Page 1


uma maneira simples, nos tentamos levar um pouco mais de informação e diversão não só para os nossos alunos, mas para todos que tenham interesse em acompanhar o informativo. Agradecemos cada acesso que recebemos nesse ano que passou e contamos com a participação de todos para nos enviar novas idéias de como melhorar o jornal. Março também é Páscoa! Desejamos que todos tenham um ótimo domingo de Páscoa com seus familiares e amigos.

3

Museu da Internet Troca Livro Teatro

4 5

SUMÁRIO

Esse mês o Wizard News completa um ano de vida. De

EDITORIAL

www

Páscoa

Chuva, proteja-se

6

Pancake Day

7

Inglês para ganhar o mundo

8

Pelo mundo: Sydney

Ferrugem e Osso

9 10

Dica Literária Fernando Meirelles Aprenda Cantar

EXPEDIENTE Editora-Chefe: Editora-Chefe: Maria Inez Sinelli Mendonça Maria Inez Sinelli Mendonça Jornalista Responsável: Gabriela Sinelli Martins Jornalista Responsável: MTB-69462 Gabriela Sinelli Martins MTB-69462 Colaborador: C Anselmo Penha Feitosa

www.wizardmaua.com.br

Design Design ee Diagramação: Diagramação: Agência Digital Estou na Web Agência Digital Estou na Web

www.wizardidiomas.net.br www.facebook.com/wizardvirtual twitter.com/wizmauaribergs wizardmaua@wizardmaua.com.br


03

Museu da internet

Troca livros

Essa dica vai agradar quem viu a internet nascer e tem saudade de alguns sites e programas esquecidos nessa esfera “internetica” Embora esteja em constante evolução, a internet já coleciona alguns marcos históricos desde sua criação, e agora muitos deles podem ser visitados em um museu – online, obviamente –, criado por três holandeses: The Big Internet Museum.

O site Troca de Livros faz o intermédio entre leitores que desejam trocar obras de qualquer gênero. Anunciando no portal, que é de uso gratuito, é possível interagir com outras pessoas que possuem livros e querem fazer negócio sem envolver dinheiro. Conforme realiza trocas, o usuário do site ganha pontos de reputação. O portal funciona apenas como um intermediário entre ambas as partes, as trocas são combinadas entre os próprios leitores, por meio do sistema de mensagens do site. Para anunciar ou procurar um livro, basta fazer um cadastro rápido.

Teatro

Entre as atrações estão a ARPAnet, que deu origem à rede, o email, IRC e ICQ (os vovôs do MSN (quase falecido), Gtalk e Skype), o spam e até mesmo os emoticons. Para os que viram a WWW (World Wide Web) surgir, é uma viagem no tempo, e para as gerações mais novas, acostumadas ao mundo dos tablets, trata-se de uma oportunidade de entender como chegou-se até aqui em tão pouco tempo. A página de abertura diz que o local tem entrada gratuita, e que está aberto constantemente, sete dias por semana, 24 horas por dia.

O cenário é Nova York, como a imensa maioria das criações de Woody Allen. A comédia se passa à beira do Rio Hudson, com o encontro entre o roteirista de cinema Jim Swain (Fábio Assunção), de recente sucesso; e um típico “homeless” americano, Fred (Norival Rizzo). Jim está à espera de sua amante, para terminar o relacionamento... Gênero: Drama

O museu também dá a possibilidade de o usuário se transformar em um dos curadores, ao mover objetos que acha mais importantes na coleção, além de enviar sua própria entrada para a exposição, com algo que julgue relevante na história da rede.

www.thebiginternetmuseum.com

Temporada: de 22 de fevereiro a 24 de março de 2013 Ingresso: R$ 30,00 Local: TUCA – Teatro da PUC-SP Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes - São Paulo - SP


Por Gabriela Sinelli Martins

04

Páscoa

A Páscoa que geralmente acontece em abril esse ano será em 31 de março. É quase impossível ficar indiferente ao tanto de chocolate espalhado nos supermercados, lojas, etc. O carnaval mal tinha acabado, os confetes e serpentinas ainda estavam no chão e no teto já se via muitos ovos de páscoa espalhados por todos os lados. A indústria de chocolate está otimista em relação ao crescimento das vendas de ovos de Páscoa e artigos relacionados ao período em 2013. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) não divulga uma estimativa de vendas, mas as empresas associadas acreditam que terão um acréscimo no faturamento de aproximadamente 30%, na média, em relação a 2012. No ano passado, o setor produziu 18 mil toneladas de produtos, com 80 milhões de ovos de Páscoa. Dados da Abicab mostram que, atualmente, o consumo per capita de chocolate no Brasil é de 2,2 quilos por ano. Há três anos era de 1,65 quilo. A produção dos ovos que serão vendidos nesse ano já começou em 2012, sendo aberta 20 mil vagas de novos empregos nas indústrias. O Brasil é o terceiro

maior produtor do mundo de chocolate, no entanto, o consumo per capita ainda é considerado baixo, tendo margem para expansão.

Novidades Segundo a Abicab, neste ano, serão oferecidos ovos de chocolate com roupagens que vão desde veludo cravejado com cristais Swarovski até a embalagem que remete ao uniforme da seleção brasileira. Além de ovos feitos para o cliente customizar. Para as crianças, há opções com brindes como os da Turma da Mônica, Tortuguita, Carrossel, Galinha Pintadinha, Bella’s, Bratz, Nemo, Rapunzel, Monstros S.A., Toy Story e Bob Esponja, entre outros. A variedade de ovos é enorme, difícil é encontrar alguém que resista ao chocolate nessa época do ano.


05

Por Gabriela Sinelli Martins

Chuva, proteja-se! Como diria o poeta “são as águas de março fechando o verão”. Geralmente, o terceiro mês do ano encerra a estação com chuvas fortes. Outro problema que chega junto com as chuvas, são os raios. Por ano morrem em média cem pessoas atingidas por descargas elétricas no Brasil. Quando não chegam a óbito, pode ter algum tipo de seqüela, como, perda de audição, perda de memória, etc. Nem sempre o raio cai na forma de descarga com brilho intenso e muito barulho. Muitas vezes é invisível e não faz barulho.

lação subterrânea, como o metrô; Caso esteja em um veículo, não saia. Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas; Evite lugares abertos, como , praias, campos de futebol, etc.; Afaste-se de objetos metálicos grandes e expos¬tos, como tratores, escadas, cercas de arame, etc. Evite andar de bicicleta e motocicleta

Os prejuízos em função dos raios podem ser enormes e a dor de cabeça para mandar arrumar os aparelhos eletrônicos também. Por isso, desligue (tirar o fio da tomada) a TV, computador, vídeo-game, forno de microondas, máquina de lavar roupa e outros aparelhos elétricos. O raio vem caminhando pela rede elétrica e pode “queimar” o aparelho, mesmo estando desligado. Lutar contra as forças da natureza é impossível, mas a prevenção é possível e deve ser feita. Um raio pode cair mais de uma vez no mesmo lugar, com isso, proteja-se.

Como se proteger das tempestades estando fora de casa: Abrigue-se em uma casa, edifício ou em alguma insta-

Cuidados em casa durante a tempestade: Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); Afaste-se das janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.


06

Por Anselmo Penha Feitosa

Quer prolongar o Pancake Day? O mês de fevereiro é famoso no Brasil pelas festividades do Carnaval. Festas, música e alegria contagiam grande parte dos brasileiros e hoje são responsáveis por atrair turistas ao nosso país. Em outros países, como Inglaterra, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia, a vinda da Quaresma é celebrada com o Pancake Day. Conhecido também como Shrove Tuesday – ou Marti Grass, em francês – o Dia da Panqueca tem como principal objetivo esgotar a quantidade de alimentos que não podem ser consumidos durante os 40 dias de Quaresma.

dos Simpsons estão sempre em pilhas, com uma calda de dar água na boca. A panqueca, aliás, é prato típico do desjejum estadunidense, assim como os Waffles.

Que tal uma receita da tradicional panqueca americana?

Embora esta seja a tradição, não há como negar que comer panquecas não é apenas uma forma de evitar desperdícios de alimentos. Afinal, quem resiste ao tradicional prato, famoso não só nos países acima, mas em toda a Europa, Estados Unidos e muito mais.

3 xícaras de farinha 1 e 1/2 colheres de sopa de fermento em pó 1 colher de chá de sal 2 colheres de sopa de manteiga derretida ou óleo 1/4 de xícara de açúcar 2 xícaras de leite 2 ovos Como preparar? Misture tudo e asse em uma frigideira untada com manteiga.

No Brasil, a receita geralmente está acompanhada de carnes e recheios diversos, mas para quem gosta de desenhos animados, deve ter reparado que as panquecas

Agora, todos podem fazer suas panquecas de café da manhã. Só não esqueça de tirar uma foto e mandar para o Facebook da Wizard!


07

Por Gabriela Sinelli Martins

Inglês para ganhar o mundo Quando o país de origem de um cantor fica pequeno para o tamanho do sucesso de que gostaria de alcançar, a maneira encontrada é começar a cantar em outra língua. Geralmente, o idioma escolhido é o inglês. A colombiana Shakira começou a carreira cantando suas canções “latin pop” e conquistou a América Latina com seu estilo “hipongo”. Mas, os hermanos pareciam ser pouco para a cantora e em 2001 foi lançado o primeiro disco em inglês “Laundry Service”. O álbum foi um sucesso imediato e Shakira conquistou o mercado americano e europeu. Feito raro entre os artistas latinos. Outro que marcou o fim dos anos 90 e o começo dos 2000 foi o porto-riquenho, Ricky Martin. “O cantor já fazia muito sucesso em países latinos com canções como “Maria” e “ La Copa de La Vida”, tema da Copa do Mundo de 1998. Em 1999, o sucesso no resto do mundo veio com a música “ Livin’ La Vida Loca”, virando um fenômeno de vendas de discos. O mercado americano caiu de amores pelo cantor. Ricky é considerado a maior estrela do pop latino. O músico estreou na Broadway no ano passado com o espetáculo “Evita”. A Suécia é um país com tradição em exportar bandas que cantam em inglês e estão entre elas: The Cardigans, Millencolin, The Hives. A banda sueca a fazer maior sucesso fora de casa é o ABBA, com os sucessos “Dancing Queen” e “Mamma Mia”. O Brasil também tem suas estrelas internacionais. A banda de heavy metal, Sepultura é sinônimo de sucesso fora do país. Os brasileiros são referência no mundo todo, qualquer “metaleiro” os conhece. Os curitibanos do Copacabana Club preferiram criar suas canções “modernosas” em inglês e fazem muito

sucesso no meio alternativo brasileiro. Os paulistanos do Cansei de Ser Sexy, ou CSS para os gringos, conseguiram feitos poucas vezes vistos por uma banda brasileira no exterior. O maior mercado alcançado pela banda foi o europeu. O músico paulistano Thiago Pethit, conhecido por suas canções delicadas e suaves, também canta em inglês nos seus dois discos, Pethit mescla o português e a língua estrangeira em suas canções. A música “Nightwalker” é o maior sucesso do cantor, sendo que o clipe conta com a participação da atriz brasileira que mais trabalha no exterior, Alice Braga. O pop brasileiro também quer chegar ao topo do mundo. A cantora Wanessa (ex – Camargo), lançou em 2011 um disco inteiramente em inglês “DNA” e está conseguindo se manter nas paradas com a música “ Hair & Soul”. Em 2008, a cantora fez muito sucesso com a música “Fly” que tem a participação do rapper americano Já Rule. Impossível ficar indiferente ao sucesso de Michel Teló, o ano passado foi dele e a música “Ai se eu te pego”, pegou e grudou nos ouvidos de todo mundo. O Brasil era pequeno para o sucesso de Teló, a canção cruzou os oceanos e virou febre no mundo inteiro. Com tanto sucesso, a música foi gravada em um inglês ao pé da letra, “Oh, If I Catch You”, mais uma vez teve um sucesso arrebatador. São raros os artistas que não são nascidos em países de língua inglesa que conseguem alcançar o sucesso mundial. O mercado internacional ainda impõe uma grande barreira para canções de outros idiomas. Quem quiser conquistar o mundo terá que ter o inglês na ponta da língua.


08

Por Gabriela Sinelli Martins

Pelo mundo: Sydney Em torno de 24 horas, esse é o tempo aproximado que leva para um brasileiro chegar na cidade mais famosa da Austrália, a encantadora Sydney. Não se preocupe com a canseira, valerá à pena! A fama de Sydney no mundo é tamanha que se sobressai a capital do país, Camberra.

metade dos freqüentadores são turistas. Um detalhe importante: em nenhuma praia australiana você vai encontrar camelôs, barraquinhas vendendo uma cerveja gelada ou uma porção de camarão, o consumo praiano tipicamente brasileiro ainda não chegou ao outro lado do mundo.

Se prepare para conhecer uma cidade extremamente limpa e onde os habitantes tem fama de serem muito simpáticos. O clima é extremamente agradável, sempre a brisa bate para refrescar o calor e as noites são sempre fresquinhas no verão.

A natureza é bem preservada e por sorte ainda pode ser vista na região metropolitana, onde se localiza o belo e selvagem Sydney Harbour National Park. As ruelas históricas do The Rocks, bairro central que abrigou os primeiros ingleses a chegaram à cidade, em 1788 é o local que concentra pubs descolados e restaurantes finos situados em edifícios históricos do século 19.

A baía de Sydney é considerada uma das mais belas e fotografadas do mundo, onde a atração principal é a Sydney Harbour Bridge, uma construção de 1932 que liga o centro da cidade aos subúrbios do norte. O Circular Quay, o movimentado cais central tem o topo de seu arco a 134 metros sobre o nível da água e o visitante tem uma das experiências mais fascinantes e aventureiras do destino. As praias são um destaque a parte da cidade, muitos surfistas vão atrás das famosas ondas que encantam os apaixonados pelo mar. Uma das mais famosas é a sempre lotada Bondi Beach e pode ter certeza que mais da

A Ópera de Sydney é considerada o maior cartão postal da cidade, ícone da Austrália e o edifício moderno mais fotografado do mundo. Por incrível que possa parecer, foi construído por um dinamarquês que atende pelo nome de Jørn Utzon. Por muitos visitantes que já passaram por Sydney, a cidade pode ser caracterizada talvez pela perfeição, também pudera, todos os anos a cidade se encontra no ranking de melhores lugares do mundo para se viver.


Ferrugem e Osso (De Rouille et D’os ) - Alain (Matthias Schoenaerts) está desempregado e vive com o filho, de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmã em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, ele conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que mudaria sua vida para sempre Estréia prevista para 01 de março no Brasil.

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa ela e a sua mãe em uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão da menina é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso com inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algu-

Dica Literária: O Livro do Amanhã (Ahern, Cecelia - 2013)

Filme: Ferrugem e Osso

09

mas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Domésticas (2001) O filme narra a vida de cinco empregadas domésticas. Raimunda quer encontrar o homem ideal e casar; Cida já é casada, mas seu casamento não anda bem e ela quer um marido melhor; a bela Roxane quer deixar de ser doméstica para virar modelo; a estabanada Quitéria não consegue ficar em um emprego por muito tempo e Créo está preocupada com o sumiço de sua filha adolescente. Todas têm um grande sonho e diversas visões de paraíso, mas todas com o mesmo inferno.

O Jardineiro Fiel (2005) Uma ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.

Fernando Meirelles O diretor Fernando Meirelles pode ser considerado o cineasta brasileiro com mais fama no cenário internacional. A notoriedade veio com o filme “Cidade de Deus”, em 2002. O respeito que Meirelles conquistou no mundo cinematográfico é tamanho que é um dos poucos diretores a participar da votação do Oscar.

Ensaio sobre a cegueira (2008) Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar, as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.


10

Aprenda a Cantar

Aerosmith What could have been love O que poderia ter sido amor I wake up and wonder how everything went wrong Am I the one to blame? I gave up and left you for a nowhere-bound train Now that train has come and gone I close my eyes and see you lying in my bed And I still dream of that day

Acordo e me pergunto como tudo deu errado Sou o único culpado? Desisti e deixei você para pegar um trem que não tinha destino Agora esse trem chegou e partiu Fecho meus olhos e vejo você deitada na minha cama E ainda sonho com aquele dia

What could have been love Should have been the only thing that was ever meant to be Didn’t know, couldn’t see what was right in front of me And now that I’m alone All I have is emptiness that comes from being free What could have been love will never be

O que poderia ter sido amor Deveria ter sido a única coisa destinada a acontecer Eu não sabia, não pude ver o que estava bem na minha frente E agora que estou sozinho Tudo o que tenho é o vazio que vem com a liberdade O que poderia ter sido amor nunca será

An old friend told me that you found somebody new Oh, you’re finally moving on You think that I’d be over you after all these years Yeah, but time has proved it wrong ‘Cause I’m still holdin’ on

Um velho amigo me disse que você encontrou alguém novo Oh, finalmente você está seguindo em frente Você pensa que eu teria esquecido você depois de tantos anos Sim, mas o tempo provou outra coisa Porque eu ainda estou esperando

What could have been love Should have been the only thing that was ever meant to be Didn’t know, couldn’t see what was right in front of me And now that I’m alone All I have is emptiness that comes from being free What could have been love will never be

O que poderia ter sido amor Deveria ter sido a única coisa destinada a acontecer Eu não sabia, não pude ver o que estava bem na minha frente E agora que estou sozinho Tudo o que tenho é o vazio que vem com a liberdade O que poderia ter sido amor nunca será

We’ve gone our separate ways Say goodbye to another day I still wonder where you are Are you too far from turning back? You were slipping through my hands and I didn’t understand

Nós nos separamos Digo adeus a outro dia Ainda me pergunto onde está você Você está longe demais para voltar atrás? Você estava me escapando por entre os dedos e não entendi

What could have been love Should have been the only thing that was ever meant to be Didn’t know, couldn’t see what was right in front of me And now that I’m alone All I have is emptiness that comes from being free What could have been love will never be

O que poderia ter sido amor Deveria ter sido a única coisa destinada a acontecer Eu não sabia, não pude ver o que estava bem na minha frente E agora que estou sozinho Tudo o que tenho é o vazio que vem com a liberdade O que poderia ter sido amor nunca será

What could have been love will never be What could have been love What could have been love What could have been love What could have been love

O que poderia ter sido amor nunca será O que poderia ter sido amor O que poderia ter sido amor O que poderia ter sido amor O que poderia ter sido amor


Wizard News - Edição 13  

Wizard News - Edição 13

Wizard News - Edição 13  

Wizard News - Edição 13

Advertisement