Page 1

Rio de Janeiro, 31 de março de 2011

Por Marcelo Columbano – 1502

É muito importante que os alunos tenham mais passeios, porque neles nós aprendemos muitas coisas sobre o nosso mundo e a vida de antigamente. É uma maneira diferente e mais divertida de aprender. No último passeio realizado no dia 24 de março, a turma 1302, e alguns alunos das turmas 1402 e 1502 visitaram a Universidade Gama Filho. Nós fomos ao Museu que conta a história do bairro da Piedade e a história da Universidade. Lá no Museu, a guia Amanda Telles, nos contou algumas curiosidades, como por exemplo, o motivo do nome do bairro que antes de Piedade era Parada Gambá. Dizem que aqui no Bairro tinham muitos gambás e então os cidadãos se reuniram para mandar uma carta para o Imperador pedindo que mudasse o nome por piedade deles, pois morar em um lugar chamado Gambá não era legal. O Imperador entendeu que eles queriam que se chamasse Piedade e então trocou o nome. Além disso, participamos de um bloco contra a dengue com direito a bateria e marchinhas de carnaval com letras de combate a dengue. A Universidade Gama Filho é imensa e possui 3 quadras para esportes, 2 piscinas e vários troféus de campeonatos que os alunos já ganharam. Para finalizar o passeio visitamos a Biblioteca e vimos muitos livros sobre diversos assuntos. A biblioteca é enorme também!

Foto de todo o pessoal na nossa aula externa combatendo a dengue!


Pachequinho

Página 2

Por Ana Beatriz Damazio e Stacy - 1502

A primeira entrevista do nosso jornal será com a Tia Glória, professora da Sala de Leitura. Queríamos saber tudo sobre ela, conseguimos quase tudo. Perguntamos pra Tia Glória: “Quando seus alunos fazem bagunça a senhora põe eles de castigo na sala ou na secretaria?” Ela respondeu que prefere conversar primeiro com o aluno e pedir para parar de fazer bagunça, ela diz que só manda pra secretaria quando a bagunça é muito grande. Era nossa curiosidade também saber se ela gosta da sua profissão e ela muito feliz disse que sim. Nós muito intrometidas quisemos saber se ela gosta dos outros professores da escola e ela, claro, muito simpática, respondeu que sim, que gosta de todos. A Tia Glória é uma pessoa muito especial e legal que todos os alunos gostam muito!

Por Gabriel Dantas – 1501

Galera na semana passada eu vi o filme “Click”. É um filme muito engraçado que passa por várias décadas na vida do personagem principal, interpretado pelo ator Adan Sandler. O personagem consegue avançar e voltar no tempo usando um controle remoto. Mas quando percebe perdeu bons momentos da sua vida. Vejam vocês também o filme, vocês vão se divertir!

Por Ana Beatriz Souza - 1501

Para quem não conhece eu indico ler os divertidos Gibis da “Turma da Mônica”. As histórias escritas por Maurício de Souza são sempre muito engraçadas e mostram as confusões de Cebolinha, o menino que fala tudo errado, Cascão, o menino que não gosta de tomar banho, Magali, a menina comilona e Mônica, a menina encrenqueira.


Pachequinho

Página 3

Por Raquel - 1501

As turmas do 4º e 5º anos estão participando do Soletrando na Escola Félix Pacheco. A primeira fase aconteceu entre os dias 21 e 25 de março e muitos alunos foram aprovados para a 2ª fase que será na 1ª semana de abril. As palavras “termômetro”, “piscina” e “nascer” foram algumas das que todos tiveram mais dificuldade. Vamos estudar galera! Qualquer dúvida procurem a Tia Glória ou o Tio Yann.

Por Matheus Eduardo – 1502

No último fim de semana (26 e 27 de março) o mundo dos esportes foi agitadíssimo. O Corinthias contratou Adriano (o Imperador) após ser recusado pela diretoria do Flamengo e Vagner Love declara todo o seu amor ao rubro-negro e pretende voltar em breve. Rogério Ceni também foi destaque sendo o primeiro goleiro do mundo a marcar 100 gols e entra para a história do futebol.

Acompanhe o placar dos jogos do último fim de semana: Boa Vista 0 x 0 Botafogo Flamengo 3 x 3 Madureira São Paulo 2 x 1 Corinthians Vasco 0 x 0 Fluminense Brasil e Escócia ainda fizeram amistoso em Londres, e a vitória foi brasileira com dois gols do craque Neymar.


Pachequinho

Página 4

Por Juan Neri – 1502

Pessoal! Atenção! Nós estamos vivendo uma grande epidemia de dengue! Vamos nos prevenir! Não deixe água parada, não deixe a tampa da caixa d’água aberta, bote areia nos vasinhos de planta, vire a boca das garrafas para baixo e não deixe pneu do lado de fora para não acumular água. Se cada um fizer a sua parte podemos combater o mosquito da dengue!

Eu gostaria que na escola tivesse mais passeios para os alunos porque no

passeio a gente aprende mais coisas sobre a história do nosso mundo. É uma maneira divertida de aprender” Bianca – 1501

Eu gostei muito do passeio para a Gama Filho porque aprendi a história do

nosso bairro. Eu quero estudar lá um dia. Queria que na escola tivessem mais passeios” Caio Tirelli – 1302.

No primeiro dia do mês todas as crianças poderiam trocar de sala e ter um dia

só de brincadeiras” Thainara – 1502.


Pachequinho

Página 5

Organizado por Pedro – 1501 e Larissa – 1502.

1 – O que é o que é? Tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca, mas não fala, tem asa, mas não voa? 2 – O que é o que é? Uma casinha sem tranca e sem janela? 3 – O que é o que é? Dorme em pé e acorda deitado?

Organizado por Lucas Vinicius – 1501.

De Alana (1301) para Thayssa (1301): “Thata você é minha melhor amiga. É a amiga que eu pedi a Deus! Eu te amo!” De Wesley (1402) para William (1502): “Primo, você está sumido. Um dia vai lá em casa brincar comigo. Mas não vai lá em casa dia de semana não!” De Patrycia Rabelo (1401) para turma 1502: “Turma da tarde da Tia Edna estou com saudades, beijos!”

De Ana Beatriz (1301) para Tia Vanessa: “Tia, eu te amo!” De Maria Clara (1501) para Stelina (1501): “Estou mandando esse recado pra dizer que estou feliz de você estar na mesma turma que eu. Beijos!” De Thayssa (1301) para Alana (1301): “Alana, você é a melhor amiga que alguém pode ter. Você sempre me ajuda nos momentos mais difíceis.” De Tio Yann para todos os alunos do apoio: “Pessoal, estou muito feliz em ver que todos estão se dedicando! Vamos aprender muito juntos esse ano!” Galera quem quiser mandar um recadinho pelo nosso jornal é só procurar o aluno Gabriel da Silva da turma 1501 ou a aluna Julia Duarte da turma 1402.


Pachequinho

Página 6

Marcelo – 1502

Larissa - 1501

O Tubarão e a Chapeuzinho! Lindos desenhos de Marcelo da turma 1502 e Larissa da turma 1501. Aproveite você também esse espaço e exponha seus trabalhos!

Você conhece esse homem na foto ao lado? Tente descobrir quem ele é e entregue seu palpite na Sala de Leitura! Uma dica para sua investigação: Este homem escreveu o poema “A Porta” que pode ser lido aqui e também no pátio da escola. A porta Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta. Eu abro devagarinho Pra passar o menininho Eu abro bem com cuidado Pra passar o namorado Eu abro bem prazenteira Pra passar a cozinheira

Eu abro de supetão Pra passar o capitão. Só não abro pra essa gente Que diz (a mim bem me importa...) Que se uma pessoa é burra É burra como uma porta. Eu sou muito inteligente! Eu fecho a frente da casa Fecho a frente do quartel Fecho tudo nesse mundo Só vivo aberta no céu!

Profile for Yann Nunes

Pachequinho  

Pachequinho - 31 de março de 2011.

Pachequinho  

Pachequinho - 31 de março de 2011.

Profile for yannnunes
Advertisement