Issuu on Google+


Liberdade ao Voar a Vida.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE DESIGN

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL O² BALOONS Alunos:

Alexander Czajkowski Anderson Gomes Professor Orientador:

Airton Caminha Disciplina:

Projeto Gráfico II-B

NOVEMBRO DE 2006


Sumário 1 2 3

Introdução............................................04 Objetivos do Manual............................................05

Branding...............................................06 Posicionamento da Marca.....................................06

Marca....................................................07 Apresentação da Marca Principal..........................07 Relacionamento e Interação da Logomarca............08 Alfabeto Institucional............................................09 Assinaturas e Slogans...........................................10 Construção Técnica..............................................11 Área de Respiro.....................................................12 Redução...............................................................13 Paleta de Cores Institucionais...............................14 Versão em Positivo e Negativo...............................15 Versão a Traço......................................................16 Versão em Escala de Cinza...................................17 Versão em Duotone...............................................18 Aplicações sobre Cores..........................................19 Aplicações sobre Texturas e Fotografias................20 Empregos Inadequados da Marca..........................21

4

Aplicações.............................................22 Papelaria Básica...................................................22 Cartão de Visita e Bilhete de Passagem.................23 Sinalização Interna...............................................25 Placas de Informação e Segurança...............25 Sinalização em Veículos de Transporte..................26 Camionetes.................................................26 Caminhões..................................................27 Balões.........................................................28 Uniformes.............................................................29 Atendimento................................................29 Equipe de Apoio (Manutenção).....................30 Equipe de Apoio Médico...............................31 Equipe Técnica (Piloto)................................32 Crachás de Identificação.......................................33 Modelo de CD Institucional...................................34 Souvenires............................................................35 Sacola...................................................................36 Mascote Geninho..................................................37

03


1

Introdução

A O2 Ballons é uma empresa de Turismo Balonista e tem sua sede em Curitiba-PR, localizada no bairro Campina do Siqueira, Parque Barigui s/n. Sua atuação é regional, abrangendo principalmente o primeiro planalto paranaense, com seus vôos turísticos urbanos e campestres. Os valores da empresa são a Natureza, a Liberdade, a Aventura, a Segurança e a Leveza. A missão é “Oferecer um novo referencial panorâmico em passeios turísticos”. A empresa tem como seu principal ponto forte o fato de ter sua equipe técnica calcada em profissionais experientes e reconhecidos no ramo do balonismo brasileiro, trazendo segurança e profissionalismo, assim aumentando a cada dia a credibilidade e reconhecimento dos seus serviços. O diretor geral e sócio-proprietário, Sr. Manfred Vieira Portes, é um apaixonado pelo que faz. Em visita a Curitiba, anos atrás, notou na capital paranaense um forte potencial turístico, então trouxe para a cidade os melhores profissionais da área, lançando um novo conceito em ecoturismo e aventura: os passeios urbanos de balão, possibilitando uma visão panorâmica e tridimensional da cidade. Agregando serviços já tradicionais do balonismo mundial, como passeios campestres e esportes radicais, a empresa, além de ser a única do ramo no estado, ganha reconhecimento internacional pela qualidade e inovação nos serviços prestados.

Os pontos fracos receberam soluções criativas: o alto custo foi resolvido incluindo opções de passeios coletivos para até 16 passageiros; a necessidade de grande área para pousos e decolagens foi solucionada com a instalação da sede no Parque Barigui, com autorização de exploração turística e comercial obtida na Prefeitura Municipal; do fato de ser um meio incomum de transporte veio o apelo de novas descobertas e do “ecologicamente correto”, valores muito em voga na atualidade. No acordo feito com a Prefeitura foi acertado um preço reduzido para moradores da cidade, trazendo vantagens a população local. Como meta de curto prazo a empresa tem um plano de implantação de rotas da capital para o interior, com periodicidade semanal, assim dando ao cliente a opção de conhecer a serra do mar ou os campos gerais, voando de balão. Para médio e longo prazo, aparece o objetivo de criar um novo referencial turístico internacionalmente conhecido na capital paranaense, assim como aconteceu com o Bondinho do Rio de Janeiro. Desta maneira, todos que passarem pela cidade a passeio vão automaticamente incluir o Balonismo no seu roteiro. Além do referencial na exploração turística, a longo prazo a O2 tem como meta transformar a cidade em um pólo de desenvolvimento de tecnologia, testes e inovação na área do Balonismo, trazendo novas empresas e eventos para a cidade.

04


1

Objetivos

O Objetivo deste Manual de Identidade Visual é dar suporte para a correta aplicação da Identidade desenvolvida para O² Baloons. Serão vistos os aspectos gerais que tangem a Logomarca e suas principais Aplicações. Será também apresentado o mascote “Geninho” que participará das futuras campanhas publicitárias da empresa. Caso você estiver visualizando uma versão em CD, poderá ter acesso direto aos arquivos padrão, para facilitar o trabalho e manter o modelo aqui especificado. Para tanto, basta acessar a pasta “arquivos”, localizada na raiz do CD-ROM. É possível acessar estes arquivos também através do site da O² Baloons, digitando www.o2baloons.com.br em seu navegador de internet. Leia todas as páginas com atenção. Bom proveito!

Este é o Geninho, mascote da O² Baloons, que sempre vai estar junto conosco, trazendo novas descobertas e informações de uma maneira muito peculiar!

05


2

Branding

A marca “O2 Ballons” foi criada e idealizada a partir do conceito de “ecologicamente correto”. O2 é o símbolo representativo para Oxigênio na ciência, e por isso foi selecionado para compor a identidade, pois reflete os principais valores defendidos pela empresa junto ao mercado e a sociedade. Em um momento de problemas crescentes e mundiais com a poluição, a empresa defende um transporte turístico ecologicamente correto e inovador, trazendo como valor associado a mudança de hábitos e a busca por um futuro melhor para o nosso planeta. Oxigênio também é a base de sustentação para o Balões na atualidade, que levantam vôo devido a diferença de densidade promovida pelo aquecimento do ar no interior da lona. Além de todos estes fatores, Oxigênio transmite Pureza, bem como a Leveza, Ecologia e Natureza, valores associados à empresa.

A O2 Ballons é voltada para Jovens de todas as idades, ou seja, qualquer pessoa que tenha gosto por aventura, adrenalina e novas experiências, que goste de natureza, ou então que simplesmente queira conhecer a cidade sob um novo ponto de vista. Tradicionalmente, a maior porcentagem de clientes está na faixa de 35 a 50 anos, das classes média e alta. Passeios de casais ou em família também são comuns e devem ser sempre lembrados nas mídias publicitárias. A terceira idade constitui em torno de 20% da clientela e possui vantagens e passeios exclusivos. Para passeios infantis a empresa possui um política de propaganda em colégios de Curitiba. Estes passeios são acompanhados de monitores selecionados e limitados a um número máximo de 10 crianças por balão, visando assim a segurança e controle dos passageiros.

Natural, Livre e Seguro.

06


3

Marca Apresentação

A Logomarca O² Baloons sintetiza os conceitos abordados na Política da Marca. Como tipografia de base foi utilizada a fonte Alba, que transmite suavidade e leveza, além de ser simples e direta. Os tons de verde aparecem na Logomarca e nas cores institucionais, representando a natureza e a pureza. Todos estes conceitos estão ligados ao Oxigênio, que inspirou a criação da marca. O segundo “o” leva um círculo verde em seu interior, alinhado com o “2” de “O²”, ou seja, é o oxigênio que traz a vida e o movimento, para a logomarca e também para todos os clientes. O “o” que voa é aquele que possui O²!

07


3

Marca Relacionamento

Relacionamento e Interação de Elementos da Logomarca A logomarca O² Baloons deverá ser sempre apresentada na sua versão completa, respeitando o formato e espacejamento, conforme apresentado neste manual. Apenas aplicações secundárias poderão utilizar-se de elementos desconstruídos da logomarca, possuindo função meramente estética.

08


3

Marca

Alfabeto Institucional

ALBA Utilizada como base para a logomarca. Deverá constar apenas em pequenos títulos ou marcadores, pois não possui legibilidade em textos longos.

CENTURY Utilizada em títulos, textos longos e mídias digitais em geral.

BANKGOTHIC Utilizada em títulos. Possui apenas caixa alta.

BOOKMAN OLD STYLE Utilizada em títulos, textos longos e mídias digitais em geral.

DUTCH801 XBD Utilizada em títulos e palavras que necessitem destaque.

abcdghijlmnopqrstuvxzABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ 1234567890*&¨%$#@!”’)( abcdghijlmnopqrstuvxzABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ 1234567890*&¨%$#@!”’)( abcdghijlmnopqrstuvxzABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ 1234567890*&¨%$#@!”’)(

abcdghijlmnopqrstuvxzABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ 1234567890*&¨%$#@!”’)(

abcdghijlmnopqrstuvxzABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ 1234567890*&¨%$#@!”’)(

09


3

Marca

Assinaturas e Slogans

x x mínimo: x máximo: 2x

Liberdade ao Voar a Vida.

No caso de utilização de assinaturas em materiais impressos ou gráficos deverá ser seguido o modelo ao lado. A tipografia utilizada no slogan é a Bookman Old Style e o alinhamento será dado pela direita em relação a Logomarca. O espacejamento e o tamanho do tipo não deverão ultrapassar os limites estabelecidos em relação a medida “x”, referente à menor espessura da logomarca. A assinatura não deverá ultrapassar o limite esquerdo em relação à logomarca.

Liberdade ao Voar a Vida.

Natural, Livre e Seguro.

Um novo panorama no vôo da vida.

Livremente Confiável.

10


3

Marca Construção Técnica

As proporções da logomarca deverão ser sempre respeitadas.

x

3.4x

11


3

Marca Área de Respiro

0,7x 1x mín. mín. 1,7x mín. 1.7x mín.

X

1x mín.

0,6x mín.

1x mín.

1x mín.

12


3

Marca Redução

140mm

70mm

35mm * A redução máxima da logomarca é de 35mm.

13


3

Marca Paleta de Cores

“Verde O²” em prenchimentos

“Vermelho-marrom” em segurança C M Y K

29 3 94 0

C M Y K

R 166 G 206 B 57

PANTONE 382 C HEX #A6CE39

11 89 89 0

R 192 G 66 B 47

PANTONE 180 C HEX #C1422F “Cinza 30% preto” em manutenção

“Verde Grama” em contornos C M Y K

79 7 99 0

R O G 153 B 51

PANTONE 355 C HEX #019934 “Preto” em elementos C M Y K

0 0 0 100

R O G 0 B 0

PANTONE Black 6 C HEX #000000

C M Y K

23 18 18 0

R 178 G 178 B 178

PANTONE Cool Gray 6 C HEX #B2B2B2 Em aplicações com degradê todas as cores poderão variar de prenchimento 100% a 0%. Os títulos apresentados são meramente ilustrativos, cabendo outras utilizações em projetos gráficos, ficando a decisão a cargo da equipe técnica envolvida. O verde é a cor institucional e deve ser sempre utilizado nas aplicações. Vermelho e cinza não deverão ser utilizados associados a Logomarca, mas sim em Placas de Sinalização, Uniformes, Crachás e materiais afins.

14


3

Marca

POSITIVO: Com fundo de 0 a 30%

Positivo e Negativo

NEGATIVO: Com fundo de 31 a 100%

15


3

Marca

POSITIVO: Com fundo de 0 a 30%

Versรฃo a Traรงo

NEGATIVO: Com fundo de 31 a 100%

16


3

Marca

POSITIVO: Com fundo de 0 a 10%

Escala de Cinza

NEGATIVO: Com fundo de 31 a 100%

17


3

Marca

POSITIVO: Com fundo de 0 a 30%

Duotone PANTONE 382 C

NEGATIVO: Com fundo de 31 a 100%

18


3

Marca

Aplicações sobre Cores

Exemplos meramente ilustrativos. A aplicação da logomarca sobre fundo colorido deverá ser feita em função da melhor legibilidade. Fundos claros recebem a versão positiva e fundos escuros a versão negativa.

19


3

Marca

Sobre Texturas e Fotos Regiões de fundo escuro deverão receber a versão negativa da logomarca.

Regiões com textura ou diferentes tonalidades poderão receber a logomarca, desde que não sejam destoantes entre si.

Regiões de fundo claro deverão receber a versão positiva da logomarca.

As aplicações sobre texturas e fotografias deverão possuir contraste com o fundo, seguindo a mesma regra de aplicações sobre fundos coloridos: Áreas claras com aplicação em versão em positivo e áreas escuras com versão em negativo.

20


3

Marca

Empregos Inadequados Não alterar o posicionamento dos elementos:

A seguir são demonstrados alguns erros comuns nas aplicações de Logomarca, que ficam proibidos de utilização. Todos os outros cuidados e regras já previamente informados neste Manual também deverão ser seguidos a risca, pois o seu não cumprimento incorrerá em empregos inadequados.

Não inclinar:

Não trocar as cores da paleta institucional:

Não substituir a tipografia da logomarca por outra:

Não rotacionar (permitido apenas para ângulos de 90°):

Não condensar:

Não mudar a proporção:

Não utilizar contorno:

21


4

Aplicações Papelaria Básica Papel timbrado

Envelope

Envelope Carta

Rodovia BR277 s/n - Parque Barigui Campina do Siqueira - Curitiba-PR CEP 82300-410 contato@o2baloons.com.br www.o2baloons.com.br

Rodovia BR277 s/n - Parque Barigui Campina do Siqueira - Curitiba-PR CEP 82300-410 contato@o2baloons.com.br www.o2baloons.com.br

A4 297X210

22


Aplicações Simulação Cartão

Sr. Manfred Vieira Portes Diretor Geral

Liberdade ao voar a vida

(41) 3336-3336 Manfred_Vieira@o2.com.br

(41)

(41)

3366-3636

3635-3536

Cadastro usario 1

Tel:32726617 32726617 Tel:

Liberdade ao voar a vida

Cartão do tipo Usuário Usuário B

Cartão do Usuário

Ande Anderson rsonGomes Gomes

4

23


Aplicações Cartão de Visita 72 mm 1mm

32 mm

26 mm

Sr. Manfred Vieira Portes Diretor Geral Manfred_Vieira@o2.com.br

(41)

(41)

3366-3636

3635-3536 6 mm

42 mm

Liberdade ao voar a vida

(41) 3336-3336

Cartão Empresarial

11 6 43

Cadastro usario 1

Tel:32726617 32726617 Tel:

Liberdade ao voar a vida

Cartão do tipo Usuário Usuário B

Cartão do Usuário

Ande Anderson rsonGomes Gomes

4

12

Cartão do usuário

Cartão já em escala, medidas meramente auxiliativas* Impresso em Acetato Liso Gramatura 200, em base serigrafica e dados variáveis em impressão Digital

24


4

Aplicações Sinalização Interna x 1/4 x

1/4 x

Área de Manutenção

1/4 X

Entrada Proibida Extintores

Use o Capacete

25


4

VeĂ­culos Camionetes

26


4

Veículos Caminhões

27


4

Veículos Balões

28


4

Uniformes Atendimento

Liberdade ao voar a vida

29


4

Uniformes

Equipe de Manutenção

Apoio Técnico

30


4

Uniformes Equipe Médica

Apoio Médico

31


4

Uniformes

Equipe TĂŠcnica (Piloto)

Piloto

32


4

Crachás

Crachás de Identificação x x/4

x/5

x/2 x/4

José Antônio 3/4 x

356-51402 B

Foto

Paula Belford

João Gullman

Alfredo Cunha

(Atendente)

(Piloto)

(Socorrista)

Código:

Código:

365-24562 A

Foto

365-25454 C

Foto

Código:

365-25454 C

- É obrigatório o uso do crachá durante o expediente de trabalho; - O crachá é documento de identificação pessoal e em nenhuma hipótese deve ser emprestado ou usado por outra pessoa; - O crachá deve ser portado em posição visível acima da linha da cintura.

Paula Belford de Castro Data de contratação: 24/10/2004

- É obrigatório o uso do crachá durante o expediente de trabalho; - O crachá é documento de identificação pessoal e em nenhuma hipótese deve ser emprestado ou usado por outra pessoa; - O crachá deve ser portado em posição visível acima da linha da cintura.

João Gullman Ferreira Data de contratação: 12/12/1989

- É obrigatório o uso do crachá durante o expediente de trabalho; - O crachá é documento de identificação pessoal e em nenhuma hipótese deve ser emprestado ou usado por outra pessoa; - O crachá deve ser portado em posição visível acima da linha da cintura.

1548893974724

Data de contratação: 26/08/2002

1485631974724

José Antônio da Silva

4546512974724

1548631974724

x

1,25x

Foto

Código:

x

(Manutenção)

Alfredo da Cunha Data de contratação: 15/07/2003

- É obrigatório o uso do crachá durante o expediente de trabalho; - O crachá é documento de identificação pessoal e em nenhuma hipótese deve ser emprestado ou usado por outra pessoa; - O crachá deve ser portado em posição visível acima da linha da cintura.

33


4

Aplicaçþes CD Institucional

Manual de Identidade Manual de Identidade

34


4

Aplicações Souvenires

35


4

Aplicações Sacola

36


4

Mascote

Geninho - Apresentação

37


Obrigado por sua atenção! Alexander Czajkowski

Anderson Gomes

Design UFPR - 2006/2


Manual de Identidade O² Ballons