Page 1

A VOZ DA ONÇA JANEIRO. 2019


QUEM SOMOS O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do Parque Nacional do Iguaçu, e vem dando continuidade ao trabalho realizado pelo Projeto Carnívoros do Iguaçu, criado em 1990.

NOSSA MISÃO Conservação da onçapintada, como espéciechave para a manutenção da biodiversidade na região do Parque Nacional do Iguaçu


A VOZ DA ONÇA é uma publicação bimestral do Projeto Onças do Iguaçu. Começamos o ano contando para vocês o que rolou no Projeto em novembro e dezembro de 2018.

Palestras e capacitação Continuamos aproveitando oportunidades de compartilhar saberes, e apresentamos várias palestras sobre o Projeto Onças do Iguaçu: ➢ 1 de novembro - Capacitação sobre segurança para a equipe da EcoVitalle, que trabalha próximo à mata no corte de grama.

➢ No dia 5 de novembro recebemos o pessoal da Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu para um apalestra e bate papo sobre as onças, e agora eles são também Amigos da Onça!

➢ Em dezembro recebemos um grupo de 50 médicos de Taiwan que estão fazendo trabalho voluntário no Paraguai, e apresentamos o Projeto Onças do Iguaçu para eles


Apresentação no exterior

Entre 13 e 16 de novembro participamos da Segunda Conferência de Reintrodução de Vida Selvagem, que aconteceu npo Lincoln Park Zoo em Chicago. Ganhamos uma bolsa e o evento custeou nossa participação. Pudemos apresentar um painel sobre o trabalho desenvolvido pelo Projeto Onças do Iguaçu e também fizemos contatos importantes com possíveis novos parceiros.


Aparecimento de um puma nas imediações do aeroporto Em novembro fomos comunicados que haveria um puma na área do aeroporto e propriedades vizinhas. Tivemos uma reunião com a INFRAERO, fizemos visitas aos locais, foram instaladas armadilhas fotográficas e fizemos uma análise de vulnerabilidade das propriedades.

Tanto a equipe do aeroporto quanto os moradores foram orientados sobre medidas de segurança a serem implementadas. Um relatório técnico foi elaborado e entregue à INFRAERO.


O Censo 2018 teve início no final de agosto, em parceria com o Proyecto Yaguareté, da Argentina. A coleta de dados foi finalizada em dezembro. Foram 46 estações de amostragem, cada uma com um par de armadilhas fotográficas, que foram espalhadas pelo Parque Nacional, para registrar nossas onças-pintadas e nos permitir fazer uma estimativa da população atual. Lembrando que os censos são bianuais e que no último, realizado em 2016, a estimativa era que do lado brasileiro viviam cerca de 22 onças-pintadas. Agora em janeiro os dois projetos começam a fase de análise de dados, e em breve esperamos ter uma estimativa populacional de onças pintadas no Parque Nacional do Iguaçu e na Argentina.


CENSO 2018 ALGUMAS DAS ONÇAS NOVAS NO PEDAÇO!

Tarobá Floriano

M’Boi

Kerana

Marfim

Capaço


Roubo de armadilhas fotográficas Para a realização deste censo, tivemos a doação de armadilhas fotográficas feita pela Helisul, Cataratas S.A. e Instituto Conhecer para Conservar, Macuco Safari e Hotel Belmond Cataratas. O Zoo de Bauru e o Instituto Neotropical nos emprestaram câmeras.

Várias onças-pintadas que ainda não haviam sido registradas apareceram nas nossas armadilhas fotográficas!

Infelizmente, perdemos 9 armadilhas durante este Censo. Uma foi destruída por uma onça-pintada e oito foram roubadas. Armadilhas fotográficas são imprescindíveis para o nosso trabalho. É um equipamento caro e que não tem outro uso além do monitoramento de fauna. Além da perda do equipamento, também perdemos dados preciosos que estavam nos cartões de memória. Muito triste e pode comprometer os resultados do trabalho. Quem rouba armadilhas fotográficas e dificultara ação de projetos de conservação pode também estar roubando o futuro da nossa fauna. É um crime também contra as nossas onças! Denunciem!


Surpresa do Censo!!!! Cachorro-vinagre!!!!! O cachorro-vinagre (Speothos venaticus) é uma espécie listada como Ameaçada no Brasil, e como Criticamente Ameaçada na Mata Atlântica. Neste bioma, os únicos registros da espécie são dos estados de São Paulo e Paraná, e as duas maiores subpopulações da espécie estão no fragmento de Paranapiacaba (SP) e aqui no Parque Nacional do Iguaçu, e elas não têm mais do que 50 indivíduos adultos cada. Portanto o Parque Nacional do Iguaçu é uma área chave para a conservação desta espécie, que gosta de ambientes pouco perturbados. As principais ameaças são a perda e degradação de habitat, perda de base de presas, atropelamentos e doenças que podem ser adquiridas de animais domésticos. Eles vivem em grupos de 2 a 5 indivíduos, e é muito difícil conseguir registros fotográficos da espécie. Esta foto, de dois indivíduos, é o primeiro registro fotográfico de cachorrovinagre no Parque Nacional do Iguaçu, e foi obtido pelas armadilhas fotográficas que estamos usando no Censo 2018. Como sempre dizemos, as onças-pintadas são espécies “guarda-chuva”: quando cuidamos dela, também estamos protegendo o ambiente para muitas outras espécies.


Engajamento A TRILHA DA ONÇA foi pensada dentro da filosofia do Programa “Nature for All” (Natureza para Todos), uma iniciativa global da IUCN para inspirar o amor pela natureza. Destina-se a construir apoio e ações para a conservação da natureza entre pessoas de todas as esferas da vida, conscientizando e facilitando experiências e conexões com o mundo natural.

A primeira Trilha da Onça foi realizada no Município de Serranópolis dia 4 de dezembro, na Trilha Ecológica que existe lá, que fica dentro e na borda do Parque Nacional. A comunidade local já renomeou a trilha que agora se chama Trilha Ecológica Amigos da Onça. Participaram 30 alunos da Escola Estadual João Manoel Mondrone de Medianeira.


A Trilha da Onça começou com um momento de conexão com a natureza, a galera fechando os olhos, desacelerando e escutando os sons que são um presente da mata. Depois todos compartilharam quais sons puderam perceber. Foi feita uma trilha na mata, com explicações no caminho, e no final teve bate papo sobre onças com exposição de material. Esta atividade vai ocorrer mensalmente, alternando os municípios


Engajamento Matelândia

O ONÇA NA ESCOLA são atividades desenvolvidas em escolas dos municípios lindeiros, com teatro, palestra e exposições. Esta atividade, além de levar conhecimento, busca usar o encantamento como ferramenta de conexão e empatia. Em dezembro realizamos duas destas atividades, sendo:

- Dia 5 de dezembro foi realizado um Onça na Escola na comunidade Marquesita interior do Município de Matelândia. Participaram da atividade 60 alunos da Escola Estadual La Salle, que são filhos de produtores rurais que moram bem perto do Parque Nacional do Iguaçu. Foi distribuído material (posters, Guias de Convivência e folders). - Dia 6 de dezembro foi realizado um Onça na Escola em Matelândia, na Escola Municipal Professor Ebehardo. Participaram da atividade 53 crianças.


Engajamento Matelândia

Dia 6 de dezembro realizamos um Papo de Onça com 12 membros da Defesa Civil de Matelândia, para discutir procedimentos quando eles forem acionados sobre felinos. Foi acordado que eles vão, na medida do possível, participar dos Papos de Onça com as comunidades rurais da região para integrarmos as ações.


Colar do Croissant encontrado! Lembram do Croissant, uma onça-pintada macho que capturamos em maio e desde então monitoramos através de um colar que envia dados para um satélite?

Desta forma podemos acompanhar sua localização e deslocamento. Mas há um mês ele perdeu o rádio, e estávamos feito doidos procurando, desde que ele apareceu em fotos das nossas armadilhas fotográficas sem o colar. Semana passada a equipe incrível do Proyecto Yaguareté se uniu à nossa equipe para ajudar nesta busca, e eles encontraram o colar. Na Argentina! Pense num gato que anda muito! Mil obrigadas a esta equipe linda do Proyecto Yaguareté. Juntos podemos mais! Ainda não sabemos a causa da perda do colar, e novas campanhas de captura devem ser realizadas este ano.


Como estão nossas oncinhas???? Estamos acompanhando os filhotes da Atiaia através de câmeras fotográficas instaladas no Parque e também dos registros dos Amigos da Onça. No final de novembro a Atiaia e dois de seus filhotes foram registrados em uma de nossas armadilhas fotográficas. Continuamos recebendo notícias via grupo Amigos da Onça de visualização dos três filhotes!

Atiaia com os 3 filhotes no final de novembro

E para finalizar o ano com lindeza, recebemos um vídeo da Atiaia e seus três filhotes que foi feito no dia 30 de dezembro. Quem compartilhou foi o Gustavo Thiele, que ganhou o presente de ver esta cena sensacional. O vídeo foi feito por uma das passageiras (não temos a identificação). Lembrando que a Atiaia é uma das onças-pintadas que vive no Parque Nacional do Iguaçu, e em julho foi observada, pela primeira vez, com três filhotes. É o primeiro registro de uma onça-pintada com rês filhotes no Parque Nacional do Iguaçu. Ficamos muito felizes e aliviados vendo os três, agora com cerca de sete meses de idade, tão bem.

Atiaia com os 3 filhotes no final de dezembro


Mais parceiros!!! Eba! A ABUN - Artistas & Biólogos Unidos pela Natureza, associação idealizada pelos artistas Kitty Harvill e Christoph Hrdina, usam a arte para ajudar projetos de conservação de espécies ameaçadas e seus hábitats no mundo todo. Os projetos fornecem fotos das espécies e artistas do mundo inteiro produzem arte e doam para os projetos. As doações podem ser das obras originais ou das reproduções.

Para o Projeto Onças do Iguaçu tivemos 85 obras, feitas para celebrar o Dia Nacional da Onça. Os artistas Kitty Harvill, Christoph Hrdina e Birgitt Tümmler estiveram presentes no evento de lançamento, trazendo algumas obras.

A pedido do Projeto Onças do Iguaçu, a ABUN vai disponibilizar o direito de uso da imagem das obras para todos os projetos de conservação de onçaspintadas no Brasil e para o Proyecto Yaguareté na Argentina.


Através de articulações com o CENAP/ICMBio e Ministério do Meio Ambiente, foi possível a publicação da Portaria MMA N°8, de 16 de outubro de 2018, criando o Dia Nacional da Onça-Pintada. A mesma portaria também reconhece a onça-pintada como Símbolo Brasileiro de Conservação da Biodiversidade.

O papel de liderança que o Brasil vem exercendo nos esforços de conservação da espécie impulsionaram a data comemorativa escolhida para o nível internacional. No dia 20 de novembro, durante a Conferência entre as Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP-14) realizada em Shram El-Sheik no Egito, organizações não governamentais e países de ocorrência da onça pintada declararam o dia 29/11 dia Internacional da Onça Pintada, seguindo a inciativa do governo brasileiro. Isso significa que nos 18 países em que a espécie ocorre teremos comemorações com foco na conservação da onça pintada.


Para celebrar esta data, foi criado, através de uma parceria entre Projeto Onças do Iguaçu, CENAP/ICMBio e Cataratas S.A/Instituto Conhecer para Conservar, o 1° Concurso de Desenho Infantil da Biodiversidade, tendo a onça-pintada como tema. Foram recebidos 544 desenhos do Brasil todo, e a votação foi feita pela internet. Os desenhos tiveram 115.435 votos! O vencedor ganhou uma viagem para Foz do Iguaçu com acompanhante, recebeu o prêmio durante a cerimônia de lançamento e fez vários passeios, graças aso parceiros: Parque das Aves, Macuco Safari, Itaipu Binacional e Helisul.

Os vencedores foram:

1° Lugar LUCAS BREVES 11 anos Rio de Janeiro 29 mil votos

2 ° Lugar LARISSA OGG 9 anos São José – SC 12 mil votos

3 ° Lugar KAMILLI LIMA 10 anos Guarulhos – SP 8 mil votos


O Projeto Onças do Iguaçu, com a ajuda de vários parceiros e patrocinadores (WWF Brasil, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Veracel, Macuco Safari, Helisul, Capitão Bar e Instituto Conhecer para Conservar/Cataratas S.A.), fez a produção de materiais de divulgação como cartazes, camisetas, pins, banners e adesivos. O material produzido será útil para as atividades de engajamento desenvolvidas no entorno do Parque Nacional, e também estão disponíveis para outros projetos de conservação de onças no Brasil. O artista Pedro Busana fez estas artes lindas para o evento, que foram disponibilizadas para instituições em todo o Brasil. O CENAP/ICMBio elaborou folders que foram distribuídos.


Cartaz diagramado pela WWF Brasil, que serĂĄ distribuĂ­do em escolas . A arte tambĂŠm foi disponibilizada para todos os interessados


O lançamento oficial da data foi feito no dia 29 de novembro, em cerimônia realizada no auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Tivemos a presença do Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO/ICMBio), Marcelo Marcelino e do Chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio), Ronaldo Morato. Também participaram Kitty Harvil, Briggite Tümmler Chrisoph Hrdina, da ABUN. Também foi feita a entrega do prêmio ao vencedor do concurso de desenhos.


Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO/ICMBio), Marcelo Marcelino

Kitty Harvil, da ABUN (Artists and Biologists United for Nature)

Equipe do Projeto Onças do Iguaçu Vencedor do Concurso de Desenho


Foi lançado o vídeo oficial do Dia nacional da Onça-Pintada, produzido pelo CENAP/ICMBio e Adriano Gambarini, com texto da Laís Duarte e patrocínio da Veracel e Macuco Safari

Link para o vídeo: https://bit.ly/2zFdABK

O Projeto Onças do Iguaçu fez uma parceria linda com a artista Cida Mendes, do Tecendo Prosa, e o resultado foram dois vídeos lindos que podem ser usados em todo o Brasil para trabalhar a conservação da onça-pintada e o combate à caça com as comunidades. Isso foi possível graças ao patrocínio do Capitão Bar e da Helisul! Mil obrigadas! Quer ver que lindeza que ficou? É só acessar os links abaixo:

https://bit.ly/2SHOZU6

‘ https://bit.ly/2LVVBfb

Após a cerimônia de lançamento a Cataratas S.A. ofereceu um jantar aos participantes, e também tivemos uma exposição de arte sobre onças pintadas, com obras doadas pelos artistas da ABUN.


FESTA DA ONÇA! Além do cerimônia de lançamento, continuamos com as comemorações, e nos dias 1 e 2 de dezembro o Projeto Onças do Iguaçu fez uma exposição para celebrar o Dia Nacional da Onça no Porto Canoas, no Parque Nacional do Iguaçu. Foram expostas as obras da ABUN, cartazes, banners, radio-colares, crânios e material de caça ilegal apreendido no Parque Nacional (peles de onças, armas, armadilhas, fotos). A equipe conversou com os visitantes neste dia sobre o projeto, sobre a importância da onça-pintada e as principais ameaças e desafios de conservação. Também foram feitas atividades para crianças, como desenho e pintura de rosto. Neste final de semana o público no Parque Nacional foi de 14.594 visitantes.


COMUNICAÇÃO


Um dos nossos objetivos de comunicação é espalhar a mensagem sobre conservação de onças. Não só na forma de artigos científicos, mas também divulgação para o público em geral. Em novembro publicamos um artigo no O Eco sobre o Dia Nacional da Onça-Pintada. É nosso terceiro artigo para O Eco este ano. Quer conferir? Clique no link: https://bit.ly/2AAEtqS


Acompanhe as novidades do Projeto Onças do Iguaçu no Facebook! oncasdoiguacu

Também estamos no Instagram!!


AMIGOS DA ONÇA

O grupo de Whatsapp Amigos da Onça foi criado para facilitar a comunicação com os motoristas de ônibus, vans e colaboradores das concessionárias que atuam no Parque Nacional. O grupo foi crescendo e já está com mais de 100 pessoas! Cem amigos que estão nos ajudando informando avistamentos de onças, localização de fezes ou pegadas e nos enviando fotos dos registros. E neste número do A VOZ DA ONÇA escolhemos postar a foto de uma Amiga da Onça que ainda não sabemos o nome (sabemos que é aluna do Prof. Nelcir). A foto é da linda Atiaia. Somos muito gratos a todos que estão colaborando.


Perdeu os quatro primeiros números do A VOZ DA ONÇA? Não se desespere! Pode acessar aqui nestes links:

Número 1 https://bit.ly/2yzy1lp Número 2 https://bit.ly/2tSS5dI Número 3 https://bit.ly/2PGaliK Número 4 https://bit.ly/2QyNPJK


PARCEIROS EXECUTORES

PATROCINADORES

APOIO


Somos gratos! A todos os amigos, parceiros e patrocinadores que em 2018 nos acompanharam, acreditaram no nosso trabalho e tornaram possível cada conquista. O apoio de vocês nos permitiu trabalhar pela conservação das onças-pintadas do Iguaçu, das nossas onças. Graças a vocês pudemos levar as onças para muitos corações. Mil obrigadas pelo apoio e pelo seu comprometimento. Que 2019 seja um ano onde as pessoas tetnham mais empatia, mais cuidado com o meio ambiente. E que os Loucos Por Onças sejam muitos!!!

Arte: Marion Schön


projetooncasdoiguacu@gmail.com

Profile for Yara Barros

A Voz Da Onça - Janeiro 2019  

A Voz Da Onça - Janeiro 2019  

Advertisement