a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1


A Wizard Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra deseja que nossos alunos e leitores tenham alcançado novas conquistas e que isso seja só o começo de anos prósperos que virão.

3

Children´s Day

4

Hallowteens

5

Noite do Crepe

6

Thanksgiving

7

O Crescimento do Divórcio no Brasil

8

Doação de Sangue

9 10

SUMÁRIO

O Thanksgiving é mais conhecido no Brasil, como, “Dia de Ação de Graça”, época de agradecer pelas conquistas alcançadas no ano e traçar novas metas e objetivos para o futuro.

EDITORIAL

www

Consciência Negra Amanhecer Parte - 2 Instituto Cultural do Google Cinema Chinês Aprenda Cantar

EXPEDIENTE Editora-Chefe: Maria Inez Sinelli Mendonça Jornalista Responsável: Gabriela Sinelli Martins MTB-69462

www.wizardmaua.com.br

Design e Diagramação: Agência Digital Estou na Web

www.wizardidiomas.net.br www.facebook.com/wizardvirtual twitter.com/wizmauaribergs wizardmaua@wizardmaua.com.br


Children´s Day

No último dia 10 as Wizard´s Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra reuniram seus alunos e fizeram uma grande festa para comemorar o “Dia das Crianças” com muita diversão e brincadeiras.

03


04

Halloween

No último dia 26 a Wizard tremeu com o Hallowteens. Foi uma super festa com muita música e diversão.


Noite do crepe

No último dia 19 a Wizard comemorou o Dia dos Professores e o Dia da Secretária com a “Noite do Crepe”. A comemoração contou com funcionários de todas as unidades.

05


Por Gabriela Sinelli Martins

06

O Thanksgiving Day é um feriado comemorado nos Estados Unidos e Canadá. É considerado um dia para agradecer, principalmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. A tradição mais comum é passar esse dia com familiares e amigos para agradecer pelo o que se tem. Essa data é conhecida no Brasil como “Dia de Ação de Graças”. Nos Estados Unidos o feriado é comemorado na 4ª quinta feira do mês de novembro. O Canadá comemora na 2ª segunda-feira de outubro. Tal feriado tem a mesma importância que o Natal para os americanos.

o ponto alto são os balões com personagens. A parada é tão famosa, que depois do Thanksgiving, viaja para a Universal Studios na Flórida e os desfiles acontecem diariamente até o fim de janeiro. Os desfiles e jogos esportivos que acontecem nesse período são patrocinados por lojas para incentivar o início das compras de Natal.

A origem da comemoração Uma das primeiras celebrações do Thanksgiving de que se tem notícia aconteceu em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após terem tido uma péssima colheita e um inverno rigoroso, os colonos finalmente tiveram uma boa safra de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso da colheita em relação há anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Cerca de noventa índios também participaram da festividade. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.

Thanksgiving nos dias de hoje Na manhã do Thanksgiving acontece à famosa “Macy’s Thanksgiving Day Parade” em Midtwon Manhattan, Nova York. O desfile é transmitido para o país inteiro e

Peru O maior símbolo do Thanksgiving é o peru, onde 90% dos americanos comem a ave. O Dia de Ação de Graças, para muitos é chamado de Dia do Peru. Todo ano há uma tradição na casa branca. O presidente dos EUA captura um peru na noite anterior ao Dia da Ação de Graças, que passa a viver no Kidwell Farm, uma espécie de zoológico na Virgínia. Há 50 anos o presidente Harry Truman começou essa tradição que é seguida ininterruptamente todos os anos. Outras comidas também são típicas dessa comemoração, como, pratos feitos com batatas, abóbora e amoras.


07

Por Gabriela Sinelli Martins

O crescimento do divórcio no Brasil Até que a morte nos separe, mas não é bem assim. O número de divórcios cresceu 20% em dez anos no país. É isso que indicam os dados sobre a evolução dos estados conjugais dos brasileiros contidos no Censo Demográfico de 2010. Comparando com a pesquisa realizada no ano 2000, o percentual de separados passou de 11,9% para 14,6%. Os indicadores de separações teve aumento especialmente a partir de 2007, quando os divórcios puderam ser solicitados por vias administrativas nos Tabelionatos de Notas, desde que haja um acordo de ambas as partes e não existam filhos menores de idade ou incapazes. O Censo 2010 mostrou dados que comprovam essa tendência e os impactos das medidas legais, apontando que a proporção de pessoas divorciadas praticamente dobrou, passando de 1,7% em 2000, para 3,1% em 2010.

até mentiras compra feita no carcom que o casamento se dese até acabe em uma separação.

sobre aquela tão, podem fazer gaste aos poucos

Violência Doméstica - A pessoa que sofreu violência doméstica vê-se obrigada a deixar o parceiro, mas que, em alguns casos, essa é uma necessidade e não uma vontade de se separar. A pessoa violentada, na maioria das vezes a mulher, compreende que se não acabar com o casamento correrá o risco de novas agressões.

Facebook é causador de divórcios

Pelo Censo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal são os Estados onde há mais divórcios no país: 4,1%, 4,1% e 4,2%, respectivamente. Em compensação, o Maranhão é o Estado com menor indicador de pessoas divorciadas, somente 1,2%.

Maiores causas Traição - Talvez o motivo mais famoso para o acontecimento de tantos divórcios. A traição por si só não é um motivo para o rompimento, pois costuma vir sempre acompanhada de outras coisas, é o resultado do que o casal vem passando que acaba acarretando em adultério e, muitas vezes, isso pode acabar com o casamento. Dinheiro - A falta de dinheiro, gastos em excesso e

Os tempos mudaram e a forma de descobrir a traição também. Em uma pesquisa feita na Inglaterra foi mostrado que cerca de 30% dos divórcios citam a palavra “Facebook” como um dos motivos para a separação. A explicação se dá no aumento do interesse pela vida do outro, aliado à exposição nos sites de relacionamento. Encontra-se a facilidade para quem deseja trair, o que acaba na interferência das redes nos relacionamentos conjugais.


08

Doação de sangue

Dia da Consciência Negra

O Brasil sofre com a baixa taxa de doação de sangue todos os anos. O Ministério da Saúde quer aumentar o número de doadores regulares no país dos atuais 2% da população para 3%, patamar recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O país conta com 36 pólos de hemocentros e mais de 300 hemocentros públicos. Os meses de junho e julho são os mais críticos em relação aos estoques de sangue, chegando a registrar até 25% de queda nas doações. Acredita-se que isso aconteça devido às férias, o inverno e chuvas decorrentes desses meses. As doações são necessárias os 365 dias do ano, pois o sangue não é só necessário em caso de acidentes, muitos pacientes que fazem tratamento de câncer e de outras doenças tem a necessidade da transfusão o tempo todo. A OMS destacou que hemorragias durante o trabalho de parto ou após o parto é a principal causa de morte materna em todo o mundo. Dados indicam ainda que as hemorragias sejam responsáveis por mais de 468 mil mortes todos os anos de um total de 1,3 milhão de óbitos provocados por acidentes de trânsito. O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue. Com um investimento feito pelo Ministério da Saúde de R$ 380 milhões ano passado na rede de sangue e hemoderivados no país, espera-se esse ano investir R$ 580 milhões.

No dia 20 de novembro, o Brasil relembra a história dos primeiros negros que chegaram no país e ajudaram a construir uma nação mesclada por vários tons de pele. Em 2003, o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a Lei 10.639, que incluía o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. O movimento negro, no entanto, já vinha adotando essa data desde os anos 70. E atualmente, ela é a data nacional para promover fóruns, debates e programações culturais sobre o tema. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Por Gabriela Sinelli Martins

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE Portar documento oficial de identidade com foto Estar bem de saúde Ter entre 18 e 68 anos (incompletos) – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. Pesar no mínimo 50 Kg Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Por Gabriela Sinelli Martins

Quem foi Zumbi dos Palmares? Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Era descendente de guerreiros angolanos. Quando criança foi capturado do quilombo onde vivia por soldados e entregue ao padre Antonio Melo. Foi batizado com o nome de Francisco e com doze anos já tinha noção de Português e Latim. Com quinze anos fugiu e voltou para o Quilombo, tornando-se mais tarde o maior líder de Palmares. O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi encontrado morto com o corpo perfurado de balas e punhaladas, a cabeça foi decepada e coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo.


Você tem vontade de conhecer boa parte da história do mundo? O Instituto Cultural do Google é um site que agrega conteúdo cultural de diferentes partes do globo e permite acesso gratuito a exposições, fotografias, manuscritos, artefatos e outros patrimônios históricos.

Chega ao fim um dos maiores sucessos do cinema dos últimos

A página apresenta diferentes seções e quem adentrar terá a oportunidade de pesquisar sobre assuntos específicos ou navegar por

tempos. A saga Crepúsculo virou febre entre os adolescentes de todo

uma linha do tempo que vai de 1905 a 2008.

mundo e fez os atores virarem astros de um dia para o outro.

O site tem como prioridade preservar o acervo online da cultura

Com a divisão de Amanhecer, quarto e último livro da série, este

mundial. Entre os itens disponibilizados estão os manuscritos de

será o quinto filme baseado na saga de vampiros criada por Ste-

Nelson Mandela, fotos e vídeos e trechos do diário de Anne Frank

phenie Meyer, autora dos livros.

– garota alemã de origem judaica que foi vítima do holocausto,

Após dar a luz a Renesmee, quase morrer e ser transformada em

durante a Segunda Guerra Mundial – e relatos de Steve Biko, ati-

vampira, Bella agora tem que proteger sua filha da ameaça dos

vista banido e censurado na época em que a África do Sul lutava

Volturi, juntamente com a ajuda de seu grande amor Edward e

contra o apartheid.

seu melhor amigo Jacob. A estréia está prevista para 16 de novembro.

CHINESE MOVIE Adeus Minha Concubina (Ba Wang Bie Ji, 1993). A história de dois homens que se encontraram como aprendizes na ópera de Pequim e permanecem amigos por 50 anos.

www.www.google.com/culturalinstitute

A China possui uma gigantesca indústria de entretenimento, que, no entanto encontra grande dificuldade para arrecadar divisas além de suas fronteiras. O cinema chinês movimenta muito dinheiro apenas com receita doméstica. Não faltam produções ambiciosas, que em nada devem aos grandes épicos de Hollywood.

Tempo de Viver (Huozhe, 1994). Um retrato político da China dos anos 40 à década de 80, através de um casal que passa por diversos problemas e acontecimentos ao longo dos anos, e que acaba vendo seu padrão de vida cair.

O Massacre de Nanquin

O Caminho para Casa

(Wo De Fu Qin Mu Qin, 2000). Negociante chinês volta à sua aldeia natal para o enterro do pai. Lá, ele relembra as histórias sobre a paixão de seus pais, o primeiro casal a se casar por amor num local onde os casamentos arranjados eram a tradição.

Instituto Cultural do Google

Filme: Amanhecer - Parte 2

09

(Nanjing! Nanjing!, 2009).O Massacre de Nanquim, comumente conhecido como o Estupro de Nanquim, foi um crime de guerra genocida cometido pelo exército imperial japonês em Nanquim, então a capital da República da China, após a cidade ter sucumbido ao ataque japonês no dia 13 de dezembro de 1937. Durante a ocupação de Nanquim o exército japonês cometeu numerosas atrocidades, como estupros, saques, incêndios criminosos e a execução tanto de prisioneiros de guerra como de civis.


10

Aprenda a Cantar:

Ray Davies Thanksgiving Day

Are you going on Thanksgiving Day To those family celebrations? Passing on knowledge down through the years At the gathering of generations Every year it’s the same routine All over, all over Come on over, it’s Thanksgiving Day Papa looks over at the small gathering Remembering days gone by Smiles at the children as he watches them play And wishes his wife was still by his side She would always cook dinner on Thanksgiving Day It’s all over, it’s all over It’s all over the American way But sometimes the children are so far away And in a dark apartment on the wrong side of town A lonely spinster prays For a handsome lover and a passionate embrace And kisses all over, all over All over her American face It’s all over, it’s all over, it’s all over ‘Cause today she feels so far away From the friends in her hometown So she runs for the Greyhound She’ll spend hours on the bus but she’ll reach town For Thanksgiving Day Chorus Come on over, come on over Come on over, it’s Thanksgiving Day Come on over, come on over Come on over, come on over Come on over, it’s Thanksgiving Day At a truck stop a man sits alone at the bar Estranged in isolation

It’s been a while now and he seems so far From those distant celebrations He thinks back to all the mistakes that he made To a time when he was so young and green Innocent days when they both looked forward to that Great American dream Now it’s all over, it’s all over, all over And all over America people are going home On Thanksgiving Day Now Papa looks out of the window The sight brings a smile to his face He sees all his children coming back home Together on this special day Come on over, come on over Come on over, it’s Thanksgiving Day Come on over, come on over Come on over, it’s Thanksgiving Day Come on over, come on over Come on over, it’s Thanksgiving Day


Profile for Wizard Idiomas

Wizard News - Edição 9  

Wizard News - Edição 9

Wizard News - Edição 9  

Wizard News - Edição 9

Advertisement