Issuu on Google+

om c , l i tma 2 o h 3 o@

2 nt 0 e i 8 m fsar 918

mt : s va 5 r 5 e s : e e R n

(19)

Fo

Dirigido: Professores em geral. Coordenadores Pedag贸gicos e Estudantes Universit谩rios


Levar a música pelos caminhos da vida e da alegria Prof Maria Teresa F.Sarmiento

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO OBJETIVO MÚSICA NA VIDA ESCOLAR RELEASE NA ESCOLA O ALUNO CONTATO E INFORMAÇÕES INVESTIMENTOi

¨QUEM ESTUDA E NÃO PRATICA É COMO O LAVRADOR QUE LAVRA E NÃO SEMEIA


OBJETIVO O programa Educar Cantando deverá ser implantado em mais de 96 escolas e 6 faculdades. Progressivamente este programa estará envolvendo 1920 professores e beneficiando a 44160 alunos das cidades participantes deste projeto. A finalidade é realizar parcerias com Empresários da Região, com as Diretorias Regionais de Ensino e as Secretarias Municipais de Educação para instaurar este Programa de colaboração, que visa levar para a sala de aula os conceitos fundamentais para educar cantando e sobretudo com alegria. Nosso compromisso Passar valores e conscientização sobre as necessidades de preservação ambiental. resgate dos valores de cidadania, uma melhor qualidade de vida, e o mais importante resgatar a integração emocional entre aluno, professor e escola.

Música na vida escolar Técnica moderna sem stress. Interagindo com matérias interdisciplinares. Para professores sem conhecimento músical. No desenvolvimento da sala de aula. Na descontração de alunos inibidos.. No relax de alunos hiperativosl. Como unidade de incentivo ao estudo . Como desenvolvimento da memória. No relacionamento aluno-professor. No relacionamento aluno-escola. Na mudança comportamental no seio familiar.


RELEASE O intuito é levar a desenvolver uma harmonia plena entre professores e alunos, com uma metodologia que consegue envolver as matérias curriculares, junto com a importância da música administrada de forma harmônica e Concreta. A exposição deste curso, tem a finalidade de mostrar aos professores a importância de Educar Cantando com alegria e sem stress no cotidiano de uma sala de aula.

NA ESCOLA A escola não pode ser somente uma preparação para a vida adulta, para o trabalho adulto. É preciso propiciar uma alegria que seja vivida no presente, estimular e motivar os alunos de maneira criativa e agradável. É preciso que professores e alunos mantenham continuamente vivos os objetivos de se manter alegria em cada um dos momentos do processo de aprendizagem

O ALUNO CONSEGUE: ·Descontração e criatividade ·Atenção e concentração ·Coordenação motora ·Memória e percepção ·Atenção e bom humor ·Controle e ordem ·Socialização e dramatização ·Paciência e persistência ·Harmonia e serenidade


INFORMAÇÕES E CONTATOS NOME DO PROGRAMA:

EDUCAR CANTANDO A importância da Música na Sala de Aula

DATAS:

DIVERSAS

ESCOLAS NO PROGRAMA:

245 ESCOLAS DA REGIÃO

NÚMERO DE PARTICIPANTES:

1,920 PROFESSORES

ALUNOS BENEFICIADOS:

44.160 CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LOCAIS PARA OS EVENTOS:

ESCOLAS E FACULDADES

REFERÊNCIA DO CURSO

PREFEITURA DE AGUAÍ CEFAM DE PIRASSUNUNGA E. E. ¨SANTOS CABRAL¨ S.J.B.VISTA PREFEITURA DE S.C.DAS PALMEIRAS LAR MENINO DEUS - PIRASSUNUNGA COLÉGIO MENINO JESUS FLORIANÓPOLIS COLÉGIO PELICANO - POÇOS DE CALDAS SANTA RITA DE CASSIA - BRASILIA PREFEITURA DE AGUAS DA PRATA PREFEITURA DE CASA BRANCA EE RUBIÂO CASA BRANCA COLEGIO ANGLO DE CASA BRANCA

CONTATO RESPONSAVEL PELO CURSO:

PROF. MARIA TERESA ALVES F.SARMIENTO

ENDEREÇO:

Av João B.M.Goulart 208 .Parque das Nações São Joao da Boa Vista - SP

FONE CELULAR

(19) 3623-6747 (19) 9188-0232

E-mail:mtfsarmiento@hotmail.com

E-mail:educarcantando@hotmail.com


DEPOIMENTOS Alunos

“Foi bom pra gente ter a música presente em todas as nossas aulas porque a música faz com que a aula fique bem mais legal”

Guilherme

“Com a música a aula passa bem rápido do que no ano passado, nem me lembre disso”.

Erik “Isso foi muito bom porque parei de ter vergonha”

Thales

“Teve música para nos aprendermos a tabuada do 2.3.4.5.6.7.8.9”. Foi ótimo trabalhar com a música porque desenvolvi a atenção, ritmo, dicção, agilidade na leitura. Adorei a 3º série porque foi a série que mais aprendi .

Guilherme

“Cantei as músicas, que me ensinou para minha mãe e para meu pai. Eles adoraram”. E cantei mais um monte de vez com agilidade e rapidez ““. “É muito gostoso estudar com música porque a gente se acalma e grava o que tem que estudar rapidinho. E na hora da prova eu não esqueço de nada que eu estudei”.

Gabriel

“Sabe com a música você estuda mais relaxado, calmo e fica com mais atenção, com a música nós fizemos ditados, trava língua eestudamos tabuadas”. O tempo passou tão rápido, nem sei como nós aprendemos tantas coisas. Na 3º série com essa professora perdi a vergonha ... E eu estudo mais fácil para as provas.

Yago

“Foi bom porque eu me desenvolvi muito. Antes quando eu cheguei, eu não dançava, não sabia seguir ritmo agora sei até seguir as músicas que são rápidas”. É gostoso trabalhar com a música por que você não cansa e sem a música a aula fica ruim e chato de estudar e aprender .

Rafael “Perdi o medo, perdi a vergonha, peguei mais coragem”.

Jaqueline

“Me ensinou muito, até as coisas que eu não gostava eu aprendi, eu acho uma maravilha”. “Olha eu pensei que você fosse uma dessas mulheres que escolhe o aluno melhor e faz dele o melhor e o mais querido, mas eu vi que você trata todos de um jeito só”.

Nayane

“Com a música, eu perdi a timidez, porque eu era tão tímido que quando ia a lojas, minha mãe tinha que pedir para o dono pegar alguma coisa para mim”.

Othávio


DEPOIMENTOS Pais

“Nunca comentou em casa que ele tinha aula com música, mas quanto ao desenvolvimento dele neste ano melhorou bastante com relação aos outros anos na outra escola”.

“A música aplicada no aprendizado foi muito boa, meus filhos ficaram entusiasmadosdemais. E acredito que estão aprendendo e se tornando desenvolto com isso”. “Meu filho tendo você como professora só cresceu intelectualmente...”. “A matemática dele foi excelente, pois vinha de series anteriores um pouco lento no raciocínio o rendimento de Othavio foi excelente!”.

“Meu filho teve um desempenho muito bom e até se interessou mais em cantar...”. “Ele faz os deveres sem nenhum problema e até com entusiasmo, sinceramente acho que tudo se deve ao seu trabalho”.

“Ela mudou radicalmente tornou-se uma menina sorridente, interessada, amiga e confiante”. “Foi um aprendizado do qual ela sempre se lembrará, e eu também”.

“Foram visíveis as mudanças de comportamento e, principalmente de relacionamento tanto com colegas como conosco em família”. “Ele dificilmente comentava o que acontecia na escola e hoje ele comenta ate como aconteceram...”. “Acho que a música contribui para que ele se soltasse e se sentiu mais à vontade”.

“Uma certeza eu tenho, houve bastante interesse da parte dele, apesar de estar sempre falando que não gosta de estudar, e com muitos pontos positivos com certeza”.

“Vejo que meu filho teve excelente melhora em todos os aspectos, por exemplo, aumen tou o gosto pela escola, pelas aulas, para estudar, fazer lições sem assessoramento dos pais, já não escreve tão errado”. Enfim, houve melhora geral e muito satisfatória.

“No inicio do ano a Monique estava insegura, como nos anos anteriores. Com o passar dos meses ela começou a gostar de ir a escola o que não acontecia antes. Percebi que ela além de não chorar na hora de ir, ainda ela voltava de lá feliz, contando o que acontecia na sala”.

“O principal ponto positivo que eu achei foi que além de melhorar muito a ortografia, a caligrafia e a leitura ajudaram a minha a filha a ficar mais desinibida”. “Meu filho esta atencioso, calmo e participativo em tudo que se refere no seu dia-adia”.


DEPOIMENTOS Professores

“Adorei! Umas aulas mais interessantes melhorando a atenção, memorização, concentração, já trabalhei algumas musicas e eles adoraram”. “Achei a maior parte das sugestões mais fácil de aplicar no ensino fundamental onde o tempo de concentração é bem menor”

“Adorei o curso, foi de grande ajuda, pois se percebe que a aula é realmente prazerosa quando há melodia e ritmo , enfim quando se vive de corpo e alma o que faz”.

“Eu adorei suas idéias, já procurava algo semelhante para trabalhar”. “Me interesso por novas apostilas com mais sugestões e entretenimentos”

“Se trabalha a letra da música em todos os sentidos” “A experiência com música no aprendizado foi muito válida, quando o objetivo é trabalhar com alegria”.

“Estou aplicando algumas atividades em minha classe e o resultado já está aparecendo”. As crianças e a “professora”estão adorando.

“Tenho interesse no material, pois oferece oportunidade de trabalhar de forma mais descontraída e com amor que não pode deixar de fazer parte de nosso dia”.

“Este curso foi muito gratificante, as atividades foram interessantes e já aproveitei muitas delas”. “Eu acredito no aprendizado com música, pois as crianças aprendem de maneira divertida, sendo assim, irão assimilar com mais facilidade as atividades propostas pela professora”.

“É bom saber que existem diferentes formas de ajudar na construção dos conhecimentos dos nossos alunos. E isso ocorre de uma forma leve, espontânea e dinâmica”. “E digo ainda, os alunos saem satisfeitos e contentes”.

“A simplicidade e a boa vontade que você nos passou nos mostrou que com amor e humildade podemos fazer milagres”.

“O aprendizado com música despertou maior interesse das crianças pelo estudo”.

“Acredito que se aprende muito mais com música. Além de relaxar, trabalha a parte de interpretação das letras, (que é a grande dificuldade dos alunos) melhorando o vocabulário”.

“Para mim, que sou uma professora mais voltada para o tradicional, este curso foi muito importante, porque a música é um ótimo caminho para a renovação de idéias e com estas atividades das quais já estou tentando passar para as crianças, creio que a recompensa está sendo perfeita”.

“O curso de aprendizado com a música foi muito interessante, não conhecia os vários métodos que podemos trabalhar com as crianças”.


PROJETO ESPECIAL Para despertar o prazer de estudar

IDENTIFICAÇÃO:

Educar Cantando Proj.: da Professora Maria Teresa Ferreira Sarmiento

JUSTIFICATIVA:

Despertar o prazer pelo estudo usando a música como ferramenta

METAS:

Atingir o entusiasmo dos alunos e professores na sala de aula

CRONOGRAMA:

Aulas dinámicas durante todo o ano letivo

PÚBLICO ALVO:

Professores / Coordenadores / alunos Direção e pais

ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS:

Alunos recebem material individual, confeccionam o seu caderno e fazem apresentação quando necessário

RECURSOS:

ACOMPANHAMENTO:

AVALIAÇÃO:

RESULTADO:

Uso da sala de aula, som, Cds lápis de cor e intrumentos

Participação de todos os envolvidos

Será a observação do desenvolvimentos do aprendizado do alunos nas diferentes áreas de atuação O resultado procurado será alunos entusiasmados, crescimento no aprendizado e professores envolvidos


Educar Cantando