Issuu on Google+


No ano que passou existiu uma previsão catastrófica que não chegaríamos a 2013. Pois bem, estamos vivos e cheios de novos planos para o ano que se inicia. A Wizard deseja um feliz 2013 à todos e que possamos passar mais um ano juntos. As nossas escolas estão de portas abertas para recebê-los e fazer a diferença na vida de todos. Venha nos visitar e saber um pouco mais do nosso método de trabalho e estudo. Comece o ano mudando a sua vida, comece o ano fazendo Wizard!

4 5

Confraternização dos funcionários da Wizard Semana Cultural

Brasileiro está viajando mais

6

How about a beach?

7

Pelos corredores das escolas

8

Pelo mundo: Berlim

9

O que esperar de 2013

10

SUMÁRIO

O ano começou!

EDITORIAL

www

3

Django Livre Documentários Centenário de Vinicius de Moraes

11

Aprenda Cantar

EXPEDIENTE Editora-Chefe: Editora-Chefe: Maria Inez Sinelli Mendonça Maria Inez Sinelli Mendonça Jornalista Responsável: Gabriela Sinelli Martins Jornalista Responsável: MTB-69462 Gabriela Sinelli Martins MTB-69462 Colaborador: C Anselmo Penha Feitosa

www.wizardmaua.com.br

Design Design ee Diagramação: Diagramação: Agência Digital Estou na Web Agência Digital Estou na Web

www.wizardidiomas.net.br www.facebook.com/wizardvirtual twitter.com/wizmauaribergs wizardmaua@wizardmaua.com.br


Confraternização dos funcionários da Wizard No último dia 16, os funcionários de todas as nossas unidades da Wizard se encontraram para a confraternização do ano. O almoço ocorreu na chácara da Wizard e rendeu muito bate-papo e risadas.

03


04

Semana Cultural

Nos dias 1,5,6 e 7 de dezembro aconteceu a Semana Cultural na Wizard Mauá. Os professores fizeram apresentações sobre vários países e cidades, como, Austrália, Cuba, Nova Zelândia, Nova York, Bahamas, Índia e Canadá.


Por Gabriela Sinelli Martins

05

Brasileiro está viajando mais Pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo revela que o brasileiro está viajando mais. No ano de 2011, 58,9 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma viagem doméstica. O estudo revela ainda que o número de viagens domésticas realizadas no Brasil saltou de 161 milhões em 2007 para 191 milhões em 2011. O crescimento na movimentação internacional é ainda mais expressivo. Em 2007, apenas 2,7% das famílias haviam feito viagens internacionais. Na última edição, o percentual subiu para 4,3%, um salto de 57%. Como o número de empregos com carteira assinada também cresceu nos últimos anos, a quantidade de pessoas com o direito de tirar férias e querendo aproveitá-las ao máximo, subiu. O destino preferido desse novo público é o Nordeste. E como viajar de avião tem sido mais viável do que de ônibus, os aeroportos passaram a ficar ainda mais lotados. As viagens de ônibus caíram de 58% para 47% em um ano. Já as de carro cresceram expressivamente: de 29%, em 2011, para 43%. Esse aumento se deve em grande parte ao crescimento do poder aquisitivo da

população. Entre as famílias que viajam de avião, o número cresceu, mais ainda é pouco: de 12% para 14%.

Turista exigente Segundo a pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta - Comportamentos e Percepções, como o turista está viajando mais, boa parte se tornou mais crítico devido a experiência de viajar. O perfil de pessoas pesquisadas foram, jovens, casais com filhos, solteiros, classe B1, B2 , C e pessoas com mais de 55 anos, que viajaram nos últimos 12 meses. A insatisfação está principalmente no alto custo das viagens, qualidade do atendimento e a sensação de sentir-se enganado em relação ao preço de mercadorias e serviços. Foi criado o projeto “Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro’ que visa aumentar a capacitação em gestão, aprimoramento e qualificação na prestação de serviços para ampliar a satisfação dos consumidores.


Por Anselmo Penha Feitosa

06

How about a beach?

Enquanto norte-americanos e europeus curtem a neve nessa época do ano, os brasileiros querem praia, mar e água de coco para refrescar o calor do verão no hemisfério sul. Os cuidados , no entanto, devem ser redobrados, pois pele, cabelo e nutrição são abalados com o calor intenso, e alguns produtos são altamente recomendados, o que movimenta o comércio mais uma vez – lembrando que o Natal foi há poucos dias. Entre os mais procurados nas prateleiras dos supermercados, farmácias e companhia, os protetores solares são separados por nível de risco da pele. Assim, a diferença entre fator 50 e 15 está no quão queimada a pessoa pode ficar após alguns dias na praia. O consumo de água e sucos também cresce com a necessidade de hidratação. Algumas doenças, como insolação, são causadas pelo excesso de calor, e os líquidos auxiliam a manter o corpo equilibrado, além de provocarem uma incrível sensação de refrescância. Com corpo e pele protegidos, o assunto passa a ser onde gastar as férias de verão. Entre muitos destinos turísticos brasileiros, aqueles que se destacam nesta

época do ano, sem dúvida, são as praias. Pensando nisso, que tal uma lista com 10 destinos, onde praia, sol e mar são combinações perfeitas? Búzios (RJ) Canoa Quebrada (CE) Florianópolis (SC) Fortaleza (CE) Litoral Norte de São Paulo (SP) Maceió (AL) Natal (RN) Porto de Galinhas (BA) Recife (PE) Rio de Janeiro (RJ) Para quem não gosta do oceano, mas não dispensa água, Teresina, no Piauí, é famosa pelos rios, assim como Caldas Novas, em Goiás, pelas pousadas e piscinas. Enfim, não podemos dizer que falta lugar para se molhar e refrescar a vida. O calor está aí para isso: fazer das férias um banho de felicidade.


Por Gabriela Sinelli Martins

07

Pelos corredores das escolas

Talvez o melhor lugar para se buscar boas histórias seja dentro das nossas escolas. Pensando nisso, vasculhamos os nossos corredores e descobrimos pessoas com histórias interessantes que valem a pena ser contadas.

Um americano entre nós

caloroso e legal. Admira a preservação das nossas áreas verdes. Afirmou que sem dúvida indica o Brasil para seus amigos conhecerem.

Retorno ao Brasil

Jeremy, 26, namorado da teacher Luciana, veio visitá-la em dezembro e aproveitou para conhecer a unidade da Wizard Mauá. O americano é natural da cidade de Nova Jersey, lugar de onde saíram astros como, Frank Sinatra, Jon Bon Jovi, Whitney Houston, entre outros. Essa é a terceira vez que o “gringo” vem ao Brasil. A sua melhor lembrança do país é de quando conheceu o Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa tornou-se seu lugar preferido, também foi a primeira vez que ele viajou para fora dos Estados Unidos. Jeremy adora vir ao país, pois considera o povo muito

A teacher Andréia voltou a morar no Brasil depois de viver 7 anos em Vancouver, Canadá. No meio do ano passado, ela voltou ao país com seus dois filhos: Giuliana, 10 e Joseph, 7. A adaptação das crianças está acontecendo conforme o esperado. Eles sentem dificuldades no português, mas a escola regular está dando um bom suporte para que as crianças se sintam enturmadas e estimuladas a aprender o novo idioma. A outra parte boa de voltar ao Brasil é poder rever os familiares e fazer novas amizades. Andréia afirmou que eles sentem falta da avó, da neve e de alguns amigos canadense.


Por Gabriela Sinelli Martins

08

Pelo mundo: Berlim A capital da Alemanha é conhecida por ser divertida e sofisticada ao mesmo tempo. Considerada uma das cidades mais baratas da Europa para fazer turismo. Berlim continua sendo lembrada pelas duas guerras arrasadoras de que foi cenário, mas também se tornou uma das cidades mais versáteis do mundo. Não se engane, Berlim é muito mais do que cerveja e salsicha.

dois pisos e cerca de 1.100 trens passam por lá todos os dias.

O antigo e o novo se encontram na cidade. Se de um lado é possível visitar 170 museus, no outro é possível fazer compras na conhecida Kurfürstendamm, na elegante Friedrichstraße e nas butiques mais originais da rua Hackesche Höfe que também abriga restaurantes, cinemas, teatros e apartamentos residenciais.

Em 2005, o arquiteto americano, Peter Eisenman, criou o Memorial do Holocausto para homenagear os judeus mortos na II Guerra Mundial. São 2.711 blocos de concreto que representam a intranqüilidade e a confusão. A escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado, mas que perdeu o contato com a razão humana.

No verão, os moradores escolhem passar mais tempo fora de casa, desfrutando de bares a beira-rio, cafés e cinemas ao ar livre. Berlim é uma das metrópoles mais verdes da Europa com grandes parques, bosques e lagos. A estação central de Hauptbahnhof é a maior e mais antiga da Europa. As 14 plataformas são divididas em

O zoológico de Berlim é uma atração a parte, tem espécies de animais do mundo todo. Lá viveu o urso polar, Knut, famoso no mundo inteiro, que veio a falecer em maio de 2011.

Para quem tem estomago forte, a visita ao campo de concentração Sachsenhausen é obrigatória e chocante.

Um brinde a Berlim!


Por Gabriela Sinelli Martins

O que esperar de 2013 Tempestade Solar O ano que se inicia pode ser o juízo final para os aparelhos eletrônicos. Cientistas da Nasa acreditam que o sol entrará no ciclo de alta atividade, aumentando a probabilidade de erupções solares. A energia liberada pelo sol chegará a Terra e provocará uma tempestade eletromagnética que fritará tudo o que tiver um circuito elétrico dentro. Os cientistas não podem afirmar quando isso irá acontecer, mas acreditam que há motivos para preocupação. O físico Richard Fisher da Nasa afirmou que o sol está despertando de um sono profundo e a sociedade é muito vulnerável a esse tipo de tempestade. Em 1859, uma tempestade parecida atingiu as linhas de telégrafo na Europa e nos Estados Unidos. Um relatório assinado por 17 cientistas de diferentes universidades, afirmam que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de uma catástrofe como essa. A solução encontrada é que todos os aparelhos eletrônicos sejam desligados antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência, dando tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas.

Copa das Confederações A Copa das Confederações de 2013, que terá o Brasil

como país sede, será a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela FIFA. Acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014. Terá a participação de oito equipes: Espanha, a campeã da Copa do Mundo de 2010, os seis campeões continentais, além do Brasil, país-sede. Mais de 186 mil pessoas compraram ingressos apenas no primeiro dia de venda. O número representa um recorde na história do torneio. A maior parte das solicitações veio do Brasil, seguido por México, Estados Unidos, Itália e Espanha.

Política Em outubro de 2012, fomos as urnas e escolhemos os candidatos que irão nos representar na prefeitura e na câmara do vereadores, pois bem, agora chegou a hora de fiscalizar o trabalho e ver se as promessas estão começando a ser cumpridas. Depois de muitos “santinhos” jogados nas ruas e muito barulho em toda cidade, os nossos olhos e ouvidos devem estar atentos a essas novas gestões. Olho vivo no seu prefeito/a e vereador/a.

09


Nesse ano será comemorado o centenário de um dos maiores poetas Novo filme de Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios). A trama acompanha Django (Jamie Foxx), um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão (vivido por Christoph Waltz), torna-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras do fazendeiro Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).

e letrista brasileiro. Vinicius de Moraes deixou uma marca irreparável no mundo da música mundial. O poeta receberá uma série de homenagens durante o ano. As celebrações oficiais serão promovidas pela Geo Eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A produtora planeja shows comemorativos, exposições e espetáculos, incluindo a reedição do musical “A Arca de Noé”.

A estréia no Brasil está prevista para 18/01/2013

Boêmio inveterado, o “ poetinha” – apelido que recebeu de Tom Jobim – teve seus escritos marcados por lirismo amoroso. Uma de suas músicas mais famosas é a mundialmente famosa “Garota de Ipanema”.

DOCUMENTÁRIOS

Conheça documentários que mudaram a forma de enxergar alguns assuntos discutidos nessas películas. A tristeza e a piedade

(Dziga Vertov - 1929). Cinegrafista viaja documentando cenas da União Soviética no começo do século 20, mostrando cenas urbanas, do cotidiano e da intimidade de seus cidadãos. É um filme repleto de detalhes e excelente qualidade na edição.

(Marcel Ophüls - 1969). De 1940 a 1944, o governo da cidade de Vichy, na França, colaborou ativamente com os nazistas. O diretor Marcel Ophüls reuniu imagens de arquivo e realizou, em 1969, entrevistas exclusivas tanto com oficiais alemães quanto membros da resistência francesa. Eles comentam os detalhes e razões para a colaboração mútua, que incluía desde o anti-semitismo até a xenofobia, incluindo também o medo da dominação bolchevique.

Woodstock - 3 dias de paz, amor e música

Corações e Mentes

Um homem com uma câmera

(Michael Wadleigh - 1970). Documentário retrata o festival hippie que aconteceu no final da década de 60 e que gerou grandes mudanças comportamentais em jovens do mundo inteiro.

(Peter Davis - 1974). Documentário retrata a guerra do Vietnã, abusando de imagens de arquivo, entrevistas com ex-combatentes norte-americanos e com sobreviventes vietnamitas.

Centenário de Vinicius de Moraes

Filme: Django Livre

10


Aprenda a Cantar: NoAprenda Doubt a Cantar

11

NO DOUBT One more Summer Mais um verão I’ve been wasting all this time But I can’t let go ‘cos its just the way I feel Getting used to your mistakes But I can’t let go Do you ever think I’ll heal? You could be right and I could be wrong Year after year always rewinding where we’ve gone One more summer one more weekend I’m your lover youre my weakness Oh oh oh oh oh oh In between the longest days And the shortest nights It always comes back to you and me I could be right and you could be wrong I can’t believe it has it really been this long? One more summer one more weekend You’re my lover I’m your my weakness Oh oh oh oh oh oh oh I don’t think I can change I can’t stay away One more summer One more summer Oh oh oh oh oh oh oh You could be right I could be wrong Year after year always rewinding where we’ve gone I could be right I could be wrong Year after year after year after year after year One more summer one more weekend You’re my lover I’m your my weakness Oh oh oh oh oh oh oh I don’t think I can change, I can’t stay away

Eu tenho desperdiçado todo esse tempo Mas eu não posso deixar ir porque é apenas a maneira que eu sinto Habituar-se a seus erros Mas eu não posso deixar ir Você sempre acha que eu vou me curar? Você pode estar certo e eu poderia estar errada Ano após ano, sempre rebobinando onde fomos Mais um verão, mais um fim de semana Eu sou sua amante, você é minha fraqueza Oh oh oh oh oh oh Entre os dias mais longos E as mais curtas noites Isso sempre volta para você e para mim eu posso estar certa e você pode estar errado Eu não posso acreditar que isso pode ter durado tanto Mais um verão, mais um fim de semana Você é meu amante, você é minha fraqueza Oh oh oh oh oh oh oh Eu não acho que eu posso mudar Eu não posso ficar longe Mais um verão mais um verão Oh oh oh oh oh oh oh Você pode estar certo Eu posso estar errada Ano após ano, sempre rebobinando onde fomos eu poderia estar certo Eu posso estar errada Ano após ano, ano após ano, ano após ano mais um verão, mais um fim de semana Você é meu amante, Eu sou sua fraqueza Oh oh oh oh oh oh oh Eu não acho que eu posso mudar, eu não consigo ficar longe.



Wizard News - Edição 11