Page 1

1

NOV EM BR O 2012


2

NOV EM BR O 2012


3

NOV EM BR O 2012


4

NOV EM BR O 2012


5

NOV EM BR O 2012


Com a palavra: o editor

Expediente

Sumário

POSSEBON EDITORA E ANÚNCIOS LTDA. ME. +CANAL ABERTO 07 - O todo poderoso

Prezado(a) Leitor(a) Este espaço é todo para você. Não se acanhe e coloque a sua opinião para valer. Neste mês de novembro/2012, estou aproveitando para trocar figurinha com os meus caros leitores e o assunto que vou abordar é sobre o enigmático dia 21/dezembro/2012, que está batendo em nossas portas, motivo para um filme catastrófico de Hollywood e, também, agora, um programa semanal da rede Globo: “Como aproveitar o fim do mundo”, o que nos leva a crer que, se os baluartes da mídia estão se dedicando a este assunto, algum fogo há de haver nesta fumaça. Para reforçar o assunto, estimulo-os a navegar pela internet, esta moderna arma de comunicação que temos em nossas mãos, procurando sites que falem sobre ele. Nesta edição, trouxe diversos artigos abordando de forma variada este polêmico acontecimento, trazendo luz, para quem se interessar em recebê-la, sobre o comportamento humano neste próximo estágio em que o nosso planeta está se colocando, lembrando que, àqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir, basta prestar atenção no movimento do planeta, tanto no plano emocional como no plano físico, deixando a alma e o sentido captar as vibrações soltas pelo ar que, sutilmente, um arrepio nos leva a crer que algo estranho está por acontecer. Fazendo analogia, me lembro da minha cachorrinha quando pariu pela primeira vez, a suaansiedade pelo enfrentamento de algo inédito em sua vida, sem curso e sem preparação prévia, partindo para o desconhecido que, na verdade, estava intrínseco em sua alma, como realmente aconteceu: ela, sozinha, deu a luz 6 filhotes, efetuando todos os procedimentos necessários. E é o que vai acontecer conosco, está formatado em nossa alma, há mais de 2.000 anos que a humanidade vem sendo alertada sobre esta transição, por isso, mais do que nunca, a nossa consciência vem sendo estimulada a refletir, a se programar e a se reformar intimamente, pois, a cada um será dado segundo a sua obra. Como disse Jesus: -“Minha paz vos deixo, minha paz vos dou, não vos dou a paz do mundo, mas, vos dou a paz de Deus, que o mundo não pode dar”.

NOV EM BR O 2012

Administração - Ana Beatriz Possebon - Lucila Zelenski - Valdira S.Takiya Editoração \ Redação - Antonio Celso Possebon Arte \ Diagramação - Caio César - Alexandre Dimas Revisão - Shirley Terenciano Comercial - Ana Paula Possebon - Rafaela Domingos Tenório - Nathalia Barros Venâncio Impressão - Gráfica Mundo Tiragem - 20.000 exemplares Distribuidores - Brudan Distribuidora - M.C. Distribuidora Ltda. Localidades de entrega - Arujá (incluindo todos os seus condomínios). - Itaquaquecetuba \ Santa Isabel \ Guararema \ Guarulhos \ Mogi das Cruzes \ Suzano \ - Assinantes espalhados por todo território nacional.

FALE CONOSCO

Fone: (11) 4653 5151 atendimento@sermaisrevista.com.br

Envie sua opinião, crítica ou sugestão. Elas são muito importantes para nós.

PARA ANUNCIAR

Paz e harmonia.

6

www.sermaisrevista.com.br

Antonio Celso Possebon editor@sermaisrevista.com.br

ASSINATURA GRATUITA www.sermaisrevista.com.br

Fone: (11) 4653 5151 comercial@sermaisrevista.com.br Rua Major Benjamin Franco, 52 Centro - Arujá/SP - Cep. 07400-165 O conteúdo editorial da SER MAIS Revista é resguardado por direitos autorais, não podendo ser reproduzido sem prévia autorização da POSSEBON EDITORA E ANÚNCIOS LTDA. Opiniões expressas em matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião da Revista. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes.

+INSPIRAÇÃO 08 - Moda infantil 10 - 2012 e a grande transição... 12 - Skate +SAÚDE & CORPO 14 - O conselho dos Maias 16 - Consegui emagrecer com... 18 - Somos: substituíveis ou... 20 - Por que eu não me mato? 22 - Hoje é dia de ser feliz 24 - Você quer mudar, mas... 26 - Você pode conseguir! 28 - Use e abuse da maquiagem! +SAÚDE ANIMAL 30 - Quanto tempo dura a gestação? +CONSCIÊNCIA 32 - Preciso escrever 34 - Consciência negra 36 - Atitudes +INOVAÇÃO 38 - Escritório do futuro 40 - Aluguel de carro +MATÉRIA DE CAPA 42/43 - Sobre 2012 +CONEXÃO 44 - Como se preparar para a... 46 - Sua casa imóvel 48 - Deep Web - o lado obscuro... 50 - Consumidor: proteja-se! +IDÉIAS 52 - O triângulo profético:... 54 - Passos para ganhar a vida... 56 - A verdade sobre 2012 e uma... +MÃOS À OBRA 58 - Nova descoberta gera hidrogênio... 60 - Incineração do lixo: prós e contras 62 - Pais não ensinam seus filhos a... +DIVERSÃO 66 - Viajar pelo mundo 68 - Out Music Hall - um novo... 70 - Falando de mulheres 72 - Não é bem assim? +GASTRONOMIA 74 - Coisas de comer 76 - Coisas de comer /só para crianças +ATITUDE 78/80 - Acontecimentos e dicas +PONTO FINAL 82 - O que é ser livre?


O assunto que vamos falar vai girar em torno do todo, do tudo, que é DEUS. Dentro do estágio em que nos encontramos na escala evolutiva do espírito, fica-nos difícil compreender a magnitude de DEUS. Mas, apesar da nossa pequenez, vamos, em conjunto, tentar entender este computador gigantesco que comanda todo o universo que, no dizer de uma organização milenar cuja fundação se reporta ao antigo Egito, denomina-o de: “o Grande Arquiteto do Universo”. Então, já podemos definir que: “DEUS é tudo, inclusive cada um de nós”. Vamos tirar da cabeça que DEUS é aquele velho de barba bem comprida e branca; aquele velho rabugento cheio de manias e de desejos; aquele que hoje quer uma coisa e amanhã quer outra e que, conforme seu humor dá e tira as coisas das pessoas e tudo mais que apetecer a ELE; a quem temos que oferecer sacrifícios e oferendas; a quem devemos cumprir rituais dos mais variados e, se neste campo formos estender, vamos ficar muito tempo lembrando o que a humanidade já fez e faz.

A nossa idealização

Agora que estamos no andar do século 21, momento em que a humanidade vem se preparando para o grande salto evolutivo do espírito e que, apesar de todas estas tragédias e desgraças que assistimos todos os dias, as quais, devemos compreender, que tudo isto faz parte do plano, ou seja, como a vida sempre nos ensinou: para haver uma mudança é necessário chegar ao caos, senão, nós, seres humanos, nos acomodamos não saindo da zona de conforto, vamos entender que DEUS não é uma figura humana, tal qual nós humanos, pois, essa figura fomos nós que montamos, fomos nós que idealizamos à nossa imagem e semelhança, no sentido inverso da cadeia evolutiva.

DEUS é tudo

Inclusive nós. Vamos explicar melhor: DEUS é absoluto, é perfeito, é completo, não necessita de nada, enfim, é tudo. Então, para se experimentar, utilizando o lado relativo dos opostos (como alguns exemplos: o masculino e o feminino / o alto e o baixo / o calor e o frio / o gordo e o magro / o feio e o bonito / enfim, o bem e o mal), DEUS criou os espíritos como sua partícula, como se tirasse um pedaço, uma lasca de si mesmo, dando plena liberdade de ação (livre-arbítrio) a cada partícula, ou seja, a cada espírito, sabedor que através das sucessivas oportunidades todos voltariam para o todo, o que, na verdade, é o único objetivo da nossa infinita vida, ou seja, voltar para o começo. Podemos viver quantas vidas forem da nossa escolha, que um dia, cada um de nós, moradores do universo, estaremos de volta à Central de onde saímos.

Antônio C. Possebon

Somos todos um

Daí, quando ouvirmos algum dito popular que diz: -“DEUS vê tudo, até uma folha que cai da árvore”. -“DEUS está em toda parte”. -”Cuidado! DEUS está vendo”. -”Tudo que você fizer para o seu semelhante, você estará fazendo para si mesmo”. Tudo isso é verdade, por que: “somos todos um com Deus”, por que ELE está presente em todas as coisas do universo, por que ELE é o universo, ELE é a lei que rege todas as coisas, ELE é o começo e o fim, ELE é o alfa e o ômega. Então, vamos nos conscientizar de que tudo que acontece em nossa vida é da nossa escolha: o que é do bem e o que é do mal. Somos livres para realizarmos tudo que quisermos em nossas vidas. DEUS é apenas um observador paciente. Daí, todas as escrituras, todas as orientações, tudo que se falou, tudo que se fala e que se falará através dos grandes e pequenos mensageiros que a vida sempre nos ofereceu, nos oferece e nos oferecerá, é no sentido de nos levar para o caminho de volta para casa.

A mudança

Mahatma Gandhi: o grande mensageiro indiano, libertador da Índia do jugo inglês sem guerra e sem derramamento de sangue, no século passado, disse: -“Sejamos a mudança que queremos ver no mundo”. Isto mesmo, a mudança no mundo começa exatamente dentro de cada um de nós, através da reforma íntima que devemos escolher realizar dentro de nós (cada um tem o seu caminho a trilhar, tem a sua agenda a cumprir), cujo resultado desta evolução individual que vai se juntando com outras pessoas e formando uma multidão (que chamamos de massa crítica), a qual terá a força necessária para mudar o mundo. E é o que está acontecendo, sem alarde, sem ser notícia na mídia e sem participar dos ridículos programas de reality show. É só prestar atenção, aonde quer que olhemos, veremos pessoas com novas ideias, novas posturas, novos pensamentos, querendo mudar o mundo. Toda esta desgraça que tem destaque nas televisões e jornais é a agonia final de um estágio da nossa evolução que estamos deixando para trás

A atitude

Portanto, façamos a nossa parte: cuidemos da nossa vida e basta. É tudo que devemos e podemos fazer. E deixemos que cada filho de Deus cuide da sua vida à sua maneira, pois, todos nós temos o mesmo caminho a trilhar, ou seja, voltar para a Fonte.

NOV EM BR O 2012

O tudo

CANAL ABERTO

O todo poderoso

ANTONIO CELSO POSSEBON (Arujá / SP) Editor da: “Ser Mais Revista”

7


Joelma de Campos

INSPIRAÇÃO

Moda infantil Tendências

O verão chega com muita cor, muita bossa e com peças lindas, pensando especialmente nas crianças, sem perder o conforto. As principais tendências do verão 2012/13 aparecem com a cartela de cores do branco e off-white, que são os novos pretos da estação passando pela cartela de tons pastéis e, em seguida, aos tons neutros de marinho e vermelho que deixam o look ainda mais chique, sem deixar de lado as cores fortes e as estampas.

As cores

As cores predominantes serão: - Adocicadas (rosa, coral, creme, todas com tons de doce). - Azul e azul esverdeado - Tangerina e alaranjado - Tons de Rosa - Verde - Amarelo

NOV EM BR O 2012

Verão 2012/2013

8

Os tecidos

Os principais tecidos serão: - Texturas (Mistura de tecidos) - Renda - Sarja Colorida - Malha em fio egípcio - Malha em cores açucaradas - Cetim - Patchwork

O mix dos tecidos trará leveza e fluidez, que garantirão frescor e balanço para as crianças num verão divertido com liberdade no vestir. Veja a lista de tendências para o verão 2012/2013: 1 - Cor amarela: suave e romântica 2 - Branco total: da cabeça aos pés 3 - Bloco de cores: color blocking 4 - Estampas florais 5 - Babados e rendas

As estampas

As estampas serão: - Póas (Bolinha) - Listras (Náuticas e Coloridas) - Xadrez (Tartam em cores pastéis) - Tiedye (Degradeé) - Floral (De todos os tipos) - Landscapeprint (Foto / Paisagem)

6 - Tangerine Tango (laranja) cor cítrica que funciona com tons de bege e de branco. 7 - Verde Menta: a cor queridinha da temporada verão 2013. 8 - Cores de Sorvete / Tons Pastel: bombandoem: renda, seda, couro, jeans, malha e linho. 9 - Dourado: em bordados, tecidos e acessórios Um abraço e boas compras! JOELMA DE CAMPOS (Arujá \ SP)

Personal Stylist (joelma.de.campos@hotmail.com) BB Bem Bom


9

NOV EM BR O 2012


Angela Karam

INSPIRAÇÃO

2012 e a Grande Transição Planetária O que é?

Tendo sido descoberto em 1961, o “Cinturão de Fótons” marcou o início de uma nova era na terra. Desde 1972, o sistema solar vem adentrando o Cinturão de Fótons, sendo que a Terra começou a adentrá-lo em 1997 e está gradativamente avançando através dele até o ano de 2012, quando esta experiência terá sido completada em sua totalidade e, então, ancoradas as energias desta nova dimensão que se criará no planeta.

Os acontecimentos

2012, também, é o ano que finaliza o Calendário Maia e um “Novo Mundo” renascerá na espiral de expansão da consciência, a qual adentraremos com o objetivo de retornarmos ao Coração desta Espiral, à nossa Jornada Cósmica, a qual já fizemos antes, em outros sistemas, no retorno “para casa”, adentrando a Nova Era Dourada, em um novo nascimento no centro desta espiral.

A energia do Cinturão

Está fazendo emergir tudo o que ficou escondido, criando a necessidade de: limparmos a nós mesmos em muitas almas, limparmos nossos corpos de bloqueios do passado e nos abrirmos para olharmos para dentro de nós. De modo que possamos trazer à superfície e liberar todo o medo de nossa memória celular, transformando os padrões de dualidade de medo em amor, o que, também, está nos permitindo experienciar o Ser mais desperto em contextos antes dormentes em nossas consciências, emergindo em mais conhecimento e dons.

As mudanças

Antes de completar a entrada no coração do Cinturão de Fótons, devemos esperar que a Terra, “ser vivo” com inteligência acima de nossa compreensão, também se limpe, pois, ela, amorosamente, permitiu que pudéssemos crescer e aprender as lições da Jornada.

Tudo que vem acontecendo fora, também está acontecendo dentro de nós, estamos nos ajustando internamente, em nível celular, para as mudanças que a Terra está experienciando.

Nestes tempos mágicos.

Sentimos-nos impelidos às limpezas necessárias impostas pela entrada dos raios gama, os quais, também, funcionam como um dispositivo de memória, da necessidade de limparmos a toxidade de memórias que sejam menos do que amor, de agregarmos as nossas partes, aspectos menos luminosos de nossas experiências dimensionais e integrarmos à luz do nosso Eu Superior, pelo caminho do amor e do perdão. Estaremos todos compartilhando esta vibrante experiência, nesta dimensão, no Coração da Espiral Fotônica. Então, esta será a realidade em que estaremos em um “novo sonho” como irmãos e irmãs de muitas dimensões, em cooperação na criação deste novo sonho, no qual entenderemos que não somos a substância sólida, mas, sim, a substância do amor que cria a realidade na qual existimos.

NOV EM BR O 2012

A nossa atitude

O que temos a fazer é, conscientemente, buscarmos a limpeza e cura para a nossa memória menor do que o amor, adentrando em nosso “Portal Sagrado”, o nosso coração, realinhando, também, nossa mente e nos conectando ao nosso “Eu Superior”, preparando o nosso corpo para receber a fusão com a nossa “Mente Superior”, vivenciando nossa jornada em benção, alegria e pureza do Amor Incondicional. O seu “Eu Superior” é a sua família das estrelas que está pronta a guiá-lo de volta ao caminho do “Paraíso na Terra”.

ANGELA KARAM (São Paulo \ SP) 10

Atuação: Meditação \ Canalização Responsável pela Phoenix Tour


11

NOV EM BR O 2012


INSPIRAÇÃO

Skate O que é?

O “skate” (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia, que consiste em deslizar sobre o solo e sobre obstáculos, equilibrando-se numa pequena prancha (no Brasil é chamada de “shape”), a qual é dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos (chamados de “trucks”). Com o “skate” executam-se diversas manobras, de baixo a alto grau de dificuldade e, no Brasil, o praticante de “skate” recebe o nome de “skatista”. É considerado um esporte radical, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

divertimento de rua. Inicialmente, a nova “maneira de surfar” foi chamada de “sidewalk surf” e, em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas, o skate só ficou mais reconhecido uma década depois. O skate era muito primitivo, sendo apenas uma tábua com quatro rodinhas. O crescimento do “surf no asfalto” se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado “skate”. Surgiam então os primeiros skatistas da época. Em 1973, o norte-americano Davi Leandro inventou as rodinhas de poliuretano, o que revolucionou o esporte, passando o “skate” a pesar por volta de 2,5kg.

O skate no Brasil

Breve histórico

NOV EM BR O 2012

No início da década de 1960, em uma época de maré baixa e seca na região, os surfistas da Califórnia \ EUA queriam, também, fazer das pranchas de surf um

12

O skate chegou ao Brasil por volta de 1965. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro. Não existiam regras, sendo, no início, considerado apenas como lazer e não como uma prática esportiva. Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate. O evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil. Na década de 90, o “skateboard” realmente explodiu no Brasil. O número de praticantes cresceu vertiginosamente, bem como: os eventos, a organização do esporte e a exposição na mídia. A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a entidade nacional que regula o esporte e foi fundada em março de 1999 na cidade

de Curitiba\PR, sendo que, atualmente, tem a sua sede na cidade de São Paulo. O Brasil é considerado como a segunda maior potência no skate mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O aprendizado

Quando você for aprender a andar de skate, primeiro precisa saber como ganhar velocidade e como parar, antes de tentar algo mais avançado. Quando você cair (e vai cair) deve aprender a cair sobre as partes com mais carne, em vez de estender os braços à frente. É importante usar cotoveleiras, joelheiras, capacete e, mesmo assim, estes acessórios não vão impedir que você quebre um braço se cair de forma errada. Certifique-se de ter um bom par de sapatos, os quais deverão ser confortáveis e aderentes. Não economize na hora de comprar um skate, escolha eixos e rodas de boa qualidade, pois, desta maneira, você reduz a chance de se machucar. Fazer a manutenção do seu skate, também, ajuda a prevenir acidentes. Peça ajuda ao funcionário da loja de skate quando achar que algum reparo deve ser feito. Cuidado com as pessoas, pedestres ou outros skatistas, pois, a segurança no skate pode ser resumida em uma única frase: use o bom senso e conheça os seus limites. Estar seguro não quer dizer que você não vai se divertir, mas, sim, que você vai poder aproveitar mais tempo sem se machucar.


13

NOV EM BR O 2012


SAÚDE & CORPO

Fenrir

O conselho dos Maias O tema

Fazendo uma introdução sobre o que seria essa profecia, como a humanidade estaria contribuindo para que tal fato ocorresse e, talvez o mais importante, como seria nosso comportamento diante de tal acontecimento. Não queremos tratar o assunto de forma sensacionalista, queremos apenas colocá-lo a luz dos fatos, para que vocês possam tirar suas próprias conclusões. Devemos, também, citar que as profecias maias eram tanto baseadas na vivência espiritual de seu povo quanto no estudo das características planetárias e universais, ou seja, o que será dito aqui foi fruto de estudo minucioso e não fruto do acaso.

A profecia Maia

Que se refere ao ano de 2012, nos revela que a Terra irá passar por severas transformações e é isso o que vamos detalhar a seguir: - A revelação fala sobre o final do medo, onde o mundo de ódio e materialismo terminará no dia 21 de dezembro de 2012. Nesse momento a humanidade deverá escolher entre continuar o seu comportamento egocêntrico e desaparecer do planeta como espécie ou evoluir para que ocorra a integração do homem com o universo, passando assim a viver um momento harmônico e espiritualista da sua história. Cabe a nós desvendarmos o que seria realmente “desaparecer” do planeta como espécie, visto que a decisão tomada por cada um irá selar nosso destino nessa futura data.

NOV EM BR O 2012

O tempo

14

Através de estudos sobre o sol, os Maias descobriram que o tempo se comporta de maneira cíclica e não linear. Segundo eles, não apenas a Terra gira ao redor do sol, mas, também, todo o sistema solar se move em um movimento periódico. Tal movimento faz com que o sistema solar se aproxime ou se afaste do centro da galáxia, que possui uma grande fonte de luz e energia. Descobriram que esse movimento se trata de uma elipse e que seu ciclo completo tem duração de 25.625 anos, dividido em cinco períodos de 5.125 anos, é quando o sol recebe uma intensa energia vinda do centro da galáxia fazendo acontecer as erupções solares. Os Maias dataram o início do atual ciclo galáctico no dia em 10\agosto\3113 a. C e que, ao fechamento desse ciclo de duração de 5125 anos que se dará em 21\dezembro\2012, o sol receberá um forte raio sincronizador proveniente do centro da galáxia, trocando sua polaridade e produzindo uma gigantesca labareda radiante. Com o Sol trocando a sua polaridade, a Terra se verá obrigada a inverter também o seu campo magnético, visto a influência gravitacional que o Sol exerce sobre nosso planeta.

As civilizações

Os Maias asseguravam que sua civilização era a 5ª iluminada pelo Sol e que, antes, já existiram sobre a Terra outras 4 civilizações que foram destruídas por grandes desastres naturais. Acreditavam que cada civilização é só um degrau na ascensão da consciência coletiva da humanidade. Para os Maias, no último cataclismo, a civilização foi destruída por uma grande inundação que deixou poucos sobreviventes dos quais eles eram descendentes. Pensavam os Maias que, ao conhecer o final desses ciclos, muitos seres humanos se preparariam para isso e que conseguiriam conservar no planeta a espécie pensante: o homem. Dizendo que a mudança dos tempos nos permite ascender um degrau na escala evolutiva da consciência, nos dirigindo a uma nova civilização, que viverá em maior harmonia e compreensão entre todos os seres humanos sobreviventes.

O início da Nova Era

Eles falam desta época como aquela em que a humanidade entrará no “Grande Salão dos Espelhos”, uma época de mudanças para que o homem possa enfrentar a si mesmo, para que se olhe e analise seu comportamento com ele mesmo, com os outros, com a natureza e com o planeta. Uma época onde toda a humanidade, por decisão consciente dos seus habitantes, decidirá trocar o medo e a falta de respeito de todas as relações. Estamos vivendo a última oportunidade da nossa civilização para realizar as mudanças que nos conduzam ao momento da regeneração espiritual e a uma Nova Era Dourada planetária. Predisseram que as forças da Natureza serão as catalisadoras de uma série de mudanças, de tal magnitude que o homem se verá impotente para contê-las. A segurança que temos em todos os sistemas e na tecnologia que criamos ao nosso redor começará a fraquejar, já não poderemos apreender mais desta civilização, da forma em que estamos organizados socialmente e que o nosso desenvolvimento interno necessitará de um lugar melhor.

A união

Muitas das vezes nos perguntamos: - “Até onde pode ir a crença humana: o crer, o duvidar, o saber e o revelar”. Independente de sua escolha, existe algo que nos une e que faz de nós semelhantes e próximos. Esse algo é a nossa existência, que poderá ser colocada à prova nesse período profético, que fará de nós, seres humanos, com os mesmos medos, com os mesmos receios e com a mesma consciência. Mas, não se preocupe que você não estará sozinho. Não nesse período. Fenrir


15

NOV EM BR O 2012


SAÚDE & CORPO

Kiko e Marcello

Consegui emagrecer com saúde! Será? A obesidade

Nos dias de hoje, é muito comum ouvirmos pessoas dizerem que precisam emagrecer ou que estão gordas, certamente devido ao crescimento desenfreado da quantidade de pessoas obesas. Estima-se que 10% da população mundial são obesas. No Brasil, segundo o IBGE, metade da população está acima do peso, assunto com o qual devemos nos preocupar, pois, quando se fala de obesidade fala-se da epidemia do século, considerada como uma das responsáveis por desencadear doenças e problemas à nossa saúde.

Os fatores

NOV EM BR O 2012

Uma pessoa pode se tornar obesa por vários fatores, podendo ser: genético ou hormonal ou ambiental. Entretanto,podemos considerar o estilo de vida moderno como o principal agravante, fazendo com que a maioria das pessoas tenham mau hábito alimentar e não tenham tempo de praticar atividade física. A falta de informação faz com que as pessoas que desejam emagrecer tentem todas as formas possíveis e, muitas vezes, de maneira perigosa. O uso de: substância proibida, dieta radical, produto milagroso ou fórmula mágica, que prometem perda de peso com rapidez, levam muitas pessoas a acreditar que vão perder peso sem esforço, sendo que não é bem assim que funciona.

16

A perda de peso

Para perder peso é necessário: dedicação, reeducação alimentar, realização de exercício físico e, principalmente, a supervisão de médico especialista. A atividade física é indispensável para quem quer emagrecer, sendo responsável pelo aumento do gasto calórico e o exercício aeróbico (caminhada, corrida, bicicleta etc...) é o mais específico pelo maior dispêndio de energia. Porém, o exercício de musculação é de extrema importância, pois, a perda da massa muscular implica em uma queda na queima de calorias em repouso e, durante o exercício, desacelerando o metabolismo, facilitando a síntese e o armazenamento de gordura. Assim, colocamos a musculação como o principal fator para aumentar a massa muscular e um dos principais aliados da queima de gordura, pois, quanto mais músculo o indivíduo tiver, mais acelerado será seu metabolismo.

Conselho final

Por fim, vale frisar que, para a perda de peso corporal, a atividade física é tão importante quanto uma dieta alimentar, sendo crucial que os dois sejam feitos em conjunto para maior eficácia, equilibrando a ingestão calórica com o dispêndio de energia, para manutenção ou redução do peso corporal. Ressaltamos, ainda, que esse trabalho deve ser monitorado por profissionais da área, com treinamento adequado, de forma gradual e segura, trazendo inúmeros benefícios para a saúde geral e para a qualidade de vida.

KIKO BROINIZI e MARCELLO SILVA (Arujá \ SP)

Personal Trainer / Empresários QualyPhisical Em parceria com CESA - Centro Especializado em Saúde de Arujá / Dr.Caruso


17

NOV EM BR O 2012


Juliana Paiva Tosato

SAÚDE & CORPO

Somos: substituíveis ou insubstituíveis? Somos humanos.

Corra riscos

Carregamos conosco certo grau de egocentrismo. Gostamos de acreditar que somos insubstituíveis. Sentimo-nos bem em considerar que, sem a nossa presença, o mundo para. Teimamos em achar que não podemos nos ausentar e que todos ficariam perdidos se não existíssemos.

Li uma passagem de Augusto Cury que gostei muito: - “Sem sonho a vida não tem brilho. Sem meta o sonho não tem alicerce. Sem prioridade o sonho não se torna real. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seu sonho”!

Viva la vida

Já existe uma música que diz: “Viva la Vida”. Acredito que, se existe um segredo para ser insubstituível, é viver sua própria vida intensamente, é buscar novos caminhos, é encarar desafios, é acordar a cada dia sorrindo, com a certeza que vale a pena estar aqui.

Dura realidade

Sinto em informar que, com esse pensamento, nos tornamos, cada vez mais, substituíveis e dispensáveis. Se quisermos, mesmo,nos imortalizarmos, sem dúvida, nossa postura deve ser outra.

Memória seletiva

Felizmente nossa memória tem uma enorme capacidade seletiva e tende a apagar momentos desagradáveis. Caso contrário seria impossível a convivência humana. Seguindo esse principio, se nós quisermos que sejamos lembrados é com atitudes pró ativas e alegres que vamos conseguir.

A vida precisa de pausa

NOV EM BR O 2012

(Carlos Drumond de Andrade) Aceitar que somos limitados e substituíveis em muitas situações, sem duvi-

18

da, pode ser o primeiro passo para nos tornamos insubstituíveis.

Podemos ser insubstituíveis?

Com certeza. Podemos fazer isso ao aprender a valorizar o que realmente merece e a rir de nossa própria “bobeira”. Ao investir tempo em nós mesmos, em quem gostamos e em quem realmente se importa com a gente. Ao realizar a viagem do sonho, ao sair da rotina, ao experimentar mudanças bobas, escolher outras cores, outras perspectivas, outros sabores. Ao sonhar, mas, principalmente, ao realizar.

Mudar...

Agora, se você sentir uma “vontadezinha” de mudar e não sabe como, vou plagiar Clarice Lispector e arriscar sugerir: - “Mude, mas, comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”. O ano pode estar quase acabando, mas, ainda dá tempo. Basta querer!

Dra. JULIANA DE PAIVA TOSATO (Arujá) Fisioterapeuta (doutorada pela FOP/UNICAMP) – Crefito 3-72697-F JPT Saúde e Bem Estar


19

NOV EM BR O 2012


Irlei Wiesel

SAÚDE & CORPO

Por que eu não me mato? A maldição

Para algumas pessoas, a rotina imposta pela escolha do estilo de vida é como uma maldição que não tem fim. Dias intermináveis com: inúmeras tarefas, obrigações, metas, compromissos, correrias, decisões difíceis, exigências imensas, escolhas necessárias, responsabilidades, envolvimento em várias áreas, enfim, um dia com 24 horas, onde a agenda está tão comprometida, que nem com 48 horas seria possível dar conta de tudo. Aparentemente tudo normal, porém, a exaustão torna-se um resultado inevitável. O alto índice de pessoas à beira de um ataque de nervos é assustador, pois, o elevado número de compromisso compromete a saúde mental, física e emocional. A pressão que nos impomos, resulta em pensamentos destrutivos e perigosos.

NOV EM BR O 2012

O vazio

20

Pessoas que guardam sua exaustão e a sentem aumentar, possivelmente, nutrem um desejo inconsciente de finitude. O pensamento recorrente passa a ser: - “Estou em um beco sem saída”! –“O que acontece nos bastidores da população ativa do Brasil”? - “O que muitos escondem, mesmo estando em uma situação profissional e pessoal confortável”? Cada criatura que contribui para a aceleração da economia e auxilia no processo de desenvolvimento de pequena ou média ou grande empresa, pode estar sofrendo de um silencioso desmotivador interno. Refiro-me a uma maldição histórica chamada: “Vazio Existencial”. Quais os sintomas desta maldição? São vários, porém, o mais intenso é a melancolia profunda. Você consegue imaginar Beethoven, o gênio que nos encanta até hoje com suas criações, tentando o suicídio? Pois bem, ele o tentou por razões inexplicáveis. Sabem quais as razões? Melancolia e falta de sentido existencial.

Então, pergunto: - “Se um gênio como ele, experimentou a crueldade destes sentimentos apesar de todo o seu talento, o que esperar de nós, que a cada dia somos “obrigados” a manter o curso da nossa vida sem talento reconhecido”?

O sentimento

O melancólico cria o seu próprio mundo e se tranca nele a sete chaves. Talvez, no processo de criação e trabalho, Beethoven trancava-se demasiadamente em seu próprio mundo, se auto isolando e provando da sua maldição com uma frequência perigosa. Uma maldição que não tem fim, pois, ela representa uma rotina terrível: levanta - trabalha, levanta – trabalha. É como subir diariamente uma montanha carregando nas costas um saco de pedras imensas e, no final do dia, fazer o caminho inverso, preparando-se para,no dia seguinte, fazer o mesmo percurso e da mesma forma. A maldição consiste em comprometer-se com a vida, com o trabalho, com a família e não sentir, não ver e não ouvir sentido algum neste processo. Apesar de muitas pessoas conseguirem uma relativa fama, dinheiro e reconhecimento profissional, mesmo assim, o vazio existencial é companhia de muitos que aos olhos dos outros são sucesso e aos seus próprios não são absolutamente nada. O sentimento de não ser nada,para si mesmo e para o universo, é uma epidemia silenciosa e velada que, historicamente, vem fazendo vítimas.

A existência

No silêncio e no ápice da maldição, fatalmente surge a pergunta: - “Por que eu não me mato”? Frascal, pensador francês, dizia: - “Temos que manter o rei ocupado e distraído, pois, o dia que ele cair em si vai perceber o vazio que é o poder que ele tem”. Talvez, esta dispersão e esta ânsia por: diversão, compra, viagem, trabalho, sucesso e consumo desenfreado do homem contemporâneo, seja uma fuga de si mesmo, dos valores que poderiam preenchê-lo. Lembremos que o consumo não preenche, só distrai temporariamente a nossa maldição. Haveremos de olhar de frente nossa melancolia e abrir espaço na nossa vida para que ela possa manifestar-se na intenção de curá-la. “A alma guarda a origem da dor e o caminho da cura”. Empresas, profissionais liberais, empresários, executivos, donas de casa, adolescentes, crianças, enfim, toda população ativa do nosso país: a epidemia do vazio existencial é um fato e precisa ser encardo de frente, para que o nível de sofrimento do planeta diminua.

IRLEI WIESEL (Santa Maria \ RS)

Coach \ Conferencista \ Escritora \ Psicoterapeuta www.irleiwiesel.com.br


21

NOV EM BR O 2012


Dr. Fabrício J. Araújo

SAÚDE & CORPO

Hoje é dia de ser “feliz” É a vida

A vida é uma escalada. Todos nós passamos por uma curva de aprendizado e nunca sabemos tudo, mas, o importante é: saber que sempre existe tempo de sobra para começarmos algo novo. Muitas pessoas passam a vida com mágoa, com raiva, com ressentimento de acontecimentos passados, de intrigas com amigos ou com parentes, coisas que já se foram, vivem ‘’podres’’ por dentro, não aceitando que alguém tão querido e estimado possa ter feito isso. Entretanto, lembre-se: essas decepções só acontecem com quem estimamos e consideramos, pois, estamos abertos e não estamos na defensiva, já que para os inimigos e os desconhecidos estamos quase sempre atentos a possíveis transtornos e, então, essas mágoas não acontecem ou quando acontecem já estávamos preparados.

Sofrer

NOV EM BR O 2012

Por outro lado, temos pessoas especialistas em sofrer por antecipação, algo bastante interessante de se pensar é o porquê do sofrimento com fatos não acontecidos e que, na maioria das vezes, não depende só de nós. O que se sabe é que, com certeza, isso ocasiona uma enorme perda de tempo e de energia, que certamente poderia ser ocupada de forma mais proveitosa.

22

Todos sabem que, um pouco de preocupação é aceitável e útil, caso contrario ninguém teria responsabilidade com nada, ninguém respeitaria horário, enfim, seria uma verdadeira bagunça, porém, tudo é saudável no momento e na dose certa, principalmente para nós que vivemos em sociedade. O grande mal está quando exageramos e saímos fora deste equilíbrio: o resultado é a ansiedade.

O controle

Como controlar a vida e ser feliz? Viver agora, esta é a resposta. Não adianta em nada remoer o passado, pensar no que fez e no que não fez.Já passou, não volta, viver agora é a solução. Tentar aproveitar o máximo do passado como um aprendizado e tocar a vida em frente. Da mesma forma, quem já não se viu ansioso, com uma preocupação exagerada por alguma situação que, quando

passa, não acreditamos o quanto sofremos por algo tão simples e que se resolveu tão tranquilamente, ou seja, não valeu a pena aquele sofrimento todo.

Viver

Portanto,viva a vida da forma mais intensa que conseguir, seja lá qual for a sua idade, pois, todas as fases da vida são lindas e importantes, não tenha medo da velhice porque, envelhecer é uma benção, lembrando que só tem o privilégio de envelhecer quem está vivo, então, viva, erre,aprenda, não fique parado esperando a morte chegar.

Dr. FABRÍCIO JOSÉ ARAÚJO (Arujá \ SP) CRO\SP.80665 Cirurgião Dentista \ Implantodontista Diretor Clínico e Responsável Técnico Fabrício Implantes


23

NOV EM BR O 2012


SAÚDE & CORPO

Rosana Braga

Você quer mudar, mas, não sabe como? O retorno

Vira e mexe, depois de escrever um novo artigo, recebo mensagem de leitor dizendo que adora me ler, que sabe que precisa mudar, fazer diferente, tomar novas atitudes, mas, não sabe como e nem por onde começar! Faz sentido! Não são poucos os grandes pensadores que vêm nos alertando desde sempre sobre o quanto uma mudança interior requer a junção de um conjunto de pré-requisitos e, de fato, não é fácil. Mas, também, é certo que esta é a única forma de fazer a vida valer a pena: tornar-se você, dia após dia, aprendendo a retirar carapuças, remover crenças que não são suas e, feito ostra, encontrar, enfim, a pérola dentro si mesmo!

NOV EM BR O 2012

Para começar

24

Em primeiro lugar, obviamente, é preciso querer, querer mesmo, de verdade. Mas, querer apenas “não basta”! Sem contar que, para alguns, a percepção de que é hora de mudar chega quando estão se sentindo incomodados, sofrendo. Porém, em muitos casos, especialmente dos mais teimosos e resistentes, a percepção só chega quando estão sangrando, desmanchando-se, desfazendo-se, quase sucumbindo. Somente, então, realmente se disponibilizam a começar o processo de mudança. Sim, mudar é um processo, um caminho e não o apertar de um botão qualquer que, feito interruptor de lâmpada, faz tudo clarear com apenas um clique. Portanto, se você deseja mudar da noite para o dia, esqueça! Não vai rolar! Só se muda vivendo, tentando, errando, exercitando um “eu” mais autêntico todos os dias. Eu sei que, no final das contas, tudo o que você lê pode servir como maravilhoso estimulante, mas, na prática, na vida mesmo, quando “o bicho tá pegando”, é preciso bem mais do que palavras. É preciso ter as ferramentas certas e, principalmente, saber usá-las. Eis a questão: como?

Quer ser feliz?

Embora já tenha cansado de dizer isso, talvez de outras maneiras, vou repetir: não existe uma única resposta. E, cada um tem de encontrar a sua, ou seja, decisão, ação e movimento. Não dá para querer mudar e, ao mesmo tempo, continuar parado ou continuar fazendo tudo igual. Mudar é agir e agir de um jeito diferente! Então, acorda! Pare de reclamar, choramingar, cozinhar o galo, dar desculpas, adiar ou enfiar a cara no sofá e ficar assistindo a vida passar. Se você pensa que qualquer pessoa admirável se tornou a pessoa que é só porque desejou e num estalar de dedos tudo aconteceu, sinto em decepcioná-lo, mas, não foi nada disso, pode apostar! A grande maioria das pessoas realmente felizes teve de fazer por onde, teve de trilhar seu próprio caminho, descobrir quem elas eram e como poderiam se posicionar no mundo. Por isso, se quer ser realmente feliz, terá de criar a sua história, revelar seus próprios segredos, fazer suas próprias regras e abrir o seu caminho, o que o conduzirá a exatamente aonde você quer chegar! Um passo de cada vez, um dia de cada vez e buscando ajuda, porque ela é quase sempre essencial!

A atitude

Não seja inocente e nem tolo de achar que pode fazer isso sozinho! Na maioria das vezes, não pode! Precisa de ajuda e ajuda de quem sabe. Pense: quando está com dor de dente, vai ao dentista. Quando está com dor de estômago, vai ao gastro. Quando está com problemas na pele, vai ao dermato. Mas, por que quando está com dores emocionais, resiste tanto para procurar um especialista no assunto? Existem muitas excelentes opções! Psicólogos das mais diversas abordagens, meditação, transpessoal, constelação familiar, livros maravilhosos, cursos imperdíveis. Basta procurar... Pare com essa bobagem de que falar de sentimentos e aprender a lidar com as emoções é coisa pra gente doida! Para começar, em última instância, ninguém é normal, nem eu e nem você! E depois, esse tipo de pensamento ou crença equivocada sobre os profissionais que trabalham com a psique humana não passa de um preconceito inconsistente e extremamente limitante! Enfim, se você está sofrendo emocionalmente ou desejando mudar seu comportamento, faça alguma coisa por si mesmo! Caso contrário, terá de se conformar com a vidinha que vem levando e esperar até que ela se torne insuportável e você tenha de reconhecer que já perdeu pessoas, relacionamentos e tempo demais! Mas, sobretudo, pare de atormentar o mundo com as suas lamentações, porque elas definitivamente não servem para nada! Tome uma atitude de gente grande!

ROSANA BRAGA (Florianópolis \ SC)

Conferencista \ Escritora \ Jornalista \ Psicóloga Consultora em Relacionamentos Autora dos livros: • O Poder da Gentileza - Ed. Minuano. • Gigantes da Motivação - Ed. Venda Mais. • Faça o Amor Valer a Pena – Ed. Gente. • Alma Gêmea - Segredos de um Encontro - Ed. Alaúde. • Amor - sem regras para viver – Ed. Alaúde.


25

NOV EM BR O 2012


Nathalie Favaron

SAÚDE & CORPO

Você pode conseguir! O sentimento

O desejo e a vontade de escrever se revezam com a ansiedade e a insegurança de não conseguir. Quem já não sentiu isso no início de um novo projeto ou de um novo emprego ou antes de um encontro? As perguntas saltam na nossa cabeça: -“Será que dará certo”? -“Será que ficará bom”? Ou ainda pior: -“Será que eu sou bom (boa) o suficiente”? -”Serei capaz”? Nossa mente é bastante criativa e, às vezes, um pouco perversa e dura demais, chegando, inclusive, a afirmar essas frases ao invés de levantar dúvidas: -“Tenho certeza que não vou conseguir”! -“Não vai ficar bom. Está horrível”! -“Eles nunca vão gostar de mim”!.

A voz

Temos, por todas as terapias, vários nomes para essas “vozes” que dizem coisas sobre nós: lado escuro; mente que mente; sombra etc... Prefiro pensar que se trata apenas de uma parte de mim que clama por aceitação e compreensão e que tem um recado para dar. Uma parte que busca equilíbrio ou um diálogo amigo. Eu ensino para minhas filhas e meus clientes que, quando essa voz interna está gritando “eu não consigo” ela, na verdade, está pedindo para você dizer “eu consigo sim”!.

NOV EM BR O 2012

As crenças

26

Aquilo que acreditamos é criado na nossa realidade. Somos criadores manifestando nossas crenças e pensamentos diariamente. Buscadores de experiências para moldar a vida em busca de crescimento e evolução. Temos liberdade para escolher caminhos, porém, devemos lembrar que concordamos e contratamos a maior parte (senão a totalidade) de vivências que passamos nesta vida. Comprometemo-nos com algo maior que visa a evolução e o aprendizado.

O caminho

Quando estamos no caminho certo sentimos leveza e movimento. Algo flui e nos leva para frente. As experiências e acontecimentos começam a se desenrolar sem esforço, de forma natural e sequencial. Damos a isso o nome de coincidências. Eu prefiro chamar de Fluxo. É como uma corrente que te leva diretamente para o seu caminho. Para onde você tem que ir. E você vai nesta direção sem esforço nenhum. As coisas fluem no Fluxo.

A percepção

Nossa habilidade maior deve ser a de perceber quando saímos do fluxo e fazermos algo para voltar para ele. A sua consciência ampliada vê o fluxo, a corrente e avisa você que é preciso voltar. E cada um volta do seu jeito preferido. Uns meditam, outros rezam e agradecem, outros fazem um esporte, dançam, pintam, escrevem...

Vale qualquer atividade na qual você realmente sinta-se bem e feliz, em paz e serena, alegre e disposta. É uma sensação sutil de bem estar que toma conta do seu corpo e algo se alinha internamente e externamente. Seu corpo, seus pensamentos, sua alma e sua missão.

Agradecimento

E você está de volta ao fluxo. Neste lugar interno, não há espaço nem voz para “eu não consigo”. Há apenas a certeza de que conseguiremos tudo o que for preciso. Tudo o que for essencial e alinhado com nossa missão e propósito. O complexo se torna simples, o difícil fica mais fácil e o que parecia impossível acontece na sua frente. Nesta hora, podemos apenas fechar os olhos, sorrir e simplesmente agradecer!

NATHALIE FAVARON (Arujá – SP)

Coaching \ Constelações Familiares e Organizacionais Atendimento na J.P.T. - Vila Florida Fones: (11) 97513-0554 ou (11) 97587-5334 e-mail: nathamn@terra.com.br www.somostodosum.com.br/nathalie


27

NOV EM BR O 2012


Jaqueline Jacquet

SAÚDE & CORPO

Use e abuse da Maquiagem! O verão chegou...

Prontas para curtir a estação mais quente do ano? Além das férias, viagem e praia, algumas tendências de maquiagem prometem deixar você ainda mais linda.

As apostas

NOV EM BR O 2012

A seguir, confira uma seleção com apostas para esta estação: 1 - O “Tangerine” é a dica de sombra. É um tom de laranja super intenso, quase vermelho. Ele deixa o visual alegre, com a cara do verão e, melhor, é democrático, pois, combina com todos os estilos de pele. 2 - Depois da febre do blush coral, a onda é o laranja queimado. Ele injeta no rosto um ar de “tomei um solzinho hoje cedo”. Fica lindo e funciona super bem para a estação. Dica: quem não tem um blush dessa cor pode misturar um pouquinho de pó bronzeador com blush coral ou laranja. 3 - Verão é sinônimo de pele com aquele bronze lindo. Para conquistar esse efeito use o pó bronzeador, que fica com efeito iluminador. Trata-se de um iluminador (ou um pó bronzeador, mesmo) com um tom claro e iluminado, vale pêssego, dourado e todas essas nuances solares. O truque é aplicar o produto abaixo do ossinho das maçãs. 4 - Foi só a Chanel desfilar modelos “sereias” com sombra perolada, para ela voltar com tudo para o cenário da beleza. O tom - um creme/branco cintilante - é uma ótima opção para maquiagens festivas ou, mesmo, para iluminar o cantinho interno dos olhos - se for com textura cremosa melhor ainda. Dica: use sombras peroladas e com cor de mar. Vale turquesa, verde-água, azul esverdeado ou azul. Na dúvida combine o tom vibrante com marrom ou preto, não tem erro, fica incrível e combina com todos os tons de pele.

28

Os erros

Não erre! Confira os erros mais comuns que cometemos na hora de se maquiar: 1 - Corretivo errado: esse, provavelmente, é o mais famoso de todos. Na tentativa de esconder as olheiras, as mulheres escolhem um corretivo muito mais claro que seu tom de pele, criando um círculo branco em volta dos olhos (o famoso Panda invertido). Para evitar, use um corretivo que seja apenas um tom mais claro que o da sua base. Se estiver na dúvida, tire uma foto com flash antes de sair de casa. Se a mancha branca não aparecer, está tudo ok. 2 - Base apenas no rosto: normalmente as mulheres passam a base apenas no rosto. Como é complicado encontrar uma cor que seja idêntica a da sua pele, o resultado é desastroso: o rosto fica de uma cor e o pescoço de outra. O ideal é que a base seja aplicada não só no rosto, mas também no pescoço para ficar com o tom da pele uniforme e natural. 3 - Blush exagerado: exagerar no blush é um erro bem comum. O blush deve ser usado apenas para dar um aspecto saudável à pele, então, não é necessário sair por aí com duas bolinhas cor de rosa nas maçãs do rosto. O problema pode estar no ambiente onde você se maquia: o ideal é se maquiar em um ambiente claro. 4 - Sobrancelhas marcadas: as sobrancelhas emolduram os olhos e, também, devem ter um tratamento especial na hora da maquiagem. Para corrigir falhas, prefira as sombras específicas para a área ou use até mesmo sombras normais, mas, sempre em tons opacos. O lápis mais escuro deixa o visual pesado e artificial. 5 - Pele pesada: algumas pessoas possuem muitas espinhas, olheiras ou manchinhas. Para corrigir, opte por produtos que tenham maior cobertura, mas, que sejam leves. Base e corretivo em excesso envelhecem e deixam um aspecto artificial. JAQUELINE JACQUET(Arujá \ SP) Hairstylist \ Empresária Studio3


29

NOV EM BR O 2012


Stephanie D’ornelas

SAÚDE ANIMAL

Quanto tempo dura a gestação? A gravidez

Quando vai nascer um novo bebê na família, todos ficam tão ansiosos que parece que os nove meses de gestação não passam nunca. Mas, a gravidez humana, ainda parece rápida se comparada com a de alguns animais, cujos filhotes podem demorar até dois anos para se formar.

Tempo de gestação

Confira abaixo a duração média da gestação de diversos animais e o tempo de vida estimado para cada um, dependendo do tamanho da espécie e, também, a mesma tabela para o ser humano, de acordo com a expectativa de vida mundial de 2011, a saber: Humano Tempo de Gestação: de 253 a 303 dias Tempo médio de vida: 67 anos Rato Tempo de Gestação: 21 dias Tempo médio de vida: de 18 a 20 anos Galinha Tempo de Gestação: 22 dias Tempo médio de vida: de 6 a 8 anos Gato Tempo de Gestação: de 52 a 69 dias Tempo médio de vida: de 10 a 12 anos Cachorro Tempo de Gestação: de 53 a 71 dias Tempo médio de vida: de 10 a 12 anos Macaco Tempo de Gestação: de 139 a 270 dias* Tempo médio de vida: de 12 a 15 anos Cavalo Tempo de Gestação: de 329 a 345 dias Tempo médio de vida: de 20 a 25 anos

NOV EM BR O 2012

Baleia Tempo de Gestação: de 365 a 547 dias* Tempo médio de vida: 80 anos ou mais Elefante Tempo de Gestação: de 510 a 730 dias* Tempo médio de vida: de 30 a 40 anos

STEPHANIE D’ORNELAS (Curitiba \ PR) Estudante Jornalismo \ Escritora Hiperciência

30


31

NOV EM BR O 2012


José Eduardo

CONSCIÊNCIA

Preciso escrever Onde tudo começa

Quando o assunto é escrever, não faltam manuais com fórmulas mágicas, esquemas poderosos e técnicas definitivas para nos ajudar a ir pelo caminho mais suave. Entretanto, existem coisas que podemos fazer em nosso cotidiano que, às vezes, são tão óbvias que deixamos de lado sem querer quando pretendemos incursionar pelo universo da escrita.

Leitura e escrita

NOV EM BR O 2012

Leitura e escrita: um casamento que dá certo. Acredito que todos os grandes escritores, também, são grandes leitores, sejam eles de textos literários ou de redação para Vestibulares e Concursos. Se você pretende ser dar bem em uma redação no Enem ou na Fuvest ou pensa em seguir uma carreira como escritor, o seu primeiro passo é: “ler”! Ler de tudo: folhetos ou revistas ou pequenas reportagens na primeira página do seu provedor de e-mail, não importa, quanto mais leitura, mais capacidade intelectual e conhecimento de mundo você vai ter para poder articular suas ideias, sem cair no senso comum, afinal, para sermos intelectualmente independentes é importante “colecionarmos” ideias por meio de nossas leituras.

32

Não se canta sem cantar

Não se aprende a nadar sem cair na água, tampouco se aprende a ser cantor sem abrir a boca e soltar a voz. No caso da escrita é a mesma coisa. O melhor remédio para aquele que diz “não consigo escrever nada” é escrever qualquer coisa, afinal, escrever é uma habilidade que deve ser desenvolvida como a natação e o canto. Escreva algum rascunho de ideia, mesmo que você ache essa ideia ruim, esboce algum pensamento, um título, uma opinião qualquer que você tenha sobre algum assunto. É óbvio que, no início, não ficará como você deseja, entretanto, lembre-se que o texto é uma construção e você deverá ter paciência para chegar ao produto final. Não tenha medo de começar, pois, só se aprende a escrever, escrevendo.

Escrever é reescrever

Muitas vezes, achamos que os maiores nomes de nossa Literatura são dotados de poderes especiais que os fazem ser criativos e bem convincentes em sua arte, mas, hoje, os estudos dos manuscritos destes gênios das palavras mostram que, na verdade, eles reescrevem muitas e muitas vezes os seus textos. Muitas das grandes obras escritas por Guimarães Rosa, por Machado de Assis e por outros grandes nomes da arte da linguagem, são produtos de insistentes reformulações. Outra boa dica é o distanciamento de seu texto, ou seja, você pode deixar o seu rascunho em uma gaveta e voltar a ele algum tempo depois, pois, isso ajuda a refrescar as ideias e permite com que vejamos os pontos que podem ser melhorados. Peça para alguém ler o seu texto e dar a sua opinião sincera, certifique-se que ela não vai querer te agradar, nem que seja uma pessoa sem conhecimento do assunto. Essa segunda opinião é fundamental para quem quer escrever bem e, depois de absorvida a opinião, com discernimento e humildade, volte para o texto e reescreva-o.

E ponto final

Escrever não é um ato tranquilo e o produto deste ato não é tão imediato como se imagina normalmente. Se você tem alguma ideia que vem te incomodando há algum tempo, que tal colocá-la no papel? E, não se esqueça de usar esses três ingredientes principais que estão ao nosso alcance: muita leitura, muita tentativa e muita reformulação. Para terminar, gostaria de compartilhar uma anedota entre um aluno e uma professora da Língua Portuguesa que nos ajuda a pensar sobre a importância de não deixar nossas ideias ficarem sem forma, apenas vagando em nossa mente: - Joãzinho, você já escreveu a dissertação que eu te pedi? - Ainda não, professora, mas, já tenho tudo em minha cabeça... - Desculpe, mas, se você ainda não escreveu nada, então você não tem nada! E ponto final.

JOSÉ EDUARDO R. DE ALMEIDA (Arujá \ SP) Mestrando pelo DLM - FFLCH -USP Relações culturais Brasil-França (Poesia e Música popular)


33

NOV EM BR O 2012


Tainara Stumpf

CONSCIÊNCIA

Consciência negra Afrodescendente

Adorei esta palavra desde a primeira vez que a ouvi. Ela impõe força e respeito. Nunca mais consegui me referir às pessoas, com as palavras: “negro” ou “negra”.

As opiniões

Alguns defendem a tese de que são apenas palavras e não mudam a realidade. Não pretendo julgar a tese, mas, para mim mudou.

A força

Quero homenagear e agradecer o passado heroico dos africanos e afrodescendentes. Eles, praticamente, construíram o mundo. Por suas mãos as nações cresceram. Eles sofreram, calados, as piores dores que um ser humano pode suportar. Algo perto do martírio de Jesus ou ao que os judeus passaram no período do nazismo. Mas, chega de falar nos erros e nas dores do passado.

O bordado

Quero homenagear esta gente que, a ferro e a fogo, se fez e se faz presente e brilhante em nossa sociedade. Um dia, nós estaremos tão misturados que não se falará mais em cores e raças e, desta mistura perfeita, se originará o mais belo trabalho desta fusão colorida: bordar a humanidade.

O futuro

NOV EM BR O 2012

Tudo é reflexo da cultura de uma época. Um dia, no futuro, não mais haverá diferença. Como diz a maravilhosa música de Simone: -“Quem viver verá que não foi em vão, eu quero é muito amor no coração...”

34

TAINARA DE S. STUMPF (São Leopoldo \ RS) Bancária \ Escritora


35

NOV EM BR O 2012


Martha Medeiros

CONSCIÊNCIA

Atitudes Acho a maior graça.

Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, não exagere... Diante desta profusão de descobertas, eu acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Vamos à lista

- Prazer faz muito bem. - Dormir me deixa 0 km. - Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha. - Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos. - Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de ideias. - Brigar me provoca arritmia cardíaca. - Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago. - Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano. - E telejornais - os médicos deveriam proibir - como doem! - Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada. - Acordar de manhã arrependido (a) do que disse ou do que fez na noite anterior é prejudicial à saúde! - E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda! - Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna. - Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau! - Cinema é melhor pra saúde do que pipoca! - Conversa é melhor do que piada. - Exercício é melhor do que cirurgia. - Humor é melhor do que rancor. - Amigos são melhores do que gente influente. - Economia é melhor do que dívida. - Pergunta é melhor do que dúvida. - Sonhar é melhor do que nada! MARTHA MEDEIROS (Porto Alegre / RS)

NOV EM BR O 2012

Jornalista / Escritora

36


37

NOV EM BR O 2012


Guilherme de Souza

INOVAÇÃO

Escritório do futuro O futuro

Se você, caro (a)leitor (a), não consegue se imaginar trabalhando sem uma máquina de xerox por perto, é bom se preparar, por que: estudo recente, com mais de 7.200 profissionais do mundo, todo feito por pesquisadores do “LinkedIn”, apontou 13 itens (inclusive o xerox) que, da mesma forma que os disquetes e a internet discada, deverão “sumir” dos escritórios nos próximos anos.

Em extinção

01 - Gravador de fita; 02 - Fax; 03 - Arquivos com fichas de papel; 04 - Horário de trabalho padrão; 05 - Telefone de mesa; 06 - Computadores de mesa; 07 - Roupa de trabalho formal (terno, gravata etc...); 08 - Escritório especial para gerentes/executivos; 09 - Cubículos; 10 - Pen-drive; 11 - Escritórios com porta; 12 - Cartão de visita; 13 - Máquina de Xerox (em tempo: o termo correto é “fotocopiadora”, “Xerox” é uma marca).

As Novidades

Sem se limitar a apontar itens que estão rumo à extinção, os entrevistados listaram tecnologias e hábitos que, acreditam, vão se tornar cada vez mais comuns nos próximos anos, tais como: - Tablet. - Armazenamento “em nuvem”. - Horário de trabalho flexível. - Home-office (trabalho em casa). - Vídeo conferência. - Documentos baseados na web (exemplo: Google Docs). - Uso de rede social para trabalho. - Roupa casual.

NOV EM BR O 2012

Sonhos utópicos

Tirando um pouco os pés do chão, os entrevistados imaginaram recursos que, para eles, bem que poderiam existir: - Um assistente clone, para ajudar durante o dia. - Um local do escritório com luz natural. - Um lugar separado para tirar um cochilo. - Um botão de “mudo” para usar nos colegas. E você, leitor, concorda com as previsões (e desejos) dos profissionais entrevistados?

GUILHERME DE SOUZA 38

Jornalista \ Ilustrador (curte ciência, cultura japonesa, jogos de videogame e outras nerdices). gsouzaprguilherme@hiperciencia.com


39

NOV EM BR O 2012


João Pontes

INOVAÇÃO

Aluguel de carro Compra x aluguel

Demonstrativo dasvantagens do aluguel de carro, comparando com as dificuldades na compra, como: - Negociação com concessionária e montadora de veículo - Compra de veículo - Recebimento, conferência e pagamento do veículo adquirido - Serviço de licenciamento e emplacamento - Distribuição do veículo - Identificação, pagamento e cobrança de multa - Contratação de seguro - Acompanhamento de sinistro - Controle de manutenção de garantia - Manutenção de garantia - Manutenção preventiva e corretiva - Preparação, negociação e venda do veículo Ao adquirir o serviço de transferência de gestão (aluguel), o empresário tem à sua disposição toda a frota que precisar, desde carros executivos, carros populares, utilitários e até 4 x 4, com a comodidade de contar com assistência 24 horas por dia, sete dias por semana.

A opção

NOV EM BR O 2012

A transferência de gestão, além de reduzir custos relativos à frota, agrega a comodidade e a agilidade que a sua empresa necessita. Na hora de adquirir sua própria frota, muitas companhias fazem um comparativo do valor do financiamento com o valor do aluguel, para decidir a melhor opção. Mas, o empresário precisa levar em consideração custos como: licenciamento, imposto, manutenção, proteção, administração do carro reserva e o capital investido. Ou seja, além da gestão de dezenas e até de centenas de veículos, o valor da compra pode ser investido no próprio negócio. Dependendo das necessidades da contratante, a estimativa de economia para a empresa pode chegar em até 30%.

40

Um estudo

Para facilitar o entendimento, existe um modelo simplificado de estudo financeiro analisando três opções: compra à vista, aluguel ou financiamento do veículo. O exemplo abaixo é ilustrativo e leva em consideração dados reais do mercado para um determinado modelo de veículo. Para uma melhor avaliação de suas necessidades, adeque um estudo específico para a sua empresa. O que foi levado em conta: - Valor médio de um carro popular - Depreciação do veículo - Custo de manutenção conforme indicado pelo fabricante - Licenciamento, IPVA e seguro obrigatório - Proteção – valor médio do mercado - Custo administrativo para gestão da frota - Custo do carro reserva - Venda do veículo após oito meses - Remuneração do capital, considera-se um custo de oportunidade - Deduções do imposto de renda - Taxa de leasing

JOÃO PONTES (Arujá / SP)

Empresário Starmoney / Centurion Rent Car


41

NOV EM BR O 2012


Eunice Ferrari

MATÉRIA DE CAPA NOV EM BR O 2012 42

Sobre 2012 Transformações Planetárias Netuno em Peixes

Por volta das 16:30horas do dia 3\fevereiro\2012, Netuno, o deus dos mares e das águas, definitivamente deixou o signo de Aquário e começou sua caminhada pelo signo de Peixes. Em sua própria casa, já que Netuno rege este signo, podemos esperar por algumas transformações importantes no âmbito pessoal e coletivo. Netuno permanece no seu domicílio (Peixes) durante 14 anos e, nesse tempo, aprenderemos que a força do Universo atua além do nosso controle.

não corrermos o risco de nos perdermos em confusões. Netuno sensibiliza tudo o que toca, deixa fluido, sutil e etéreo. Portanto, o risco de ilusões estará sempre presente. Netuno dissolve os velhos padrões de consciência e a sua passagem por Peixes pode ser um indicativo da transmutação dos padrões cristalizados, por aproximadamente 2.000 anos desta era, que chega ao seu fim. Assimilar positivamente essa energia pode ser um grande passo para a evolução de nossa alma e compreensão do espírito. Como toda energia, Netuno em Peixes nos traz dois lados: o bem e o mal, o positivo e o negativo, o destrutivo e o criativo. Portanto, cabe a cada um de nós fazermos a escolha acertada em direção a uma nova era.

O que representa

O efeito da água

Portanto, Netuno em Peixes nos convoca para o aprendizado da fé e da entrega, independente da nossa vontade, pois, acontecimentos regidos por esse deus estão fora do nosso controle. As energias de Netuno estão situadas no mais profundo do nosso inconsciente e ultrapassam os limites da razão. Portanto, a lógica não servirá de nada na ajuda dos processos netunianos que todos iremos vivenciar. O único caminho que teremos diante desse deus é o da rendição e da entrega. Somente quando entendermos a sua sutileza e a ausência de limites, poderemos entendê-lo e trabalhar unidos a essa força. Portanto, nada de tentar resistir, de se defender e de racionalizar os acontecimentos trazidos por Netuno em Peixes. Devemos nos fundir e não resistir a ele. Netuno em Peixes está naturalmente associado ao misticismo, à espiritualidade, à fusão e à simbiose, um sentido de unidade, de crescimento da alma e de inspiração religiosa e artística. Mas, também, é aí que encontramos o perigo, Netuno em Peixes se relaciona com a ilusão, a desilusão, a dissolução, a imaginação e ao idealismo excessivo. No pessoal, devemos entender Netuno em Peixes como uma nova oportunidade que o Universo nos oferece para libertar o ego para outro nível de consciência, mais um passo na direção de Aquário. É hora de tentarmos fugir de todas as limitações materiais ou emocionais e fugir durante o tempo todo da tendência à destruição que esse planeta traz. O maior perigo social, que já tem sido desenhado, especialmente pela juventude, é o da falta de limite diante das drogas e das bebidas. A tendência à busca do intransponível e do sutil, pode passar pela aniquilação dos vícios. Essa é uma das piores maneiras de vivenciar Netuno em Peixes.

Para os signos

Cada signo vivenciará de maneira diferente a influência de Netuno em sua própria vida. O mais importante é entendermos de forma intuitiva o seu recado. Mas, não devemos de maneira nenhuma tirar os pés do chão. O enraizamento proporcionado por Saturno deve ser vivido em sua íntegra, para

Netuno tem a ver com energias coletivas. Um deus, que rege a água em sua própria casa, pode trazer algumas consequências desagradáveis para todos nós. Em um ano regido pela Lua no horóscopo ocidental, regido pelo Dragão no horóscopo chinês e com Netuno, originário da água, no signo de Peixes, pode-se esperar por eventos relacionados a esse elemento (água), quais sejam: enchentes, tsunamis, muita chuva, problemas no transporte marítimo, rios que transbordam, diques que arrebentam e toda sorte de acontecimentos onde as águas extravasam. Vamos esperar, então, pelas mudanças energéticas vindouras e sentir qual o caminho que o Universo indica a cada um de nós, torcendo para que Ele seja generoso e acolhedor na nossa luta diária pelo crescimento. Boa sorte a todos nós!

O que ocorrerá? A consciência

Bom, por um lado existem várias profecias que indicam esta data como um momento importante da história da humanidade, mas, a mais significativa é o término do calendário Maia, a qual foi interpretada de várias formas. Os mais negativos pensam que nesse ano o mundo termina, entretanto, isto não é real, pois, sabemos que neste ano começa a Era de Aquário. Na


O despertar

Informe-se sobre as mudanças das tempestades solares (que são tempestades magnéticas) e perceberá que os cientistas estão a par destes assuntos ou pergunte a um piloto aviador sobre o deslocamento dos polos magnéticos, já que todos os aeroportos foram obrigados a modificar os seus instrumentos nos últimos anos. Esta alteração magnética se manifesta como um aumento da luz, um aumento da vibração planetária. Para entender mais facilmente esta questão, é preciso saber que a vibração planetária é afetada e intensificada pela consciência de todos os seres humanos. Cada pensamento, cada emoção, cada ser que desperta para a consciência de Deus, eleva a vibração do planeta. Isto pode parecer um paradoxo, uma vez que vemos muito ódio e miséria ao nosso redor, mas, é assim mesmo. Venho dizendo em mensagens anteriores que cada um escolhe onde colocar a sua atenção. Só vê a escuridão aquele que está focado no drama, na dor e na injustiça. Aquele que não consegue ver o avanço espiritual da humanidade, não tem colocado a sua atenção nesse aspecto.

A frequência

Porém, se liberar sua mente do negativo, abrirá um espaço onde sua essência divina pode manifestar-se e isto, certamente, trará o foco para o que ocorre de fato neste momento com o planeta e a humanidade. Eu lhe digo: -“Estamos elevando a nossa consciência como jamais o fizemos”. Então, você questiona: -“Como assim? Não percebe a escuridão”? Vejo-a sim, mas não me identifico com ela, não a temo. Como posso temer a escuridão se vejo a luz tão claramente? Claro que entendo aqueles que a temem, porque, também, fiquei parado nesse lugar onde apenas via o mal. E por esta razão sinto amor por tudo isso. A escuridão não é uma força que obriga a viver com mais ruindade ou com mais ódio. Não é uma força que se opõe à luz. É a ausência da luz. Não é possível invadir a luz com a escuridão, porque não é assim que o princípio da luz funciona. O medo, o drama, a injustiça, o ódio e a infelicidade, só existem em estados de penumbra, porque não podemos ver o contexto total da nossa vida. A única forma de ver a partir da luz é por meio da fé. Assim que aumentamos a nossa frequência vibracional (estado de consciência), podemos olhar para a escuridão e entender plenamente o que vivemos.

Imagine que você tem um quarto ou uma despensa, onde guarda suas coisas, iluminado por uma lâmpada de 40 watts. Se trocar por uma lâmpada de 100 watts, verá muita desordem e um tipo de sujeira que você nem imaginava que tinha naquele local. A sociedade está mais iluminada e é o que está acontecendo. E isto faz com que muitas pessoas que leem estas afirmações as considerem loucura. Percebeu que hoje em dia as mentiras e as ilusões são percebidas cada vez mais rapidamente? Bom, também está mais rápido alcançar o entendimento de Deus e compreender a forma como a vida se organiza. Esta nova vibração do planeta tem tornado as pessoas nervosas, depressivas e doentes. Isto porque, para poder receber mais luz, as pessoas precisam mudar física e mentalmente. Devem organizar seus quartos de despejo, porque sua consciência cada dia receberá mais luz. E por mais que desejem evitar, precisarão arregaçar as mangas e começar a limpeza ou terão que viver no meio da sujeira.

Os efeitos

Esta mudança provoca dores físicas nos ossos, que os médicos não conseguem resolver, já que não provem de uma doença que possa ser diagnosticada. Dirão que é causado pelo stress. Porém, isto não é real. São apenas emoções negativas acumuladas, medos e angústias, todo o pó e sujeira de anos que agora precisa ser limpo. Algumas noites as pessoas acordarão e não conseguirão dormir por algum tempo. Não se preocupem. Leiam um livro, meditem, assistam TV. Não imaginem que algo errado ocorre. Você apenas está assimilando a nova vibração planetária. No dia seguinte seu sono ficará normal e você não sentirá falta de dormir. Se não entender este processo, pode ser que as dores se tornem mais intensas e você acabe com um diagnóstico de fibromialgia, um nome que a medicina deu para o tipo de dores que não tem causa visível. Para isto não existe tratamento específico, apenas antidepressivo, que fará com que você perca a oportunidade de mudar sua vida.

A escolha

Uma vez mais, cada um de nós precisa escolher que tipo de realidade deseja experimentar, porém, sabendo que, desta vez, os dramas serão sentidos com mais intensidade, assim como o amor. Quando aumentamos a intensidade da luz, também aumentamos a intensidade da escuridão, o que explica o aumento de violência irracional nos últimos anos. Estamos vivendo a melhor época da humanidade desde todos os tempos. Seremos testemunhas e agentes da maior transformação de consciência jamais imaginada. Informe-se, desperte sua vontade de conhecer estas questões. A ciência sabe que algo está acontecendo, você sabe que algo está acontecendo, então, seja um participante ativo. Que estes acontecimentos não o deixe assustado, por não saber do que se trata.

NOV EM BR O 2012

verdade, este planeta está mudando a sua vibração, o que se intensificou desde 1998, levando a um período de 20 anos de alteração dos polos magnéticos, fato que não ocorria há milhares de anos. Quando ocorre uma mudança do magnetismo da terra, surge, também, uma mudança Consciencial, assim como uma adaptação física à nova vibração. Estas alterações não acontecem apenas no nosso planeta, mas, em todo o universo, como a ciência atual tem comprovado.

A luz

Mas, como pode afirmar tudo isso, se no mundo existe cada vez mais maldade? Não há mais maldade, o que há é mais luz e é sobre isso que falo agora.

EUNICE FERRARI (São Paulo / SP)

Psicoterapeuta / Astróloga / Ocultista / Consultora. Coordenadora de cursos / Professora de ioga e meditação

43


Flávio Luiz G. Bastos

CONEXÃO NOV EM BR O 2012 44

Como se preparar para a transição! A vida é pura energia

Estamos envolvidos, a começar pelo nosso corpo físico, por estruturas energéticas que formam tudo o que percebemos ou deixamos de perceber através dos sentidos comuns. Desde o microssistema ao macrocosmo, a vida pulsa numa profusão inimaginável de mecanismos energéticos que se interconectam. Portanto, a energia, seja ela densa ou sutil, está permanentemente presente na vida humana. É a “matéria-prima” que forma tudo o que existe no universo, mesmo aquilo que foge ao conhecimento da ciência, ou seja, o desconhecido. A aura humana, por exemplo, é uma prova científica da existência de uma energia imaterial que envolve cada indivíduo. As suas cores revelam o estado mental, emocional e consciencial que nos identifica diante do universo.

O terceiro milênio

Atualmente, a humanidade encontra-se num momento existencial em que várias previsões se cruzam em um mesmo ponto de intersecção, que aponta o início do terceiro milênio como uma fase de transição do planeta Terra e da sua gente, mas, uma passagem da energia densa para uma energia sutil e depurada, no sentido espiritual. Nesta direção, torna-se imprescindível para o ser humano, elevar a sua frequência vibratória para adequar-se à fase de transição e estar de mente e de coração abertos para não sofrer as consequências de sua própria energia em contato com a transmutação energética anunciada pelas previsões. Para tal, o indivíduo deve praticar a elevação de seu pensamento, que é uma fonte de energia, através de opções simples, sem a necessidade de técnicas complicadas que podem limitar a ação de pessoas que pertencem a grupos considerados incapacitados para seguirem determinadas orientações. Entre algumas opções de fácil acesso, temos a prece espontânea como se referem os espiritualistas, ou seja, uma forma simples e eficaz de elevar o pensamento direcionado para o bem e o amor fraternal, como se estivesse dialogando com o Criador. Através deste canal de contato, a pessoa pode, inclusive, emitir pensamentos de perdão, autoperdão, gratidão, proteção a si e ao outrem, entre outros. A simplicidade e a abrangência desta opção permite que o campo de irradiação emitido pelo agente, beneficie familiares, amigos, conhecidos ou pessoas desconhecidas. Desta forma, o indivíduo, que pela sua limitação não tem condições de orar ou de seguir a orientação de uma técnica que exige maior grau de dificuldade, será também beneficiado. Não devemos fazer o bem sem olhar a quem, como nos informa o sábio dito popular?

-”Pai, fonte de amor, verdade, justiça e sabedoria. Jesus Cristo, nosso exemplo maior e iluminado caminho”. E siga aquilo que você deseja para si, para o outrem e para o nosso planeta, de uma forma sincera, objetiva e pura, como deve ser a sintonia com a espiritualidade superior. De um jeito simples e natural, você pode (e deve) elevar o seu pensamento regularmente, sempre pedindo através da energia do amor abrangente e incondicional, o equilíbrio e o discernimento necessário para acompanhar a fase de transmutação energética do planeta Terra e da sua gente. Fazendo isso com regularidade, você observará em si mesmo uma alteração em sua própria energia, que estará mais harmonizada pela elevação de sua frequência vibratória. No entanto, a sensação de paz interior decorrente da prática do pensamento elevado, exige vigilância da pessoa em relação às suas atitudes do dia a dia, pois, a teoria precisa estar aliada à pratica para ser eficiente em seus propósitos. E, quando nos tornamos intermediários na função de irradiar a nossa energiaelevada às pessoas que se encontram mental e fisicamente incapacitadas, a nossa responsabilidade é ainda maior. Se tivermos disciplina e formos vigilantes com os nossos pensamentos e atos, a tendência é “incorporarmos” na nossa rotina de vida a frequência vibratória elevada, o que nos manterá num bom nível de lucidez e de paz interior.

Alvorecer do milênio

Ao manter a sintonia elevada, estaremos receptivos às mudanças previstas, cujo processo não será traumático para a humanidade, mas, sutil, envolvente e insensível para quem não estiver preparado para vivenciar uma nova era que surge no alvorecer do milênio.

Pensamento elevado

A seguir, resumo em poucas palavras, entre tantas que existem ao nosso dispor, uma dica de como iniciar a prática de elevação do nosso pensamento através da prece:

FLÁVIO L. G. BASTOS (Porto Alegre / RS) Psicanalista Clínico / criador da Psicoterapia Interdimensional (PI)


45

NOV EM BR O 2012


Valéria Zorzeti

CONEXÃO

Sua casa imóvel Como surgiu

Porque “Sua Casa”? Surgiu com a determinação de uma equipe empresarial, que uniu conhecimentos para atender as especificações dos clientes na direção comercial, há mais de 15 anos em São Paulo e agora em Arujá, com a “Sua Casa Imóvel”. A origem do nome “Sua Casa” é por se tratar de um empreendimento tão importante para cada ser humano.

O desafio

O grande desafio é colocar o compromisso social e sustentável em cada passo, do projeto até a execução da venda, da locação ou a implementação de lançamento residencial ou comercial. Para que isso aconteça contamos com parceiros no segmento imobiliário em nosso processo de gestão, desde escopo técnico até o geográfico.

A realidade

Fundada em estudos e mapeando quanto ao crescimento populacional na região de Arujá, identificamos que nossos clientes de São Paulo buscam uma moradia com qualidade de vida e segurança, o que encontram aqui, tanto nos condomínios como nos empreendimentos dos melhores bairros da cidade. Sendo assim, ganhamos todos, pois, o crescimento sócio econômico de Arujá está em ascensão. Esse é o futuro.

Nosso compromisso

NOV EM BR O 2012

Compromissados em nosso foco de captação de imóveis, aproveitamos para agradecer as contribuições fornecidas pelos nossos colegas imobiliários e fazemos um convite aos Proprietários, Investidores, Construtores e Arquitetos a participarem conosco, trazendo para “Sua Casa Imóvel” as suas ideias e fazendo parte, desta forma, de vender imóvel.

VALÉRIA ZORZETI (Arujá \ SP) 46

Consultora Imobiliária - “Sua Casa Imóvel” www.procuresuacasa.com.br / comercial@procuresuacasa.com.br Telefone: (011) -96584-7760 / Nextel: (011) -7881-6731 ID 88*121414


47

NOV EM BR O 2012


Roberto Felix Vieira

CONEXÃO

“Deep Web” o lado obscuro da internet! Caro leitor

Neste mês, quero dividir com você algo que veio à tona na conversa com um amigo, uma curiosidade e, ao mesmo tempo, um assunto muito polêmico: um lado obscuro e invisível da internet que não acessamos, justamente onde está 90% de toda internet. Isso mesmo, só acessamos cerca de 10%. Depois de muito ouvir falar sobre essa tal de “Deep Web”, resolvi dar uma olhada para confirmar se o que se fala é verdade mesmo. E, então, o que eu vi? O que a “Deep Web” tem de tão misterioso? Qual segredo é guardado?

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia no ano de 2001, estimou que toda a Internet apresentada pelos mecanismos de busca corresponde a bem menos de 1% do tamanho real. A conclusão é que a “internet invisível” é entre 400 e 550 vezes maior do que estes mecanismos. Na verdade, a “Deep Web” é um território “perigoso”, onde o risco de contaminar-se com um vírus ou ter o computador invadido por hackers e crackers é muito maior. Além disso, boa parte do conteúdo está encriptado, o que requer ferramentas diferentes para acessá-lo. Por isso, navegadores comuns irão restringir automaticamente determinados tipos de conteúdo ou simplesmente não irão carregá-los.

O que tem lá?

NOV EM BR O 2012

O que é?

48

A “Deep Web” é a internet que você não consegue ver, são bilhões de sites não indexados pelos buscadores. Um mundo totalmente desconhecido e invisível para a maioria das pessoas. Estima-se que a “Deep Web” ou “Darknet”, como é chamada por alguns, seja bem maior que a web surface, que é a web alcançada pelos buscadores e navegadores comuns. Por exemplo, o Google e outros mecanismos de busca populares, não são capazes de nos mostrar exatamente tudo o que existe na rede mundial de computadores. Na verdade, mecanismos como o Google, o Bing e o Yahoo são capazes de lhe mostrar apenas o que há na superfície deste oceano, ou seja, uma parte muito pequena do que realmente é a Internet.

Milhares de páginas com todo tipo de conteúdo: simples blogs que os autores preferem o anonimato, sites com conteúdos extremamente legais e inteligentes e outros totalmente desagradáveis e ilegais. Sites como: canibalismo, pedofilia, satânicos, tráfico de drogas, compra e venda de produtos roubados, venda de cartões clonados, fotos altamente proibidas, fóruns de assassinatos e mais uma centena de coisas que você não vai querer saber. Alguns dizem que a “Deep Web” é o inferno da internet, que existem coisas lá que provém do lado mais obscuro da mente humana, coisas que só de ver você já estaria cometendo uma série de crimes.

O que vi?

A primeira coisa que tive que fazer foi a navegação anônima, que é a principal ferramenta para desbravar o conteúdo da “Deep Web”.

A primeira razão para navegar desta forma é que fica um pouco mais difícil para hackers e sites com conteúdo nocivo efetuarem um ataque direto contra seu computador. A segunda razão é que, dependendo do que você for visitar, existe a possibilidade de você ser redirecionado para sites com conteúdo criminoso. Portanto, navegar sem a proteção do anonimato, pode colocá-lo na mira de organizações de investigação criminal de todo o mundo e, além do mais, tive que instalar bons antivírus. Ao entrar, as diferenças da web superficial são logo nítidas: não existe um buscador universal, você tem que achar as páginas na raça e os endereços, também, são diferentes do habitual: os endereços das páginas são, em sua maioria, seguido do código “.onion” (exemplo: asd65s56.onion, ao invés do tradicional site.com.br).Quer dizer que, muitos dos sites apenas serão encontrados se alguém lhe der o endereço. Isso é um dos motivos da exclusividade da coisa. Uma das páginas mais conhecidas da “Deep Web” é a famosa “HiddenWiki”, uma Wikipédia com vários assuntos e links, feita pelo pessoal que vive no submundo da web. E o pior, quase todo seu conteúdo é em inglês.

Conselho final

Particularmente, eu não quis seguir na busca de tais sites com qualquer tipo de conteúdo, devido a minha entrada na “Deep Web” ser somente pelo fato de poder escrever esta matéria. Aviso: entendemos a curiosidade em torno da web profunda, mas, devido aos fatos relatados, o acesso aos conteúdos da “Deep Web” pode ser extremamente perigoso e, para sua própria segurança, não recomendamos, em hipótese alguma, esta atitude.

ROBERTO FELIX VIEIRA (Arujá \ SP)

Analista de Suporte Técnico - Gestor de Treinamento Actos Suporte em Informática e Treinamento


49

NOV EM BR O 2012


Paulo Sábio

CONEXÃO

Consumidor: proteja-se! O Código

Estar na condição de consumidor, é estar em uma posição vulnerável por natureza e, para corrigir o grande desequilíbrio que reinava nas relações de consumo em tempos passados, promulgamos (sim, nós promulgamos, já que escolhemos os representantes que efetivamente o fizeram) o Código de Defesa do Consumidor.

O consumidor

Queremos, sobretudo, que você tenha, realmente, um feliz natal, sem aborrecimentos ocasionados por abusos perpetrados pelos fornecedores contra a sua condição de consumidor. O artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor versa sobre uma dezena de direitos básicos do consumidor, mas, atendendo a nossa proposta neste espaço, falaremos apenas daqueles que são mais recorrentes e relevantes.

A informação Os direitos

NOV EM BR O 2012

Passados mais de 20 anos de sua vigência, não obstante as significativas melhoras nesta área, ainda existem fornecedores de produtos e serviços que afrontam seriamente os nossos direitos, enquanto consumidor e essa afronta tende a aumentar, muito especialmente no mês de dezembro que, historicamente, é o mês em que mais compramos. Vamos, pois, tratar nesse mês e no próximo, de alguns direitos básicos do consumidor.

50

Um dos direitos básicos do consumidor é a “informação”. O consumidor tem direito a ter informação correta e precisa sobre: quantidade, preço e condição, sendo que, qualquer imprecisão nesse sentido pode levar à anulação da transação. Sabe aqueles casos clássicos de comprar uma coisa e pagar a mais do que fora convencionado? É um caso clássico de informação viciada. São os famosos “acréscimos” que se revestem de inúmeras nomenclaturas (gorjeta, seguro extra, frete, etc...). Se você não foi informado sobre a obrigação de pagar um determinado valor, você não tem que pagar, simples assim.

A propaganda

Na esteira do tema “informação”, é oportuno esclarecer que um dos direitos mais relevantes, mencionado no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, é a proteção contra a propaganda abusiva. A propaganda feita pelo fornecedor é um verdadeiro contrato, que se efetiva quando da realização da compra. Ele propõe, através da publicidade, um negócio em determinada condição e,ao realizar a compra, o consumidor “assina o contrato”, por assim dizer. Não são pouco os “espertinhos” que tentam atrair clientes propondo falsas condições, sendo que, nesses casos, eles estarão sujeitos a multas e à imposição de celebração do negócio nas condições anunciadas.

O cumprimento

Anunciou, tem que cumprir. Vale ressaltar ainda que, propaganda enganosa é crime contra o consumidor, ou seja, caso você seja vítima, ligue 190 e peça o apoio de uma viatura. No mês que vem, falaremos sobre mais alguns direitos básicos do consumidor, no intuito de lhe proporcionar um Natal sem dores de cabeça, com destaque para as regras sobre compras na internet.

PAULO SÁBIO (Arujá \ SP) Advogado / Professor de Direito www.jusendireitado.blogspot.com


51

NOV EM BR O 2012


Eduardo Schroeder

IDEIAS

O triângulo profético: Judaico \ Islâmico \ Cristão O início

Abraão, o pai da fé, recebe este título por ser o progenitor das três maiores religiões do mundo (judaísmo, cristianismo e islamismo). Ele também é o responsável por redescobrir o monoteísmo, em uma época em que as pessoas “acendiam velas para todos os deuses”. Seu pai, por exemplo, não apenas acreditava em outros deuses como era um conhecido artesão escultor de ídolos. Muito tempo passou, desde o início da famosa peregrinação de Abraão em busca da terra prometida. Nasceram Ismael e Israel. Gerações surgiram e decaíram. Vagaram errantes por terras estrangeiras. Enfrentaram guerras e, finalmente, quando encontraram um poste para amarrar seus camelos, tiveram suas terras invadidas sucessivas vezes, até o golpe final em 70 d.C., quando o império romano extinguiu a nação israelita, na famosa diáspora judaica, espalhando os descendentes de Israel por todo o mundo. Enquanto isso, como uma espécie de herança de família, os descendentes de Ismael, traiçoeiramente, se apropriaram de boa parte das terras do caçula, fazendo a briga entre os irmãos extrapolar a guerra de travesseiros! E mais, lembra o tal Jesus de Nazaré? Pois então, antes de sua morte na cruz, ele havia criado um movimento, chamado posteriormente de Cristianismo. E agora, uma terra [o Oriente Médio] que já parecia pequena para dois irmãos brigões, ficou ainda menor com a entrada dos cristãos.

NOV EM BR O 2012

O Correr da História

52

Novamente a ampulheta da história avançou. Judeus, Islâmicos e Cristãos coexistiram, apesar de nem sempre pacificamente, como as cruzadas fizeram questão de frisar, sendo que as perspectivas não são das melhores em pleno século XXI. Do ponto de vista judaico-cristão, o Velho Testamento está repleto de profecias messiânicas. São exatamente os mesmos textos, aceitos como divinamente inspirados por ambos os lados.

Contudo, as interpretações conseguem ser antagonicamente opostas. Tanto judeus quanto cristãos concordam que os textos messiânicos apontam para um libertador. Alguém enviado por Deus para cumprir seu propósito para com o seu povo. Porém, enquanto os judeus ortodoxos acreditam tratar-se de um libertador civil-militar, os cristãos acreditam em um salvador espiritual. É por esta razão que os judeus não aceitaram Jesus Cristo como o messias prometido pelos profetas messiânicos, a ponto de crucificá-lo, ou seja, as profecias que para os cristãos já se cumpriram na pessoa de Jesus, ainda são aguardadas pelos judeus. E as profecias que para cristãos apontam para a “Canaã Celestial”, são interpretadas como “Canaã Terrestre” pelos descendentes de Israel.

Dois exemplos

- Exemplo 1 - Um dos textos mais pregados pelos judeus, em suas sinagogas espalhadas pelo mundo, antes da segunda guerra mundial era: -“Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas, Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.“ (Isaías 66:8). Para a maioria dos cristãos, essa é uma profecia ainda não cumprida, relacionada ao surgimento da Nova Jerusalém, instituída por Cristo no céu, preparada e adornada para os escolhidos. Para os judeus, esta é uma profecia já realizada, com o surgimento do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948, quando uma nação inteira surgiu em um único dia! - Exemplo 2 - O Capítulo 9 do livro de Daniel é um diário de estudo do profeta a respeito das profecias de seu conterrâneo Jeremias. Ele interpreta as profecias relacionadas ao que chama de “desolações de Jerusalém”. Segundo seus cálculos, 7 semanas mais 62 semanas proféticas ((62+7) x 7 = 483 dias, ou seja, 483 anos, desde a ordem para a restauração do Templo de Salomão, seria o prazo para a aparição do Messias. Para os cristãos, a profecia se cumpre perfeitamen-

te, pois, no ano de 457 a.C. o imperador Artaxerxes emitiu ordem para restaurar o templo judeu. A partir desta data, percorrendo os 483 anos proféticos, chegamos ao ano 27d.C., coincidentemente ano do início do ministério messiânico de Cristo. Contudo, para os judeus ortodoxos, a profecia não se refere à primeira reconstrução do templo iniciada por Artaxerxes, mas, sim, à segunda reconstrução! A reconstrução do templo destruído pelos romanos na fatídica diáspora judaica em 70 d.C.

A questão

E aí, você, com muita curiosidade me pergunta: -“Já houve uma segunda reconstrução do Templo depois da diáspora”? Respondo: -“Não”. Você insiste: - “Então, para os judeus, isso ainda vai acontecer?” Respondo: -“ Sim”. Você arregala os olhos: -“Então, quer dizer que, para vir o messias judaico, eles precisarão reconstruir o terceiro Templo de Salomão”? Respondo: -“Exatamente”! E, é neste ponto em que novamente as três grandes religiões se encontram. Porque, no lugar onde um dia esteve o primeiro e segundo templo de Salomão, está construída a Cúpula da Rocha, uma das mais importantes mesquitas islâmicas, um lugar sagrado para eles, ou seja, para que Israel possa reconstruir o seu templo, será necessário destruir o templo islâmico. E se a briga entre os irmãos já é intensa (especialmente depois do surgimento do Estado de Israel) ela tende a ficar ainda pior. E, aguçando a expectativa, vem a pergunta: “onde os cristãos entram nesta história?” O Novo Testamento está repleto de profecias a respeito do anticristo, aquele que negaria Cristo e que se colocaria no lugar Dele. Eis o triângulo: Judaico \ Islâmico \ Cristão - para o fim dos tempos.

EDUARDO SCHROEDER

Escritor \ Bacharel em Ciência da Computação \ Gerente de Projetos em software


53

NOV EM BR O 2012


Cesar Grossmann

IDEIAS

Passos para ganhar a vida fazendo o que gosta O ser humano

Tem muita gente que adora o que faz e é apaixonado pela própria carreira, mas, também, tem muita gente que está preso a um emprego que não gosta ou que, pelo menos, que não o motiva. Sem dúvida, trabalhar fazendo o que você adora é bom para você e para seu empregador, entretanto, como transformar o sonho em realidade?

NOV EM BR O 2012

A realização

Veja estas dicas para transformar sua paixão em carreira: 01 – Busca espiritual - Para ganhar a vida fazendo o que gosta, é preciso primeiro gastar um tempo pensando sobre o que traz prazer e, para isto, pense no assunto e descubra quais são as coisas que você gosta de fazer, incluindo o máximo de detalhes e informações específicas que for possível, sem categorizar em uma carreira ou indústria específica. Somente depois de ter uma lista do que você gosta de fazer, você deve pensar nas carreiras que se encaixam nesta lista. 02 – Separe um tempo para fazer acontecer - Uma vez determinada a paixão que você gostaria de transformar em carreira, é importante tomar os passos necessários para transformara a ideia em realidade.Agende um tempo para elaborar o plano que vai te levar lá, e escreva esse plano, mesmo que ele seja detalhado em pequenos passos. 03 – Descubra como lucrar com sua paixão -Para transformar algo que se adora em um negócio, é preciso determinar como se faz dinheiro com isto.Gaste algum tempo coletando ideias, olhe para sua paixão de diversos ângulos, com a sua perspectiva, com a perspectiva do comprador, com a perspectiva do usuário final e com a perspectiva da audiência. Por exemplo, pessoas que amam arte podem financiar sua paixão de diversas formas, como ensinando arte, trabalhando em uma galeria ou fazendo arte. 04 – Converse com quem já fez o que você quer fazer -Encontre alguém que faz aquilo que você adora, por exemplo: algum empreendedor que esteja trabalhando na sua área de interesse.Conversar com alguém que já está no mercado e que tem a mesma paixão que você, permite a voce descobrir os revezes que lhe esperam, o que vai lhe ajudar a descobrir como criar um modelo de negócio. 05 – Cerque-se de pessoas que o apoiem -Quando você abandonar o seu emprego atual e mudar de vida, vai precisar de pessoas para lhe apoiarem e encorajarem, principalmente por que muita gente não gosta de mudanças, vai se assustar e acabar contribuindo para tentar lhe segurar no passado.O apoio de amigos fará com que você se sinta menos sozinho e muito mais corajoso. 06 – Seja destemido -Criar uma carreira pode ser um projeto assustador, mas, você não pode ter medo de mergulhar de cabeça. Muitas pessoas têm medo de tentar fazer o que adoram por terem receio de não serem bons ou de cometerem um erro ou até de não estarem prontos. O caminho é tentar e, quando e se cometer um erro, simplesmente prosseguir. 07 – Não fique esperando -Quanto mais tempo as pessoas esperam para fazer do que gostam uma carreira, menos provável que algum dia elas venham a fazer isso.É preciso ter espírito empreendedor e agir rapidamente. Abra o negócio que você está sonhando agora porque, quanto mais velho você fica, menos riscos você estará disposto a tomar. 08 – Estude -Antes de se arriscar, quem está interessado em trocar de carreira, precisa ter algumas aulas ou uma instrução profissional sobre o negócio que quer entrar. Desta forma, as pessoas podem se certificar de que tal carreira realmente é para elas.O investimento em cursos e treinamento, também, serve para medir o talento e perseverança. 09 – Não tente fazer tudo sozinho -A maioria pensa que fazer algo que gosta exige iniciar seu próprio negócio, mas, nem sempre este é o caso.Um caminho mais fácil é encontrar uma empresa, companhia ou projeto que já faça algo que você adora e tentar um emprego lá. Não tenha medo de “começar por baixo”. 10 – Tenha paciência -Quem está perseguindo seu sonho tem que estar preparado para os problemas iniciais que certamente virão.É preciso ter paciência, já que pode levar algum tempo entre o início do novo negócio e o esperado lucro que lhe permitirá abandonar o emprego que você não gosta. CESAR A. K. GROSSMANN (Candelária \ RS)

54

Engenheiro Elétrica \ Funcionário Público \ gosta de xadrez e fotografia. cesarakgcesar@hiperciencia.com


55

NOV EM BR O 2012


IDEIAS

André Lima

A verdade sobre 2012 e uma previsão terrível O pânico

Recebi um e-mail de uma leitora, relatando sobre a onda de medo que estava ocorrendo em sua cidade com relação ao que poderia acontecer no final de 2012. Ela relatava que havia a previsão de um tsunami que iria acabar com sua cidade. Algumas pessoas estavam em pânico e outras riam da situação. Ela me perguntou qual seria a minha opinião sobre esse assunto e o que ela poderia falar para seus alunos da escola que a questionavam.

Conceitos do mestre

NOV EM BR O 2012

Certa vez, assisti uma palestra do mestre espiritual Eckhart Tolle, onde ele falou sobre esse tema. Disse não saber ao certo o que vai acontecer em 2012, mas, revelou uma previsão chocante, terrível e infalível, ele disse: -”Daqui a 90 anos, todo mundo que você conhece, inclusive você mesmo, já terá morrido”. Foi engraçado, mas, é realmente algo que ninguém pode contestar. A grande lição que ele deu nessa palestra é que o problema não é o que vai acontecer e, sim, como nos sentimos agora. É esse medo que precisa ser curado para vivermos o agora. Esse medo é a doença que precisa ser tratada. Afinal de contas, ninguém tem como garantir o que vai acontecer no futuro.

A pessoa fica com medo de morrer no tsunami ou em alguma catástrofe natural no final de 2012 ou mais adiante e deixa de ser feliz no presente (que é tudo que existe) e, amanhã ela dá uma topada, cai no chão e morre.

Tudo tem fim

Morrer todos nós vamos, mais dia menos dia. Viver com medo, tentando prever como isso vai acontecer, nos deixa tenso e nos impede de aproveitar a vida. Não seria uma loucura, ficar pensando que podemos morrer a cada dia de alguma coisa imprevisível e ficar tomado pela angustia constantemente? O ego adora viver no futuro e nos causar constantes preocupações de diversas formas. É medo da velhice, de não ter dinheiro, do casamento acabar, do filho morrer, de ser demitido etc... Um dia, vamos morrer. Um dia, a vida na terra será extinta. Um dia, até o sol vai explodir e este sistema solar não existirá mais. É a natureza do universo, do mundo da forma. A única coisa que é constante é a impermanência. E nós somos parte intrínseca deste universo.

O medo

A somatória desse medo individual cria uma nuvem de medo no inconsciente coletivo e influencia, negativamente, a população, ajudando a causar pânico, depressão, pessimismo e doença.

Acredito até que, com tanta negatividade que é gerada através do medo, criamos, também, uma influência na natureza que favorece os fenômenos naturais destrutivos, como: tempestades, furacões, ondas de frio ou de calor. O planeta é um organismo vivo por inteiro, somos como células dentro dele. Se as células não estão bem, acabam provocando danos no resto do corpo. Eu, particularmente, não acredito que vai acontecer algo especialmente trágico. Nada além do que já vem ocorrendo. E, se quisermos ajudar a criar um planeta harmonioso, só há um caminho: curar a nossa negatividade individual, o que acaba trazendo efeitos positivos no inconsciente coletivo e, também, para a natureza.

A energia

Mas, entendo perfeitamente como esses medos são contagiosos e parece que, às vezes, penetram em nossa mente. A negatividade é sempre um fenômeno individual e coletivo ao mesmo tempo. Para todos os medos que você tem, pode ter certeza, existem milhões de pessoas que tem medos idênticos aos seus. Os pensamentos e sentimentos negativos são energias que circulam no inconsciente coletivo e que, muitas vezes, captamos. São como vírus e bactérias, que tem o potencial de entrar no nosso organismo quando estamos com imunidade baixa e nos faz adoecer. Podemos captar e alimentar esses pensamentos dentro de nós, aumentando ainda mais a energia coletiva ou podemos nos curar a cada vez que nos contaminarmos com esses pensamentos doentes, o que ajuda a curar o coletivo. Eu mesmo lembro que já passei um tempo com pensamentos negativos a respeito de 2012, mas, felizmente me curei. E olhe que me considero uma pessoa muito pouco sugestionável.

ANDRÉ LIMA (Recife / PE)

EFT Practitioner / Terapeuta Holístico Mestre de Reiki / Engenheiro 56


57

NOV EM BR O 2012


MÃOS A OBRA

Cezar Ribas

Nova descoberta gera hidrogênio a partir da luz solar Um grande salto

Em um passo revolucionário, que pode levar a marginalizada energia solar para todo lugar, pesquisadores ultrapassaram uma grande barreira para energia solar em larga escala: armazenar energia para quando o Sol não esteja brilhando, assim como as plantas fazem na fotossíntese. Até o momento a energia solar só foi utilizada de dia, pois, armazená-la é proibitivamente caro e extremamente ineficiente. Com esta descoberta,os pesquisadores do “MassachussetsInstituteof Technology” (MIT) chegaram a um processo simples, barato e altamente eficiente de armazenar energia solar.

A descoberta

A nova descoberta requer apenas materiais abundantes e atóxicos, portanto, pode destravar a fonte mais potente de energia limpa do mundo: o Sol. O trabalho foi publicado na edição de 31\07\12 da revista “Science”, por Daniel Nocera, um dos autores da pesquisa, que disse:

-“A energia solar sempre foi uma solução distante e limitada. Agora nós podemos, em breve, pensar seriamente sobre energia solar ilimitada”. Daniel Nocera e Matthew Kanan se inspiraram na fotossíntese para criar o processo sem precedentes que permitirá que a energia solar divida as moléculas da água em gás hidrogênio e oxigênio. Em seguida, estes elementos podem ser recombinados em uma célula de combustível criando eletricidade limpa para a sua casa ou veículos, para ser usada de dia ou de noite.

A composição

O componente chave para a descoberta é um novo catalisador que produz oxigênio através da água e outro catalisador que produz o valioso gás hidrogênio. O novo catalisador consiste de metal de cobalto, fosfato e de um eletrodo imerso na água. Quando a eletricidade, vinda de células fotovoltaicas, turbina eólica ou qualquer outra fonte, atravessa o eletrodo, o cobalto e o fosfato, forma-se uma fina película e o gás oxigênio é produzido.

Combinando outro catalisador, como a platina, é possível produzir gás hidrogênio a partir da água, imitando a reação gerada pela fotossíntese nas plantas. O catalisador funciona em temperatura ambiente em água de pH neutro, um experimento simples de ser recriado. Disse Daniel:-“É por isso que eu sei que funcionará na prática, pois,é muito simples de implementar”.

A energia limpa

Um pulo gigantesco para a energia limpa. A luz solar possui mais potencial do que qualquer outra forma de gerar energia, para resolver os problemas energéticos mundiais, segundo Daniel. Em uma hora há luz solar suficiente para gerar energia para o planeta todo durante um ano. Um dos principais cientistas da fotossíntese do mundo, James Barber, que não estava envolvido na pesquisa, disse que a descoberta é um “salto gigantesco” em direção à geração de energia limpa, livre de poluentes em larga escala. James Barber, professor de bioquímica do “Imperial College London”, disse: -“Essa é uma descoberta importantíssima, com enormes implicações para a prosperidade futura da humanidade, porque a importância da descoberta deles não é exagerada, pois, abre a porta para o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de energia, reduzindo nossa dependência dos combustíveis fósseis”.

NOV EM BR O 2012

A utilização

Daniel Nocera espera que em dez anos seja possível que residências possam usar células fotovoltaicas para armazenar energia através de células de combustível e abastecer as suas casas. Eletricidade vinda de uma fonte central poderá se tornar coisa do passado

CEZAR RIBAS (Curitiba \ PR) 58

Jornalista \ Escritor Hiperciência


59

NOV EM BR O 2012


MÃOS A OBRA

Walter Ribeiro

Incineração do lixo: prós e contras O que é incineração?

Basicamente, a incineração é um processo de redução de peso, volume e de algumas características de periculosidade dos resíduos, com consequente eliminação da matéria orgânica através da combustão controlada que, para ser eficiente, deve ocorrer em uma faixa de temperatura de 800° C a 1000° C e com disponibilidade adequada de oxigênio. A tecnologia avançada, neste caso, também, pode proporcionar que a energia liberada no processo de queima de materiais possa ser utilizada na produção de energia elétrica e de vapor.

Reflexos da urbanização

NOV EM BR O 2012

De acordo com os dados da Política Nacional sobre Saneamento Básico (PNSB), no Brasil, diariamente é produzido o total de 228.413 toneladas de resíduos sólidos. A produção de lixo domiciliar por habitante está na média de 0,740 kg (setecentos e quarenta gramas), podendo chegar a mais de 2 kg (dois quilos) em cidades com mais de um milhão de habitantes, enquanto a produção de resíduos da saúde é, em média, de 2,63 Kg (dois quilos e seiscentos e trinta gramas) por leito/dia.

Questão polêmica

Sem negar a importância do progresso tecnológico na questão do gerenciamento de resíduo, é importante salientar que, a incineração para produção de energia elétrica depende de uma alta produção de resíduo (lixo) seco e baixa quantidade de resíduo orgânico (lixo molhado) para ser economicamente viável. É importante ressaltar que, da forma como estes projetos vêm sendo apresentados em todo o Brasil, autodenominados como Usina Verde, Usina Ecológica etc..., a tecnologia de reciclagem de resíduo com aproveitamento energético está em conflito direto com, aproximadamente, um milhão de catadores, os quais são a principal base social da cadeia produtiva da indústria da reciclagem. Não podemos nos esquecer dos possíveis problemas relacionados a acidentes com liberação de gases tóxicos (dioxinas, furanos, dentre outros) prejudiciais à saúde pública e ao meio ambiente, pois, atualmente, não há no mundo registro de tecnologia de incineração 100% segura.

A coleta

Coleta seletiva sem catador é lixo! Conforme preconiza a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, portanto, as cooperativas e associações de catadores devem lutar pela garantia deste direito de inclusão social, base importante no tripé da sustentabilidade. Nossa sociedade, antes de implantar tecnologia concorrente com o suporte social da reciclagem, deve reduzir o consumismo, o uso de descartáveis, seu impacto sobre o meio ambiente e sua pegada ecológica. Deve-se ressaltar que, a reciclagem física possibilita que os diversos materiais possam ser reutilizados inúmeras vezes, tornando-se novos produtos. A incineração de recicláveis, se não for garantido os direitos sociais de base, pode literalmente “queimar” estas possibilidades.

WALTER RIBEIRO (Santa Isabel/SP) 60

Técnico Ambiental / Palestrante walteira@yahoo.com.br


61

NOV EM BR O 2012


Natasha Romanzoti

MÃOS A OBRA

Pais não ensinam seus filhos a guardar dinheiro, mas, deveriam. A pesquisa

Uma nova pesquisa feita pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA) descobriu que, os pais não acham que é importante falar sobre dinheiro com seus filhos. O Instituto contabilizou as respostas de 1.006 adultos. Os resultados mostraram que os pais costumam falar ou acham importante falar sobre os benefícios de bons hábitos alimentares, tirar boas notas e os perigos de drogas, álcool e tabagismo, mas, não considera a economia um assunto tão essencial, inclusive, 30% dos pais disseram que nunca ou raramente falavam sobre dinheiro com seus filhos e apenas 13% discutiam questões financeiras em uma base diária. A pesquisa, também, descobriu que os pais geralmente esperam até que as crianças tenham pelo menos 10 anos de idade para ter as primeiras conversas sobre dinheiro e poupança.

Considerações

NOV EM BR O 2012

Só que os pesquisadores não consideraram essas atitudes corretas, pois, “dinheiro” deve receber a mesma atenção em casa que: “por favor” e “obrigado”. A educação financeira desenvolve habilidades críticas que ajudam a colocar objetivos de vida ao alcance e fortalecer a economia. Na opinião de Ernie Almonte - vice-presidente do AICPA: -“Os pais devem fazer das lições financeiras uma prioridade tanto na conversa quanto na ação, tão cedo quanto possível.”

62

Conselhos

Dicas para falar de dinheiro com seus filhos •Comece a conversar sobre dinheiro o mais cedo possível, ou seja, assim que as crianças mostrarem interesse em dinheiro ou fizerem perguntas relacionadas a dinheiro e poupança. •Os pais podem mostrar efetivamente aos filhos a importância do dinheiro e da poupança, usando momentos propícios para ensiná-los. Por exemplo: os pais podem fazer os filhos economizarem para comprar um brinquedo ou uma roupa, em vez de apenas comprar para eles. •Os pais devem falar sobre dinheiro e poupança de uma forma que informe seus filhos. Por exemplo: falar sobre as férias da família e como a família vai guardar dinheiro para poder viajar. •Os pais devem dar um bom exemplo para seus filhos, para que eles, realmente, comecem a entender finanças, ou seja, não podem ser relaxados quanto às suas contas e devem ter uma poupança. “Tão importante quanto ensinar seus filhos sobre dinheiro é ter certeza que você está ensinando-lhes as lições corretas”, diz Ernie Almonte. •Não reclame das contas perto de seus filhos. Não é interessante envolvê-los em coisas que eles estão impotentes para fazer algo a respeito. Mas, você pode explicar o que está acontecendo e, depois, pedir-lhes para ajudar com coisas que eles podem gerenciar. Por exemplo: ter uma conversa sobre como o momento financeiro não é ideal e ensinar-lhes a economizar energia se a conta estiver alta, é uma boa saída. •Se seus filhos perguntarem quanto você ganha, especialistas acham que você pode contar, mas, tome cuidado. As pessoas têm medo de dizer o quanto ganham porque acham que pode parecer muito ou pouco e têm vergonha disso. A dica, então, é explicar a situação e se garantir que seu filho não pegue esse número e faça comparações que não são cabíveis. Tudo deve ter seu contexto e as crianças não podem se envergonhar de nada.

Conclusão

Crianças fazem a associação muito cedo entre o dinheiro e a capacidade de comprar as coisas. Então, nunca é cedo demais para falar sobre isso. O maior erro, aliás, é não falar sobre isso, porque as crianças vão chegar a suas próprias conclusões sobre como funciona o dinheiro, com base no que elas veem e ouvem. E isso sempre vai levar a conclusões errôneas, já que estamos falando da mente de uma criança. Mais ainda: se esses entendimentos não são contestados, quando elas se transformam em adultos, operam a partir dessas crenças. Por exemplo: se uma criança cresce em uma família que está passando por dificuldades financeiras, ela pode ter a convicção de que nunca terá dinheiro suficiente e, então, pode se tornar uma pessoa que trabalha demais, guarda muito dinheiro e nunca o gasta ou pode se tornar muito “gastona”, porque não tem esperanças de conseguir guardar muito dinheiro. Sendo assim, introduza o assunto e compartilhe os seus valores financeiros com seus filhos. Quando você não puder comprar algo para eles, explique o por que. É importante que as crianças saibam que não podem ter tudo o que querem, mas, também, é bom deixar claro que isso não significa que ela nunca vai poder ter aquilo. Ensinar que existem coisas melhores que o dinheiro na vida também é importante. Por exemplo: explique a seus filhos que você não pode comprar tal video-game agora, mas, que você guardou dinheiro para viajar com eles e, ter uma experiência juntos é mais importante que um bem material.

NATASHA ROMANZOTI (Curitiba \ PR) Estudante de Jornalismo \ Escritora Hiperciência


63

NOV EM BR O 2012


64

NOV EM BR O 2012


65

NOV EM BR O 2012


Luciana Katahira

DIVERSÃO

Viajar pelo mundo A paixão

Viajar é minha grande paixão. Emociono-me com paisagens, com histórias, com pessoas. Gosto de mudanças. Gosto de experimentar novos caminhos, conhecer novas “estradas” e sentir a “liberdade” pelo mundo afora. Gosto de me reinventar. A cada novo destino descubro muito sobre a imensidão do mundo, das pessoas e, principalmente, sobre mim mesma. Sim, tenho sorte. Parte do meu trabalho é viajar por aí e, através do programa “Cidade da Gente”, transmitido pela TV Horizonte (Belo Horizonte – MG), contar as impressões que tenho sobre diversas cidades do planeta. Se para você, viajar também é uma paixão, compartilhe comigo.

Bariloche

Buenos aires

Colômbia

Lisboa

Machu Pichu

Madri

Viajar

Sempre quis escrever sobre minhas viagens. Na verdade, minha vontade nunca foi produzir um guia com dicas sobre “onde ficar”, “onde comer”, “onde ir” etc..., mas, sim, escrever as minhas impressões, as minhas experiências e as minhas vivências durante as gravações do “Cidade da Gente” pelo mundo. Com certeza, muitas histórias fazem parte dessas viagens: apertos, alegrias, saudades, medos e descobertas.

A descoberta

Sempre que parto sozinha, somente com minha câmera, na volta para casa, na minha bagagem, trago a recompensa de descobrir um mundo sempre surpreendente e novas amizades inesquecíveis.

NOV EM BR O 2012

O registro

Aqui logo abaixo, você vai encontrar, separados por cidades, alguns registros fotográficos e algumas histórias dessa minha grande paixão. Algumas histórias foram contadas pelo programa Cidade da Gente, outras não… Uma boa viagem!

LUCIANA KATAHIRA (Belo Horizonte \ MG) 66

Jornalista \ Apresentadora TV \Roteirista \ Produtora

Paris

Veneza


67

NOV EM BR O 2012


Informe Publicitário

DIVERSÃO

OUT MUSIC HALL Um novo conceito de festa A casa

Acompanhar as mudanças do nosso tempo é um desafio constante. É preciso estar atento às tendências, às novas tecnologias do ramo de eventos e, principalmente, às necessidades dos clientes para conferir a certeza da excelência dos serviços e garantia dos serviços neste segmento. Em vista disso, um grupo de empresários, acreditando no potencial da cidade de Arujá e região, se prontificou em investir neste carente segmento regional, buscando oferecer um espaço singular com o melhor de si na expectativa da carinhosa acolhida tão propalada do povo arujaense.

NOV EM BR O 2012

O cliente

68

É para acompanhar você que o “OUT MUSIC HALL” se coloca a disposição em todos os sentidos, prontos para superar sua expectativa na excelência e na flexibilidade dos serviços de organização de eventos. Tudo de acordo com o seu gosto e do jeito que você imagina. Nosso foco de trabalho é de se apresentar muito mais que uma simples casa de eventos, ela é inovadora e, com certeza, fará parte do momento mais especial da sua vida, seja em qualquer tipo de evento do seu interesse, tanto social como empresarial, que pode ser: Casamento \ Aniversário \ Debutante \ Boda \ Bar Mitzvá \ Confraternização \ Formatura \ Coquetel \ Happy-hour \ Evento Musical \ Show \ Jantar \ Almoço \ Balada \ Seminário \ Convenção \ Congresso \ Lançamento \ Treinamento \ Premiação \ Promocional \ Palestra \ etc..., além, é claro, dos eventos patrocinados pela própria casa.

O espaço

A versatilidade do espaço permite a perfeita adaptação ao estilo da sua festa, através de seus ambientes distintos, com piso em paviflex, iluminação apropriada, ar condicionado em todos os ambientes, mesas distribuídas de acordo com a necessidade, absorvendo desde pequeno grupo até uma grande plateia de 1.800 pessoas. Não podendo deixar de observar, a excelente localização no centro da cidade, ao lado da Prefeitura.

Alimentação

No “Out Music Hall” você encontra uma cozinha industrial moderna, bem equipada e totalmente higienizada para a manipulação correta dos alimentos. Você, também, poderá contar com a parceria de buffets com profissionais qualificados na área gastronômica.

Estacionamento

A casa possui estacionamento próprio com serviço de manobrista, com capacidade para 80 veículos.

Segurança

Com a preocupação de garantir a segurança de seus clientes, o espaço conta com uma equipe de profissionais especializados neste setor, além de câmeras de vigilância monitorando todos os ambientes.

Administração Tecnologia

O melhor em som, imagem e iluminação para a sua festa, com equipamentos de alta tecnologia. Sonorização profissional com caixas de som potentes e discretas, apresentando repertório musical de qualidade e bom gosto, para todas as idades.

Nosso departamento administrativo permanece em funcionamento diário (procurar por Dalva), atendendo no horário comercial das 09:00 às 17:00 horas, pessoalmente à Avenida dos Expedicionários, nº 1031 - centro ou através do telefone (11) 70024306 / ID 1113*1310 ou via e-mail: outaruja@outlook.com


69

NOV EM BR O 2012


Homem inteligente

DIVERSÃO

Falando de mulheres A campanha

O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana. Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas, na verdade, acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto sobrevivência, lanço a campanha: “Salvem as Mulheres”! Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade, a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam.

Habitat

Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho e dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um ‘eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas, um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Flores

Não faça sombra sobre ela

Alimentação correta

Também, fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza

Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação e, se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

NOV EM BR O 2012

Cérebro feminino não é um mito

Não tolha a sua vaidade

É da mulher: hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite

Mulheres, também, têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

Conselho final

É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay... Só tem mulher quem pode. HOMEM INTELIGENTE

70


71

NOV EM BR O 2012


DIVERSÃO

Não é bem assim! A lenda

Costuma-se dizer que, uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade. Não é bem assim, mas, que engana muita gente, engana. Então, vamos apresentar algumas:

(05) - Icebergs são feitos de água do mar. VERDADE: Nada a ver. São formados de neve acumulada por milhares de anos.

(09) - O ouro é o metal mais precioso que existe. VERDADE: Realmente é precioso, mas, perde para a platina.

(01) - O touro odeia a cor vermelha. VERDADE: Na realidade ele se irrita com os movimentos que o toureiro faz com a capa. (06) - A Floresta Amazônica é o pulmão do mundo. VERDADE: Na real, as algas dos oceanos são responsáveis pela produção da maior parte do oxigênio do planeta.

(10) - Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. VERDADE: É difícil, mas, é possível. Por via das dúvidas, não arrisque!

(07) - Beber água alivia a ardência da pimenta. VERDADE: A água, na realidade, só espalha. O que alivia é mastigar miolo de pão.

(11) - Faça um pedido à estrela cadente. VERDADE: O pedido será feito, na verdade, a um meteorito que se queima quando entra na atmosfera da Terra.

(08) - Quanto durou a guerra dos Cem Anos VERDADE: Ironicamente, a guerra entre franceses e ingleses durou mais. Foram 116 anos, de 1337 a 1453.

(12) - O urso coala é tão fofo! VERDADE: Pode ser fofo, mas, não é urso! É um marsupial, parente do canguru.

(02)- Os diamantes são eternos. VERDADE: Nem tanto. Se aquecidos a 4.500° C podem derreter.

NOV EM BR O 2012

(03) - O Mar Morto é um mar. VERDADE: É muito salgado e grande, mas, é um lago que fica na Jordânia.

72

(04) - A Terra é perfeitamente redonda. VERDADE: Não exatamente, pois, ela é achatada nos polos.


73

NOV EM BR O 2012


Glaide Jane

GASTRONOMIA

Coisas de comer Que delícia!

Surpreenda sua família com este “Escondidinho de Carne Seca”. É uma receita simples e deliciosa, que serve para qualquer ocasião, tanto como um prato principal ou como um aperitivo, o “Escondidinho de Carne Seca” cai muito bem. Experimente e verá!

Escondidinho de Carne Seca Ingredientes:

- 1 kg de mandioca cozida - 1 lata de creme de leite com o soro - 2 colheres de margarina - 1/2 kg de carne seca dessalgada e cozida - 1 cebola média picadinha - 4 dentes de alho esmagados - 2 tomates sem casca picados - Sal e pimenta a gosto

NOV EM BR O 2012

Modo de preparo:

Ainda quente, esprema a mandioca e coloque em uma panela com a margarina e o sal. Depois que estiver bem misturado, acrescente o creme de leite e reserve. Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco.Logo em seguida, acrescente os tomates só para dar uma murchada. Acerte o sal, se achar necessário. Em um refratário untado com azeite, coloque:uma camada do purê de mandioca e a carne seca. Logo após, termine com o restante do purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Bom apetite!

GLAIDE JANE (Arujá / SP) Chef de Cozinha Restaurante Santa Tereza

74


75

NOV EM BR O 2012


GASTRONOMIA

João Miguel

Coisas de Comer só para crianças A união faz a força

Aqui nesta cozinha, que é o coração do lar, o que predomina é a união e é desta forma que os irmãos Maria Luiza (13 anos) e Luis Gustavo (12 anos) se juntam para ajudar o pequeno João Miguel (3 anos) a fazer a sobremesa e o resultado é a alegria de juntos saborearem......

Creme de chocolate (Danette) Ingredientes:

1 litro de leite 5 colheres (sopa) de chocolate em pó 5 colheres de (sopa) de amido de milho 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite

Modo de preparo:

Coloque um pouco de leite na panela que você irá utilizar, acrescente a maizena e misture bem. Junte o chocolate, o restante do leite e o leite condensado, misture muito bem e leve ao fogo. Cozinhe até que a mistura vire um creme, quando estiver pronto desligue o fogo e mexa até esfriar um pouco. Coloque o creme no liquidificador, acrescente o creme de leite e bata. Coloque em tacinhas e leve à geladeira e sirva bem geladinho. E pode se lambuzar! João Miguel (Arujá / SP)

NOV EM BR O 2012

03 anos

76


77

NOV EM BR O 2012


ATITUDE

Acontecimentos & Dicas AGRIJET Muda de endereço

ATELIÊ CABELEiREIROS Aumenta quadro de profissionais

QUALI PHYSICAL e CESA Fazem parceria de qualidade

Aconteceu em: 29 / setembro / 2012

Aconteceu em: outubro/2012

Aconteceu em: outubro/2012

AGRIJET – venda e assistência técnica autorizada de: compressor de ar, bomba de poço, lavadora de alta pressão, aspirador de pó, além de revendedor autorizado Karcher, já tradicional na cidade de Arujá.

Marco Antonio, conhecido cabeleireiro e proprietário do “Ateliê Cabeleireiros”,

A QUALI PHYSICAL juntou-se ao CESA – Centro Especializado em Saúde de Arujá, sob a direção do Dr. Caruso,

com a finalidade de melhor servir a sua clientela, estabeleceu parceria com renomados profissionais da cidade, como: - o cabeleireiro Luizinho - a cabeleireira Lú (da Glamour) - a manicure Ana (da Glamour)

oferecendo um Studio de treinamento especializado para tratamento de obesidade e grupos especiais (hipertensos, cardíacos, diabéticos, idosos e gestantes), contando com esteira, plataforma vibratória, elíptico, cross over angular (funcional).

NOV EM BR O 2012

Mudou de endereço para melhor atender sua clientela, incluindo estacionamento mais amplo, agora em sua nova casa: - Rua Bahia, 36 A – Bairro Planalto – Venha conferir!

78

- vide anúncio na página 39 -

Com a união desses profissionais de qualidade, os usuários podem ter a certeza de um toque a mais na beleza. Venham visitar e se encantar! - Rua Zeferino Barbosa de Souza, 45 Centro – Arujá \ SP. Fones: (11) 4653.2247 e 4653.3369

Uma academia completa em um espaço único e personalizado, supervisionado por médico especialista em obesidade e por professores fisiologistas.

- vide anúncio nas páginas 16/17 -


UNIMED GUARULHOS Inaugura nova unidade em Arujá

KUMON ARUJÁ Promove formatura

FISIOBELLA CLÍNICA ESTÉTICA Promove Bazar de Natal

ATITUDE

Acontecimentos & Dicas Aconteceu em: 03 / outubro / 2012

Aconteceu em: 06 / outubro / 2012

Dica para: de 3 a 14/dezembro/2012

Na constante preocupação em aprimorar seu atendimento e proporcionar conforto, segurança e agilidade nos serviços prestados, a Unimed Guarulhos inaugurou sua nova unidade de Pronto Atendimento na cidade de Arujá. O empreendimento conta com uma moderna estrutura que une facilidade e comodidade, instalada em uma ampla estrutura de 650m² aonde os clientes poderão contar com uma unidade de atendimento emergencial de referência funcionando 24 horas por dia e um completo centro clínico de especialidades, composto por profissionais das mais diversas áreas. A solenidade contou com a presença de diretores, colaboradores, representantes de entidades e presidentes de singulares do Sistema, da FESP e da Intrafederativa. Dr. Ali Mohamed Kassn Awada, diretor presidente da Unimed Guarulhos, falou sobre a importância da cidade de Arujá para a singular e da expansão dos recursos em suas áreas de abrangência. Referência em assistência à saúde na região, a Unimed Guarulhos alarga suas estacas e avança, mais uma vez, rumo a excelência no cuidado com a saúde e na promoção da qualidade de vida.

A unidade “Kumon Arujá” promoveu a festa de formatura dos seus alunos concluintes dos métodos de: matemática, português e inglês. Foi um evento muito bonito, realizado no auditório da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), que contou com a presença de muitos alunos e de seus felizes familiares. Na ocasião, também, foram homenageados os alunos adiantados. Parabéns a todos os alunos que, com perseverança e dedicação, venceram mais uma etapa do seu aprendizado.

Anote na sua agenda. Neste período a “FISOBELLA” irá realizar o seu tradicional “Bazar de Natal”.

NOV EM BR O 2012

Uma excelente oportunidade para você comprar os seus presentes de Natal: roupas, acessórios, bijoux, perfumes, maquiagens, cremes, tratamentos estéticos e muito mais.

Da esquerda para a direita: Dr. Eduardo Gomes de Figueiredo, Dr. Roberto K. Gushken, Dr. João Gatti Neto, Dra. Roseli Domene Vaccaro, Dr. Raimundo de Macedo (Pres. Unimed Santos), Dr. Vicente Maiaroti Júnior, Dr. Ali Mohamed Kassn Awada (Presidente Unimed Guarulhos), Dr. Antônio Arthur

Aproveite e antecipe suas compras!

da Cruz Forte, Dr. Júlio César Amado (Pres. Unimed São José dos Campos), Dr. Abdul Kader Sultani, Dr. Antônio Vergílio Aldrigh, Dr. Cristóvão Canêdo.

- vide anúncio na página 37 -

- vide anúncio na página 29 -

79


ATITUDE

Acontecimentos & Dicas BB BEM BOM Acaricia o seu bebê

BAZAR E PAPELARIA ECOBOX Expande as suas atividades

RESTAURANTE SANTA TEREZA Apresenta suas especialidades

Dica para as mães

Dica para toda a clientela

Dica para bons apreciadores

A “BB Bem Bom” é uma boutique de roupas, de sapatos e de acessórios para bebês e crianças de 0 a 6 anos, apresentando peças diferenciadas que aliam conforto, qualidade e design.

A ECOBOX, tendo completado 2 anos de atividades, dando continuidade ao trabalho conquistado em 14 anos pelo Bazar Nikkei, apresenta a proposta de aprimorar o segmento de papelaria no atendimento tanto das pessoas físicas como das jurídicas, inaugura a segunda loja, agora no centro de convivência do Parque Industrial de Arujá, ao lado do Restaurante Alabastro.

O Restaurante Santa Tereza (antigo Marcenaria), localizado no circuito gastronômico de Arujá, com todo prazer apresenta as suas especialidades: - Almoço no sistema Self Service (4ª e sábado uma deliciosa feijoada). - Jantar todas as noites (com: carnes \ massas \ risotos \ peixes \ frangos \ comidinhas de boteco \ cervejas importadas).

Tiemy Caires e Meire Lopes, proprietárias da loja, fazem questão de acompanhar as tendências da moda, adaptando-as ao universo infantil. Neste espaço atuará, principalmente,no ramo de papelaria, com preços especiais para as empresas que, além de faturar, terá o serviço de entrega imediata. Também, facilitará o pagamento de lista escolar para os filhos de funcionários do Parque Industrial (incluindo mochilas, lancheiras e estojos).

NOV EM BR O 2012

- “Se ter bebê é bem bom, imagine agora ter uma boutique só para você”. - Boulevard Planalto Avenida Antonio Afonso de Lima, 221 Loja 1-Fone: (11) 4651 -2429

80

Finalmente, agradecemos ao público de Arujá pela acolhida, que nos prestigiou efetuando a sua compra na cidade e, em contrapartida, estamos realizando uma pesquisa junto a fabricantes, a fim de proporcionar toda linha de produtos de escritório com melhor preço e qualidade.

- vide anúncio na página 09 -

- vide anúncio na página 13 -

Para deleite dos usuários oferece o seguinte: telão, data show, wi-fi e espaço para evento, confraternização e reunião de empresas. E agora uma novidade: Chopp Brahma, somente no sistema delivery, então, faça o seu pedido com antecedência pelo telefone (11) 4654.2702. - Rua Jurandir Sanches Maiolino, 135 Vila Pedroso – Arujá \ SP

- vide anúncio na página 75 -


81

NOV EM BR O 2012


Flávio Gikovate

PONTO FINAL

O Que é Ser Livre? A liberdade

Falar sobre a liberdade é uma das questões mais fascinantes da psicologia. Usamos muito essa palavra, mas, temos dificuldade em conceituá-la. Todo o mundo afirma que quer ser livre, entretanto, pouca gente sabe dizer o que quer fazer com a liberdade.

Os limites

NOV EM BR O 2012

É comum pensar que se pode agir sem impor limites à nossa vontade. Não é meu ponto de vista, aliás, não tenho muita simpatia pela ideia de que viver bem é não abrir mão de nenhum tipo de desejo. Essa abordagem me parece ingênua e não leva em conta o fato de que, em nossa vida interior, há outras peças tão importantes quanto às do desejo. Por exemplo: uma pessoa me agride e eu tenho vontade de revidar com toda a força e posso até desejar matá-la, mas, tenho dentro de mim um conjunto de valores morais. Se eu transgredi-los, experimentarei uma dor íntima muito desagradável que é a culpa. Os animais em geral não sentem outra coisa senão o desejo e o medo. O homem não: tem um cérebro sofisticado que “fabrica” conceitos e padrões de comportamento que as pessoas acham muito importante respeitar. Em muitos casos, as normas estão em oposição às nossas vontades e no exemplo citado, isso fica evidente. Pelos nossos valores éticos, não temos o direito de matar outro ser humano.

82

Como agir?

Respeitamos a vontade ou os padrões? Acredito firmemente que devemos nos ater aos padrões. Devemos seguir nossos pontos de vista e nossas convicções. Agir sempre em concordância com a vontade é franca imaturidade, é não saber suportar frustrações e contrariedades. Evidentemente que estou me referindo às situações em que a razão está em oposição à vontade. No caso de ela não provocar nenhuma reação negativa, é lógico que devemos tentar realizá-la. Não se trata, portanto, de desprezar nossos desejos, pois, se estou com boa saúde, posso comer doces, se for diabético, tenho de ter a capacidade de abrir mão deles, se quero namorar uma determinada moça, nada me impede de fazê-lo, desde que eu me preocupe em não magoá-la à toa. Não acho acertado considerar mais livres as pessoas que não ligam para si mesmas e para os outros. Elas são mais irresponsáveis e até autodestrutivas. Se um homem sabe que o álcool lhe faz mal e continua bebendo, ele não é mais livre,é mais fraco.

Ser livre

Nos séculos passados, o ser humano vivia por normas exageradamente rígidas e alguns psicólogos acabaram concluindo que a verdadeira liberdade consistia em jogar fora essa camisa-de-força, guiando-nos a partir de nossos desejos. A ideia é boa, mas, na prática é inviável. A vida em grupo exige que se preste atenção, também, aos outros. O amor e a solidariedade que sentimos naturalmente dentro de nós pedem isso. Não posso magoar as pessoas que amo sem sofrer. Nesse caso, antes de satisfazer a vontade, tenho de refletir muito, avaliando e pensando nas consequências. Acredito que ainda seja adequada a definição que expressei há tempos atrás: -“Liberdade não é realizar todas as vontades. Não é ser desta ou daquela maneira. Liberdade é a sensação íntima de prazer que deriva da coerência entre o que pensamos e forma como atuamos. Sou livre se sou capaz de agir de modo coerente com o que penso. Algumas vezes respeito a vontade; outras, as normas morais. Em cada situação eu tomo decisões, válidas apenas para aquele momento. Sei dizer “sim”, sei dizer “não”. Tudo depende da importância do desejo e da permanente preocupação de equilibrar os meus direitos e os direitos das demais pessoas. Aceitar certos limites para as nossas vontades é sinal de maturidade, não de resignação e conformismo. É sinal de força, não de fraqueza”.

FLÁVIO GIKOVATE (São Paulo) Médico Psiquiatra Conferencista \ Escritor


83

NOV EM BR O 2012


84

NOV EM BR O 2012


ED 47  

Ser Mais Revista

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you