a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

CURIOSIDADES SOBRE AS LÍNGUAS DO MUNDO

UMA CULTURA DIFERENTE: NOVA ZELÂNDIA

APRENDA A CANTAR


news WIZARD

02 EDITORIAL

SUMÁRIO 03 Father’s Day

04 Curiosidades sobre as línguas do

mundo

05 7 de Setembro

06 Uma Cultura Diferente:

Nova Zelândia

07

Uma Cultura Diferente: Nova Zelândia

Wizard Plaza

08

Uma Cultura Diferente: Nova Zelândia

Wizard Zaíra

09

Uma Cultura Diferente: Nova Zelândia

10

App

Wizard Mauá

Rua Campos Sales, 577 - Centro - Mauá - SP Tel: 4544-3333/4542-7400/4542-7404

Shopping Mauá Plaza Av. Governador Mário Covas, 01 - Centro - Mauá - SP Tel: 4518-5566

Av. Luiz Gonzaga do Amaral, 936 - Jardim Zaíra - Mauá -SP Tel: 2778-8048

Wizard Pq. São Vicente

Rua Clarice de Jesus Lázaro Bedeschi, 127 – Pq. São Vicente – Mauá - SP Tel: 4541-8610

Wizard Ribeirão Pires

Av. Fortuna, 330 - Centro - Ribeirão Pires - SP Tel: 4823-4088

Literatura Cinema

www.wizardidiomas.net.br

Série

EXPEDIENTE Editora-Chefe: Maria Inez Sinelli Mendonça

11 Aprenda a cantar

www.wizardidiomas.net.br

Jornalista Responsável: Gabriela Sinelli Martins MTB-69462

www.facebook.com/wizardvirtual

Design e Diagramação: Agência Mazzini Comunicação

wizardmaua@wizardmaua.com.br

twitter.com/wizmauaribergs


Os nossos alunos comemoraram o Dia dos Pais preparando um lembrancinha para dar de presente para os papais.

www.wizardidiomas.net.br

Father’s Day

news WIZARD

03


news WIZARD

04 Curiosidades sobre as línguas do mundo

Wizardby Pearson

Conheça algumas curiosidades sobre as línguas do mundo 1. Uma das línguas consideradas mais difíceis é o basco, falado nos Países Bascos, na Espanha. Ela não tem relação com nenhuma outra língua do mundo e sua estrutura gramatical é bastante complicada. 2. 137 milhões de pessoas em 31 países falam o russo como primeiro idioma. 3. Em alguns países africanos, o inglês e o francês substituíram os idiomas locais por causa da facilidade didática. 4. Os dez idiomas mais falados do mundo atualmente são chinês, inglês, híndi, russo, espanhol, japonês, alemão, indonésio, português e francês. 5. O idioma chinês é falado por quase um bilhão de pessoas. Já o inglês é utilizado como segundo idioma em uma grande área do globo. Cerca de 200 milhões de pessoas falam a língua. 6. Os idiomas se difundem com a migrações. As cinco línguas espalhadas pelo mundo por causa das colonizações são: inglês, francês, espanhol, holandês e português. 7. Existem mais de 2.700 línguas e outros 7 mil dialetos no mundo. Dialeto é uma variação regional da língua, com diferentes pronúncias, vocabulário ou significado.

www.wizardidiomas.net.br

8. Por um longo período, o latim foi o idioma mais falado do mundo. Hoje, a língua oficial da Igreja Católica Romana é cada vez menos utilizada e está prestes a desaparecer. 9. A Somália é o único país africano em que toda a população fala apenas uma língua, o somali. Existem mais de mil línguas na África. 10. O grupo de línguas indo-europeias é formado pelos idiomas grego, germânico, celta, albanês, românico (ou neolatino), indo-iraniano, balto-eslavo e armênio. Do germânico, surgiram o alemão, o inglês, o escandinavo e o português. Do celta, surgiram o galês, o escocês, o irlandês e o bretão. Do românico, vieram o francês, o romeno, o espanhol, o português e o italiano. Do indo-iraniano, nasceram o persa, o hindustani e o bengali. E do balto-eslavo, vieram o russo, o tcheco, o polonês, o búlgaro, o sérvio-croata, o lituano e o ucraniano.


www.wizardidiomas.net.br

news WIZARD

05


news WIZARD

06 Uma Cultura Diferente: Nova Zelândia Renan Lima Cogheto

Nas últimas férias de inverno, tive a oportunidade de realizar uma viagem muito legal para a Nova Zelândia, mais especificamente Auckland e gostaria de compartilhar um pouco dessa experiência e do conhecimento que adquiri. No entanto, antes de iniciar, farei uma breve apresentação sobre esse país. A Nova Zelândia, também conhecida como Aotearoa (nome maori para “A Terra da Grande Nuvem Branca”) é composta por duas Ilhas que foram formadas através de erupções vulcânicas. Elas são referenciadas como Ilha Norte (onde fiquei hospedado) e Ilha Sul (onde fica Wellintgton, capital do país). A Ilha norte é menos gelada que a Sul, mesmo assim, enfrentei médias de 3°C! O clima foi algo que me chamou muito a atenção, em duas horas podemos ter chuva, vento, sol, chuva, sol, vento, neblina... e por aí vai! A mudança climática é muito rápida e isso acontece porque Auckland, e praticamente toda a Nova Zelândia, é uma região plana em sua totalidade. Em outras palavras, ela fica em “mar aberto” e esse também é um dos motivos de ventar tanto por lá.

www.wizardidiomas.net.br

O país também é conhecido por duas atividades esportivas que vieram das raízes de sua cultura, o rugby e o iatismo. O rugby foi adotado como esporte do país, uma vez foi trazido por um dos seus colonizadores, os ingleses. Seria interessante comentar sobre um jogo contra uma seleção chamada Lions (composta por jogadores da Inglaterra, Irlanda, País de Gales e Escócia) em qual a cidade toda parou para assistir. Geralmente o AllBlacks (seleção de Rugbi do país) vence as partidas contra o seu maior rival, no entanto, tive a sorte (e os neozelandeses o azar) de haver um empate e diferente de outros esportes, uma vez empatado, empatado ficará! Esse resultado foi tido como derrota pelos “Kiwis” (apelido de quem reside na Nova Zelândia) e, logicamente, como vitória para os Lions. Haviam muitas zonas para fãs por toda cidade e o que mais me chamou a atenção foi o respeito que os fãs tinham pelas torcidas adversárias. Nunca vi tamanho fervor e tanto respeito em um mesmo lugar. Foi algo inspirador, de fato! Sempre que o AllBlacks joga, eles fazem uma apresentação chamada Haka e isso acontece para demonstrar a paixão e honra de todos os jogadores (e antigamente guerreiros) de estarem participando do evento, além de demonstrar o quanto forte e bem protegidos por suas crenças. Essa apresentação era utilizada quando a tribo maori se preparava para lutar.


Uma Cultura Diferente: Nova Zelândia Renan Lima Cogheto

Outro evento histórico que tive sorte de estar presente foi quando a Nova Zelândia pegou de volta o troféu do “America’sCup” que é a competição de mais prestígio da regata de iatismo, sendo mais antiga que os Jogos Olímpicos. Mais uma vez, toda a cidade de Auckland (e toda Nova Zelândia) parou para realizar um desfile com todos os integrantes da equipe vencedora junto à um enorme troféu que tanto traz orgulho à aquela nação. A maior “rixa” é entre os Kiwis e os Americanos.

news WIZARD

07

Para finalizar a introdução, vou fazer uma breve apresentação do primeiro povo que habitou esse país, os Maoris. A palavra “maori” é uma palavra escolhida por seu próprio povo como uma representação daquilo que eles são, tendo em seu significado a “distinção entre humanos mortais de divindades e espíritos”. De acordo com pesquisas feitas através da língua e de seu próprio DNA, os maoris têm sua origem traçada até à Polinésia, sendo eles os primeiros a chegarem à essas terras através de canoas e barcos feitos com árvores, folhas, cipós, entre outros matérias de sua região. A presença da cultura maori é muito grande, podendo ser visto em vários lugares como em estabelecimentos comerciais e turísticos, além de ser usado como parte da alfabetização em muitas escolas kiwis. Quem quiser fazer uma viagem para esse país maravilhoso vai precisar enfrentar um voo de 3 à 4 horas para o Chile, uma conexão de quase 2 horas e um voo de aproximadamente 14 horas até Auckland. É praticamente um dia todo viajando, havendo a necessidade de prestar muita atenção em todos os recados dados. Nem sempre os horários são seguidos à risca, pode acontecer de adiantar ou atrasar os horários de embarque sem qualquer aviso prévio, ou seja, bora ficar atento! Homestay: Ao sair do aeroporto de Auckland, por volta das 4h da manhã, havia um moço esperando com uma plaquinha com meu nome (sei que isso é algo bem cliché, mas quem contrata um “transfer” geralmente é recepcionado dessa forma). Ele era o motorista que me levaria para a minha homestay (que é uma casa de família onde “intercambistas” costumam ficar alojados). Do aeroporto até a Vila de Avondale (lugar onde ficaria) foi aproximadamente 1 hora. Se antes eu já estava ansioso para chegar logo na minha homestay, imaginem só como eu estava nesse momento!

www.wizardidiomas.net.br

Como foi chegar lá?


news WIZARD

08 Uma Cultura Diferente: Nova Zelândia Renan Lima Cogheto

Chegando lá, fui muito bem recepcionado pela a minha “hostess” (minha responsável durante a estadia em Auckland). O nome dela é Kerree e ela tem 73 anos e frequentemente um amigo dela a visitava para bater papo com um bom vinho tinto seco e passear. Uma das coisas mais legais durante esse tempo que passei por lá foi poder conversar com eles. Ambos são neozelandeses e a cultura e conhecimento que os dois carregavam e puderam transmitir foi algo que até hoje tenho dificuldade de colocar em palavras. Estarei eternamente grato por serem meus melhores amigos em Auckland. Ficar hospedado em uma homestay é como ficar hospedado em sua própria casa. Por mais que tenha pago para ficar lá, haviam tarefas a serem divididas como: arrumar as camas, abrir as janelas, lavar as louças das refeições feitas na casa, lavar e estender as roupas... e por aí vai! No entanto, em momento algum encarei isso como algo negativo. Mesmo porque, o papel da homestay não é o mesmo que uma empregada, mas sim como uma mãe (no meu caso como uma vó hehehe) e ajudar com as tarefas nos permitia mais tempo para ficar conversando à mesa. Após o café da manhã do mesmo dia que chegamos, a Kerree me levou direto para a estação de ônibus comprar o Cartão de Transporte Público. Quem compra esse cartão de descontos consideráveis em todos os meios de transportes como trem, balsa e o próprio ônibus. Depois disso, ela me levou para conhecer o caminho que o ônibus faria à escola e os pontos de chegada e partida. Ela aproveitou para mostrar alguns pontos de interesse como restaurantes e lanchonetes. Quando voltamos para casa, ela nos aconselhou a dormir só a noite para evitarmos de ter uma adaptação mais demorado ao fuso horário. Ainda bem que segui esse conselho, praticamente não senti a diferença do fuso.

www.wizardidiomas.net.br

Primeiro dia na escola: A primeira atividade da escola foi o Teste de Nível, felizmente fui bem em minhas habilidades sendo avaliado para os níveis mais altos da escola. Ao fazer um intercâmbio, pode-se escolher em estudar meio período ou integral. Como a minha intenção era estudar para um teste de proficiência, acabei optando por período integral. Apesar de ser experiente no idioma, fiquei muito feliz ao longo das 4 semanas que passei estudando por ter aprimorado ainda mais as minhas habilidades e aprender muitas outras coisas novas num nível que me fez sentir desafiado e com vontade de aprender ainda mais esse idioma tão praticado e que de fato facilita a comunicação com qualquer pessoa em qualquer lugar. No entanto, uma das coisas mais legais não está relacionado diretamente ao idioma, mas sim, no que ele me possibilitou realizar. Através do inglês, consegui conversar com pessoas de todo canto do mundo, aprender sobre seus costumes e principalmente fazer ótimas amizades.


Uma Cultura Diferente: Nova Zelândia Renan Lima Cogheto

Passeios: É importante comentar que realizei essa viagem com minha namorada. Ela foi responsável por ter escolhido esse lugar maravilhoso e foi com ela que passei meus melhores momentos e ter tido a companhia dela durante os estudos, passeios e a convivência com essa nova cultura me ajudou muito a entender e a aprender mais a cultura kiwi.

news WIZARD

09

Antes de ir para lá, combinamos em não gastar dinheiro com eletrônicos ou qualquer outra coisa que, mesmo estando mais em conta, acabariam tirando nossa oportunidade de fazer o que realmente queríamos fazer que é conhecer a cultura neozelandesa.Então, logo na primeira semana, fechamos 3 fins de semana para viajarmos pela ilha norte da Nova Zelândia. O nosso guia, que também era neozelandês, foi muito gentil e engraçado. Ela tinha papo para tudo e ainda nos levava para vários lugares maravilhosos além daqueles que combinamos.

Realizar essa viagem e poder vivenciar a cultura neozelandesa ainda mais com minha namorada foi algo que vou guardar com muito carinho e gosto demais de compartilhar com todos que venham me perguntar sobre essa maravilhosa experiência que tive com ela em Auckland. É muito gostoso, após lutar muito para guardar dinheiro, conhecer outras culturas, costumes e pessoas e ainda saber que existem muitas pessoas boas por aí. Espero que eu tenha proporcionado uma boa leitura a todos e quem quiser comparecer na Unidade da Wizard Campos Sales – em Mauá, para bater um papo sobre essa viagem ou até mesmo sobre intercâmbio, é só aparecer! =D

www.wizardidiomas.net.br

Pudemos conhecer a cidade dos Hobbits Hobbiton, a praia onde foi filmado partes do filme Nárnia – PrincipeCáspian, fomos ao Museu e ao Zoo de Auckland onde vimos o kiwi e outros animais bem interessantes como o Red Panda. Mesmo estando lá, custava muito para acreditarmos onde nós estávamos de tamanha beleza que havia. Sem comentar as “deliciosidades” daquele lugar como tortas de vários sabores, hambúrgueres e sorvetes típicos da região.


news WIZARD

10 Dicas App

JumpCam é um aplicativo gratuito que torna mais fácil criar vídeos colaborativos com os amigos.

É só iniciar um vídeo e convidar outras pessoas para adicionar seus próprios clipes. O app instantaneamente irá juntar os clipes em um único vídeo. Adicione filtros e música para todos os momentos de sua vida: aniversários, shows, festas, casamentos... ou apenas uma saída com seus amigos. Tem como compartilhar o vídeo em diversas redes sociais: Facebook, Twitter, Tumblr, e-mail ou SMS. O APP tem controle total de privacidade. Podendo escolher quem pode ver e adicionar a seus vídeos: Todos, amigos, ou não listados. Perfeito para família, festas surpresa e filmes. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

www.wizardidiomas.net.br

Literatura

O Menino do Vagão (Jenoff, Pan - Editora Harper Collins Brasil - Ano 2017)

Durante a ocupação nazista na Holanda, Noa, uma jovem de apenas 16 anos, engravida de um soldado alemão. Ela é obrigada a entregar seu bebê recém-nascido para a adoção. Em busca de abrigo, ela chega em uma pequena estação de trem no interior da Alemanha onde, em troca de comida e um lugar para dormir, ela passa a trabalhar. Até que em uma fria noite de inverno, Noa descobre um vagão de trem repleto de crianças judias roubadas de seus pais, com destino a um campo de concentração. Em um momento que mudará toda a sua vida, ela decide salvar um dos bebês judeus. Nº de páginas: 288 Preço: R$ 39,90

Série

The Good Doctor

A história do Dr. Shaun Murphy, um jovem com autismo que não consegue interagir socialmente, mas que possui uma honestidade e uma franqueza envolvente. Um médico erudito, Shaun sobreviveu a uma infância conturbada para se tornar um médico talentoso. Incapaz de acessar emoções, mas brilhante e intuitivo quando se trata de medicina, Shaunestá pronto para o seu primeiro emprego como cirurgião no Hospital San Jose St. Bonaventure, onde seu mentor e bom amigo, o Dr. Ira Glassman, apoia a sua contratação com paixão e determinação. O ator Freddie Highmore que deu vida ao atormentado Norman Bates da série Bates Motel volta a tv como o protagonista dessa história. A estreia acontece no dia 25/09 nos Estados Unidos.

Cinema

Mãe (Mother) Um casal tem o relacionamento testado quando pessoas não convidadas surgem em sua residência acabando com a tranquilidade reinante.

O filme é dirigido pelo norte-americano, DarrenAronofsky que foi indicado ao Oscar de melhor direção pelo longa, Cisne Negro. O elenco é composto pelos ganhadores do Oscar, Jennifer Lawrence (O Lado Bomda Vida) e Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) . Também estão no filme, DomhnallGleeson (O Regresso) Ed Harris (Gravidade), Michelle Pfeiffer (Sombra da Noite), Kristen Wiig (Caça-Fantasmas), entre outros. Estreia prevista para 21/09.


Aprenda a CANTAR Shakira Me Enamoré

Me Apaixonei

La vida me empezó a cambiar La noche que te conocí Teníapoco que perder Y la cosa siguióasí

Minha vida começou a mudar Na noite em que te conheci Eu tinha pouco a perder E a coisa seguiu assim

Yocon mis sostén a rayas Y mi pelo a mediohacer Pensé: Este todavía es unniño Pero, ¿quélevoy a hacer?

Eu, com meu sutiã listrado E meu cabelo meio arrumado Pensei: Ele ainda é um garoto Mas o que eu posso fazer?

Es lo que andaba buscando El doctor recomendando Creí que estabasoñando, oh oh, oh oh ¿De qué me andaba quejando? No sé quéestaba pensando Hoypalcielovoy pateando, oh oh, oh oh

É o que eu estava procurando O médico recomendou Parecia que eu estava sonhando, oh oh, oh oh Do que eu estava reclamando? Não sei o que eu estava pensando Hoje vou andando para o céu, oh oh, oh oh

Mira que cosa bonita Que boca más redondita Me gustaesabarbita Y bailé hasta que me cansé Hasta que me cansé, bailé Y me ena-na-namoré Nos enamoramos Unmojito, dos mojitos Mira que ojitos bonitos Me quedo otroratito Contigo yotendríadiezhijos Empecemos por un par Solamente te lo digo Por si quierespracticar Lo único que estoydiciendo Vayámonosconociendo Es lo que está proponiendo, oh oh, oh oh Nos vamos entusiasmando Todo nos va resultando Québienlo estamos pasando, oh oh, oh oh Me enamoré, me ena-na-namoré Lo vi solito y me lancé Me ena-na-namoré Me ena-na-namo

Me apaixonei, me apa-pa-paixonei Vi ele sozinho e me joguei E me apa-pa-paixonei Me apa-pa-paixo Olha que coisa linda Que boca mais redondinha Adoro essa barbinha E dancei até cansar Até canser, eu dancei E me apa-pa-paixonei Nos apaixonamos Um mojito, dois mojitos Olha que olhinhos lindos Vou ficar mais um pouquinho Com você eu teria dez filhos Vamos começar com dois Apenas te digo Caso você queira praticar A única coisa que eu estou dizendo Vamos nos conhecendo É o que está propondo, oh oh, oh oh Vamos nos entusiasmando Tudo está funcionando Estamos nos dando bem, oh oh, oh oh Me apaixonei, me apa-pa-paixonei Vi ele sozinho e me joguei E me apa-pa-paixonei Me apa-pa-paixonei

www.wizardidiomas.net.br

Me enamoré, me ena-na-namoré Lo vi solito y me lancé Me ena-na-namoré Me ena-na-namo

news WIZARD

11


Profile for Wizard Idiomas

Wizard News - Edição 67  

Wizard News - Edição 67 - Set/17

Wizard News - Edição 67  

Wizard News - Edição 67 - Set/17

Advertisement