Page 1


Para ficar mais fácil comece escolhendo um horário adequado para você. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar tudo para estudar um dia antes da prova, pois assim não irá aprender nada. O tempo ideal para cada dia também dependerá de você, tudo vai depender da sua dedicação, uma dica é em uma hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos. Um ambiente claro, limpo e confortável também irá ajudar na sua concentração. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta. Faça um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada. Estar bem alimentado é fundamental, a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo. Não fique comendo ao mesmo tempo em que estiver estudando. Quando fizer refeições muito pesadas, dê um tempo de uma hora para a comida fazer a digestão. Com essas dicas, você verá como estudar pode ser mais tranqüilo e prazeroso.

3 4 5 6 7 8

Três dias de loucura + 1 Evolução do Vinil à Música Digital Conheça a Smartz School

Dores que não devem ser desprezadas

Na “Terra da Rainha”, o Brasil faz história 7 de Setembro - Quando o Brasil tornou-se independente Mudança de Estações Como detectar um mentiroso

9 10

Cosmopolis Exposição Cinema Italiano Aprenda a cantar

EXPEDIENTE Editora-Chefe: Maria Inez Sinelli Mendonça Jornalista Responsável: Gabriela Sinelli Martins MTB-69462 Colaborador: Anselmo Penha Feitosa

www.wizardmaua.com.br

SUMÁRIO

Muitas pessoas encontram grandes dificuldades na hora de estudar. Muitas vezes por problemas de concentração, preguiça etc.

EDITORIAL

www

Design e Diagramação: Agência Digital Estou na Web

www.wizardidiomas.net.br www.facebook.com/wizardvirtual twitter.com/wizmauaribergs wizardmaua@wizardmaua.com.br


Três dias de loucura + 1 Nos dias 17, 18,19 e 20/08 aconteceu os “Três dias de loucura + 1” na Wizard Plaza. A escola ficou toda enfeitada para receber nossos alunos.

03


Por Gabriela Sinelli Martins

04

Evolução: do Vinil à Música Digital A forma como a música chega aos seus ouvintes tem mudado drasticamente ao longo dos anos, deixando de ser feita de forma manual para ter formatos digitais. Provavelmente a juventude atual não saiba o que foi um vinil. Muitos talvez nem saibam como colocá-los para tocar na vitrola e desconheçam a importância dos famosos “bolachões”, como eram popularmente conhecidos. Considerado uma das maiores invenções do século XX, os vinis mudaram os hábitos de consumo de música de uma geração inteira. Talvez a sua pouca praticidade tenha sido o seu pior inimigo. Todo cuidado era pouco na hora de manejar o disco, porque qualquer deslize poderia por em risco a sua música preferida com os famosos arranhões que neles poderiam ser feitos. No Brasil os vinis reinaram por quase 40 anos na vida dos amantes de música.

A fita cassete inventada pela empresa Phillips foi um fenômeno de vendas, por sua larga capacidade de armazenamento e pela possibilidade de gravar e regravar músicas. O auge do cassete aconteceu com a chegada dos tocadores portáteis, o famoso Walkman, começando a permitir a individualidade musical. O CD (Compact Disc) foi inventado em 1979, mas começou a ser comercializado a partir de 1982. Além de serem menores que o vinil, o som era apresentado sem chiados e tinha uma durabilidade maior. O Discman, leitor de CD portátil, chegou para facilitar a vida de quem gostava de ouvir música em qualquer lugar. Os grandes problemas enfrentados pelo produto eram o preço elevado, consumia muita pilha e os primeiros modelos eram muito pesados. O formato CD ainda é muito utilizado, mas está cada vez menos sendo usado com a chegada do MP3. O formato mp3 foi criado na Alemanha e se espalhou ao redor do mundo por ser leve na hora de armazenar as músicas no computador e por poder fazer download através de sites que disponibilizam músicas na internet. Com esse formato de áudio vieram os aparelhos mp3 que facilitaram a vida de quem gosta de caminhar ouvindo música.


05

A Smartz School chegou em Mauá para facilitar o aprendizado das crianças nas escolas regulares. Com a metodologia educacional desenvolvida por nossos profissionais, a criança cultivará a atitude de estudo contínua de forma individualizada, incorporando à sua rotina: melhoria na concentração, rapidez de raciocínio, hábito de estudar diariamente, autonomia para os estudos, resultando na melhoria das notas na escola. - O método é individualizado, respeita o ritmo de aprendizagem dos alunos, partindo de um assunto que eles dominam e motiva-os a estudar diariamente. - O material didático é organizado com conteúdos do mais simples para o complexo, gradativamente, em cada assunto, permitindo que o aluno tenha uma evolução suave nos estudos, oportunizando o aprendizado com maior autonomia, tendo apoio do instrutor quando necessário.

AULAS • Cursos: Português e Matemática; • Duas aulas semanais na Unidade; • Aulas com 45 minutos de duração; • Em todas as aulas os alunos realizam atividades práticas, garantindo uma melhor fixação dos conceitos aprendidos.

INSTALAÇÃO

- Há sempre revisões nas lições executadas, de modo a fixar os conteúdos por meio da prática. - Na Língua Portuguesa, os textos são interdisciplinares. - Para crianças pré-escolares e das séries iniciais do ensino fundamental, o material é lúdico e bem atrativo, despertando o interesse pelo conhecimento. - O método é um complemento escolar e reforça o que os estudantes necessitam para uma evolução mais tranqüila nos estudos.

Venha conhecer a nossa unidade: Tel: (11) 4544-3333 Rua Campos Sales, 577 - Centro - Mauá - SP


Dores

Por Gabriela Sinelli Martins

06

que não devem ser desprezadas

Todo mundo pelo menos uma vez na vida já sentiu algum tipo de dor e preferiu deixar para ir no médico mais tarde ou esperou a dor passar sozinha. Saiba que toda dor deve ser levada a sério, pois por trás de um simples desconforto pode haver um problema mais grave de saúde. Listamos as principais dores que devem ser diagnóstica o mais depressa possível.

Caso isso aconteça vá rapidamente ao médico, pois o diagnóstico rápido pode salvar uma vida.

Dor de Cabeça: Podem estar relacionadas com alteração na visão e algumas vezes problemas hormonais. O uso freqüente de analgésicos para aliviar uma dor de cabeça pode ser o grande vilão da tal dor, pois a automedicação diária pode ser o causador do tormento. Dores de cabeça merecem sempre uma atenção maior, pois podem estar relacionadas à hipertensão.

Dor Abdominal: Inflamação da vesícula biliar começa do lado direito da barriga, mas a dor tende a se espalhar pelas costas e ombros. O socorro prestado a tempo pode impedir a perfuração na bolsa que guarda a bile fabricada no fígado. Mulheres que sofrem com dores insuportáveis no período menstrual, podem ter a suspeita de uma endometriose, quando o revestimento interno do útero cresce e invade outros órgãos.

Dor de Garganta: Costuma ser causada pela amigdalite de origem bacteriana ou viral. A bacteriana se não tratada adequadamente pode surgir o risco de cirurgia. Dores de garganta que nunca vão embora podem ser causadas por tumores no pescoço que incomodam e podem ser confundidos por leigos como uma simples infecção. Dor no Peito: Esse tipo de dor é capaz de se espalhar na direção do estômago, maxilar inferior, costas e braços. Isso acontece devido ao entupimento das artérias.

Dor nas Pernas: Nem sempre as varizes são as culpadas por esse tipo de dor. A artrose causa fortes dores nos pés e nos joelhos. O hipotireoidismo e diabetes afetam a circulação.

Dor nas Costas: Dores nas costas, além de diminuir a qualidade de vida, podem esconder o câncer no pâncreas, que surge como uma dor lenta e progressiva. Dores que não somem em dois dias devem ser analisadas pelo médico. Dor no Corpo: A depressão não é causa somente de dores emocionais, muitas vezes a doença desencadeia um mal-estar que vai da cabeça aos pés, juntamente com tristeza, pessimismo e problemas de concentração.


Por Anselmo Penha Feitosa

07

Na “Terra da Rainha” o Brasil faz história O Brasil foi a Londres para fazer história antes dos Jogos Olímpicos chegarem em 2016. Em meio a decepções, surpresas e recordes, a delegação brasileira conquistou o maior número de medalhas, superando as 15 conquistadas em Pequim (2008) e Atlanta (1996). O primeiro dia em Londres mostrou que esta seria uma Olimpíada de conquistas. Além da medalha de prata de Thiago Pereira na natação e o bronze de Felipe Kitadai no judô, o Brasil comemorou a primeira medalha de ouro do judô feminino, com Sarah Menezes, na categoria até 48 kg. O restante da semana continuou do judô e da natação. Cielo, ouro em Pequim, levou o bronze nos 50m livres, enquanto Mayra Aguiar e Rafael Silva levaram mais dois bronzes no tatame. Assim o judô tornou-se o esporte com o maior número de medalhas na história olímpica brasileira, 19 no total, contra 17 da vela, que ganhou mais um bronze com Robert Scheidt e Bruno Prada, na classe Star. O segundo ouro do Brasil veio já na segunda-feira da semana seguinte, com Arthur Zanetti, na Ginástica Artística. Foi a primeira medalha da ginástica em jogos olímpicos e a terceira final individual em três jogos consecutivos, sendo a primeira nas argolas. Sérgio Sasaki também surpreendeu e foi o primeiro atleta do Brasil a ficar entre o Top 10 Masculino, sendo o 10º colocado no individual geral.

Os esportes coletivos fizeram sua parte, como esperado. O Brasil conquistou medalha nos quatro eventos de vôlei. Na praia, foram um bronze com Juliana e Larissa e uma prata com Alison e Emanuel. Na quadra, ouro no feminino e prata da turma de Bernardinho. O futebol, grande favorito, foi prata após perder para o México e o basquete masculino perdeu uma grande chance contra a Argentina, nas quartas-de-final. Grandes conquistas, no entanto, ainda viriam para o Brasil, e sairiam dos ringues. O boxe feminino estreava em Londres e Adriana Araujo tratou de trazer o bronze para o Brasil, o que não acontecia desde 1968. Mas foi com os irmãos Falcão que o Brasil obteve a melhor marca da história. Um deles, Yamaguchi, foi bronze, enquanto Esquiva faturou a prata na 1ª final brasileira na modalidade. Para fechar a participação brasileira, Yane Marques, pernambucana que disputou o Pentatlo Moderno no último dia de competições, garantiu o bronze e a primeira medalha brasileira na prova. Com este repertório de novas conquistas, o Brasil foi para a cerimônia de encerramento dos jogos, onde de fato, recebeu o bastão para 2016: a bandeira olímpica e os aplausos de quem viu, em poucos minutos, uma festa em verde e amarelo, uma apresentação digna do que o mundo presenciará daqui quatro anos.


08

7 de Setembro

Quando o Brasil tornou-se independente No dia 07 de setembro de 1822 o Brasil tornou-se uma nação independente de Portugal. Em viagem de volta para o Rio de Janeiro, nas proximidades do riacho Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro I tomou conhecimento das decisões de Portugal em relação ao Brasil. O país queria escravizar novamente sua ex-colônia. D. Pedro I, então, teria pronunciado o grito do Ipiranga bradando “Independência ou morte”. Fato, entre outros, que significou o rompimento entre os dois países. D. Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o titulo de D. Pedro I. A independência brasileira não foi de graça, o Brasil pagou 2 milhões de esterlinas a Portugal. O dinheiro foi emprestado pela Inglaterra. Dizem que Dom Pedro, ao decretar a independência do país, tinha acabado de se encontrar com a amante, a Marquesa de Santos. Por isso, não usava traje oficial, nem era acompanhado de uma grande comitiva. Outro boato envolvendo a independência brasileira foi que D. Pedro I não deu o grito às margens do Riacho do Ipiranga, mas no alto de uma colina, onde havia ido para se livrar de uma diarréia. O Imperador não deu o grito em cima de um cavalo, mas em cima de um burro, animal que preferia montar em viagens mais longas.

Mudança de Estações No Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, a primavera começa oficialmente em 23 de setembro. Nesse dia, a folhinha marca o equinócio da estação.A palavra equinócio significa “noite igual”, ou seja, o dia e a noite têm a mesma duração. Diferente do inverno, quando as noites são mais longas. A palavra primavera originasse de primo vere, que quer dizer princípio da boa estação. No Hemisfério Norte onde se localiza os Estados Unidos e Canadá, começa o outono, uma das estações mais bonita do ano por lá. A cidade de Nova York recebe turistas do mundo todo a procura de ver de perto as árvores com a folhagem amarela e vermelha que compõem essa estação do ano. O outono americano é composto uma por uma agradável temperatura com noites frescas e o sol se põe mais tarde.

Como detectar um mentiroso Pessoas

mentirosas existem mais no mundo do que podemos acreditar. O ser - humano é péssimo na hora de descobrir quando estão sendo enganados. Listamos algumas dicas para saber se você está sendo passado para trás.

to, atenção às repetições, às pausas e à falta de fluência. Se as hesitações diminuírem ao longo da fala, a resposta pode ter sido ensaiada.

O corpo fala:

Tom de voz - Quando a pessoa tenta disfarçar sentimentos que surgem enquanto fala, o erro é quase certo. Se a intenção é esconder raiva ou medo, ela alterna o tom entre grave e agudo, ao mesmo tempo em que fala mais rápido.

Fala - Quando a pessoa começa a vacilar, pode ser que esteja maquiando algo, mas não tenha preparado um plano para isso. Portan-

Sobrancelha - É na testa que se concentram os músculos que mais entregam o mentiroso, pois se movimentam involuntariamente. Quando uma pessoa sabe a resposta, costuma levantar de imediato as sobrancelhas. Se não sabe ou tem dúvida, elas tendem a cair.


Filme: Cosmópolis

09

Está em cartaz no Sesc Vila Mariana a exposição “Quadrinhando”. Que traz na amostra os personagens mais famosos dos quadri-nhos. Entre eles estão a me-nina questionadora David Cronenberg, traz Robert Pat-

garoto Charlie Brown que tem como amigo o cachorro Snoopy.

tinson, como o bilionário Eric Packer, que cruza a cidade em busca de um corte de cabelo e, no decorrer do dia perde sua

A exposição é gratuita entre os

fortuna depois de apostar tudo na bolsa de valores contra o

dias 17 de julho a 14 de outubro.

yen. O elenco também conta com a canadense Sarah Gadon,

End.: Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana.

interpretando a esposa do protagonista e a francesa Juliette

Tel: (11) 5080-3000

Binoche. Estréia prevista para 07/09.

ITALIAN MOVIE

O cinema italiano teve seu grande auge nas décadas de 50 e 70. Anos se passaram e as produções italianas amargaram a fama de decadente, mas um novo olhar foi lançado ao cinema italiano depois que jovens cineastas apostaram na retomada do “Il cinema italiano”. Terraferma Gomorra (Gomorra, 2008) Poder, dinheiro e sangue: esses são os “valores” que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer às regras do sistema-chamado Camorra.

(Terraferma, 2011) Ambientado em uma ilha fictícia, onde as novas leis do continente se chocam com as que regem a vida dos pescadores da região: nunca abandonar alguém no mar. O peso delas é posto em xeque quando uma leva de africanos começa a chegar à praia. Contrariando as regras da polícia costeira, uma família abriga uma mulher grávida e seu filho pequeno resgatados das águas.

O quarto do filho

(La Stanza Del Figlio, 2001) Giovanni é um psicanalista. Ele é casado com Paola e tem dois filhos: a menina Irene e o jovem Andrea. Sua vida transcorre tranqüila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transforrma completamente. Para atender ao chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.

A solidão dos números primos

(La Solitudine dei Numeri Primi, 2010) Alice e Mattia são como números primos: divisíveis apenas por um e por eles mesmos. Desde crianças, lidam com traumas que os tornam indivíduos singulares, isolados da sociedade. Eles crescem e, apesar de levarem vidas paralelas, seus destinos sempre se cruzam.

EXPOSIÇÃO

O novo filme do diretor

Mafalda,o menino Calvin e o seu tigre Haroldo e o melancólico


10

Aprenda a Cantar:

Taylor Swift

Cantora americana de country/pop. Vendeu mais de 20 milhões de discos. Recebeu mais de 150 indicações de prêmios musicais. A fortuna de Swift é estimada em R$ 160 milhões. We Are Never Ever Getting Back Together I remember when we broke up, the first time Saying this is it I’ve had enough Because like we hadn’t seen each other in a month When you said you needed space, what? Then you come around again and say Baby I miss you and I swear I’m gonna change Trust me Remember how that lasted for a day? I say I hate you, we break up, you call me, I love you You called it off again last night But this time I’m telling you I’m telling you, We are never ever ever getting back together We are never ever ever getting back together You go talk to your friends talk to my friends talk to me But we are never ever ever ever getting back together Like...ever I’m really gonna miss you picking fights And me falling for a screaming that I’m right And you hide away And find your piece of mind with some indie record That’s much cooler than mine You called me up again tonight But this time, I’m telling you, I’m telling you We are never ever ever getting back together We are never ever ever getting back together You go talk to your friends talk to my friends talk to me But we are never ever ever ever getting back together I used to think that we were forever, ever And I used to say never say never So he calls me and he’s like ‘I still love you’ And I’m just like ‘this is exhausting’ We are never getting back together Like ever We are never ever ever getting back together We are never ever ever getting back together You go talk to your friends talk to my friends talk to me But we are never ever ever ever getting back together We are never ever ever getting back together We are never ever ever getting back together We are never ever ever getting back together

Nós nunca voltaremos a ficar juntos Lembro-me de quando terminamos pela primeira vez Dizendo “é isso, chega para mim” Porque, como quando não nos víamos havia um mês Quando você disse que precisava de tempo, o quê? Então você volta mais uma vez e diz ‘Baby eu sinto sua falta e juro que vou mudar Confie em mim’ Lembra de como aquilo durou por um dia? Eu digo que odeio você, terminamos, você me liga, eu amo você Você voltou atrás mais uma vez na noite passada Mas, desta vez, estou lhe dizendo Estou lhe dizendo Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Você vai falar com seus amigos, com meus amigos, comigo Mas nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Tipo... Nunca! Eu realmente vou sentir falta de suas provocações E eu caindo, gritando que estava certa E você se escondendo E encontrar a paz com algum disco indie Que é muito mais legal do que o meu Você me ligou novamente esta noite Mas, desta vez, estou lhe dizendo, estou lhe dizendo Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Você vai falar com seus amigos, com meus amigos, comigo Mas nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Eu costumava pensar que ficaríamos juntos para sempre E eu costumava dizer ‘nunca diga nunca’ Então ele me liga e fica tipo ‘Eu ainda amo você’ E eu estou tipo, achando isso exaustivo Nós nunca vamos voltar Tipo... Nunca! Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Você vai falar com seus amigos, com meus amigos, comigo Mas nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar Nós nunca, nunca, nunca vamos voltar


Wizard News - Edição 8  

Wizard News - Edição 8

Wizard News - Edição 8  

Wizard News - Edição 8

Advertisement