Page 1


SUMÁRIO

6 5 Praia e festivais são sinónimo de verão em Santa Maria

III Torneio Nacional de Minibasquete em Santa Maria

7

PRÓLOGOS E EPÍLOGOS

2


11

13

Tendências primavera/verão 2014 (CABELO)

20

RECEITA DAS CAVAS DA ILHA DE SANTA MARIA

3 ALIMENTOS ANTI-COLESTROL!

16

Maquilhagem Fresca (TOTURIAL)

3


CULTURA Praia e festivais são sinónimo de verão em Santa Maria Sol, praia e mar durante o dia, festas e festivais durante a noite. Por palavras definimos o que é o verão em Santa Maria. Para quem nos visita é obrigatória a paragem nas quatro baías da ilha, como os Anjos, a Praia Formosa, Maia e São Lourenço. E para quem é festivaleiro, disfrute de umas férias mais prolongadas e não perca os Festivais de Blues, Maia Folk e a Maré de Agosto. A Baía dos Anjos é uma zona muito concorrida nos meses mais quentes do verão. Apreciada pelas suas piscinas naturais, perfeitas para momentos de lazer, é nesta baía que o sol se esconde. O Lugar dos Anjos acolhe anualmente o Festival Santa Maria Blues que já vai na sua XI edição. A decorrer de 17 a 19 de julho, este Festival contará com nomes dos Blues, como Rocklassicz (POR), The Ramblers (POR), Sugarboy & The Sinners (Hol), Rod Barthet (Fra), Mz Dee & Maurizio Pugno (EUA/ITA) e Vasti Jackson (EUA). A Praia Formosa é especialmente conhecida pelas suas areias claras, águas límpidas e mornas. Junto à praia decorre todos os anos o Festival Maré de Agosto, o mais antigo de Portugal. A completar a sua 30ª Edição, o Festival Maré de Agosto 2014 decorre de 21 a 23 de agosto.

Do cartaz já fazem parte nomes como a fadista Mariza, Matisyahu e Djaikovski ft. TK Wonder & MC Wasp, Hilight Tribe, La Chiva Gantiva, Selah Sue e o DJ Sousa. Todos os anos jovens de todas as ilhas marcam presença na Maré de Agosto. O Lugar da Maia é outra baía da ilha de Santa Maria. Conhecida pela sua piscina natural e pela sua cascata, nesta baía decorrem todos os anos festas junto à piscina, entre elas o festival Maia Folk. A VIII edição do Festival Maia Folk decorre nos dias 11 e 12 de julho e conta no seu cartaz com bandas como “Myrica Faya”, “Tanira”, “Realejo” e “Os Cempés”. O Festival Maia Folk tem trazido todos os anos à Ilha de Santa Maria, “a música que retrata as origens, a memória viva, as vivências, a identidade de um povo, bem como, os instrumentos e as sonoridades, transpondo-as para a contemporaneidade”. Para terminarmos vamos até à Baia de São Lourenço. Com uma praia de grande extensão, que se encontra entre as maiores do arquipélago, de areia branca e fina e de águas límpidas. A baía de São Lourenço encontra-se classificada como reserva natural. É caracterizada pelos seus vinhedos dispostos em currais ao longo da enseada verdejante que se debruça sobre o mar. Uma das grandes atracções naturais da ilha de Santa Maria

5


DESPORTO III Torneio Nacional de Minibasquete em Santa Maria A ilha de Santa Maria irá acolher o III Torneio Nacional de Minibasquete, que se realiza de 2 a 6 de julho. A iniciativa, promovida pela Associação de Basquetebol da ilha, contará com a participação de 120 crianças. A Associação trará para Santa Maria equipas dos Açores, a representar as ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, e 9 equipas do continente. O III Torneio Nacional de Minibasquete não será apenas marcado pela prática desportiva. A música e a dança farão parte daquela que será a festa de abertura.

Na inauguração do evento, as comitivas participantes irão percorrer as ruas de Vila do Porto até ao Complexo Desportivo. Este desfile será acompanhado pela Charanga dos Bombeiros Voluntários e pelo Clube Motard de Santa Maria.

E a festa continua, pelas 20h30, no Complexo Desportivo de Santa Maria. As atuações de danças de Salão com a Mariense Ana Teresa Carreiro e o seu par Vítor Aires, do artista Wilson, do Grupo de Ginástica Aeróbica e de Zumba, com Elisabete Mariante, irão alegrar a festa de abertura do Torneio.

6


FOTOGRAFIA DE TATIANA PUIM

https://www.facebook.com/prologuesepiloguesblog

7


MARIENSE

ESNTREVISTA

Sabemos que criaste um Blog especialmente dedicado às tuas leituras. Como surgiu este ideia? Sempre gostei de ler as opiniões das pessoas sobre os livros que liam, sempre segui muitos blogs e canais literários no Youtube e pensei “porque não partilhar as minhas experiências também?”. Decidi criar um blog para isso, mas na altura deixei – o morrer, pois publicava as minhas opiniões no Goodreads. No início do ano estava a correr vários blogs e senti novamente aquele bichinho. Em Fevereiro publiquei a minha primeira opinião e fui com a ideia para a frente. Nome: Míriam Puim Idade: 19 Formação: A terminar o 12º ano (área de Humanidades) Hobbies: Imensos, mas entre eles estão ler, ver filmes e séries, teatro e fotografia. Como te caracterizas: Depende. Se não conheço as pessoas com quem estou, consigo ser super tímida e calada. Quando ganho mais confiança sou extrovertida. Adoro rir e fazer rir, estou sempre a fazer caretas, enfim, sou uma pateta. Sou bastante teimosa e talvez um pouquinho orgulhosa.

O que pretendes alcançar com a criação do “Prólogos e Epílogos”? Quero, sobretudo, partilhar a paixão pelos livros com outras pessoas. Quero partilhar opiniões, indicar boas leituras, mostrar livros e autores que, se calhar não conheciam… e quem sabe alguém não começa a ler mais por ter visto divulgado um livro que lhes interesse em algum blog literário? Lê-mos no teu Blog que os teus livros favoritos são O Diário da Nossa Paixão, de Nicholas Sparks e Maléfico, de Nora Roberts. Queres explicar-nos o que te marcou nestas “histórias”? O Diário da Nossa Paixão foi o primeiro livro que li do Nicholas Sparks

8


MARIENSE e foi também o primeiro filme que vi baseado num livro dele. O que me fascina tanto no livro é todo o amor, a amizade e a cumplicidade envolvida na história. Sei que isto parece lamechas, mas é verdade. A Allie e o Noah têm um amor muito puro e genuíno. Além de namorados / marido e mulher, são melhores amigos e, o que sentem um pelo outro conseguiu ultrapassar qualquer barreira. Maléfico marcou – me imenso porque, primeiro, adorei todo o suspense, todo aquele fator meio que… aterrorizante que nos causa arrepios e, ao mesmo tempo, nos entusiasma e nos deixa ainda mais curiosos para saber o que vem a seguir. Também foi o primeiro livro “grande” que comprei. Lembro – me que comprava livrinhos do High School Musical e da Hannah Montana e muitos dos outros livros que lia eram emprestados. São ambos livros que têm uma história incrível e, ao mesmo tempo bastante valor sentimental. Vês te um dia no papel de um autor? Penso que todo o mundo que gosta de ler já teve essa ideia. Para mim, os livros são relaxantes, são uma maneira de entrarmos noutro mundo completamente diferente, sermos outra pessoa… por isso sim, já pensei em escrever e dar a alguém aquilo que eu recebo dos livros, mas nunca foi uma ideia que eu tivesse levado para a frente. Pretendes prosseguir os teus estudos? Se sim, qual a área que queres apostar para o teu futuro?

ESNTREVISTA

Gostava imenso de conseguir prosseguir os estudos, é um sonho que sempre tive. Adorava ser professora de inglês, bibliotecária ou fazer alguma coisa relacionada com teatro. Vamos lá ver! Lê-mos ainda que cinco anos da tua vida foram passados no Brasil e que por isso te sentes mais brasileira. Porquê? Se calhar é uma coisa tola e não sei bem explicar o porquê, mas vou tentar… Isto até dá para rir! Mesmo quem nunca foi ao Brasil conhece alguns dos seus perigos. Têm noção que já estou cá há tanto tempo e ainda me sinto como se estivesse lá? Lá não andava sozinha na rua, era perigoso, principalmente para uma criança e aqui, continuo a detestar andar de sozinha na rua. Se for de dia, tudo bem mas à noite… grr Outras coisas são, por exemplo, o facto de entre a música de lá e a música de cá, preferir a de lá e acompanhar a carreira de alguns dos artistas dos quais gostava quando estava lá, o amor que ficou pela comida brasileira. Aqui em casa ainda comemos pratos brasileiros, doces brasileiros… e pronto, quando falo ou escrevo ainda uso algumas expressões de lá, sem sequer me aperceber. Não é que não goste de Portugal ou de Santa Maria, mas algumas coisas ficam. Gostarias um dia voltar a viver no Brasil? Sempre que me fazem essa pergunta fico dividida mas acabo por responder que não. Adoro o Brasil e acho que na resposta anterior dá para notar que houveram várias coisas boas que vieram comigo (...)

9


MARIENSE

ESNTREVISTA

(...) quando voltámos para Portugal mas também vieram várias coisas más na minha memória, como a violência. Coisas que coisas que ainda vemos quando ligamos a TV e assistimos as notícias do Brasil. Sei que nem todas as partes do Brasil são assim, mas penso que não me iria sentir segura.

Para terminarmos e sobre a nossa ilha, achas que Santa Maria está preparada para o futuro dos seus jovens? O que mudarias? Apesar de gostar de morar aqui, se pudesse mudar alguma coisa, a primeira seria a mentalidade das pessoas. Atenção! Não são todas as pessoas, mas sinto que ainda há muita gente que não está aberta para mudanças, para coisas diferentes… talvez se esse aspeto mudasse, o futuro da ilha

10


11


SAÚDE

3 ALIMENTOS ANTI-COLESTROL!

Calcula-se que cerca de 70% dos portugueses tenha colesterol acima dos níveis recomendados. Os especialistas dizem que mudar a dieta alimentar é a primeira regra para quem precisa de baixar o colesterol. Conheça agora os alimentos que deve passar a incluir nas suas refeições.

Ingira legumes e vegetais todos os dias. São ricos em fibra alimentar, que inibe a absorção de gorduras. São ainda boas fontes de substâncias que ajudam a controlar o

Prefira carnes brancas às vermelhas. Têm menores quantidades de gordura total e o tipo de ácidos gordos presentes não influencia da mesma forma o aumento do colesterol LDL, o também chamado mau colesterol.

Alterne as suas refeições entre carne e peixe. O peixe é rico em ácidos gordos ómega-3 muito importantes na prevenção das doenças que afetam o aparelho cardiovascular.

12


MODA E BELEZA Tendências primavera/ verão 2014 Um penteado tal como uma maquilhagem ou indumentária, revela o

Não esqueçamos também as tiaras de trança, que ficam bem a todas as mulheres, deixando-as assim soltar o seu lado mais doce e feminino.

estado de espírito de uma pessoa, bem como o estilo da mesma, sendo também um bom ego boost feminino. Portanto, já sabe para entrar em grande na próxima estação, faça uma mudança no seu visual, só lhe irá fazer bem! No que diz respeito aos penteados, certamente os apanhados em baixo (rabo-de-cavalo), os apanhados em cima (coque à bailarina) e os cabelos que têm um aspeto natural (ondulado e quase que acabados de sair da cama) são os ex-líbris para a próxima estação, sendo ideais para se usarem no quotidiano, uma vez que são fáceis de fazer, bem como casuais, mostrando assim todo o poder do conforto.

13


MODA E BELEZA Inspirem-se nos looks O romantismo das tranças As tranças são uma ótima opção para

Penteado com toque francês. Para fazer este look torçam o cabelo para dentro a partir das laterais para criar aquela espécie de “coroa invertida” e vão escondendo as mechas do cabelo com travessões.

valorizar os penteados e principalmente os coques, concedem um acabamento especial ao visual e podem ser aplicadas a todas as ocasiões.

Coque torcido feito na meia cabeça.

Um

apanhado

mais acima, com umas

tranças

embutidas.

14


MODA E BELEZA O mais básico de todos. É deixar o

Trança lateral, o calor começa a apertar. Seja

cabelo completamente solto com a risca ao

ela despenteada, direitinha com ou sem

meio.

volume.

Rabo de cavalo com uma mexa de cabelo á volta do elástico para dar o

Uma trança não necessita de ser com o cabelo todo, um penteado muito utilizado e provavelmente já viram nas ruas são as tranças laterais pequeninas com o cabelo

15


16


MODA E BELEZA

Maquilhagem Fresca

3 - Aplique no canto exterior uma sombra de tom castanho médio.

O Verão chegou , mas se és como eu e gostas de andar sempre arranjadinha e bem maquilhada, mas não gostas de maquilhagem muito fortes, então a maquilhagem de hoje é a acertada para ti . Hoje o nosso FOTORIAL é de uma maquilhagem super fresca e leve . Vamos lá começar : 1 - Primeiramente aplicar um primer ( o primer ajuda a que as nossas sombras durem mais tempo), ou um corrector para servir de base para as sombras que irás aplicar em seguida.

2 - De seguida aplique uma sombra em tom salmão, tanto pode ser matte como com brilho.

4 - Também no canto exterior aplique um tom de castanho mais escuro e que seja matte, e esfume tudo muito bem.

5 - Em seguida aplique na linha das pestanas inferiores uma sombra na cor vere água .

17


MODA E BELEZA 6 - Aplique no canto interior do seu olho uma sombra dourada para assim iluminar o mesmo. Ou se preferir uma sombra branca mas com brilho.

9 - Para finalizar os olhos aplique muita, muita máscara de pestanas. 7 - Com uma sombra preta, com ou sem brilho, faça uma linha bem rente ás pestanas superiores, se gostar faça um leve puchadinho no canto externo. E se gostar faça uma linha mais grossa como se fosse um eyeliner. E este foi o resultado final, uma maquilhagem super simples e mega fresca agora para esta estação do ano. Optei por uma batom vermelho, mas podem optar por um batom de qualquer cor que mais gostem, eu amo lábios vermelhos, e como a maquilhagem era super soft optei por abusar mais na tonalidade do batom. 8 - Plique lápis castanho na linha de água. Optei pelo castanho porque assim dá um ar muito mais leve á maquilhagem. Mas caso prefira use um lápis preto.

18


MODA E BELEZA

E este foi o nosso primeiro fotorial, espero que tenham gostado desta maquilhagem , e no proximo mes teremos mais uma maquilhagem de Verão mas para noite. Não se esqueçam de visitar o meu blog, canal do youtube e página no facebook. Um enorme beijinho! Sofia Oliveira

19


GASTRONOMIA

RECEITA DAS CAVAS DA ILHA DE SANTA MARIA RECEITA: INGREDIENTES:      

125g DE FARINHA; 10 OVOS; 2 CHÁVENAS DE CAFÉ DE AZEITE; 1/2 CHÁVENA DE CAFÉ DE ÁGUA; SAL; 400g DE AÇÚCAR.

em forno forte. Entretanto, leva –se o açucar ao lume com uma chávena de água e deixa – se ferver até fazer ponto de bola mole. Retira –se depois do calor e bate –se até estar opaco. Cobrem –se as cavas com este açucar e deixa –se secar.

CONFECÇÃO: Leva –se o azeite ao lume até fumegar (queimar). Junta –se a farinha com azeite e depois os ovos um a um, batendo entre cada adição. Por fim mistura –se a água. Deita –se meia colher de sopa desta massa em formas de queques juntadas com manteiga e povilhadas com farinha. Levam –se a cozer

21


A IMPORTÂNCIA DA RECILAGEM Com criatividade, muita coisa que seria ‘lixo’, pode ser transformado em objectos úteis e bonitos.

O primeira passo a dar, quando queremos reutilizar um dado objeto, é refletir sobre as nossas próprias necessidades individuais para que sejamos capazes de transformar em algo que satisfaça a necessidade aferida, recorrendo á fértil imaginação e criatividade do homem.

Basta usar um produto mais de uma vez, se o produto é utilizado mais de uma vez na mesma função ou não. Sabendo inovar e combinar, cria –se novos objectos a partir do que não ia ser mais aproveitado e a natureza agradece.

Reutilizar permite dar uso a materiais aparentemente disfuncionais, o que é bastante positivo para o ambiente, quer para nós que poupamos com isso.

22


JOSEFINA CRUZ ANDREW MIRANDA ANA RAPOSO TIAGO SOARES SOFIA OLIVEIRA

ANDREW MIRANDA ANA RAPOSO

24


III edição xagamoche magazine  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you