Page 1


Gostou? Reproduza essa idéia e distribua!

Chamada nacional: Dia X pelo Xingu.

# Movimento Xingu Vivo Para Sempre.Fale conosco:

venha conosco gritar, se manifestar para dizer: NÃO A BELO MONTE!

para.semprexinguvivo@gmail.com

capa

O Brasil diz ‘NUNCA É TARDE DEMAIS!’: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, Brasilia, Bragança, Altamira, Dourados ( MS)...

http://xingu-zine.blogspot.com/ http://xingu-vivo.blogspot.com/ http://www.xinguvivo.org.br/ http://www.flickr.com/photos/xinguvi vosempre/ Charge Vila St. Antonio: Elton Galdino Quadrinho Curupira: Eduarda Canto Fotos do Congresso do MP: Ramon Santos. Fotos do Editorial: Beth Viana.

editorial

Local: Teatro da Paz Hora: 08:00 da matina.

Eventos no Face: http://www.facebook.com/events/1202756347506 47/

XIX Congresso Nacional do Ministério Público - Hangar/Belém/PA Soubemos pouquíssimos dias antes de começar que o Congresso do Ministério Público iria acontecer em Belém. E sob especulações de que Michel Temer viria. O Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre havia discutido sobre a possibilidade de intervir no primeiro dia de congresso momentos antes, porém nada havia ficado resolvido em termos de ações.

editorial

Na euforia do momento, pensamos em barrar a entrada de Temer. E no calor da revolta, mobilizamos a todos para estarmos presente numa quinta-feira de Novembro em frente ao Hangar (Local onde se realizou o congresso). A galera do VEM (Vegetarianos em Movimento) chegou com uma faixa e um mega-fone e outras tantas pessoas chegaram com cartazes. Pouco minutos depois do horário marcado, o local já estava habitado com muito mais pessoas do que havíamos imaginado. O céu de Belém anunciava chuva. E foi graças a este momento que todos se mobilizaram para entrar no Hangar com faixa, cartazes e palavras de ordem. Fomos adentrando aquele espaço com o intuito de dar voz a uma parte da sociedade não representada lá. A polícia foi chamada e logo de posicionaram ao redor de todos nós, fazendo assim a “proteção”, não sei pra quem ou contra quem, apesar de tudo continuamos a protestar. Decidimos que não sairíamos de lá sem falar com alguém que nos prestasse alguns esclarecimentos. Como o fato da Norte Energia ser patrocinadora do evento, ter um estande com produtos sobre a construção da usina de Belo Monte e ainda ter uma fala no evento. Situações tendenciosas. Quando questionados sobre o ‘Por que’ de estarmos ali diziamos: “Esse é um protesto contra BeloMonte e a presença da Eletronorte aqui”. Então, logo perguntavam:” Vocês são contra o progresso?”. Mas, afinal, o que é o progresso? Progredir é matar? Destruir em nome da economia brasileira? Essa economia primarizada? Agora, nos digam: Isso é progresso?


XinguZine Especial dia X  

Essa é a segunda edição do XinguZine, edição em especia ao dia X que ocorrerá no próximo dia 17 em varias cidade do Brasil. Aqui vocês vão...