Page 1

Fornecimento de alimentos básicos. Sessões de formação em Agroprocessamento de produtos locais, incluindo nutrição, higiene e segurança alimentar. Informação em saúde individual e colectiva, incluindo sensibilização sobre HIV/SIDA.

A AIDGLOBAL - Acção e Integração para o Desenvolvimento Global.

É uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, com sede em Loures, que se caracteriza por ser um espaço aberto e dinâmico, congregando diferentes recursos e meios oriundos da conjugação de esforços de pessoas singulares, de individualidades e ainda de instituições públicas e privadas. Surge de uma experiência de voluntariado em Moçambique, no Orfanato das Irmãs de Nossa Senhora da Encarnação, em Conhane, no qual foi dinamizada uma ludoteca, em Agosto de 2005. Inspirada por esta experiência, Susana Damasceno, actual Presidente da Direcção, fundou esta jovem Organização com a crença de que este poderá ser o caminho que irá ao encontro do sonho de intervir para que mais crianças possam sorrir.

ABC

Acção social

Promove a prática da Educação para o Desenvolvimento. Transmitir conteúdos através de metodologias não formais de aprendizagem, envolverndo as crianças em actividades lúdico-pedagógicas.

ACÇÃO

Implementaçãp de iniciativas educativas, formativas e sociais locais para crianças, jovens e adultos. Edificação de salas de aulas, cozinhas e latrinas. Potencialização a criação de emprego.

DESENVOLVIMENTO

Combate a iliteracia e aos baixos níveis de leitura. Criação de bibliotecas escolares. Capacitar instituições e organizações locais e professores para a gestão e dinamização da rede de bibliotecas escolares

Neste momento a aidglobal promove ajuda humanitária em Portugal e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Promoção de uma cidadania global responsável, que tenha por base princípios e valores como os da solidariedade, da paz e da justiça.

Integração social

Sensibilizar e capacitar os jovens para uma cidadania responsável, activa e consciente, fomentando uma cultura de participação na vida democrática, à escala local e global, com vista à criação de uma Associação juvenil.

Formação

Combate a Iliteracia

Acredita num mundo em que todos os seres humanos são agentes de desenvolvimento e integração, garantindo a dignidade e o respeito pelos Direitos Humanos bem como a partilha de recursos de uma forma equilibrada e sustentável.

Áreas de Envolvimento

Cidadania Global

Educação

Combate a pobreza

Migração

Promove a integração daqueles que escolheram Portugal como a sua residência.

Cooperação

A implementação dos projectos assenta na co-responsabilização e cooperação entre os parceiros. Colabora com os parceiros na procura de soluções sustentáveis com respeito e transparência pelas diferentes identidades sócioculturais.

NAI

O Núcleo de Apoio a Imigrantes contribui para a integração através do apoio técnico-jurídico em casos de regularização e obtenção da nacionalidade portuguesa.

“Todos os seres humanos têm direito a viver numa sociedade sustentável, inclusiva e equitativa.”

Contribuir para a promoção da Educação para o Desenvolvimento no Ensino Formal e realização de acções de formação destinado a diferentes públicos.

NLP

O Núcleo de Lingua Portuguesa promove a Língua e a Cultura Portuguesas como veículo de integração na sociedade de acolhimento.

A Assistência Social Internacional. Infografia elaborada segundo o enunciado da disciplina de Projecto em Design I do Curso de Design - Departamento de Comunicação e Arte Universidade de Aveiro - por Wilton Fonseca, Márcia Ferreira e Paulo Lopes. Informações retiradas do website oficial.

AIDglobal  

Márcia Ferreira