Page 1

A VOZ DA ONÇA JULHO . 2018


QUEM SOMOS O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do Parque Nacional do Iguaçu, e vem dando continuidade ao trabalho realizado pelo Projeto Carnívoros do Iguaçu, criado em 1990.

NOSSA MISÃO Conservação da onça-pintada, como espécie-chave para a manutenção da biodiversidade na região do Parque Nacional do Iguaçu

NOSSA EQUIPE Ivan Baptiston - Coordenador Geral Yara Barros - Coordenadora Executiva Carlos Brocardo - Responsável Técnico de Pesquisa Thiago Reginato - Responsável Técnico de Engajamento Aline Kotz – Auxiliar de pesquisa e engajamento Adaildo Policena - Auxiliar de pesquisa Colaboradores Ronaldo Morato - CENAP/ICMBio Rogério Cunha de Paula - CENAP/ICMBio Edilson Esteves - PARNA Iguaçu/ICMBio Rosane Nauderer - PARNA Iguaçu/ ICMbio Kátia Ferraz - ESALQ Sílvio Marchini - Chester Zoo e ESALQ Gediendson R. de Araújo Peter Crawshaw Jr. Proyecto Yaguareté Instituto Pró Carnívoros


EQUIPE Ivan Baptiston - Coordenador Geral. Engenheiro Florestal, natural de Chapecó - SC. Desde 2002 é servidor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foi consultor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e em 2015, assumiu a chefia do Parque Nacional do Iguaçu.

Yara Barros - Coordenadora Executiva. Bióloga, doutora em zoologia pela UNESP. Também coordena o Programa Ex Situ dentro do Projeto Harpia. Trabalhou com conservação de fauna ameaçada, in situ e ex situ, tanto no governo quanto na iniciativa privada. Participa de Planos de Ação Nacionais para a conservação de espécies ameaçadas e integra o CPSG Brasil (Grupo Especialista em Planejamento para a Conservação/IUCN).

Thiago Reginato – Responsável Técnico de Engajamento. Gestor Ambiental pela UTFPR de Medianeira, tem experiência com trabalho em Educação Ambiental, é fotógrafo e editor de imagem. Também realizou estágio na Estação Agrometeorológica do Iapar.


EQUIPE Carlos R. Brocardo – Responsável Técnico de Pesquisa. Biólogo cascavelense, que atua com mastofauna na região oeste do Paraná desde sua graduação pela UNIOESTE. Tem mestrado e doutorado pela UNESP. Durante o doutorado pesquisou os efeitos da defaunação e fragmentação florestal sobre os mamíferos e suas interações ecológicas na Floresta com Araucária, onde incluiu o Parque Nacional do Iguaçu como uma das áreas de estudo.

Adaildo Policena - Auxiliar de Pesquisa. Natural de Capanema, vem auxiliando pesquisas no Parque Nacional do Iguaçu desde de 2002, onde já atuou em inúmeras pesquisas. Seu grande conhecimento sobre o Parque Nacional do Iguaçu dá segurança para a execução das atividades em campo.

Aline Kotz – Assistente de pesquisa e engajamento. Natural de São Miguel do Iguaçu é Gestora Ambiental pela UTFPR de Medianeira. Tem experiência na reprodução artificial de aves e assistência técnica rural ao pequeno produtor onde atuou pela ADEOP.


A VOZ DA ONÇA é uma publicação bimestral do Projeto Onças do Iguaçu. Olha só o que rolou no Projeto entre final de abril e junho!

EXPEDIÇÃO SILVA-JARDIM E FLORIANO Entre 24 e 26 de abril o pesquisador do Projeto Onças do Iguaçu, Carlos Brocardo participou da Expedição Silva-Jardim e Floriano. A expedição, liderada por Ivan Baptiston, Chefe do Parque Nacional do Iguaçu, botou o pé na estrada (ou melhor, na mata) e percorreu 15 km em um trecho de floresta virgem (trecho amarelo destacado no mapa), quase desconhecido. A ideia era avaliar o estado de conservação do local. Foram encontrados vestígios de vários animais, inclusive de onça-parda. Olha aí o Carlos representando o Projeto!


Pesquisa

Monitoramento de fauna O trabalho com o monitoramento da fauna do Parque Nacional do Iguaçu continua. Embora o registro de onças seja importante, também é extremamente necessário saber quais outras espécies estão presentes. Esse conjunto de espécies indica como está a conservação da biodiversidade no Parque.


Onças e segurança

Em maio tivemos uma reunião com a equipe do ICMBio Do Parque Nacional para discutir questões de segurança com relação a grandes felinos no parque. Também foi realizada uma reunião com as concessionárias para discutir um plano de comunicação que especificamente enfoque a questão das onças. Até que este plano esteja elaborado e implementado, preparamos material para ser usado pelo Hotel Belmond, Cataratas SA e Macuco sobre segurança para funcionários e visitantes. Durante os meses de junho e julho estamos fazendo palestras todas as segundas-feiras para os funcionários que trabalham no Parque Nacional, e também para os fornecedores e moradores.


Capacitação e campanha de captura

Entre 14 a 25 de maio nossa equipe passou por um período intenso de aprendizado. Com a ajuda e participação de parceiros incríveis como o CENAP, representado pelo Rogério Cunha de Paula, e do super experiente veterinário Gediendson R de Araujo, fomos capacitados em técnicas de captura e monitoramento de onças-pintadas. Uma capacitação teórica e prática intensa e abrangente. Muitas horas de campo, poucas horas de sono e muitos carrapatos depois, aprendemos demais, fortalecemos e criamos parcerias. No último dia desta campanha conseguimos a captura de uma onça-pintada! Capturamos o Croissant, um macho de cerca de 5 anos de idade, que nunca havia sido capturado antes. Um macho lindo de mais de 73 kg e muita saúde. Foram feitos exames de sangue, coletado sêmen e outros materiais biológicos. O Croissant recebeu um colar que vai nos permitir, através de localização por satélite, entender seu deslocamento, área de vida e atividade. Isso vai nos ajudar a definir estratégias para a proteção não só do Croissant, mas de toda a população de onças-pintadas da região. Agradecemos o Hotel Belmond Cataratas pelo apoio dado a esta campanha.


Capacitação em captura e monitoramento


Captura do Croissant


Palestras – Compartilhando conhecimento

Dia 28 de maio realizamos uma palestra sobre o Projeto Onças do Iguaçu para uma turma de estudantes do IPÊ.

Dia 5 de junho um grupo de estudantes de Gestão Ambiental da UTFPR nos fez uma visita e assistiu palestra sobre o Projeto. E tem possibilidade de parceria em vista: a UTFPR pode ser um parceiro importante para nos ajudar na geração de renda alternativa para a comunidade do entorno do Parque, fornecendo cursos de capacitação.


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Nos dias 6 e 7 de junho montamos uma exposição sobre o Projeto Onças do Iguaçu no Porto Canoas, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.


Comunicação Um dos nossos objetivos de comunicação é espalhar a mensagem sobre conservação de onças. Não só na forma de artigos científicos, mas também divulgação para o público em geral. Em junho publicamos um artigo no O Eco sobre a campanha de captura. Vai lá dar uma espiada! Link para o artigo: https://bit.ly/2to0hkZ


Coexistência Estamos fazendo um teste com luzes que piscam de forma intermitente, e desta forma transmitem a impressão de que há pessoas circulando na área. A ideia foi de um garoto no Kenya, para afastar leões do gado, e nós estamos testando aqui, com as onças. Nesta propriedade houve um caso de predação de bezerros por onça-parda. Como parceria é tudo nessa vida, conversamos com o Parque das Aves, nosso parceiro e patrocinador, que disponibilizou sua super talentosa equipe de manutenção para desenvolver as "luzinhas". Com muita criatividade, o Jair Liberato usou um motor de microondas e desta forma criou um dispositivo que permite que 24 luzes de led acendam de forma intermitente por toda a noite. Acabamos de instalar esse dispositivo ao redor do chiqueiro que fica próximo à mata na propriedade onde houve predação. Agora vamos observar o resultado. A ideia é replicar em outros locais vulneráveis, de forma preventiva. Somos muito, muito gratos ao Parque das Aves, que desenvolveu e financiou esse teste e ao Jair e Lucas, que se juntaram a nós em uma noite gelada para nos ajudar a cuidar das nossas onças. É uma coisa linda quando gente que se preocupa com conservação se junta para fazer a diferença. É sim!


Engajamento Comunidade São Jorge Dia 14 de junho realizamos o evento Papo de Onça, na comunidade São Jorge, no Município de São Miguel do Iguaçu. Batemos um papo com a comunidade sobre onças, segurança, parceria e boas práticas de manejo. Rolou teatro, bate-papo e até cachorro-quente! Somos muito, muito gratos à Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, à Andreia Marcelino Diedrich e Leonice Solange Lenz, à Diretora da Escola Municipal Artur Cardoso, Nelci Terezinha Z. Colombeli e ao Diretor da Escola Estadual do Campo Dom Pedro II, Elcio Rosa. Agradecemos à comunidade que enfrentou o friozão para estar conosco e nos dar a chance de mostrar nosso trabalho e dividir nossa paixão pelas onças Esperamos que este tenha sido o primeiro de muitos Papos de Onça! :)

:)


Engajamento Capanema e Capitão Leônidas Marques Entre os dias 18 e 21 de junho realizamos, em parceria com a Usina Baixo Iguaçu, atividades de educação e divulgação durante o dia em escolas de Capanema e Capitão Leônidas Marques e à noite edições do Papo de Onça para adultos . Foram realizadas palestras, exposição sobre o projeto, dinâmicas, e teatro. No total foram realizadas 19 atividades, atingindo 5 escolas e cerca de 950 pessoas. Em Capanema teve também o Papo de Onça na Casa Familiar Rural, com alunos do curso de Agroecologia. Este público é composto totalmente por filhos de agricultores, que mostraram muito interesse no tema. Agora vamos trabalhar juntos na construção de um curso sobre boas práticas no manejo de gado para evitar predação.


AMIGOS DA ONÇA

Para facilitar a comunicação com os motoristas de ônibus e vans e os colaboradores das concessionárias que atuam no Parque Nacional, criamos um grupo de WhatsApp, o Amigos da Onça. Isso está nos ajudando a receber mais informações sobre avistamentos de onças dentro o Parque. Somos muito gratos a todos que estão colaborando. Olha que bacana as fotos que temos recebido!

FOTO DO EDGAR

FOTO DO CLEITON


Acompanhe o Projeto nas redes sociais


E SEMPRE É BOM LEMBRAR.....


Perdeu o primeiro número do A VOZ DA ONÇA? Não se desespere! Pode acessar aqui neste link:

https://bit.ly/2yzy1lp


PARCEIROS

PATROCÍNIO

APOIO


Profile for Yara Barros

A voz da onça julho 18  

A voz da onça julho 18  

Advertisement