Issuu on Google+

MS Excel 2007 – Módulos I e II


Conteúdo do curso Visão geral: Uma introdução prática Lição 1: O que mudou e por que Lição 2: Comece a trabalhar no Excel Lição 3: Um novo formato de arquivo

As duas primeiras lições incluem uma lista de tarefas sugeridas e todas incluem um conjunto de perguntas de teste.


Visão geral: Uma introdução prática



O Excel 2007 está de cara nova! Ele traz as planilhas comuns com as quais você está acostumado , mas com algumas mudanças.



O mais notável é que a antiga aparência dos menus e botões que ficavam na parte superior da janela foi substituída pela Faixa de Opções.



Este curso mostra como usar a Faixa de Opções e destaca as outras mudanças do Excel que vão ajudar você a criar planilhas melhores com mais rapidez.


Objetivos do curso



Obtenha ajuda com a nova aparência do Excel.



Encontre os comandos do dia-a-dia na Faixa de Opções: Recortar, Copiar, Colar, Inserir Linhas na Planilha, Inserir Colunas na Planilhae Soma.



Salve pastas de trabalho nos novos formatos de arquivo do Excel.


Lição 1

O que mudou e por que?


O que mudou e por que Sim, muita coisa mudou no Excel 2007. A mudança mais perceptível está na parte superior da janela. Mas foram mudanças boas.

Os comandos necessários estão mais visíveis e disponíveis em uma central de controle chamada Faixa de Opções.


O que é a Faixa de Opções?

As três partes da Faixa de Opções são guias, grupos e comandos.

Guias: as guias representam as principais tarefas executadas no Excel. São sete guias na parte superior da janela do Excel. Grupos: são conjuntos de comandos relacionados exibidos nas guias. Comandos: um comando é um botão, um menu ou uma caixa em que é possível inserir informações.


O que é a Faixa de Opções? Por onde começar na Faixa de Opções? Comece pelo começo.

Os comandos principais do Excel estão reunidos na primeira guia, chamada Início .


O que é a Faixa de Opções? Grupos reúnem á todos os comandos que você provavelmente precisará para um tipo de tarefa em particular.

Durante toda a tarefa, os grupos permanecem em exibição e à disposição; os comandos não ficam mais escondidos nos menus. Em vez disso, comandos vitais ficam à vista acima do espaço de trabalho.


Mais comandos, mas apenas quando você precisa deles Os comandos da Faixa de Opções são aqueles utilizados com mais freqüência.

Em vez de mostrar um comando por vez, o Excel 2007 mostra todos os comandos somente quando você precisar deles, em resposta a uma ação sua. Sendo assim, não se preocupe se não vir todos os comandos necessários a toda hora. Comece a trabalhar e os comandos requeridos estarão à mão.


Mais opções, se forem necessárias Às vezes, uma seta, chamada Iniciador da Caixa de Diálogo, aparece no canto inferior direito de um grupo. Ela indica que existem mais opções disponíveis para o grupo. Clique no Iniciador da Caixa de Diálogo e você verá uma caixa de diálogo ou uma painel de tarefas. A imagem mostra um exemplo: Na guia Início , clique na seta

no grupo Fonte .

A caixa de diálogo Formatar Células é aberta, com sobrescrito e outras opções relacionadas a fontes.


Coloque comandos em sua própria barra de ferramentas Você usa com freqüência comandos que não estão disponíveis com a rapidez desejada? É possível incluí-los facilmente na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar. Execute a animação para ver o processo que adiciona um botão à barra de ferramentas e, em seguida, remove-o dela. .


Coloque comandos em sua própria barra de ferramentas

Você usa com freqüência comandos que não estão disponíveis com a rapidez desejada? É possível incluí-los facilmente na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido fica acima da Faixa de Opções quando você inicia o Excel 2007 pela primeira vez. Nela, os comandos estão sempre visíveis e à mão.


E quanto aos atalhos de teclado favoritos? Se você usa mais o teclado que o mouse, vai gostar de saber que o design da Faixa de Opções contém novos atalhos.

Essa alteração representa duas grandes vantagens em comparação com as versões anteriores do Excel: •Existem atalhos para todos os botões da Faixa de Opções. •Os atalhos normalmente requerem menos teclas.


E quanto aos atalhos de teclado favoritos? Os novos atalhos também têm um novo nome: Dicas de Tecla. Pressione ALT para fazer as Dicas de Tecla aparecer.

Por exemplo, veja como usar as Dicas de Tecla para centralizar texto: Pressione ALT para fazer com que as Dicas de Tecla apareçam. Pressione H para selecionar a guia Início . Pressione A e depois C para centralizar o texto selecionado.


E quanto aos atalhos de teclado favoritos?

E quanto aos antigos atalhos de teclado? Os atalhos de teclado antigos que começam com CTRL permanecem inalterados e você pode usá-los como sempre fez. Por exemplo, o atalho CTRL+C ainda copia algo para a área de transferência e o atalho CTRL+V ainda cola o que está na área de transferência.


Um novo modo de exibição A Faixa de Opções não é a única novidade do Excel 2007. Modo de exibição de Layout da Página é novo também. Se você já trabalhou no modo de exibição Layout de Impressão no Microsoft Office Word, ficará feliz de ver as mesmas vantagens no Excel.


Um novo modo de exibição Para ver o novo modo de exibição, clique em Modo de Exibição Layout da Página na barra de ferramentas Exibir .

Isto é o que você verá na planilha: Títulos de colunas. Títulos de linhas. Réguas de margens.


Um novo modo de exibição

Outros benefícios do novo modo de exibição: Não é necessário usar Visualizar Impressão para detectar problemas antes de imprimir. Está ainda mais fácil adicionar cabeçalhos e rodapés. É possível ver planilhas diferentes em modos de exibição distintos.

No modo de exibição de Layout da Página, existem margens de página na parte superior, inferior e nas laterais da planilha e um pequeno espaço azul entre as planilhas. As réguas localizadas na parte superior e na lateral são úteis para ajustar as margens.


Trabalhando com resoluções de tela diferentes Tudo que foi descrito até agora é válido se sua tela estiver configurada com alta resolução e a janela do Excel estiver maximizada. Caso contrário, tudo será diferente. Quando e como a aparência será diferente? •Em baixa resolução. Se a tela estiver configurada para baixa resolução, por exemplo, 800 por 600 pixels, alguns grupos da Faixa de Opções exibirão apenas o nome do grupo, e não os comandos do grupo.


Trabalhando com resoluções de tela diferentes 

Tudo que foi descrito até agora é válido se sua tela estiver configurada com alta resolução e a janela do Excel estiver maximizada.



Caso contrário, tudo será diferente.

Quando e como a aparência será diferente? • Quando a janela do Excel não estiver maximizada. Alguns grupos exibirão somente seu nome. • Com Tablet PCs. Nessas telas menores, a Faixa de Opções se ajusta para mostrar versões menores de guias e grupos.


Sugestões para a sessão prática

1.

Digitar texto.

2.

Ajustar a largura das colunas.

3.

Alterar o modo de exibição do documento.

4.

Mostrar ou ocultar espaço em branco.

5.

Adicionar um botão à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.


Teste 1, pergunta 1



É possível personalizar o Excel 2007 adicionando comandos à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. (Escolha uma resposta.)



Verdadeiro.



Falso.


Teste 1, pergunta 1: resposta



Verdadeiro.



É possível adicionar os comandos que você deseja ter à mão à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.


Teste 1, pergunta 2

.) Alguns comandos aparecem apenas quando sĂŁo necessĂĄrios. (Escolha uma resposta.) 1-Verdadeiro. 2- Falso. Verdadeiro.


VTeste 1, pergunta 2: respostaerdadeir



Verdadeiro.



Comece a trabalhar e aparecerá uma nova guia com todos os os comandos necessários. Por exemplo, insira um gráfico ou um cabeçalho e rodapé para ver mais comandos.


Lição 2



Comece a trabalhar no Excel


Comece a trabalhar no Excel A primeira lição ajudou você a compreender a nova aparência do Excel 2007. Chegou a hora de trabalhar.

Digamos que você tem meia hora antes da próxima reunião para fazer algumas revisões em uma planilha criada em uma versão anterior do Excel. Será que você conseguirá executar as tarefas básicas necessárias no Excel 2007 em meros 30 minutos? Esta lição mostrará como.


Abra seu arquivo As primeiras coisas primeiro. Você quer abrir uma pasta de trabalho existente criada em uma versão anterior do Excel.

Siga este procedimento: Clique no Botão Microsoft Office

.

Clique em Abrire selecione a pasta de trabalho desejada. Observe também que você pode clicar em Opções do Excel, na parte inferior do menu, para configurar as opções do programa.


Inserir uma coluna 

Você pode adicionar uma coluna à planilha para identificar categorias de produtos.



Convém usá-la entre duas colunas de dados

Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar.

existentes

Exiba a animação para ver o processo que insere uma coluna em uma planilha.


Inserir uma coluna Você pode adicionar uma coluna à planilha para identificar categorias de produtos. Ela deve ficar entre duas colunas de dados existentes, Quantidade e Fornecedor A planilha contém linhas de produtos solicitados a vários fornecedores e você deseja adicionar a nova coluna para identificar os diversos produtos, como laticínios, grãos, frutos e assim por diante.


Inserir uma coluna



Clique na coluna Fornecedor Em seguida, na guia Início , no grupo Células , clique na seta em Inserir.



No menu que aparece, clique em Inserir Colunas na Planilha. Uma nova coluna em branco é inserida para você incluir dados nela.



Se for preciso ajustar a largura da coluna para ajustar os dados, no grupo Células , clique na seta em Formatar. Na lista que aparece, clique em AutoAjuste da Largura da Coluna.


Formatar e editar dados Você formata e edita os dados usando os comandos dos grupos da guia Início.

Por exemplo, os títulos de coluna terão mais destaque se você aplicar negrito. Para isso, selecione a linha que contém os títulos e, em seguida, na guia Início , no grupo Fonte , clique em Negrito.


Formatar e editar dados Enquanto os títulos estão selecionados, você decide alterar sua cor e seu tamanho, para destacá-los ainda mais.

No grupo Fonte , clique na seta em Cor da Fonte. Você verá diversas outras cores para escolher, bem mais que antes. Também poderá ver qual será a aparência do títulos com cores distintas se apontar para qualquer cor e aguardar um momento.


Formatar e editar dados



É possível usar o grupo Fonte para definir outras opções de formatação e ediçãPor fim, você acha que precisar inserir um ou mais pedidos para a Louisiana Fiery Hot Pepper Sauce. Selecione o nome do produto e, no



Para o tamanho da fonte, em Aumentar Tamanhoclique grupoaumentar Área de Transferência , cliqueclique em Copiar . Em seguida, da Fonte linha . e, no grupo Área de Transferência novamente, clique em na última Colar



.

Enquanto os títulos estão selecionados, você decide centralizá-los nas células. No grupo Alinhamento , clique em Centralizar



.

Por fim, você acha que precisar inserir um ou mais pedidos para a Louisiana Fiery Hot Pepper Sauce. Selecione o nome do produto e, no grupo Área de Transferência , clique em Copiar

. Em seguida, clique na última linha e, no

grupo Área de Transferência novamente, clique em Colar

.


Inserir uma fórmula Antes de entregar o relatório, você quer somar os números da coluna Quantidade É fácil: use o botão Soma .

Posicione o cursor na última célula da coluna Quantidade, e, em seguida, clique no botão Soma da guia Início . (Está no grupo Edição .) Pressione ENTER para ver o resultado da fórmula.


Adicionar cabeçalhos e rodapés Para dar um toque final, você decide adicionar cabeçalhos e rodapés à planilha. Isso ajudará as pessoas a identificar facilmente a que se referem os dados. Veja o que fazer: 1. Alterne para o modo de exibição Layout da Página. Para isso, clique na guia Exibir e, em seguida, clique em Modo de Exibição de Layout da Página no grupo Modos de Exibição de Pasta de Trabalho ou clique no botão do meio da barra de ferramentas Exibir na parte inferior da janela.


Adicionar cabeçalhos e rodapés Para dar um toque final, você decide adicionar cabeçalhos e rodapés à planilha. Isso ajudará as pessoas a identificar facilmente a que se referem os dados. Veja o que fazer: 2. Clique na área localizada na parte superior da página onde consta Clique para adicionar cabeçalho. 3. Assim que você clicar, as Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé e a guia Design aparecerão na parte superior da Faixa de Opções.


Imprimir Chegou a hora de imprimir o relatório. No modo de exibição de Layout da Página é possível fazer ajustes e ver as alterações na tela antes de imprimir. Veja como usar o modo de exibição de Layout da Página: 1. Clique na guia Layout da Página . 2. No grupo Configurar Página , clique em Orientação e, em seguida, selecione Retrato ou Paisagem. No modo de exibição de Layout da Página, você verá a mudança de orientação ou a aparência dos dados de cada maneira.


Imprimir Chegou a hora de imprimir o relatório. No modo de exibição de Layout da Página, é possível fazer ajustes e ver as alterações na tela antes de imprimir.

Veja como usar o modo de exibição de Layout da Página: 3. Ainda no grupo Configurar Página , clique em Tamanho para escolher o tamanho do papel. Você verá os resultados das suas escolhas imediatamente. (O que você vê é o que será impresso.)


A janela Nova Pasta de Trabalho _ A janela Nova Pasta de Trabalho é o ponto de partida perfeito para o Excel.

Quando você clica no ícone Botão Microsoft Office janela Nova Pasta de Trabalho é aberta.

e em Novo, a

Na parte superior da janela, você pode selecionar uma nova pasta de trabalho em branco ou um modelo.


Sugestões para a sessão prática

1.

Inserir uma coluna

2.

Usar AutoSoma.

3.

Adicionar um cabeçalho e rodapé.

4.

Dar os toques finais.

5.

Explorar as opções de impressão.



Sessão prática online (requer o Excel 2007)


Teste 2, pergunta 1



Para inserir uma nova coluna, você usa os comandos do grupo Células da guia Início. (Escolha uma resposta.)

1.

Verdadeiro.

2.

Falso.


Teste 2, pergunta 1: resposta

Verdadeiro.

Em seguida, clique na seta junto a Inserire, em seguida, em Inserir Colunas de Planilha.


Teste 2, pergunta 2

1.

Onde está o botão no qual você clica para encontrar os comandos para abrir e fechar arquivos? (Escolha uma resposta.) Na primeira guia.

2.

No canto superior esquerdo da janela.

3.

Abaixo da Faixa de Opções.


Teste 2, pergunta 2: resposta

No canto superior esquerdo da janela.

Clique no grande Bot達o Microsoft Office arredondado, no canto superior esquerdo.


Teste 2, pergunta 3



No modo de exibição de Layout da Página, você deseja adicionar um cabeçalho na planilha, mas não está vendo os comandos necessários. Para obter esses comandos, é preciso clicar na área onde consta “Clique para adicionar cabeçalho”. (Escolha uma resposta.)

1.

Verdadeiro.

2.

Falso.


Teste 2, pergunta 3: resposta



Verdadeiro.



Assim que você clicar, as Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé e a guia Design aparecerão na Faixa de Opções. Elas contêm todos os comandos para se trabalhar com cabeçalhos e rodapés.


Lição 3



Um novo formato de

arquivo


Um novo formato de arquivo O Excel tem um novo formato de arquivo. Mas ainda é possível abrir e editar pastas de trabalho antigas e compartilhar arquivos com pessoas que não possuem o Excel 2007. O novo formato de arquivo proporciona mais segurança para os arquivos, diminui o risco de arquivos corrompidos e produz arquivos menores, além dos novos recursos.


Trabalhando com arquivos de versões anteriores No Excel 2007, é possível abrir os arquivos criados no Excel 95 a Excel 2003.

Mas e se você for a primeira pessoa da empresa a usar o Excel 2007? E se precisar compartilhar arquivos com departamentos que ainda não têm o Excel 2007? Não se desespere. Vocês podem compartilhar pastas de trabalho entre si.


Trabalhando com arquivos de versões anteriores

 

Veja aqui como fazer isso:

Os arquivos antigos permanecerão inalterados até que você decida mudá-los. 

O Excel salvará um arquivo antigo em seu formato original a menos que você determine o contrário. Por exemplo, se ele foi feito no Excel 2003, o Excel 2007 irá salvá-lo no formato 2003 por padrão.



Novos recursos avisam se você salvar um arquivo em uma versão anterior. 

Se você salvar um arquivo no formato de uma versão anterior e os recursos usados da versão 2007 não forem compatíveis com ela, um Verificador de Compatibilidade informará isso.


Trabalhando com arquivos de versões anteriores



Veja aqui como fazer isso:



Sempre é possível copiar arquivos mais novos em formatos mais novos em primeiro lugar.



Basta dizer ao Excel que você quer uma Pasta de Trabalho do Excel (*.xlsx). Essa cópia do arquivo conterá todos os recursos do Excel 2007.

É possível compartilhar documentos entre versões usando um conversor. –

Colegas que usam o Excel 2000 a 2003 podem abrir arquivos do 2007 baixando e utilizando um conversor.


Benefícios do novo formato O novo formato de arquivo significa melhorias para o Excel.

Estes são os principais benefícios: • Novos recursos • Arquivos mais seguros • Menos riscos de corrupção de arquivo


Benefícios do novo formato O novo formato de arquivo significa melhorias para o Excel.

Estes são os principais benefícios: • Tamanho reduzido de arquivo • Dados mais úteis


Novos formatos de arquivos, novas opções ao salvar

Ao salvar um arquivo no Excel 2007, pode-se escolher entre vários tipos de arquivos.

• Pasta de Trabalho do Excel (*.xlsx). Use-a quando não houver macros nem código VBA. • Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel (*.xlsm). Use-a quando houver macros ou código VBA. • Modelo do Excel (*.xltx). Use-o quando precisar de um modelo.


Novos formatos de arquivos, novas opções ao salvar

Ao salvar um arquivo no Excel 2007, pode-se escolher entre vários tipos de arquivos.

• Modelo Habilitado para Macro do Excel (*.xlsm). Use-o quando precisar de um modelo e a pasta de trabalho contiver macros ou VBA. • Pasta de Trabalho Binária do Excel (*.xlsb). Use-o com uma pasta de trabalho especialmente grande.


Novos formatos de arquivos, novas opções ao salvar Ao salvar um arquivo no Excel 2007, pode-se escolher entre vários tipos de arquivos.

• Pasta de Trabalho do Excel 97-Excel 2003 (*.xls). Use-o quando precisar compartilhar com uma pessoa que trabalha com uma versão anterior do Excel. • Pasta de trabalho do Microsoft Excel 5.0/95 (.xls) Use-o quando precisar compartilhá-la com uma pessoa que utiliza o Microsoft Excel 5.0.


Teste 3, pergunta 1



Se vocĂŞ salvar um arquivo que foi criado em uma versĂŁo anterior do Excel como arquivo do Excel 2007, o arquivo pode usar todos os recursos novos do Excel. (Escolha uma resposta.)

1.

Verdadeiro.

2.

Falso.


Teste 3, pergunta 1: resposta

Verdadeiro.


Teste 3, pergunta 2



Por que o formato de arquivo do Excel 2007 mudou para XML? (Escolha uma resposta.)

1.

Foram incluídos novos recursos no Excel.

2.

Os arquivos estão mais seguros.

3.

Há menos riscos de corrupção de arquivo.

4.

Tamanho reduzido de arquivo.

5.

Todas as alternativas acima.


Teste 3, pergunta 2: resposta



Todas as alternativas acima.


Teste 3, pergunta 3



Alguém envia a você um arquivo do Excel 2003, que é aberto no Excel 2007. Ao terminar de trabalhar com ele no 2007, o arquivo será salvo automaticamente como Excel 2007, a menos que você altere a opção. (Escolha uma resposta.)

1.

Verdadeiro.

2.

Falso.


Teste 3, pergunta 3: resposta



Falso.



Se ele foi criado no Excel 2003, o Excel 2007 irá salvá-lo no formato 2003 a menos que você decida mudá-lo.


Cartão de Referência Rápida

Para obter um resumo das tarefas abordadas neste curso, consulte o Cartão de Referência Rápida.


USANDO ESTE MODELO



Consulte o painel de anotações ou exiba as anotações inteiras (guiaExibir ) para obter ajuda detalhada sobre este modelo.


Excel