DÍVIDA PÚBLICA: a experiência brasileira Parte 1 de 2

Page 100

Gráfico 2. Distribuição das relações dívida/PIB em diferentes horizontes sem estratégia de refinanciamento

O governo passa a ter nesses exercícios um poderoso aliado na construção de suas estratégias de endividamento de longo prazo. O Gráfico 3 ilustra um exercício semelhante ao apresentado no Gráfico 2 com a inclusão de hipóteses explícitas com relação à estratégia de refinanciamento da dívida. Gráfico 3. Distribuição das relações dívida/PIB em diferentes horizontes incluindo estratégia de refinanciamento

Enquanto no primeiro exercício a dívida é 100% composta de instrumentos à taxa flutuante, a estratégia de refinanciamento contempla instrumentos prefixados de dez anos.20 Seu custo maior, devido ao prêmio de risco de taxa de juros cobrado pelos demandantes, tem por contrapartida uma menor vulnerabilidade da dívida a movimentos na taxa de juros. Os exercícios explicitam os trade-offs em custo/risco envolvidos nas diferentes estratégias.

20 A estratégia de refinanciamento assume que 1% da parcela flutuante vence e é trocada mensalmente pelos instrumentos prefixados de dez anos. Ao final desse período, obtemos uma composição de 100% da dívida em instrumentos prefixados.

99


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.