Issuu on Google+

Informativo do Grupo UPTIME - Nº 92 - Janeiro e Fevereiro de 2011

www.uptime.com.br

Quer viajar para o exterior? A UPTIME International e a EF realizam seus sonhos!

Unidades praticam voluntariado ● UPTIME Juiz de Fora completa um ano Open Fun Classes animam unidades ● TV UPTIME ● Planos do parceiro Bernardinho


Progress &

Achievements

Editorial O ano de 2011 começou cheio de notícias interessantes e a edição deste mês também. No início do jornal, você vai conferir as novidades do UPTIME Group e das unidades do Brasil - entre elas, a de Juiz de Fora, que está completando um ano em fevereiro. Na sessão Crossroads, descubra como foram as Open Fun Classes promovidas pelas franquias UPTIME. Cada atividade comprova a metodologia rápida, natural e definitiva oferecida pela marca. E tem mais! Conheça algumas ações de responsabilidade social realizadas pelas unidades, os planos para o novo ano de nosso parceiro Bernardinho, o que rolou na TV-U, além dos projetos promovidos pela UPTIME International e a EF. Boa Leitura! Much Respects!

Sérgio Monteiro Chairman do UPTIME Group

Fuja das gafes: adquira inglês

com a UPTIME e conquiste o sucesso! Cercada por várias belezas naturais, Belo Horizonte será, em 2014, uma das sedes da Copa do Mundo. Na certa, turistas é que não vão faltar na capital mineira. Por isso, bares, restaurantes, hotéis e muitos outros setores do comércio já estão se preparando. O setor gastronômico, por exemplo, já adota os cardápios bilíngues português/inglês. O problema é que alguns estabelecimentos recorrem a tradutores eletrônicos, resultando em uma tradução errada, que se torna até hilária. Para fugir das gafes, o Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da UPTIME, Steve Jonhson, dá a dica: “As empresas devem investir na capacitação de funcionários. Há muitas diferenças culturais entre países e regiões, uma tradução sem cuidado pode gerar muita confusão. Comida, por exemplo, é uma das coisas mais difíceis para tradução. O pão de queijo é um clássico. Se fosse levado ao pé da letra, um estrangeiro receberia um pão com uma fatia de mussarela”, explica. Ele ainda alerta para o cuidado com os falsos cognatos - palavras com grafia semelhante nas duas línguas, mas com sentidos diferentes. Realmente, elas podem causar transtornos. Imagine um turista que vai a um restaurante para almoçar e pergunta: “What do you have for lunch?” E o comerciante responde: “Bread, french toast, hot dogs, tea, coffee...” Até ambos entenderem um ao outro... Ufa! Que confusão!

Comitê Editorial:

Revisão:

Jornalista Responsável:

Tratamento de fotos e Diagramação:

Colaboração:

Impressão:

Sérgio de Souza Monteiro e Natália Aguiar Natália Aguiar MTB 11256/MG UPTIME Consultants Rua da Bahia, 1.469 - Lourdes Belo Horizonte/MG - Cep. 30.160-011 Tel.: (31) 3218-2600 www.uptime.com.br

2PÁG.2

Bárbara Camilo e Carla Oliveira imprensa@uptime.com.br

Artigos em Inglês: Steve Johnson

Marcelo Seabra Winner Farias

Paulinelli Serviços Gráficos

Tiragem: 30 mil exemplares

scri i

comunicação


Group News

UPTIME Juiz de Fora completa um ano em fevereiro A UPTIME é reconhecida em todo o país pela satisfação de milhares de alunos que aprendem o idioma inglês de forma rápida, natural e definitiva. Baseada em neurolinguística e mnemônica, a metodologia da rede inovou o ensino do inglês no Brasil. O sucesso da marca se deve, entre outros fatores, ao sólido planejamento em que se baseia. Seguindo os valores da rede, como espírito empreendedor e prosperidade, a UPTIME Juiz de Fora/MG completa um ano no dia oito de fevereiro, sempre buscando seus objetivos com ousadia, gerando serviços de qualidade e prezando pelo bem estar dos seus alunos e colaboradores. A unidade já está em clima de festa. Segundo o Diretor Franqueado, Walter de Souza Monteiro, um painel relatando tudo sobre o primeiro ano de vida da franquia está sendo preparado. “Vamos colocar fotos dos primeiros alunos que se formaram, além das Open Fun Classes que fizemos até hoje”, disse. Walter conta que todos participarão da comemoração. Para ele, a união entre a equipe é um dos fatores que fizeram com que a unidade trilhasse o caminho em direção ao sucesso. “Queremos reunir todos os alunos e funcionários na confraternização. Vamos unir os que já fizeram e fazem parte da nossa história”, garante. Parabéns, UPTIME Juiz de Fora! Que vocês ainda vivenciem muitos anos de sucesso!

A união da equipe foi essencial para o sucesso da unidade

UPTIME Juiz de Fora comemora aniversário 3


Crossroads Alunos da UPTIME Florianópolis se divertem em café da manhã

Ao invés de simularem um café da manhã para treinar a pronúncia do inglês, os alunos da unidade Florianópolis/SC tiveram a chance de colocar em prática frases como “Handle me the butter, please” e “Can you pass me the cereal?” em uma divertida Open Fun Class. A aula foi organizada pelo aluno Felipe Keller, que é representante da Nestlé. Ao ver o entusiasmo dos colegas, Felipe se sentiu satisfeito. “Fiquei feliz por compartilhar esse momento com os colegas, além de ter feito a apresentação em inglês”, conta. Para a Learning Specialist Alice Borges, atividades como esta incentivam os estudantes a buscarem um domínio ainda maior da língua inglesa. “Esse tipo de atividade estimula os alunos e ressalta a importância de um bom café da manhã”, afirma.

Os alunos treinaram a pronúncia em um divertido Breakfast

Unidades UPTIME

entregam certificados A unidade Juiz de Fora/MG seguiu os passos da franqueadora rumo ao sucesso e entregou seu primeiro certificado. O aluno Fernando Bellini Tasca fala sobre sua conquista: “Sou grato à UPTIME. Todos contribuíram muito para que eu alcançasse o sucesso”. A unidade Guarulhos/SP também entregou certificados. A aluna Thaís de Sousa já está colocando em prática tudo o que aprendeu na escola. “A UPTIME me ajudou a melhorar a pronúncia do inglês e, graças a ela, estou vivendo muito bem nos EUA”, conta.

UPTIME Juiz de Fora entrega seu primeiro certificado A aluna Thaís de Souza é mais nova fluente em inglês em Guarulhos

Friends e Garfield animam a unidade Ribeirão Preto 2011 foi recebido com festa na unidade Ribeirão Preto/SP. Para darem calorosas boas vindas ao novo ano, os funcionários decoraram o mural da escola com tirinhas do personagem Garfield no intuito de estimular os alunos a conversarem em inglês. Também houve festa quando foi exibido o seriado Friends. “Queremos que 2011 seja um marco na história da UPTIME Ribeirão Preto, porque sabemos que a UPTIME é um diferencial na língua inglesa”, garante a instrutora Laís Rafaela da Silva.

4

O mural da unidade agradou os alunos


Crossroads

UPTIME Movies agita unidade Cabo Frio

Alunos do curso College curtiram “A Fantástica Fábrica de Chocolate”

Visando sempre alinhar o ensino com aulas dinâmicas e criativas, a UPTIME Cabo Frio/RJ promoveu mais um UPTIME Movies. Os alunos do curso College se reuniram para assistir ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. A sessão de cinema propiciou a prática de inglês e maior interação com os colaboradores da escola. “O UPTIME Movies foi um momento muito interessante de aprendizado e descontração. Me surpreendi, não esperava que fosse entender tão bem o filme. Aprovei a ideia, agora se tornará um hábito”, diz a aluna Monik Abreu.

Alunos da UPTIME Passos praticam inglês com australiano Os alunos da unidade Passos/MG tiveram uma grande surpresa durante uma Conversation Class: a visita do australiano Shaik Roonby. Todos conseguiram se comunicar em inglês muito bem, comprovando a eficácia da marca. “Fiquei muito satisfeita com a experiência, afinal, esse é o fruto e o reconhecimento do nosso trabalho”, disse a instrutora Franciely Garcia. A aluna Virgínia Rodrigues ficou bastante satisfeita com a aula. “Adorei a experiência de poder me comunicar tão bem em inglês”, conta.

Todos conseguiram se comunicar em inglês muito bem

5


primeira

Parecia que era a vez que as crianças viam tantos brinquedos juntos. A sensação de levar mais aos meninos foi única.

alegria

Marisa Favorim e Márcia Santana

Coordenadoras da Instituição Abrigo Padre Damian Kirchgessner

Os alunos participaram de gincanas para arrecadar brinquedos

Solidariedade em pauta: UPTIME Guarulhos dá exemplo Cumprindo seu papel social e colaborando para a manutenção do Ação Cidadã, a UPTIME Guarulhos realizou mais uma doação. A unidade se empenhou e os alunos participaram de uma gincana para arrecadar brinquedos. A instituição beneficiada foi o Abrigo Padre Damian Kirchgessner, que acolhe 23 crianças. Segundo as coordenadoras Marisa Favorin e Márcia Santana, a entrega dos brinquedos foi emocionante: “Parecia que era a primeira vez que as crianças viam tantos brinquedos juntos. A sensação de levar mais alegria para os meninos foi única. Que experiência incrível”, contam. 6


Social

Responsibility

O dia de entrega foi maravilhoso, todos ficaram muito e as crianças satisfeitas. Já estamos na expectativa de mais uma .

felizes

doação

Roseanne Gerhardt

Learning Specialist da UPTIME Linhares

UPTIME Linhares cumpre seu papel e ajuda orfanato Propagando solidariedade, a UPTIME Linhares/ES ajudou o Orfanato Lar da Fraternidade. A unidade doou brinquedos e roupas para a instituição que abriga 41 crianças entre 10 e 16 anos. Os colaboradores e os alunos se empenharam e ajudaram bastante na arrecadação, o que foi decisivo para o sucesso da campanha. “A cada dia que passava, nossa caixinha de doações ganhava mais presentes e todos ficavam cada vez mais animados. O dia da entrega foi maravilhoso, todos ficaram muito felizes e as crianças satisfeitas. Já estamos na expectativa de mais uma doação”, afirma a Learning Specialist Roseanne Gerhardt.

A campanha foi um sucesso e alegrou as crianças

7


Sports Parceiro Bernardinho começa 2011 a todo vapor!

Superação, vitórias e alegrias. Essas foram as palavras que marcaram o ano de 2010 para o parceiro Bernardinho. E se engana quem acha que o técnico irá descansar em 2011! O garoto propaganda da UPTIME já está colocando em prática os planos para o novo ano. Segundo Bernardinho, o ritmo dos treinos da seleção masculina de vôlei irá aumentar, já que falta pouco tempo para os Jogos Olímpicos de 2012. “Entramos no ano préolímpico. Temos, em maio, a disputa da Liga Mundial, que é importantíssima para o time. Vamos lutar muito para o tricampeonato”, afirma. Para o técnico, assegurar uma boa colocação na Copa do Mundo poupará um possível desgaste do grupo na busca pela classificação nas olimpíadas. “O mais importante é que os três primeiros colocados asseguram vaga para os Jogos de Londres, sem precisar disputar competições regionais. Esse é nosso grande objetivo”, garante. E os planos de Bernardinho não param por aí! Ele também vai treinar o time feminino do Paraná. “É muito importante a volta do Paraná. A equipe é competitiva, o que vai ser um estímulo até mesmo para o governo, que pode dar apoio para que o time volte com toda a força ao vôlei brasileiro”, disse. A UPTIME deseja que 2011 seja um ano de muitas conquistas para o parceiro Bernardinho! Que venham muitas vitórias!

8


TVUPTIME TV UPTIME

Agora você acompanha a TV UPTIME aqui no jornal The Uptimes A seção TV UPTIME traz para você tudo o que acontece na UPTIME e é tema das reportagens realizadas pela TV-U. Leia as matérias mais acessadas do mês.

Copa do Mundo A TV-U recebeu o jornalista Oswaldo Botrel para conversar sobre a preparação do Brasil para a copa de 2014. Será que estamos totalmente prontos para nos comunicarmos em inglês com os turistas? Oswaldo garante que vamos precisar de muito treino: “O brasileiro não tem o hábito de falar uma língua adicional, e isso dificulta na hora de orientar o turista. É um problema grave que o Brasil vai ter que solucionar até a época da copa”. Confira! Exibido em 24-01-11

Reprise de Campanha Em 2010, a UPTIME completou nove anos e teve sua primeira campanha veiculada pela Rede Globo. O comercial foi um sucesso! Alunos, colaboradores e sócios aprovaram a propaganda, que reforçou os valores da marca e divulgou a metodologia inovadora da rede. Segundo o Chairman do UPTIME Group, Sérgio Monteiro, a campanha mostra a abrangência da marca: “O fato de investir em propaganda faz parte de nosso planejamento empresarial. É importante propagar a UPTIME, mostrando o caminho que a rede está buscando”.

Exibido em 23-12-10

Exibido em 02-02-11

Preparação para a Copa Na segunda reportagem da série Copa do Mundo, fomos a um shopping de BH para ver se os comerciantes estão preparados para receber os turistas em 2014. Convidamos o Coordenador da Consultoria de Campo PED, Marcelo Seabra, para se passar por um estrangeiro. Como era de se esperar, ele não conseguiu ser atendido pelos vendedores. Para a Diretora Pedagógica da ONG Gprimavera, Ruth Oliveira, os brasileiros vão ter que estudar muito: “Já vi inúmeras situações em que os comerciantes não conseguiram falar em inglês. Temos um longo caminho pela frente”. 9


UPTIME

International UPTIME e EF: parceria de sucesso

A UPTIME e a EF, líder em educação internacional, são parceiras porque acreditam nos mesmos ideais. Juntas, as empresas desenvolvem projetos para diferentes perfis de alunos, que sonham em fazer intercâmbio. O ano de 2011 promete muitos planejamentos de sucesso que, na certa, surpreenderão quem almeja conhecer outras culturas. Segundo o Diretor Pedagógico do UPTIME Group, José Alves de Castro Junior, a união entre as duas empresas beneficiará bastante os alunos, que terão ainda mais qualidade no processo de aprendizado. “A UPTIME, assim como a EF, tem um cuidado enorme com a metodologia de ensino, e é por isso que ambas são líderes no mercado”, afirma. José Alves garante que todos os projetos traçados pelas empresas trarão bons proventos. “Para os alunos, o resultado desse produto será extremamente interessante”, completa. A Gerente Nacional da EF, Cristiane Bianco, também está otimista com relação à parceria. Ela garante que 2011 trará boas oportunidades aos alunos que ambicionam fazer intercâmbio. “Vamos entrar com grupos diferentes para que os alunos possam viajar. Queremos estar presentes em todas as escolas, tirando dúvidas e apresentando as oportunidades de cursos no exterior”, conta. Quer conhecer o mundo e praticar o inglês? Então acesse o site da UPTIME e saiba mais sobre nossos programas de intercâmbio.

Viaje pelo mundo com a UPTIME International!

Viaje pelo mundo com a UPTIME INTERNATIONAL

10

(31) 2125-3939 (31) 2125-3942 www.uptime.com.br

Ano Acadêmico

no Exterior www.ef.com.br

www.ef.com.br


Serious Members Marcela de Freitas

UPTIME contributed to my personal and professional growth “I started the course at UPTIME by chance. Although I wanted to study English, I believed the time was not ideal. But I decided to start the course, and now I know I made the right decision.” This was the declaration of former student and current instructor of UPTIME Annapolis, Marcela de Freitas, 26. According to her, UPTIME gave her the opportunity to gain knowledge and values that have brought changes to her life. “Upon completing the course I was invited to be an instructor. I went through an intense training course and became apt to work. English brought career advancement for my career,” said Marcela. For her, the company has become synonymous with resilience and learning: “Dealing with everyone who is part of UPTIME Group has contributed to my growth as a person and especially as a professional. I feel accomplished by being a part of this team.”

Name: Marcela de Freitas School: UPTME Anápolis Age: 26 Occupation: Instrutora de Ensino

Juliana da Silva

The course at UPTIME changed my life Biologist Juliana Thomé, 25, is a student at UPTIME Niteroi. She says she started the course at the school because she needed to master English to excel in her graduate course. According to her, what attracted her the most was the methodology: “The teaching method is very effective. The classes are quite nice and relaxed, but always demanding student involvement and discipline,” she said.

“After 10 months studying at UPTIME I can say that the course has changed my life in many ways. When I hear a song in English I can understand the lyrics, while watching a movie I can see errors in the translation,” revealed the student. Julian also noted that now she can understand English expressions used in daily life by other people. She thanked all the staff at the school in Niterói for their commitment to quality and responsibility of all employees. Name: Juliana da Silva Maia Thomé School: UPTIME Niterói Occupation: Biologist Age: 25

11


People &

Places

Dilma Rousseff Dilma Rousseff is the 36th and current President of Brazil. She is the first woman ever to hold the office. Prior to that, in 2005, she also was the first woman to become Chief of Staff of Brazil, appointed by then President Luiz Inácio Lula da Silva. Daughter of a Bulgarian immigrant and a schoolteacher, Rousseff was raised in an upper middle class household in Belo Horizonte. She became a socialist during her youth, and following the 1964 coup d’état joined various left-wing and Marxist urban guerrilla groups that fought against the military dictatorship. Rousseff was captured and jailed between 1970 and 1972 and reportedly tortured. After her release, Rousseff rebuilt her life in Porto Alegre with Carlos Araújo, who would be her partner for 30 years. Both helped found the Democratic Labour Party (PDT) in Rio Grande do Sul state, participating in several of the party’s electoral campaigns. She became the Secretary of the Treasury of Porto Alegre during the Alceu Collares administration, and later the Secretary of Energy of Rio Grande do Sul under both Collares and Olívio Dutra administrations. In 2000, after an internal dispute in the Dutra cabinet, she left PDT and joined the Workers’ Party (PT). In 2002, Rousseff joined the committee responsible for the energy policy of presidential candidate Luiz Inácio Lula da Silva, who after winning the election invited her to become Minister of Energy. In 2005, a political crisis triggered by a corruption scandal led to the resignation of Chief of Staff José Dirceu. Rousseff took over the post, remaining in office until March 31, 2010, when she left in order to run for President. She was elected in a run-off on October 31, 2010. In addition to being the first female elected President of Brazil, she is also the first economist elected to the office. A week after she was elected to the post, Rousseff was included in the Forbes’ list of the most powerful people in the world, at the 16th position.

UPTIMES`S CROSSWORDS

ACROSS 3. shape 4. a type of crime 7. Would you like a cup of _____? 8. type of fruit (usually purple) 10. reach tall places with this 11. this helps you wake up 14. wash dishes with one of these 15. where money is kept in a bank 17. vegetable used to make salad 18. type of water sport

LAST MONTH’S CROSSWORD DOWN

1. a difficult or puzzling situation 2. animal with stripes 5. a loaf of ____ 6. keep your tools in here 9. type of musical instrument 12. Cars create ____. 13. cut things with this 16. see in the dark with this

12


The UPTIMES Jan. /Fev.