliz 2014


P&P


77

3682 4050|773628 1273|779956 0069 Av. Barreiras, nº421 • Q.03 L.06 • Centro

WWW.TERRAMAC.COM.BR


Casa & decoração Morar Mais Por Menos “O chique que cabe no seu bolso”

M

orar Mais/Goiânia 2013 foi um mix entre o sofisticado e o simples genial! Com composições bem brasileiras, os ambientes exploraram o melhor da tecnologia e da sustentabilidade. Conforme citado na editoria Casa & Decoração da edição passada, desta vez apresentamos o quarto do casal - um projeto com iluminação indireta de LED e tons suaves, que predominam no ambiente. A Revista Stylo foi conferir. Para dar amplitude ao quarto, as portas do guarda- roupas foram revestidas de vidro espelhado. Mas o destaque da decoração neste ambiente ficou por conta do tapete KILIM indiano feito à mão e exposto na parede, contrastando com a simplicidade dos cobogós (elemento vazado de cerâmica ou cimento) que, às vezes, pode servir de cabeceira da cama. Morar Mais por Menos é uma feira de decoração que une sustentabilidade, inclusão social, brasilidade, tecnologia, inovação, vendas e customização. A mostra acontece em nove capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória.

Foto: Reprodução


Casa & decoração

Iluminação de ambientes

A

iluminação é tudo em um ambiente. Antes de colocar o primeiro “pontinho” é fundamental fazer uma análise correta da sua função no espaço. A luz pode causar diversos efeitos - ampliar ou reduzir a sensação de tamanho de um cômodo, valorizar itens de decoração, direcionar uma circulação e por aí vai. Mas assim como ela pode contribuir para valorizar um espaço, a iluminação de um ambiente pode torná-lo cansativo e incômodo, se não for usada da melhor forma. É preciso questionar o que se quer valorizar. Qual é a atividade que será realizada no ambiente? Qual o estilo? Quais os objetos que serão destacados? Qual é o efeito de iluminação desejado? É necessário entender a função dessa luz no espaço, se o ambiente é de trabalho ou de descanso, qual é o perfil do cliente, sua idade e que tipo de decoração se planeja fazer. Importante ressaltar que qualquer passo diferente da necessidade será desperdício de tempo e dinheiro. Para não errar, o que mais se vê é o uso da iluminação geral - responsável pela percepção de todo o ambiente. Este tipo de iluminação não tem a intenção de destacar nenhum objeto em si. Deve ser usada de forma uniforme, distribuindo a luz por todo o espaço. Pode ser feita com uma luminária ou várias distribuídas de forma regular pelo teto. A vantagem é uma maior flexibilidade na disposição interna do ambiente, que pode ser modificada, com as luminárias adaptando-se ao contexto geral da decoração. No entanto, não cria iluminação nenhuma de destaque. Para usar todos os artifícios e efeitos de iluminação, sugiro a definição de todo o layout interno e posicionamento dos móveis e objetos, como gostaria que ficassem no resultado final. Isso serve para evitar que a sequência de *dicróicas, por exemplo, fique iluminando o ar condicionado ou o topo da geladeira, que não seria nada interessante. O mais viável a se fazer na iluminação de um ambiente é intercalar efeitos de luz provocados por fontes diferentes

50

de iluminação, usados de forma direta ou indireta e proporcionando diferentes sensações no espaço, o que chamamos de “Stimmung”. A luz direta, como o nome já diz, se trata da luz incidindo diretamente sob o objeto ou superfície a ser iluminada. Sempre observando que nessa categoria se incluem as luminárias com fontes de luz visível. Já a iluminação indireta se trata de uma iluminação mais suave e agradável, pois a fonte de luz não vai diretamente aos olhos; se vê somente o efeito já produzido. Neste caso, temos um controle maior de ofuscamento, pois a fonte de luz fica totalmente oculta e isso proporciona maior conforto visual. Um só sistema dificilmente vai nos dar o resultado ideal de iluminação. Uma boa sugestão é trabalhar com um ponto principal, para atender a funcionalidade e, um ou mais pontos secundários, para ressaltar, valorizar o espaço e provocar as melhores sensações que um projeto de iluminação pode lhe proporcionar.


“ARQUITETURA É O JOGO SÁBIO, CORRETO E MAGNÍFICO DOS VOLUMES SOB A LUZ”

Foto: Ligiane Kuffel Arquitetura, Urbanismo e Interiores

LE CORBUSIER

LIGIANE KUFFEL - ARQUITETURA RUA JOÃO EDVINO FLOSS. QUADRA 2 LOTE 1. LOTEAMENTO JK.

(77) 3628.1280 - 9949.5928 - 9120.3956 BOAS FESTAS E FELIZ 2014!! Av: barreiras /QD 13 Lt 07

77 3628 1845

O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorize a vida.

LIGIANE KUFFEL ARQUITETA. SÓCIA-PROPRIETÁRIA DA LIGIANE KUFFEL ARQUITETURA

HORTO FLORESTAL Rua Gonçalves Dias Qd .D7 Lt. 07 Florais Léa

77 3628 1097


Casa & decoração

Mesas para as festas “O que está na moda este ano?”

Para o Natal

Sofisticação & Conforto para seu lar

P

ara celebrar a tradição do Natal num encontro chique e alegre, tire do armário a porcelana, as toalha de linho, a prataria e os cristais - e combine tudo de um jeito bem atual com enfeites na cor prata.

Para o Ano Novo

Foto: Reprodução

CORTINAS SOB MEDIDA • PERSIANAS • CAMA, MESA E BANHO • TAPETES

U 52

77 ma forma de deixar a mesa refinada é manter uma cor predominante (no caso, branco) e adicionar poucos tons complementares.

3628-5017

Rua Goiás, QD.10 ° LT. 10 ° CENTRO

PRÓXIMO AO POMODORO

REQUINTECORTINAS2011@HOTMAIL.COM


Casa & decoração

Estilo marroquino

M

uitas cores de encher os olhos. Pink, vermelho, amarelo, laranja, dourado, azul turquesa e verde: tudo junto e misturado, criando um efeito alegre e vibrante... é lindo e diferente! Marrocos é um País tradicional, colorido e alegre, por isso, que a decoração vinda de lá não poderia ser diferente. Todas as cidades, curiosamente, são definidas por uma cor básica de suas construções: Marrakech é a cidade vermelha. Sou apaixonada pelo estilo marroquino!!! A loja Décorer adora o estilo marroquino. Aqui você sempre vai encontrar um pouquinho do Marrocos!

Foto: Divulgação

LILLIAN ACCIOLY

ENGENHEIRA AGRÔNOMA, PÓS GRADUAÇÃO MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS E CURSANDO DESIGN DE INTERIORES.

54

RUA 25 DE JULHO, 430. JARDIM PARAÍSO (77) 3628.4939 / 9839.1201


SALÃO BALLET PILATES Em breve em LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Centro de Dança

CONTEMPORÂNE 31


EM

DESTAQUE KAMILA CÂMERA Idade: 16 anos. Natural de: Guarapuava, PR. Um sonho: Cursar direito em uma faculdade federal. Último livro: O melhor de mim - Nicholas Sparks. Uma frase: “A única coisa que existe entre você e o seu sonho, é o seu medo.”

Hair MakeUP &

By

58

AlineViccini

77

9979.0502


Coluna social

BAILE DO

FAZENDEIRO

Baile do Fazendeiro, abrilhantado pela presença do cantor sertanejo O Leonardo, reuniu grande número de público no dia 6 de dezembro.


Coluna social

WINE PARTY Festa do Vinho aconteceu no dia 22 de novembro, no espaço A Vila Vieira, com a participação da DJ Sophia Dalla Voguet.

INAUGURAÇÃO

A

BENTEC

loja de móveis planejados Bentec abriu suas portas em Luís Eduardo Magalhães em novembro e contou com a presença de autoridades e empresários da cidade.

AVENIDA MIX SKOL BEATS

A

Avenida Mix foi palco de mais um grande evento na cidade, o Skol Beats. Muita bebida, som de primeira e pessoas bonitas fizeram da festa um momento inesquecível.

58


Comunicado

Festival de Ballet encerra atividades da Escola Espaço das Artes Presente há nove anos em Luís Eduardo Magalhães, os trabalhos da escola serão suspensos temporariamente para busca de atualização e aperfeiçoamento profissional em Santa Catarina

C

om o 9o Festival de Dança, realizado no último dia primeiro de dezembro, nas dependências do Hotel Saint Louis, a Escola Espaço das Artes - conceituada escola de dança presente há nove anos em Luís Eduardo Magalhães - encerrou, provisoriamente, suas atividades no município. Com chave de ouro, o espetáculo fechou um ciclo de trabalho no ano de 2013 e uma trajetória de sucesso, justificada pela dedicação e profissionalismo de quem está há 25 anos no mercado da dança, dos quais, 11 no município luiseduardense. De acordo com a profissional de dança e proprietária da Escola Espaço das Artes, Carolina Casali, trata-se de um afastamento provisório para busca de atualização e aperfeiçoamento profissional no Estado de Santa Catarina. “A decisão de me ausentar para uma reciclagem dentro do mundo da dança veio depois de anos de dedicação ininterruptos. Por isso, neste momento, chegou a hora de ampliar conhecimentos, fazer cursos e, posteriormente, retornar -

ainda que sem previsão - para trazer novidades e ainda mais qualidade para um público tão exigente quanto o de Luís Eduardo Magalhães”, disse Carolina. Este é, segundo ela, um compromisso de quem é realmente vocacionada. “Amo o meu trabalho e posso afirmar, só fica no mercado há mais de dez anos, quem ama o que faz”, assegura Carolina Casali, acrescentando que tão logo adquira a atualização profissional, deverá voltar ao município para retomar as atividades da Escola Espaço das Artes. A professora e bailarina aproveita a oportunidade para registrar agradecimento especial a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, foram parceiros na realização do trabalho. “Agradeço às alunas e aos seus pais, aos patrocinadores, a minha querida amiga e secretária Márcia Romanoski e, também, a Valdirene Batista, costureira que acompanhou a escola durante seis anos, enfim, todas as pessoas queridas que apoiaram o trabalho. Estou saindo muito feliz”, finaliza.


Coluna social

Inauguração LOVFF

Concept

CURSO_PSI_meia.ai

60

1

05/12/13

15:32


ENTREVISTA Rafael Oliveira no

Foto: Revista Stylo

The Dog Show II

mantêm o padrão da raça, conservando seus cães com pelagem longa. O que mais chamou a sua atenção? A organização do evento, a qualidade em tudo aquilo que foi desenvolvido, enfim, um padrão de extremo alto nível que não deixou a desejar. Qual foi a sua participação neste evento? Preparei a pelagem e os penteados de todos os cães. O que você achou do comportamento das pessoas em relação ao seu animalzinho de estimação? Igualmente a São Paulo, os cães aqui são tratados com muito carinho e cuidado, sendo tratados, às vezes até melhor do que os filhos.

Helena Fotografias

Nome: Rafael Oliveira. Profissão: Esteticista canino há 15 anos. Experiência: Manutenção em pelagens longas e penteados. Qual é a sua avaliação sobre o desfile the dog show II? Superou todas as minhas expectativas. Por ser uma cidade de interior e muito quente, eu esperava que os cães daqui tivessem pelos curtos. Me surpreendi muito quando encontrei os cães com pelagem longa. Fiquei muito orgulhoso porque, mesmo sendo cidade de interior, as pessoas

34


DesďŹ le

2013

Helena Fotografias

35


APAE, bingo e homenagem

Coluna social

A

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Luís Eduardo Magalhães (APAE/LEM) promoveu na noite de sexta-feira, 13 de dezembro, nas dependências da entidade, um bingo para arrecadação de recursos com o objetivo de realizar obras e, também, da própria manutenção da associação. Além do bingo, o evento também homenageou Carminha Missio, atual presidente da instituição que, durante muito tempo, dedicouse em prol da causa e que deverá sair da função no ano que vem, dando lugar à Ida Barcellos, que será a nova presidente da Apae. A Revista Stylo parabeniza Carminha Missio pelo exemplo de dedicação ao próximo e deseja boa sorte à Ida Barcellos no trabalho comunitário.

77

9833.9655 / 9806.2264


FELIZ NATAL E BOAS FESTAS!


AMÉRICA DO SUL COM A MSC CRUZEIROS A PARTIR DE

USD

229pp

3628.5515 77 9954.4424 77

contato@gatewayturismo.com Rua Clériston Andrade, Centro. Luís Eduardo Magalhães - BA


Revista Stylo - Edição 06  

Revista de Variedades de Luís Eduardo Magalhães-BA, Brasil

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you