Issuu on Google+


A Wizard agradece a todos que passaram mais um ano conosco. Esperamos que tenha sido um 2013 excelente, com muito aprendizado e satisfação por parte dos nossos alunos. Estamos de portas abertas para mais um ano juntos e que 2014 seja um ano fantástico a todos, cheio de realizações e muita saúde. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

SUMÁRIO

EDITORIAL

O ano praticamente acabou. 2013 já começa a ser passado e 2014 um futuro próximo.

3

Thanksgiving Exposição

5

Selfie Teatro

6

Apps para facilitar a vida

7

Curiosidades Natalinas

8

Redes Sociais Bizarras

9

Pelo Mundo: Toronto

10

O Hobbit: A Desolação de Smaug Dica Literária Tim Burton

11

Aprenda a cantar

EXPEDIENTE Editora-Chefe: Editora-Chefe: Maria Inez Sinelli Mendonça Maria Inez Sinelli Mendonça

www.wizardidiomas.net.br www.facebook.com/wizardvirtual twitter.com/wizmauaribergs

www.wizardmaua.com.br

Jornalista Responsável: Gabriela Gabriela Sinelli Sinelli Martins Martins MTB-69462 MTB-69462 C Design e Diagramação: Agência Estou na Web Design eDigital Diagramação: Agência Digital Estou na Web

wizardmaua@wizardmaua.com.br


03

Thanksgiving As Wizard´s comemoraram o Dia de Ação de Graças conhecido mundialmente como Thanksgi-ving.

Wizard Mauá

Wizard Mauá

Wizard Mauá

Wizard Mauá

Wizard Mauá

Wizard Pq. São Vicente


04

Thanksgiving

Wizard Rib. Pires

Wizard Rib. Pires

Wizard Rib. Pires

Wizard Rib. Pires

Wizard Rib. Pires

Wizard Rib. Pires


05

Exposição Para homenagear aquela que leva o nome da instituição, a Biblioteca Pública Anne Frank recebe uma exposição inédita no país. “Lendo e Escrevendo com Anne Frank” que fica em cartaz até 20 de dezembro. A exposição foi projetada para estudantes com idades de 9 a 15 anos e centra-se na Anne Frank escritora, sem perder de vista a sua vida, sua família e o contexto histórico para que temas como a discriminação e o preconceito sejam discutidos. Anne Frank nasceu em 1929, era judia e foi vítima do Holocausto aos 15 anos de idade. Ela ficou mundialmente conhecida após publicação póstuma de seu diário, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus. Horários: Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 09hs às 18hs; Sábados das 09hs às 16hs. Endereço: Rua Cojuba, 45 - Itaim Bibi - Oeste - São Paulo - tel: (11) 3078-6352

Selfie

Teatro Você sabe o que significa esse título? Pois bem, a palavra acima tem o mesmo significado da foto tirada pelo cantor Justin Bieber ao lado, conhecida como auto-retrato.

Selfie foi escolhida como a palavra de 2013 pelo os editores dos Dicionários Oxford da Inglaterra. A palavra só foi incluída no dicionário no formato digital. O significado da palavra pode ser encontrado assim: “uma fotografia que uma pessoa tira de si mesma, geralmente com um smartphone ou uma webcam e que depois descarrega numa rede social na internet”.

A peça “Contrações” tem o texto do dramaturgo inglês Mike Barlett e direção de Grace Passô. É uma obra engraçada e chocante, mas muito real. A encenação se passa dentro de um escritório, no qual Emma (Débora Falabella) trabalha numa grande corporação, em que responde diretamente à gerente (Yara de Novaes). Chantageada pelo poder de sua chefe, Emma compromete sua vida privada para manter o emprego.

A palavra eleita desbancou outras bem famosas, como “twerk”, dança lançada pela cantora americana Miley Cyrus e “binge-watch”, que significa passar muito tempo assistindo televisão. Os sites de mídias sociais ajudaram a popularizar o termo, com a hashtag #selfie.

O espetáculo está em cartaz até o dia 21/12 no Centro Cultural Banco do Brasil. Os ingressos custam R$10,00.

Segundo o dicionário Oxford, a tradicional escolha celebra a criatividade dos falantes do inglês quando enfrentam mudanças sociais, políticas ou tecnológicas.

Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3113 3651

Horários: segunda, 20hs; sábado, 17h30 e 20h; domingo, 18hs.


06

Por Gabriela Sinelli Martins

Apps para facilitar a vida Difícil encontrar alguém nos tempos atuais que não tenha um smartphone e que boa parte da vida esteja resumida em aplicativos, redes sociais e bate-papos virtuais. Pensando nisso, listamos alguns apps que podem fazer diferença na vida dos viciados em tecnologia. Lift: O aplicativo ajuda aqueles que querem se manter firmes em novos hábitos. Basta criar uma lista de tarefas que deseja que sejam contínuas e deixar o app fazer todo o serviço. Disponível somente para IOS. Moovit: App para Android e iOS que ajuda a planejar viagens com transporte público por São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ. O aplicativo permite traçar rotas usando ônibus, trem, metrô e caminhando. Para isso, basta definir o local de onde o usuário vai sair e o lugar onde quer chegar. O Moovit, então, exibirá uma lista com as opções para o usuário escolher. Depois de definido a rota, o usuario pode ficar tranqüilo que o app avisa quando o destino final estiver próximo. Para funcionar, o Moovit requer uma boa conexão com a internet ativa, além do sistema de GPS ligado. Boa Lista: Com esse aplicativo é possível ler os códigos de barras dos produtos e comparar preços entre lojas diferentes. O app consulta ofertas e permite que elas sejam publicadas em redes sociais. Disponível para IOS e Android. Endomondo: Aplicativo para os fãs de bike. Ele monitora

os percursos, indica quantas calorias o usuário perdeu e incentiva a busca pela qualidade de vida. Disponivel para IOS, Android e Windows Phone. Kekanto: Aplicativo para criar uma comunidade de pessoas que gostam de explorar a cidade, compartilhar opiniões e conhecer gente nova. Disponivel para IOS, Android, Windows Phone, Symbian e BlackBerry. Toshl Finanças - Orçamentos: aplicativo que tem como objetivo ajudar a controlar receitas e despesas, realizar orçamentos, planejar e analisar despesas e receitas futuras e aprender com o passado. O aplicativo está disponível para IOS, Android, Symbian e Windows Phone 7 e possui ótima função de sincronização com o site www.toshl.com. Camera 360: Um dos mais completos apps de fotografia para quem curte aplicar efeitos em imagens. Vários filtros, funcionalidades e possibilidades. Disponível para IOS e Android. Wunderlist: Um ótimo aplicativo para reunir e organizar as tarefas do dia a dia. Disponivel para IOS, Android e BlackBerry. Ter a tecnologia como aliada para melhorar a vida é sempre bom, mas as férias estão aí e viver a vida um pouco fora dessas esferas tecnológicas é muito saudável. Aproveite o verão e divirta-se na vida real também.


07

Por Gabriela Sinelli Martins

Curiosidades Natalinas Muitos compartilham das tradições natalinas por uma vida inteira, mas muitas vezes não sabem o que significa e como nasceu algumas tradições natalinas. Saiba mais no texto abaixo: Papai Noel: Alguns estudiosos atribuem a figura do bom velhinho a um bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C. O bispo, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximo às chaminés das casas. A Igreja Católica o transformou em santo depois que algumas pessoas relataram milagres feitos por ele. O Nome do Papai Noel Em Outros Países: Alemanha (Weihnachtsmann, “O Homem do Natal”), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, “Homem do Natal), Portugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz). Árvore de Natal: A origem da árvore de Natal deu origem entre o segundo e o terceiro milênio A.C..Naquela época, os povos indo-europeus estavam se expandindo pela Europa e Ásia e tais povos consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza. A árvore de Natal que conhecemos hoje, surgiu na Alemanha por volta do século 16. A partir do século 19 a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto

Rico e mais tarde no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina. Panetone: O bolo recheado de frutas secas e uvas secas é uma tradição que nasceu no Natal italiano e surgiu em Milão. Versões não faltam para tentar explicar como foi criado o panetone: a primeira versão é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone, por isso o nome pane-di-Tone. A segunda versão da história diz que o mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395. E a última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa. Presépio: O presépio representa o motivo principal dos festejos de Natal entre os cristãos: o nascimento de Jesus Cristo. Tudo indica que S. Francisco de Assis, no século XII, teria sido uma das primeiras pessoas a preparar um presépio, segundo a descrição bíblica da Natividade: uma gruta, uma manjedoura e figuras esculpidas de José, Maria e o Menino. A igreja de Santa Maria em Roma terá sido a primeira a ter um presépio, hábito que se espalhou para outras igrejas e mais recentemente para as casas.


08

Por Gabriela Sinelli Martins

Redes Sociais bizarras Gosto não se discute, já diz o ditado. Por isso, se alguma das redes sócias abaixo chamar sua atenção, pode ter certeza que não estará sozinho. Lost Zombies: Em tempos de “The Walking Dead”, onde os zumbis são verdadeiros astros, não podia faltar uma rede social que contemple os fãs dos mortos vivos. A rede social disponibiliza vários vídeos nos quais os usuários reproduzem cenas e agem como zumbis. www.lostzombies.com CafeMom: Sente-se constrangido em ter sua mãe no Facebook? Esta rede social é perfeita para ela. Destinada somente à aquelas que já conheceram a maternidade, o site permite a postagem de fotos até fóruns de discussão. Tudo para deixar a sua mãe mais feliz www.cafemom.com RenRen: Essa rede social é o Facebook chinês. Por determinação do governo da China o site do Mark Zuckerberg é proibido no país. O RenRen é monitorado o tempo todo pelo governo e se algo postado não os agrada é retirado instantaneamente do site www.renren.com Sina Weibo: O site é a imitação chinesa do Twitter. Diferentemente do microblog americano, na página inicial há um top 10 dos usuários mais seguidos e do que está sendo postado na rede naquele momento www.weibo.com EcuRed: Que a Wikipédia não é o único site de colaboração visando disseminar conhecimento todos nós

sabemos, mas os cubanos praticamente a duplicaram. Sob o slogan “conhecimento com todos e para todos”, a EcuRed é um genérico em espanhol da Wikipédia que conhecemos. Aqui o conhecimento é para todos, desde que não contrarie o governo, que acompanha de perto as edições de conteúdo, guardando, inclusive, o endereço de IP dos que o fazem www.ecured.cu YourFace: É uma cópia piorada do Facebook ligada ao governo do Uzbequistão, país asiático de regime semiautoritário. Essa rede social por ser ligada ao governo tem privacidade zero e o domínio dos dados do usuário é de total domínio do governo www.youface.uz Little Monster: Que Lady Gaga é um fenômeno pop ninguém duvida, porém o estilo dela virou febre e esta rede social reúne pessoas que gostam não só da música dela, mas adotam o “gaga style of life”. Se você é moralista não passe por esta rede social, pois os membros são de um comportamento digamos, “liberal” www.littlemonster.com REMCloud: Esta é a rede social dos sonhos, ou melhor, para você compartilhar o seu. É possível também que se leia o sonho alheio. Há os trending dreams e as celebrities dreams, nos quais podem-se ver as coisas e celebridades com as quais as pessoas mais sonham www.remcloud.com E aí, alguma dessas redes sociais chamou a sua atenção?


09

Por Gabriela Sinelli Martins

Pelo mundo: Toronto Toronto é a maior cidade canadense. O significado do nome do município já diz muita coisa: “lugar de encontro”. Pode ter certeza que isso irá acontecer, caso você viaje para lá. A metrópole agrega povos de todas as partes do mundo que convivem em perfeita harmonia. Os imigrantes são quase a metade da população de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. A cidade se tornou a capital cultural e financeira do país, tendo superado expectativas e passado Montreal para trás, a antiga promessa canadense. Toronto recebe cerca 16 milhões de turistas todos os anos, sendo que mais da metade desse total vem do próprio país, fazendo da cidade um enorme pólo turístico inexplorado. A cidade tem o inverno mais tranqüilo se comparado a outras cidades canadenses, mesmo assim não se engane: Toronto neva e o inverno é congelante. O mês de julho é quente e úmido, sendo extremamente chuvoso e com um nível de neblina alto devido a poluição vinda dos Estados Unidos. O transporte público da cidade é muito eficiente, principalmente as linhas de metrô que chegam a quase todos os pontos turísticos da cidade. Também existem mais de 400 linhas de ônibus e 12 linhas de bondes que servem a população durante o dia todo.

A noite de Toronto é bem animada. Há baladas para todos os gostos: bares, pubs, clubes de jazz e danceterias. A venda de bebida alcoólica vai até às 2h da madrugada. Toronto tem alguns cartões postais imperdíveis. São eles: O SkyDone, o primeiro e gigantesco estádio construído com teto móvel. A CNTower é simplesmente a torre mais altado mundo, com 533 metros. Em dia de céu claro, é possível enxergar de seu topo até 150 quilômetros de distância e ter, uma vista ampla da cidade. As Cataratas do Niágara (Niagara Falls), fica apenas a uma hora de Toronto, sendo um espetáculo da natureza. Também tem a Casa Loma, um megacastelo de estilo medieval, o Yorkville, no pequeno e luxuoso bairro da cidade, e o Toronto Islands, conjunto de quatro ilhas e praias. Enquanto no inverno, tem vários rinques de patinação públicos. Em Toronto é possível comprar de tudo em qualquer época do ano. No inverno, o melhor lugar para gastar é na “Cidade Subterrânea”, que é interligada por uma imensa rede de passagens, transportes e galerias. As compras ao ar livre podem ser feitas nas ruas Yonge, Dundas e Queen Street, onde ficam os melhores restaurantes, shoppings e lojas de várias partes do mundo.


Catorze anos após o último livro, a autora Helen Fielding nos apresenta uma nova e completamente fascinante fase na vida de Bridget, em seus 50 anos, viúva, mãe de dois filhos na Londres contemporânea, Bridget retoma seu diário abandonado e mostra que continua a mesSegunda parte da jornada de um hobbit pacato, Bilbo Bolseiro, que

ma, e ainda mais viva - e ativa - do que nunca. O tempo se encarregou

é convidado por um mago, Gandalf, a entrar numa aventura como

de trazer à sua vida outros dramas e dilemas, mas não levou embora

ladrão, com mais 13 anões. Eles precisam roubar Smaug, um dragão

seu jeito estabanado e a personalidade luminosa sem a qual ela não

que há muito tempo saqueou o reino dos anões do avô de Thorin e

poderia enfrentar os momentos comoventes que a aguardam.

que desde então dorme sobre o vasto tesouro. Nº de páginas: 432 Estreia prevista para 13/12/2013

Preço Sugerido: R$ 34,50

Dica literária: Bridget Jones - Louca pelo garoto (Fielding, Helen Editora Companhia das Letras - Ano 2013)

Filme: O Hobbit: A Desolação de Smaug

10

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003) Ed Bloom é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will, filho de Ed. Até que Sandra, mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Edward Mãos de Tesoura (1990) Inventor cria um jovem, em cujas mãos são acrescentadas tesouras. Uma vendedora de cosméticos tenta ajudá-lo. A trama mágica é uma análise da busca pela aceitação da sociedade.

Tim Burton

A Noiva-Cadáver (2005)

O diretor Tim Burton tem a carreira marcada por produções com temáticas sombrias. O ator Johnny Depp é o colaborador mais constante nos filmes de Burton.

Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot. Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.


Aprenda a Cantar 11

U2 Ordnary Love Amor Comum The sea wants to kiss the golden shore The sunlight warms your skin All the beauty that’s been lost before Wants to find us again

O mar quer beijar a costa dourada A luz do sol aquece a sua pele Toda a beleza que já foi perdida antes Quer nos encontrar novamente

I can’t fight you anymore It’s you I’m fighting for The sea throws rocks together But time, leave us polished stones

Não consigo mais lutar contra você É por você que eu estou lutando O mar atira pedras Mas o tempo, nos deixa pedras lapidadas

We can’t fall any further If we can’t feel ordinary love And we cannot reach any higher If we can’t deal with ordinary love

Não podemos mais nos apaixonar Se não podemos sentir um amor comum E não podemos alcançar outro nível Se não podemos lidar com um amor comum

Birds fly high in the summer sky And rest on the breeze The same wind will take care of you and I We’ll build our house in the trees

Os pássaros voam bem alto no céu do verão E descansam na brisa O mesmo vento cuidará de você e de mim Construiremos nossas casas nas árvores

Your heart is on my sleeve Did you put it there with a magic marker? For years I would believe That the world could wash it away

Seu coração está na minha manga Você o colocou lá com um marcador de magia? Por anos eu acreditei Que o mundo pudesse levá-lo embora

‘Cause we can’t fall any further If we can’t feel ordinary love And we cannot reach any higher If we can’t deal with ordinary love Are we tough enough For ordinary love?

Porque não podemos mais nos apaixonar Se não podemos sentir um amor comum E não podemos alcançar outro nível Se não podemos lidar com um amor comum Somos fortes o suficiente Para um amor comum?

We can’t fall any further If we can’t feel ordinary love And we cannot reach any higher If we can’t deal with ordinary love

Não podemos mais nos apaixonar Se não podemos sentir um amor comum E não podemos alcançar outro nível Se não podemos lidar com um amor comum

We can’t fall any further If we can’t feel ordinary love And we cannot reach any higher If we can’t deal with ordinary love

Não podemos mais nos apaixonar Se não podemos sentir um amor comum E não podemos alcançar outro nível Se não podemos lidar com um amor comum



Wizard News - Edição 22